Barra
Connect with us

Entretenimento

Estudo da Universidade de Nova Iorque contribui para a tese do pesquisador Murilo Postiglioni Neme de que bactérias envolvidas na doença gengival estão associadas ao aumento do risco de câncer de cabeça e pescoço

Published

on

Estima-se que para cada ano do triênio 2023-2025, ocorrerá 704 mil casos novos de câncer no Brasil, conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Os destaques vão para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência. 

O pesquisador e especialista no assunto, Murilo Postiglioni Neme, que estuda tumores bucais há mais de 20 anos, reforça a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento na luta contra o câncer. 

Considerada uma doença grave e de alta mortalidade, o câncer pode ter cura quando diagnosticado precocemente. Por isso, para Murilo Postiglioni Neme, promover a conscientização da sociedade sobre os cuidados com a doença, informando a população sobre a importância de consultar sempre o médico, e o cirurgião dentista, pode salvar vidas.

“O câncer de boca pode se desenvolver nos lábios, gengivas, bochechas, céu da boca ou na língua. No Brasil, a doença atinge atualmente cerca de 15 mil pessoas todos os anos.” 

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), entre 35 mil e 40 mil brasileiros são diagnosticados com câncer de cabeça e pescoço a cada ano. Essa condição é o segundo tipo de câncer mais comum em homens, o quinto em mulheres e o sétimo no ranking geral de incidência no Brasil. Os tumores podem surgir na boca, tireoide, na garganta, na laringe, na faringe, nas glândulas salivares e na região de seios paranasais. Segundo o Inca, o diagnóstico de quase 60% dos casos de câncer de cabeça e pescoço ainda é realizado tardiamente.

Mais de uma dúzia de espécies bacterianas entre as centenas que vivem na boca das pessoas foram associadas a uma chance coletiva 50% maior de desenvolver carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço, mostra um novo estudo. Alguns desses microrganismos já haviam demonstrado contribuir para a doença periodontal, infecções gengivais graves que podem corroer o maxilar e os tecidos moles que circundam os dentes. 

Murilo Postiglioni Neme, reforça que especialistas há muito tempo observam que aqueles com saúde bucal precária são estatisticamente mais vulneráveis do que aqueles com bocas mais saudáveis ao carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço, um grupo que inclui os cânceres mais comuns da boca e da garganta. Embora pequenos estudos tenham vinculado algumas bactérias nessas regiões (o microbioma oral) aos cânceres, os tipos exatos de bactérias mais envolvidos até agora permaneceram obscuros.

Lideradas por pesquisadores da NYU Langone Health e seu Perlmutter Cancer Center, as novas análises observaram a composição genética de micróbios orais coletados de homens e mulheres saudáveis. Das centenas de bactérias diferentes que são rotineiramente encontradas na boca, 13 espécies mostraram aumentar ou diminuir o risco de carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço. No geral, esse grupo foi associado a uma probabilidade 30% maior de desenvolver cânceres. Em combinação com cinco outras espécies que são frequentemente vistas em doenças gengivais, o risco geral foi aumentado em 50%. 

“Nossas descobertas oferecem uma nova visão sobre a relação entre o microbioma oral e os cânceres de cabeça e pescoço”, disse o autor principal do estudo, Soyoung Kwak, PhD. “Essas bactérias podem servir como biomarcadores para especialistas sinalizarem aqueles em alto risco”, acrescentou Kwak, um bolsista de pós-doutorado no Departamento de Saúde Populacional da NYU Grossman School of Medicine.  

Investigações anteriores revelaram certas bactérias em amostras de tumores de pessoas já diagnosticadas com esses cânceres, diz Kwak. Então, em uma pequena avaliação de 2018, a atual equipe de pesquisa explorou como os microorganismos em participantes saudáveis podem, ao longo do tempo, contribuir para o risco futuro de carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço. 

O último relatório, publicado on-line em 26 de setembro no periódico JAMA Oncology , é a maior e mais detalhada análise desse tipo até o momento, diz Kwak. Ele também está entre os primeiros a examinar se fungos comuns, organismos como levedura e mofo que, junto com bactérias, compõem o microbiota oral, podem desempenhar um papel no carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço. Os novos experimentos não encontraram tal papel para organismos fúngicos.

Para a pesquisa, a equipe analisou dados de três investigações em andamento rastreando 159.840 americanos de todo o país para entender melhor como dieta, estilo de vida, histórico médico e muitos outros fatores estão envolvidos no câncer. Os dados foram coletados para o Estudo de Prevenção do Câncer II da American Cancer Society; o Estudo de Rastreamento do Câncer de Próstata, Pulmão, Colorretal e Ovário; e o Estudo de Coorte da Comunidade do Sul. 

Logo após a inscrição, os participantes enxaguaram a boca com enxaguante bucal, fornecendo amostras de saliva que preservaram os números e espécies de micróbios para teste. Os pesquisadores então acompanharam por aproximadamente 10 a 15 anos para registrar qualquer presença de tumores. 

No estudo atual, Murilo Postiglioni Neme revela que os pesquisadores analisaram o DNA bacteriano e fúngico das amostras de saliva. Então, eles identificaram 236 pacientes que foram diagnosticados com carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço e compararam o DNA de seus micróbios orais com o de 458 indivíduos do estudo selecionados aleatoriamente que permaneceram livres do câncer. Em sua pesquisa, a equipe levou em conta fatores conhecidos por desempenhar um papel, como idade, raça e com que frequência eles fumavam cigarros ou bebiam álcool. 

“Nossos resultados oferecem mais um motivo para manter bons hábitos de higiene oral”, disse o coautor sênior do estudo Richard Hayes, DDS, MPH, PhD. “Escovar os dentes e usar fio dental pode não apenas ajudar a prevenir doenças periodontais, mas também pode proteger contra câncer de cabeça e pescoço”, acrescentou Hayes, professor do Departamento de Saúde Populacional da NYU Grossman School of Medicine e membro do Perlmutter Cancer Center. 

Para Murilo Postiglioni Neme, os pesquisadores enfatizaram que seu estudo foi projetado para identificar correlações entre risco de câncer e certas bactérias na boca, mas não para estabelecer uma ligação direta de causa e efeito. Isso exigirá mais pesquisas.

“Agora que identificamos as principais bactérias que podem contribuir para essa doença, planejamos explorar os mecanismos que permitem que elas o façam e de que maneiras podemos intervir melhor”, disse o coautor sênior do estudo Jiyoung Ahn, PhD. Ahn é professor nos Departamentos de Saúde Populacional e Medicina da NYU Grossman School of Medicine e é o diretor associado de pesquisa populacional no Perlmutter Cancer Center. 

Murilo Postiglioni Neme acredita que o estudo contribuirá para a prevenção dos cânceres de cabeça e pescoço, pois infecções crônicas levam à inflamação crônica. Em um tecido inflamado, as células morrem e nascem de uma forma muito mais acelerada. Quando isso acontece de forma crônica, aumenta a chance de haver algum erro na replicação celular. 

“Geralmente, o desequilíbrio da microbiota oral é causado por fatores como má higiene oral, próteses mal adaptadas, antigas e sem manutenção podem provocar lesões crônicas na língua, gengivas, bochechas e outras partes da boca, levando a um aumento dos micro-organismos patógenos, que pode desencadear mutações nas células, originando câncer de boca”, explica. 

Continue Reading
Advertisement

Entretenimento

‘Batman Asteca: Choque de Impérios’ chega à HBO Max em 7 de novembro

Published

on

A aguardada produção animada BATMAN ASTECA: CHOQUE DE IMPÉRIOS estreia na HBO Max em 7 de novembro, com uma proposta que celebra o orgulho latino-americano, renova uma franquia icônica e ressignifica a origem do herói, destacando o valor de contar nossas próprias histórias. Esta obra é o primeiro filme animado que transporta o Cavaleiro das Trevas para o mundo asteca, integrando a riqueza simbólica da cultura mesoamericana com a épica do personagem, enquanto explora emoções universais como justiça, amizade e identidade.

A história acompanha Yohualli Coatl, um jovem asteca que, após testemunhar a morte de seu pai pelas mãos dos conquistadores, assume o legado do deus morcego Tzinacán para se tornar o “Batman Asteca” — um herói humano sem superpoderes que encontra sua força no treinamento, na inteligência, na estratégia e no legado de sua cultura. Guiado por um inquebrável senso de justiça, ele é capaz de transformar o medo em sua arma contra o crime. Ambientado no esplendor de Tenochtitlán, o filme apresenta uma batalha épica pela preservação da identidade e da alma de um império.

Um elemento fundamental na criação do universo de BATMAN ASTECA: CHOQUE DE IMPÉRIOS foi a colaboração com o historiador Alejandro Díaz Barriga, mestre e doutor em Estudos Mesoamericanos pela ENAH e pela UNAM, que atuou como consultor cultural para garantir a autenticidade histórica, simbólica e visual do enredo.

“Não se tratava apenas de mostrar um passado, mas de fazê-lo com respeito e rigor. Queríamos que os personagens parecessem habitantes reais daquele território. Por exemplo, Yoka precisava ter o corpo pintado, pois naquela época isso era uma forma de identidade, força e ligação com os deuses”, comentou Díaz Barriga.

BATMAN ASTECA: CHOQUE DE IMPÉRIOS marca um novo lançamento da franquia Do Cine pra HBO Max, responsável por levar diversos títulos diretamente das telonas para a plataforma. O filme é uma produção da WARNER BROS. ANIMATION, ÁNIMA e CHATRONE. É dirigido por Juan José Meza-León, escrito por Juan Meza-León, José C. García de Letona e Sam Register, e produzido por Fernando De Fuentes S., José C. García de Letona e Aaron Dufault.

Continue Reading

Entretenimento

Universal Pictures divulga programação especial da première de Wicked: Parte II com Cynthia Erivo, Jonathan Bailey e Jon M. Chu

Published

on

A Universal Pictures confirma a realização da tão aguardada première brasileira de Wicked: Parte II (Wicked: For Good) nesta terça-feira, 4 de novembro, em São Paulo. O evento, produzido com um enorme carinho para a fan base da obra, contará com uma programação especial e a presença dos talentos internacionais Cynthia Erivo (Elphaba), Jonathan Bailey (Fiyero), além do premiado diretor Jon M. Chu, reforçando o compromisso do estúdio em oferecer uma experiência memorável para fãs e convidados.

Entre os destaques da noite, o público será recepcionado por Larissa Manoela Jeniffer Nascimento conduzindo as apresentações no tapete amarelo, alusão ao filme. A programação também inclui participações de Myra Ruiz e Fabi Bang, dubladoras da versão brasileira do filme, e performances exclusivas da escola de samba Mangueira e da cantora Glória Groove, que prometem emocionar os convidados antes da exibição da produção.

Devido a imprevistos com seu voo que estava previsto para pousar em São Paulo hoje (4/11, às 6:05am), o estúdio lamenta informar que Ariana Grande, intérprete de Glinda no filme, não poderá comparecer ao evento. A Universal Pictures e a artista fizeram todos os esforços possíveis para viabilizar sua presença, mas infelizmente, empecilhos logísticos não permitiram que isso acontecesse. A empresa e a artista agradecem o carinho dos fãs e sua compreensão, reforçando que o evento seguirá com uma programação imperdível pensada com todo carinho e honrando a grandiosidade dessa história tão celebrada pelo público brasileiro.

Programação do evento – Wicked: Parte II:

  • Apresentação no Tapete Vermelho: Com Larissa Manoela e Jeniffer Nascimento.
  • Presença das Dubladoras Brasileiras: Myra Ruiz e Fabi Bang, intérpretes de Elphaba e Glinda.
  • Performance Cultural: Escola de Samba Mangueira apresenta um espetáculo especial inspirado na magia de Oz.
  • Recepção dos Talentos Internacionais: Cynthia Erivo, Jonathan Bailey e Jon M. Chu estarão presentes no tapete amarelo para interagir com fãs e convidados.
  • Performance Musical: A cantora Gloria Groove promete uma performance bem brasileira celebrando a essência de Wicked.
  • Exibição Exclusiva do Filme: Uma sessão especial de Wicked: Parte II (Wicked: For Good) para convidados.

Sobre o filme:  
O capítulo final da história não contada das bruxas de Oz começa com Elphaba e Glinda separadas, vivendo com as consequências de suas escolhas. Elphaba (Cynthia Erivo) vive no exílio, escondida na floresta de Oz, enquanto continua sua luta pela liberdade dos Animais silenciados e tenta desesperadamente expor a verdade que conhece sobre O Mágico (Jeff Goldblum).

Enquanto isso, Glinda se tornou o glamouroso símbolo da Bondade para todo o reino de Oz – ela vive no palácio da Cidade das Esmeraldas e desfruta das vantagens da fama e da popularidade. Sob a orientação de Madame Morrible (Michelle Yeoh, vencedora do Oscar), Glinda tem se tornado um conforto efervescente ao povo de Oz ao tranquilizar as massas de que tudo está bem sob o governo do Mágico.

Quanto mais cresce a fama de Glinda, e se intensificam os preparativos para o seu casamento com o Príncipe Fiyero (Jonathan Bailey, vencedor do Prêmio Olivier e indicado aos prêmios Emmy e SAG) em uma espetacular festa oziana, ela se sente cada vez mais assombrada pela separação de Elphaba. Sua dedicada tentativa, provavelmente frustrada, de intermediar uma reconciliação entre Elphaba e o Mágico podem inclusive afastá-las ainda mais. As consequências disso vão transformar Boq (Ethan Slater, indicado ao Prêmio Tony) e Fiyero para sempre, e ameaçar a segurança da irmã de Elphaba, Nessarose (Marissa Bode), quando uma garota do Kansas invadir a vida de todos eles.

Enquanto uma multidão enfurecida se ergue contra a Bruxa Má, Glinda e Elphaba vão precisar se unir uma última vez. A singular amizade delas agora assume uma posição determinante no futuro das duas, que vão precisar se olhar e se reconhecer de verdade, uma à outra, com honestidade e empatia, se quiserem mudar a si mesmas — e todo o reino de Oz — para sempre.

O longa também é estrelado por Bowen Yang e Bronwyn James, indicados ao Emmy, como os assistentes devotados de Glinda, Pfannee e ShenShen, além da indicada aos prêmios BAFTA e Grammy, Sharon D. Clarke (Caroline, or Change), como a voz de Dulcibear, a babá de Elphaba quando criança.

“Wicked: Parte II” é baseado no musical que marcou toda uma geração, com música e letras do lendário compositor e letrista vencedor do Grammy e do Oscar, Stephen Schwartz, e libreto de Winnie Holzman, inspirado no best-seller de Gregory Maguire. O roteiro é assinado por Winnie Holzman e Winnie Holzman & Dana Fox. A trilha sonora foi composta por John Powell & Stephen Schwartz, com música e letras de Stephen Schwartz.

Continue Reading

Entretenimento

Igor Guimarães estrela “Stand Up de Humor” no Teatro J. Safra

Published

on

Igor Guimarães comediante Stand-up comedy iniciou sua trajetória em 2009.Com um estilo diferenciado de contar suas piadas, tiradas rápidas e uma voz bem particular, Igor se destacou logo no início da carreira.

Em 2017 participou do quadro Master Trash, do Pânico na Band e, exatamente pelo estilo diferenciado, foi contratado pelo programa onde criou os personagens Boneco Josias e Índio Ana Jones. Após o fim do programa na TV, Igor permaneceu contratado do Pânico na Rádio Jovem Pan. Também em 2017 lançou a música e clipe “Vem Chegando na Boate” que concorreu à melhor música do ano pela revista Rolling Stone.

Faz parte do time da Guaraná Antártica “coisa nossa” onde grava vídeos hilários para o YouTube da marca. Destaque na primeira temporada da série “LOL” da Amazon Prime, com seu humor peculiar. Sucesso na internet com o personagem “Advogado Paloma”. Atualmente no SBT faz parte do elenco fixo do Programa “The Noite” e da bancada de jurados no programa do “Ratinho” Recentemente realizou sua turnê internacional por 5 cidades dos EUA. Um dos humoristas de maior destaque no Brasil.

Aborda variados assuntos, conflitos familiares, amigos, viagens, acontecimentos atuais…Ele não segue uma linha roteirizada segue conforme o que momentos pede. Muitas piadas já famosas, piadas novas e claro improvisadas. Além do repertório musical amplo e autoral. A novidade é que após 4 anos viajando Brasil com seu show solo “Benignismo” Chega o novo show solo “Stand-up de Humor”. Com a participação inédita do Macaquinho Bariloche e para alegrar todos Igor tráz um novo show com muito humor e músicas.

Serviço

Igor Guimarães em

Stand Up de Humor

Duração: 80 min.

Recomendação: 16 anos

Gênero: stand up

Data: 20 de dezembro, sábado, às 21h

Ingressos: entre R$ 30 e R$ 100

Ingressos online: https://www.eventim.com.br/

Bilheteria

Quartas e quintas – 14 às 21h

Sextas, Sábados e Domingos – 14h até o horário dos espetáculos

Aceita os cartões de débito e crédito: Amex, Dinners, Elo, Mastercard, Visa e Hipercard. Não aceita cheques.

Telefone da bilheteria: (11) 3611-3042

Teatro J. Safra | 627 lugares

Endereço: Rua Josef Kryss, 318 – Barra Funda – São Paulo – SP

Telefone: (11) 3611 3042 e 3611 2561

Abertura da casa: 2 horas antes de cada horário de espetáculo, com serviço de lounge-bar no saguão do Teatro.

Acessibilidade para deficiente físico

Estacionamento: Valet Service (Estacionamento próprio do Teatro) – R$ 30,00

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Business13 horas ago

Inclusão escolar na prática: como ciência e sensibilidade podem transformar o futuro da educação

Reflexões de uma educadora sobre como transformar a escola em um espaço de pertencimento Por: Eli Cascão Nos últimos anos,...

Business13 horas ago

Mulheres e a dívida histórica

Analice Nicolau e a especialista em Direito Bancário, Dra. Magna Damázio unem forças para trazer clareza a população sobre temas...

Business14 horas ago

Da vocação à independência econômica: método para viver da psicopedagogia com ética

Introdução Em Foz do Iguaçu (PR), a psicopedagoga, autora e pesquisadora Mariane Brandão transformou a prática clínica em um serviço...

Tecnologia15 horas ago

YouVersion, criadora do aplicativo da Bíblia mais popular do mundo, celebra 1 bilhão de downloads com projeção no Cristo Redentor

Nessa terça-feira, 4 de novembro, um dos monumentos mais famosos do planeta, símbolo do Brasil, recebeu um momento histórico: o...

Saúde15 horas ago

Com atuação técnica e estratégica, Sueli e Vivian Luglio já contabilizam recuperação de mais de R$ 10 milhões para médicos brasileiros

Especialistas em Direito Médico, Sueli e Vivian Luglio explicam como médicos com múltiplos vínculos acabam contribuindo acima do teto e...

Saúde15 horas ago

Reconhecida por sua atuação no Direito à Saúde, Vivian Luglio reforça o direito ao tratamento contínuo e individualizado de crianças com autismo

Advogada se destaca por decisões judiciais que obrigam planos de saúde a custear terapias completas e especializadas, ampliando o acesso...

Famosos15 horas ago

Léo Bross conhece o elenco de Wicked na maior première do ano em São Paulo

O jornalista e criador de conteúdo Léo Bross marcou presença em uma das maiores premières que o Brasil recebeu nos...

Negócios16 horas ago

Garantias locatícias: o próximo passo é destravar a confiança

Por Douglas Vecchio* O mercado de garantias locatícias vive um momento de transição no Brasil. Tradicionalmente dominado por modalidades como...

Saúde17 horas ago

A maldade dos jogos digitais e seus reflexos na vida das crianças: quando o entretenimento se torna um risco silencioso

Os videogames, antes vistos apenas como uma forma de lazer, tornaram-se parte central da rotina de milhões de crianças. No...

Geral18 horas ago

Dra. Giselle Mello lança livro sobre como a busca por um corpo “ideal” pode afetar a sua saúde

Na obra “Beauty With Care – A Saúde é Fundamental”, a médica afirma que não existe beleza verdadeira sem saúde...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed