Em 2025, a Peanuts™ completa 75 anos. Criada em 1950 por Charles Schulz, a icônica tirinha que apresentou Charlie Brown ao mundo poderia ser apenas mais uma lembrança nostálgica. Mas a realidade é outra — a marca nunca saiu de cena, e, em muitos países, incluindo o Brasil, é sucesso até hoje.
Sete décadas depois de sua estreia nos jornais, o beagle mais famoso da cultura pop está estampado em roupas, embalagens de alimentos, tênis, brinquedos, lojas de departamentos e feeds do TikTok. E uma pergunta continua intrigando até os fãs mais antigos: como um personagem originalmente coadjuvante se tornou o verdadeiro protagonista da marca?
“Em alguns mercados, Snoopy é quase mais conhecido como uma marca de moda, porque os fãs conhecem os personagens mais pelos produtos licenciados do que pelas tiras de quadrinhos. Sempre buscamos parceiros que compartilhem valores semelhantes, seja pela qualidade do produto, pelo relacionamento ou por atingir um público importante para nós”, afirma Hannah Guy Casey, diretora sênior de licenciamento da Peanuts Worldwide.
A resposta começa com a própria evolução da tirinha. Criado como um cão comum, Snoopy ganhou vida, criatividade e protagonismo conforme Charles Schulz percebeu o potencial do personagem. Hoje, ele é piloto de avião, escritor, explorador lunar e até influenciador digital — tudo isso sem dizer uma única palavra.
“Sparky — como carinhosamente é chamado Charles Schulz pela equipe Peanuts — escrevia tirinhas todos os dias há 50 anos. Algumas coisas mudaram organicamente ao longo do tempo, e o público teve um papel importante no crescimento do Snoopy. O que é gratificante é ver como as tiras diárias eram quase como as redes sociais da época, uma pequena história por dia. E elas ainda ressoam com o público hoje”, completa Hannah.
No Brasil, por exemplo, Snoopy tem uma conta ativa nas redes sociais (@snoopybr), onde são disponibilizados diversos vídeos de animações, fantasias do personagem e de Charlie Brown, possibilitando a interação com a sua comunidade de fãs de diferentes gerações. No perfil do TikTok, por exemplo, somam-se mais de 500 mil seguidores em apenas 1 ano e meio de criação.
A Peanuts planeja um ano inteiro de celebrações ao redor do mundo. No Brasil, as homenagens aos 75 anos da turma já começaram com força total. O retorno às aulas ganhou um toque especial com a coleção de papelaria licenciada por marcas como Kalunga, Clio, Luxcel, DAC e Tilibra. No universo da beleza, a Cia Beauty lançou uma collab com Ticiane Pinheiro inspirada em Snoopy. No varejo, Renner, Riachuelo e C&A lançaram linhas exclusivas que unem estilo e nostalgia, enquanto a Panini celebrou com um álbum de figurinhas. As comemorações também chegaram ao universo gastronômico com a linha de chás da Moncloa, e ao entretenimento, com uma área de atividades para a família no Shopping TriMais Places.
No centro dessa estratégia está uma marca que se mantém relevante não apenas pela nostalgia, mas por acompanhar as conversas contemporâneas. Um exemplo disso é o programa global “Take Care with Peanuts”, que convida o público a cuidar de si, dos outros e do planeta — e já realizou ações de reflorestamento na Mata Atlântica e mutirões de limpeza em praias pelo mundo.
Entre as poucas marcas capazes de atravessar gerações sem perder o apelo, a Peanuts encontra em Snoopy um símbolo atemporal, engraçado, sonhador e sempre pronto para embarcar em uma nova aventura.
