Ainda que 48% das empresas brasileiras encerrem as atividades em até três anos, há histórias que inspiram e que servem como lição de fortalecimento de marca
Responda rápido: quantas empresas você conhece que se recuperaram de uma falência, que sobreviveram e até cresceram na pandemia, conquistando, hoje, lucro anual de 90 milhões de reais? Sim, existem histórias de superação e de resiliência no universo corporativo brasileiro, ainda que não seja fácil empreender no país. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 48% das empresas brasileiras fecham em até três anos. Um dos principais motivos (25% dos casos) é a falta de boa gestão, conjunto de práticas para planejar, organizar, dirigir e supervisionar pessoas, processos e recursos.
Entre as histórias de sucesso de empresas brasileiras, está a da rede de academias Evoque, que nasceu em 2018, na cidade de Mauá, região de metropolitana de São Paulo e que atualmente possui 43 unidades em todo país. Tornou-se uma marca forte no segmento fitness, passando por turbulências de mercado como falência e pandemia, antes de atingir segurança e lucro.
Uma das cabeças pensantes do grupo, Rodrigo Hasi, fundador, sócio e CEO da Evoque, indica caminhos para que um empreendimento seja um modelo de sucesso, inclusive no que diz respeito à gestão:
Inovar para crescer
A maioria dos empreendedores brasileiros antenados conhecem a estratégia do “oceano azul”, filosofia de negócio que passa pela criação de novos mercados, em vez de disputar uma fatia de oportunidade em nichos saturados (oceano vermelho). A Evoque leva isso tão a sério que criou um modelo único de negócio conhecido como híbrido (low price full service), como diferencial na disputa de novos clientes e na comparação com a concorrência. “Na prática, isso significa oferecer 22 modalidades diferentes, algumas delas exclusivas, por um custo mensal que não ultrapassa a 200 reais”, explica Hasi.
Apostar em pessoas
A gestão humanizada é um dos grandes pilares de uma empresa. Se não existe negócio sem vendas, é impossível almejar crescimento sem contar com um grupo de colaboradores que vestem a camisa do empreendimento. “A nossa filosofia é dar condições para que todos vislumbrem futuro profissional na Evoque. Que tenham certeza que podem ficar com a gente por muitos anos ou até quando desejarem”, diz Hasi. “Entregamos as ferramentas necessárias para a realização de um bom trabalho e também para que os colaboradores voem em todas as áreas da vida”.
Expansão organizada
Um dos grandes erros de gestão é expandir sem fortalecer o produto. Ainda que tenha crescido bastante em apenas oito anos, todos os passos da Evoque foram planejados e organizados. É preciso entender as necessidades da empresa, criando uma cultura empresarial própria. E isso demanda investimento de recursos no momento certo, sem aquela empolgação cega diante dos primeiros resultados, que pode colocar tudo a perder, e, claro, de pessoas.
Estar aberto a mudanças
O comodismo também é uma arma letal para os negócios. O que leva você ao sucesso também pode ser uma barreira de avanço. Ainda que seja uma marca de sucesso consolidada, a rede Evoque passou a apostar esse ano no sistema de franquias, com um grande diferencial: a taxa de adesão de 90 mil reais é a mais baixa do mercado. “A previsão é de pelo menos 10 novas unidades pautadas nesse sistema de negócios ao final de 2025”, afirma Hasi. “Abrindo novos caminhos de investimento, tonificamos o crescimento”.
Sobre a Evoque. Fundada em 2018, em Mauá, na região metropolitana de São Paulo, a rede de academias Evoque