Connect with us

Saúde

Nutricionista dá dicas para facilitar a introdução alimentar dos pequenos: “descascar mais e desembalar menos”

Published

on

Os pais precisam estar sempre atentos à importância de tentar trazer uma alimentação saudável para o cardápio das crianças. Pensando nisso, a nutricionista Renata Branco dá dicas importantes sobre o assunto e ainda explica como inserir alimentos na dieta dos pequenos de forma criativa. Para muitos, a introdução alimentar pode ser um bicho de sete cabeças, mas a especialista ensina como encarar essa fase com leveza e naturalidade.  Primeiramente ela cita a importância de não desistir de apresentar um novo alimento quando a criança o recusa logo de cara.

“Quando a criança rejeitar algum alimento, não desista de apresentá-lo novamente, tente mudar a textura, a forma de preparo do alimento ou um temperinho diferente. Não deixe essa seletividade da criança se tornar um problema. A melhor solução é ter calma, não demonstrar nervosismo e caprichar na introdução alimentar, pois é ela que vai levar na memória para o resto da vida dela. A alimentação saudável na infância é o que vai determinar um envelhecimento saudável. Sabemos que na gestação a criança ja tem contato com a alimentação da mãe e essa memória pode ser levada para criança para o resto de sua vida, podendo a criança ter ou não hábitos saudáveis, tendência a obesidade e doenças crônicas. A rejeição da criança a alimentos é normal. A fase mais comum é nos 2 anos e na fase pré-escolar. O processamento sensorial é o responsável por organizar o significado das sensações, seja um toque, um sabor ou um cheiro maravilhoso de um prato”, afirma.

Segundo nutri, a prioridade deve ser sempre os não industrializados. “A alimentação saudável na infância e na adolescência é determinante para o desenvolvimento saudável de uma criança. Ela pode ter influência em seu futuro intelectual e físico, devido ao papel que os nutrientes representam nas habilidades cerebrais. É importantíssimo para a prevenção de doenças, tais como a anemia por deficiência de ferro, obesidade, e cárie dental, além de prevenção de doenças crônicas como doenças cardíacas, diabetes, hipertensão, osteoporose e outras. Uma alimentação saudável não significa uma alimentação cara ou de difícil acesso. Fazem parte de uma alimentação de verdade a maioria dos alimentos “in natura”, sem ser industrializados, tais como: feijão, arroz, milho, trigo, frutas, legumes e verduras, sementes e castanhas, que devem ser consumidos em porções adequadas todos os dias para garantir os nutrientes essenciais ao organismo. Sempre visando descascar mais e desembalar menos. Calorias vazias só irão trazer problemas à saúde e não determinarão o crescimento saudável de seu filho, por isso a qualidade é mais importante que a quantidade. As crianças, além de macronutrientes como proteínas e carboidratos, precisam das vitaminas e minerais para seu desenvolvimento. Por isso, se seu filho não quiser comer, não troque por um lanche (pães, biscoitos, bolos, massas, embutidos) e espere outro momento para oferecer outra refeição saudável”.

Renata Branco listou alguns alimentos essenciais: “entre os nutrientes mais importantes  estão os carboidratos, proteínas, vitaminas A e C, ferro, zinco e cálcio, fibras e gorduras boas. Não pode faltar o arroz com feijão, tubérculos como batata doce , aipim, inhame; frutas como abacate, banana, laranja, maçã, frutas vermelhas; legumes e verduras como cenoura, chuchu, abóbora, berinjela, couve, brócolis, oleaginosas; carne, frango, peixe, ovos e gorduras boas como azeite.  Sempre variando o cardápio e utilizando temperos naturais como alecrim, salvia, cheiro verde, salsa, cúrcuma e orégano, por exemploË.

E na hora de investir na alimentação saudável, vale usar e abusar da criatividade na hora de montar os pratos. Além disso, a recomendação é que o momento da refeição não esteja atrelado a qualquer outra atividade. “Existem várias receitas atrativas e práticas que podem ser feitas. Usar os alimentos para fazer desenhos como flores, carinhas… Se um tipo de preparação não agradar, não é porque ele não gosta daquele alimento, pode ser simplesmente a textura daquele alimento. Lembrando: nunca desista de oferecer os alimentos ao seu filho e não alimente-o vendo televisão ou tablete, pois a comida será empurrada e ele não aprenderá a se alimentar de forma saudável. Paciência nessa fase é o principal. Dê a colher ou o garfinho para ele ter o prazer de se alimentar sozinho e sempre mostre os alimentos a ele. Faça com que a refeição seja um momento agradável para ele”.

O importante é lembrar que tudo deve ser feito de forma bem natural para evitar traumas. “Se o seu filho recusar algum alimento, não force, ameace ou até mesmo utilize recompensas. Devemos sempre ter criatividade nos pratos e persistência. Mesmo a criança recusando aquele alimento, não deixe de colocar no prato dele. Muitas mães gostam de fazer misturinhas escondendo os legumes e verduras, não tem problema fazer isso. Mas não deixe de sempre apresentar aquele alimento ao seu filho, de fazer com que ele participe da elaboração dos pratos, levando-o ao hortfruit ou supermercado, assim irá despertar a curiosidade e será um momento descontraído em família. Os pais poderão explicar aos filhos a importância de cada alimento de uma forma que a criança nunca associe a alimentação a algo negativo. Sempre que possível ofereça a fruta e não o suco para a criança para ter mais contato com o alimento e ingestão das fibras daquela fruta”.

Nos dois primeiros anos de vida, alimentos não saudáveis como açúcar e industrializados não devem ser oferecidos, pois reduzem o apetite e competem com alimentos mais nutritivos, além de determinar o paladar dos filhos muitas das vezes até a idade adulta, já que os alimentos industrializados recebem aditivos para ressaltar o sabor, gerando sensações que não estão presentes no alimentos naturais. “Quando a criança vai comer um legume, ela diz que não tem gosto ou faz cara feia. Esses aditivos podem deixar a criança com hiperatividade e levar à obesidade. E o mais importante disso tudo é a criança ter o exemplo dentro de casa, pois a criança é o reflexo do que ela vê em casa. Não adianta os pais fazerem uma comida saudável para seu filho e comer comidas industrializadas, biscoitos, doces, não comer frutas, verduras e legumes”, finaliza a especialista.

Crédito: divulgação

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading
Advertisement

Saúde

Médico alerta para problemas crescentes com a fertilidade devido ao uso de testosterona!

Published

on

Nos últimos anos, o uso de testosterona tem se popularizado, o que é bom por um lado, para os homens que sofrem de deficiência e precisam fazer reposição, sem sofrer com medos irracionais como ocorria com frequência dentro do próprio meio médico, mas por outro temos o mal uso e abuso sem conhecimento, crescendo a cada dia.

Homens cada vez mais jovens tem sofrido com deficiência de testosterona, principalmente pelo aumento dos quadros de sobrepeso/obesidade e sedentarismo, assim como também tem usado com intuitos não clínicos. Um efeito colateral silencioso e comum, é a interrupção da produção natural do homem que faz o uso de testosterona externa.

Dr André Rizzuti, médico e autor de uma coleção de livros Best-Sellers sobre testosterona e seus impactos em diversos cenários, explica que na interrupção desse processo de produção de testosterona pelo próprio organismo, também ocorre uma diminuição da produção dos espermatozoides e uma mudança na sua qualidade, reduzindo de forma muito expressiva a capacidade reprodutiva do homem.

Ele também menciona que nos anos 90, a testosterona já foi estudada como contraceptivo masculino e atingiu taxas de 90% de contracepção média. Um número que não era suficiente para utilizá-la como contraceptivo, mas que nos cenários práticos, para os casais que cada vez tem seus primeiros filhos mais tarde pelas mudanças culturais e no mercado de trabalho, pode se tornar um obstáculo importante, principalmente pela associação com o fator feminino.

“A fertilidade é algo que depende do homem e da mulher, no caso da mulher, os 35 anos são um marco importante onde a grande maioria das mulheres começa a ter um declínio da quantidade e da qualidade dos óvulos. Somando na equação o fator masculino em casais com essa faixa etária, temos grandes chances da necessidade de partir para técnicas de reprodução assistida. Temos uma grande procura hoje nos consultórios, por homens que iniciaram o uso, seja para reposição ou outras finalidades e não foram informados dos impactos na fertilidade”. Dr André Rizzuti

Ele ressalta a importância da comunicação dos médicos com seus pacientes sobre o que é reposição e o que não é,para entenderemm bem sua condição e necessidade real de uso e aponta para o planejamento de fertilidade precoce, avaliando todos os fatores do casal.

Recentemente Dr André Rizzuti conduziu uma pesquisa de revisão junto ao Dr Conrado Alvarenga, Urologista e Andrologista pela USP e outra equipe, tentando criar um algoritmo para os médicos identificarem todos os fatores conjugais ligados ao planejamento de fertilidade e a introdução precoce de medicações que possam fazer a manutenção parcial dela, durante a reposição de testosterona e/ou até em casos de pacientes que utilizaram hormônios em outros contextos e obtiveram consequências na contagem e qualidade dos espermatozoides. O Estudo foi publicado na Revista Clínica Terapêutica da Elsevier e trouxe um algoritmo base interessante, discutindo a aplicabilidade de fármacos pouco conhecidos no dia a dia da grande maioria dos profissionais de saúde.

“A testosterona não é um bicho de 7 cabeças, mas no decorrer dos anos muitos mitos sobre ela foram criados dentro do próprio meio médico, muitas informações infundadas e baseadas em opinião, não ciência. É imprescindível que médicos e pacientes entendam com clareza o que é deficiência, o que é reposição e saibam diferir o que é uso e abuso, assim como todas suas repercussões”. Segundo Dr André Rizzuti, essa desinformação sobre o tema, foi uma das principais motivações que o levou a escrever e pesquisar sobre o tema para trazer, sem vieses de autoridade e opinião, uma visão equilibrada e imparcial sobre o tema.

Para aqueles que já estão em uso e desejam ativamente ter filhos, a boa notícia é que segundo as evidências existentes, apenas em uma minoria dos casos a infertilidade é irreversível, no entanto, a recuperação pode variar de indivíduo para indivíduo podendo levar alguns meses até anos. A busca por uma orientação com profissionais qualificados é fundamental. Se você deseja buscar mais informações sobre o tema, nos seguintes links você encontra o Dr André Rizzuti e o Dr Conrado Alvarenga, assim como seus estudos e livros publicados que podem ser acessados nas diversas bases nos sites de busca.

Saiba mais sobre o especialista e os trabalhos que vem desenvolvendo no link abaixo.
https://www.instagram.com/dr.andrerizzuti

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Saúde

Dra. Ana Magnani, especialista em procedimentos estéticos nas celebridades, discorre sobre os benefícios do preenchimento glúteo

Published

on

A injeção de substâncias nos glúteos é feita utilizando líquidos que auxiliam a esculpir o formato corpóreo ajudando a delinear a aparência dos glúteos. Esse procedimento é feito no consultório médico, com anestesia local, sem sedativos, sem necessidade de cirurgia, sem cortes e sem precisar de internação.

O uso de implantes líquidos possibilita corrigir desigualdades localizadas, tanto na região superior quanto na inferior do bumbum, preencher a área lateral chamada depressão trocantérica, e outras modificações, conforme indicado individualmente para cada paciente e orientado pelo médico responsável.

No momento, existem cinco produtos aprovados pela Anvisa para serem vendidos no mercado brasileiro: ácido hialurônico, hidroxiapatita de cálcio, policaprolactona, ácido polilático e polimetilmetacrilato ou PMMA, sendo este último permanente. A escolha do produto a ser usado é uma decisão a ser tomada em conjunto com o médico.

A aplicação de substâncias injetáveis é um processo que somente profissionais da área da saúde podem realizar, após uma consulta presencial em que todas as suas perguntas sejam esclarecidas.

Quais são as informações que você precisa conhecer?

Assim como todo procedimento médico, o preenchimento apresenta potenciais riscos. Antes de realizar a intervenção, é fundamental considerar três aspectos principais: o médico responsável, o produto utilizado e o ambiente onde será realizado.

Conforme mencionado previamente, o preenchimento é um procedimento médico que necessita ser realizado por um profissional devidamente registrado no conselho regional de medicina do Estado onde o tratamento será efetuado. O dispositivo a ser empregado necessita ser aprovado pela Anvisa para ser utilizado legalmente no Brasil. Cada um dos itens utilizados pode conter uma ou mais marcas registradas. É essencial checar no portal da Anvisa se a marca está autorizada para ser comercializada, assim como a data de validade do registro.

Antes de proceder, é fundamental certificar-se de que a marca prometida pelo médico é a mesma que será utilizada. Solicite que o produto seja aberto na sua presença e verifique o lote e a validade nas ampolas da substância preenchedora a ser aplicada. Feito com microcânulas, o preenchimento é um procedimento pouco invasivo, ou seja, não cirúrgico e pode ser realizado em consultório, contanto que o local tenha autorização da vigilância sanitária garantindo condições adequadas de limpeza.

Na consulta presencial serão levadas em conta as suas preocupações, avaliados o seu corpo e histórico de saúde, além de discutida a necessidade e opções de procedimento para o seu caso. As principais opções para melhorar a aparência dos glúteos são a gluteoplastia, lipoescultura ou preenchimento.

Caso haja recomendação do médico e concordância do paciente, é necessário escolher a substância e a marca do produto a ser empregado no preenchimento, os quais podem variar de acordo com o propósito do procedimento: aumento de volume, levantamento, sustentação, correção de irregularidades, definição de contorno, entre outras finalidades.

A aplicação é feita com a aplicação de anestesia local e, em seguida, o profissional faz uma pequena perfuração com uma agulha convencional para possibilitar a distribuição do preenchimento com microcânulas, que possuem uma ponta arredondada.

A entrega do item é feita nos lugares e quantidades apropriados, de maneira a alcançar o propósito do tratamento de acordo com a análise do profissional de saúde.

A intervenção tem a duração aproximada de uma hora e é possível retomar as atividades habituais no próprio dia. Tarefas como estar sentado, dirigir e trabalhar podem ser realizadas sem problemas. As únicas limitações se referem à prática de atividades físicas na região tratada e à exposição ao sol, as quais devem ser evitadas por pelo menos uma semana, ou de acordo com a orientação do profissional de saúde.

Uma revisão pós-operatória está programada para daqui a um mês, a fim de verificar se será necessário algum retoque ou procedimento adicional.

Acesse o perfil da Dra. Ana Magnani no Instagram através do link: https://www.instagram.com/dra.ana.magnani?igsh=eXh1OTVoejZhZ3N4

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Saúde

“Melhorar a alimentação e o estilo de vida é fundamental no combate a diabetes”, diz endocrinologista Laercio Raposo

Published

on

Em entrevista ao programa, nesta terça-feira (30), o médico ENDOCRINOLOGISTA Dr. Laercio Raposo comentou sobre os cuidados e formas de tratamentos para o diabetes.

O médico explica que o diabetes possui dois tipos principais: o tipo 1 e o tipo 2. “O tipo 1 é aquele que até criança tem, onde o pâncreas para de produzir a insulina. A insulina seria um hormônio que o corpo produz para quebrar os açúcares no corpo, os carboidratos. A pessoa que tem muito açúcar no sangue é a pessoa diabética. O Diabético tipo 1 usa insulina para poder melhorar a glicose do organismo”, explica. Já o tipo 2 ocorre em pacientes com resistência à ação da insulina. “São usadas algumas medicações para melhorar a ação da insulina no corpo. Segundo o médico, atualmente existem outros tipos mais raros de diabetes. “No caso da diabetes tipo 1 é um problema autoimune, ou seja, nosso próprio corpo produz anticorpos contra o pâncreas, por isso, ele produz menos insulina, e o diabético tipo 2, o próprio pâncreas pode entrar em falência com o tempo. Começa a ficar mais preguiçoso. Em situações especiais, como diabetes gestacional, o controle da glicose deve ser mais rígido.” Hoje se sabe também que existe uma diabetes que é mesclada entre a tipo 1 e o tipo 2. “Seria o diabético tipo 1 que começa a ganhar peso e acaba tendo resistência a insulina.”, relata.

Os principais pontos de atenção com relação ao diabetes são os cuidados com a questão alimentar, prática de exercício físico, controle da obesidade, do estresse e do sono. “O único culpado da pessoa ter diabetes não é apenas do açúcar, mas o que leva a pessoa a ter diabete, seria não se cuidar em relação ao estilo de vida. Temos mais de 500 milhões de diabéticos no mundo. Desses, 1% vai morrer por ano. Disso, 90% são diabéticos do tipo 2, que desenvolveram a diabetes com a idade, porque não cuidaram com relação a obesidade, alimentação, exercício físico, etc”, alerta. O uso de medicação é “muito importante”, segundo o médico, porém é necessário dar atenção a estes cuidados gerais também.

Laercio ainda acrescenta. “E por que tentamos controlar o peso dos pacientes diabéticos? Porque quanto mais gordura corporal a gente tem, mais resistência á insulina a gente tem, e menor é a quebra da glicose por parte da insulina que o paciente produz”, pontua.

O Dr. Laercio Raposo, médico endocrinologista, esclarece os fatores que podem desencadear a diabetes. “É uma doença que surge por diversos fatores, como o aumento de peso, a falta de exercícios, o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar e gordura, e o histórico familiar”, destaca o especialista.

O Dr. Laercio Raposo, medico endocrinologista, tem previsão de abrir uma clinica especializada em diabéticos no centro de Florianopolis. Acredito que deva estar inaugurando no início do próximo semestre. Explica Laercio.

Além disso, o Dr. Laercio alerta para os sintomas que demandam atenção. “A diabetes se manifesta quando a glicose no sangue atinge níveis muito altos. Os principais sintomas incluem cansaço, aumento da ingestão de água, frequência urinária elevada e intensa sensação de fome. Esses sinais são um alerta para buscar assistência médica e verificar os níveis de açúcar no sangue”, enfatiza.

O tratamento da diabetes, segundo o Dr. Laercio, é oferecido na atenção básica e exige uma mudança abrangente no estilo de vida. O paciente deve modificar toda a alimentação e o estilo de vida, além de seguir o tratamento medicamentoso, que pode incluir a conhecida Metformina. A responsabilidade pelo tratamento recai principalmente sobre o paciente, que deve seguir as orientações médicas”, conclui o médico.

Saiba mais sobre o especialista e os trabalhos que vem desenvolvendo no link abaixo.
https://www.instagram.com/dr_laercio_raposo?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=ZDNlZDc0MzIxNw==

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Business6 horas ago

Espaço Mansão de Vidro é referência para eventos de sucesso no Tatuapé (SP)

Localizado no charmoso bairro do Tatuapé, o Espaço Mansão de Vidro se destaca como um refúgio urbano para a realização...

Business6 horas ago

BYD Dolphin oferece eficiência, tecnologia e design inspirado no mar

Testamos o BYD Dolphin pela Economia S.A. e Viajar S.A., e podemos afirmar: este carro é diferente de tudo o...

Geral7 horas ago

“TV CNAB: Cultura em Foco” estreia nesta quinta-feira, 2 de maio, na plataforma Dailymotion

O novo programa “TV CNAB: Cultura em Foco” estreia nesta quinta-feira, 2 de maio, na plataforma de vídeos Dailymotion. O...

Negócios10 horas ago

Innoveway e Wemkt Firmam Parceria para Potencializar o Mercado de Suplementação Vitamínica

A Innoveway, empresa de suplementos vitamínicos de alta qualidade, focada em promover saúde e bem-estar, e a Wemkt360, agência de...

Moda10 horas ago

Novas Representantes de Goiás são Eleitas para representar o estado em 2024

Na emocionante noite de 24 de abril, o luxuoso Hotel Oft Alfre Hotels, conhecido por seu espaço amplo e aconchegante,...

Negócios10 horas ago

Espaço de vida Saudável FitFood Nutrition Chácara Santo Antonio e Agência WEMKT360: Uma Parceria Pela Saúde e Bem-Estar na Zona Sul Paulista

Recentemente, o espaço de vida saudável FitFood Nutrition Chácara Santo Antônio abriu suas portas no bairro, trazendo consigo uma proposta...

Negócios10 horas ago

IR: saiba como declarar seu consórcio e não cair na malha fina

Especialista do Mycon, primeira fintech de consórcios digitais do Brasil, fala mais sobre o tema e esclarece algumas dúvidas para...

Geral12 horas ago

Adriana Accorsi recebe a empresária Xenia Dandrade

A deputada delegada Adriana Accorsi tem sido uma verdadeira aliada da população carente de Goiânia, como evidenciado pelo seu apoio...

Negócios12 horas ago

Todos Nós Podemos vêm revolucionando o consumo no Brasil

Transformando vidas e criando oportunidades através do primeiro meio de pagamento colaborativo da América Latina Todos Nós Podemos, empresa fundada...

Famosos12 horas ago

Conheça a história Priscilla B. Repórter que ficou conhecida no Canadá

Priscilla B., natural de Campo Mourão, nascida em 26 de maio de 1981, conhecida popularmente como Pricy Barros, é uma...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed