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Estudo revela que 26,7% dos trabalhadores brasileiros estão em risco para a insegurança psicológica

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Pesquisa realizada pela Moodar coletou dados com mais de 12 mil funcionários de 171 empresas nos últimos três anos

O bem-estar dos trabalhadores tornou-se uma preocupação cada vez mais presente nas empresas. Uma pesquisa conduzida pela Moodar – plataforma de cuidado emocional para RHs -, que envolveu 171 empresas brasileiras de mais de 12 setores e 12.011 colaboradores, revelou que aproximadamente 27% dos profissionais enfrentam insegurança psicológica, o que significa que eles estão vivenciando sinais de sofrimento mental.

De acordo com o estudo, 9,7% deles estão em situação de risco elevado, o que indica uma necessidade urgente de intervenção e apoio, e outros 17,0% estão em risco moderado, vivenciando sinais frequentes de ansiedade. Ao mesmo tempo, a maioria dos respondentes (44,6%) apresenta baixo risco, enquanto os 28,7% restantes são classificados em situação de ausência de risco. A pesquisa, conduzida durante três anos e uma das maiores já feitas sobre saúde mental no Brasil, utilizou uma variedade de fontes, incluindo análises de clima realizadas em empresas parceiras da Moodar e enquetes conduzidas pela startup com empresas de mercado. “A integração dessas fontes foi fundamental para a criação de um relatório coeso que abordasse duas áreas principais: o atual estado da segurança psicológica nas empresas brasileiras e as melhores práticas que os departamentos de Recursos Humanos podem adotar para promover ambientes seguros”, explica Bárbara Lippi, cofundadora e diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Moodar.

A Moodar utiliza como metodologia, desde 2020, um termômetro emocional baseado em uma ferramenta validada para estudos populacionais científicos que mede, por meio de um assessment de sete perguntas, o risco de ansiedade em grupos diversos, elaborando uma escala de quatro níveis: ausente, baixo, moderado e elevado. Aqueles classificados com risco moderado ou elevado estão mais propensos a exibir sintomas com frequência significativa, sendo que estes podem até mesmo necessitar de assistência imediata.

Problemas como intensificação do trabalho, falta de autonomia, conflitos interpessoais e falta de sentido contribuem para questões de saúde mental no trabalho. A pesquisa da Moodar revelou que os anos de 2021 e 2022 foram particularmente desafiadores devido à pandemia, que teve um impacto significativo na qualidade de vida das pessoas. No primeiro ano da pesquisa, 30% encontravam-se em níveis moderado e alto, média que manteve-se em 2022, com 31%.

Para Lippi, a melhora nos indicadores pode ser atribuída diretamente ao fim da pandemia e à reorganização do trabalho. “A pandemia gerou muitas incertezas na população em geral. Empresas precisaram reduzir seus quadros ou até mesmo fechar as portas, além da migração para o trabalho remoto durante o período. Tudo isso acarretou em maiores inseguranças para os colaboradores, mas com o final da pandemia conseguimos ver melhoras significativas, principalmente em empresas que adotaram medidas para mitigar os impactos psicológicos.”

A pesquisa também identificou diferenças significativas entre os setores. Áreas que oferecem serviços jurídicos e de saúde demonstraram maior risco de vulnerabilidade emocional. Por outro lado, as empresas de manufatura, logística e transporte apresentaram menor risco.

Dados sobre os campos de atuação do colaborador também foram levantados. De acordo com a pesquisa, as áreas de sucesso do cliente, suporte, projetos, marketing e administrativo são aquelas que apresentam maior risco de vulnerabilidade em relação à segurança psicológica. Essa análise aponta diretamente para a influência do grau de contato com os clientes, uma característica intrínseca a esses grupos que estão em posição de maior exposição. Outro ponto relevante identificado é que cargos de não gestão estão mais suscetíveis à insegurança psicológica em comparação aos de liderança, o que pode ser explicado pelo estresse em decorrência de possuírem menos controle sobre suas situações de trabalho.

Saúde mental: principais problemas e soluções

A segurança psicológica nas organizações refere-se ao clima e à cultura em que os colaboradores se sentem respeitados, à vontade e sem medo de ser quem são, o que permite que participem ativamente da construção do trabalho. Está relacionada positivamente com a autonomia, desenvolvimento de competências, comunicação com lideranças, relações de transparência e sentimento de pertencimento.

Por outro lado, o principal desafio vivenciado pelo RH para criar ambientes psicologicamente seguros para seus colaboradores é a comunicação deficiente entre líderes e funcionários sobre preocupações de bem-estar. Outros desafios vivenciados envolvem: estigma associado às questões de saúde mental, falta de recursos financeiros para implementar programas de apoio, ausência de modelos de liderança que promovam uma cultura de cuidado mútuo e falta de conscientização e compreensão por parte da liderança. “Encontrar como principais obstáculos aqueles que envolvem o desenvolvimento de soft skills de lideranças mostra mais uma vez a importância de treiná-las para pautas comportamentais, além das técnicas, de forma a alcançar a potência e capilaridade necessárias para as ações de cuidado providas pelo RH”, afirma Lippi.

A pesquisa da Moodar também mostra que há receios vivenciados pelo RH para promover pautas de prevenção ao suicídio. O principal receio consiste em não saber como reconhecer sinais de alerta em alguém que precise de ajuda, o que demonstra que o time que cuida muitas vezes ainda necessita de direcionamentos essenciais sobre ações de cuidado coletivo.

“Esses resultados nos proporcionam insights valiosos sobre os principais desafios enfrentados pelos departamentos de Recursos Humanos ao promover a cultura de saúde mental. Agora, somos capazes de oferecer orientações específicas para mitigar esses desafios”, finaliza Lippi.

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Nova função do Instagram permite reorganizar o feed

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A especialista em marketing digital e estratégias de redes sociais, Camila Silveira fala sobre a funcionalidade

O Instagram acaba de liberar uma função que promete agradar desde os criadores mais exigentes até os empreendedores atentos à estética da sua marca: agora é possível reorganizar a ordem das fotos no feed, sem precisar deletar ou repostar conteúdos antigos. De acordo com especialista em marketing digital e estratégias de redes sociais, Camila Silveira, com a novidade, usuários poderão editar a sequência de postagens no perfil — escolhendo quais fotos, vídeos ou carrosséis devem aparecer primeiro na grade visual. A funcionalidade, chamada “editar ordem do feed”, já está sendo liberada gradualmente para contas comerciais e de criadores de conteúdo.

“Como especialista em estratégias de vendas e autoridade digital, vejo com bons olhos a atualização — principalmente para quem trabalha com identidade visual bem definida, como arquitetos, consultores de imagem, nutricionistas e marcas pessoais que investem em conteúdo visualmente harmônico”, destaca Camila Silveira.

Segundo Camila, a nova função permite:

-Corrigir quebras na estética do feed
-Destacar posts estratégicos com maior relevância
-Reorganizar campanhas por ordem lógica
-Fortalecer a primeira impressão visual do perfil

A especialista faz um alerta profissional: “O cliente é impactado por um único post relevante, não pela estética perfeita do feed. Antes de tudo, vem o conteúdo que prende e gera valor. E essa é a verdade que muitos esquecem”.

O que realmente gera alcance e conversão?
Se por um lado a estética pode gerar confiança e transmitir profissionalismo, por outro, o algoritmo do Instagram não considera a organização do feed como fator de ranqueamento ou entrega. De acordo com Silveira, o gera alcance são:

-Postagens com alto engajamento (salvos, comentários, compartilhamentos)

-Relevância do tema para o público

-Consistência de publicação

-Tempo de permanência no conteúdo

“Ou seja, mesmo com o feed visualmente “perfeito”, um post vazio de estratégia continuará passando despercebido”, alerta.

Camila Silveira diz que a organização do feed pode sim influenciar a decisão de seguir ou não um perfil — especialmente em nichos visuais — mas o que retém o seguidor e converte em cliente é a mensagem clara, o conteúdo que resolve dores reais e a conexão emocional criada.

Ela diz que orienta alunos e mentorados a focarem primeiro em:

Postagens com CTA (chamada para ação)
Conteúdo que ensina, inspira ou responde dúvidas frequentes
Vídeos curtos (Reels) com valor direto
Humanização da marca ou profissional

A especialista diz que só depois disso, vem a organização estética como reforço de autoridade e identidade — e não como ponto de partida.

“A nova função de reorganizar o feed do Instagram é bem-vinda, sim. Ela amplia a liberdade criativa e pode ajudar a contar melhor a história da marca. Mas não substitui o essencial: conteúdo com intenção, estratégia e foco em conversão”.

Ela afirma que o que vai fazer diferença são as postagens. “Quem compra não é o feed. É o post que emociona, resolve ou transforma.”

Quer aprender a transformar seu conteúdo em uma vitrine que vende todos os dias? Me acompanhe nas redes e descubra como aplicar estratégias simples com resultados reais.

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Sítio alegre tá na moda 2025 supera expectativas e consolida sítio alegre como potência regional em confecções

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Evento em Morrinhos ultrapassa R$ 4 milhões em negócios e fortalece Sítio Alegre como polo estratégico da moda no Ceará.

O setor da moda tem se consolidado como uma das engrenagens mais importantes da economia do Ceará, especialmente pelo avanço da produção têxtil fora dos grandes centros urbanos. O movimento de interiorização da moda no Nordeste vem revelando novos polos criativos e produtivos, e um dos territórios que mais se destaca nesse cenário é o distrito de Sítio Alegre, em Morrinhos, região norte do estado.

Foi nesse contexto que o evento “Sítio Alegre Tá na Moda 2025” marcou um novo capítulo para a moda cearense, ao unir negócios, networking e identidade local em um só espaço.

Realizado no último sábado, 7 de junho, o encontro superou todas as expectativas de público e geração de negócios, movimentando a economia local e reafirmando o potencial de Sítio Alegre como polo estratégico da confecção no Ceará. A estrutura moderna da Arena BR Inox recebeu compradores, lojistas, fabricantes e fornecedores de diversas regiões do estado e do Brasil, gerando conexões comerciais e visibilidade para a produção local.

Idealizado com o propósito de fortalecer a cadeia produtiva da moda no interior, o evento é uma iniciativa da Uniconfecções e do Sebrae, e contou com o apoio de instituições como FIEC, SESI, SENAI e IEL, além de prefeituras e lideranças políticas da região. A expectativa inicial era movimentar cerca de R$ 2 milhões em negócios. No entanto, segundo a organização, o volume ultrapassou os R$ 4 milhões, consolidando o evento como um marco para a economia criativa do Ceará.

A presença de nomes como Fernando Ibiapina (diretor regional da FIEC), Daniel Gomes (presidente do Sindiconfecções), os deputados estaduais Sérgio Aguiar e Robério Monteiro, além de prefeitos de municípios vizinhos, reforçou a importância estratégica do evento para o desenvolvimento regional. Para a população de Morrinhos e distritos próximos, o Sítio Tá na Moda se afirma não apenas como vitrine comercial, mas como uma oportunidade real de geração de renda, valorização cultural e fortalecimento de uma vocação que já é tradição local: o “fazer com as próprias mãos”.

A empresária Cláudia Lima, CEO da Planeta Têxtil, destacou a potência da iniciativa:

“Participar do evento ‘Sítio Alegre Tá na Moda’ foi uma experiência extremamente gratificante. Parabenizamos os organizadores e todas as empresas envolvidas pela excelência na condução do evento, que foi marcado por organização, acolhimento e um forte espírito de colaboração. Ficamos encantados com a força e a originalidade da história que os fabricantes de Sítio Alegre estão construindo.”

A programação contou também com presença digital e entretenimento. Influenciadores como Tales Girão, Brena Jéssica e Ariane Santos movimentaram as redes sociais durante o dia, enquanto a DJ Monkys foi responsável pela trilha sonora que deu o tom de celebração ao ambiente.

Com patrocínio master da Multigráfica, a edição 2025 do Sítio Tá na Moda confirma que os grandes movimentos da moda também nascem no interior — e que Sítio Alegre não apenas está na moda, mas está na vanguarda da moda cearense.

Serviço

Sítio Tá na Moda 2025

7 de setembro de 2025 | A partir das 8h

Arena BR Inox – Sítio Alegre, Morrinhos/CE

Mais informações: @sitioalegretanamoda

Realização: Uniconfecções, Sebrae

Patrocínio master: Multigráfica

Apoio: FIEC, SESI, SENAI, IEL, Sindiconfecções

 

 

 

 

 

 

 

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David Lyzar: a nova promessa que une o clássico e a modernidade na cena musical

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No universo vibrante da cena musical, entre o vermelho de um palco e o silêncio da noite urbana, uma nova figura tem chamado atenção: David Lyzar. Ainda envolto em mistério, seu nome circula em sussurros, despertando curiosidade e expectativa.

Com uma estética cuidadosamente planejada e gestos coreografados pela alma, o artista de apenas 21 anos, não se limita apenas a criar um espetáculo, mas sim formular uma nova estética e movimento artístico, invocando uma nova era, onde o moderno e o clássico se encontram, formando uma fusão única e envolvente.

Com uma carreira ainda em ascensão, David Lyzar promete continuar surpreendendo e desafiando os limites da arte como experimentação. Sua trajetória é marcada por uma busca constante por novas formas de expressão, sempre com um olhar atento ao passado e ao futuro, criando uma ponte entre diferentes universos artísticos.

Foi nesse contexto que o artista venceu o concurso Voz de Ouro, promovido pelo programa Cuiida Menino por Ricardo Arruda, em parceria com a agência de talentos K-Noroweagen de Kleus Xaiuca. Na final da competição, interpretou a música “Unchained Melody”, conhecida por ser tema do filme Ghost – Do Outro Lado da Vida. Em primeiro lugar, como prêmio, recebeu um troféu de metal e uma viagem à ilha da Madeira, em Portugal, que promete ampliar ainda mais sua experiência e inspiração.

“Essa vitória reflete o amor profundo que nutro pelo canto, não como um gesto casual, mas como um compromisso com a arte e a expressão genuína. Seguimos, com voz, com alma e com o propósito. A experiência está só começando.” afirmou David.

Embora ainda não se conheça todos os detalhes sobre sua trajetória, é certo que algo grande está por vir. E, quando acontecer, certamente não passará despercebido.

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