Connect with us

Gestão

80% dos alunos que prestaram vestibular quer ingressar imediatamente, mas apenas 6 em cada 10 sabem onde querem estudar

Published

on

Pesquisa realizada pela Somos Young reforça a urgência na reformulação do modelo acadêmico para receber alunos durante todo ano letivo.

Depois de uma maratona exaustiva de provas e mais provas para conseguir a tão sonhada vaga na universidade, 80% dos estudantes querem ingressar nas instituições de ensino imediatamente ou a qualquer momento. A soma destas duas modalidades retrata o imediatismo dos alunos, mas a capacidade financeira será determinante para fazê-lo. No ponto de vista das instituições de ensino o momento ainda é favorável para oferecer o melhor custo benefício para os alunos.

“Com o resultado das notas do Enem, o ideal é triplicar os esforços comerciais e liberar todos os benefícios que contribuam para a eleição das instituições de ensino como melhor opção para os alunos. A instituição que decidir esperar até março (final da captação) para explorar melhores oportunidades, pode obter prejuízos”, explica Rodrigo Bouyer, sócio da Somos Young, um dos maiores conglomerados de captação, atendimento, crédito e cobrança para alunos de ensino superior.

Com base na pesquisa, 6 em cada 10 sabiam onde queriam estudar em janeiro de 2024. Por se tratar de instituições de maior reputação, é natural que os estudantes estejam decididos por elas. Um ponto importante é que pouco mais de um terço desse mercado continua em aberto, o que pode ser uma boa oportunidade para marcas de qualidade, porém não líderes do seu mercado local. “Para conquistar os 35,4% indecisos porém desejosos por qualidade, o ajuste da questão custo benefício será decisivo”, comenta Bouyer.

A credibilidade da instituição de ensino foi o motivo escolhido por 56,1% dos entrevistados, enquanto 24,5% declarou que mensalidade acessível é o principal motivo na hora da decisão. Currículo flexível (2,7%), transporte fácil (5,5%), universidade próximo de casa ou trabalho (7,9%) e empregabilidade (3,4%), foram os outros motivos mencionados na pesquisa.

“O público que consegue concluir o ensino médio e ir direto para o ensino superior, sem interrupção dos estudos, é, em geral, um público com maior poder aquisitivo e histórico familiar de pais com ensino superior completo. Este é um público que, comumente, busca uma formação superior de qualidade e exigirá, cada vez mais, que as instituições possam tangibilizar seus valores em atributos e que possam ser aproveitados por ele”, finaliza.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading
Advertisement

Gestão

Após 30 anos de espera, estrada que liga Corguinho a Zigurats (MS) será finalmente pavimentada

Published

on

By

A comunidade da região de Boa Sorte, em Mato Grosso do Sul, finalmente verá realizado um sonho de 30 anos: a pavimentação da estrada que liga as cidades de Corguinho e Zigurats. A obra, que terá 39 km de extensão, está sendo viabilizada por uma iniciativa conjunta da apresentadora Adriana Araújo, do vereador de Corguinho Gustavo Guerra, da Prefeita Marcela Ribeiro Lopes, e dos governos estadual, federal e municipal.

Apresentadora Adriana Araújo, juntamente com Marlene, Assessora do deputado federal Geraldo Rezende, e o vereador de Corguinho (MS), Gustavo Guerra.

A conquista representa um salto no desenvolvimento local, proporcionando comodidade para os moradores, impulsionando o progresso e abrindo caminho para o crescimento das cidades envolvidas. Atualmente, a estrada é de chão batido, o que dificulta o tráfego, especialmente em períodos chuvosos. A pavimentação irá facilitar o escoamento da produção agrícola, o transporte de estudantes e pacientes, o acesso a serviços básicos, como saúde e educação, e fomentará o turismo e a geração de empregos na região.

A apresentadora Adriana Araújo, juntamente com a assessora do deputado federal Geraldo Rezende, Marlene, e o vereador Gustavo Guerra, acompanhou a comitiva formada pelo empresário Urandir Fernandes de Oliveira; Karla Ferreira Vieira (Diretora Financeira) e Herbert Quaresma de Azevedo (Diretor Geral) da QualiVida e representantes da Fênix Serviços Médicos Ltda. A visita teve como objetivo verificar pessoalmente a extensão dos 39 km que em breve serão transformados em uma estrada asfaltada, conectando as duas cidades.

Aeroporto internacional e condomínio aeronáutico

Durante a visita, o empresário Urandir Fernandes de Oliveira revelou planos ambiciosos para a região. “Fizemos parceria com a Defesa Nacional, está em segredo ainda, vocês são os primeiros a saber, justamente para conseguir um aeroporto internacional aqui na fazenda vizinha, do doutor Humberto. Já conversamos com eles, já estão aceitando a parceria e dentro de mais uns 5 meses começamos o condomínio aeronáutico. Na sequência, a pista de pouso, para voos e aviões de grande porte. Talvez uma pista de 1,8 a 2 km. Isso já é um fato real e vamos dividir tecnologia e proteção das fronteiras com eles”, anunciou Urandir.

O projeto do aeroporto internacional e condomínio aeronáutico adiciona um elemento significativo ao desenvolvimento da região, facilitando o escoamento da produção agrícola, impulsionando o turismo e atraindo novos investimentos. A proposta de colaboração com a Defesa Nacional ressalta a importância estratégica da região e demonstra a visão empreendedora de seus líderes.

A apresentadora Adriana Araújo expressou sua satisfação em participar desse momento histórico para a região. “Hoje, conseguimos realizar um sonho de ter o asfalto em nossa região, trazendo o progresso para as nossas cidades. Estamos ansiosos para ver os benefícios que essa pavimentação trará para a vida dos moradores e para o desenvolvimento econômico local”, afirmou.

QualiVida Emergências Médicas garante segurança das atividades

Karla Ferreira Vieira (Diretora Financeira) e Herbert Quaresma de Azevedo (Diretor Geral), da Qualy Emergências Médicas.

Preocupada com a saúde e o bem-estar de todos os envolvidos, a QualiVida Emergências Médicas estará presente em todas as Atividades de Campo (AC) do grupo Dakila em todo o Brasil. Essa iniciativa reforça o compromisso com a segurança e a saúde da comunidade, garantindo que as atividades sejam conduzidas de maneira segura e com os devidos cuidados médicos.

A pavimentação da estrada que liga Corguinho a Zigurats é um marco histórico para a região de Boa Sorte. A união de esforços entre os setores público e privado demonstra o compromisso com o desenvolvimento local e abre caminho para um futuro promissor e de crescimento para as cidades envolvidas.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Gestão

O legado dos resíduos da construção civil

Published

on

Somente em 2022, foram geradas aproximadamente 120 milhões de toneladas

A construção civil, embora de extrema importância para o desenvolvimento e crescimento econômico, ainda enfrenta grandes desafios quando se trata de sustentabilidade. Um dos principais problemas é a má gestão dos resíduos descartados, um aspecto que requer atenção máxima para garantir que a indústria possa se adaptar e prosperar de maneira ecologicamente responsável.

O setor é um dos que mais consomem recursos naturais. Segundo a ABRECON (Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição), em 2022, foram geradas aproximadamente 120 milhões de toneladas de resíduos. Infelizmente, grande parte desse material é descartado de maneira inadequada, contribuindo com a poluição de rios, mares e terrenos baldios.

Além disso, essa indústria é responsável por uma significativa parcela de dióxido de carbono (CO2) liberado na atmosfera. De acordo com o Relatório de Status Global de 2022, as emissões de CO2 do setor alcançaram o recorde de 10 bilhões de toneladas em 2021. Este aumento constante é uma preocupação crescente, uma vez que acelera o aquecimento global e as mudanças climáticas.

Para Tatiana Fasolari, vice-presidente da Fast Engenharia, maior empresa da América Latina especializada em overlays: “Esses dados dificultam o caminho para um setor mais verde. Se não conseguirmos gerenciar a produção desses materiais de maneira eficaz, podemos enfrentar restrições regulatórias, danos à credibilidade e a resistência das partes interessadas que exigem práticas sustentáveis”.

A reciclagem dos produtos é uma estratégia fundamental para reduzir a quantidade de resíduos que produzimos diariamente. Esta prática não só minimiza o acúmulo de lixo, mas também diminui a demanda por novos recursos naturais, que são frequentemente extraídos de maneira insustentável. Outros métodos podem incluir a transição para fontes de energia renováveis, a melhoria da eficiência energética e a promoção de práticas sustentáveis no transporte e agricultura.

“A gestão de resíduos é uma questão crítica para os próximos anos na construção civil. Se isso não mudar, os impactos ambientais dessa indústria continuarão a aumentar. É necessário um compromisso coletivo para superar o desafio e construir um futuro mais sustentável”, finaliza Tatiana.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Gestão

Se torna necessário duplicar as melhorias da eficiência energética, segundo AIE

Published

on

Tema está sendo abordado na COP 28 devido às consequências das mudanças climáticas e o aquecimento global

Por meio da conscientização, setores como o da construção civil, buscam implementar cada vez mais políticas de governança ambiental, social e corporativa (popularmente conhecida como ESG) para preservação do meio ambiente. Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), em decorrência do calor extremo e do crescimento das indústrias impulsionando a demanda por energia, se tornou necessário duplicar as melhorias da eficiência energética. 

De acordo com o relatório, os esforços políticos para o crescimento da eficiência energética continuam por conta dos efeitos da crise energética global desencadeada pela guerra entre Rússia e Ucrânia. As ações prioritárias devem triplicar a capacidade global de energia renovável até 2030. 

Para Tatiana Fasolari, vice-presidente da Fast Engenharia, maior empresa de overlays da América Latina: “O setor da construção civil está cada vez mais atento às tendências do mercado, como a sustentabilidade e as inovações tecnológicas. É crucial compreender e responder às demandas do público para garantir o sucesso nos negócios e o bem-estar de todos. Portanto, é fundamental que tanto os consumidores quanto as construtoras estejam sempre atualizados e dispostos a se adaptar às novas demandas e expectativas do mercado”

Essa mudança se faz tão necessária que é um dos temas discutidos na 28ª Conferência do Clima da ONU, a COP 28. Sediada este ano em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o evento irá projetar novos objetivos, assim como, alertar sobre as consequências das mudanças climáticas, sendo uma das medidas a eficiência energética. 

Uma das medidas relacionadas, por exemplo, é o ramo de refrigeração diminuir a emissão de gases do efeito estufa entre 60% a 96% até 2050, gerando uma economia de até US$5 bilhões para o setor energético. Caso seguido as recomendações do relatório, as emissões poderão reduzir em 3,8 bilhões de toneladas de CO2.

“À medida que o tempo passa, a importância da indústria da construção civil se torna cada vez mais evidente. Através da construção de edifícios sustentáveis, inteligentes e eficientes, estamos criando espaços que atendem às necessidades da sociedade atual e futura”, destaca a especialista. 

A busca por soluções sustentáveis que visem atrair um consumo consciente podem ser alcançadas por meio de isolamento térmico com materiais modernos que buscam reduzir a necessidade de aquecimento e resfriamento ou a aplicação da arquitetura bioclimática nos projetos com o fim de aproveitar desde a sua concepção o máximo das condições naturais em que este será construído com o fim de reduzir o uso de recursos de controle climático. O investimento em energias renováveis, como a energia solar ou eólica, também é um ótimo meio de se promover a eficiência energética em construções, como também, em reduzir a dependência de redes elétricas convencionais.

O investimento em modalidades de eficiência energética também oferecem um bom retorno financeiro ao reduzir custos operacionais e garantir vantagens competitivas no mercado. O Brasil é um ótimo exemplo de como o investimento pode trazer frutos, já que é considerado um dos dez maiores produtores de energia solar no mundo. De acordo com  Balanço Energético Nacional, divulgado pelo Ministério de Minas e Energia, de 2021 para 2022 o aumento de geração elétrica por meio de painéis solares foi de 79,8%, superando a energia eólica e alcançando o segundo lugar entre as principais matrizes elétricas do país. 

Entre os estados mais adeptos da energia solar se encontram São Paulo com 13,6% de potência instalada e com mais 2,4 GW em operação, seguido de Minas Gerais com 13,3% de acordo com o mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Ademais, estados como Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso também aparecem na listagem.

“A adaptação à agenda ecológica não é um processo rápido em nenhuma área, muito menos na construção civil. No entanto, as expectativas e metas sustentáveis continuarão crescendo e as empresas serão cada vez mais cobradas com relação às suas práticas”, finaliza a especialista.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Negócios24 minutos ago

Seguir gurus da internet é “roubada” para quem quer viver de day trade

Conselho é dado pelo trader Lucas Gabriel Assis, de Minas Gerais. Para ele, fórmulas ensinadas nas redes sociais só funcionam...

Negócios35 minutos ago

Lílian Pereira assume o comando do “Bate Papo de Domingo” ao lado de Omar Gabriel

Uma nova era de conversas e entretenimento nasce nas redes sociais No cenário fervilhante das redes sociais, uma nova voz...

Saúde48 minutos ago

Starlab compra Bonsai e avança na digitalização da saúde

Planos incluem expansão do App e lançamento de novas funcionalidades A Starlab, empresa de diagnósticos médicos do Rio de Janeiro,...

Geral1 hora ago

Sabor que Não Pesa no Bolso: Conheça a tradicional Pizza&Cia, no Rio de Janeiro

Se você é um apaixonado por pizza e busca uma experiência gastronômica inigualável na Zona Sul do Rio de Janeiro,...

Negócios2 horas ago

Essas quatro startups vão faturar mais de 100 milhões em 2024 e estão lançando tendências

Conheça o Aplicativo de Delivery Giross, a plataforma de passagens Buser e mais O ecossistema de startups brasileiras está em...

Entretenimento2 horas ago

Líderes da engenharia nacional representam o Brasil no 3DEXPERIENCE World 2024, no Texas (EUA)

A delegação histórica fez conexões globais e conheceu as principais tendências da engenharia e tecnologia para a próxima década Pela...

Negócios2 horas ago

Fazer a Declaração Anual de Renda deve ser prioridade do microempreendedor individual, entenda o porquê

O MEI Federal se destaca como uma plataforma de suporte e orientação essencial para os microempreendedores individuais (MEIs) que enfrentam...

Negócios2 horas ago

Plataforma disponibiliza certificado de antecedentes criminais da Polícia Civil e da Polícia Federal

No complexo cenário jurídico brasileiro, a obtenção de certidões emitidas pela Polícia Civil e Federal frequentemente se torna um labirinto...

Saúde2 horas ago

A Força dos pensamentos: explorando os mistérios por trás da lei da atração

A técnica da Lei da Atração se baseia na ideia de que a mente humana e o universo estão conectados...

Business3 horas ago

Não consegue delegar?

Psicóloga especialista em empresários e empreendedores explica como vencer esse desafio Dificuldade para delegar é uma das maiores dores apontadas...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed