Barra
Connect with us

Entretenimento

Estudo da Universidade de Nova Iorque contribui para a tese do pesquisador Murilo Postiglioni Neme de que bactérias envolvidas na doença gengival estão associadas ao aumento do risco de câncer de cabeça e pescoço

Published

on

Estima-se que para cada ano do triênio 2023-2025, ocorrerá 704 mil casos novos de câncer no Brasil, conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Os destaques vão para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência. 

O pesquisador e especialista no assunto, Murilo Postiglioni Neme, que estuda tumores bucais há mais de 20 anos, reforça a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento na luta contra o câncer. 

Considerada uma doença grave e de alta mortalidade, o câncer pode ter cura quando diagnosticado precocemente. Por isso, para Murilo Postiglioni Neme, promover a conscientização da sociedade sobre os cuidados com a doença, informando a população sobre a importância de consultar sempre o médico, e o cirurgião dentista, pode salvar vidas.

“O câncer de boca pode se desenvolver nos lábios, gengivas, bochechas, céu da boca ou na língua. No Brasil, a doença atinge atualmente cerca de 15 mil pessoas todos os anos.” 

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), entre 35 mil e 40 mil brasileiros são diagnosticados com câncer de cabeça e pescoço a cada ano. Essa condição é o segundo tipo de câncer mais comum em homens, o quinto em mulheres e o sétimo no ranking geral de incidência no Brasil. Os tumores podem surgir na boca, tireoide, na garganta, na laringe, na faringe, nas glândulas salivares e na região de seios paranasais. Segundo o Inca, o diagnóstico de quase 60% dos casos de câncer de cabeça e pescoço ainda é realizado tardiamente.

Mais de uma dúzia de espécies bacterianas entre as centenas que vivem na boca das pessoas foram associadas a uma chance coletiva 50% maior de desenvolver carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço, mostra um novo estudo. Alguns desses microrganismos já haviam demonstrado contribuir para a doença periodontal, infecções gengivais graves que podem corroer o maxilar e os tecidos moles que circundam os dentes. 

Murilo Postiglioni Neme, reforça que especialistas há muito tempo observam que aqueles com saúde bucal precária são estatisticamente mais vulneráveis do que aqueles com bocas mais saudáveis ao carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço, um grupo que inclui os cânceres mais comuns da boca e da garganta. Embora pequenos estudos tenham vinculado algumas bactérias nessas regiões (o microbioma oral) aos cânceres, os tipos exatos de bactérias mais envolvidos até agora permaneceram obscuros.

Lideradas por pesquisadores da NYU Langone Health e seu Perlmutter Cancer Center, as novas análises observaram a composição genética de micróbios orais coletados de homens e mulheres saudáveis. Das centenas de bactérias diferentes que são rotineiramente encontradas na boca, 13 espécies mostraram aumentar ou diminuir o risco de carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço. No geral, esse grupo foi associado a uma probabilidade 30% maior de desenvolver cânceres. Em combinação com cinco outras espécies que são frequentemente vistas em doenças gengivais, o risco geral foi aumentado em 50%. 

“Nossas descobertas oferecem uma nova visão sobre a relação entre o microbioma oral e os cânceres de cabeça e pescoço”, disse o autor principal do estudo, Soyoung Kwak, PhD. “Essas bactérias podem servir como biomarcadores para especialistas sinalizarem aqueles em alto risco”, acrescentou Kwak, um bolsista de pós-doutorado no Departamento de Saúde Populacional da NYU Grossman School of Medicine.  

Investigações anteriores revelaram certas bactérias em amostras de tumores de pessoas já diagnosticadas com esses cânceres, diz Kwak. Então, em uma pequena avaliação de 2018, a atual equipe de pesquisa explorou como os microorganismos em participantes saudáveis podem, ao longo do tempo, contribuir para o risco futuro de carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço. 

O último relatório, publicado on-line em 26 de setembro no periódico JAMA Oncology , é a maior e mais detalhada análise desse tipo até o momento, diz Kwak. Ele também está entre os primeiros a examinar se fungos comuns, organismos como levedura e mofo que, junto com bactérias, compõem o microbiota oral, podem desempenhar um papel no carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço. Os novos experimentos não encontraram tal papel para organismos fúngicos.

Para a pesquisa, a equipe analisou dados de três investigações em andamento rastreando 159.840 americanos de todo o país para entender melhor como dieta, estilo de vida, histórico médico e muitos outros fatores estão envolvidos no câncer. Os dados foram coletados para o Estudo de Prevenção do Câncer II da American Cancer Society; o Estudo de Rastreamento do Câncer de Próstata, Pulmão, Colorretal e Ovário; e o Estudo de Coorte da Comunidade do Sul. 

Logo após a inscrição, os participantes enxaguaram a boca com enxaguante bucal, fornecendo amostras de saliva que preservaram os números e espécies de micróbios para teste. Os pesquisadores então acompanharam por aproximadamente 10 a 15 anos para registrar qualquer presença de tumores. 

No estudo atual, Murilo Postiglioni Neme revela que os pesquisadores analisaram o DNA bacteriano e fúngico das amostras de saliva. Então, eles identificaram 236 pacientes que foram diagnosticados com carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço e compararam o DNA de seus micróbios orais com o de 458 indivíduos do estudo selecionados aleatoriamente que permaneceram livres do câncer. Em sua pesquisa, a equipe levou em conta fatores conhecidos por desempenhar um papel, como idade, raça e com que frequência eles fumavam cigarros ou bebiam álcool. 

“Nossos resultados oferecem mais um motivo para manter bons hábitos de higiene oral”, disse o coautor sênior do estudo Richard Hayes, DDS, MPH, PhD. “Escovar os dentes e usar fio dental pode não apenas ajudar a prevenir doenças periodontais, mas também pode proteger contra câncer de cabeça e pescoço”, acrescentou Hayes, professor do Departamento de Saúde Populacional da NYU Grossman School of Medicine e membro do Perlmutter Cancer Center. 

Para Murilo Postiglioni Neme, os pesquisadores enfatizaram que seu estudo foi projetado para identificar correlações entre risco de câncer e certas bactérias na boca, mas não para estabelecer uma ligação direta de causa e efeito. Isso exigirá mais pesquisas.

“Agora que identificamos as principais bactérias que podem contribuir para essa doença, planejamos explorar os mecanismos que permitem que elas o façam e de que maneiras podemos intervir melhor”, disse o coautor sênior do estudo Jiyoung Ahn, PhD. Ahn é professor nos Departamentos de Saúde Populacional e Medicina da NYU Grossman School of Medicine e é o diretor associado de pesquisa populacional no Perlmutter Cancer Center. 

Murilo Postiglioni Neme acredita que o estudo contribuirá para a prevenção dos cânceres de cabeça e pescoço, pois infecções crônicas levam à inflamação crônica. Em um tecido inflamado, as células morrem e nascem de uma forma muito mais acelerada. Quando isso acontece de forma crônica, aumenta a chance de haver algum erro na replicação celular. 

“Geralmente, o desequilíbrio da microbiota oral é causado por fatores como má higiene oral, próteses mal adaptadas, antigas e sem manutenção podem provocar lesões crônicas na língua, gengivas, bochechas e outras partes da boca, levando a um aumento dos micro-organismos patógenos, que pode desencadear mutações nas células, originando câncer de boca”, explica. 

Continue Reading
Advertisement

Entretenimento

Sucesso infantil Liga da Alegria lança novo single “Melancia” pela Radar Records

Published

on

O grupo Liga da Alegria que está fazendo o maior sucesso com as crianças na internet, com suas músicas alegres e educativas, acaba de anunciar o lançamento de seu novo single “Melancia”, que conta com distribuição da Radar Records.

A música traz uma batida contagiante e uma letra divertida que celebra essa fruta tão amada, destacando seus benefícios e sabor irresistível.

Com um ritmo animado e um refrão que gruda na cabeça, “Melancia” promete colocar todo mundo para dançar e cantar junto com os super-heróis da Liga: Ligeiro, Impossível, Gatão e Alegria.

Cada personagem possui sua personalidade marcante, características físicas e psicológicas, e super poderes, comprometida em resgatar os valores e a essência da afetividade, do calor humano, da alegria simples e espontânea.

Prepare-se para cantar: “Ela é a melancia, vamos comer dia e noite, noite e dia!…”

O lançamento está disponível em todas as plataformas digitais como Spotify e Deezer, e virá acompanhado de um clipe musical e também um desenho animado.

Ouça agora em: https://found.ee/ligadaalegria_melancia

Continue Reading

Entretenimento

Unicirco Marcos Frota celebra o Dia do Circo com três dias de espetáculos gratuitos

Published

on

(O novo show faz um paralelo entre a construção de um cortiço e a sociedade atual. Foto: Renzo Gostoli)

Programação especial inclui apresentações em Duque de Caxias e na Quinta da Boa Vista

O Instituto Unicirco Marcos Frota preparou uma programação especial de três dias para comemorar o Dia do Circo (27/3). As atividades começaram na quarta-feira (26), no Teatro Municipal Raul Cortez, em Duque de Caxias, com o espetáculo “O Cortiço Chegou!”, apresentado em duas sessões gratuitas. Na quinta-feira (27), a lona do Unicirco, na Quinta da Boa Vista, recebe alunos de escolas públicas previamente agendadas para duas sessões de “Alegrai”. No fim de semana, o espetáculo retorna ao palco para o grande público, com apresentações no sábado e domingo (29 e 30), às 15h e 17h, também com entrada gratuita.

O Projeto Unicirco Arte Educação e Comunidade VI tem patrocínio do Governo do Estado, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, e Governo Federal.

Segundo Marcos Frota, ator, fundador e presidente do Instituto, o Dia do Circo ganha mais relevância a cada ano. “É um privilégio observar a evolução das artes circenses ao longo do tempo. O circo se reinventa constantemente, marcando presença na TV, na ópera, na música e na dança. Hoje, vemos uma arte renovada, que preserva suas raízes, mas se projeta para o futuro”, destaca.

Com 14 anos de atuação na Quinta da Boa Vista, o Unicirco é uma das mais importantes escolas de circo e trapézio do Brasil, promovendo arte, cidadania e cultura de paz. Nas últimas fases do projeto, mais de 200 mil pessoas já assistiram aos espetáculos gratuitos.

Quinta-feira (27), na Quinta da Boa Vista

No Dia do Circo, a festa é destinada a alunos de escolas públicas previamente agendadas para assistir ao espetáculo Alegrai, na lona da sede do Instituto. O acolhimento a estudantes do ensino público é também faz parte do Projeto Unicirco, Arte, Educação e Comunidade. Os agendamentos podem ser feitos pelo e-mail contato@unicirco.org.br.

(O espetáculo Alegrai é realizado aos sábados, domingos e feriados, na sede do Instituto Unicirco. Foto: Renzo Gostoli)

Sábado e domingo (29 e 30), na Quinta da Boa Vista

O Unicirco fecha a programação comemorativa com o espetáculo Alegrai, um sucesso de público no picadeiro do Instituto. As sessões, sempre gratuitas, acontecem aos sábados, domingos e feriados às 15h e 17h, sendo preciso retirar as cortesias na bilheteria a partir das 14 horas do dia escolhido sempre gratuito.

Serviço

Instituto Unicirco na Quinta da Boa Vista

Local: Sede do Instituto Unicirco – Parque Municipal da Quinta da Boa Vista, em gramado em frente ao BioParque do Rio. Rua Catalão S/N – São Cristovão – RJ

Patrocínio: Governo do Estado, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Petrobras, através do Programa Petrobrás Socioambiental, e Governo Federal.

https://www.unicirco.org.br

Instagram: @unicircomarcosfrota

Continue Reading

Entretenimento

Solarrio lança seu mais novo single, “So Many Questions”

Published

on

ASSISTA AO LYRIC VIDEO DA CANÇÃO AQUI

Escute aqui.

Solarrio lança seu mais novo single, “So Many Questions”, que mistura vibe suave de R&B dos anos 1980 com uma produção de synthwave. A música está disponível mundialmente em todas as principais plataformas de streaming via Symphonic Distribution.

Produzida por Solarrio e Tayo Fetti, e escrita por Solarrio e Holland Izz, “So Many Questions” explora as complexidades do amor, da honestidade e dos limites emocionais. A música destaca o delicado equilíbrio entre dizer a verdade e a dinâmica do relacionamento, com o estilo vocal e o lirismo inteligente característico de Solarrio.

Mixada e masterizada por Khalil Chahine, a faixa apresenta uma paisagem sonora que aprimora sua sensação nostálgica, ao mesmo tempo em que mantém um toque contemporâneo. O lançamento é apoiado visualmente por um lyric video envolvente e conteúdo curto de mídia social, oferecendo aos fãs uma conexão mais profunda com os temas da música. Um clipe será lançado logo após o lançamento.

Créditos:

  • Produtores: Solarrio e Tayo Fetti
  • Compositores: Solarrio e Holland Izz
  • Mixagem/master: Khalil Chahine
  • Distribuidor: Symphonic Distribution

Sobre Solarrio:

Solarrio, radicado em Berlim, é conhecido por mesclar gêneros como funk, synthwave e R&B para criar músicas que soam atemporais, mas inconfundivelmente modernas. Sua formação molda sua identidade sonora, repercutindo em diversos públicos em todo o mundo.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Cristiane Bassalo - Crédito da Foto: Acervo Pessoal Cristiane Bassalo - Crédito da Foto: Acervo Pessoal
Negócios9 horas ago

De Executiva no Brasil a CEO nos EUA: O Sucesso de Cristiane Bassalo no Setor da Beleza

Transformando Paixão em Negócio: Uma História de Empreendedorismo e Inovação Cristiane Bassalo é um nome em ascensão no competitivo mercado...

Saúde10 horas ago

Remodelação Costal é a nova tendência do verão?

Dr. Fernando Lamana, cirurgião plástico e especialista na técnica, esclarece os mitos em torno do procedimento Nos últimos anos, especialmente...

Negócios10 horas ago

ACB lança projeto para oferecer cursos profissionalizantes gratuitos em bairros de Goiânia

Ação itinerante prevê atendimento de mais de 2 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social, com qualificação e apoio para...

Moda11 horas ago

Segundo maior polo de moda do Brasil celebra terceira edição da Campanha 4/4 no Melhor da 44 e reforça protagonismo econômico no Centro-Oeste

Ação promocional quer chamar a atenção para a força da região  Com mais de R$ 14 bilhões movimentados por ano,...

Negócios11 horas ago

Conforte-se: A Franquia Inovadora que Revoluciona o Pós-Operatório e promete Payback em Apenas 6 Meses

O mercado de cuidados pós-operatórios no Brasil está em plena ascensão, e a Conforte-se surge como uma solução inovadora e...

Negócios11 horas ago

Premier Móveis e Planejados Inaugura Showroom Exclusivo para Clientes e Arquitetos

A escolha dos acabamentos certos faz toda a diferença na hora de transformar um ambiente. Pensando nisso, a Premier Móveis...

Saúde11 horas ago

Emely Jordana: Nutricionista Especialista em Obesidade e Emagrecimento

Emely Jordana, uma talentosa nutricionista de Maringá, tem se destacado em sua profissão pela dedicação e paixão em ajudar seus...

Saúde11 horas ago

Conheça Debora Ayala Walverde, especialista em odontologia integrativa e estética

A odontologia moderna vai muito além de dentes alinhados e gengivas saudáveis. Hoje, o conceito de saúde bucal está diretamente...

Moda12 horas ago

Curso especial para o Dia Internacional da Mãe Terra une moda e sustentabilidade no Clube de Costura

Projeto aposta no reaproveitamento de tecidos para estimular a consciência ambiental Goiânia, março de 2025 – O Clube de Costura,...

Ator Ator
Geral12 horas ago

Vida de ator: Quais são os mais ricos de Hollywood?

O glamour de Hollywood sempre fascinou o público. Além da fama e do reconhecimento, os grandes astros do cinema acumulam...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed