Barra Judicializar equiparação salarial é a anti-comemoração do Mês das Mulheres - Business Feed
Connect with us

Negócios

Judicializar equiparação salarial é a anti-comemoração do Mês das Mulheres

Published

on

Por Valmir de Souza, diretor da Biomob, consultoria especializada em diversidade, equidade e inclusão

Deveria ser um ato simbólico a definição do Dia Internacional das Mulheres, 8 de março, como a data final para as empresas com mais de 100 funcionários realizarem o preenchimento ou retificação do Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios do Primeiro Semestre de 2024, na área do Portal Emprega Brasil, presente no site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Tal atitude é a forma de colocar em prática o decreto criado no ano passado com o objetivo de acelerar a equiparação salarial entre homens e mulheres.

Mas apesar da boa intenção, empresas de alguns setores como o farmacêutico, por exemplo, preferiram entrar na justiça e conseguir o direito de não executar tal tarefa, sob o argumento de que a exposição de tais informações pode comprometer o ambiente interno da corporação.

Se por um lado é possível entender a necessidade de alguns cuidados com a forma como serão tratadas essas informações para que elas não suscitem constrangimentos entre os trabalhadores e questionamentos que levem o debate para outras esferas, por outro se torna incompreensível, em pleno ano de 2024, a utilização de um argumento lateral para interromper o avanço da questão central neste contexto de uma verdadeira batalha histórica em favor da plena justiça social.

Afinal, mesmo tendo melhor formação escolar do que os homens – elas têm, em média, 12 anos de estudo enquanto eles têm 10,7 anos – as mulheres continuam tendo remuneração inferior no mercado de trabalho.
Os dados são do levantamento Mulheres no Mercado de Trabalho, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) a partir de microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

É verdade que segundo este mesmo estudo, foi registrada uma diminuição na diferença entre salários pagos às mulheres e aos homens nos últimos 10 anos. Em uma escala de 0 a 100, na qual quanto mais perto de 100 maior é a igualdade, o índice passou de 72 em 2013 para 78,7, em 2023.

Além disso, o estudo revelou que a participação feminina em cargos de liderança passou de 35,7% em 2013 para 39,1% em 2023. O índice de empregabilidade das mulheres apresentou evolução no mesmo período, subindo de 62,6 para 66,6.

São números que aumentam a esperança na conquista do equilíbrio, mas também é impossível não atribuir essa evolução à maior conscientização sobre o tema na sociedade. A sinalização de que as coisas estão mudando precisa servir como combustível para intensificar a aceleração nas atitudes que buscam a equidade.

Direitos conquistados não podem mais ser discutidos. A busca pela igualdade de direitos entre homens e mulheres no mercado de trabalho não é uma luta nova. Ela sempre esteve presente na sociedade e o decreto assinado pelo governo no ano passado representa uma conquista da qual não se pode abrir mão sob qualquer pretexto.

As autoridades precisam encontrar sim meios de mitigar os riscos de mau uso dos dados apresentados pelas empresas, mas as empresas não podem se apegar a este aparente problema como uma falsa muleta para deixar de contribuir para a construção de uma justiça mais efetiva no ambiente de trabalho.

Que, ao final do Mês das Mulheres, o Portal Emprega Brasil receba muito mais formulários das empresas do que os recebidos pelos tribunais de contestação da apresentação de tal documento.

Isto será uma forma de homenagear as mulheres e demonstrar que o ecossistema corporativo brasileiro está muito mais disposto a colaborar com a justiça do que a judicializar os assuntos para continuar sendo injusto.

Judicializar essa questão é uma anti comemoração do Mês das Mulheres.

Continue Reading
Advertisement

Negócios

Roe Sports Recebe a Visita da Embaixadora da Coleção Runner, Maratonista Wal Aceti

Published

on

Uma Década de Corridas e Nove Maratonas Inspirando a Nova Coleção

A Roe Sports, marca renomada no segmento de roupas fitness, teve a honra de receber a visita da embaixadora da sua Coleção Runner, a maratonista Wal Aceti. Com uma impressionante trajetória de 10 anos de corrida e 9 maratonas completadas, Wal Aceti é a personificação da dedicação e do espírito esportivo que a Roe Sports busca refletir em suas criações.

Durante a visita, Wal Aceti compartilhou suas experiências e insights valiosos com a equipe de desenvolvimento de produto, contribuindo diretamente para o aprimoramento da coleção. A Coleção Runner, conhecida por seu tecido de alta performance e design funcional, agora conta com a validação e o entusiasmo de uma atleta que vive e respira o mundo das corridas.

A presença de Wal Aceti não só inspira a equipe da Roe Sports, mas também reforça o compromisso da marca em oferecer produtos que aliam tecnologia, conforto e estilo para mulheres que buscam superar seus limites. Com a embaixadora da coleção envolvida ativamente, a Roe Sports continua a inovar e se destacar no mercado, provando que o esporte e a moda podem andar lado a lado na busca pela excelência.

A visita de Wal Aceti é mais um marco na trajetória da Roe Sports, reafirmando sua missão de incentivar a prática de atividades físicas e apoiar mulheres em sua jornada para alcançar a melhor versão de si mesmas. A Coleção Runner, agora mais do que nunca, representa a união perfeita entre desempenho atlético e elegância.

Continue Reading

Negócios

Skala Cosméticos e Casa Raça apresentam a linha Raízes do Morro em evento gratuito

Published

on

Evento em São Paulo contará com talk sobre cabelo e identidade e apresentação da linha Raízes do Morro da Skala Cosméticos

Na próxima terça-feira (22), a Casa Raça, em parceria com Skala Cosméticos, apresenta “Raízes do Morro”, com o objetivo de celebrar a autenticidade e a diversidade das raízes brasileiras. O evento, organizado pela agência de modelos Models Black e pela Revista Raça, acontece em São Paulo e será gratuito e aberto ao público, reunindo grandes nomes para discutir a relação entre cabelo e identidade.

Nossa programação começa com o bate-papo “Cabelo e Identidade”, conduzido por Leia Abadia, CEO do Instituto Preta Brasileira, de maneira presencial; Bruna Veneziano, Diretora de marketing da Skala Cosmética; Carolina Abdalla, Coordenadora de Produtos e Lucas Gabriel, Analista de Marketing, estarão de maneira online. Além disso, os convidados terão a oportunidade de conhecer de perto a linha Raízes do Morro, que traz um kit de shampoo + condicionador e creme de tratamento 2 em 1, feitos com manteigas brasileiras, e que conta com uma proposta de valorização das tradições e da cultura periférica. O evento também será uma excelente oportunidade para networking, encerrando com um brunch para os participantes.

A Casa Raça é um espaço dedicado a promover diálogos sobre a valorização da cultura negra, representatividade e identidade. Nesta edição, o foco será a importância do cabelo como elemento cultural e de afirmação. Felipe Monteiro, diretor da Models Black, destaca a relevância do evento. “Estamos muito animados com essa edição da Casa Raça. O cabelo é uma extensão da nossa identidade e traz em si uma história de resistência e autenticidade. Promover esse espaço de diálogo e reflexão é fundamental para continuarmos a celebrar a diversidade e valorizar nossa cultura”, finaliza.

Na ocasião, a Skala Cosméticos irá apresentar ao público a linha Raízes do Morro Skala Expert, que mergulha numa viagem às origens que moldaram nossa nação. Esta linha foi cocriada junto com pessoas de diversas periferias do Brasil, explorando as tradições presentes nos becos, escadarias e quebradas, onde se encontra a voz da diversidade e as raízes do Brasil.

Bruna Veneziano, diretora de marketing da Skala Cosméticos, destaca que a linha Raízes do Morro reafirma o compromisso da marca com a valorização da diversidade e acessibilidade das raízes brasileiras. ” A linha Raízes do Morro entrou no portfólio Skala em 2023 e estamos muito orgulhosos em apresentá-la neste evento especial. Cada produto foi cuidadosamente desenvolvido com ingredientes que exaltam a riqueza da nossa cultura periférica, conectando nossos consumidores à sua identidade e essência. Este momento também reforça o papel do cabelo como uma expressão poderosa de identidade e resistência. ”

Para mais informações, acompanhe o perfil da Models Black no Instagram (@agenciamodelsblack). Fique por dentro das novidades da Skala Cosméticos seguindo as redes sociais da marca: Instagram (@skalacosmeticos), TikTok (@skalacosmeticos), ou visite o site oficial em www.skala.com.br.

Serviço
Data:
22 de outubro de 2024
Horário: 14h às 18h
Endereço: Rua Monsanto, 84 – Pinheiros, São Paulo
Programação:
14h00 – Recepção
15h00 – Talk: “Cabelo e Identidade”
16h00 – Networking
17h00 – Brunch

Evento gratuito. Mais informações no Instagram da (@agenciamodelsblack).

Sobre Skala Cosméticos

No mercado há mais de 30 anos, a Skala é pioneira na comercialização de cremes de tratamento para cabelo em embalagens de um quilo, o que mudou para sempre o jeito de cuidar das madeixas dos brasileiros. O “Banho de Creme”, inventado pela marca, é hoje um ritual de beleza incorporado ao dia a dia de milhões de mulheres no Brasil e nos mais de 40 países para onde os produtos são exportados. Graças a sua atuação e qualidade, a Skala conquistou 50% do mercado de produtos de cabelo na categoria creme de tratamento no Brasil.

A marca tem na inovação e na qualidade constante os principais valores que sustentam o prestígio e a liderança. Além disso, consciente de sua responsabilidade social e ambiental, e que tais hábitos e atitudes melhoram a qualidade de vida, ajudando também a humanidade e o planeta, desde julho de 2018 a Skala se tornou uma marca 100% vegana, cruelty free e que utiliza ingredientes de origem vegetal.

Siga a Skala nas redes sociais!

Instagram @skalacosmeticos | TikTok @skalacosmeticos | www.skala.com.br

Continue Reading

Negócios

Costura Express: solução rápida para consertos de última hora é excelente oportunidade de negócio

Published

on

Empreendedorismo certeiro, em mercado em expansão

Imagine encontrar o vestido dos sonhos, na véspera da festa. Mas ele está comprido demais… o que fazer? Em um mundo cada vez mais acelerado, onde a busca por praticidade e eficiência se tornou uma necessidade cotidiana, o serviço de costura expresso surge como uma solução fundamental para quem precisa de ajustes rápidos e sem complicações. Seja para um ajuste de última hora ou para consertar um detalhe em uma peça de roupa querida.

A costura express atende à demanda crescente por serviços imediatos, especialmente em grandes centros urbanos. A rapidez do serviço é um de seus grandes atrativos. O formato expresso permite que consertos e ajustes sejam feitos em poucas horas, algo impensável há algumas décadas, quando era necessário esperar dias ou semanas para a conclusão de um simples ajuste. Hoje, com a agitação da vida moderna, a disponibilidade de uma solução imediata é crucial.

Um dos exemplos dessa tendência é o sucesso da Tem Jeito, rede de franquias nascida na Paraíba, que está em franca expansão no mercado brasileiro. A marca oferece serviços de costura rápida e ajustes de roupas e se destaca por atendimento ágil com qualidade.
O crescimento de lojas com este tipo de serviço é reflexo de uma mudança no comportamento do consumidor. O imediatismo do dia a dia exige serviços práticos e eficientes. Além disso, a valorização da sustentabilidade e do consumo consciente também impulsiona o setor, já que muitas pessoas optam por ajustar e consertar suas roupas em vez de comprar novas. Essa mentalidade de reaproveitamento cria um nicho importante para serviços de costura.

Para quem pensa em investir, a rede de franquias Tem Jeito oferece um modelo de negócio consolidado, com suporte ao franqueado, treinamento e operação simplificada. É uma oportunidade de negócio que alia a praticidade do serviço à crescente demanda por soluções rápidas no mercado de moda e vestuário.

O serviço de costura rápido está cada vez mais integrado ao cotidiano de pessoas que prezam pela eficiência e pela resolução rápida de suas necessidades. Para o consumidor, é a solução ideal para manter o guarda-roupa em dia sem a necessidade de grandes compras ou esperas longas. Para os empreendedores, é um mercado em crescimento, com oportunidades promissoras e alta demanda.

Em tempos de imediatismo e com um estilo de vida cada vez mais dinâmico, este modelo se consolida como uma peça essencial na engrenagem das soluções rápidas e práticas, tanto para quem precisa de um conserto urgente quanto para quem busca investir em um setor de grande potencial.

Raio-X

Segmento Moda e Serviços
Ano de fundação: 2015
Início Franchising: 2020
Unidades: 6 próprias e 10 franqueadas (16 unidades)
Investimento Inicial: A partir de R$129.000,00
Capital de Giro: R$10.000,00
Taxa de Franquia: R$35.000,00
Taxa de Royalties:6%
Taxa de Publicidade:2%
Faturamento Médio Mensal da Unidade: R$ 40.000
Lucro Médio Mensal: entre R$7.000 a 12.000
Prazo de Retorno: De 18 a 24 meses
Número de unidades: 16
Prazo de Contrato: 5 anos
Ano de fundação: 2015

Sobre a Tem Jeito

Franquia pioneira de costura e customização de roupas, a Tem Jeito foi fundada 2015 em Campina Grande (PB) pelo empresário Evandro de Macedo Filho que identificou um gap desse serviço vislumbrando uma oportunidade de investimento única. Trazendo rapidez e agilidade nos ajustes das peças, a marca preza pela qualidade e atendimento excepcionais.

Para saber mais sobre a marca, acesse o site: https://lojastemjeito.com.br/

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Entretenimento7 horas ago

Fandom Box lança colecionáveis do Porteiro e Mau e patrocina exposição do Castelo Rá-Tim-Bum em São Paulo

Homenageando os 30 anos da série, a Exposição Castelo Rá-Tim-Bum chega a São Paulo como uma experiência única para os...

Entretenimento8 horas ago

Sandro e Gustavo anunciam lançamento de “Guere Guere” pela Radar Records

Sandro e Gustavo dupla conhecida pelo estrondoso hit “Garagem da Vizinha”, está de volta com novo single irreverente, marca registrada da...

Geral15 horas ago

Najlla Burle: A Trajetória de uma Fonoaudióloga que Transforma a Saúde e o Empreendedorismo em Belo Horizonte

Najlla Lopes de Oliveira Burle, mais conhecida como Najlla Burle, é uma fonoaudióloga e empresária de Belo Horizonte–MG, que se...

Moda15 horas ago

Maior seletiva de modelos do Brasil chega a Guarapuava; saiba como participar

Max Fashion Tour acontece nos dias 25 e 26 de outubro, com inscrições gratuitas Guarapuava, no Paraná, será o próximo...

Negócios16 horas ago

Roe Sports Recebe a Visita da Embaixadora da Coleção Runner, Maratonista Wal Aceti

Uma Década de Corridas e Nove Maratonas Inspirando a Nova Coleção A Roe Sports, marca renomada no segmento de roupas...

Moda17 horas ago

Experience Models desembarca em Vitória em busca de novos talentos da moda

Evento acontece entre os dias 25, 26 e 27 de outubro, com inscrições gratuitas Vitória será o novo palco para...

Entretenimento17 horas ago

Luana Vitra apresenta novos projetos internacionais no centro de arte contemporânea Kunstinstituut Melly, na Holanda, e é um dos nomes confirmados para a 16ª Bienal de Sharjah, nos Emirados Árabes

(Créditos – Matthieu Croizier) A artista visual mineira é destaque dentro e fora do Brasil, com a circulação de projetos...

Entretenimento17 horas ago

Rosael Pimenta: o forrozeiro que leva a tradição nordestina por todo o Brasil

Conhecido como o “A Malagueta do Forró “, Rosael Pimenta é uma referência quando se trata do autêntico forró. Com...

Negócios18 horas ago

Skala Cosméticos e Casa Raça apresentam a linha Raízes do Morro em evento gratuito

Evento em São Paulo contará com talk sobre cabelo e identidade e apresentação da linha Raízes do Morro da Skala...

Entretenimento20 horas ago

Rachel Reis leva show acústico para o Manouche, no Rio de Janeiro

No dia 24 de outubro, a Sereiona sobe ao palco da casa de show acompanhada de um violão, congas e...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed