Com apenas 24 anos, ele criou empresa especializada em eventos e treinamento para empreendedores
O Grupo X, uma holding inovadora focada na educação empresarial, alcançou um faturamento impressionante de R$50.000.000,00 em apenas três anos. Fundada em 2021 por Jorge Kotz, que na época tinha apenas 24 anos, a empresa se destaca por sua abordagem multifacetada e pela variedade de produtos e serviços oferecidos. Com um investimento inicial de R$60.000,00, a empresa está sediada em Toledo, PR, e atua principalmente no setor de educação empresarial, além dos setores de tecnologia, informação e mídia.
Jorge Kotz começou seu primeiro negócio aos 20 anos. Ele comandava uma equipe de 12 funcionários e tinha mais de 100 clientes. No entanto, enfrentou um burnout devido à dificuldade em delegar tarefas. “Eu não sabia lidar com os meus colaboradores. Eu falava, faz tal coisa, e eles simplesmente não faziam. E aí, eu tinha que ir lá e fazê-lo. Então, você imagina o caos que era. Eu tinha 20 anos, sem saber sobre gestão de pessoas. Lidar com essa galera. Essa galera era muito jovem, uma galera nova. Naquele momento, eu culpava eles. Mas hoje eu entendo que o errado era eu. Porque eu não sabia conversar com eles. Não sabia lidar com o nível de maturidade deles,” explica Jorge.
Diante das dificuldades, ele decidiu vender a empresa e “chutar o balde”. Jorge começou a investir em um novo negócio, o atual Grupo X. Com uma equipe mais enxuta, ele percebeu a importância de trabalhar efetivamente com seus colaboradores para escalar o negócio. Ele divide a gestão de pessoas em três pilares fundamentais: persuasão, personalidade e nível de maturidade. “Para você comandar uma equipe, você precisa entender esses três pilares. Isso vai ser o grande diferencial para a capacidade de gerenciar pessoas,” afirma.
Jorge investiu em treinamento pessoal e capacitação para adquirir o conhecimento necessário para gerenciar pessoas. Hoje, ele comanda uma equipe de 50 pessoas. “O mais legal de lidar com pessoas é que você começa a se apaixonar por pessoas e entender a diferença entre elas,” compartilha. Ele cita um exemplo de uma consultoria para uma empresa de construção, onde descobriu que oferecer um churrasco de fim de semana como recompensa por metas alcançadas aumentava a motivação dos trabalhadores.
“A diferença entre um líder e um bom líder é que o bom líder sabe resolver os problemas. Ele não foge dos problemas. Ele sabe que precisa pegar o elefante, colocar ele na sala e resolver,” diz Jorge. Para ele, a tecnologia é uma aliada na gestão de pessoas. “A tecnologia não vem atrapalhar. Atrapalha quem não está preparado para ela. A tecnologia vem para somar. Quem está preparado para se adaptar, vai usar isso a seu favor,” ressalta.
No escritório, a política de transparência é fundamental. A cada 15 dias, Jorge realiza reuniões onde apresenta números e a fase em que a empresa está. Além disso, ele promove a conexão entre a equipe através de momentos de oração antes de eventos. “Os empresários precisam entender que ninguém nasce perfeito. O seu colaborador não tem a mesma experiência que você no seu negócio. Você já passou por todas as fases. Se você quer ter um colaborador que te substitua, você precisa capacitar essa pessoa,” destaca.
Para Jorge, a diversidade dentro de uma empresa é reconhecida pela capacidade técnica das pessoas, independentemente de gênero, cor ou sexualidade. Ele acredita que a criatividade será o grande diferencial dos profissionais no futuro. “A tecnologia está presente nas nossas vidas, e o que vai fazer com que esse profissional se diferencie é ser criativo. As pessoas criativas vão saber extrair o melhor dessas ferramentas,” explica.
Um líder de maestria precisa controlar suas emoções. “Inteligência emocional faz com que ele se proteja e proteja também seus colaboradores. Lidar com a raiva, com a alegria, com a tristeza, com a frustração faz com que ele tenha uma melhor percepção de como falar com as pessoas e extrair o melhor delas,” conclui Jorge.
Sobre Jorge: Jorge Kotz, 27 anos, é um dos maiores empresários do Brasil, CEO do Grupo X, criador do X Business, a maior imersão de negócios e networking da América do Sul, que já impactou mais de 150.000 mentes empreendedoras. Idealizador do X Diamond Club e autor dos livros “Diamantes Lapidados”, “Lapidando Diamantes” e “O Limite Invisível”, seu maior objetivo é tornar o conhecimento acessível ao maior número de empreendedores.