Barra
Connect with us

Negócios

64% das empresas afirmam contar com políticas claras para promover a equidade de gênero

Published

on

Os resultados representam um acréscimo de seis pontos percentuais em relação ao último ano

São Paulo, março de 2024 — As pautas de gênero vêm se mostrando como um dos principais focos das políticas de Diversidade, Equidade e Inclusão nas empresas brasileiras. Como prova disso, 64% dos recrutadores entrevistados no último Índice de Confiança Robert Half afirmam contar com políticas claras para promover a equidade de gênero no ambiente corporativo.

Os resultados representam um acréscimo de seis pontos percentuais em relação ao último levantamento sobre o tema, realizado em fevereiro de 2023. Para efeitos de comparação, no início de 2022, essa porcentagem atingia 55% das organizações, o que indica um avanço significativo das companhias ao longo dos últimos anos.

Benefícios da equidade de gênero

Na percepção das empresas, os cinco principais benefícios da equidade de gênero no ambiente corporativo são (os respondentes poderiam selecionar mais de uma alternativa, por isso a soma dos percentuais é maior do que 100%):

  • Pensamento mais diverso (57%);
  • Gestão mais humanizada (56%)*;
  • Melhora no clima corporativo (37%);
  • Aumento na motivação e melhora do engajamento (31%);
  • Fortalecimento da política de atração de candidatos que valorizam a diversidade (29%);

*Reforça-se aqui que o benefício de uma gestão mais humanizada está associado às vantagens da própria diversidade organizacional, e não a mitos que estereotipam a liderança de mulheres, como a suposição de serem mais benevolentes, gentis ou humildes.

“É importante compreender que o fortalecimento da agenda de gênero corrobora para a construção de uma rede sólida. Garantir equidade não somente incentiva a atração de talentos do mercado, mas também sustenta a retenção de profissionais-chave por meio de ambientes mais diversos, humanizados e engajados”, assegura Débora Ribeiro, gerente de parcerias estratégicas da Robert Half.

Panorama de gênero nas empresas brasileiras

  • Para se tornarem empresas igualitárias na questão de gênero, 52% delas assumem que ainda precisam ampliar a participação feminina no quadro de colaboradores.
  • No último ano, 67% das organizações disseram ter aumentado a participação de mulheres em cargos de gestão, o que representa um acréscimo de dois pontos percentuais no comparativo com o levantamento de 2023.

O que as empresas têm feito

Cientes da urgência da questão, as companhias têm agido. De acordo com os recrutadores entrevistados, as cinco principais ações das suas empresas para garantir a equidade de gênero no local de trabalho são:

  • Definição clara de critérios de seleção para avaliação de competências e experiências, evitando padrões subjetivos (43%);
  • Entrevistas estruturadas, com perguntas padronizadas para garantir uma avaliação consistente de todos os candidatos, independentemente do gênero (31%);
  • Treinamento para entrevistadores sobre preconceitos de gênero, destacando a importância da objetividade nas avaliações (26%);
  • Divulgação de vagas com linguagem inclusiva para atrair candidatos de todos os gêneros (25%);
  • Comitê de seleção diversificado, garantindo representação equitativa de gênero entre os entrevistadores (17%);

Esse recorte faz parte da 27ª edição do Índice de Confiança Robert Half, que é resultado de uma sondagem conduzida pela consultoria com base na percepção de 1.161 profissionais, igualmente divididos em três categorias: recrutadores (profissionais responsáveis por recrutamento nas empresas ou que têm participação no preenchimento das vagas); profissionais qualificados empregados; e profissionais qualificados desempregados (com 25 anos ou mais e formação superior).

Sobre a Robert Half

É a primeira e maior empresa de soluções em talentos no mundo. Fundada em 1948, a empresa opera no Brasil selecionando profissionais permanentes e para projetos especializados nas áreas de finanças, contabilidade, mercado financeiro, seguros, engenharia, tecnologia, jurídico, recursos humanos, marketing e vendas e cargos de alta gestão. Com presença global e atuação na América do Norte, Europa, Ásia, América do Sul e Oceania, a Robert Half aparece em listas das empresas mais admiradas do mundo. A Robert Half é reconhecida, também, por seu compromisso de promover a igualdade e proporcionar uma cultura que apoia a diversidade.

Continue Reading
Advertisement

Negócios

Guy Peixoto Neto é destaque no Empreenday Mulher 360, promovido pela OAB-PE

Published

on

Com foco no fortalecimento da liderança feminina, do empreendedorismo jurídico e da inovação, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) promove, no dia 29 de maio, o Empreenday Mulher 360. O evento será realizado presencialmente no RioMar Trade Center (Torre 4/5), no Recife, e reunirá advogadas, empresárias e estudantes em uma programação intensa de painéis e palestras com especialistas de diversas áreas.

Segundo dados do Painel de Informações do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, o saldo de postos formais ocupados por mulheres em 2023 foi de 642.892, uma queda de 32% em relação a 2022. Embora os dados reflitam o mercado formal regido pela CLT, não contemplam a crescente movimentação do empreendedorismo feminino, que vem se consolidando como uma alternativa econômica e de protagonismo para milhares de brasileiras.

Diante desse cenário, o estrategista em negócios e mentor de alto crescimento Guy Peixoto Neto será um dos grandes destaques do Empreenday Mulher 360, evento que ocorre no dia 29 de maio. Com o tema “Mulheres que Transformam o Direito com Inovação e Propósito”, o encontro visa fomentar a liderança feminina, o empreendedorismo e o uso estratégico da inovação.

Para Guy, esse cenário de desafios também é um terreno fértil para o crescimento: “As mulheres, especialmente as empreendedoras, enfrentam obstáculos múltiplos no mercado de trabalho, como a sobrecarga de funções e a necessidade constante de provar seu valor. Mas acredito que, quando trabalhamos a mentalidade de crescimento e temos estratégias claras, podemos transformar esses desafios em oportunidades.”

De acordo com o estudo Empreendedorismo Feminino 2022, realizado pelo Sebrae, o número de mulheres donas de negócios no Brasil chegou a 10,3 milhões, um aumento de 30% em relação ao ano anterior, o maior índice desde 2016. A maioria dessas empreendedoras atua no setor de serviços e já representam 34,4% de todos os proprietários de negócios no país. Guy vê esse crescimento como um reflexo da resiliência e inovação das mulheres. “Elas estão não só ocupando mais espaço, mas trazendo soluções criativas e disruptivas para os negócios, o que impulsiona o mercado como um todo.”

Reconhecido por sua atuação na formação de líderes e no desenvolvimento de empresas em fase de expansão, Guy Peixoto Neto apresentará a palestra “Como nascem os empreendedores que mudam o mundo”, em que abordará estratégias práticas para potencializar resultados com propósito, visão de futuro e inovação aplicada à gestão feminina. Ele complementa:

“Mulheres no comando de negócios bem-sucedidos são a prova de que, com as estratégias corretas e uma mentalidade de crescimento, qualquer um pode ir além, quebrando barreiras e superando os limites que o mercado impõe.”

Continue Reading

Negócios

Em meio à guerra comercial, Indústria precisa acelerar digitalização e marketing para permanecer competitiva

Published

on

Digitalização amplia performance comercial e fortalece posicionamento de marcas B2B no setor industrial; especialistas da Agência Tipo explicam caminhos para conquistar resultados concretos

São Paulo, maio de 2025 – A transformação digital deixou de ser uma tendência e passou a ser uma alavanca real de crescimento para o setor industrial brasileiro. Com a aceleração das tecnologias e o avanço da Indústria 4.0, empresas que adotam estratégias digitais integradas ao marketing e vendas vêm alcançando resultados concretos. Um estudo recente da McKinsey mostra que empresas líderes em maturidade digital no Brasil cresceram financeiramente até três vezes mais que suas concorrentes.

Segundo a Agência Tipo, especializada em marketing para indústria e B2B, o digital tem o potencial de impactar diretamente o modelo de negócio das indústrias — desde a geração de demanda até a otimização do funil de vendas, com aumento de autoridade e relacionamento com o público-alvo.

“Ainda vemos muitas empresas industriais com potencial enorme, mas com estratégias de marketing ultrapassadas e desconectadas do comportamento atual dos consumidores e decisores de compra. É nesse ponto que o digital entra como diferencial competitivo, promovendo personalização, escala e dados para tomada de decisão”, afirma Fernando Andreozzi, diretor comercial da Agência Tipo.

De acordo com ele, empresas que integram táticas digitais ao núcleo do negócio tendem a gerar conexões mais significativas com decisores, crescer em performance de vendas e reduzir o ciclo de negociação. “Com estratégia bem estruturada e uma equipe dedicada ao marketing, é possível transformar a indústria em referência no setor”, completa.

Estratégias digitais assertivas para o B2B industrial

Para alcançar esses resultados, é essencial adotar estratégias que combinem produção de conteúdo técnico e relevante voltado ao B2B, campanhas segmentadas de mídia paga e integração com plataformas de CRM e automação. A presença digital precisa ser planejada com foco na experiência do usuário, entregando valor desde o primeiro contato até o fechamento da venda. Além disso, a sinergia entre marketing e vendas é indispensável para encurtar o ciclo comercial e ampliar o impacto no faturamento.

As indústrias que já vêm aplicando essas estratégias têm colhido resultados expressivos. Um dos destaques é a Acro Cabos, do setor de movimentação de cargas, que alcançou mais de 88% de aumento na geração de leads com apoio da Tipo. No setor de infraestrutura, a SP Tubos registrou mais de 36 mil visitantes únicos no site em 12 meses com SEO e conteúdo estratégico.
Já na indústria de cabos elétricos, a Cabomaq Forestieri teve, em apenas três meses de parceria, um aumento de 551% nos acessos únicos ao site e mais de 170% na geração de leads qualificados.

Com mais de 10 anos de atuação e especialistas com mais de 15 anos de experiência no setor industrial, a Agência Tipo já atendeu mais de 200 negócios no Brasil, estruturando estratégias de marketing e vendas capazes de posicionar marcas, acelerar o crescimento e tornar empresas industriais verdadeiras líderes de mercado.

Sobre a Agência Tipo

A Agência Tipo é a maior agência do Brasil especializada em marketing, vendas e tecnologia para indústria, oferecendo soluções inovadoras para marcas que buscam resultados e impacto no mercado. Com um time multidisciplinar e expertise no setor industrial, a agência atua no desenvolvimento de estratégias de marketing, com inteligência de vendas, para diversos setores dentro da indústria, utilizando dados para tomadas de decisões assertivas, gerando leads qualificados, fomentando novos negócios e aumento de receita.

Com um portfólio que inclui indústrias nacionais e globais, a Agência Tipo se destaca pela abordagem inteligente e orientada para resultados, desenvolvendo campanhas personalizadas que impulsionam negócios.

Continue Reading

Negócios

Conheça o Close Hub! O seu espaço de criação e crescimento. A Experiencia Close Fans mais perto de você

Published

on

Você já imaginou ter um espaço pensado especialmente para criadores, com estrutura profissional, suporte estratégico e um ambiente que respira inspiração e crescimento? O Close Fans tirou essa ideia do papel e criou o Close Hub: o ponto de conexão entre a plataforma e quem move tudo isso, você, criador.

O que é o Close Hub?

O Close Hub é um espaço físico em São Paulo, desenvolvido para oferecer uma experiência imersiva de criação institucional e aprendizado. Mais do que um estúdio, o Hub é um lugar para trocar ideias, fortalecer sua marca pessoal e produzir conteúdos institucionais com qualidade profissional.
Cada detalhe foi pensado para aproximar ainda mais o Close Fans da sua comunidade de criadoras, oferecendo infraestrutura, direcionamento e acolhimento em cada visita.

O que você encontra por lá?

Ao agendar uma visita ao Close Hub, você tem acesso a:
Ensaio fotográfico profissional : Capture imagens incríveis e institucionais para usar no seu perfil, nas redes e na divulgação pessoal.
Gravação de dois vídeos institucionais : Com direção e suporte da equipe Close, para serem usados nos canais oficiais da plataforma e também por você.
Capacitação e estratégia : Conversas sobre crescimento, engajamento, boas práticas e como aproveitar ao máximo as ferramentas do Close Fans.
Kit exclusivo : Com brindes, merch oficial e materiais personalizados pra reforçar sua presença na comunidade.

Para quem é?

As visitas ao Close Hub são agendadas com o time de marketing do Close Fans. Tudo pensado para garantir uma experiência produtiva e estratégica.
Se você está em São Paulo ou pretende passar pela cidade, vale entrar em contato e agendar sua visita. O espaço também pode ser usado por criadores locais, de acordo com a disponibilidade e o calendário de gravações.

Por que visitar?

Além de sair com conteúdos prontos, você terá a oportunidade de se aprofundar na plataforma, aprender novas estratégias e se conectar ainda mais com a essência do Close Fans. É um momento único para se fortalecer como criadora e crescer com mais consistência e profissionalismo.

Agende sua visita e viva essa experiência com a gente. O Close Hub te espera!
Entre em contato com o nosso time de marketing para saber mais.

https://close.fans

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Negócios41 minutos ago

Guy Peixoto Neto é destaque no Empreenday Mulher 360, promovido pela OAB-PE

Com foco no fortalecimento da liderança feminina, do empreendedorismo jurídico e da inovação, a Ordem dos Advogados do Brasil –...

Negócios55 minutos ago

Em meio à guerra comercial, Indústria precisa acelerar digitalização e marketing para permanecer competitiva

Digitalização amplia performance comercial e fortalece posicionamento de marcas B2B no setor industrial; especialistas da Agência Tipo explicam caminhos para...

Entretenimento1 hora ago

Construções Populares: O que o Brasil pode aprender com os Estados Unidos, segundo Rodrigo Pinho de Mello

Com duas décadas de experiência na construção civil, gestor de obras de Itupeva analisa os contrastes entre os dois países...

Negócios1 hora ago

Conheça o Close Hub! O seu espaço de criação e crescimento. A Experiencia Close Fans mais perto de você

Você já imaginou ter um espaço pensado especialmente para criadores, com estrutura profissional, suporte estratégico e um ambiente que respira...

Famosos1 hora ago

De DJ a Musa do Close Fans: Bahala Sudan Quebra Tabus e Vira Fenómeno na Internet

Expulsa de Balada e Alvo de Assédio: Conheça a verdadeira história de Bahala Sudan
‍
De recepcionista em um posto de saúde...

Famosos2 horas ago

Virgínia Fonseca agita noite no Rancho Terra durante a Pecuária de Goiânia

Empresária prestigiou os shows de Gustavo Moura & Rafael e da DJ Diana Correa no espaço mais badalado da Pecuária...

Negócios2 horas ago

Connecting Club promove encontro internacional de liderança e empreendedorismo feminino em Orlando

Orlando, EUA — Entre os dias 10 e 15 de maio de 2025, o Connecting Club realizou um encontro exclusivo...

Famosos20 horas ago

Camila Silveira estreia na Rádio Mais FM e no Portal Cidade Sat ao lado de Gilvandro Oliveira

A especialista em marketing digital *Camila Silveira* inicia uma nova e promissora fase de sua carreira na comunicação. A partir...

Entretenimento3 dias ago

Onde a Prevenção Encontra a Excelência: A História da Clínica de Vacinas da Dra. Alessandra de Moura Lima

Durante os anos desafiadores da pandemia, a Dra. Alessandra de Moura Lima percebeu algo inquietante em sua prática médica: um...

Negócios3 dias ago

A Nova Era do Luxo: Sophia Martins revela bastidores do atendimento de alto padrão em parques temáticos

Em uma jornada estratégica pelos bastidores da experiência, a empresária Sophia Martins destaca como tempo, organização e excelência no atendimento...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed