Barra
Connect with us

Entretenimento

Estudo da Universidade de Nova Iorque contribui para a tese do pesquisador Murilo Postiglioni Neme de que bactérias envolvidas na doença gengival estão associadas ao aumento do risco de câncer de cabeça e pescoço

Published

on

Estima-se que para cada ano do triênio 2023-2025, ocorrerá 704 mil casos novos de câncer no Brasil, conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Os destaques vão para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência. 

O pesquisador e especialista no assunto, Murilo Postiglioni Neme, que estuda tumores bucais há mais de 20 anos, reforça a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento na luta contra o câncer. 

Considerada uma doença grave e de alta mortalidade, o câncer pode ter cura quando diagnosticado precocemente. Por isso, para Murilo Postiglioni Neme, promover a conscientização da sociedade sobre os cuidados com a doença, informando a população sobre a importância de consultar sempre o médico, e o cirurgião dentista, pode salvar vidas.

“O câncer de boca pode se desenvolver nos lábios, gengivas, bochechas, céu da boca ou na língua. No Brasil, a doença atinge atualmente cerca de 15 mil pessoas todos os anos.” 

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), entre 35 mil e 40 mil brasileiros são diagnosticados com câncer de cabeça e pescoço a cada ano. Essa condição é o segundo tipo de câncer mais comum em homens, o quinto em mulheres e o sétimo no ranking geral de incidência no Brasil. Os tumores podem surgir na boca, tireoide, na garganta, na laringe, na faringe, nas glândulas salivares e na região de seios paranasais. Segundo o Inca, o diagnóstico de quase 60% dos casos de câncer de cabeça e pescoço ainda é realizado tardiamente.

Mais de uma dúzia de espécies bacterianas entre as centenas que vivem na boca das pessoas foram associadas a uma chance coletiva 50% maior de desenvolver carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço, mostra um novo estudo. Alguns desses microrganismos já haviam demonstrado contribuir para a doença periodontal, infecções gengivais graves que podem corroer o maxilar e os tecidos moles que circundam os dentes. 

Murilo Postiglioni Neme, reforça que especialistas há muito tempo observam que aqueles com saúde bucal precária são estatisticamente mais vulneráveis do que aqueles com bocas mais saudáveis ao carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço, um grupo que inclui os cânceres mais comuns da boca e da garganta. Embora pequenos estudos tenham vinculado algumas bactérias nessas regiões (o microbioma oral) aos cânceres, os tipos exatos de bactérias mais envolvidos até agora permaneceram obscuros.

Lideradas por pesquisadores da NYU Langone Health e seu Perlmutter Cancer Center, as novas análises observaram a composição genética de micróbios orais coletados de homens e mulheres saudáveis. Das centenas de bactérias diferentes que são rotineiramente encontradas na boca, 13 espécies mostraram aumentar ou diminuir o risco de carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço. No geral, esse grupo foi associado a uma probabilidade 30% maior de desenvolver cânceres. Em combinação com cinco outras espécies que são frequentemente vistas em doenças gengivais, o risco geral foi aumentado em 50%. 

“Nossas descobertas oferecem uma nova visão sobre a relação entre o microbioma oral e os cânceres de cabeça e pescoço”, disse o autor principal do estudo, Soyoung Kwak, PhD. “Essas bactérias podem servir como biomarcadores para especialistas sinalizarem aqueles em alto risco”, acrescentou Kwak, um bolsista de pós-doutorado no Departamento de Saúde Populacional da NYU Grossman School of Medicine.  

Investigações anteriores revelaram certas bactérias em amostras de tumores de pessoas já diagnosticadas com esses cânceres, diz Kwak. Então, em uma pequena avaliação de 2018, a atual equipe de pesquisa explorou como os microorganismos em participantes saudáveis podem, ao longo do tempo, contribuir para o risco futuro de carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço. 

O último relatório, publicado on-line em 26 de setembro no periódico JAMA Oncology , é a maior e mais detalhada análise desse tipo até o momento, diz Kwak. Ele também está entre os primeiros a examinar se fungos comuns, organismos como levedura e mofo que, junto com bactérias, compõem o microbiota oral, podem desempenhar um papel no carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço. Os novos experimentos não encontraram tal papel para organismos fúngicos.

Para a pesquisa, a equipe analisou dados de três investigações em andamento rastreando 159.840 americanos de todo o país para entender melhor como dieta, estilo de vida, histórico médico e muitos outros fatores estão envolvidos no câncer. Os dados foram coletados para o Estudo de Prevenção do Câncer II da American Cancer Society; o Estudo de Rastreamento do Câncer de Próstata, Pulmão, Colorretal e Ovário; e o Estudo de Coorte da Comunidade do Sul. 

Logo após a inscrição, os participantes enxaguaram a boca com enxaguante bucal, fornecendo amostras de saliva que preservaram os números e espécies de micróbios para teste. Os pesquisadores então acompanharam por aproximadamente 10 a 15 anos para registrar qualquer presença de tumores. 

No estudo atual, Murilo Postiglioni Neme revela que os pesquisadores analisaram o DNA bacteriano e fúngico das amostras de saliva. Então, eles identificaram 236 pacientes que foram diagnosticados com carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço e compararam o DNA de seus micróbios orais com o de 458 indivíduos do estudo selecionados aleatoriamente que permaneceram livres do câncer. Em sua pesquisa, a equipe levou em conta fatores conhecidos por desempenhar um papel, como idade, raça e com que frequência eles fumavam cigarros ou bebiam álcool. 

“Nossos resultados oferecem mais um motivo para manter bons hábitos de higiene oral”, disse o coautor sênior do estudo Richard Hayes, DDS, MPH, PhD. “Escovar os dentes e usar fio dental pode não apenas ajudar a prevenir doenças periodontais, mas também pode proteger contra câncer de cabeça e pescoço”, acrescentou Hayes, professor do Departamento de Saúde Populacional da NYU Grossman School of Medicine e membro do Perlmutter Cancer Center. 

Para Murilo Postiglioni Neme, os pesquisadores enfatizaram que seu estudo foi projetado para identificar correlações entre risco de câncer e certas bactérias na boca, mas não para estabelecer uma ligação direta de causa e efeito. Isso exigirá mais pesquisas.

“Agora que identificamos as principais bactérias que podem contribuir para essa doença, planejamos explorar os mecanismos que permitem que elas o façam e de que maneiras podemos intervir melhor”, disse o coautor sênior do estudo Jiyoung Ahn, PhD. Ahn é professor nos Departamentos de Saúde Populacional e Medicina da NYU Grossman School of Medicine e é o diretor associado de pesquisa populacional no Perlmutter Cancer Center. 

Murilo Postiglioni Neme acredita que o estudo contribuirá para a prevenção dos cânceres de cabeça e pescoço, pois infecções crônicas levam à inflamação crônica. Em um tecido inflamado, as células morrem e nascem de uma forma muito mais acelerada. Quando isso acontece de forma crônica, aumenta a chance de haver algum erro na replicação celular. 

“Geralmente, o desequilíbrio da microbiota oral é causado por fatores como má higiene oral, próteses mal adaptadas, antigas e sem manutenção podem provocar lesões crônicas na língua, gengivas, bochechas e outras partes da boca, levando a um aumento dos micro-organismos patógenos, que pode desencadear mutações nas células, originando câncer de boca”, explica. 

Continue Reading
Advertisement

Entretenimento

Parque temático de “Os Chocolix” em temporada no Shopping Iguatemi Esplanada em Sorocaba

Published

on

A animação infantil “Os Chocolix”, criada por Jacqueline Shor, está fazendo o maior sucesso com as crianças de todas as idades. E para celebrar essa fase, Jacqueline Shor se uniu a empresa Happy Kids, para o lançamento do primeiro parque temático de “Os Chocolix”, que está em curta temporada no Shopping Iguatemi Esplanada em Sorocaba, interior de São Paulo.

O primeiro parque inflável de Os Chocolix, trás toda a magia, colorido e o lúdico do universo de “Os Chocolix” e o Reino da Chocolândia.

A atração é voltada para crianças a partir de dois anos de idade, e conta com atividades como escorregador e pula-pula, tudo em tamanho gigante, e que promete fazer a alegria da criançada.

Os Chocolix é exibido na televisão em canais como DumDum, Nick Jr., e Band e nas plataformas de streaming como BandPlay e Prime Video, além do canal oficial no YouTube que conta com mais de 1 milhão de inscritos. Em breve a série estreia no SBT e no +SBT.

Serviço:

O que?: Parque Inflável Os Chocolix
Onde?: Shopping Iguatemi Esplanada – Av. Gisele Constantino, 1850 – Sorocaba/ SP
Horário de Funcionamento:
Seg a sáb, das 10h às 22h
Dom e feriados, das 12h às 20h
Valores: à partir de 60,00
Classificação: Livre


Continue Reading

Entretenimento

Agência b+ca lança curso de cobertura mobile para formar profissionais do entretenimento digital

Published

on

O mercado de produção audiovisual ganha um novo impulso com o lançamento do b+curso, iniciativa da b+ca, empresa reconhecida por sua atuação inovadora em conteúdo digital no setor do entretenimento. Voltado para profissionais que desejam se especializar na cobertura mobile em tempo real de experiências culturais, como eventos, shows e festivais, o curso é realizado totalmente no formato online e oferece oito módulos, com trinta aulas distribuídas ao longo de mais de duas horas de conteúdo. A formação permite que os participantes desenvolvam competências práticas e estratégicas de forma flexível e acessível, com uma estrutura pensada para acompanhar o ritmo dinâmico do mercado. Os módulos abordam desde os fundamentos da produção mobile até técnicas avançadas de cobertura em tempo real, consolidando a proposta da b+ca de fomentar a inovação e preparar profissionais para atuar com excelência no universo do audiovisual digital. 

Segundo Caroline Steinhorst, diretora executiva, sócia, fundadora da b+ca, a iniciativa é fruto da vivência prática acumulada ao longo de mais de uma década nos bastidores dos maiores eventos do país. “A b+ca sempre foi uma escola, primeiro para a nossa própria equipe e ao longo desses 10 anos, formamos pessoas que não vinham do mercado musical e criamos treinamentos internos que acabaram virando referência. Agora queremos dar o próximo passo: transformar esse aprendizado em cursos abertos para o mercado e ajudar a profissionalizar cada vez mais a música no Brasil”.

O lançamento ocorre em um momento estratégico. De acordo com dados da Prefeitura do Rio, o número de produtoras audiovisuais cresceu 135% nos últimos cinco anos. Já o mercado global de eventos, que movimentou US$890 bilhões em 2020, tem previsão de alcançar US$2,194 trilhões até 2028, segundo a Statista. Nesse cenário, o b+curso se posiciona como uma formação pioneira, alinhada às oportunidades emergentes e às exigências do setor. 

A atividade é guiada pelo conceito de creator mobile, profissional que atua com agilidade, domínio técnico e sensibilidade estética na captação de momentos únicos através de um celular. Bruno Trindade, cofundador da b+ca e responsável pela curadoria pedagógica, destaca o diferencial da proposta: “A gente desenhou o b+curso pra ser 100% prático e direto ao ponto. Não é sobre teoria distante, é sobre preparar quem quer trabalhar agora com cobertura mobile em shows e eventos. Cada módulo foi pensado como um passo: da postura no backstage até a entrega rápida no pós-show, passando por técnica, criatividade e mercado. A ideia é que o aluno termine já sabendo o que fazer, com portfólio na mão e pronto pra encarar o dia a dia real da produção de conteúdo no mercado de entretenimento”.

Estruturado em três pilares: experiência, pioneirismo e futuro, o curso oferece uma jornada completa de aprendizado, com foco em atuação prática e conexão com as tendências do mercado, shows, eventos e entretenimento. Os alunos recebem certificado reconhecido, materiais exclusivos como um ebook, checklist de preparação e templates para portfólio profissional. Além disso, terão acesso a um grupo de networking e troca com profissionais e uma visão 360º de como se destacar no mercado. 

SERVIÇO

b+curso
Abertura das inscrições: 17 de setembro
Início das aulas: Disponível logo no momento da compra
Duração: Mais de duas horas de conteúdo
Acesso: Livre por 1 ano
Investimento: Pré-venda | R$ 397 (apenas para quem baixou o e-book gratuito até dia 14 de setembro) Lançamento | R$ 697 – Link para o curso

Continue Reading

Entretenimento

Fenômeno dos anos 90, grupo Toke Divinal lança single inédito em parceria com a Radar Records

Published

on

Considerado um dos fenômenos do pagode romântico dos anos 90, o grupo Toke Divinal apresenta seu novo single “Anos Luz”, uma composição inédita, lançada em parceria com a Radar Records.

Com uma melodia suave e interpretação carregada de sentimento, “Anos Luz” narra a história de alguém que, mesmo separado da pessoa amada, não desiste de reencontrá-la. Versos como “eu estou aqui, anos luz do teu olhar, mas a força é muito grande, mesmo estando distante, eu irei te encontrar” traduzem a intensidade de um sentimento que insiste em sobreviver à ausência.

A canção carrega o DNA do grupo: letras poéticas, arranjos clássicos do pagode tradicional e uma entrega emocional que conquista fãs há décadas. “Anos Luz” é mais uma prova da maturidade musical do grupo Toke Divinal, que segue emocionando os fãs e as novas gerações com sua arte.

O lançamento da musica “Anos Luz”, está disponível em todas as plataformas digitais como Spotify, Deezer, Amazon Music, entre outras.

Ouça e baixe em:

https://found.ee/tokedivinal_anosluz

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Saúde1 minuto ago

Aluguel de poltronas para pós-operatório em Florianópolis

Em Florianópolis, cidade que une qualidade de vida, bem-estar e tecnologia, o aluguel de poltronas para pós-operatório em Florianópolis chega...

Negócios32 minutos ago

Bruno Motti na Convenção Digital 2025

“IA e Marketing Raiz: A Nova Era da Inteligência Estratégica no Digital” Na 8ª edição da Convenção Digital, um dos...

Negócios54 minutos ago

Croques Alimentos inaugura nova fábrica e triplica capacidade de produção

(Fotos: Croques Alimentos) Empresa amplia operação em Minas Gerais e projeta expansão nacional com novos produtos e maior competitividade Com...

Negócios60 minutos ago

Indústria mineira aposta na parceria estratégica de vendas para fidelizar o cliente

(Crédito da foto: Vittória Soares) Croques Alimentos: tradição, inovação e parceria que geram resultados A Croques Alimentos está finalizando a...

Negócios3 horas ago

DOC7 Contabilidade patrocina o AGF Day 2025, encontro exclusivo para investidores

 No próximo dia 18 de setembro, a DOC7 Contabilidade participa como patrocinadora oficial do AGF Day 2025, em São Paulo....

Negócios3 horas ago

Instituição em Goiânia oferece cursos gratuitos e apoio para empreender ou conseguir trabalho

Vagas em capacitações gratuitas já estão em andamento em Goiânia; iniciativa conecta alunos a oportunidades de emprego e empreendedorismo A...

Negócios3 horas ago

Michelle Pandora oficializa a Zupi, uma plataforma pan-europeia pensada para unir marcas e criadores de UGC (user-generated content)

Ao contrário de um marketplace aberto, a Zupi nasce com curadoria rígida: apenas criadores treinados pela própria Michelle — que...

Moda5 horas ago

Maior seletiva de modelos do Brasil chega a Teresópolis com editorial especial estrelado por talentos locais

Max Fashion Tour será realizado nos dias 20 e 21 de setembro no Espaço Cultural Higino O Max Fashion Tour,...

Moda5 horas ago

Seletiva de modelos chega a Florianópolis com editorial especial

Max Fashion Tour será realizado nos dias 20 e 21 de setembro no Cambirela Hotel Florianópolis será o próximo destino...

Famosos5 horas ago

Sem limites! Israel Novaes causa alvoroço na web ao postar foto só de toalha

Cantor sertanejo publicou clique ousado em frente ao espelho nesta terça-feira (16/9) O cantor Israel Novaes movimentou as redes sociais...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed