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3 lições que todo líder deve aprender com a Inteligência Emocional por Paulo Alvarenga (P.A.)

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Com todas as incertezas em torno da vacina, a realidade do Home Office ainda é muito latente na rotina de trabalhadores e organizações, e é bem provável que ela ainda faça parte da nossa vida por um bom tempo.

 

A cultura do home office sempre foi o sonho e o desejo de muita gente, mas ela é bem mais que isso, tanto para trabalhadores quanto para empresas.

 

Se por um lado, além de garantir mais qualidade de vida diminuindo o tempo de deslocamento, aumentando a flexibilidade de horários, melhorando a comodidade para trabalhadores e, as empresas ganhem a possibilidade de redução de custos, por outro lado, os desafios também são proporcionais, surgindo inúmeras dificuldades das quais boa parcela desses trabalhadores não estejam preparados para lidar.

 

Por isso, alguns cuidados são essenciais para manter a produtividade e evitar que o trabalho remoto interfira no seu desempenho e performance.

 

Separei 7 dicas infalíveis para você que deseja potencializar o seu home office, ou para você que atua nesse modelo há pouco tempo e ainda esbarra em algumas dificuldades.

 

Sumário:

 

  1. Siga a cultura de home office implementada por sua empresa
  2. Organize bem o seu ambiente de trabalho
  3. Faça acordos de convivência com os integrantes da casa
  4. Não peça permissão, peça apoio
  5. Mantenha um horário regular
  6. Respeite as pausas ao longo do dia
  7. Quebre seus próprios preconceitos

 

  1. Siga a cultura de home office implementada por sua empresa

É muito provável que a sua empresa tenha se esforçado para criar uma cultura de home office para você, mas quando trabalhamos de casa isso tende a se perder com mais facilidade, afinal, se relacionar de forma virtual não é o mesmo que encontrar as pessoas no escritório.

 

E é por isso que viver a cultura de home office implementada por sua empresa e seguir regras que parecem tão “cansativas” como reuniões semanais de alinhamento, regras relacionadas a comunicação, utilização de ferramentas para ajudar no compartilhamento e acompanhamento de tarefas e atividades são importantíssimas, para não só manter a mesma performance e produtividade de quando se estava no escritório, mas, colocar todos na mesma página.

 

2.Organize bem o seu ambiente de trabalho

Em um mundo ideal, todos os trabalhadores teriam seus escritórios bem equipados e próprios para realizarem suas tarefas dentro de casa. Mas, como sabemos bem, essa não é a realidade da maioria das empresas.

 

Por isso, é tão importante elaborar outras maneiras de criar um espaço e você pode fazê-lo da maneira como preferir. Seja na sala, no seu quarto ou até mesmo na varanda, o mais fundamental é que você tenha um espaço onde consiga ter o seu “ambiente de trabalho”, para tentar não misturar a rotina dos integrantes da casa ou da família, que podem trazer uma dose extra de estresse.

 

3.Faça acordos de convivência com os integrantes da casa

 

Muitos profissionais estão tendo suas rotinas marcadas pela presença dos filhos durante o home office, seja pelas brincadeiras, o homeschooling, conversas em volume alto. A presença de uma criança sem acordos de convivência pode gerar muito mais estresse do que qualidade de vida no trabalho remoto.

 

E aqui, vale a pena citar não apenas as crianças, mas os adultos que também compartilham a mesma casa. Por isso é tão importante prezar pelo diálogo aberto e estabelecer acordos de convivência. Onde todos possam falar como se sentem e o que pensam, criando regras que permitam que cada um tenha o seu espaço e consiga viver sua rotina, amenizando os problemas e até mesmo criando outros hábitos para viverem em harmonia.

 

4.Não peça permissão, peça apoio

Nunca peça permissão para sua família, ou para os integrantes da casa, sempre peça apoio. Isso o ajuda a criar um senso de cooperação e não de obrigação com os demais integrantes dessa família.

 

  1. Mantenha um horário regular

É fundamental que você consiga criar uma rotina de horários e tenha diretrizes claras sobre o momento de começar o seu dia e encerrá-lo. Esta é uma estratégia que auxilia muitas pessoas a manterem o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e a manterem uma rotina de atividades parecida com a do escritório.

 

Estabeleça um cronograma e tente cumpri-lo com afinco, mesmo que pareça tentador não fazê-lo. A realidade do home office é que um dos principais benefícios é justamente a flexibilidade de horários e, às vezes, você pode cair na tentação de acordar um pouco mais tarde do que o habitual ou até mesmo estender o dia para encaixar outras atividades na rotina.

 

No entanto, é muito importante que você consiga compensar essas alterações. Começou mais tarde? Trabalhe até mais tarde. Ficou muito tempo depois do expediente? Termine mais cedo no dia seguinte.

 

O mais importante é manter uma rotina com horários regulares, e isso nada tem a ver com ser inflexível, pois isso vai ajudá-lo a construir e organizar bem as suas tarefas e rotina.

 

6.Respeite as pausas ao longo do dia

Fazer pausas ao longo de atividades ao longo do dia são essenciais se você quiser manter a sua performance no home office.

 

Existem diversas estratégias, e a melhor é sempre aquela que mais funciona para sua rotina e realidade, mas fazer pequenos intervalos ao longo de atividades muito grandes, quebrando-as em pequenas partes de 20 minutos, estabelecendo início, meio e fim para cada uma dessas partes pode ajudá-lo a se manter mais focado, melhorando sua concentração e atenção.

 

Além disso, seja fiel ao seu momento de descanso e respeite cada um deles, especialmente a sua hora de almoço com a família. Evite comer e continuar checando as mensagens no grupo da empresa, por exemplo. Esteja presente nesse momento, isso vai ajudá-lo depois a foca naquilo que precisa realizar.

 

7.Quebre seus próprios preconceitos

Mesmo sabendo de todas as vantagens tanto para colaboradores quanto para empresas, várias pessoas se sentem inseguras ou ficam receosas em relação ao home office.

 

Muitos acreditam, por exemplo, que colaboradores podem ficar acomodados e até mesmo que a produtividade vai diminuir. Isso, porém, não se sustenta na prática.

 

Com um bom planejamento pessoal, utilização de ferramentas, a criação de uma rotina é possível manter os resultados e performance. Em muitos casos, se melhora e muito os níveis de performance, e não é por acaso que muitas empresas têm adotado esse modelo de trabalho.

 

Mas, produtividade e performance é um assunto que vem à tona toda vez que o assunto é home office, por isso, se essas dicas te ajudaram e você quiser alavancar ainda mais os seus resultados no home office, por meio de estratégias cientificamente comprovadas que o ajudem a ter mais atenção e foco para construir uma rotina de performance, venha descobrir o:

 

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Paulo Alvarenga (P.A.)

CEO & Founder da Mastersoul

 

 

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

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Geração Z é o novo desafio para o mercado de trabalho

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Carlos Jr assumiu o cargo de CEO da companhia com apenas 19 anos de idade e, de lá para cá, tem trabalhado para conquistar o Brasil com o movimento do empreendedorismo jovem

Crescendo em um mundo digital, a Geração Z é a primeira a não conhecer uma vida sem internet.

Composta por jovens nascidos entre a metade dos anos 1990 e o início dos anos 2010, está entrando no mercado de trabalho e trazendo consigo uma série de mudanças significativas. Diferente das gerações anteriores, esses jovens apresentam expectativas e valores únicos que estão redefinindo a forma como as empresas operam e recrutam talentos.

O relatório “Tendências de Gestão de Pessoas”, do Ecossistema Great People & GPTW, mostra que 51,6% do mercado de trabalho afirma ter dificuldade para lidar com as diferentes gerações e suas expectativas no mundo corporativo.

Contudo, a média é claramente puxada por uma geração específica: a Geração Z. Tendo em vista que o match com esses trabalhadores mais jovens não aconteceu para 68,1% dos entrevistados.

Assim como em toda revolução das gerações, o público mais jovem do mercado de trabalho recebe esse filtro criterioso por trabalhadores mais antigos.

Aos 25 anos, Carlos Júnior é CEO de uma das maiores redes de franquias de fast food, o Frango no Pote. Em sua trajetória, enfrentou os mesmos desafios que o mercado de trabalho impõe aos jovens. “Os jovens, a cada ano, enfrentam um mercado de trabalho em rápida evolução, onde a tecnologia e a inovação desempenham papéis centrais. Sem um direcionamento claro de carreira, muitos encontram dificuldades em alinhar suas aspirações com as oportunidades disponíveis”, conta o empresário.

Formado em gastronomia, Carlos se juntou ao seu pai em 2018 para administrar o negócio e ajudar a desenvolver o setor operacional. Em 2019, a diretoria o elegeu como CEO, momento este que começou a moldar a empresa para uma expansão país afora.

Nesse sentido, no próximo dia 25 de maio, Brasília será palco de um evento transformador para jovens aspirantes a empreendedores. Carlos Junior será um dos porta-vozes do “Next Jovens”, uma imersão de 10 horas com temas e dinâmicas que visam mudar a mentalidade dos participantes, preparando-os para um futuro promissor no mundo dos negócios.

“A necessidade de orientação profissional é mais crucial do que nunca, ajudando esses jovens a identificar e desenvolver suas habilidades, explorar diferentes setores e traçar caminhos que não apenas atendam às demandas do mercado, mas também estejam alinhados com seus interesses e valores pessoais”, reitera Carlos, que teve sua trajetória empreendedora recentemente reconhecida com a inclusão na lista Forbes Under 30 de 2023, decorrente da sua atuação como empresário à frente do negócio.

Sua presença no Next Jovens será uma oportunidade única para os jovens aprenderem diretamente com um empresário que soube aproveitar as oportunidades e superar desafios para alcançar o sucesso. Durante sua palestra, Carlos Junior compartilhará suas experiências, estratégias e insights sobre empreendedorismo e inovação.

O público-alvo do evento são jovens entre 11 e 28 anos que desejam entrar no mundo dos negócios mas não sabem por onde começar. “Tenho o objetivo de converter o “jovem comum”, que respira redes sociais e se isola no quarto, em um “jovem preparado”, que usa as redes sociais a seu favor, busca conhecimento e conexões, e quer conquistar sua independência”, acrescenta Carlos. “Para uma sociedade forte, precisamos de adultos fortes, e adultos fortes são preparados desde jovens.”

Para mais informações e inscrições, acesse o site oficial do evento através do link: Clique aqui!

Sobre o Frango no Pote:

Há 12 anos, nasceu o Frango no Pote com um propósito de oferecer o famoso frango frito americano com um toque 100% brasileiro.

Ideia que surgiu durante uma viagem aos Estados Unidos e consolidou-se no Brasil, na capital federal, pai e filho desenvolveram o autêntico frango no pote, com uma receita de sucesso, marcando o início de uma jornada de negócios.

Possui mais de 70 lojas espalhadas em 17 estados do Brasil, conta com um cardápio variado como Potes, Sanduíches, Refeições, além dos molhos diversificados disponíveis.

No Varejo & E-Commerce, o CEO da marca, Carlos Nepomuceno Júnior foi destaque pelo exponencial crescimento da marca Frango no Pote tanto no DF quanto no Brasil e entrou na lista Forbes Under 30 em 2024.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

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Da infância vendendo lápis customizados à speaker incentivador de novos empresários

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Com paixão, criatividade e resiliência, Fábio Farias tornou-se inspiração no mundo dos negócios

Imagine um garoto de 8 anos, com lápis customizados em mãos, traçando os primeiros rascunhos de sua jornada empreendedora. Esse era Fábio Farias, um paraibano determinado desde os primeiros passos. Nascido em Campina Grande, ele viu na magia da Disney não apenas entretenimento, mas também inspiração para criar algo único. Em 2014, ergueu as bases da Love Gifts – rede de franquias de presentes e decorações criativas, que hoje conta com mais de 80 unidades espalhadas pelo Brasil.

Mas seu sucesso não veio apenas por habilidades acadêmicas. Fábio é um mestre na arte da conexão humana e na compreensão do mercado. Sua experiência em marketing e gestão empresarial, aliada a um instinto nato para vendas e planejamento de estratégias de marketing, tornaram-no uma referência no mundo dos negócios.

Fora dos escritórios e salas de reunião, Fábio se transforma em um palestrante de renome. Sua expertise atrai plateias em eventos de grande importância, onde compartilha não apenas seus sucessos, mas também os desafios enfrentados ao longo de sua jornada. “Ensino, a partir das minhas experiências, a vender com paixão e criatividade. Esses foram e sempre serão os maiores impulsionadores da arte de vender. Meu objetivo é mostrar ao novo empreendedor que o caminho pode e deve ser leve”, destaca.

E no coração de tudo está sua família, que são seus maiores incentivadores. Desde pequenos, seus filhos estão envolvidos com o empreendedorismo, aprendendo valiosas lições com o pai. “As crianças, desde muito cedo, tiveram interesse em vendas e sempre os incentivei. A educação empreendedora faz parte da minha família e eles adoram. Tanto Samuel, 10 anos, como Maria, 09 anos, trazem forte essa veia empreendedora”, comenta.

Recentemente, Fábio tomou uma decisão ousada: importar produtos diretamente da China para ampliar o portfólio da Love Gifts. Essa mudança estratégica não é apenas sobre lucros, mas sobre oferecer o melhor aos clientes e franqueados, mostrando que, mesmo depois de tanto sucesso, ele continua a buscar novos horizontes.

Num mundo onde os negócios moldam destinos, Fábio Farias inspira empreendedores a não desistir dos sonhos. Sua história é uma prova de que, com paixão, dedicação e muita resiliência, tudo é possível.

Acesse https://www.instagram.com/lovegiftsoficial/ e conheça um pouco mais sobre a Love Gifts.

Sobre a Love Gifts

A Love Gifts é uma empresa líder no mercado de presentes criativos, oferecendo uma ampla gama de produtos exclusivos para todas as ocasiões. Fundada em 2014, a marca se destaca pela atenção aos detalhes e pela qualidade excepcional de seus produtos. Com a missão de espalhar amor e alegria, a Love Gifts tem se dedicado a oferecer uma experiência única e memorável aos seus clientes.

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5 Dicas para conseguir um emprego e causar uma boa impressão ao recrutador Como sair bem em uma entrevista de emprego e causar boa impressão?

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A especialista em Recrutamento & Seleção de Profissionais, da Interage+RH  Josiani Pimenta, explica como o candidato pode se dar bem em entrevistas de emprego.

Ao longo do processo pela busca de um emprego, passamos por diversas entrevistas e em muitos casos pode parecer cansativo e repetitivo. Então, como não parecer que está treinado para uma entrevista?

Abaixo, 5 dicas para não parecer um robô nas entrevistas de emprego e conseguir passar uma boa impressão:

 

1) Desenvolva o discurso: Evite respostas curtas como: “sim” ou “não”. Conte sobre suas experiências anteriores, suas realizações, cite casos ou situações que você obteve sucesso na resolução de um problema ou sobre um bom atendimento realizado.

2) Evite frases prontas: Muitos recrutadores perguntam sobre defeitos e qualidades, evite as respostas de sempre: “Ansioso”, “Perfeccionista”, “Proativo”.  Seja autêntico e espontâneo em suas respostas, conte sobre suas habilidades, competências e conhecimentos que possam contribuir positivamente para a oportunidade oferecida e para a empresa. Sobre algo a evoluir, pense em algum ponto que você já recebido algum feedback, por exemplo.

3) Tenha atenção: Evite distrações, mantenha o contato visual, preste atenção nas perguntas para que você possa responder com assertividade sobre o tema que foi questionado pelo recrutador.

4) Demonstre interesse: Prepara-se para a entrevista. Pesquise sobre a empresa (caso a vaga não seja confidencial) e esteja ciente das atividades e responsabilidades da vaga que se candidatou. Demonstre interesse, tire dúvidas, faça perguntas relevantes ao entrevistador. Informe sobre o que mais chamou a atenção na oportunidade.

5) Linguagem corporal: A linguagem corporal diz muito sobre você, mantenha uma postura agradável, confiante nas suas habilidades, seja honesto e firme em suas colocações.

O mercado está cada dia mais concorrido e os processos seletivos mais exigentes, principalmente quando são realizados por uma Consultoria de RH, que tem toda uma expertise em análise comportamental do candidato. Por isso se empenhe em buscar oportunidades que você realmente se encaixe nos requisitos e esteja disposto a concorrer.

Faça um currículo claro e objetivo, se prepare para entrevista, que com certeza será um sucesso!

Josiani Pimenta, da Interage+RH

Especialista em Recrutamento & Seleção de Profissionais e Soluções na área de RH para as empresas.

Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada em Gestão Empresarial e Sistemas da Informação pela UFF – Universidade Federal Fluminense.

 

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

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