Barra
Connect with us

Negócios

64% das empresas afirmam contar com políticas claras para promover a equidade de gênero

Published

on

Os resultados representam um acréscimo de seis pontos percentuais em relação ao último ano

São Paulo, março de 2024 — As pautas de gênero vêm se mostrando como um dos principais focos das políticas de Diversidade, Equidade e Inclusão nas empresas brasileiras. Como prova disso, 64% dos recrutadores entrevistados no último Índice de Confiança Robert Half afirmam contar com políticas claras para promover a equidade de gênero no ambiente corporativo.

Os resultados representam um acréscimo de seis pontos percentuais em relação ao último levantamento sobre o tema, realizado em fevereiro de 2023. Para efeitos de comparação, no início de 2022, essa porcentagem atingia 55% das organizações, o que indica um avanço significativo das companhias ao longo dos últimos anos.

Benefícios da equidade de gênero

Na percepção das empresas, os cinco principais benefícios da equidade de gênero no ambiente corporativo são (os respondentes poderiam selecionar mais de uma alternativa, por isso a soma dos percentuais é maior do que 100%):

  • Pensamento mais diverso (57%);
  • Gestão mais humanizada (56%)*;
  • Melhora no clima corporativo (37%);
  • Aumento na motivação e melhora do engajamento (31%);
  • Fortalecimento da política de atração de candidatos que valorizam a diversidade (29%);

*Reforça-se aqui que o benefício de uma gestão mais humanizada está associado às vantagens da própria diversidade organizacional, e não a mitos que estereotipam a liderança de mulheres, como a suposição de serem mais benevolentes, gentis ou humildes.

“É importante compreender que o fortalecimento da agenda de gênero corrobora para a construção de uma rede sólida. Garantir equidade não somente incentiva a atração de talentos do mercado, mas também sustenta a retenção de profissionais-chave por meio de ambientes mais diversos, humanizados e engajados”, assegura Débora Ribeiro, gerente de parcerias estratégicas da Robert Half.

Panorama de gênero nas empresas brasileiras

  • Para se tornarem empresas igualitárias na questão de gênero, 52% delas assumem que ainda precisam ampliar a participação feminina no quadro de colaboradores.
  • No último ano, 67% das organizações disseram ter aumentado a participação de mulheres em cargos de gestão, o que representa um acréscimo de dois pontos percentuais no comparativo com o levantamento de 2023.

O que as empresas têm feito

Cientes da urgência da questão, as companhias têm agido. De acordo com os recrutadores entrevistados, as cinco principais ações das suas empresas para garantir a equidade de gênero no local de trabalho são:

  • Definição clara de critérios de seleção para avaliação de competências e experiências, evitando padrões subjetivos (43%);
  • Entrevistas estruturadas, com perguntas padronizadas para garantir uma avaliação consistente de todos os candidatos, independentemente do gênero (31%);
  • Treinamento para entrevistadores sobre preconceitos de gênero, destacando a importância da objetividade nas avaliações (26%);
  • Divulgação de vagas com linguagem inclusiva para atrair candidatos de todos os gêneros (25%);
  • Comitê de seleção diversificado, garantindo representação equitativa de gênero entre os entrevistadores (17%);

Esse recorte faz parte da 27ª edição do Índice de Confiança Robert Half, que é resultado de uma sondagem conduzida pela consultoria com base na percepção de 1.161 profissionais, igualmente divididos em três categorias: recrutadores (profissionais responsáveis por recrutamento nas empresas ou que têm participação no preenchimento das vagas); profissionais qualificados empregados; e profissionais qualificados desempregados (com 25 anos ou mais e formação superior).

Sobre a Robert Half

É a primeira e maior empresa de soluções em talentos no mundo. Fundada em 1948, a empresa opera no Brasil selecionando profissionais permanentes e para projetos especializados nas áreas de finanças, contabilidade, mercado financeiro, seguros, engenharia, tecnologia, jurídico, recursos humanos, marketing e vendas e cargos de alta gestão. Com presença global e atuação na América do Norte, Europa, Ásia, América do Sul e Oceania, a Robert Half aparece em listas das empresas mais admiradas do mundo. A Robert Half é reconhecida, também, por seu compromisso de promover a igualdade e proporcionar uma cultura que apoia a diversidade.

Continue Reading
Advertisement

Negócios

Leve Saúde é a nova patrocinadora do projeto Arena no Rio de Janeiro

Published

on

A Arena Leve, espaço que oferece modalidades esportivas gratuitas a qualquer pessoa, promove o acesso à saúde de maneira democrática em quatro pontos do Rio de Janeiro

A Leve Saúde, operadora de planos de saúde com preços mais acessíveis, é a nova patrocinadora da rede Arena, projeto que recupera espaços e estimula a vida saudável oferecendo aulas gratuitas de modalidades esportivas e atividades físicas. Com a novidade, as unidades do projeto na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Aterro do Flamengo, na Praia da Barra da Tijuca e no Parque Madureira agora passam a se chamar Arena Leve pelos próximos dois anos.

O CEO da empresa, Ulisses Silva, explica que o projeto será uma ferramenta de acesso e promoção da saúde, com o objetivo de oferecer uma vida mais saudável a todas as pessoas. “A Leve sempre priorizou os cuidados com a Atenção Primária à Saúde e essa ação veio ao encontro do nosso propósito. A Arena Leve será um espaço democrático de lazer, convivência e bem-estar, elementos que também são essenciais para a saúde”, ressalta ele.

A ação é totalmente gratuita e já está disponível a públicos de todas as idades no Rio de Janeiro de segunda a sábado. Os espaços da Arena Leve também promovem os ideais de preservação do meio ambiente, convivência social e de cuidado de espaços públicos icônicos da cidade que foram restaurados para promover as atividades. As aulas de 2025, já com o nome Arena Leve, iniciaram em 21 de janeiro. Até o dia 29 do mesmo mês, os espaços já contaram com 79 aulas, 1896 inscrições, sendo 592 usuários únicos, e uma taxa de 76% de ocupação das aulas. Um evento oficial de lançamento para convidados será realizado em 22 de fevereiro. O espaço conta ainda com o patrocínio da fabricante de colchões Ortobom.

Em 2024, os espaços receberam 13 mil pessoas que realizaram 3200 aulas de 19 modalidades e atividades (Funcional, HIIT, Ritbox, Dance Mix, Yoga, Charme Dance, Corrida, Alongamento, Meditação, Pilates, Futebol, Boxe, Muay Thay, Tenis, Futevolei, Altinha, Crosstraing). Há ainda ações especiais em datas comemorativas, como dias das mães, pais e crianças, semana do meio ambiente e semana da saúde, grupos de corrida e aulas especiais de Ritbox. Mais de 70 mil inscrições foram realizadas ao longo do ano. Ao todo, mais de 100 profissionais, incluindo 70 professores, trabalham nas instalações. Para além de toda a estrutura esportiva presente no espaço, os alunos têm acesso a serviços de saúde, vestiários, água, colchonetes, internet, materiais de treino e instalações modernas para as práticas esportivas.

“Esperamos com a chegada da Leve, um crescimento de 20 a 25% na base de alunos, além de 15% mais aulas. Para os próximos meses, lançaremos um novo e moderno aplicativo de inscrições, quando esperamos chegar à casa de 100.000 inscrições por ano”, explica Thiago Goes, sócio da Arena.

A Leve Saúde também promoverá ações especiais nas quatro unidades, com a apresentação dos planos de saúde para o público, auxílio na contratação de planos de acordo com as necessidades de cada pessoa e eventos para os corretores e suas famílias.

Para participar, basta se inscrever pelo site arenaleve.com.br e escolher o dia, horário e atividade desejada. Não é preciso ser cliente Leve para participar. Todas as aulas são gratuitas, mas a inscrição é necessária, pois há um limite de 20 a 30 alunos por aula, a depender da modalidade. As aulas começam em janeiro de 2025.

Sobre a Leve Saúde

A Leve Saúde é uma operadora de planos de saúde do Rio de Janeiro que oferece qualidade de vida a preços acessíveis, com opções de planos para pessoas físicas (individual ou familiar) e jurídicas (incluindo MEI). A empresa acredita que Longevidade Mais Saudável é um direito de todos e um objetivo absolutamente realizável. Seu Modelo de Atuação com Digital Health, Atenção Primária à Saúde e Rede Própria promete revolucionar o futuro da saúde carioca.
Para mais informações. acesse: https://www.levesaude.com.br

Continue Reading

Negócios

Fundação Abrinq vai reconhecer gestores municipais comprometidos com a infância

Published

on

A Fundação Abrinq abriu as inscrições para a nova edição do Programa Prefeitas e Prefeitos Amigos da Criança (PPAC), que será implementado durante a gestão 2025-2028. A iniciativa busca reconhecer gestores municipais comprometidos com a promoção dos direitos da infância e adolescência, oferecendo suporte técnico para fortalecer políticas públicas essenciais.

Desde 1996, o programa já envolveu mais de 11 mil prefeitos e prefeitas em todo o Brasil, contribuindo para avanços significativos, como a redução da mortalidade infantil, a ampliação do acesso à educação infantil e o aprimoramento das políticas voltadas à proteção e ao bem-estar das crianças e adolescentes.

Apoio técnico e monitoramento

O PPAC oferece suporte técnico aos municípios, avaliando a realidade local e orientando a implementação de ações nas áreas de saúde, educação e proteção social. Além disso, incentiva o intercâmbio de boas práticas entre as cidades participantes e monitora os resultados ao longo do mandato.

Benefícios do programa

Os municípios que aderem ao programa têm a oportunidade de fortalecer suas políticas públicas, priorizando ações voltadas à infância e adolescência, além de qualificar a gestão municipal com o desenvolvimento de estratégias mais eficientes. Além disso, os gestores que alcançam resultados expressivos podem receber o reconhecimento nacional com o título de Prefeita ou Prefeito Amigo da Criança.

Como funciona a adesão

A participação no PPAC é gratuita, voluntária e aberta a todas as prefeitas e prefeitos do Brasil. Para aderir, os gestores devem realizar a inscrição até o mês de abril no site oficial do programa (https://ppac.org.br/adesao), preenchendo um formulário online e enviando o Termo de Adesão assinado.

Continue Reading

Negócios

Inflação e Transporte Rodoviário: Estratégias para Reduzir Custos e Manter a Eficiência

Published

on

O aumento dos preços dos combustíveis e outros insumos pressiona o setor de transporte rodoviário de cargas. Quais são as alternativas para mitigar esses impactos sem comprometer a eficiência operacional?

A inflação tem sido uma constante preocupação no Brasil, afetando diversos setores da economia. No transporte rodoviário de cargas (TRC), os efeitos são particularmente significativos, uma vez que o aumento dos custos operacionais, especialmente do diesel, impacta diretamente o preço dos fretes e, consequentemente, o custo final dos produtos para o consumidor.

Aumento recente no preço do diesel

Em 31 de janeiro de 2025, a Petrobras anunciou um reajuste de R$ 0,22 no preço médio do diesel para as distribuidoras, elevando o valor para R$ 3,72 por litro, representando um aumento de aproximadamente 6,3%. Além disso, a partir de 1º de fevereiro, houve um incremento no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que adicionou R$ 0,06 por litro de diesel. Esses reajustes combinados podem elevar o preço do diesel nas bombas em até R$ 0,25 por litro.

Impacto nos custos operacionais e no valor do frete

O diesel é responsável por uma parcela significativa dos custos operacionais no TRC, representando entre 40% a 50% do custo total de uma viagem. Por exemplo, em um frete de R$ 100, até R$ 50 podem ser destinados apenas ao combustível. Com o recente aumento, um caminhão que percorre, em média, 8.000 quilômetros por mês, enfrentará um custo adicional de aproximadamente R$ 2.640 mensais. Esse acréscimo tende a ser repassado ao valor do frete, encarecendo o transporte de mercadorias e pressionando a inflação.

Cargas fracionadas como alternativa para redução de custos

Uma estratégia para mitigar os efeitos dos aumentos é a utilização de cargas fracionadas. Nesse modelo, diferentes embarcadores compartilham o mesmo veículo para transportar mercadorias de menor volume, otimizando a capacidade de carga e diluindo os custos operacionais entre vários clientes. Isso permite que pequenas e médias empresas acessem serviços de transporte a preços mais competitivos, além de contribuir para a redução do número de veículos nas estradas, diminuindo o consumo de combustível e as emissões de poluentes.

Diante do cenário inflacionário e dos constantes aumentos no preço do diesel, é fundamental que as empresas de transporte rodoviário busquem alternativas para manter a eficiência operacional sem repassar integralmente os custos aos clientes. A adoção de estratégias como a utilização de cargas fracionadas pode ser uma solução viável para equilibrar os custos e manter a competitividade no mercado.

“É essencial que o setor de transporte rodoviário de cargas busque soluções inovadoras para enfrentar os desafios impostos pela inflação e pelos aumentos nos custos operacionais, garantindo a sustentabilidade do negócio e a satisfação dos clientes”, afirma Célio Martins, especialista em logística e transporte.

A implementação de tecnologias de otimização de rotas, manutenção preventiva dos veículos e treinamentos para motoristas visando a condução econômica são outras medidas que podem auxiliar na redução de custos e na manutenção da eficiência operacional no TRC.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Negócios30 minutos ago

Leve Saúde é a nova patrocinadora do projeto Arena no Rio de Janeiro

A Arena Leve, espaço que oferece modalidades esportivas gratuitas a qualquer pessoa, promove o acesso à saúde de maneira democrática...

Negócios32 minutos ago

Fundação Abrinq vai reconhecer gestores municipais comprometidos com a infância

A Fundação Abrinq abriu as inscrições para a nova edição do Programa Prefeitas e Prefeitos Amigos da Criança (PPAC), que...

Tecnologia1 hora ago

Internet Segura: Pesquisa alerta para o perigo de perfis abertos de crianças no Brasil

Uma em cada três possuem perfis totalmente abertos e 47% não controlam seguidores adicionados às suas redes    Recentes pesquisas...

Negócios2 horas ago

Inflação e Transporte Rodoviário: Estratégias para Reduzir Custos e Manter a Eficiência

O aumento dos preços dos combustíveis e outros insumos pressiona o setor de transporte rodoviário de cargas. Quais são as...

Famosos2 horas ago

Hadassa Santiago: A jovem que brilhou no Prêmio GLP4 na categoria “Destaque Teen”

Hadassa, com apenas 13 anos, já é um dos nomes mais promissores no mundo da moda e dos concursos de...

Negócios3 horas ago

O Segredo dos Profissionais com Inteligência Emocional e Comunicação Estratégica: Explica Ligia Morassi

Em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, não basta ter conhecimento técnico. Profissionais que dominam a inteligência emocional...

Saúde3 horas ago

Descubra como vencer suas crises emocionais e transformar sua vida com as dicas do terapeuta Raphael Tarso

Especialistas apontam caminhos para transformar dor em propósito A vida moderna impõe desafios cada vez mais intensos à saúde mental....

Saúde3 horas ago

Como Superar Crises Emocionais e Reconstruir a Vida Explica Terapeuta Raphael Tarso

Especialistas apontam caminhos para transformar dor em propósito A vida moderna impõe desafios cada vez mais intensos à saúde mental....

Entretenimento3 horas ago

iWill Brasil e Coca-Cola anunciam lançamentos de novos produtos da collab

Em 2024, a iWill Brasil e a Coca-Cola uniram forças para oferecer qualidade e estilo aos usuários de iPhone, MacBook, smartwatch e outros dispositivos....

Negócios3 horas ago

Dra. Thaís Soleira, Fisioterapeuta de Piracicaba, é Reconhecida por Sua Abordagem Humanizada e Dedicação no Atendimento Domiciliar

(Dra Thaís Soleira tem sido destaque constante em sua área) Dra. Thaís Soleira Rodrigues, fisioterapeuta neurofuncional e respiratória, é uma...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed