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Giro Tech: Confira os destaques da segunda quinzena de agosto de 2024

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*Por Coluna Giro Tech

Hack The Future ICP: Participe do primeiro Hackathon do ICP HUB Brasil

O ICP HUB Brasil está lançando o Hack The Future ICP, um hackathon inédito que acontece de 25 de agosto a 17 de setembro. As inscrições, já estão abertas, são gratuitas e os interessados podem garantir sua presença pelo link https://lu.ma/zxtej6q2?tk=08d2Xx. A maratona, que será 100% online, tem como foco promover a tecnologia blockchain no Brasil. O evento oferece prêmios em dinheiro de até R$8 mil e a chance de ter projetos incubados e acelerados pela equipe da ICP Brasil, abrindo as portas para o mercado global.

 

 

Consórcio é alternativa para quem quer poupar

Uma pesquisa inédita do Mycon, a primeira fintech de consórcios do Brasil, revelou que 27,6% dos consorciados entrevistados são empreendedores ou autônomos e 17,7% desejam iniciar ou expandir seus negócios próprios. Em meio a um cenário de 10,53 milhões de participantes ativos no Sistema de Consórcios, conforme dados da ABAC, a pesquisa destaca que a modalidade é vista como uma ferramenta financeira atraente para investimentos a médio e longo prazo, sendo que 29,9% dos entrevistados consideram o consórcio um bom investimento e 28,1% o utilizam para se preparar para o futuro.

Os dados mostram que 43,9% dos entrevistados valorizam os menores custos operacionais e as taxas reduzidas dos consórcios e 32,3% destacam a importância do parcelamento sem juros.

A pesquisa também revelou a dificuldade do brasileiro em guardar dinheiro, trazendo o consórcio como uma opção para quem não tem uma reserva de emergência ou está com dificuldades para poupar.

De acordo com os dados:

– 21% dos consorciados não possuem reserva de emergência;

– 16,4% apontam ter uma fonte de renda variável ou incerteza financeira

– 16% possuem dificuldade para poupar;

– 42% dos participantes disseram que o consórcio foi a alternativa mais viável para aquisição da casa própria e do automóvel.

 

 

Crescimento sustentável

A Idea Maker, empresa de tecnologia que idealiza e desenvolve soluções digitais voltadas para meios de pagamento, filantropia premiável e sorteios, aposta no crescimento sólido e sustentável para seguir se destacando no mercado. Com cerca de 4 milhões de downloads e mais de 10 milhões de usuários cadastrados em todo Brasil, a companhia ultrapassou a marca de 20 aplicativos criados. Recentemente, também recebeu autorização do Banco Central para operar como  Instituição de Pagamento. Agora, a meta é superar R$1 bilhão em transações ainda este ano, dobrando o número alcançado em 2023.

Maple Bear Brasil acelera expansão e abre novo escritório

A Maple Bear Brasil, rede de franquias líder em educação bilíngue, está ampliando sua presença nacional com um plano ambicioso de dobrar o tamanho da rede nos próximos cinco anos. Atualmente, a marca conta com 214 escolas em 141 cidades e atende 39 mil alunos. Para 2029, a meta é alcançar 315 unidades em 340 municípios, ampliando o número de estudantes para 90 mil. Como parte dessa expansão, a rede também inaugurou um novo escritório em São Paulo, projetado para fortalecer o suporte aos franqueados e sustentar o crescimento acelerado da empresa.

 

Marketing de Performance

Rede líder global em marketing de performance, a Rakuten Advertising tem apoiado grandes marcas como Drogasil, Droga Raia, Sephora e Decolar para impulsionar suas vendas. Oferecendo soluções e recursos completos de funil que combinam mídia, dados e estratégias de afiliados, a empresa já ajudou seus parceiros anunciantes a alcançar mais de 1,2 bilhão de consumidores e gerar mais de 200 milhões de pedidos e 4,3 bilhões de cliques nos últimos 25 anos. A companhia conecta anunciantes com os publishers orientados para um desempenho de maior sucesso, como sites de cupons e cashback, além de sites de conteúdo e influenciadores. Reconhecida pela liderança em sua área de atuação, a Rakuten Advertising foi vencedora do prêmio MThink pelo 12º ano consecutivo em 2023. No mesmo ano, a empresa ganhou ainda o prêmio de Melhor Rede de Afiliados e também conquistou o Global Performance Marketing Awards na categoria LATAM.

Instituto Baccarelli capta recursos para construção da primeira sala de concertos em Heliópolis

O Instituto Baccarelli, conhecido por sua atuação de destaque em educação e cultura, avança na captação de recursos para a construção do Teatro Baccarelli, a primeira sala de concertos do mundo localizada em uma favela. Situado em Heliópolis, a maior comunidade de São Paulo, o teatro terá capacidade para 530 lugares e contará com um projeto acústico de padrão internacional assinado por José Augusto Nepomuceno, responsável por espaços renomados como a Sala São Paulo e o Teatro Cultura Artística. O novo espaço proporcionará à comunidade local e aos bairros vizinhos um ambiente moderno e sustentável para espetáculos de grande porte, reforçando o compromisso do Instituto com a inclusão social por meio da arte e da educação.

Até o momento, o Instituto Baccarelli já arrecadou mais de R$25 milhões para a construção do teatro, com contribuições de grandes empresas, como Itaú, Unilever, B3, e Bradesco, além de doações de pessoas físicas. Financiada pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), a obra tem conclusão prevista para dezembro deste ano. Além de promover a cultura, o projeto adota práticas sustentáveis, como o uso de materiais recicláveis e a geração de energia renovável. O empreendimento representa não apenas um avanço na infraestrutura cultural da região, mas também um símbolo de transformação e esperança para Heliópolis.

 

Trademaster Planeja Crescer 40% até Dezembro com Inteligência em Vendas

Após ter superado a marca de R$ 30 bilhões transacionados, a Trademaster projeta crescer 40% até dezembro, apoiando o setor industrial a ir além, ao oferecer inovação com inteligência em dados para maximizar as vendas em condições facilitadas de pagamento, de forma rentável e risco reduzido. A fintech, que potencializa as vendas de grandes indústrias e distribuidores ao varejo, tem contribuído para uma melhora significativa de indicadores importantes de seus clientes, como crescimento do market share e do ticket médio, ampliação da distribuição numérica, incremento do drop size, aumento da rentabilidade, redução da inadimplência e do DSO (prazo médio de recebimento das vendas). Com mais de 200 indústrias e distribuidores conveniados e mais de 1 milhão de varejistas cadastrados na plataforma, a empresa utiliza IA e machine learning para fornecer inteligência comercial e desenvolver modelos proprietários de crédito que possibilitam a inclusão do mix correto no PDV, com estratégias assertivas de cross sell e up sell.

 

“Nosso limite de crédito inicial é, em média, 50% maior do que o praticado no mercado. Com isso, queremos cada vez mais ser um parceiro estratégico de negócio para as indústrias e distribuidores”, diz Francisco Pereira, CEO da Trademaster.

 

 

Generali Brasil e Ituram lançam novo seguro no mercado

A Generali Brasil e a Ituran lançaram o “Ituran One”, um seguro de Responsabilidade Civil voltado a veículos monitorados por telemetria. O produto oferece indenizações de 75% ou 90% do valor da tabela FIPE, com limites de R$60.000 para carros e R$16.000 para motos. A iniciativa busca oferecer uma opção mais acessível para proprietários de veículos, complementando os serviços de monitoramento e recuperação, e atendendo à demanda por maior segurança no setor.

Curso de Direito da ESPM e portal Mais que Direito lançam projeto “Talentos do Futuro”

O curso de Direito da ESPM e o portal Mais que Direito firmaram uma parceria para lançar o projeto “Talentos do Futuro”, que visa capacitar jovens talentos do Direito e promover a democratização do conhecimento jurídico. A iniciativa oferece aos estudantes espaço para compartilhar ideias, artigos e projetos, incentivando uma nova geração de advogados comprometidos com a inclusão legal e a democratização da justiça. O projeto também oferece mentoria para aprimorar a comunicação dos alunos, tornando o conteúdo jurídico mais acessível e compreensível.

 

IA contra a burocracia

A Dynadok está utilizando Inteligência Artificial para acabar com a burocracia nas empresas. A startup é focada em uma nova e promissora área no Brasil: automação de documentos por meio de IA. De acordo com a DataIntelo, trata-se de um mercado que cresce 37,5% por ano. O objetivo da empresa é identificar e validar documentos em vários formatos e layouts, desde imagens até PDFs, promovendo uma extração de dados precisa para atender uma demanda dos mais diversos segmentos: da construção civil à educação, passando por saúde e setor financeiro. A startup é comandada por Willian Valadão, empreendedor em série que já idealizou, escalou e vendeu duas startups para empresas de capital aberto: a plataforma de estudos Beduka e a Peixe 30. Willian também é investidor e sócio da venture builder Aleve.

 

Progic Cresce 86% e Planeja Aumentar Faturamento em 30% em 2024

Líder em TV corporativa no Brasil, a Progic, reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar em 2023, registrou um crescimento de 86% nos últimos dois anos e atende mais de 650 clientes, incluindo Michelin e São Paulo Futebol Clube. A empresa, focada em melhorar a comunicação interna, espera aumentar seu faturamento em 30% em 2024, desenvolvendo novas soluções para otimizar o engajamento e a comunicação nas organizações.

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PL 2159/2021: avanço no licenciamento ambiental ou retrocesso para o meio ambiente?

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Proposta que altera regras do licenciamento ambiental gera polêmica entre ambientalistas e juristas. Entenda os principais pontos do projeto e os riscos envolvidos

Aprovado na Câmara dos Deputados e em tramitação no Senado, o Projeto de Lei 2159/2021 propõe instituir uma Lei Geral do Licenciamento Ambiental no Brasil. Defensores argumentam que a medida trará mais segurança jurídica e celeridade aos processos, enquanto críticos alertam para retrocessos na proteção ambiental e para o aumento de conflitos socioambientais. Mas afinal, o que está em jogo?

O que diz o PL 2159/2021?

O texto estabelece diretrizes nacionais para o licenciamento ambiental, buscando unificar normas que hoje variam entre estados e municípios. Entre os principais pontos estão:

* Tipificação das modalidades de licenciamento, como a Licença por Adesão e Compromisso (LAC) e a Licença Ambiental Única;
* Dispensa de licenciamento para atividades de baixo impacto, como manutenção de estradas e determinadas práticas agropecuárias;
* Prazos definidos para manifestação de órgãos como ICMBio, IPHAN e FUNAI — cujo silêncio pode ser interpretado como anuência;
* Transferência de responsabilidade ao empreendedor, via autodeclaração de veracidade.

“O projeto busca racionalizar e padronizar os procedimentos, o que pode beneficiar grandes empreendimentos que enfrentam hoje burocracias distintas em cada região”, afirma o advogado Diógenes Miguel Telles, membro da Comissão de Direito Ambiental da OAB-SC e pós-graduado em Direito Urbanístico e Ambiental.

Padronização nacional: benefício ou ameaça à autonomia federativa?

Um dos aspectos mais polêmicos é a retirada de autonomia dos entes federativos para legislar de forma mais restritiva. Para Diógenes Telles, “a padronização pode ser útil para o setor produtivo, mas deve respeitar a diversidade ambiental e cultural do país. O risco é comprometer a efetividade da proteção em biomas sensíveis, como Amazônia, Pantanal e Cerrado”.

Segundo ele, a Constituição assegura que estados e municípios legislem suplementarmente em matéria ambiental, e o PL pode conflitar com esse princípio ao impor uma base mínima, que, na prática, pode virar teto.

Modernização ou retrocesso?

Embora o projeto contenha inovações procedimentais, especialistas apontam que ele enfraquece pilares do Direito Ambiental moderno. “A proposta tem cara de modernização, mas o conteúdo representa um retrocesso perigoso”, diz Telles. “Ao permitir que empreendimentos sejam licenciados apenas com autodeclarações e ao impor prazos curtos para órgãos técnicos, há um esvaziamento do controle preventivo e da análise técnica qualificada.”

O PL também flexibiliza a exigência de Estudos de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), centralizando decisões em critérios genéricos e removendo a exigência em alguns casos com potencial impacto acumulativo.

O apelido “PL da Devastação” é justificado?

A alcunha ganhou força entre ambientalistas. E há justificativas jurídicas. O texto permite, por exemplo:
* Licenciamento automático por autodeclaração (LAC);
* Silêncio positivo de órgãos ambientais e indigenistas;
* Dispensa de licenciamento para obras urbanas em áreas com plano diretor;
* Invisibilização do princípio da precaução, uma das bases do Direito Ambiental internacional.

“A lógica do ‘depois se vê’ pode causar danos irreversíveis ao meio ambiente e à saúde da população”, alerta Telles. “O licenciamento é um instrumento de antecipação, não de correção.”

Riscos para comunidades tradicionais e povos indígenas

O projeto impõe prazos limitados para a manifestação de órgãos como a FUNAI e omite a obrigatoriedade de consulta prévia, livre e informada, conforme estabelece a Convenção 169 da OIT. “Há grave risco de violação de direitos indígenas e quilombolas. O texto enfraquece as garantias constitucionais do artigo 231 e compromete a jurisprudência do STF, que já reconheceu a obrigatoriedade da consulta”, diz Telles.

Impactos para setores econômicos e o meio ambiente

Agronegócio, mineração, infraestrutura e energia estão entre os setores que mais se beneficiarão com a nova lei — caso seja aprovada. A dispensa de licenças para certas atividades rurais e obras em zonas urbanas pode acelerar investimentos. Mas isso tem um preço.

“O incentivo à autodeclaração e à dispensa de EIA/RIMA reduz a previsibilidade ambiental e jurídica. Isso pode gerar mais judicializações, ações civis públicas e embargos judiciais no futuro, criando insegurança inclusive para o próprio investidor”, pontua Telles.

Violação de compromissos internacionais?

Sim. O Brasil assumiu metas climáticas no Acordo de Paris e compromissos com a proteção da biodiversidade. A nova lei, ao facilitar o desmatamento legalizado e omitir os impactos cumulativos, pode comprometer essas metas. “Estamos diante de um risco real de sanções comerciais e de desgaste na diplomacia ambiental brasileira”, avalia Telles.

E o que a população pode fazer?

O impacto da nova legislação é direto na vida dos cidadãos: qualidade da água, ar, aumento de enchentes, calor extremo, ruído urbano e desmatamento. “A população pode e deve pressionar os senadores, participar de audiências públicas e apoiar ONGs e entidades que atuam com o tema”, incentiva Telles.

Ele também recomenda acompanhar as possíveis ações no STF. Caso o PL seja sancionado na forma atual, é possível contestá-lo via Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) ou ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental).

O PL 2159/2021 traz à tona o dilema entre agilidade e proteção. Para os defensores, representa um avanço. Para especialistas e ambientalistas, o projeto pode abrir as portas para uma devastação legalizada. O debate agora segue no Senado, e a sociedade civil terá papel crucial na construção do futuro ambiental do país.

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Print on demand: como uma plataforma brasileira desenvolveu um modelo de negócio escalável e com impacto social

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Uma Penca, startup brasileira de e-commerce sob demanda, chega a 18 mil lojas cadastradas, mais de 200 mil produtos publicados e parcerias com Médicos Sem Fronteiras, Aymoré e Cortella

Há 17 anos, Bruno Imbrizi fundou a Chico Rei. Há dois, resolveu investir no Print on Demand, mercado que cresce 25% ao ano, com Uma Penca, plataforma de e-commerce sob demanda (Fotos: Uma Penca, Divulgação) Ensaio – Abril 2025

Uma Penca, plataforma brasileira de e-commerce sob demanda, ultrapassou 5 milhões de reais em vendas em menos de dois anos de operação. Fundada em julho de 2022 por Bruno Imbrizi, também cofundador da Chico Rei, a startup já reúne mais de 18 mil lojas cadastradas, 200 mil produtos cadastrados e um modelo de negócios que combina escalabilidade, automação e impacto social mensurável.

Baseada em um sistema 100% digital e sem necessidade de estoque, a Uma Penca permite que qualquer pessoa ou marca crie sua loja online, com custo inicial apenas do desenvolvimento das estampas. Todo o processo de produção, logística e atendimento ao cliente é gerido pela plataforma, eliminando barreiras tradicionais ao empreendedorismo.

“O POD é o futuro da personalização em massa. A tecnologia nos permite imprimir itens únicos sem perder escala. Isso transforma o jeito como as pessoas consomem, e dá poder criativo a milhares de pequenos empreendedores que antes estavam à margem do varejo”, diz o CEO da startup.

O negócio está inserido em um mercado global de Print on Demand (POD) que movimentou cerca de 9,9 bilhões de dólares em 2024 e deve ultrapassar os 33 bilhões até 2030, com taxas de crescimento anual na casa dos 25%, segundo dados da Grand View Research e Straits Research. No Brasil, o setor já representa um volume estimado de 237 milhões de dólares, com projeções que apontam para mais de 1 bilhão até o final da década, indicando que o país é o maior e mais dinâmico mercado da América Latina nesse segmento.

Negócio com propósito

Cada venda em Uma Penca gera uma contribuição automática para projetos ligados à saúde, meio ambiente, educação e direitos humanos. Até agora, as doações para instituições parceiras já acumulam mais de 50 mil reais revertidos para o impacto social. Além dos repasses da mais de 300 ONGs, com lucro 100% revertido, possuem lojas na startup como Médicos sem Fronteiras, Fundação SOS Mata Atlântica e Razões para Acreditar.

“Nossa visão é clara: queremos democratizar o acesso ao varejo digital e provar que é possível escalar com propósito. Mais do que tecnologia, entregamos ferramentas para que pessoas comuns possam empreender com criatividade e responsabilidade”, afirma Imbrizi. Além dos pequenos empreendedores, grandes marcas e personalidades também aderiram ao modelo e-commerce sob demanda como Mario Sergio Cortella, Biscoitos Aymoré, Podcast Medo e Delírio em Brasília.

Em 2024, a empresa foi reconhecida pelo Guia Mol como o Produto Social do Ano, destacando-se entre negócios inovadores com viés de impacto. A empresa agora mira um novo ciclo de crescimento com foco em parcerias corporativas, projetos de licenciamento de IPs culturais e marcas de entretenimento, além da captação de investidores estratégicos para expansão nacional e internacional.

Qualidade e inovação

Irmã da marca de moda Chico Rei, reconhecida pela qualidade e inovação em matérias-primas e fabricação, a plataforma oferece a mesma estrutura com um portfólio crescente de produtos, incluindo camisetas adultas e infantis, pôsteres, canecas, ecobags e acessórios como bottons e ímãs. Todos os itens são fabricados sob demanda, com matérias-primas certificadas (como algodão BCI) e opções veganas e cruelty free (certificação PETA).

“Hoje, 94% dos nossos consumidores voltam a comprar com a gente. Isso é reflexo de um produto bem feito, com propósito claro e uma experiência fluida para quem empreende. Estamos construindo uma rede plural, onde artistas, ONGs, empresas e influenciadores podem monetizar suas audiências e gerar impacto real”, finaliza Imbrizi.

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MCM Advogados reforça atuação na área Trabalhista com novo sócio

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Afirmando o compromisso do escritório com a valorização de talentos e excelência técnica, Cleyton Alves integra o time de sócios

O MCM Advogados tem a satisfação de anunciar a entrada de Cleyton Alves na sociedade, com foco de atuação na área Trabalhista, reafirmando seu compromisso com a excelência técnica e a valorização de talentos internos.

Presente no escritório desde 2013, Cleyton construiu uma trajetória sólida, iniciada como estagiário e marcada por constante crescimento, reconhecimento técnico e contribuição estratégica para o desenvolvimento da área.

Graduado em Direito pela Universidade São Judas Tadeu e pós-graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Cleyton atua principalmente na consultoria preventiva e no contencioso trabalhista, assessorando empresas de grande porte e multinacionais na gestão de passivo, avaliação de riscos e implementação de soluções jurídicas alinhadas ao negócio.

“Integrar a sociedade do MCM é um marco especial na minha trajetória profissional. Tenho muito orgulho da história que construímos e sigo comprometido em entregar soluções jurídicas eficazes, seguras e aderentes aos desafios dos nossos clientes”, afirma Cleyton.

Sua chegada à sociedade consolida a área Trabalhista como um dos pilares estratégicos do escritório e reforça a cultura do MCM de desenvolvimento e valorização de profissionais que crescem junto com o time.

“Cleyton conhece profundamente a cultura do MCM. É um profissional técnico, ético e comprometido com nossos clientes. Sua entrada na sociedade representa a continuidade de uma trajetória de excelência que muito nos orgulha”, destaca Marcel Marquesi, sócio fundador do MCM Advogados.

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