Barra
Connect with us

Business

5 características do empreendedorismo no Brasil segundo o suíço Dominique Oliver, fundador da Amaro

Published

on

5 características do empreendedorismo no Brasil segundo o suíço Dominique Oliver, fundador da Amaro

Nascido em Zurique, o fundador e CEO da Amaro Dominique Oliver aprendeu a enxergar valor no multiculturalismo. “A Suíça é um país onde as pessoas recebem bem os estrangeiros e falam muitos idiomas. Só a minha mãe sabe cinco deles, além de amar viajar”, conta o empreendedor. Para sua família, a notícia de que ele se mudaria para o Brasil para abrir um negócio próprio foi recebida com empolgação. “Eles adoram vir me visitar. Ficam meses viajando”, diz com bom humor.

Sobre a saudade do filho, os pais de Oliver já estavam acostumados. Assim que se formou no Ensino Médio, o jovem inquieto foi para os Estados Unidos estudar economia e relações internacionais e, durante esse período, aproveitou também para passar algum tempo na Inglaterra. Na sequência, instalou-se em Nova York para trabalhar na área de fusões e aquisições do setor bancário, vivendo uma típica vida nova-iorquina. No olho do furacão do mercado financeiro, percebeu uma movimentação curiosa no comportamento dos consumidores norte-americanos: as compras online.

“Na época, diversos sites começaram a fazer campanhas de descontos envolvendo as melhores marcas. Todo dia, na hora do almoço, os funcionários do banco ficavam colados na tela do computador esperando as novidades. Tinha que fazer a compra muito rápido, porque esgotava”, relembra. “Percebi que as pessoas estavam loucas para comprar pela internet. Elas tinham acesso a todas as lojas a uma distância curta de caminhada, mas preferiam a experiência digital.”

Como se aquele comportamento não bastasse para ficar para sempre na memória do executivo, as pessoas ainda usavam o escritório para receber as compras. “Como os funcionários não estavam em casa, pediam para entregar no banco. Tinha vestidos e sapatos espalhados por todo canto”, diz entre risadas. Mas foi apenas quando viajou para Miami, em 2010, que aquela sensação de uma tendência de sucesso se consolidou: ao presenciar uma fila de pessoas esperando suas encomendas em uma garagem do hotel, percebeu que o e-commerce realmente mudaria o varejo.

 

Àquela altura, Oliver já estava mergulhado no setor por conta do trabalho que fazia no banco, aconselhando empresas da área do varejo que passavam por dificuldades financeiras. “Foi ali que eu aprendi como evitar os modelos de negócio mais tradicionais. Com a explosão das compras online, percebi que queria participar diretamente desse mundo moderno”, revela.

O executivo sabia, desde a adolescência, da existência de uma veia empreendedora. Com um pai empresário, que comandava uma distribuidora de produtos para papelaria na Suíça, assistiu de camarote a trajetória de sucessos e dificuldades do mundo dos negócios. “Isso me ajudou a ter resiliência, mesmo antes de começar.” Mais do que isso: as conversas familiares sobre o assunto na mesa de jantar o ajudaram a cultivar uma aguçada visão de mercado. Oliver sabia exatamente qual caminho seguir.

PRÓXIMA PARADA: BRASIL

“Eu já tinha visitado o Brasil três vezes para visitar amigos brasileiros que conheci nos Estados Unidos”, conta Oliver. Em 2012, quando decidiu empreender, não pensou duas vezes para escolher o país tropical como a sede de seu negócio. “O mercado de tecnologia por aqui ainda estava nascendo, enquanto nos Estados Unidos tinha o Vale do Silício gerando extrema concorrência.” Ao visualizar oportunidades, começou a fazer seu MBA na FGV (Fundação Getulio Vargas) e aulas de português na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). “Fui criando network e montei um plano de negócios para a Amaro, que foi fundada ainda em 2012.”

Com a meta de ser uma plataforma varejista digitalmente nativa, a Amaro nasceu focada na audiência feminina. “Conseguimos conquistar uma comunidade legal, principalmente em São Paulo. No início, as pessoas não achavam que fazia sentido comprar roupas online, mas fomos assistindo a aceitação crescer ao longo dos anos”, conta. Em 2015, para fortalecer os laços, a empresa abriu sua primeira loja física – uma guide shop. Hoje, existem 16 delas espalhadas pelo Brasil, apenas para que as clientes possam provar as roupas que vêem no website.

“Na época, tínhamos apenas 2,5% de penetração no e-commerce local”, relembra. Em 2020, segundo o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital, as compras online cresceram 73,88% no Brasil, o que resultou em um aumento de 56% no número de clientes da Amaro. Do total vendido, 80% vem do e-commerce. A empresa de moda feminina, que cresceu de mãos dadas com o avanço do comércio eletrônico no país, hoje conta com uma equipe de 500 pessoas – 40 apenas na divisão criativa dos produtos – e previsão de crescimento de 50% no faturamento de 2021.

Embora os números sejam animadores, há um outro motivo para a empolgação atual do negócio: sua consolidação como uma marca de lifestyle. Moda, beleza, bem-estar e casa são os novos quatro pilares da empresa. Oliver explica que a ideia é levar facilidade para que os clientes possam comprar diversos produtos em apenas um lugar. “Em meados do ano passado, fizemos um teste com poucas marcas parceiras. Foi um sucesso”, diz o executivo, explicando que, em 2021, a parceria foi estendida e chegou a mais de 150 marcas na plataforma oficial.

“Somos parceiros de grupos menores, mais orgânicos e com uma mensagem de sustentabilidade. Nessa crise, é essencial sobreviver ao lado dessas empresas”, ressalta Oliver. Por mais que os produtos sejam produzidos por outras companhias, ele destaca que a Amaro é responsável pela identidade visual e logística das parcerias. “Se um cliente tem algum problema, o atendimento é conosco. E, se comprar produtos de marcas diferentes, a entrega é nossa responsabilidade. Isso, inclusive, tem um papel positivo no meio ambiente, resultando numa redução no uso de embalagens.”

Após oito anos no Brasil, Oliver se mantém animado sobre as conquistas e os objetivos futuros. Com conhecimento de causa, conhece os benefícios e as dificuldades de empreender num país com legislações e características muito próprias, além de dimensões continentais. Confira, na galeria abaixo, 5 percepções do CEO sobre ter um negócio no Brasil:

 

Continue Reading
Advertisement

Business

David Lyzar: A Voz que Une a Modernidade e o Clássico para uma Nova Era Artística

Published

on

No universo vibrante da cena musical, entre o vermelho de um palco e o silêncio da noite urbana, uma nova figura tem chamado atenção: David Lyzar. Ainda envolto em mistério, seu nome circula em sussurros, despertando curiosidade e expectativa.

Com uma estética cuidadosamente planejada e gestos coreografados pela alma, o artista de apenas 21 anos, não se limita apenas a criar um espetáculo, mas sim formular uma nova estética e movimento artístico, invocando uma nova era, onde o moderno e o clássico se encontram, formando uma fusão única e envolvente.

Com uma carreira ainda em ascensão, David Lyzar promete continuar surpreendendo e desafiando os limites da arte como experimentação. Sua trajetória é marcada por uma busca constante por novas formas de expressão, sempre com um olhar atento ao passado e ao futuro, criando uma ponte entre diferentes universos artísticos.

Foi em meio a isso que o artista venceu o concurso Voz de Ouro, promovido pela Rádio FM Benfica, e o programa Cuida Menino, em parceria com a agência de talentos, K-Noroweagen. Na final da competição, interpretou a música “Unchained Melody”, conhecida por ser tema do filme Ghost – Do Outro Lado da Vida. Em primeiro lugar, como prêmio, recebeu um troféu de metal criado pelo artista plástico cearense Jackson Alves e uma viagem à ilha da Madeira, em Portugal, que promete ampliar ainda mais sua experiência e inspiração.

“Essa vitória reflete o amor profundo que nutro pelo canto, não como um gesto casual, mas como um compromisso com a arte e a expressão genuína. Seguimos, com voz, com alma e com o propósito. A experiência está só começando.” afirmou David.

Embora ainda não se conheça todos os detalhes sobre sua trajetória, é certo que algo grande está por vir. E, quando acontecer, certamente não passará despercebido.

Continue Reading

Business

Planejar a herança é o novo seguro das famílias brasileiras

Published

on

Cresce a busca por estratégias jurídicas que garantem agilidade, economia e paz entre herdeiros  em um movimento que transforma o planejamento patrimonial e sucessório em ferramenta essencial de gestão, inclusive, de conflitos.

Evitar disputas familiares, garantir os desejos dos pais na sucessão de bens e empresas, e reduzir drasticamente os custos com impostos e processos judiciais. Esses são os principais benefícios de um planejamento patrimonial feito em vida, prática que vem ganhando força entre famílias e empresas brasileiras diante de um cenário de sucessões cada vez mais complexas e judicializadas.

Segundo o advogado Gabriel Magalhães, especialista em Direito Patrimonial, Societário e Sucessões, a cultura de só tratar do assunto após o falecimento dos donos do patrimônio está mudando. “O inventário tradicional é caro, demorado e, na grande maioria das vezes, causa rupturas familiares profundas entre outros danos. Planejar a sucessão com antecedência é, hoje, uma medida de proteção patrimonial e emocional; um remédio que se toma agora e tem efeito positivo na posteridade”, afirma.

Ao estruturar juridicamente os bens enquanto os titulares estão vivos, é possível evitar litígios e reduzir em até 90% os custos envolvidos em um inventário. Isso porque o planejamento permite transferências legais e acordadas, dentro das normas vigentes, com aproveitamento de incentivos fiscais e melhor gestão dos ativos.

Entre os principais erros, destaca-se o adiamento da discussão. “Muitas famílias evitam o tema por julgá-lo delicado, mas a experiência mostra que enfrentar esse diálogo com maturidade, na presença de um advogado especialista, traz clareza, segurança e economia”, explica Magalhães.

Um dos instrumentos mais utilizados nesse processo é a holding familiar, estrutura jurídica que permite organizar os bens e definir regras societárias e sucessórias. No entanto, o advogado faz um alerta: “Mais importante do que a holding em si, é o conjunto de contratos, cláusulas e acordos bem estruturados. É isso que garante, dentro da legislação, brasileira, ou de outros países, quando é o caso, efetividade, economia e a proteção real dos bens.”

Em patrimônios mais expressivos, também é possível adotar mecanismos internacionais como trusts e offshores, além das estruturas criadas no Brasil. No entanto, mesmo famílias com patrimônio a partir de R$ 500 mil já podem se beneficiar do planejamento patrimonial e sucessório ao avaliar o custo-benefício em relação ao inventário.

Outro ponto essencial é a atualização contínua do planejamento, o que o especialista chama de “planejamento vivo”. “Mudanças na legislação e nas dinâmicas familiares exigem revisões frequentes do que foi planejado e contratado. É um processo contínuo de cuidado com o patrimônio e com os vínculos familiares”, destaca.

O momento ideal para iniciar essa organização, segundo o advogado, é quando tudo vai bem. “Empresa sólida, relações familiares saudáveis e tempo hábil para pensar e ajustar acordos. É nesta ambiência que se tomam as melhores decisões.”

A recomendação final de Gabriel Magalhães é clara: “Procure um profissional experiente e especializado. Esse é o melhor ponto de partida para proteger o que foi construído e garantir tranquilidade para as próximas gerações.”

SERVIÇO

Dr. Gabriel Magalhães – Advocacia especializada em proteção patrimonial e sucessões

📞 (85) 98766-4319

 

 

 

 

 

 

Continue Reading

Business

Amor, filme e hambúrguer: Barney’s Burger promove sessões de cinema romântico no Dia dos Namorados

Published

on

Iniciativa promete experiências sensoriais com direito a clássicos do cinema e um combo especial para casais.

No Brasil, o Dia dos Namorados é celebrado em 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido como o “santo casamenteiro”. A data ganhou força no calendário comercial a partir dos anos 1940, mas segue conquistando os corações apaixonados principalmente pelo clima de romance que inspira jantares especiais, presentes personalizados e momentos a dois.

Este ano, quem quiser trocar os programas tradicionais por uma noite divertida e bem diferenciada, terá um bom motivo para isso: o Barney’s Burger preparou uma programação especial com direito a cinema e burger artesanal para celebrar o amor de um jeito único.

No dia 12 de junho, a hamburgueria realiza o Cine Barney’s, com sessões de filmes românticos clássicos em todas as unidades da rede (exceto Eusébio). Os casais poderão assistir gratuitamente a títulos como Como se Fosse a Primeira Vez, Uma Linda Mulher, e Simplesmente Acontece, exibidos no salão aberto das lojas em três horários respectivamente: 18h, 20h e 22h. As mesas são por ordem de chegada e estão sujeitas à disponibilidade de mesas.

Já na unidade Sul, a experiência ganha um toque ainda mais exclusivo: o Cine Kombi, uma sala de cinema dentro de um veículo retrô, permitirá que os casais escolham o filme que desejam assistir. Para participar, é necessário realizar reserva antecipada por meio de link disponibilizado no Instagram da casa. O tempo de tolerância para entrada é de 10 minutos após o horário marcado.

Além de toda esta atmosfera criada para os casais, o Barney’s oferece um combo especial para dois, composto por:

1 entrada para compartilhar (com 5 opções disponíveis),

2 burgers (clássicos da casa),

Bebida (podendo ser 1 milkshake compartilhado ou 2 refrigerantes) e

1 sobremesa para compartilhar

O cardápio completo da hamburgueria continuará disponível normalmente para os clientes que quiserem outras opções.

“Nós acreditamos que o amor também mora nos detalhes e nas memórias que criamos juntos. Nada mais gostoso do que um burger suculento, um filme que marcou gerações e uma noite para ser lembrada. O Cine Barney’s nasceu para oferecer exatamente isso: uma experiência completa para os nossos clientes celebrarem o Dia dos Namorados com muito sabor e afeto”, afirma Marcelo Pimentel, empresário à frente do Barney’s Burger.

Para mais informações, acompanhe o perfil oficial do Barney’s no Instagram: @barneysburger

Sobre o Barney’s Burger

Desde 2011, o Barney’s Burger se dedica a oferecer um momento único para os amantes de hambúrgueres, inspirado na cultura americana, com um toque cearense. Com um ambiente que remete aos anos 50 e 60 e uma trilha sonora de rock clássico, a hamburgueria conquistou o coração dos fortalezenses e se expandiu para diversas localidades, mantendo sempre o compromisso com a qualidade e a satisfação dos clientes.

SERVIÇO:

@barneysburger

Link Reservas Cine Kombi: https://bit.ly/cinekombi

Contatos:

Maria Tomásia: 85 99205-2721

Sul: 85 99654-3237

Bairro de Fátima: 85 3093-7774

 

 

 

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Geral24 minutos ago

Sindicato forte, categoria valorizada: Chapa Diálogos destaca a importância da representação sindical ativa e transparente

os dias 24 e 25 de junho, os servidores e servidoras técnico-administrativos da UFC, UFCA e Unilab sindicalizados irão votar...

Geral32 minutos ago

Mirela Janis e Yugnir se transformaram em Madonna e Michael Jackson em noite cinematográfica 

Festa de aniversário da influenciadora teve decoração luxuosa, figurinos icônicos e shows animados na última quinta (12), em João Pessoa...

Business24 horas ago

David Lyzar: A Voz que Une a Modernidade e o Clássico para uma Nova Era Artística

No universo vibrante da cena musical, entre o vermelho de um palco e o silêncio da noite urbana, uma nova...

Geral1 dia ago

A cadela vira lata Sofia que foi resgatada da rua e mudou a vida de uma família, incluído a mudança de sua maior fonte de renda, o trabalho, que hoje virou uma grande empresa

Célia Azevedo sempre foi uma mulher super batalhadora , trabalhava como gerente de call center e logo quando engravidou a...

Geral1 dia ago

EJ Estética Avançada promove ação de conscientização do Lipedema com consultas gratuitas no mês de Junho Roxo

Referência no diagnóstico e tratamento de Lipedema, a clínica EJ Estética Avançada abraçou a causa do Junho Roxo que tem...

Negócios1 dia ago

Premiada no LAQI Summit 2025, Dra. Beatriz Bocchi é destaque na transformação da advocacia no Brasil

Com uma trajetória marcada por coragem, independência e propósito, a advogada trabalhista Beatriz Bocchi, 38 anos, desponta como uma das...

Negócios1 dia ago

Wilder Morais cobra maior segurança jurídica em evento realizado pelo instituto IEJA em Brasília

O Instituto de Estudos Jurídicos Aplicados (IEJA) realizou nesta terça-feira mais uma edição do tradicional almoço Tá na Mesa, reunindo...

Famosos1 dia ago

Pedro Lavia: do agro à passarela, o artista do interior que transforma sua história em arte e se prepara para a atuação

Nascido e criado em um sítio no meio do agro, em uma cidade com pouco mais de 20 mil habitantes,...

Moda1 dia ago

Vecchia Milano: Elegância sob Medida, dos Pés à Alma

Em um tempo em que a pressa dita o ritmo e a estética muitas vezes se curva à conveniência, a...

Saúde1 dia ago

Poltronas para locação de pós-operatório em Recife garantem conforto e praticidade no processo de recuperação

Durante a recuperação cirúrgica, cada detalhe faz a diferença — e contar com o suporte adequado pode acelerar a reabilitação...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed