Barra
Connect with us

Tecnologia

Especialista cita quatro tendências tecnológicas que estarão em alta no ano de 2024

Published

on

De acordo com Rafael Franco, CEO da Alphacode, as novidades indicam um futuro repleto de inovação

O universo da tecnologia não para de apresentar inovações que tem o poder de moldar o futuro da sociedade. À medida que nos aproximamos de 2024, já é possível vislumbrar algumas tendências tecnológicas que prometem dominar o cenário global. Desde avanços na inteligência artificial até revoluções na realidade virtual, esses conceitos têm o potencial de transformar radicalmente a forma como as pessoas vivem, trabalham e se relacionam.

Dados levantados pela TNS Research apontam que empresas que investem em tecnologia maximizam sua receita, crescendo aproximadamente 60% a mais se comparado às companhias que deixam esse investimento de lado.

Rafael Franco, CEO da Alphacode, empresa que atua em São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Orlando (FL-EUA), responsável pelo desenvolvimento de aplicativos para marcas como Habib’s, Madero e TV Band, mostra quais são as quatro principais tendências que irão ditar o mercado em 2024.

1 – Inteligência artificial aprimorada
O especialista acredita que a inteligência artificial está ficando ainda mais inteligente. A capacidade de aprendizado será ainda mais aprimorada, permitindo a adaptação em contextos complexos com uma precisão surpreendente.
“Da automação de tarefas rotineiras à personalização avançada no atendimento ao cliente, devemos nos preparar para ver a IA em todos os cantos de um negócio, impulsionando a eficiência, a produtividade e a capacidade de tomar decisões informadas em tempo real”, relata.

2 – Realidade estendida irá chegar de vez
A apresentação do Apple Vision foi uma grande surpresa, prometendo chacoalhar o mercado a partir do primeiro semestre.
A ideia de um mundo virtual para comprar, socializar e explorar está se tornando cada vez mais realista à medida que essa tecnologia avança a passos largos. “O conceito promete não apenas transformar a forma como interagimos com a realidade digital, mas também como conduzimos negócios e nos conectamos com outras pessoas”, declara.

3 – Maior segurança digital
Com o aumento alarmante dos ataques cibernéticos em escala global, as soluções de segurança estão se tornando mais sofisticadas para enfrentar essas ameaças crescentes.
A complexidade dos perigos digitais está incentivando a pesquisa e o desenvolvimento de soluções avançadas. “Com isso, a cibersegurança não apenas se consolidará como uma prioridade crítica para empresas e organizações, mas também surgirá como uma grande área de investimento no próximo ano”, pontua.

4 – Banco como um serviço
Para o CEO da Alphacode, o conceito de BAAS, ou Bank as a Service, está transformando a forma como as empresas, mesmo aquelas fora do setor financeiro, podem interagir com seus clientes. “Essa inovação tecnológica permite que companhias ofereçam uma gama completa de soluções bancárias. Com a integração de serviços financeiros, como contas digitais, pagamentos, empréstimos e investimentos, os clientes têm uma experiência aprimorada”, revela.
Essas tendências representam grandes oportunidades para aprimorar a eficiência, a personalização e a segurança em todos os aspectos da vida digital. “O futuro tecnológico está rapidamente se tornando o presente, e é essencial que estejamos preparados para abraçar essas mudanças em constante progresso”, finaliza Rafael Franco.

Sobre Rafael Franco
Empresário que atua no mercado de tecnologia há 20 anos, a paixão o levou a se aprofundar nesta área e por isso se graduou em Ciência da Computação com pós em Engenharia de Software. Também foi executivo de multinacionais liderando projetos premiados por grandes empresas. Em 2015 fundou a Alphacode, empresa presente em São Paulo, Curitiba (PR) e Orlando (FL-EUA) em que atualmente é CEO. Lidera um time de especialistas em experiências digitais com grande destaque para projetos de aplicativos mobile, sendo responsável por projetos de grande porte neste segmento como Grupos Habib’s, Madero e TV Band. Comanda o time responsável por dezenas de aplicativos que atendem mais de 20 milhões de pessoas todos os meses, principalmente nos segmentos de Delivery, Saúde e Fintechs.
Para mais informações, acesse o site ou pelo instagram.

Continue Reading
Advertisement

Tecnologia

Redes Cordiais e Agência Cuíca lançam guia de influência responsável para a COP30

Published

on

Publicação inédita oferece orientações estratégicas e combate à desinformação para influenciadores na cobertura do mais relevante evento climático mundial

Com a Conferência das Partes da ONU sobre o Clima (COP30) se aproximando e com a realização pela primeira vez no Brasil, em Belém, temas de ESG tomam conta da internet. Para contribuir com um debate pautado em dados e contra a desinformação, a Agência Cuíca e o Redes Cordiais juntaram esforços para lançar o “Guia de Influência Responsável para a COP30”. O material pode ser acessado aqui e pretende apoiar criadores de conteúdo e ativistas que querem cobrir ou falar sobre o maior evento climático do planeta de forma consciente, estratégica e aprofundada.

Para marcar o lançamento, as organizações farão um live no Instagram no dia 2 de julho às 19h (acompanhe em @redescordiais @lailazaid e @observatoriodoclima), com a participação da ativista e influenciadora climática Laila Zaid; da diretora-executiva do Redes Cordiais, Clara Becker; e do Petroleco, o mascote infiltrado pelo lobby dos combustíveis fósseis na Central da COP, uma iniciativa do Observatório do Clima que fala das mudanças climáticas como se falasse de futebol.

Influência com propósito: como comunicar a crise climática com responsabilidade

A COP30 vai reunir representantes de quase 200 países, ativistas, cientistas, políticos, empresários e movimentos sociais para o debate sobre o futuro do planeta. O guia destaca que a COP não é um evento de turismo ecológico ou uma “feira de ONGs”, mas sim um espaço de disputa política, econômica e narrativa, onde o rumo das políticas climáticas mundiais é decidido. “Se queremos que os interesses dos povos do hemisfério Sul, da Amazônia, das periferias e dos territórios estejam em jogo, esse espaço precisa ser ocupado com estratégia”, afirma Laila Zaid, da Agência Cuíca, que reúne influenciadores climáticos.

O conteúdo foi organizado com orientações claras e dicas práticas sobre o que é e o que não é pauta da COP, sobre o combate à desinformação e sobre como se desviar das críticas superficiais. A colaboração do Redes Cordiais trouxe uma seção sobre os perigos da desinformação, que funciona como uma ferramenta de guerra política, apelando para a emoção, atacando soluções climáticas e explorando algoritmos de redes sociais. O guia incentiva os influenciadores a desenvolverem “ceticismo emocional”, checando fontes, buscando informações em sites confiáveis e utilizando ferramentas de verificação.

“Estar na COP30 é um privilégio e uma responsabilidade. Mais do que registrar o crachá, é preciso mergulhar no que não está nos holofotes e oferecer informações confiáveis, diversas e relacionadas ao que afeta a vida das pessoas diretamente”, enfatiza Clara Becker, diretora-executiva do Redes Cordiais.

A publicação também destaca a importância de conectar o local ao global, aprofundar-se em recortes específicos, ouvir vozes locais contextualizadas, usar dados e fontes confiáveis, e comunicar com emoção e embasamento. A cartilha propõe ideias de conteúdo para influenciadores, como debates sobre justiça climática, petróleo na Margem Equatorial, desmatamento e agronegócio no Pará, mineração e mercúrio, e financiamento climático.

Para além da cobertura na COP 30

Para influenciadores que não puderem estar presentes na COP de Belém, a cartilha sugere traduzir os debates, pressionar lideranças políticas locais, fortalecer vozes amazônicas e periféricas e usar a plataforma para furar bolhas. O material ressalta que o conteúdo é coletivo e que ninguém faz tudo sozinho, incentivando a amplificação de vozes de base e a colaboração com organizações, coletivos e jornalistas.

O “Guia para influência responsável na COP30” é um convite para influenciadores se prepararem com profundidade, estratégia e comunicarem com informações baseadas em dados, transformando a COP30 em uma oportunidade histórica para o debate climático.

Continue Reading

Tecnologia

NOVA NO MERCADO, SUPER PIX CHEGA PARA REVOLUCIONAR O SETOR DE SORTEIOS ON-LINE E LEGALIZAR CAMPANHAS DIGITAIS

Published

on

Com sede no bairro do Brooklin, em São Paulo, a Super Pix surge como uma empresa inovadora especializada na realização de sorteios on-line e na legalização de campanhas promocionais, oferecendo segurança jurídica e respaldo técnico para influenciadores, afiliados e marcas.

Totalmente regulamentada, a Super Pix segue todas as diretrizes exigidas pelo Governo e pelas plataformas digitais, atuando com um objetivo claro: profissionalizar o setor de sorteios e regularizar iniciativas que hoje operam na informalidade.

A empresa conta com uma equipe técnica altamente qualificada, formada por profissionais com mais de 20 anos de experiência no mercado de marketing, publicidade e promoções. Este time é responsável por planejar e executar campanhas completas, oferecendo desde treinamentos, mentorias, gestão de tráfego pago até estratégias personalizadas para micro, médios e grandes influenciadores.

Além disso, a Super Pix oferece suporte completo para a homologação de campanhas promocionais, garantindo que cada ação esteja em conformidade com a legislação vigente. A proposta é simples e ambiciosa: transformar o cenário atual e promover um ambiente seguro, ético e lucrativo para todos os envolvidos no ecossistema dos sorteios on-line.

 

“Queremos ser referência em transparência e profissionalismo. A missão da Super Pix é trazer segurança para quem promove e credibilidade para quem participa,” afirma a diretoria da empresa.

A Super Pix chega ao mercado com o propósito de inovar e liderar uma nova era de campanhas promocionais legais, eficazes e transformadoras.

Continue Reading

Geral

Servidor da UFC é selecionado para programa nacional de inovação com pesquisa sobre preservação de memória audiovisual

Published

on

Estudo quer impedir que a produção cultural e educativa das universidades públicas se perca e propõe um sistema para que qualquer pessoa possa acessar esse conteúdo online, de forma gratuita

Transformar a memória audiovisual universitária em acervo acessível e preservado digitalmente: essa é a missão da pesquisa do bibliotecário e mestre em Ciência da Informação Francisco Edvander Pires Santos, servidor da Universidade Federal do Ceará (UFC), recentemente selecionado para o programa Catalisa ICT, do Sebrae Nacional. A iniciativa apoia projetos com potencial de se tornarem soluções inovadoras para desafios sociais e econômicos.

A pesquisa de mestrado de Edvander Pires, defendida em 2018 no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFC, propôs critérios e diretrizes para a gestão de imagens em movimento e acervos sonoros produzidos nas universidades federais, com base na atuação do bibliotecário como mediador e organizador da informação digital. A dissertação resultou em uma proposta de estruturação de um repositório audiovisual no software DSpace, tecnologia amplamente utilizada para preservação digital e acesso aberto. 

O trabalho parte de uma realidade comum nas instituições públicas: conteúdos valiosos, como documentários, videoaulas, podcasts e espetáculos artísticos, frequentemente ficam dispersos em mídias físicas, canais informais ou arquivos pessoais, sem garantia de preservação ou acesso público. A proposta de Edvander visa reverter esse cenário, oferecendo um modelo técnico e metodológico para organizar, catalogar e disponibilizar esse patrimônio, valorizando a memória institucional das universidades.

A dissertação teve orientação da Profa. Dra. Maria Giovanna Guedes Farias e coorientação do Prof. Dr. Luiz Tadeu Feitosa. Entre os ambientes de pesquisa analisados estão o Curso de Jornalismo, a Casa Amarela Eusélio Oliveira, o Programa UFCTV, a Rádio Universitária FM, a Biblioteca de Ciências Humanas e o Coral da UFC. O estudo também contribui com a perspectiva de acesso aberto ao conhecimento, um princípio fundamental da ciência contemporânea.

Para Edvander, o reconhecimento pelo programa Catalisa ICT amplia o alcance da pesquisa e reforça seu compromisso com a sociedade. “Preservar a memória audiovisual de uma universidade pública é preservar a história da própria sociedade. A cultura, a ciência e os debates que ocorrem nesses espaços impactam diretamente a vida das pessoas. Garantir o acesso a esse conteúdo é democratizar o conhecimento e reconhecer o valor do que produzimos como instituição pública”, afirma.

A seleção para o programa Catalisa ICT reconhece o potencial de impacto da pesquisa ao estimular a transformação de projetos acadêmicos em soluções tecnológicas e empreendedoras. Com apoio do Sebrae, Edvander deverá receber mentorias, capacitação e conexões com ecossistemas de inovação que podem viabilizar a aplicação prática do seu trabalho em outras universidades e instituições públicas.

O programa Catalisa ICT é uma iniciativa do Sebrae Nacional que conecta mestres e doutores ao setor produtivo, promovendo a transformação de pesquisas acadêmicas em negócios inovadores de base tecnológica. A seleção é realizada em nível nacional e inclui etapas de capacitação, mentorias e acesso a editais de fomento e mercado.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Entretenimento2 horas ago

FILHOS DE JORGE AVANÇAM PARA A ÚLTIMA ETAPA RUMO AO GRAMMY LATINO 2025

Banda baiana entra na fase decisiva antes do anúncio oficial dos indicados e mobiliza fãs e imprensa para fortalecer a...

Geral9 horas ago

Claudia Knutsson é celebrada por atuação global em solenidade paulista

A paranaense foi nomeada diretora executiva mundial de expansão nas áreas de inovação criativa, comunicação e desenvolvimento sustentável Empresária, jornalista e...

Empreendedorismo11 horas ago

Founder da Ana Gaming, Nickolas Ribeiro mira crescimento sustentável da empresa

Marcas do grupo patrocinam Santos, Vitória, Mirassol e Fortaleza A Ana Gaming, grupo que opera as marcas 7K, Casino e...

Negócios12 horas ago

Advogado e professor goiano palestra no Congresso Nacional dos Tribunais de Contas, no Rio

Carlos André Pereira Nunes, professor, advogado especialista em redação jurídica e normativa, dividiu painel com Heloisa Fischer, fundadora do projeto...

Negócios13 horas ago

Probabilidades com bom humor: o que é mais fácil, acertar um jackpot ou nascer em 29 de fevereiro?

“Dados na Mesa” elenca comparações divertidas entre eventos improváveis do cotidiano com chance de vencer em cassinos online Afinal, o...

Saúde13 horas ago

Maristela Carvalho: nova sensação do Instagram

Com presença e profundidade, Maristela Carvalho leva a psicanálise para além do consultório Em tempos de superficialidade algorítmica, em que...

Geral14 horas ago

Leonardo faz pedido inusitado a Poliana Rocha na cama e reação viraliza nas redes

Na noite da última quarta-feira (6), Poliana Rocha, de 48 anos, e o cantor sertanejo Leonardo, de 62, protagonizaram um...

Saúde15 horas ago

Envelhecimento saudável ganha força entre brasileiros e impulsiona cuidados com a pele

A busca por envelhecer com qualidade de vida e autoestima tem mudado a forma como os brasileiros cuidam da pele....

Entretenimento15 horas ago

Elaine Cristtina lança “Isso Aqui é um Boteco” com participação de Cris Assunção pela Radar Records

Reconhecida como A Rainha do Modão, a cantora Elaine Cristtina, une forças com a talentosa Cris Assunção para lançar o...

Negócios16 horas ago

Hugo Martelinho de Ouro: referência em consertos e formação prática na arte do martelinho

Com mais de 8 anos de experiência no mercado, Hugo Martelinho de Ouro é hoje um nome respeitado tanto no...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed