Barra
Connect with us

Moda

O mais importante evento brasileiro de moda e decoração infantil, a Feira Ópera, apresenta sua 39ª edição, entre os dias 23 e 25 de abril, em São Paulo

Published

on

Abrindo a celebração de 20 anos de história, a Feira Ópera, evento B2B do mercado de Moda e Decoração 0 a 14 anos, realiza sua edição para o lançamento da coleção primavera-verão/24-25 e comercialização da pronta entrega inverno 24.

Muito mais do que uma Feira

O evento, que nasceu para ser um elo de ligação entre a indústria e o varejo, conduz uma história de parcerias estratégicas e envolvimento genuíno com toda a cadeia produtiva do setor, fato que o torna reconhecido como uma das mais importantes plataformas de lançamentos de tendências para o mercado infantil brasileiro e o mais relevante evento do segmento – um verdadeiro hub de negócios, ativação de marcas e networking.

Uma combinação potente de conteúdo e informações estratégicas para profissionalizar ainda mais o setor, em formato de palestras, workshops, podcasts e network de qualidade, fazem desse evento uma oportunidade única de potencializar negócios e alinhar as tendências desse mercado.

Os lançamentos são apresentados de diversas formas, desde a apresentação das coleções nos estandes, até os desfiles, que acontecem no final do dia, com 20 marcas apresentando suas peças mais emblemáticas.

A atualização do mercado e seus novos movimentos, posiciona o evento não mais como ‘feira de tirar pedido’, mas sim, um encontro para validar todo o trabalho realizado no semestre anterior à feira, criando opções para que as marcas possam apresentar seus lançamentos e produtos o ano todo – “Estamos nos apropriando, cada vez mais, da nossa função de ‘hub de conexão e negócios’ para o mercado infantil. E esse é um caminho sem volta. Sabemos da importância do trabalho que realizamos e buscamos atualização e adequação a cada nova edição da feira. É uma grande responsabilidade para nós, mas é também motivo de muito orgulho e satisfação”, declara Frederico De Cunto, diretor executivo da feira.

Outras ações incrementam a agenda do Grupo Ópera, como é o caso da ‘Ópera Itinerante’ – edição pocket da feira física, com rodadas de negócios, desfiles, palestras e workshops.

Esse trabalho, que começa já neste primeiro semestre, vai levar para outras cidades, além de marcas com diferenciais importantes, um encontro produtivo e rico em conteúdo, profissionalizando as regiões por onde passar – e o primeiro encontro será no Rio Grande do Sul.

Foco em Negócios

A feira é um evento B2B que recebe marcas, fabricantes, lojistas, representantes e profissionais do setor dos quatro cantos do pais, todos buscando por novidades e produtos mais adequados aos seus clientes – seja moda ou decoração para as demandas de zero a 14 anos.

Toda estrutura é montada para privilegiar os negócios e as relações entre fornecedor e comprador. Do formato padronizados dos estandes à disposição das marcas, agrupadas por setor, além dos lounges e serviços – tudo foi pensado para melhorar a experiencia do lojista e beneficiar a exposição das marcas.

O encontro de quem cria e produz com quem vende – um verdadeiro laboratório de negócios.

Vitrine Ópera

A conexão é a proposta da feira que trabalha para proporcionar visibilidade para as marcas que querem, mas não podem participar, pela distância ou custo. Nesta edição, um painel montado por uma produtora de moda vai expor peças emblemáticas da coleção, permitindo o toque no produto, conhecer cartela de cores e estampas, tecidos e grade, além de QRCode para contato imediato com a marca expositora. Uma verdadeira vitrine eficiente.

Dessa forma,  o cliente pode tocar no produto, conhecer peças-chave e comprar, sem que a marca esteja presencialmente na feira.

Curadoria Exclusiva

A Feira Ópera acontece duas vezes por ano para atender às demandas de outono-inverno e primavera-verão, e conta com o mais elaborado mix de fornecedores e marcas para oferecer as melhores opções para as vitrines de norte a sul do país.

São cerca de 100 marcas entre moda materna, baby, kids & teen, calçados, acessórios, joias, enxoval, decoração, mobiliário, papelaria, puericultura, maternidade e muito mais. Desde os pequenos produtores até as grandes marcas, tudo é oferecido nos corredores da Feira Ópera.

A curadoria busca empresas com alto valor agregado, como produtos artesanais, acabamentos de alfaiataria, bordados e estampas pintadas à mão, entre outros diferenciais que muitas vezes ficam escondidos.

Seguindo o propósito de oferecer novas opções para os lojistas, esta edição apresenta 30% dos expositores como novas marcas – uma forma de descobrir e fomentar o pequeno produtor e fornecedores diferenciados, com itens exclusivos como artesanato, linhas orgânicas e ecológicas, linha de produção socialmente sustentável e uma infinidade de diferenciais relevantes.

Confira as marcas participantes: https://www.grupoopera.com.br/expositores/

Relacionamento o ano todo

O Ópera Conecta é um recurso de aproximação dos expositores com os lojistas o ano todo. Nele, os lojistas previamente cadastrados recebem uma revista digital mensal com as informações sobre as marcas expositoras e seus lançamentos.

Esse material, que é enviado por whatsapp, conecta os lojistas com suas marcas favoritas e ainda conhecem novos fornecedores – tudo muito rápido e fácil.

Programação de gente grande

Uma programação intensa transforma a visita à feira em uma verdadeira experiencia de imersão no mercado de moda e decoração infantil.

De desfiles e workshops práticos à bate-papos com especialistas e marcas, serão atividades diárias para enriquecer de conhecimento o visitante:

  • Palestra com a especialista em varejo e mercado infantil, Tati Ganme
  • Bate papo com especialistas em tendência, vendas, atendimento e muito mais…
  • Desfiles de lançamentos e tendências com modelos e influenciadores
  • Workshops diários de fotografia para redes sociais
  • Coquetel de network para expositores e visitantes
  • Espaço Instagramável para produção de conteúdos
  • Lounges com café e área para reuniões ou apenas um breve descanso.
  • Rafaela Brites – apresentadora e influenciadora desfila para sua marca, Trend 4 Kids e, ainda, promove um bate papo com a marca, e uma conversa muito interessante sobre empoderamento feminino

Desfiles Exclusivos 

O Max Fashion Day já é uma tradição da Feira e apresenta ao público os lançamentos de grandes marcas por meio de um grande desfile. Organizado pelo Grupo YBrasil, ele conta com os modelos das agências Max Fama e Models Black.

Os desfiles são uma forma lúdica e conceitual de conhecer o caimento das peças nas crianças, além de evidenciar as tendências, com performance de modelos mirins e influencers na passarela.

Serão dois desfiles, cada um no final da tarde dos dois primeiros dias de evento, apresentando as novidades da Primavera-Verão 24/25 das marcas:

TREAND4KIDS, 3 e Já, Green by Missako, Nini & Bambini, Jaca-Lelé, Ópera Kids, Brunisa, Everly, Up Baby, La Magie Kids, Kiki & Mily, Daya, Braziline, Taioca, Boim´s Jeans, Rita Colato, Voá e Moulemar.

Sobre a Feira

Às vésperas de completar 20 anos de história, e com cerca de 100 marcas, a Feira Ópera se consolida como um dos maiores eventos do setor, reunindo expositores e lojistas de todo país, com foco no público A e B.

Trata-se de um evento que permite aos visitantes conhecerem marcas de grande representatividade dos segmentos de decoração, enxoval, moda materna, baby, kids e teen, calçados, acessórios, puericultura leve e pesada, beachwear e underwear.

Serviço

De 23 a 25 de abril de 2024.

Terça e Quarta-feira das 9h às 19h | Quinta-feira das 9h às 17h.

Centro de Eventos PRO MAGNO – Av. Professora Ida Kolb, 513 – Casa Verde /  São Paulo – SP

www.grupoopera.com.br  | @feiraopera     

Continue Reading
Advertisement

Moda

O fim da moda escondida: como o online libertou o plus size das araras do fundo da loja

Published

on

Do canto invisível da loja física à vitrine digital com horário nobre, o e-commerce devolveu escolha, linguagem de moda e autonomia para quem veste acima do 46. No Brasil, a curadoria online virou ferramenta de estilo — e de autoestima

Por muito tempo, existia um mapa não escrito para quem buscava moda plus size no varejo físico: seguir até o fim do salão, dobrar à esquerda e encontrar duas ou três araras com o que “dava para vestir”. A mensagem implícita era clara — aquelas peças resolviam um problema prático, não um desejo estético. O provador era um lugar de concessões.

A internet virou essa coreografia de cabeça para baixo. No ambiente digital, o caminho começa pela vitrine principal: páginas iniciais que exibem tendências, cartelas de cor, modelagens do momento e corpos plurais. No lugar da sensação de favor, entra o direito à escolha. E, quando a escolha muda, o corpo muda de lugar em relação à moda.

O online tirou o plus size do improviso”, diz Gabi Anjos, fundadora da Lotus Week, loja 100% online que atua como curadoria de marcas plus size. “A cliente não precisa mais aceitar o que sobrou de uma coleção. Ela compara, salva referências, conversa com a equipe, entende tecido e caimento. Escolhe com desejo, não por falta de opção.”

Mais do que ampliar grade, a virada digital trouxe linguagem de moda para um público historicamente empurrado ao básico. A dinâmica de curadoria — o olhar que seleciona, edita e traduz tendências — preencheu um vazio que o varejo tradicional raramente encarava: informação de moda aplicada a corpos reais.

Quando a curadoria acerta, a vida aparece

Lara, 34, Recife, precisava de um vestido para um casamento no campo e temia o déjà vu do provador. Encontrou um modelo acetinado em verde-pântano no site da Lotus Week. “A diferença foi o contexto”, conta. “Havia foto frontal, lateral e costas em corpo real, com altura, manequim e medidas informadas. O atendimento por WhatsApp sugeriu tamanho com base nas minhas medidas e explicou o caimento do tecido. Eu não comprei um número — comprei um caimento.” O vestido chegou, e foi ao evento com decote seguro e barra no ponto. “Foi a primeira vez em anos que eu amei o que vesti em um evento.”

Dani, 41, Porto Alegre, trocou o pretinho curinga por um conjunto alfaiataria em tangerina. “Eu só topei porque vi uma modelo do meu tamanho usando”, diz. O styling sugerido no site — regata de malha mais estruturada, blazer levemente oversized, calça com pregas frontais — funcionou de primeira. “No escritório, ouvi ‘que look!’, não ‘emagreceu!’. Eu não quero parecer menor. Quero parecer eu.”

Em Belém, Michele, 27, fez um movimento simbólico: “Comprei minha primeira calça branca”. A descrição técnica falava de gramatura, transparência e elasticidade; o guia de medidas indicou um número acima do habitual. “Chegou e assentou. Não marcou, não apertou. A calça branca virou peça de estilo, não uma prova de coragem.”

O que o online consertou (e o físico não quis ver)

Há uma mudança silenciosa e profunda: a experiência de compra virou serviço. Em vez de cabide solto, contexto: fotos em diferentes corpos, tabela de medidas realista, explicação de tecido e elasticidade, comparação entre marcas, vídeos curtos mostrando movimento. “Curadoria não é empilhar produtos; é tomar decisões no lugar da cliente e dar transparência ao que a peça faz no corpo”, diz Gabi. “A gente descreve onde a modelagem abraça, onde ela sobra, onde alonga. Sem promessas mágicas.”

O modelo de negócio também é diferente. Como varejo multimarca online, a Lotus Week edita coleções de várias etiquetas — do básico bem cortado ao statement que pede presença — e derruba a lógica da ‘linha separada’: tudo entra na mesma conversa de tendência. “As nossas páginas de coleção não são um ‘plus size à parte’. São moda”, enfatiza Gabi.

Essa edição exige método. Nos bastidores, a equipe criou um “Mapa de Caimento” por marca (e às vezes por peça): dados internos de modelagem, elasticidade percebida, altura de gancho, largura de braço e comprimento útil. “É um dossiê de prova, construído com devolutivas de clientes e testes da equipe. Quando a cliente pergunta sobre um vestido, não respondemos ‘veste bem’. Respondemos como veste bem e em quem.”

Representatividade sem data de validade

Agosto traz o Dia da Visibilidade Plus Size (10/08), mas o calendário editorial não dá conta do recado sozinho. “Representatividade não pode ser feriado móvel”, diz Gabi. “Ela precisa aparecer na foto do produto, na linguagem, no pós-venda, na política de troca. Do contrário, vira só marketing de ocasião.”

Essa consistência muda o comportamento. A cliente que vê seu corpo na vitrine virtual arrisca cor, busca estampa, testa comprimentos. E volta — não porque faltou opção, mas porque sobrou autonomia. “A recompra acontece quando a peça cumpre o que promete. É confiança, não empolgação”, resume Gabi.

O serviço que educa (e fideliza)

O varejo digital que funciona para o plus size tem três pilares — clareza, contexto e cuidado:

  • Clareza: guia de medidas honesto (em centímetros), descrições francas de tecido/gramatura/elasticidade, fotos 360º no corpo.
  • Contexto: styling possível (com peças que já estão no armário), indicação de ocasiões de uso, comparativos entre marcas.
  • Cuidado: primeira troca facilitada, canais humanos (chat/WhatsApp), resposta específica para perguntas específicas.

“Não vendemos um mito de ‘corpo certo’. Vendemos pertinência”, diz Gabi. “Quando a cliente entende que a roupa se ajusta a ela — e não o contrário —, alguma coisa importante se realinha.”

No fim, “o fundo da loja” virou uma memória de arquitetura. Na vitrine do navegador, a moda plus size ganhou tempo, linguagem e palco. O clique que fecha a compra é o mesmo que abre um espaço: o da autoria. E a autoria, na moda, sempre foi o verdadeiro luxo.

Box de serviço:
Como acertar a compra plus size online
Meça hoje, não confie no seu número de ontem. Use fita, anote busto/cintura/quadril/altura.
Leia o tecido. Malha com elastano abraça; alfaiataria pede precisão. Gramatura evita transparência.
Procure fotos em corpos reais. Altura e manequim informados mudam a decisão.
Pense em looks, não em peças. Se combina com três itens do seu armário, vale mais.
Troca sem drama. Políticas claras são parte do produto — não bônus.

Continue Reading

Moda

Agência de Modelos comemora o Dia do Folclore com editorial inspirado em lendas brasileiras

Published

on

Produção lúdica une moda, tradição e imaginação para valorizar a cultura nacional

O Dia do Folclore Brasileiro, celebrado nesta sexta-feira, 22 de agosto, ganhou uma comemoração especial nas lentes da Haut Models. Para marcar a data, a agência de modelos produziu um editorial de moda cheio de cor, criatividade e identidade, inspirado em personagens icônicos das lendas nacionais.

Iara, Saci-Pererê, Curupira e Caipora serviram de inspiração para looks que misturam tradição e estilo, trazendo para o universo fashion o encanto e a magia do folclore. Cada produção foi pensada para traduzir a riqueza dessas histórias em imagens vibrantes, lúdicas e cheias de personalidade.

Mais do que um trabalho estético, o editorial busca reacender nas novas gerações o interesse por narrativas que fazem parte da cultura popular brasileira. Muitas dessas histórias, que durante décadas povoaram o imaginário infantil, hoje são pouco conhecidas pelas crianças, e a moda surge como uma forma criativa de resgatar esse patrimônio cultural.

A proposta também reforça a importância de valorizar tradições que atravessam gerações e que fazem parte da identidade coletiva do Brasil. Ao unir moda e folclore, o editorial demonstra como é possível manter viva a cultura popular, aproximando-a do público atual de uma maneira moderna e envolvente.

Com cores intensas, cenários divertidos e uma boa dose de fantasia, o editorial da Haut Models transforma o Dia do Folclore em uma celebração visual única. É um convite para celebrar o que é nosso com leveza, representatividade e orgulho das histórias que fazem parte da essência brasileira.

Créditos

Fotos Saci – Eliel de Jesus veste fantasia Taioca e calçado acervo Haut.

Fotos Caipora – Lorenna Rodrigues veste fantasia Taioca e calçado acervo Haut.

Fotos Curupira – Eliel de Jesus veste fantasia Taioca e calçado acervo Haut.

Fotos Iara – Heloísa Melo veste fantasia Taioca e calçado acervo Haut.

Ficha técnica

Realização: Haut Models (@hautmodelsbr)

Direção e Produção Criativa: Leonardo Lopes (@leolopes19)

Fotografia: Edson Souza (@edsonsouza_focografia)

Styling: Thiago Astolpho Leite (@thiagoalte)

Beleza: Joyce Gabriel (@joycegabrielmakeup)

Edição: João Paulo Lisboa (@jpliisboa)

Coordenadora de Pauta: Antônia de Biazzi (@antoniadebiazzi)

Modelos: Eliel de Jesus, Heloísa Melo e Lorenna Rodrigues

Figurino: Taioca (@taiocaroupas)

Assessoria de Imprensa: Claudia Zanoni (@clau_zanoni1)

Continue Reading

Moda

Parceria entre Setre e marca de moda Meninos Rei leva artesanato de Maragogipinho para a passarela da SPFW 2025

Published

on

 

_Assinatura do Termo de Colaboração acontece no próximo dia 20 com a presença dos estilistas baianos da MR e o secretário Augusto Vasconcelos_

*FOTOS: Ricardo Filho*

A aproximação da moda de passarela com os saberes tradicionais do artesanato é a proposta do curso que está ensinando 40 mulheres artesãs da localidade de Maragogipinho, na Bahia, a criar biojoias em cerâmica. Parte das peças será desenvolvida em conjunto com a marca baiana de moda autoral, Meninos Rei (MR), e incorporada ao desfile que fará durante a edição de 2025 da São Paulo Fashion Week – SPFW, maior evento de moda da América Latina, em outubro.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), em parceria com a marca dos irmãos estilistas, Céu Rocha e Junior Rocha. A assinatura do Termo de Colaboração acontece no próximo dia 20, em Maragogipinho, com a presença do secretário Augusto Vasconcelos.

O objetivo da ação é promover a formação das artesãs ao mesmo tempo que impulsiona a geração de renda por meio da comercialização das biojoias durante e após o evento de moda. Serão brincos, colares, pulseiras e outros acessórios que comporão os looks da MR, emprestando holofotes ao artesanato de Maragogipinho, maior polo de cerâmica da América latina, com mais de 150 olarias.

Para o secretário Augusto Vasconcelos, a ação movimenta a economia e é uma vitrine para a cultura da Bahia. “Estaremos mais uma vez na São Paulo Fashion Week, levando o artesanato de Maragogipinho com as nossas ceramistas e também a cultura popular do nosso estado para a maior passarela da América Latina. Isso gera renda, promove a nossa cultura e fortalece a nossa ancestralidade”, disse.

*Imersão* – Entre os dias 12 e 29 de agosto as artesãs participam do curso de Biojoias em Cerâmica – Módulo II, ministrado pela Associação Beneficente Ilê Axé Oju Onirê, que contará com a consultoria da MR para o desenvolvimento da coleção de acessórios. Céu e Junior realizam uma imersão na comunidade de Maragogipinho, nos próximos dias 19 e 20, compartilhando croquis e técnicas para experimentação de materiais naturais do território, como o barro e a piaçava, para a confecção dos objetos de moda.

As peças resultantes do trabalho das artesãs com os estilistas serão apresentadas no desfile da SPFW 2025. Após um processo de curadoria, as peças passarão por avaliação e seleção para posterior encaminhamento aos centros de comercialização, ampliando as oportunidades de geração de renda e inserção das artesãs em mercados qualificados.

É a segunda vez que a Setre e a Meninos Rei trabalham em parceria. Em 2024, eles realizaram oficinas para artesãs no Quilombo Pitanga dos Palmares (Simões Filho) que resultaram em peças de piaçava e madeira exibidas em desfile na SPFW daquele ano. As peças foram todas vendidas.

Além da Setre, também fazem parte da ação a Associação Beneficente Ilê Axé Ojú Onirê; Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Esporte – IBDE; Comunidade Cidadania e Vida – COMVIDA; Instituto Curupira da Bahia; Prefeitura Municipal de Aratuípe e Associação de Auxílio Mútuo dos Oleiros de Maragogipinho – AAMOM.

*Serviço*

*Solenidade – Assinatura Termo de Colaboração da Setre com a marca Meninos Rei*

20/08, às 9h

Associação de Auxílio Mútuo dos Oleiros de Maragogipinho (AAMOM). Praça da Matriz, Maragogipinho (Aratuípe – BA)

*Ascom Setre*

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Geral9 horas ago

Áurea Favero: da nutrição à escrita com precisão e escuta

  _Áurea Favero é nutricionista e autora do livro Nutricionista e Louco Todo Mundo Tem um Pouco, lançado em 2025...

Geral18 horas ago

Dilsinho desabafa sobre solidão na carreira e destaca família como prioridade

Na última quinta-feira (21), em São Paulo, o cantor Dilsinho realizou o ensaio de seu novo projeto Pagode do Diferentão....

Geral1 dia ago

Isabella Adorama projeta novos horizontes na carreira e aposta em múltiplos formatos artísticos

Atriz mineira de 22 anos, com passagens pelo SBT, revela trajetória, aprendizado, próximos projetos e interesse em bastidores do entretenimento...

Geral1 dia ago

Psicólogo argentino Alejandro Schujman lança o livro “Adolescência: um desafio possível” pela Catapulta Editores

Vivemos um momento em que os adolescentes parecem incentivados a crescer antes da hora. Uma recente denúncia sobre a “adultização...

Negócios1 dia ago

Capital Concreto abre as portas para o Preview do livro “50 Tons de Luxo” em manhã que uniu literatura, negócios e inspiração

Na manhã de hoje, a Capital Concreto, em Alphaville, abriu suas portas para receber o Preview exclusivo do livro “50...

Negócios2 dias ago

Por que a jurimetria deve crescer no mercado financeiro

Por Alexandre Pegoraro (*) Nos últimos anos, a jurimetria deixou de ser um recurso restrito a departamentos jurídicos inovadores e...

Negócios2 dias ago

Datarisk acelera estratégia de crescimento e anuncia Valéria Nery como nova CRO

Ex-executiva da NTT Data tem como meta expandir a presença da empresa no mercado e consolidar o posicionamento de referência...

Negócios2 dias ago

Colaboração logística da iniciativa privada impulsiona entrega de 400 unidades odontológicas móveis no Brasil

(da esquerda para direita: Maikel Belo do grupo Belo, Flavio Figueiredo da Lecar, Carlos André da BRlogis e Luciano Neves...

Business2 dias ago

Stablecoins sob vigilância: alerta do mercado expõe vulnerabilidades no sistema de pagamentos brasileiro

Na noite de 17 de agosto, uma mensagem de alerta circulou entre instituições financeiras e operadores do Sistema de Pagamentos...

Tecnologia2 dias ago

Influenciadores adolescentes e a adultização digital: até onde vai o trabalho e os direitos de quem começa cedo na internet?

Após o vídeo do youtuber Felca sobre a ‘adultização’ de menores nas redes sociais, especialistas alertam para os limites legais...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed