Barra
Connect with us

Negócios

Semana do meio ambiente: Grupo Creative mira em negócios da economia circular

Published

on

Na língua tupi, Itaquaquecetuba significa lugar abundante de taquaras-faca, uma espécie de bambu usado para fabricar utensílios de caça e de combate. De certo modo, o nome do município situado na região Metropolitana de São Paulo resume alguns dos atributos de sua população, acostumada a enfrentar inúmeros desafios no cotidiano. Não à faca, evidentemente, mas sim com trabalho duro, suor e muita criatividade.

Que o digam os fundadores do Grupo Creative, gigante do segmento de fabricação de displays e mobiliários para o comércio varejista, tanto em volume quanto em tecnologia embarcada. Sua mais nova tacada é o desenvolvimento de projetos focados no conceito upcycling, técnica de transformação de embalagens pós consumo em produtos diferentes do original.

O parceiro nesta empreitada é a catarinense Rato Design Circular, baseada em Jaraguá do Sul (SC) e criadora do ByePlastic, resina feita com insumos coletados por recicladores da cidade. Além do evidente ganho ambiental, outro destaque é a versatilidade, uma vez que o produto pode ser convertido em placas usadas no revestimento de pisos e paredes ou para fabricação de mobiliário e demais itens de decoração.

“Nós sempre atuamos com foco na sustentabilidade e no atendimento das necessidades específicas de cada cliente, pois entendemos que cada projeto é único”, explica Andreia Taba, sócia-fundadora e diretora-executiva do Grupo Creative. “A parceria com a Rato permitirá que ofereçamos novas opções de materiais dentro do conceito de economia circular”.

O ByePlastic foi um dos destaques do Creative Lab Summit, evento realizado pelo Grupo, no final de março, na cidade de São Paulo, e no qual o ecodesign deu o tom. “A disputa pela atenção do consumidor está cada vez mais acirrada. Por conta disso as marcas estão buscando soluções inovadoras para ganhar e espaço e se consolidar no mercado”, destaca o designer Júnior Vendrami, cofundador da consultoria Bubbleless, responsável por apresentar o ByePlastic ao grupo Creative. Como prova de conceito, ele trouxe o Banco Capivara que depois foi exposto na Galeria Metrópole, na região central de São Paulo, em meio aos eventos da Design Week.

Ao que parece, os objetivos do Summit foram alcançados. “Já recebemos diversas consultas de empresas interessadas na produção de mobiliários ou displays, a partir da upcycling de seus próprios insumos”, diz Andreia.

Uma delas é a 3 Corações que estuda a fabricação de coletores de cápsulas de café feitos de embalagens vendidas pela empresa. A lista de potenciais clientes inclui, ainda, Heineken, L`Óreal e O Boticário. “Isso demonstra a maturidade do mercado em assumir a sua responsabilidade na cadeia de descarte consciente”, completa Vendrami.

Mais que uma resina versátil e resistente o ByePlastic é tido por ele como sendo o estado da arte em matéria de economia circular e regenerativa. Sua cadeia produtiva inclui coletores de resíduos e cooperativas baseados em Jaraguá do Sul. A fabricação da resina não utiliza quaisquer tipos de aditivos, fazendo com que o processo seja quase artesanal.

“O sistema produtivo é complexo, pois exige muita qualificação ao longo de suas diversas etapas, para que as placas tenham as características desejadas”, explica ele. Por conta disso, os parceiros recebem um valor até cinco vezes maior por tonelada de material triturado, em relação a cotação de mercado.

Para demonstrar a funcionalidade e a versatilidade do material, o espaço onde aconteceu o Creative Lab Summit contou com diversos acessórios feitos com o ByePlastic.

Andreia explica que o papel da Rato na nova fase do Grupo Creative não se resumirá ao fornecimento de insumos. A ideia é que as empresas atuem em conjunto, num sistema de inovação aberta que integre os clientes do Grupo. “Queremos que o varejo e os fabricantes de produtos de consumo nos enxerguem como uma empresa capaz de resolver desafios, a partir de soluções que embutem criatividade e sustentabilidade, com preços competitivos.”

Desistir, nunca. Render-se, jamais!

Apesar de estar há mais de 30 anos no segmento industrial, a família Taba começou sua trajetória empresarial no varejo. E este setor ficou de tal forma enraizada na memória de cada um deles que Andreia costuma dizer aos interlocutores que nascera debaixo de um checkout. Brincadeiras à parte, é certo que foi a partir do balcão de um minimercado que o patriarca Paulo Taba enxergou a oportunidade de criar expositores para exibição de produtos em pontas de gôndola ou na frente do caixa.

Trata-se de um item vital na dinâmica diária de uma rede varejista, pois ele incentiva o giro de mercadorias, a partir de compras por impulso. “Na década de 1970, as grandes marcas não valorizavam o pequeno varejo. Sempre que pedíamos um expositor eles negavam, pois só atendiam os super e hipermercados”, conta Andreia.

O descaso, no entanto, nunca foi o maior problema da família que conviveu com episódios de violência em meios a furtos e roubos, comuns na região. Para tentar virar o jogo e ampliar a força dos pequenos, Paulo congregou seus pares a ingressar na Associação Paulista de Supermercados (APAS). Conseguiu a adesão de 50 empreendedores e, com isso, foi eleito, de cara, vice-presidente da Associação, em 1982. A insegurança crescente fez com que a família optasse por se desfazer do negócio, em 1989.

Naquele momento, Paulo, vislumbrou a possibilidade de abrir uma metalúrgica para fabricar expositores e displays. Porém, mais uma vez, a violência se fez presente. Não a das armas, mas a institucional. “Todo nosso dinheiro estava depositado no banco e acabou sendo retido no Plano Collor”, recorda Andreia.

Mas, um Itaquaquetubense, de nascimento ou adoção, tem na resiliência um dos seus principais atributos. Foi aí que surgiu a ideia de vender o único imóvel da família e investir em um novo negócio. “Fomos morar de aluguel e eu me tornei sócia do meu pai”, conta.

Conhecer a “dor” dos pequenos comerciantes ajudou na trajetória da nova empresa. Contudo, Andreia destaca que todos os integrantes da família se prepararam para as novas funções. Ela, que pensava em cursar direito, acabou indo fazer administração. “O curso de direito no Mackenzie era durante o dia, me impossibilitando de trabalhar. Tive de esperar a empresa se consolidar para ter minha graduação em direito.”

A conversão da pequena metalúrgica, que empregava seis funcionários, em um conglomerado espalhado por um terreno de 22 mil m², sendo 18 mil m² de área construída, foi em etapas. A primeira delas se deu em 1997, com a fundação da Creative, num galpão de 700 m², onde permaneceu até mudar para o endereço atual, em 2003. Seis anos depois, a parceria com grupos estrangeiros garantiu a modernização do parque fabril e a tecnologia passou a dar o tom.

Àquela altura, o negócio já havia se estabelecido como uma referência no setor. Tanto que continuou gerando filhotes, como a divisão Creative D+, a Creative Display, a Creative LAB e a Creative Retail, passando a operar de forma vertical, dominando praticamente todas as etapas do processo. A linha de produtos evoluiu do display para todas as mobílias do interior de uma loja e, hoje, o complexo industrial do Grupo abriga gráfica, metalúrgica e estamparia, que atendem clientes do porte de Diageo, Centauro, Renner, Nike, C&A, Riachuelo, Duracell e Colgate, entre outras.

Continue Reading
Advertisement

Negócios

Raquel Mozzer se destaca no mercado de headhunting por unir visão estratégica, propósito e excelência humana

Published

on

Em um setor marcado pela escassez de talentos e pela rápida evolução das competências técnicas, Raquel Mozzer tem se consolidado como uma das principais referências do headhunting no Brasil, transformando processos de recrutamento em decisões estratégicas que impulsionam crescimento e inovação nas empresas.

Com uma atuação guiada por visão estratégica, sensibilidade humana e assertividade, Raquel vai além da busca por habilidades técnicas. Seu trabalho se baseia em compreender profundamente a cultura, o propósito e o potencial de adaptação de cada profissional, garantindo conexões genuínas e duradouras entre pessoas e organizações.

Inspirada pelos valores que moldam a FourD — proximidade radical, pragmatismo com propósito, excelência humana, coragem para transformar e crescimento compartilhado —, Raquel conduz cada projeto com profundidade, empatia e foco em resultados tangíveis. Seu método alia inteligência de mercado e análise comportamental para entregar soluções sob medida a cada cliente.

O resultado desse trabalho é um crescimento sólido e consistente, que reflete não apenas a qualidade das entregas, mas também a capacidade de enfrentar os desafios do mercado com propósito e impacto real.

Com uma trajetória reconhecida por sua capacidade de conectar talentos estratégicos a empresas em expansão, Raquel Mozzer representa uma nova geração de profissionais que unem resultado, propósito e humanidade — e mostram que o verdadeiro diferencial competitivo nasce da combinação entre pessoas certas e visão de futuro.

Continue Reading

Negócios

Black Diamond RT 360: o programa exclusivo da Dra. Letícia Amaral que promete acelerar tributaristas na era da Reforma Tributária

Published

on

Com o avanço da Reforma Tributária (2025–2033), o mercado tributário brasileiro passa por uma das maiores transformações das últimas décadas — e exige profissionais cada vez mais preparados para atuar de forma estratégica, consultiva e com visão de negócios. Pensando nesse novo cenário, a Dra. Letícia Amaral, CEO da IBPT LA Business, Tax & Education, tributarista e educadora há mais de uma década, acaba de anunciar o lançamento da Black Diamond RT 360, um programa intensivo de aceleração profissional que chega ao mercado durante a Black Friday 2025.

A iniciativa, voltada para advogados, contadores e consultores tributários, foi criada para ajudar profissionais a estruturar, precificar e vender serviços tributários completos, totalmente alinhados às mudanças trazidas pela Reforma Tributária. Com duração de 4 meses, o programa oferece uma aceleração 360°, unindo competências técnicas, comerciais e estratégicas que permitirão ao participante se destacar e assumir posição de liderança nesse novo ciclo do mercado tributário.

“O objetivo é fazer com que o tributarista atue com visão empresarial, domine o impacto da reforma e saiba transformar conhecimento técnico em resultados reais para seus clientes”, destaca a Dra. Letícia.

A Black Diamond RT 360 integra o ecossistema educacional da IBPT LA, responsável também pela renomada Formação Tributarista do Futuro (FTF) e pelo MBA em Tributação e Negócios. Durante a Black Friday, a Dra. Letícia oferecerá condições especiais de acesso para os primeiros inscritos, incentivando profissionais que desejam acelerar a carreira ainda em 2025 e começar o próximo ano preparados para a nova realidade tributária.

Mais do que um curso, o programa é uma experiência de mentoria e acompanhamento prático, onde cada participante recebe orientação personalizada para desenvolver autoridade, posicionamento e diferenciação no mercado.

“A Reforma Tributária abre um novo capítulo para quem atua na área. E os profissionais que entenderem como transformar isso em oportunidade serão os verdadeiros protagonistas dessa nova fase”, conclui a CEO.

Para saber mais informações, clique no link: https://tributaristadofuturo.com.br/black-diamond/

(Foto: Divulgação)

Continue Reading

Negócios

Especialista em Cultura Disney, Daniel Donato consolida-se como referência nacional em atendimento e encantamento de clientes

Published

on

Reconhecido como uma das principais referências do Brasil quando o assunto é encantamento, cultura organizacional e atendimento de excelência, Daniel Donato se tornou protagonista na disseminação dos pilares da Cultura Disney combinados à realidade das empresas brasileiras. Com uma trajetória sólida e fundamentada na prática, ele já transformou mais de 38 mil pessoas em todo o país, conduzindo equipes, gestores e organizações a novos patamares de experiência e resultados.

A história de Daniel é marcada por propósito, disciplina e um olhar profundamente humano para a gestão. Para ele, o grande diferencial das empresas está além do produto: está nas pessoas, na forma como elas cuidam, se comunicam e se conectam.

Da Comunicação ao Encantamento

A jornada profissional de Daniel Donato começou no universo do marketing e da consultoria empresarial, áreas que rapidamente o aproximaram do atendimento e da construção de relacionamentos consistentes com o cliente. Sua sensibilidade para entender dores organizacionais o levou a perceber um padrão recorrente: empresas com ótimos produtos e equipes bem-intencionadas, mas que ainda falhavam na experiência oferecida.

O ponto de virada veio quando Daniel compreendeu que o que realmente conversava com seu propósito era ajudar empresas a transformarem pessoas, criando ambientes saudáveis, equipes engajadas e experiências memoráveis. Assim, mergulhou no estudo da cultura e da liderança humanizada como o real caminho para transformar negócios.

Foi nesse contexto que ele compreendeu seu propósito: capacitar organizações a valorizarem pessoas e a construírem culturas fundamentadas em verdade, propósito e encantamento.

O mergulho no universo Disney

O interesse de Daniel pela Disney surgiu de forma orgânica, mas foi o brilho desse modelo que o fez enxergar um método capaz de mudar realidades. Ao participar como espectador de uma palestra sobre atendimento no estilo Disney, percebeu que a palestrante nunca havia visitado os parques. Diferente dele, que já tinha vivenciado a experiência.

Esse insight fez nascer uma convicção: ele tinha autoridade prática para ensinar sobre a magia e os bastidores desse império da experiência. Assim, iniciou uma jornada intensa de estudo, pesquisa e vivência, investindo em cursos especializados e viajando repetidamente até Orlando para compreender, na prática, como a Disney constrói cultura, liderança e encantamento.

Hoje, já são mais de 20 imersões presenciais nos parques da Disney, somando experiências em bastidores, processos, treinamentos e cultura institucional. “A Disney não encanta por acaso. Ela encanta por propósito, cultura, liderança e detalhes”, explica.

Formação

Além de sua ampla vivência prática, Daniel Donato carrega uma formação sólida que reforça sua autoridade na área. É Certificado Internacional em Guestologia Business pelo Seeds of Dreams Institute, além de possuir certificações em Disney Backstage Magic e Keys to the Kingdom Tour pelo renomado Disney Institute, aprofundando seus conhecimentos sobre cultura organizacional, experiência do cliente e excelência em atendimento.

Donato é fundador da Sinapse Consultoria e Treinamentos, Bacharel em Administração de Empresas, possui MBA em Marketing Estratégico e é especialista em Marketing de Relacionamento com Clientes, combinação que sustenta sua abordagem única, conectando método, cultura e resultados para transformar equipes e encantar clientes em todo o Brasil.

Liderança que transforma e gera resultado

Ao longo de sua caminhada, Daniel Donato já treinou gestores e equipes em 9 estados brasileiros, levando sua metodologia humana e assertiva a empresas de médio e grande porte. Suas abordagens se destacam por ir além da teoria: ele ensina a magia aplicada à cultura do atendimento e da liderança intencional, mostrando como transformar princípios em práticas que geram encantamento real.

Sua experiência aponta para um mesmo diagnóstico: o maior desafio das empresas não está apenas em ensinar procedimentos, mas em transformar mentalidades. Para Daniel, o encantamento só é sustentável quando nasce de dentro — de colaboradores que reconhecem seu valor e de líderes que servem, inspiram e criam um ambiente onde as pessoas se sentem parte de algo maior.

Dessa forma, suas palestras e treinamentos conectam emoção e técnica, mostrando às organizações como criar experiências memoráveis que geram clientes fãs e equipes engajadas. Empresas que vivenciam sua metodologia apresentam mudanças visíveis na cultura interna, no clima organizacional, na retenção de talentos e no desempenho comercial. É encantamento com resultado.

Da filosofia à prática: o método Donato de transformação cultural

O grande diferencial de Daniel Donato é unir emoção + prática + resultado. Para ele, encantamento não é discurso. É comportamento treinado e repetido diariamente. Sua metodologia mostra que pessoas encantadas encantam pessoas, liderança é servir e inspirar e que propósito é atitude, não slogan.
Daniel entende que a magia não está no castelo, mas em cada colaborador que escolhe fazer alguém se sentir especial. Por isso, seu trabalho capacita líderes e equipes a atuarem como protagonistas da experiência, criando ambientes de acolhimento, propósito e entrega.

Hoje, a maior demanda das organizações está justamente em aliar cultura, experiência do cliente e liderança inspiradora, modelo que ele domina com maestria. Empresas que aplicam o método vivenciam uma transformação contínua na forma de servir e gerar valor para o cliente, para a equipe e para a sociedade.

Magic Day — A imersão que está movimentando o Brasil

Após anos percorrendo o país com treinamentos, palestras e experiências imersivas que já transformaram milhares de profissionais, Daniel Donato apresenta a próxima grande edição do Magic Day – Atendimento de Alto Impacto, que acontecerá no dia 17 de janeiro de 2026, no Praiano Hotel, em Fortaleza, das 8h às 18h.

O Magic Day foi criado com o propósito de proporcionar uma experiência prática, profunda e totalmente aplicável à realidade dos negócios. Nesta edição, Daniel conta novamente com Niepson Melo, criador da metodologia Clownecta, para conduzir uma vivência que une Cultura Disney, jogos corporativos, comunicação autêntica e atitude de vendas — tudo para elevar o nível do atendimento e gerar resultados reais no dia seguinte. Garanta sua vaga pelo link a seguir: https://www.danieldonato.com.br/imersao-magic-day-fortaleza

O propósito é transformar líderes, equipes e negócios através de experiências que geram encantamento real. Além de mostrar a construção da cultura Disney de dentro para fora, a imersão oferece ferramentas para que empresas criem sua própria magia com autenticidade, propósito e resultado. Daniel Donato defende que mágica não é fantasia. Mágica é método, intenção e disciplina diária. E é exatamente isso que os participantes vivenciarão.

Siga Daniel Donato no Instagram:
https://www.instagram.com/danieldonato.com.br/

Ou acesse:
https://www.danieldonato.com.br/

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Saúde48 minutos ago

Vídeos sobre tendências da saúde auditiva chegam gratuitamente pelo Espaço da Audição

Com dados da OMS e especialistas, iniciativa destaca práticas para a saúde diária e inovações em tecnologia auditiva A perda...

Negócios3 horas ago

Raquel Mozzer se destaca no mercado de headhunting por unir visão estratégica, propósito e excelência humana

Em um setor marcado pela escassez de talentos e pela rápida evolução das competências técnicas, Raquel Mozzer tem se consolidado...

Negócios4 horas ago

Black Diamond RT 360: o programa exclusivo da Dra. Letícia Amaral que promete acelerar tributaristas na era da Reforma Tributária

Com o avanço da Reforma Tributária (2025–2033), o mercado tributário brasileiro passa por uma das maiores transformações das últimas décadas...

Negócios4 horas ago

Especialista em Cultura Disney, Daniel Donato consolida-se como referência nacional em atendimento e encantamento de clientes

Reconhecido como uma das principais referências do Brasil quando o assunto é encantamento, cultura organizacional e atendimento de excelência, Daniel...

Negócios18 horas ago

Douglas Martins Cândido e Amanda Pinheiro Carvalho: Casal de empresários transforma o mercado de recuperação pós-cirúrgica e alcança 50 franquias em menos de seis meses com a Conforte-se

O mercado de saúde e estética vive um novo momento no Brasil, e um casal de empreendedores vem se destacando...

Famosos18 horas ago

Dra. Shape vive experiência inesquecível na Grécia e compartilha reflexão sobre sucesso e propósito

A médica das celebridades, Gleidiana Scalzer, conhecida como Dra. Shape, passa por Santorini, Mykonos, Atenas e Creta e inspira seguidores...

Saúde18 horas ago

Fábio Peixoto participa do 212ProCast com Ed Marombe e Doutor José

Victor Rosa para falar sobre hábitos saudáveis, esporte e qualidade de vida com o apoio da Évora Farma. O 212ProCast,...

Entretenimento24 horas ago

5OUND: o novo grupo pop do Brasil chega direto de São Paulo para reconectar o público com o poder das boas canções

Cinco personalidades, um mesmo som. Assim nasce o 5OUND, o novo grupo pop do Brasil que chega para devolver ao cenário...

Empreendedorismo3 dias ago

Vion Cosmético celebra 21 anos de história com qualidade e inovação

A Vion Cosmético, também conhecida pela marca Vion Paris, comemorou 21 anos de fundação no último mês. Ao longo de...

Famosos3 dias ago

Cris Proença: a DJ, produtora e empresária que une música, moda e lifestyle

Artista soma diversas conquistas na carreira e segue com planos ambiciosos para o futuro Há mais de uma década, Cris...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed