Musk brasileiro? Capixaba cria primeiro carro elétrico com produção em linha no Brasil - Business Feed
Connect with us

Negócios

Musk brasileiro? Capixaba cria primeiro carro elétrico com produção em linha no Brasil

Published

on

Assim como o bilionário norte-americano, Flávio Figueiredo Assis vendeu uma empresa do setor financeiro para investir em sua própria montadora, a Lecar

Quem acompanhou a trajetória do garoto humilde, que estudou em escola pública e nasceu na pequena cidade de Guaçuí, no interior do Espírito Santo, nunca teve dúvidas de que, apesar das dificuldades, seu futuro seria promissor. Flávio Figueiredo Assis promete fazer história ao lançar o primeiro carro elétrico originalmente brasileiro. Mais do que contribuir para a mudança da matriz energética, impactando positivamente o meio ambiente, sua missão é mudar a imagem do Brasil para o mundo. Sua inspiração é o bilionário norte-americano Elon Musk, que tem uma história semelhante à do empresário.

Formado em Direito e Contabilidade, Assis se mudou para a capital em busca de uma vida melhor. Iniciou sua carreira como bancário e pouco tempo depois partiu para o empreendedorismo, com a criação da Financial Contabilidade que, sob gestão do primeiro funcionário e agora sócio, Iledson Luiz Fracalossi, se tornou referência em benefícios fiscais, atendendo mais de 400 clientes. Logo depois, fundou a Lecard, uma administradora de cartões PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) que chegou a uma movimentação anual de R$ 1 bilhão, fornecendo para mais de 600 prefeituras e órgãos públicos e mais de 3 mil empresas privadas.

 

Em 2022, vendeu Lecard com o intuito de acelerar um sonho ainda mais potente: criar a primeira montadora de carros elétricos do Brasil. A ideia surgiu quando o advogado se deparou com a Lei 8.723, publicada em 1993, que regulamenta a redução de emissões de CO2 de veículos com prazo final em 2027, encerrando a utilização de motores a combustão em veículos automotores fabricados a partir de 2028.

De olho nessa oportunidade, em 02/02/2022, o empresário deu início à Lecar, com sede em Alphaville, São Paulo, e planta Industrial em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. A primeira iniciativa foi formar um time de engenharia automobilística altamente qualificado e experiente. Hoje, a equipe conta com 30 profissionais, muitos deles com passagens importantes por empresas como Gurgel, Troller, JPX, Ford, Toyota, Nissan e Marcopolo.

O capital é 100% próprio, mas a expectativa é fazer o IPO (oferta pública inicial) em 2025. “Além de um projeto que favorece a mobilidade e a sustentabilidade, nosso objetivo é fazer com que o Brasil seja visto de forma valorizada, assim como sempre deveríamos ser vistos. Somos a oitava economia do mundo e ainda não tínhamos nenhuma montadora nacional. Vamos mudar o rumo da história”, pontua.

Ao iniciar o projeto de design do carro, Assis logo identificou a cidade de Caxias do Sul como o melhor local para montar sua fábrica, visto que vários fornecedores do ecossistema de mobilidade se encontram na região. Lá, a equipe desmontou um Tesla a fim entender a engenharia do concorrente à fundo.

Cerca de 35% das peças do Lecar Model 459, o primeiro veículo da companhia, serão importadas da China. Motores e baterias virão do fabricante chinês Wiston, que fornece também para outras duas gigantes do setor: Volkswagen e Hyundai. O restante será produzido no Brasil. “Nosso país é privilegiado, com matéria-prima apropriada e abundante para a produção de carros 100% elétricos”, esclarece.

Sempre atento a oportunidades, os contratos fechados com vários fornecedores preveem a transferência de tecnologia e cooperação técnica, científica e operacional, o que viabiliza uma fábrica de células de bateria e motores elétricos no Brasil, permitindo a autossuficiência na produção de carros elétricos. “Temos em nosso país, 97% dos minerais que compõe as células de baterias. Além de sermos autossuficientes, podemos ainda nos tornarmos protagonistas e uma grande referência no mercado global de veículos elétricos, fornecendo automóveis para outros países. Nossos carros vão interessar a quem cuida do meio ambiente também em outros países”, anima-se o empresário.

Em fevereiro, o carro, cujo protótipo está em desenvolvimento, segue para uma série de homologações em Londres, na Inglaterra, onde será submetido a avaliações de impacto, aerodinâmica e simuladores de segurança. Essa etapa terá duração de até nove meses. Depois disso, o produto entrará em linha de produção, devendo estar disponível ao mercado a partir de dezembro de 2024.

O Lecar Model 459 terá um custo de R$ 279 mil e autonomia de 400km por carga. A carga tributária é de 43%. “Precisamos que o governo se conscientize sobre a importância dos carros elétricos para o Brasil e crie uma política de incentivos a fim de termos preços mais competitivos”, destaca Assis. A empresa também planeja a criação do Lecar POP, uma versão popular e com o uso de baterias e motores elétricos produzidos no Brasil que, com os mesmos incentivos fiscais aos elétricos existentes em diversos países, teria o custo estimado de R$ 100 mil e autonomia de 200km por carga.

A estimativa é produzir 300 veículos por mês já no primeiro ano de fabricação, gerando 600 empregos diretos e R$ 1 bilhão de faturamento. O foco das vendas será a Grande São Paulo, especialmente entre a capital, Campinas e São José dos Campos, onde a empresa deve investir em uma rede de infraestrutura para recarregamento de bateria. Também está previsto, já para 2025, a criação de uma rede de carregamento próprio ao longo de toda BR 101, com carregadores rápidos disponíveis a cada 150km da rodovia. Até 2030, a empresa espera oferecer cobertura total nas principais rodovias do país.

Em um segundo momento, além da expansão para todo o território nacional, o visionário planeja a internacionalização de sua montadora, especialmente para EUA, França, Itália e Mônaco. “Já estamos alinhando uma série de parcerias nesses países para levar nossa marca para o mundo”, orgulha-se.

Em cinco anos, a Lecar pretende produzir 50 mil carros por ano, com geração de 6 mil empregos diretos e R$ 13 bilhões de faturamento anual. A empresa pretende, ainda, criar um plano de assinaturas, mudando a cultura da posse para a de acesso. “As pessoas não precisam ter um carro, o que elas precisam é de mobilidade”, argumenta. A assinatura base para o plano de locação de 36 meses será oferecida por aproximadamente 3% do valor de venda para uma quilometragem mensal de 1 mil km.

O grande diferencial da Lecar é o de não apenas fabricar um carro elétrico no Brasil, mas desenvolver um produto totalmente pensado para o país. “Tenho um Tesla e, definitivamente, ele não foi estruturado para rodar pelas ruas e estradas brasileiras. Ele sofre a cada buraco. Nosso projeto é de um carro feito para os desafios das estradas do Brasil, com tecnologia de ponta, resistência, prazer na direção e alinhado à necessidade de redução de emissões de CO2, que foi o grande motivador para embarcarmos nesse projeto”, finaliza.

Sobre a Lecar:

www.lecar.com.br

A Lecar S/A Indústria Brasileira de Automóveis Elétricos é a primeira montadora de carros elétricos do Brasil. A equipe de engenharia desenvolveu um automóvel 100% elétrico com design, envolvimento e energia totalmente projetado por brasileiros e para brasileiros. O Lecar Model 459 deve ser lançado em dezembro de 2024.

Continue Reading
Advertisement

Negócios

Agência Mix Models se conecta com o mercado de Salvador!

Published

on

A agência boutique Mix Models Agency tem feito ações que vão além dos padrões de mercado!

Eles que tem um time de especialistas trabalhando a todo vapor em carreiras a nível nacional e internacional, tem criado conexões além do que as agências “comuns” fazem. Buscando ampliar seu leque de modelos da diversidade eles se unem num projeto que já existe em Salvador – Periferia do futuro, para um super casting com modelos oriundos da periferia.

Contando com o auxílio local da PJT Models eles receberam mais de 100 modelos que fizeram pra uma seleção supervisionado pelo scouter Zeca Barreto para que pudessem mostrar seu talento e terem novas possibilidades de trabalhos como desfilar na SPFW…

A ação foi um grande sucesso e poderá apresentar novos talentos vindos da periferia, mas que podem ganhar o mundo!

Continue Reading

Negócios

Empresa busca desenvolvedores brasileiros para trabalhos remotos; salário pode chegar a R$ 500.000 por ano

Published

on

A BEON.tech está conectando desenvolvedores de software brasileiros a empresas americanas, fortalecendo o país como um hub global de tecnologia

O mercado de desenvolvimento de software movimentará US$ 3,567 bilhões este ano, com um crescimento anual esperado de 8,95% entre 2024 e 2028, segundo o Statista. Essas previsões destacam a crescente demanda por desenvolvedores de software em meio a uma escassez global de profissionais altamente qualificados, tornando a busca por talentos mais complexa do que nunca. Para enfrentar esses desafios, agências nearshore como a BEON.tech têm recrutado os melhores talentos da América Latina para fornecer expansão de equipe de TI para empresas americanas.

Segundo a IDC, a escassez de habilidades em TI deve impactar nove em cada dez organizações até 2026. Além disso, quase dois terços dos líderes de TI da América do Norte afirmaram que a falta de habilidades resultou na perda de metas de aumento de receita, redução de qualidade das entregas e declínio na satisfação do cliente. Por outro lado, o Brasil possui a quarta maior comunidade de desenvolvedores do mundo, com quase 5 milhões de usuários em plataformas como GitHub, muitos dos quais sonham em trabalhar remotamente para uma empresa no exterior, recebendo pagamentos generosos em dólares. De acordo com Michel Cohen, cofundador da BEON.tech, o teto salarial atinge US$ 100.000 por ano, aproximadamente R$ 500.000, para desenvolvedores experientes.

Contratar profissionais qualificados é uma das chaves para o sucesso, porém, todas as organizações estão suscetíveis a perder tempo e dinheiro em um processo de contratação sem resultados. A BEON.tech está respondendo a essa demanda ao oferecer uma expansão selecionada de equipes de TI para empresas americanas. “Recrutamos os 3% melhores talentos da América Latina e cuidamos de todas as tarefas administrativas dos funcionários, garantindo que o processo de integração seja eficiente e ocorra sem intercorrências. Para os desenvolvedores, facilitamos o acesso a empregos de elite nos EUA, ajudando a construir produtos inovadores em empresas com pelo menos US$ 10MM em receita anual”, afirma o cofundador.

O brasileiro Matheus Fischer, engenheiro de React na BEON.tech, atualmente trabalha para um dos parceiros da empresa em Massachusetts, a Acoustic, que ajuda organizações a cativar clientes com a experiência digital ideal e aumentar o valor vitalício do consumidor. Além dos benefícios de trabalhar em projetos de ponta e receber pagamentos em dólares, ele destaca como o processo de recrutamento da BEON.tech foi cuidadosamente conduzido, algo raro em uma indústria que, muitas vezes, prioriza a velocidade em detrimento da atenção na busca por talentos. “A abordagem durante a entrevista e a forma como eles entraram em contato comigo fizeram toda a diferença. Desde o início, parecia pessoal e atencioso”, afirma.

Para encontrar talentos excepcionais, o processo de recrutamento da BEON.tech inclui avaliações técnicas e análise de profissionais que dominam habilidades interpessoais, como comunicação, resolução de problemas e adaptabilidade. Com o suporte adequado, a empresa promove o crescimento contínuo de carreiras, oferecendo workshops, treinamentos, feedback de desempenho regular e mentoria profissional, tudo com um forte senso de comunidade. “O Brasil tem uma riqueza de talentos em TI com um imenso potencial de crescimento. Estamos muito empolgados para descobrir talentos escondidos e contribuir para promover o país como um polo de profissionais competentes e qualificados na área de tecnologia”, acrescenta Cohen.

Sobre a BEON.tech

A BEON.tech conecta os melhores desenvolvedores da América Latina com as empresas norte-americanas mais inovadoras, promovendo uma grande comunidade de talentos. A empresa se destaca no apoio a oportunidades de trabalho remoto, aprimorando carreiras e impulsionando o crescimento das organizações parceiras. Além de simplificar a integração dos desenvolvedores, BEON.tech possui um rigoroso processo seletivo, focado em profissionais que estão entre os 3% melhores de suas profissões. Através do programa Talent Experience Management, as taxas de rotatividade são as mais baixas no setor. Saiba mais sobre oportunidades de trabalho remoto e envolvimento com a comunidade de desenvolvedores em https://beon.tech/engineers, e siga a BEON.tech no LinkedIn.

Continue Reading

Business

BYD oferece Taxa Zero e IPVA grátis no Dia do Híbrido

Published

on

By

Oferta imperdível acontece amanhã, sábado (21), em todas as concessionárias do Brasil

(20/09/2024) – Neste sábado, 21 de setembro, a BYD promove a campanha “Dia do Híbrido”, com IPVA grátis para toda a linha híbrida plug-in da marca: os SUV’s BYD Song Plus, Song Pro e o sedã King, nas versões GL e GS.
Além do IPVA, a BYD dará R$10.000 de bônus ou taxa a partir de 0% no BYD Song Plus; para o BYD King, são R$10.000 de bônus na troca do seu usado ou taxa a partir de 0% + três anos de revisões grátis; e o BYD Song Pro oferece taxa a partir de 0%.
Os híbridos BYD ainda contam com carregador portátil grátis, oito anos de garantia da bateria Blade e seis anos de garantia do veículo sem limite de quilometragem.
Híbridos Plug-in BYD
Com a tecnologia DM-I, os modelos híbridos da BYD dão liberdade para o consumidor brasileiro escolher se deseja, ou não, carregar na tomada por ser plug-in.
O sistema revolucionário da marca traz um motor de alta eficiência a gasolina e o outro elétrico de última geração, e essa combinação resulta em uma experiência de condução marcada por agilidade, eficiência, conforto e sustentabilidade. Com a bateria totalmente carregada, os modelos tornam-se puramente elétricos e, quando a capacidade da bateria está baixa, ele se transforma em um veículo híbrido com consumo de combustível ultra eficiente.
BYD Song Plus

O BYD Song Plus DM-i é um modelo consagrado no país por seu design arrojado e o carro híbrido plug-in mais amado pelos brasileiros. Recentemente, a versão 2024/2025 conta com a bateria com mais que o dobro de autonomia, de 50km para 105km, visando atender às demandas dos consumidores, que querem poder ir ainda mais longe com um dos carros mais icônicos da marca.

BYD Song Pro

Expandindo a família Song, a BYD apresentou o SUV Song Pro, híbrido plug-in mais eficiente do mercado, que chegou para atender o desejo dos brasileiros de ter acesso a um veículo eletrificado com perfil jovem, tecnologia de ponta, design único, até 1.100 km de autonomia e um preço muito competitivo.
BYD King

O sedã King combina fatores como preço competitivo, design que renova o segmento, tecnologia embarcada de ponta, eficiência energética e o melhor desempenho da categoria que o tornam a melhor opção no segmento PHEV. O modelo representa uma nova opção para o consumidor brasileiro no segmento de sedãs híbridos, trazendo consigo promessas de inovação e eficiência.

Sobre a BYD
Líder na comercialização de veículos elétricos no Brasil e consolidada na fabricação de tecnologia de energia solar, a BYD vem expandindo sua atuação no país, desde sua chegada em 2013. Compromissada em cuidar do planeta e investir na transição energética sem emissão de poluentes, a empresa possui em solo nacional fábricas de montagem de chassis de ônibus 100% elétricos e de produção de módulos fotovoltaicos, ambas em Campinas (SP). Tem também no Polo Industrial de Manaus (AM), uma unidade dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio. Além disso, importa empilhadeiras, paleteiras, rebocadores e caminhões para o Brasil, todos 100% elétricos. Em novembro de 2021, começou a comercialização de automóveis de passeio no país e já conta com diversos modelos e uma rede consolidada de concessionárias em operação. No ano passado deu início ao projeto para a construção do Complexo de Camaçari, na Bahia, onde vai instalar a primeira fábrica de carros fora da Ásia. A companhia ainda é responsável por um projeto de SkyRail (monotrilho) na cidade de São Paulo (SP) (Linha 17 – Ouro do metrô). Eleita pela revista americana Times como uma das 100 empresas mais influentes do mundo, a BYD integra o Pacto Global das Nações Unidas (ONU), uma iniciativa que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Negócios46 minutos ago

Agência Mix Models se conecta com o mercado de Salvador!

A agência boutique Mix Models Agency tem feito ações que vão além dos padrões de mercado! Eles que tem um...

Negócios1 hora ago

Empresa busca desenvolvedores brasileiros para trabalhos remotos; salário pode chegar a R$ 500.000 por ano

A BEON.tech está conectando desenvolvedores de software brasileiros a empresas americanas, fortalecendo o país como um hub global de tecnologia...

Saúde1 hora ago

Maternidade sem Medo: A Visão Humanizada da Dra. Thaís Brasil para a Saúde Feminina

No cenário atual da saúde, a busca por um acompanhamento humanizado e eficiente durante a gestação tem sido uma prioridade...

Business1 hora ago

BYD oferece Taxa Zero e IPVA grátis no Dia do Híbrido

Oferta imperdível acontece amanhã, sábado (21), em todas as concessionárias do Brasil (20/09/2024) – Neste sábado, 21 de setembro, a...

Negócios1 hora ago

Planejamento Matrimonial: Um Passo Essencial para Evitar Conflitos Familiares, Alerta Especialista

Atualmente, o planejamento matrimonial tornou-se cada vez mais indispensável para casais que desejam construir um relacionamento estável e evitar conflitos...

Entretenimento2 horas ago

Ebook de Cassio Cipriano: A Chave para o Sucesso na Gestão Artística

Cassio Cipriano Lança Ebook Essencial para Empresários e Investidores no Showbusiness Cassio Cipriano, um nome respeitado no showbusiness, apresenta seu...

Negócios2 horas ago

SEGSMART Lança Extensão com Agendamento de Mensagens no WhatsApp transformando o app em uma máquina de vendas automática que opera mesmo quando o empreendedor está off-line

Imagine poder programar suas mensagens estratégicas e campanhas automáticas para chegar no momento certo, sem perder um único cliente ou...

Negócios3 horas ago

Canecas Personalizadas da Kit Presentes – Um Toque Especial em Cada Gole

As canecas personalizadas da Kit Presentes em Iporá-GO são perfeitas para presentes criativos e significativos Quando o assunto é presente...

Negócios3 horas ago

Paola Doldán: Uma Trajetória de Sucesso no Comércio de Fronteira

Com mais de 15 anos de experiência, Paola Doldán lidera a transformação econômica e digital do Paraguai Paola Doldán é...

Moda3 horas ago

Scarpa Intimates faz sua aguardada estreia na Paris Fashion Week sob o comando de Clara Funke

Pela primeira vez na prestigiosa Paris Fashion Week, a marca Scarpa Intimates, liderada pela CEO Clara Funke, promete inovar o...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed