Barra Liderança feminina na tecnologia: uma questão que permanece urgente - Business Feed
Connect with us

Tecnologia

Liderança feminina na tecnologia: uma questão que permanece urgente

Published

on

Por Isadora Kimura*

Entre avanços e dificuldades, ainda temos muito o que refletir sobre os caminhos e desafios da liderança feminina no mercado de trabalho, sobretudo no setor de tecnologia. Uma pesquisa feita pela ManpowerGroup mostra que, no Brasil, pouco mais de um terço das empresas (37%) promovem programas internos de desenvolvimento feminino.

Em Tecnologia, a disparidade de gêneros é ainda maior. De acordo com a Pesquisa de Remuneração Total, realizada pela consultoria Mercer, no nível executivo de empresas de alta tecnologia em todo o mundo, a disparidade salarial entre os gêneros chega a 35%. Como fundadora e líder de uma startup no Brasil, acredito que a minha própria experiência pessoal seja similar a de tantas mulheres com os mesmos dilemas, por isso exponho algumas reflexões dessa jornada.

Quando cheguei ao ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica para o meu primeiro dia de aula no curso de Engenharia, me deparei com poucas pares: nós, mulheres, representávamos menos de 8% da turma. Como consequência, éramos um tanto invisíveis e estereotipadas. Não percebi o tamanho do desafio logo de cara, mas o fato é que esse ambiente predominantemente masculino influenciou meu comportamento durante anos, permeando também as minhas primeiras experiências profissionais com comportamentos considerados tipicamente “masculinos”, como assertividade, confiança, ambição e racionalidade. À época, parecia ser a única maneira possível de ser ouvida, respeitada e pertencente ao grupo. Com o tempo e a exposição a referências mais diversas, pude me reconectar com uma identidade profissional mais plural e genuína, exercendo sem medo uma liderança que também fortalece outras características, como empatia, emotividade e intuição.

Já se sabe que líderes mulheres costumam ter mais soft skills – a famosa inteligência emocional –, com características como empatia e resiliência mais afloradas. Para cargos de liderança, essas habilidades são até mais importantes que as competências técnicas. E fazem toda a diferença na hora de navegar por situações críticas. Nós, mulheres, temos uma facilidade maior de engajar pessoas em prol de uma causa ou propósito. E isso não é diferente para as empresas de tecnologia, onde a esmagadora maioria da liderança ainda é composta por homens.

Já existem evidências de que o comando feminino tem a capacidade de aumentar a eficiência em uma organização. Mulheres pontuam melhor que homens em 11 de 12 habilidades socioemocionais-chave, como profissionalismo, colaboração, comunicação e pensamento crítico, de acordo com o Hay Group. Sabe-se também que mulheres em cargos de liderança mostraram mais eficiência durante a crise sanitária mundial.

Entretanto, não podemos nos enganar. Mesmo com muitos avanços, as mulheres continuam precisando fazer mais e melhor para conseguirem as mesmas oportunidades que seus pares homens. Na Tecnologia, em que ainda predomina uma cultura do “Clube do Bolinha”, existem conversas que não casam e eventos de networking pensados para o público masculino, do tipo “Poker Night com Charuto”,  onde as mulheres são desconvidadas ou desencorajadas a participar. Para completar, a maioria dos gestores no mercado são homens, com viés de promoção e mentoria para os seus pares. Isso nos leva a uma falta de modelos de comportamento femininos, com líderes mulheres que possam inspirar e mentorear as demais.

Por que o setor de tecnologia deveria agilizar o equilíbrio entre os gêneros? 

Existe um argumento incontestável para que o mundo das empresas de tecnologia invistam e agilizem a maior equidade entre os gêneros nas altas posições: o fator econômico. Com menos vieses de contratação e promoção para o gênero masculino, mais mulheres cis e trans com altíssimo potencial e performance poderão se destacar, alçando as empresas a melhores resultados. Um estudo da consultoria Mckinsey aponta que empresas que disseminam diversidade e inclusão têm lucros 35% maiores do que as demais. Para além do valor social, cultural e humano, a promoção da diversidade – e da liderança feminina – fomenta o engajamento e a maior realização de cada pessoa no ambiente de trabalho.

É também inegável que times mais diversos servem melhor às necessidades complexas da nossa sociedade. No Brasil, bons exemplos de novas empresas de tecnologia com as mulheres à frente são justamente focadas na saúde feminina, como Theia, Oya Care e Bloom Famílias. Elas movimentam milhões e só existem por conta da criação de times diversos, que conhecem essa temática a fundo.

Outra questão que precisa ser discutida é a diversidade de pensamento e de experiências que a visão da liderança feminina traz ao setor. Novas perspectivas são o combustível de novas soluções, e é disso que as empresas de tecnologia precisam. Gosto muito do livro “Mulheres Invisíveis”, de Caroline Criado Perez (Intrínseca, 2022). Para a autora, a mulher no comando produz um impacto sistêmico na estratégia e costuma trazer uma visão de mundo mais abrangente, ajudando a reduzir o viés de gênero em toda a cadeia.

Nos últimos 50 anos, houve um bom progresso, mas a caminhada é longa. Nos mercados mais maduros, como os dos Estados Unidos, a liderança feminina em tecnologia representa 20% do total, de acordo com o Women in Tech C-Level Network. Pude vivenciar essa realidade nos anos em que trabalhei no Vale do Silício, onde convivi com gestoras e colegas inspiradoras. Hoje, na Nilo, estamos investindo em uma cultura corporativa diferenciada e um time diverso, a fim de contribuirmos com a nossa parte.

As empresas de tecnologia têm um papel fundamental de identificar e ampliar o número de mulheres no comando. Entre as principais ações que eu indico, estão: investir em vagas afirmativas femininas, fazer parceria com organizações que treinam e empoderam esse público, criar processos de onboarding e mentoria que direcionem esses talentos para o sucesso e revisar os critérios de avaliação interna e de processos seletivos, para garantir uma progressão de carreira adequada.

* Isadora Kimura, fundadora e CEO da healthtech Nilo, é formada em Engenharia Mecânica Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA e tem MBA e mestrado em Educação pela Universidade de Stanford (USA).

Continue Reading
Advertisement

Business

Uma conferência exclusiva para CIO’s, CTO’s e Líderes de Tecnologia e Inovação

Published

on

By

A 7ª edição do IT Day acontece, dia 07 de novembro na sede do Grupo BGB reunindo líderes de Inovação e Tecnologia para um dia repleto de muito conteúdo, networking, diversão e um pouco de jabá.
O evento que já virou tradição em São Paulo, proporciona um encontro excepcional, marcado por ótimas conexões e um conteúdo extremamente relevante para o momento, exclusivamente para gestores de tecnologia.


O evento terá como pilares alguns temas-chave, como: IA, Dados, Analytics, Transformação Digital, Gestão de Pessoas, Desenvolvimento de Carreira, Soft Skills, além de outros assuntos de extrema relevância para líderes de tecnologia.
Toda a programação e conteúdo do ITDay é voltada exclusivamente para líderes da área, trazendo as pautas mais relevantes do ano para o setor, resultando em um ambiente formador de opinião.
O evento reúne mais de 100 CIO’s e Heads de Inovação e Tecnologia de empresas líderes de mercado para compartilhar cases de sucesso e discutir as principais tendências do setor.
São mais de 100 empresas participantes e palestrantes de alto nível para que o evento seja enriquecedor e inspirador.
E desta vez, o tema é: “O futuro foi ontem”, que busca trazer o ser humano para o centro da conversa.
O tema O Futuro Foi Ontem seria uma provocação pra nos lembrar que o amanhã começa agora. A cada ação, decisão e ideia, estamos moldando o cenário futuro, qual o seu propósito? Está conectado com suas ações de agora?


Palestrantes confirmados:
Bira Padilha – CEO – IT Lean
Ailton Brandão – Diretor de TI (CIO), Dados, Digital e Inovação – Hospital Sírio Libanês
Ana Baldini – CIO – Vicunha Têxtil
Ana Paula Corazzini – Diretora de TI – Elgin
Bruno Pina – CEO – Synapse
Claudia Ferraz – CIO – Grupo OCQ
Fatima Primati – Board Advisor – FP Consultoria
Genesson Honorato – Palestrante TEDx, LinkedIn Top Voice, Head de Inovação na Kuba Áudio e Professor na Fundação Dom Cabral
Jesus Garcia – Diretor de TI
Julio Cesar Gomes – Director Of Information Technology – Iguá Saneamento
Lindolfo Reinert – Director – Data & Analytics – IT Lean
Mauricio Cerri – Superintendente de Tecnologia e Inovação – Unimed do Brasil
Ricardo Vanicelli – Linkedin – CEO – In2Life.BR
Samanta Padilha – Head de Gente e Gestão- Grupo BGB
Suzana Araujo – Founder & CEO – TechTalksa
Wanderley Baccalá – Diretor Executivo – Hub Digital Globo

O IT Day vai muito além de um evento, ele foi idealizado, pensado e é realizado para ser uma experiência imprescindível para líderes da área que estejam à frente da inovação e tecnologia das empresas e que desejam se manter atualizados sobre as últimas tendências do setor em um dia divertido e rico em networking.

Sobre o Grupo BGB
O Grupo BGB é uma holding de Inovação e Tecnologia, que reúne empresas excepcionais, cada uma oferecendo o melhor em seu respectivo mercado. Juntas, essas empresas formam uma força inalcançável na busca incessante por inovação e tecnologia de ponta. Nossa proposta é conduzir o caminho na criação de soluções inovadoras que impulsionam o crescimento e o sucesso de nossos clientes. Ao reunir talentos e recursos de diferentes setores, construímos um ecossistema colaborativo que promove a excelência e a criatividade em todas as nossas operações. No coração do Grupo BGB está o compromisso com a excelência, a integridade e a inovação. Nossas empresas parceiras estão na vanguarda de seus setores, impulsionando mudanças significativas e criando impacto positivo em suas comunidades e além.
https://itday.com.br/


Serviço:
IT Day – 7ª edição – 07 de novembro – quinta-feira- das 9h às 18h
Sede do Grupo BGB – Rua Alexandre Dumas, 1711 – Santo Amaro, São Paulo Birman 11 e 12

Continue Reading

Esporte

Boliche residencial ganha destaque em casas de praia, mansões e edifícios luxuosos em SP

Published

on

Ao longo dos últimos anos, uma tendência luxuosa tem conquistado o coração das celebridades e empresários ao redor do mundo: o boliche residencial. Esse jogo clássico, conhecido pela diversão e competição que possibilita, agora encontra espaço em residências de alto padrão.

A arquitetura de residências de alto padrão tem acompanhado de perto as tendências de entretenimento e lazer para oferecer espaços cada vez mais atrativos aos seus moradores. Nesse contexto, o boliche residencial tem ganhado destaque como uma opção luxuosa e sofisticada, capaz de proporcionar momentos únicos e exclusivos aos usuários.

A adição de uma pista de boliche em projetos de residência traz benefícios significativos, como enfatiza o arquiteto Toledo, proprietário da Toledo ArqDesign: “Uma residência de alto padrão necessita de espaços atraentes não apenas para serem agradáveis e bonitos, mas também para oferecer mais aos filhos e amigos de modo que eles permaneçam em casa e menos nas ruas, o que passa a ser uma tranquilidade a mais em tempos de criminalidade crescente”. Além de ser um ponto de atração e lazer, a pista de boliche promove momentos de confraternização.

A atmosfera do espaço é elevada ao contar com uma pista de boliche personalizada, como ressalta o arquiteto Toledo: “Da forma como fizemos, trabalhando texturas aconchegantes e acústicas, e enfatizando a iluminação cenográfica, a área passou a ser disputada para jogos, drinks e passatempos”.

Na vanguarda desse movimento está a Imply, uma das líderes no segmento em nível mundial. De acordo com Tironi Paz Ortiz, CEO e Fundador da empresa, “o boliche residencial se tornou uma tendência em mansões e condomínios, porque é uma opção de lazer e entretenimento capaz de contemplar todas as idades. É perfeito para reunir a família e os amigos, proporcionando diversão aliada à alta tecnologia”.

O empresário ainda destacou o valor agregador que o Boliche traz: “Sem dúvidas, o boliche residencial valoriza muito o imóvel”, afirmou o executivo. As propriedades que contam com áreas de lazer inovadoras se diferenciam das demais e têm uma grande valorização no mercado. Por isso, cada vez mais, proprietários de imóveis de alto padrão buscam itens de entretenimento para valorizarem seus empreendimentos, sejam eles casas no campo, na praia ou até mesmo prédios em grandes cidades. A seguir, alguns exemplos de pistas nos mais diversos ambientes:

Mansão em São Paulo

Um exemplo desse sucesso é a presença das pistas de boliche residenciais Imply na mansão do famoso youtuber Luccas Neto. Localizada em sua luxuosa propriedade de quatro andares, a pista personalizada se tornou o centro das atenções.

A personalização do espaço de acordo com a proposta do ambiente é mais um dos detalhes que fazem a diferença no projeto. “Elaboramos cada projeto de forma personalizada, com suporte de especialistas em todas as etapas, incluindo o projeto arquitetônico”, ressalta Gilmar Goerck, Executivo de Vendas da Imply no Brasil.

Fazenda no interior

Não existe lugar melhor que o campo para descansar e repor as energias. Ainda mais quando o ambiente é agradável, acolhedor e oferece entretenimento de alta tecnologia.

“Pensando em proporcionar uma experiência divertida para sua família e amigos, um famoso empresário brasileiro, adquiriu uma pista de boliche Green Bowling Imply®️ para sua fazenda. A pista residencial possui pinos e bolas oficiais, e foi dimensionada especialmente para o espaço disponível no local”, comenta o arquiteto. A propriedade fica localizada no interior de São Paulo.

Casa na praia

O litoral paulista é conhecido por suas belas praias e encantadoras paisagens costeiras. E em meio a esse cenário paradisíaco, destaca-se uma linda mansão em arquitetura contemporânea. Luxo absoluto em Ubatuba, a casa espetacular conta com Boliche Imply®️.

Esta imponente residência encanta pelos volumes em balanço com vista para o mar. Da mesma forma combina o uso da madeira, e tons claros que conferem simultaneamente simplicidade e sofisticação. “Todo espaço projetado em tons de madeira gera o conforto e aconchego necessário para bons momentos. Igualmente contrastam com os efeitos visuais coloridos e interativos do Boliche, transformando o ambiente em um centro de lazer completo”, conta Toledo.

Casa no campo

A encantadora cidade de Campos do Jordão, localizada na Serra da Mantiqueira, mais conhecida como a Suíça Brasileira encanta a todos com suas paisagens deslumbrantes. Com vista panorâmica para as montanhas, está incrível mansão coroa a sofisticação com nosso tecnológico boliche.

Com uma vista de tirar o fôlego, o espaço com 2 pistas de Boliche é ideal para momentos entre amigos e família. Equipadas com fantástico sistema Evolution Bowling Show envolvem ainda mais os jogadores em uma atmosfera de diversão inigualável. “Os sensores ao longo da pista mapeiam a bola e por meio de inteligência artificial projetam imagens efeitos 3D que interagem com cada jogada. Um verdadeiro espetáculo que eleva a experiência de jogar Boliche a outro patamar”, fala Toledo.

Da mesma forma, os terminais interativos completam o espaço com design arrojado e inovador. Em sua tela touchscreen, permite que os jogadores acompanhem a pontuação e ranking, ativem bumpers, adicionem suas fotos, escolham diferentes idiomas além de outras funcionalidades.

Considerado o maior projeto imobiliário em desenvolvimento da América Latina, o Parque Global traz sofisticação, conveniência e um jeito de morar completamente novo para São Paulo. Com muita tecnologia e luxo, este empreendimento inovador fica ainda mais completo com 3 modernas Pistas de Boliche Imply®️, exclusivas para proporcionar lazer aos moradores

O projeto, que ocupa um terreno de 218 mil m², deve estar concluído em 2030. Com localização privilegiada na Marginal Pinheiros, em frente ao Parque Bruno Covas, o complexo Parque Global abrange um residencial com 5 torres icônicas, incluindo a torre residencial mais alta de São Paulo, com 53 andares.

“As Pistas de Boliche Imply®️ serão a garantia de bons momentos de diversão em família e com amigos. Com alta tecnologia embarcada e um incrível Painel LED FullColor, elevam a experiência de diversão a um novo nível. Cada jogada é acompanhada por um espetáculo de cores, tornando cada momento ainda mais memorável. Entre em contato e saiba mais sobre nossos projetos de Boliche personalizados”, conclui o arquiteto.

https://www.instagram.com/implygroup/?utm_source=ig_embed&ig_rid=a3b4a409-5e25-4c5a-b925-1d976cbf862d

Continue Reading

Geral

Fiocruz Ceará participará da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Published

on

A Fiocruz Ceará irá participar da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O tema desta edição é “Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais”. Este é o maior evento de divulgação científica do Brasil e reúne iniciativas por todo o país, envolvendo escolas, universidades e instituições científicas. Neste ano, a SNCT visa destacar a rica biodiversidade brasileira e os saberes tradicionais dos biomas, ao mesmo tempo que explora o papel das tecnologias sociais no desenvolvimento sustentável.

A Fiocruz Ceará realizará atividades nos municípios de Eusébio, Monsenhor Tabosa e Santa Quitéria, abordando temas de preservação ambiental e vigilância popular em saúde, com recursos oriundos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

No dia 24 de outubro, em Eusébio, as atividades começam com os estudantes do ensino fundamental II da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Paulo Sá e comunidades do entorno da APA da Lagoa da Precabura, com uma roda de conversa sobre biomas e a fauna da Lagoa da Precabura, seguida de um voo guiado com drones sobre a Lagoa da Precabura. Nos dias seguintes, oficinas de comunicação visual para construção de placas educativas e um cortejo-caminhada com foco na educação ambiental pelas ruas da Precabura e território da APA da Lagoa da Precabura reforçam o aprendizado ambiental. No dia 29 de outubro, haverá também um intercâmbio entre estudantes da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Manuel Ferreira da Silva (Eusébio) e da Escola Unidade Estadual João Clímaco D’Almeida (Piauí).

Em novembro, as ações se deslocam para Monsenhor Tabosa, na Aldeia Mundo Novo (12 de novembro), e para o Assentamento Morrinhos, em Santa Quitéria (13 de novembro), onde estudantes da Escola Povo Caceteiro (Aldeia Mundo Novo), Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Menezes Pimentel (Assentamento Morrinhos) e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Abílio Mesquita Martins (Assentamento Alegre Tatajuba) e moradores locais participarão de exposições dialogadas e oficinas de cartografia social, uma metodologia que valoriza o mapeamento participativo dos elementos que promovem e ameaçam a saúde e a vida das comunidades e do bioma Caatinga. Técnicas de coleta de amostras de solo e vegetação, bem como o uso de drones para vigilância epidemiológica, complementam essas atividades, com o objetivo de detectar mudanças ambientais e monitorar a presença de doenças na fauna local.

“Essas atividades refletem o compromisso da Fiocruz Ceará com uma abordagem de ciência cidadã que reconhece e valoriza o saber das comunidades e sua participação na construção compartilhada do conhecimento. A cartografia social e o mapeamento ambiental com drones proporciona não apenas uma visão detalhada do território e do ambiente natural, mas também fortalece o vínculo dos estudantes e moradores com os territórios onde vivem e trabalham e entre as comunidades, além de estimular o olhar investigativo e a reflexão crítica por meio da problematização da realidade e de temas importantes para os estudantes e moradores das comunidades. Assim, a Fiocruz busca valorizar e preservar o bioma Caatinga, promovendo um aprendizado ativo que, além de educativo, visa contribuir para o fortalecimento da autonomia das populações locais na defesa de suas riquezas naturais, socioambientais e culturais”, destaca Ana Cláudia Teixeira, pesquisadora da Fiocruz Ceará.

Outro ponto de destaque é a oficina “Meninas na Ciência”, que oferece um espaço de reflexão sobre equidade nas ciências e o impacto das contribuições de mulheres cientistas. A roda de conversa apresenta as trajetórias de figuras femininas, negras e indígenas, incentivando as jovens participantes a se enxergarem como agentes do conhecimento e a se inspirarem nessas histórias de impacto. A atividade busca valorizar uma ciência inclusiva e acessível, que reconhece a diversidade cultural e ambiental do Brasil e o papel essencial das comunidades na construção desse saber.

“A programação da SNCT na Fiocruz Ceará, além de promover uma discussão sobre temas relevantes para a sociedade e do ponto de vista científico, proporciona uma experiência prática e acessível ao público, unindo tecnologia, educação e cultura. Com uma abordagem que utiliza metodologias participativas, a iniciativa busca incentivar a proteção dos territórios, estimulando professores, estudantes e membros das comunidades a aplicarem esses conhecimentos em seu cotidiano. Dessa forma, as atividades realizadas se estendem além do evento, incentivando a sustentabilidade dos biomas brasileiros e promovendo um vínculo contínuo com o meio ambiente”, finaliza, Ana Cláudia.

Serviço

21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

Tema: Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais

Datas:

  • Eusébio: 24 a 26 de outubro, e 29 de novembro de 2024
  • Monsenhor Tabosa: 12 de novembro de 2024
  • Santa Quitéria: 13 de novembro de 2024

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Negócios2 minutos ago

Projeto de revitalização de Brasília Teimosa, no Recife, é premiado em concurso internacional de arquitetura

Estudantes de arquitetura do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo ficaram em 2º lugar na 17ª edição do Desafio...

Saúde8 minutos ago

Como as equipes têm usado a inteligência artificial na prática para vencer desafios?

Com 34 cases sobre a aplicação desta tecnologia em diferentes áreas, epharma considera fundamental investir na capacitação São Paulo, novembro...

Crédito da Foto: Pixabay Crédito da Foto: Pixabay
Negócios56 minutos ago

Inovara Consultoria: Excelência em consultoria empresarial para Clínicas, Consultórios e Hospitais

Transformando a gestão no setor de saúde com soluções inovadoras e resultados mensuráveis A Inovara Consultoria é uma empresa especializada...

Geral2 horas ago

Vantagens e o conforto de viajar de ônibus entre São Paulo e Curitiba

unnamed (86) unnamed (86)
Geral3 horas ago

Produtos Mais Vendidos e Inovadores em Sex Shops que Você Precisa Conhecer – Segredo do Prazer Sex Shop

No mundo dos sex shops, a variedade de produtos disponíveis é impressionante. No entanto, além dos campeões de vendas, existem...

Saúde3 horas ago

8 Mitos e Verdades sobre Câncer de Próstata

Aumento na incidência da doença exige conscientização e desmistificação. No Brasil, esse tipo de câncer é o segundo mais comum...

Negócios3 horas ago

SP recebe evento com renomados profissionais do mercado financeiro

(Na capa: Fabio Louzada, economista, fundador da Eu me banco e idealizador do evento Conexão EMB) Encontro reúne grandes nomes...

Negócios4 horas ago

Como a inteligência emocional transformou Denise Barros em uma referência de autoconhecimento

Denise Barros construiu uma trajetória que vai além dos números e metas corporativas. Especialista em Administração, Finanças e Vendas, ela...

Empreendedorismo5 horas ago

Media Braza conquista indicação ao Prêmio Estrela do Atlântico

Empresa foi indicada na categoria “Empreendedorismo Criativo” no prêmio que é o maior evento destinado a comunidade brasileira na Europa....

Empreendedorismo5 horas ago

VICSAN Transportes conquista indicação ao Prêmio Estrela do Atlântico

Empresa tem se tornado referência no segmento de transportes e conquista primeira indicação a um dos maiores prêmios destinados à...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed