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*Por Pedro Signorelli

Atualmente, com a grande quantidade de coisas acontecendo a todo momento, fica difícil saber sobre cada questão em discussão e ter controle sobre tudo. O cenário poderia ser mais simples se não se tratasse de situações complexas, em que nossos simples esforços não são suficientes para conseguir resolvê-las. No entanto, sempre existe uma ferramenta capaz de ajudar. Os OKRs – Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados Chaves) foram criados para lidar com a complexidade.

Apesar de não ter sido algo determinado de forma consciente, a ferramenta entrega muito valor nestes contextos. Mas o que seria uma situação considerada complexa? Geralmente, definimos algo como ‘complexo’ quando envolve alto grau de incerteza e interação entre diversos fatores que não sabemos exatamente qual resultado advirá, diferente de cenários determinísticos onde temos clara uma relação de causalidade entre os fatores. Adotamos premissas, fazemos apostas e podemos dizer que há probabilidade para que algo dê certo.

Dentro de um cenário complexo, existem agentes sobre os quais temos bem mais controle do que outros. Os fatores externos, que afetam a tomada de decisão nas organizações, como a cotação do dólar, decisões de política monetária em função da inflação, a própria inflação em si e o último grande abalo sísmico na economia, que foi a pandemia do coronavírus. Para alguns destes fatores, é possível ter um histórico, entender um pouco do racional, já outros não temos absolutamente nenhuma ideia de que podem vir a surgir.

Também existem fatores internos que afetam os planos e, por serem internos, achamos que o nosso controle é maior. Um exemplo disso é o turnover de colaboradores. Ao mesmo tempo que temos conhecimento e capacidade de ação sobre os fatores que afetam este indicador, não o controlamos propriamente. Os clientes que decidem parar de comprar seu produto e podem interromper a sua assinatura na hora que bem entenderem.

Entretanto, várias destas coisas, especialmente as internas, não deveriam ser uma surpresa por completo para a liderança de uma organização. Uma boa gestão, com um bom sistema, deveria municiar os seus executivos de informações para tomar uma decisão de como será melhor agir em dado momento. Cada um na sua esfera de competência, seja o presidente da empresa ou um coordenador e seu time.

Por essa razão, para estar preparado não basta ter um lindo dashboard com centenas de gráficos de barra, pizza e linha, é preciso ter um processo adequado para fazer uso deles e uma atitude correta perante as situações. Dentre os elementos de processo, trabalhar em ciclos curtos é fundamental em situações de incerteza, já que os planos com horizontes longos tendem a perder validade muito rápido.

Por outro lado, também é necessário construir visão de longo prazo, mas priorizar ter um plano mais detalhado para o curto prazo. Desta maneira, a organização terá capacidade de reação na medida em que perceber que as hipóteses e premissas do plano de longo prazo não estão se desenvolvendo como imaginado e ter a possibilidade de reavaliar a rota e propor ajustes. Gerando assim mais aprendizado e afiando o machado, quando considerar os fatores, externos e internos, no processo de construção do orçamento anual, plano de crescimento de vendas, margem e retorno aos acionistas, etc.

Tendo esse processo ajustado, ao se deparar com algo que não estava previsto, será mais fácil agir rápido no sentido de identificar os impactos e minimizá-los, caso venham a existir. Assim que a situação permitir, é necessário voltar no plano para identificar qual premissa furou e o que faltou no plano para que pudéssemos antecipar determinado acontecimento. É claro que nem tudo podemos nos antecipar, mas ter a capacidade de reação é essencial.

Quando mencionei no começo que os OKRs foram criados para lidar com a complexidade é a isso que estou me referindo. A ferramenta espelha todo o processo de gestão, as atividades e os objetivos de cada um e, tem como premissa, os ajustes de curto prazo tão necessários, sejam por razões externas ou internas.

Pedro Signorelli é um dos maiores especialistas do Brasil em gestão, com ênfase em OKRs. Já movimentou com seus projetos mais de R$ 2 bi e é responsável, dentre outros, pelo case da Nextel, maior e mais rápida implementação da ferramenta nas Américas. Mais informações acesse: http://www.gestaopragmatica.com.br/

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Especialista lista os cinco erros mais comuns de quem vende pela internet

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Douglas Andrade, palestrante e maior vendedor pelo WhatsApp do Brasil, também ensina como insistir na venda sem ser chato

91% dos internautas realizaram compras pela internet nos últimos 12 meses, aponta pesquisa CNDL/SPC Brasil. Mas nem todo empreendedor sabe usar corretamente esse universo. Douglas Andrade, que é o maior vendedor do WhatsApp do Brasil, com 507 milhões em vendas pelo aplicativo de mensagens, lista os erros mais comuns em vendas pela web.

1. Não entender o cliente: Muitos vendedores falam mais do que ouvem. Na web, onde o cliente tem pouco tempo, isso é fatal.
2. Mensagens genéricas: As pessoas odeiam ser tratadas como “só mais um”. Automatizar sem personalizar pode queimar leads.
3. Focar apenas na venda: Vendas online são sobre relacionamento. Se o cliente sentir que você está interessado apenas no dinheiro dele, você o perde.
4. Demorar para responder: Hoje, a velocidade é o diferencial. Se você não responder rápido, seu concorrente vai.
5. Não usar ferramentas certas: Trabalhar na web sem um CRM ou automação é como tentar vender sem estoque.

Segundo Douglas, que também é palestrante, a melhor estratégia para vender pela web começa com entender profundamente quem é o seu cliente ideal. “Isso envolve criar uma comunicação personalizada e segmentada, porque a internet é vasta, mas seu cliente está em lugares específicos. Use ferramentas de automação, como CRMs integrados ao WhatsApp, para gerenciar leads e garantir um atendimento rápido e eficiente. Teste constantemente anúncios pagos (Google Ads, Meta Ads), mas otimize para conversão, não apenas para alcance”.

Ele dá outras dicas: “Além disso, contenha objeções antecipadamente. Crie conteúdos que eduquem, engajem e entreguem valor antes mesmo de fazer uma oferta. E lembre-se: humanize suas interações. Mesmo sendo online, seu cliente quer sentir que está falando com uma pessoa real, disposta a entender suas dores e oferecer soluções”

Quem desiste da venda no primeiro contato, pode perder oportunidades. Mas como fazer isso sem incomodar o cliente? Douglas dá algumas dicas. “Insistir sem ser chato é uma arte, e eu costumo dizer que o segredo está em ser útil, não insistente. Não adianta empurrar o produto; mostre relevância a cada contato. Envie informações que ajudem o cliente a tomar uma decisão. Pode ser um vídeo explicativo, depoimentos, ou um estudo de caso que se relacione com a necessidade dele”.

Ele diz que é importante ser consistente no contato, mas respeitoso no intervalo. “Uma mensagem inicial, uma de follow-up dois dias depois, e um último toque na semana seguinte é um bom fluxo. E nunca use mensagens genéricas. Personalize a abordagem para que o cliente perceba que você realmente se importa”.

“Por fim, tenha um “call to action” claro e objetivo em todas as comunicações. Algo como: ‘Posso te ajudar a tirar alguma dúvida para avançarmos?”
Esse tipo de pergunta abre portas sem parecer pressão”, completa.

Ele dá outros conselhos para quem quer ter sucesso com vendas na internet. “Eu, Douglas Andrade diria que vender pela web é como um jogo de xadrez: cada movimento deve ser pensado estrategicamente. Aprenda com cada cliente, ajuste a abordagem e evolua continuamente. Assim, você se destaca e vende mais do que imagina”.

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Turquesa Beleza e Bem-estar lança seu primeiro salão sustentável em formato contêiner

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  • Com um investimento acessível de R$79 mil e a previsão de abrir 30 unidades dentro do formato contêiner em 2025, o Turquesa Eco Beleza é uma aposta da marca para revolucionar o setor de franquias, combinando sustentabilidade, inovação e um modelo de negócio de alto potencial

Em um movimento de expansão inovador e alinhado às tendências de sustentabilidade e personalização de serviços ao consumidor, a Turquesa Beleza e Bem-Estar, maior rede de salões de beleza da América Latina, anuncia o lançamento de sua mais nova unidade: o Turquesa Eco Beleza , o primeiro salão em formato de contêiner de uma rede de franquias no Brasil. O evento de lançamento acontecerá nesta sexta-feira, 29 de novembro, a partir das 10h, no espaço do Pão de Açúcar, localizado na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2013, na Bela Vista, em São Paulo.

“Estamos muito entusiasmados com o lançamento do Turquesa Eco Beleza, uma iniciativa que representa um passo importante em nossa missão de levar serviços de beleza e bem-estar de qualidade a todos os cantos”, destaca Laura López, fundadora da rede.

O Turquesa Eco Beleza é um modelo de negócio pioneiro, que representa um momento importante de crescimento da marca, reforçando o compromisso constante da rede por soluções inovadoras, tanto no design quanto na experiência oferecida aos clientes. Com um investimento acessível de R$75 mil, a nova unidade foi desenvolvida com foco em empreendedores que buscam ingressar no mercado de franquias e combina conveniência e sustentabilidade.

Em expansão contínua, o novo formato promete ser um marco na estratégia de crescimento da marca, que hoje conta com mais de 100 unidades na América Latina e cresceu 20% em 2024, inaugurando 20 lojas e tem boas expectativas para o próximo ano, com o plano de incorporar na rede em 2025, mais 25 unidades do modelo tradicional e pelo menos 30 containers, um incremento de aproximadamente 25% no faturamento total da rede.

“Com o lançamento do Turquesa Eco Beleza, temos grandes expectativas de expandir nossa presença no mercado e oferecer aos nossos clientes uma experiência única, reforçando nossa missão junto ao público e nos consolidando ainda mais como a maior rede de beleza e bem-estar da América Latina. Acreditamos que esse formato de loja é muito atraente tanto para os consumidores, que encontrarão mais conveniência e praticidade em seu dia a dia, quanto para investidores que querem entrar no segmento de franquias e estão em busca de um modelo de baixo custo e alta rentabilidade”, pontua a fundadora.

Personalização, sustentabilidade e conforto para os clientes

O container Turquesa Eco Beleza vem para fortalecer o compromisso da marca com a sustentabilidade, adotando práticas e soluções ecológicas que buscam reduzir o impacto ambiental. O uso do contêiner como estrutura de salão é uma escolha inteligente e responsável, pois utiliza materiais reciclados e reduz significativamente a necessidade de recursos tradicionais de construção.

Além disso, o modelo é muito eficiente em termos de consumo de energia e otimização de espaço, o que contribui para um funcionamento mais consciente.

Embora a estrutura seja compacta e inovadora, o Turquesa Eco Beleza mantém o alto padrão de qualidade e a experiência acolhedora que são marcas registradas da rede. Os clientes poderão desfrutar de uma ampla gama de serviços de beleza, incluindo cabeleireiro, manicure, pedicure, design de sobrancelhas, depilação facial e maquiagem, sempre com a personalização que o cliente espera. Além disso, o ambiente é projetado para proporcionar um atendimento diferenciado, com atenção aos detalhes e ao conforto, garantindo uma experiência única e agradável para cada visitante.

“Em toda a rede proporcionar uma ótima experiência para o cliente é algo muito valorizado e no Turquesa Eco Beleza, isso não será diferente, o cliente e seu bem-estar é a nossa prioridade. Queremos que cada pessoa que entre em nosso salão se sinta acolhida e bem cuidada, independentemente do serviço que escolha. O novo formato em contêiner preserva a essência do que somos, com um ambiente confortável e acolhedor, garantindo que nossos clientes vivam uma experiência única e personalizada a cada visita”, finaliza Laura López.

Serviço:

Evento de lançamento do Turquesa Eco Beleza Data: 29 de novembro de 2024

Horário: a partir das 10h

Local: Pão de Açúcar, Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2013, Bela Vista, São Paulo

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Casas André Luiz promove programação especial de Natal em dezembro

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  • O destaque fica por conta da “Noite de Luzes”, que acontece em 05 de dezembro e que contará com três atrações musicais distribuídas pela alameda principal da Casas André Luiz, trazendo alegria e magia ao ambiente. O evento também terá uma motociata temática de Natal, reunindo solidariedade e espírito natalino

A Casas André Luiz, com 75 anos de história dedicados à causa da pessoa com deficiência no Brasil, anuncia sua programação de fim de ano repleta de celebrações inclusivas e emocionantes. Destaque para a “Noite de Luzes”, que ocorrerá no dia 5 de dezembro, das 19h às 22h30. Este é o maior evento natalino da instituição em 2024 e promete encantar voluntários e pacientes com sua rica programação.

Noite de Luzes

A “Noite de Luzes” contará com três atrações musicais distribuídas pela alameda principal da Casas André Luiz, trazendo alegria e magia ao ambiente. O evento também terá uma motociata temática de Natal, reunindo solidariedade e espírito natalino.

Mais de 250 voluntários, além dos colaboradores da instituição, estarão envolvidos para tornar esta noite inesquecível. Todos os pacientes com condições de mobilidade, sejam andantes ou cadeirantes, também participarão, refletindo o compromisso da Casas André Luiz com a inclusão e o bem-estar.

O presidente da instituição, Armando Marcos Scarpino, destacou: “A nossa programação de fim de ano, que inclui a Noite de Luzes e outros eventos como a Carreata Inclusiva e o Almoço Especial, representa a essência da nossa missão: promover momentos de alegria para todos os nossos assistidos e suas famílias. Encerramos 2024 com o coração cheio de gratidão pelas conquistas alcançadas, sempre movidos pela solidariedade de nossos parceiros e doadores. Convidamos a comunidade a se juntar a nós nesta linda celebração de amor e esperança.”

Outros eventos natalinos

Carreata Inclusiva
Data: 10 de dezembro, das 18h30 às 22h.
Passeio com os assistidos cadeirantes ao Shopping Maia para visita ao Papai Noel.

Carreata de Natal – Bosque Maia e bairros próximos
Data: 12 de dezembro, das 18h30 às 22h.
Tradicional carreata em um trenzinho aberto, com participação de 35 pacientes.

Almoço Especial
Data: 17 de dezembro, das 10h30 às 13h.
Almoço de Natal com a presença do Papai Noel, realizado na quadra de Educação Física.

Entrega de Presentes
Datas: 19 e 20 de dezembro, das 9h às 11h e das 14h às 16h.
Distribuição de presentes para todos os assistidos, encerrando as comemorações de Natal.

O sucesso do Jantar Iluminado

Em novembro, o Jantar Iluminado foi um sucesso memorável, marcando o retorno de um dos eventos mais tradicionais do Complexo André Luiz após 10 anos. Realizado pela Asemesbra em prol da Casas André Luiz e Feal, o evento reuniu solidariedade, música e integração em uma noite emocionante no Salão Nobre do Sport Club Corinthians Paulista, com destaque para o show da banda Queen Music Tribute.

Sobre a Casas André Luiz

A Casas André Luiz atende mais de 1.700 pessoas com deficiências, sendo 520 acolhidas na Unidade de Longa Permanência e 1.200 no Ambulatório de Deficiências. A instituição oferece um atendimento especializado que abrange múltiplas áreas, como assistência social, educação física, fisioterapia, odontologia, psicologia e terapia ocupacional. Reconhecida pelo Instituto Doar e pela Rede Filantropia, a Casas André Luiz recebeu o prêmio Melhores ONGs e o Selo Doar (conceito A+) por sua excelência em gestão e transparência.

Contribua e faça a diferença

Para apoiar a Casas André Luiz, é possível realizar doações diretamente nas unidades de Guarulhos ou São Paulo, ou online por meio do site oficial. Cada contribuição ajuda a transformar vidas e a manter vivo o compromisso com as pessoas com deficiência.

Links Casas André Luiz:

Site Oficial

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