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Cinco dicas para construção de uma marca forte em clínicas e consultórios

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Especialista em gestão de negócios para a área da saúde, Dr. Éber Feltrim oferece orientações para fortalecer a identidade de uma instituição

Construir uma marca forte é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Ao cuidar de sua identidade visual, clínicas, hospitais e consultórios podem influenciar e conquistar novos pacientes, fazendo com que uma marca bem definida seja um diferencial nesse setor onde a confiança é parte fundamental da percepção do público.

O Dr. Éber Feltrim, especialista em gestão de negócios para a área da saúde e fundador da SIS Consultoria, traz atenção para esse aspecto comumente negligenciado no estabelecimento de uma empresa na área da saúde. “A marca de uma clínica ou consultório vai além de um logotipo ou um nome. Representa a promessa de cuidado, a experiência do paciente e os valores da instituição”, salienta.

Pesquisa e definição da identidade

O primeiro passo para desenvolver uma marca forte é realizar um estudo aprofundado. Isso inclui entender o perfil do público-alvo, analisar a concorrência e identificar os valores e a missão da instituição.

Além disso, definir a identidade da marca significa buscar autenticidade e refletir os princípios da clínica ou consultório. “Conhecer profundamente o mercado e o público é o mais importante para criar uma marca que, realmente, reflita as necessidades e expectativas dos pacientes”, afirma Dr. Éber Feltrim.

Uma pesquisa da Universidade de Toronto apontou que as cores têm a capacidade de influenciar as emoções e comportamentos dos consumidores. O azul, por exemplo, pode ser associado a confiança e segurança, enquanto o vermelho pode evocar emoções de excitação e energia. O portal Fontfabric, por sua vez, divulgou uma análise de que fontes serifadas podem ser percebidas como mais confiáveis e tradicionais, enquanto fontes sem serifa são vistas como mais modernas e acessíveis.

O especialista aponta que não há certo ou errado nesse cenário, mas sim a intenção do que se deseja passar com uma marca. “Os gestores não devem perder os pilares do negócio de vista, moldando assim o visual de acordo com as prioridades da unidade de saúde”, complementa.

Desenvolvimento de elementos visuais e de comunicação

Os elementos visuais, como logotipos, paletas de cores e tipografias, são componentes essenciais na identidade da marca. “Um design visual bem planejado transmite profissionalismo e confiabilidade. No entanto, é importante que esses elementos sejam desenvolvidos por profissionais de design gráfico com experiência no setor da saúde, garantindo que a marca tenha um impacto visual positivo e seja facilmente reconhecível”, explica o Dr. Éber Feltrim.

Além dos elementos visuais, a comunicação da marca deve ser clara e coerente. Isso inclui a maneira como a clínica, hospital ou consultório se apresenta nas redes sociais, no site, em materiais impressos e em qualquer outra plataforma de comunicação. “A mensagem da marca deve ser consistente em todos os pontos de contato com o paciente, reforçando os valores e a qualidade do atendimento”, diz o especialista.

Cinco dicas para uma marca sólida

Neste processo de estabelecimento de uma nova marca, estes cinco princípios ajudam na construção e manutenção de uma identidade forte:

  • Realize uma pesquisa de mercado detalhada: Conheça profundamente o  público-alvo e a concorrência para identificar oportunidades e definir a marca;
  • Defina a identidade: Escolha um nome fácil de lembrar, crie um slogan que passe uma mensagem clara e certifique-se de que todos os elementos estejam alinhados com os valores da sua instituição;
  • Desenvolva elementos visuais profissionais: Invista em um logotipo, paleta de cores e tipografia que transmitam profissionalismo e confiança;
  • Garanta uma comunicação consistente: Mantenha a mensagem da marca clara e coerente em todas as plataformas de comunicação, desde o site até as redes sociais e materiais impressos;
  • Faça uma análise contínua da marca: Utilize pesquisas de satisfação e feedback dos pacientes para ajustar e atualizar a marca conforme necessário, mantendo-a relevante e competitiva.

A construção e a manutenção de uma identidade forte são processos contínuos que exigem dedicação e uma compreensão profunda do mercado. “Investir na marca é investir na confiança e na lealdade dos pacientes, o que é fundamental para o sucesso de qualquer clínica ou consultório”, finaliza Dr. Éber Feltrim.

Sobre o Dr. Éber Feltrim

Especialista em gestão de negócios para a área da saúde, começou a sua carreira em Assis (SP). Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas. Acesse https://eberfeltrim.com.br/

Sobre a SIS Consultoria de Negócios

A SIS Consultoria pertence ao grupo SIS, com sede na cidade de Assis/SP. Com grande know-how e eficácia técnica na área de saúde, busca oferecer estratégias de qualidade para as empresas. Há mais de 30 anos no mercado, apresenta hoje significativa expansão e tem sua área de atuação em mais de 160 cidades do nosso país. A SIS busca, por meio de uma equipe ética e comprometida, promover o diferencial do seu negócio como ferramenta para o sucesso. Para mais informações, acesse o site ou pelo Instagram.

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Ateliê Cristiane Bastos leva o poder da automaquiagem para empresas com o Automake Business

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O Ateliê Cristiane Bastos, comandado por Cristiane Lopes Bastos, acaba de lançar o Automake Business, um projeto inovador que leva cursos de automaquiagem diretamente para empresas. Com 10 anos de experiência no mercado da beleza, o ateliê é conhecido por seu serviço premium de maquiagem e penteado para noivas e debutantes, mas agora, Cristiane expande sua expertise para o mundo corporativo, oferecendo uma nova forma de empoderar mulheres no ambiente de trabalho.

O Automake Business oferece cursos práticos de automaquiagem ministrados diretamente nas organizações, proporcionando uma experiência personalizada e flexível para equipes de funcionárias. Com opções que vão desde workshops VIP para poucas alunas até palestras mais amplas, o serviço se adapta ao perfil e às necessidades de cada empresa.

“O objetivo é permitir que as mulheres se sintam confiantes e preparadas, seja no dia a dia ou em eventos importantes. A automaquiagem não é só uma ferramenta de beleza, mas também de autoconfiança”, explica Cristiane.

Segundo ela, o Automake Business vai além do reconhecimento profissional, impacta a autoestima e confiança da mulher, e consequentemente, sua postura e desempenho no trabalho. “Quando uma mulher se sente bem consigo mesma, ela se torna mais segura e isso reflete positivamente em sua comunicação e performance”, destaca.

Cristiane ainda acrescenta que “um sorriso bem maquiado faz toda a diferença na hora de receber clientes e comunicar uma mensagem”, ressaltando que o investimento na autoestima das colaboradoras pode se traduzir em resultados positivos no faturamento da empresa.

Além do Automake Business, o Ateliê Cristiane Bastos segue oferecendo um atendimento de excelência em seu espaço de 137 metros quadrados, cuidadosamente planejado por uma arquiteta renomada. Com suítes luxuosas e um ambiente exclusivo, o ateliê se destaca pela sofisticação e pelo conforto oferecido às noivas e debutantes que buscam um atendimento diferenciado.


Agora, com o Automake Business, Cristiane leva esse mesmo padrão de excelência para o ambiente corporativo, ajudando empresas a valorizar suas equipes femininas através de um aprendizado prático e enriquecedor.
Para conhecer mais sobre o Automake Business e os demais serviços oferecidos pelo Ateliê Cristiane Bastos, siga o Instagram: @ateliecristianebastos.

Serviço:
Ateliê Cristiane Bastos
Endereço: Rua Gabriel de Góis, 145 – Bairro Assunção – São Bernardo do Campo (SP)
Telefone: (11) 98191-7934
Instagram: @ateliecristianebastos

Crédito/Fotos: Rafaela Silva

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Lótus BPO foi um dos destaques da Feira do Empreendedor Sebrae 2024

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A Lótus BPO brilhou na Feira do Empreendedor Sebrae 2024, destacando-se no pavilhão “Gerencie o seu Dinheiro”.

Com soluções inovadoras de terceirização financeira voltadas para micro e pequenas empresas, a Lotus BPO ajuda a aumentar o desempenho e a lucratividade dos negócios de seus clientes, proporcionando suporte especializado para tomada de decisões estratégicas na área financeira de seu negócio.

Foto: Divulgação

O estande, todo decorado e atraente, capturou a atenção de mais de 2 mil visitantes, que foram recebidos com brindes personalizados e sacolas recheadas de informações valiosas sobre terceirização do setor financeiro.

Esses materiais foram especialmente preparados para atender as necessidades de microempresas, oferecendo insights práticos e dicas eficazes para a gestão financeira.

Além disso, a Lotus BPO realizou diversas consultorias presenciais gratuitas na feira, demonstrando suas soluções e destacando a importância da terceirização financeira para que o cliente possa se dedicar à atividade fim de seu negócio e alavancar mais oportunidades de crescimento.

Os visitantes ainda tiveram a oportunidade de interagir com a equipe de profissionais qualificados da Lótus BPO, tirando dúvidas e demonstrando como a terceirização financeira pode transformar seus negócios.

“O evento para empreendedores Sebrae 2024 foi um grande sucesso, reforçando o compromisso da Lótus BPO em apoiar as micro e pequenas empresas com transparência e eficiência em seus desafios financeiros, para que a saúde financeira da empresa cresça de forma sustentável.”, comenta Daniela Tavares – CEO da empresa especializada em terceirização financeira.

Para mais informações sobre terceirização financeira com a Lotus BPO, visite: www.lotusbpo.com.br

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Saiba como não ter o nome incluído na dívida ativa por débitos automotivos

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Desde setembro deste ano motoristas começaram a ser incluídos na dívida ativa pelo não pagamento do IPVA. Saiba se o seu nome está incluso e como evitar

Manter a documentação do veículo em dia é fundamental para o bolso e o bem-estar financeiro. A falta de pagamento de dívidas veiculares como IPVA (Imposto sobre a propriedade de veículos automotores) pode gerar a inscrição na dívida ativa e acúmulo de juros.

O CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) do proprietário do veículo sem pagamento estará incluso na dívida ativa e só será retirado após o valor em débito ser quitado.

O que é dívida ativa de veículos

O termo dívida ativa se refere aos valores devidos aos órgãos públicos de qualquer esfera: municipal, estadual e/ou federal. Então, se uma pessoa não paga o IPTU (Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana), que é um imposto municipal, contrai uma dívida com o município.

Se é o imposto de renda (IR) que um indivíduo fica devendo, por exemplo, sua dívida é com a União, ou seja, federal. E se o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) não for pago, a dívida é estadual.

“Na hipótese de a dívida não ser quitada dentro do prazo, o órgão competente pode inscrever o CPF, no caso de pessoa física, ou o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), no caso de pessoa jurídica, na chamada dívida ativa, que é um cadastro de devedores ao governo”, explica Paulo Loffreda, sócio e fundador da Zignet.

Consequências de ter o nome na dívida ativa de veículos

Em outras palavras, a dívida ativa é composta por créditos tributários e não tributários da Fazenda Pública que, depois de esgotado o prazo final para pagamento fixado pela lei ou por decisão final em processo administrativo regular, são remetidos para a Procuradoria municipal, estadual ou federal para inscrição e cobrança.

Porém, nem toda dívida é inscrita no cadastro, porque há custos para a abertura do processo judicial e a execução da cobrança. Por isso, cada esfera costuma ter um limite a partir do qual a inscrição é feita na dívida ativa.

“Esta cobrança, por sua vez, inicialmente é amigável, mas não havendo pagamento ou negociação, passa a ser judicial. Porém, antes mesmo da cobrança começar, a simples inscrição na dívida ativa já acarreta diversas penalidades”, conta e continua. “Assim, débitos de licenciamento, multas de trânsito, seguro obrigatório (SPVAT), IPVA e outras pendências financeiras relacionadas aos veículos e que forem inscritas na dívida ativa geram uma série de implicações legais e financeiras”, reforça.

Além disso, a inscrição na dívida ativa pode impedir o licenciamento do veículo, o que impede, por sua vez, que o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento Veicular) seja renovado.

E como este é um documento de porte e renovação anual obrigatórios, rodar sem ele é uma infração gravíssima, que gera 7 pontos na carteira, multa de R$293,47 e até apreensão do veículo em uma blitz, por exemplo.

Principais exemplos de dívida ativa de veículo

Dívida ativa do IPVA

O IPVA, como falamos anteriormente, é um imposto estadual. Cada estado tem liberdade para definir a alíquota cobrada, o calendário, a forma de pagamento e a destinação do dinheiro. Por isso, é importante consultar o Detran da sua região para conferir as informações todos os anos.

O valor arrecadado costuma ser direcionado para transporte, segurança, saúde e educação. Quando o imposto não é pago, as consequências são restrição no CPF ou CNPJ e o impedimento de licenciar o veículo.

Nesse caso, acaba ocorrendo também o impedimento de renovação do CRLV, documento de porte obrigatório e que precisa ser renovado anualmente. “Então, se o motorista for pego em uma blitz ou passar por uma fiscalização por qualquer motivo, como uma colisão, e o documento estiver atrasado, ele estará cometendo uma infração gravíssima, punida com multa e remoção do veículo”, alerta.

Loffreda ainda lembra que a apreensão do veículo por causa de IPVA atrasado foi renegada em 2016. Porém, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê uma medida administrativa chamada remoção. Esta medida prevê que se o veículo não estiver licenciado, deve ser removido para o pátio – não pelo atraso do IPVA em si, mas pelo veículo não estar licenciado. Essa medida foi julgada e considerada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Dívida ativa de licenciamento

O licenciamento anual é obrigatório e ele nada mais é do que a taxa para que o CRLV seja renovado. A falta de pagamento da taxa também impede que o veículo seja transferido.

“Mas não adianta pagar a taxa se o veículo tiver débitos em aberto, como multas, IPVA e seguro obrigatório, o SPVAT, porque o CRLV do não será emitido”, lembra.

Como consultar dívida ativa do IPVA

Para saber se o IPVA do seu veículo já está na dívida ativa do estado, basta acessar o site da Secretaria da Fazenda do seu estado e colocar os dados pedidos, que geralmente são o CPF ou CNPJ à qual a placa está vinculada e a placa do veículo. Em alguns estados, é pedido também o número do Renavam.

O boleto para pagamento geralmente pode ser impresso no próprio site ou com um direcionamento para o banco conveniado. Também é possível fazer a consulta presencialmente, em um posto da Secretaria estadual da Fazenda da cidade onde o seu veículo é emplacado.

Apesar de cada estado ter um sistema próprio para a consulta dos débitos inscritos na dívida ativa, de um modo geral, o procedimento costuma ser o mesmo para todos os tributos.

Dessa forma, na Secretaria de Fazenda estadual é possível fazer a consulta de tudo o que está inscrito na dívida ativa vinculado ao seu CPF ou CNPJ.

Como pagar uma dívida ativa de veículos

O pagamento de uma dívida ativa de veículo normalmente é feito através da própria página do sistema que dá acesso às informações da dívida ativa, mas isso também pode variar de um estado para outro.

Em São Paulo, por exemplo, o pagamento deve ser feito através da Procuradoria Geral do estado, colocando o Renavam do veículo e o CPF ou CNPJ vinculado à placa.

Depois é só selecionar o débito que você quer quitar e gerar o boleto para o pagamento integral.

Como parcelar dívidas ativas de veículos

Vários estados têm programas de parcelamento de dívidas ativas, com canais de negociação para escolha das parcelas. “Comumente há descontos generosos para o pagamento à vista, mas também pode encontrar descontos interessantes nas multas e nos juros de acordo com o parcelamento. Em alguns estados, como São Paulo, há um valor mínimo para as parcelas”, afirma.

Uma dica é aproveitar os maiores descontos para o pagamento à vista e parcelar o boleto no site da Zignet. “Assim você aproveita o melhor de ambos os lados: quita de uma vez a dívida ativa com um bom desconto e ainda faz o parcelamento em até 12X no cartão de crédito da sua escolha pela Zignet”, finaliza.

Sobre a Zignet:

A Zignet é uma fintech que surgiu para facilitar e inovar a forma de recebimento de contas, à vista ou parceladas, por meio de cartões ou outras modalidades de pagamentos eletrônicos. Além de oferecer os serviços tradicionais de recebimento de cartões, as maquininhas Zignet também têm como diferencial parcelar em até 12 vezes, no cartão de crédito, boletos e contas emitidos por empresas públicas e privadas.

Atendimento personalizado, tecnologia de ponta e o melhor custo-benefício são vantagens que a Zignet disponibiliza aos seus clientes, oferecendo maior agilidade e segurança nas transações de pagamentos. A Zignet é credenciada pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) para parcelamento de débitos de veículos em todo o território nacional.

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