Barra
Connect with us

Entretenimento

Estudo da Universidade de Nova Iorque contribui para a tese do pesquisador Murilo Postiglioni Neme de que bactérias envolvidas na doença gengival estão associadas ao aumento do risco de câncer de cabeça e pescoço

Published

on

Estima-se que para cada ano do triênio 2023-2025, ocorrerá 704 mil casos novos de câncer no Brasil, conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Os destaques vão para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência. 

O pesquisador e especialista no assunto, Murilo Postiglioni Neme, que estuda tumores bucais há mais de 20 anos, reforça a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento na luta contra o câncer. 

Considerada uma doença grave e de alta mortalidade, o câncer pode ter cura quando diagnosticado precocemente. Por isso, para Murilo Postiglioni Neme, promover a conscientização da sociedade sobre os cuidados com a doença, informando a população sobre a importância de consultar sempre o médico, e o cirurgião dentista, pode salvar vidas.

“O câncer de boca pode se desenvolver nos lábios, gengivas, bochechas, céu da boca ou na língua. No Brasil, a doença atinge atualmente cerca de 15 mil pessoas todos os anos.” 

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), entre 35 mil e 40 mil brasileiros são diagnosticados com câncer de cabeça e pescoço a cada ano. Essa condição é o segundo tipo de câncer mais comum em homens, o quinto em mulheres e o sétimo no ranking geral de incidência no Brasil. Os tumores podem surgir na boca, tireoide, na garganta, na laringe, na faringe, nas glândulas salivares e na região de seios paranasais. Segundo o Inca, o diagnóstico de quase 60% dos casos de câncer de cabeça e pescoço ainda é realizado tardiamente.

Mais de uma dúzia de espécies bacterianas entre as centenas que vivem na boca das pessoas foram associadas a uma chance coletiva 50% maior de desenvolver carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço, mostra um novo estudo. Alguns desses microrganismos já haviam demonstrado contribuir para a doença periodontal, infecções gengivais graves que podem corroer o maxilar e os tecidos moles que circundam os dentes. 

Murilo Postiglioni Neme, reforça que especialistas há muito tempo observam que aqueles com saúde bucal precária são estatisticamente mais vulneráveis do que aqueles com bocas mais saudáveis ao carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço, um grupo que inclui os cânceres mais comuns da boca e da garganta. Embora pequenos estudos tenham vinculado algumas bactérias nessas regiões (o microbioma oral) aos cânceres, os tipos exatos de bactérias mais envolvidos até agora permaneceram obscuros.

Lideradas por pesquisadores da NYU Langone Health e seu Perlmutter Cancer Center, as novas análises observaram a composição genética de micróbios orais coletados de homens e mulheres saudáveis. Das centenas de bactérias diferentes que são rotineiramente encontradas na boca, 13 espécies mostraram aumentar ou diminuir o risco de carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço. No geral, esse grupo foi associado a uma probabilidade 30% maior de desenvolver cânceres. Em combinação com cinco outras espécies que são frequentemente vistas em doenças gengivais, o risco geral foi aumentado em 50%. 

“Nossas descobertas oferecem uma nova visão sobre a relação entre o microbioma oral e os cânceres de cabeça e pescoço”, disse o autor principal do estudo, Soyoung Kwak, PhD. “Essas bactérias podem servir como biomarcadores para especialistas sinalizarem aqueles em alto risco”, acrescentou Kwak, um bolsista de pós-doutorado no Departamento de Saúde Populacional da NYU Grossman School of Medicine.  

Investigações anteriores revelaram certas bactérias em amostras de tumores de pessoas já diagnosticadas com esses cânceres, diz Kwak. Então, em uma pequena avaliação de 2018, a atual equipe de pesquisa explorou como os microorganismos em participantes saudáveis podem, ao longo do tempo, contribuir para o risco futuro de carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço. 

O último relatório, publicado on-line em 26 de setembro no periódico JAMA Oncology , é a maior e mais detalhada análise desse tipo até o momento, diz Kwak. Ele também está entre os primeiros a examinar se fungos comuns, organismos como levedura e mofo que, junto com bactérias, compõem o microbiota oral, podem desempenhar um papel no carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço. Os novos experimentos não encontraram tal papel para organismos fúngicos.

Para a pesquisa, a equipe analisou dados de três investigações em andamento rastreando 159.840 americanos de todo o país para entender melhor como dieta, estilo de vida, histórico médico e muitos outros fatores estão envolvidos no câncer. Os dados foram coletados para o Estudo de Prevenção do Câncer II da American Cancer Society; o Estudo de Rastreamento do Câncer de Próstata, Pulmão, Colorretal e Ovário; e o Estudo de Coorte da Comunidade do Sul. 

Logo após a inscrição, os participantes enxaguaram a boca com enxaguante bucal, fornecendo amostras de saliva que preservaram os números e espécies de micróbios para teste. Os pesquisadores então acompanharam por aproximadamente 10 a 15 anos para registrar qualquer presença de tumores. 

No estudo atual, Murilo Postiglioni Neme revela que os pesquisadores analisaram o DNA bacteriano e fúngico das amostras de saliva. Então, eles identificaram 236 pacientes que foram diagnosticados com carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço e compararam o DNA de seus micróbios orais com o de 458 indivíduos do estudo selecionados aleatoriamente que permaneceram livres do câncer. Em sua pesquisa, a equipe levou em conta fatores conhecidos por desempenhar um papel, como idade, raça e com que frequência eles fumavam cigarros ou bebiam álcool. 

“Nossos resultados oferecem mais um motivo para manter bons hábitos de higiene oral”, disse o coautor sênior do estudo Richard Hayes, DDS, MPH, PhD. “Escovar os dentes e usar fio dental pode não apenas ajudar a prevenir doenças periodontais, mas também pode proteger contra câncer de cabeça e pescoço”, acrescentou Hayes, professor do Departamento de Saúde Populacional da NYU Grossman School of Medicine e membro do Perlmutter Cancer Center. 

Para Murilo Postiglioni Neme, os pesquisadores enfatizaram que seu estudo foi projetado para identificar correlações entre risco de câncer e certas bactérias na boca, mas não para estabelecer uma ligação direta de causa e efeito. Isso exigirá mais pesquisas.

“Agora que identificamos as principais bactérias que podem contribuir para essa doença, planejamos explorar os mecanismos que permitem que elas o façam e de que maneiras podemos intervir melhor”, disse o coautor sênior do estudo Jiyoung Ahn, PhD. Ahn é professor nos Departamentos de Saúde Populacional e Medicina da NYU Grossman School of Medicine e é o diretor associado de pesquisa populacional no Perlmutter Cancer Center. 

Murilo Postiglioni Neme acredita que o estudo contribuirá para a prevenção dos cânceres de cabeça e pescoço, pois infecções crônicas levam à inflamação crônica. Em um tecido inflamado, as células morrem e nascem de uma forma muito mais acelerada. Quando isso acontece de forma crônica, aumenta a chance de haver algum erro na replicação celular. 

“Geralmente, o desequilíbrio da microbiota oral é causado por fatores como má higiene oral, próteses mal adaptadas, antigas e sem manutenção podem provocar lesões crônicas na língua, gengivas, bochechas e outras partes da boca, levando a um aumento dos micro-organismos patógenos, que pode desencadear mutações nas células, originando câncer de boca”, explica. 

Continue Reading
Advertisement

Entretenimento

Animação brasileira inova ao unir entretenimento e desenvolvimento infantil com abordagem inclusiva e sensível

Published

on

Série “Turminha da Jujuba” apresenta personagens únicos e propõe nova forma de dialogar com as infâncias diversas

Um novo projeto de animação infantil brasileiro está prestes a chegar ao público com uma proposta que promete transformar a maneira como se aborda o desenvolvimento emocional e social das crianças. Criada pela psicóloga Juliana Carvalho Barbato e pelo produtor audiovisual Thiago Barros de Andrade, “Turminha da Jujuba” aposta em um conteúdo educativo e afetivo, ambientado em uma vila fictícia onde a empatia e a diversidade ganham protagonismo.

A série apresenta episódios de oito minutos, protagonizados por personagens cativantes como Pandu, o panda, Caco, o macaco, Rafa, a raposa, Nino, o rinoceronte e a girafa Jujuba, que conduz as histórias. Cada episódio aborda situações do dia a dia da infância — desde a hora de escovar os dentes até a dificuldade em lidar com frustrações ou mudanças de rotina — sempre de forma lúdica e cuidadosamente pensada.

O diferencial da série está na construção dos personagens, que apresentam comportamentos e formas de interação inspiradas em perfis diversos de desenvolvimento. Com sutileza e naturalidade, “Turminha da Jujuba” convida o público a compreender diferentes jeitos de ver o mundo — sem rótulos ou explicações didáticas. Aqueles que convivem com crianças neurodivergentes certamente reconhecerão traços familiares nos protagonistas.

Segundo Juliana, que atua há mais de dez anos com desenvolvimento infantil no Brasil e nos Estados Unidos, o objetivo é criar uma experiência envolvente que vá além do entretenimento. “A gente quer ajudar a construir pontes de compreensão. As crianças se encantam com os personagens e, ao mesmo tempo, aprendem sobre respeito, acolhimento e formas mais suaves de se comunicar”, explica a psicóloga.

A série utiliza estratégias da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), vídeo-modelação e histórias sociais para reforçar o aprendizado de maneira leve e eficaz. E tudo isso sem nunca perder a essência encantadora de uma boa história.

Na parte executiva, o projeto é liderado por Thiago Andrade, da produtora 12 Filmes. Ele destaca o potencial multiplataforma da iniciativa: “A animação é o primeiro passo. Estamos trabalhando também em aplicativos, materiais de apoio para famílias e educadores, e brinquedos que possam estender essa experiência para o dia a dia da criança”, conta.

“Turminha da Jujuba” é, acima de tudo, uma celebração da infância em todas as suas formas — com suas diferenças, descobertas e desafios. Um projeto que convida crianças (e adultos) a olharem para o outro com mais empatia e curiosidade. Sem rótulos, com muito afeto.

Continue Reading

Entretenimento

AGPMed trará produtos de saúde e higiene infantil da Galinha Pintadinha na Pueri Expo 2025

Published

on

Pueri Expo – a única feira de puericultura do Brasil – acontecerá nos dias 27 a 29 no Expo Center Norte das 10h às 19h, reunindo os principais nomes do setor infantil, conectando lojistas e varejistas de todo o país. O evento é o ponto de encontro ideal para profissionais e marcas em busca de inovações e tendências voltados para o cuidado e bem-estar das crianças, especialmente nos primeiros anos de vida.

Galinha Pintadinha

A linha de cuidados infantis AGPMed, empresa com mais de 30 anos no mercado, dedicada à saúde, higiene e segurança dos bebês e crianças pequenas, traz no catálogo o espaçador para inalação e o NoseWash (dedicado à lavagem nasal), auxiliando os pais, o produto traz personalização especial com as fofurinhas da Galinha e do Pintinho Amarelinho em 3D.

O estande estará localizado na rua d-700, pavilhão azul, com a presença da estátua decorativa da Galinha Pintadinha. Não perca a oportunidade de visitar o estande e conhecer os produtos da marca.

Continue Reading

Entretenimento

Bob’s e Enaldinho repetem parceria de sucesso com nova coleção da linha Bob’s Play

Published

on

Após o sucesso da primeira parceria, o Bob’s, primeira rede de fast food e franquias de alimentação do Brasil, e o influenciador Enaldinho, um dos maiores criadores de conteúdo do país, estão juntos novamente para lançar uma nova coleção da linha Bob’s Play, voltada ao público infantojuvenil. A ação nacional chega às lojas no dia 23 de abril com seis bonecos colecionáveis inspirados em diferentes versões do youtuber.

Em 2024, os “Cabeçudinhos do Enaldinho” conquistaram os fãs com uma campanha que bateu recordes: em apenas quatro dias, os produtos já figuravam entre os mais vendidos no app do Bob’s, e em oito dias de campanha foi vendido 25% da quantidade total disponibilizada nos pontos de venda. Agora, com um público ainda maior e uma base de fãs em crescimento, a expectativa é superar os números da edição anterior.

“Hoje, os influenciadores digitais são verdadeiras potências de conexão com as novas gerações. Essa colaboração aproxima a marca do público infantil e reforça nossa estratégia de inovar a nossa relação com o consumidor, criando pontes reais, saborosas e divertidas”, ressalta Renata Brigatti Lange, diretora de marketing do Bob’s.

Renata reforça que a ação tem cumprido seu papel de aproximar o público infantil do Bob’s de forma genuína: “Mais de 80% das crianças em busca dos Cabeçudinhos tiveram contato direto com os nossos produtos através da linha Bob’s Play. Isso mostra que estamos no caminho certo: criando uma conexão afetiva com a marca”.

Com mais de 12,3 milhões de seguidores no TikTok e 7,2 milhões no Instagram, Enaldinho viu sua audiência crescer 25% entre 2024 e 2025, o que reafirma a constância no seu trabalho e o impacto gerado na legião de fãs que o acompanha

“Depois do sucesso da nossa primeira parceria, é uma alegria imensa estar de volta com o Bob’s para uma nova aventura. Quem me acompanha sabe o quanto eu curto criar conteúdos que envolvam diversão, brincadeiras e, campanhas que me aproximem mais dos meus fãs. Essa nova coleção está incrível e foi pensada com muito carinho para a galera que, como eu, ama colecionar e se divertir. Mal posso esperar para ver todo mundo entrando nessa brincadeira com a gente. Vem muito conteúdo legal por aí!”, comemora Enaldinho.

A nova coleção estimula a criatividade das crianças com personagens que podem ser desmontados e combinados. Cada boneco vem em três partes (cabeça, tronco e pés), permitindo que os pequenos criem seus próprios Enaldinhos. São seis versões para colecionar: Vampiro, Múmia, Esqueleto, Frankestein, Dourado e Clássico. Sendo dois modelos especiais:

O Frankenstein, que conta com pigmento glow in the dark, ou seja, brilha no escuro.
O Dourado, o mais raro da coleção.

Os bonecos são vendidos em envelopes fechados, o que torna o momento da descoberta ainda mais divertido.

Para garantir a coleção completa, os consumidores devem adquirir um dos combos Bob’s Play e Enaldinho:

Combo Bob’s Play Burger: 1 Cheeseburger + 1 Batata Palito P + 1 Del Valle Kapo + 1 colecionável Enaldinho
Combo Bob’s Play Franlitos: Franlitos (4 unid) + 1 Batata Palito P + 1 Del Valle Kapo + 1 colecionável Enaldinho

O combo está disponível em todas as lojas físicas do Bob’s pelo Brasil e no aplicativo do Bob’s, enquanto durarem os estoques.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Saúde10 horas ago

Conforte-se Sinop oferece solução inovadora em locação de poltronas para pós-operatório

Conforte-se Sinop chega à cidade com uma proposta que une inovação, cuidado e bem-estar. A empresa, especializada na locação de...

Entretenimento11 horas ago

Animação brasileira inova ao unir entretenimento e desenvolvimento infantil com abordagem inclusiva e sensível

Série “Turminha da Jujuba” apresenta personagens únicos e propõe nova forma de dialogar com as infâncias diversas Um novo projeto...

Saúde11 horas ago

Terapeuta Cristiane Rebouças se destaca no atendimento integrativo e personalizado

No cenário atual, onde o equilíbrio emocional tem se tornado cada vez mais essencial para a qualidade de vida, a...

Famosos11 horas ago

Pastor comenta hype do Legendários, que já teve Thiago Nigro, pai de Neymar e Eliezer

Idealizador do Machonaria, Anderson Silva falou sobre as polêmicas do movimento Casado e pai de quatro meninos, o pastor Anderson...

Negócios11 horas ago

Instagram lança o “Edits”: ferramenta para empreendedores usarem no instagram

A especialista Camila Silveira montou um passo a passo para usar a ferramenta O Instagram acaba de lançar o Edits,...

Negócios11 horas ago

Semente Haiglas: o superalimento natural que transforma a saúde dos animais

A natureza reserva tesouros pouco conhecidos pelo grande público, mas altamente valorizados por especialistas em nutrição animal. Um desses segredos...

Entretenimento12 horas ago

AGPMed trará produtos de saúde e higiene infantil da Galinha Pintadinha na Pueri Expo 2025

A Pueri Expo – a única feira de puericultura do Brasil – acontecerá nos dias 27 a 29 no Expo Center Norte das...

Entretenimento12 horas ago

Bob’s e Enaldinho repetem parceria de sucesso com nova coleção da linha Bob’s Play

Após o sucesso da primeira parceria, o Bob’s, primeira rede de fast food e franquias de alimentação do Brasil, e...

Negócios12 horas ago

Empório Farinha Pura e Vinícola Monte Reale promovem sorteio de viagem enogastronômica para a Serra Gaúcha

O universo dos vinhos ganha um atrativo especial com a nova ação da Vinícola Monte Reale em parceria com o...

Negócios12 horas ago

No Dia do Profissional de Eventos, conheça casos de empresas que sobreviveram à pandemia

(Michaella Heep, cofundadora da confeitaria Dazzi (antiga Schokolade) . Crédito: Reprodução) Decoradora, buffet e confeitaria têm algo em comum: todos...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed