Entenda os principais golpes praticados contra o consumidor e como se proteger
Com o advento da Black Friday 2024 no próximo dia 29 de novembro, os consumidores brasileiros se preparam para aproveitar as ofertas e descontos de um dos maiores eventos comerciais do país. No entanto, junto com as oportunidades, a data também traz riscos de fraudes e golpes.
Desde sua chegada ao Brasil em 2010, a Black Friday tem crescido em importância e hoje é um dos principais eventos comerciais do ano, movimentando milhões de reais em vendas, ficando atrás apenas do Natal e Dia das Mães em volume de vendas.
Em alguns anos, a Black Friday até superou o Dia das Mães em termos de transações online. Além disso, muitos consumidores aproveitam a oportunidade para fazer compras de presentes de Natal, aproveitando os descontos e promoções oferecidos na data. E, juntamente com esse crescimento, surgem oportunidades para golpistas, que buscam enganar compradores com ofertas irreais e sites fraudulentos.
Entenda alguns dos principais golpes
Falsas promoções
Um dos golpes mais comuns é a prática de “maquiagem de preço”, em que lojas elevam o valor de um produto semanas antes da Black Friday e, durante a promoção, aplicam um “desconto” que na verdade o retorna ao preço original. Além disso, sites e lojas falsas anunciam produtos a preços irreais para atrair consumidores e acabam não entregando o item.
Sites falsos e clonagem de cartões
Criados especificamente para a Black Friday, esses sites falsos imitam o layout de lojas famosas e levam o consumidor a acreditar que está comprando de uma loja oficial. Com isso, dados pessoais e bancários dos clientes são roubados e utilizados para outros golpes ou clonagem de cartões.
Golpes via e-mail e redes sociais
Com o aumento do uso de e-mails marketing e anúncios em redes sociais, é comum que golpistas enviem mensagens falsas com links de supostas promoções. Ao clicar, o consumidor pode ser redirecionado para páginas que coletam suas informações ou até instalar vírus e malwares no dispositivo.
Perfis falsos e ofertas no WhatsApp
Muitos golpes surgem através de mensagens em redes sociais e WhatsApp. Links encaminhados ou enviados por perfis falsos levam a páginas fraudulentas, onde o consumidor acaba por fornecer seus dados, pensando estar aproveitando uma oferta legítima.
Leo Rosenbaum, sócio do Rosenbaum Advogados, especializado em Direito do Consumidor faz um alerta para garantir a segurança das compras. “Pesquise sobre as lojas e os produtos antes de comprar: verifique se a loja é confiável e se os produtos oferecem a qualidade esperada. Use mecanismos de segurança online: verifique se o site utiliza o protocolo HTTPS, que garante encriptação e proteção de dados. Verifique se o endereço da loja é válido e se as informações de contato, como telefone e e-mail, são verdadeiras. Evite ofertas irreais: se uma oferta parece muito boa para ser verdade, provavelmente é uma fraude. Pesquise outras lojas e compare preços antes de comprar”.
O especialista adverte, ainda, que é importante utilizar sites confiáveis para comparação de preços, uma vez que “existem diversos sites confiáveis que oferecem comparativos de preços e condições de pagamento e entrega, facilitando suas compras”.
Para finalizar, Rosenbaum alerta que, para aproveitar a Black Friday sem riscos, o consumidor deve adotar um comportamento cauteloso e consciente, buscando informações sobre o histórico de preços e a reputação das lojas. Essas medidas de prevenção são essenciais para evitar golpes e garantir uma experiência de compra satisfatória, segura e dentro da legalidade. Em caso de problemas, o conhecimento sobre seus direitos pode assegurar a solução de possíveis danos.