Um relatório da Reuters mostrou que nos Estados Unidos, 54% das pessoas obtêm notícias via redes sociais, ultrapassando canais de TV (50%) e sites de notícias (48%). Já na América Latina, plataformas de vídeo, creators e redes sociais estão ganhando este terreno no Brasil, Argentina, México, Colômbia e Peru, enquanto a mídia tradicional encolhe. Para falar sobre este cenário de transformações com embasamento advindo de uma trajetória que atravessa cinco décadas e múltiplos formatos, de jornais e revistas ao rádio, televisão e plataformas digitais, o jornalista Leão Lobo (@leaolobotv), 71 anos, foi o convidado especial do Podcast Arte de Vencer (@podcastartedevencer).

Foto: marketing do podcast
No episódio, comandado pelo empresário e fundador do projeto, Cláudio Gonçalves (@claudiogon), Leão abriu o baú de memórias para compartilhar bastidores de figuras icônicas da TV brasileira, incluindo uma história curiosa e transformadora com Hebe Camargo.
Segundo ele, uma simples nota publicada no início de sua carreira poderia ter mudado o rumo da apresentadora. A mensagem, que inicialmente gerou polêmica, acabou sendo o impulso para que Hebe decidisse permanecer no Brasil e seguir sua trajetória como artista. “Ela me ligou pessoalmente para dizer que, depois de ler o que escrevi, decidiu que tinha que ficar no seu país e fazer o que amava”, relembra o jornalista.
Ao longo do bate-papo, Leão contou que seu encantamento pela comunicação começou ainda na infância, em um lar marcado pelo jornalismo. Seu pai e irmão atuavam na profissão. Sem televisão em casa nos primeiros anos, ele assistia programas na casa de vizinhos e parentes, até que, aos 7 anos, presenciou a instalação de um aparelho em sua sala e viu, pela primeira vez, uma novela no ar. “Naquele instante, percebi que era isso que queria fazer: entrar naquela caixinha e contar histórias para as pessoas”, recorda.
Feedbacks de Silvio Santos e mais curiosidades:
O primeiro emprego de Leão na área foi em um jornal de bairro, onde acreditava que se restringia à política. Com o tempo, descobriu que poderia falar sobre comportamento, cultura e entretenimento, e foi nesse campo que construiu seu nome, com destaque para a televisão. No SBT, trabalhou diretamente com Silvio Santos, que, segundo ele, era um mestre informal: “Ele dava dicas valiosas nos intervalos, corrigia e elogiava de forma prática, e eu aprendia observando cada detalhe”, explicava sobre receber feedbacks constantes.
No podcast Arte de Vencer, o especialista exibiu outras curiosidades sobre os bastidores da televisão, explicando como funcionam processos de gravação e mais. No mesmo programa também é possível conhecer a trajetória de grandes nomes da televisão, como o ator global Filipe Folgosi (@filipe_folgosi) e o empresário Albert Bressan (@albertbressan), ex-participante do reality show A Fazenda. A proposta é trazer histórias de grandes líderes do empreendedorismo e da criação de conteúdo.
A participação no Podcast Arte de Vencer mostrou que a história de Leão Lobo vai além dos holofotes: é uma lição de atenção aos detalhes, humildade para aprender e coragem para manter a autenticidade. Uma conversa que celebra não apenas os bastidores da TV, mas a paixão por contar histórias que atravessam gerações.