Barra
Connect with us

Entretenimento

Estudo da Universidade de Nova Iorque contribui para a tese do pesquisador Murilo Postiglioni Neme de que bactérias envolvidas na doença gengival estão associadas ao aumento do risco de câncer de cabeça e pescoço

Published

on

Estima-se que para cada ano do triênio 2023-2025, ocorrerá 704 mil casos novos de câncer no Brasil, conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Os destaques vão para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência. 

O pesquisador e especialista no assunto, Murilo Postiglioni Neme, que estuda tumores bucais há mais de 20 anos, reforça a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento na luta contra o câncer. 

Considerada uma doença grave e de alta mortalidade, o câncer pode ter cura quando diagnosticado precocemente. Por isso, para Murilo Postiglioni Neme, promover a conscientização da sociedade sobre os cuidados com a doença, informando a população sobre a importância de consultar sempre o médico, e o cirurgião dentista, pode salvar vidas.

“O câncer de boca pode se desenvolver nos lábios, gengivas, bochechas, céu da boca ou na língua. No Brasil, a doença atinge atualmente cerca de 15 mil pessoas todos os anos.” 

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), entre 35 mil e 40 mil brasileiros são diagnosticados com câncer de cabeça e pescoço a cada ano. Essa condição é o segundo tipo de câncer mais comum em homens, o quinto em mulheres e o sétimo no ranking geral de incidência no Brasil. Os tumores podem surgir na boca, tireoide, na garganta, na laringe, na faringe, nas glândulas salivares e na região de seios paranasais. Segundo o Inca, o diagnóstico de quase 60% dos casos de câncer de cabeça e pescoço ainda é realizado tardiamente.

Mais de uma dúzia de espécies bacterianas entre as centenas que vivem na boca das pessoas foram associadas a uma chance coletiva 50% maior de desenvolver carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço, mostra um novo estudo. Alguns desses microrganismos já haviam demonstrado contribuir para a doença periodontal, infecções gengivais graves que podem corroer o maxilar e os tecidos moles que circundam os dentes. 

Murilo Postiglioni Neme, reforça que especialistas há muito tempo observam que aqueles com saúde bucal precária são estatisticamente mais vulneráveis do que aqueles com bocas mais saudáveis ao carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço, um grupo que inclui os cânceres mais comuns da boca e da garganta. Embora pequenos estudos tenham vinculado algumas bactérias nessas regiões (o microbioma oral) aos cânceres, os tipos exatos de bactérias mais envolvidos até agora permaneceram obscuros.

Lideradas por pesquisadores da NYU Langone Health e seu Perlmutter Cancer Center, as novas análises observaram a composição genética de micróbios orais coletados de homens e mulheres saudáveis. Das centenas de bactérias diferentes que são rotineiramente encontradas na boca, 13 espécies mostraram aumentar ou diminuir o risco de carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço. No geral, esse grupo foi associado a uma probabilidade 30% maior de desenvolver cânceres. Em combinação com cinco outras espécies que são frequentemente vistas em doenças gengivais, o risco geral foi aumentado em 50%. 

“Nossas descobertas oferecem uma nova visão sobre a relação entre o microbioma oral e os cânceres de cabeça e pescoço”, disse o autor principal do estudo, Soyoung Kwak, PhD. “Essas bactérias podem servir como biomarcadores para especialistas sinalizarem aqueles em alto risco”, acrescentou Kwak, um bolsista de pós-doutorado no Departamento de Saúde Populacional da NYU Grossman School of Medicine.  

Investigações anteriores revelaram certas bactérias em amostras de tumores de pessoas já diagnosticadas com esses cânceres, diz Kwak. Então, em uma pequena avaliação de 2018, a atual equipe de pesquisa explorou como os microorganismos em participantes saudáveis podem, ao longo do tempo, contribuir para o risco futuro de carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço. 

O último relatório, publicado on-line em 26 de setembro no periódico JAMA Oncology , é a maior e mais detalhada análise desse tipo até o momento, diz Kwak. Ele também está entre os primeiros a examinar se fungos comuns, organismos como levedura e mofo que, junto com bactérias, compõem o microbiota oral, podem desempenhar um papel no carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço. Os novos experimentos não encontraram tal papel para organismos fúngicos.

Para a pesquisa, a equipe analisou dados de três investigações em andamento rastreando 159.840 americanos de todo o país para entender melhor como dieta, estilo de vida, histórico médico e muitos outros fatores estão envolvidos no câncer. Os dados foram coletados para o Estudo de Prevenção do Câncer II da American Cancer Society; o Estudo de Rastreamento do Câncer de Próstata, Pulmão, Colorretal e Ovário; e o Estudo de Coorte da Comunidade do Sul. 

Logo após a inscrição, os participantes enxaguaram a boca com enxaguante bucal, fornecendo amostras de saliva que preservaram os números e espécies de micróbios para teste. Os pesquisadores então acompanharam por aproximadamente 10 a 15 anos para registrar qualquer presença de tumores. 

No estudo atual, Murilo Postiglioni Neme revela que os pesquisadores analisaram o DNA bacteriano e fúngico das amostras de saliva. Então, eles identificaram 236 pacientes que foram diagnosticados com carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço e compararam o DNA de seus micróbios orais com o de 458 indivíduos do estudo selecionados aleatoriamente que permaneceram livres do câncer. Em sua pesquisa, a equipe levou em conta fatores conhecidos por desempenhar um papel, como idade, raça e com que frequência eles fumavam cigarros ou bebiam álcool. 

“Nossos resultados oferecem mais um motivo para manter bons hábitos de higiene oral”, disse o coautor sênior do estudo Richard Hayes, DDS, MPH, PhD. “Escovar os dentes e usar fio dental pode não apenas ajudar a prevenir doenças periodontais, mas também pode proteger contra câncer de cabeça e pescoço”, acrescentou Hayes, professor do Departamento de Saúde Populacional da NYU Grossman School of Medicine e membro do Perlmutter Cancer Center. 

Para Murilo Postiglioni Neme, os pesquisadores enfatizaram que seu estudo foi projetado para identificar correlações entre risco de câncer e certas bactérias na boca, mas não para estabelecer uma ligação direta de causa e efeito. Isso exigirá mais pesquisas.

“Agora que identificamos as principais bactérias que podem contribuir para essa doença, planejamos explorar os mecanismos que permitem que elas o façam e de que maneiras podemos intervir melhor”, disse o coautor sênior do estudo Jiyoung Ahn, PhD. Ahn é professor nos Departamentos de Saúde Populacional e Medicina da NYU Grossman School of Medicine e é o diretor associado de pesquisa populacional no Perlmutter Cancer Center. 

Murilo Postiglioni Neme acredita que o estudo contribuirá para a prevenção dos cânceres de cabeça e pescoço, pois infecções crônicas levam à inflamação crônica. Em um tecido inflamado, as células morrem e nascem de uma forma muito mais acelerada. Quando isso acontece de forma crônica, aumenta a chance de haver algum erro na replicação celular. 

“Geralmente, o desequilíbrio da microbiota oral é causado por fatores como má higiene oral, próteses mal adaptadas, antigas e sem manutenção podem provocar lesões crônicas na língua, gengivas, bochechas e outras partes da boca, levando a um aumento dos micro-organismos patógenos, que pode desencadear mutações nas células, originando câncer de boca”, explica. 

Continue Reading
Advertisement

Entretenimento

Matéria que citava indevidamente Igreja Batista do Avivamento Mundial e Bispo Bruno Leonardo é corrigida por determinação da Justiça

Published

on

Bispo Bruno Leonardo

Decisão judicial confirma que nem a instituição religiosa nem seu líder figuram como investigados pela Polícia Federal; advogado apresentou documentos formais que comprovam a legalidade das atividades.

Uma matéria publicada pelo portal Metrópoles, em março de 2025, gerou ampla repercussão ao sugerir que a Igreja Batista do Avivamento Mundial e o Bispo Bruno Leonardo estariam envolvidos em investigações da Polícia Federal relacionadas a crimes como tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A publicação, baseada em relatórios de movimentações fiscais de terceiros, vinculou de maneira equivocada a instituição a uma organização criminosa, levando a interpretações distorcidas e prejudicando a imagem pública da Igreja.

A retificação do conteúdo divulgado foi determinada por decisão liminar do Tribunal de Justiça da Bahia, emitida em 28 de março. A ordem judicial obrigou a alteração imediata do título da matéria, a retirada da imagem do Bispo Bruno Leonardo e da Igreja, respaldados por notas fiscais apresentadas. O Judiciário reconheceu que a reportagem promovia uma associação indevida e infundada entre a entidade religiosa e as atividades criminosas.

De acordo com o advogado Gabriel Bomfim, representante legal da Igreja, não existe qualquer vínculo contratual ou institucional com a empresa Startway Multisserviços EIRELI, investigada pela Polícia Federal por possível envolvimento com crimes financeiros. O advogado esteve pessoalmente na Superintendência da PF, em Curitiba, nos dias 13 e 17 de março, para esclarecer os fatos junto ao delegado Eduardo Vezza.

“Nosso compromisso sempre foi com a transparência e com a missão evangelística. Todos os contratos foram formalizados legalmente, com documentação completa e prestação de contas adequada”, afirma Gabriel Bomfim.

Ele destaca ainda que a Igreja não é alvo de nenhuma diligência ou investigação por parte da Polícia Federal. O nome da instituição apareceu apenas em relatórios de movimentações fiscais da empresa investigada, como ocorre com diversos consumidores que realizaram compras de maneira legítima. Não há qualquer indício de envolvimento direto ou indireto com os crimes apurados.

Segundo a defesa, vídeos no YouTube também estão sendo distorcidos com falas do líder religioso, sendo utilizados para gerar interpretações sensacionalistas. A adulteração foi formalmente registrada no processo judicial.

A Igreja Batista do Avivamento Mundial enfatiza que não mantém qualquer tipo de ligação com facções criminosas ou condutas ilegais, bem como nunca teve nenhuma relação com a empresa Starway fora da relação de simples consumidora. Todas as medidas judiciais cabíveis estão sendo tomadas para garantir a responsabilização dos autores das informações falsas.

“Infelizmente, a disseminação de fake news tem sido usada como ferramenta para ataques políticos e religiosos. Nossa história é pública, acompanhada por milhões de fieis, e continuaremos a confiar na Justiça para a devida reparação”, declarou a instituição em nota oficial.

A Igreja orienta seus membros e o público em geral a buscarem informações apenas em canais oficiais e a estarem atentos à veracidade dos conteúdos compartilhados, especialmente em períodos de maior tensão política e social. As notas fiscais existem e foram mostradas junto a autoridade policial, mesmo assim a matéria constou que transações foram realizadas sem nota fiscal.

Para mais informações e atualizações, siga o Bispo Bruno Leonardo nas redes sociais.

Instagram: https://www.instagram.com/bispobrunoleonardo 

Continue Reading

Entretenimento

Sucesso infantil Liga da Alegria lança novo single “Melancia” pela Radar Records

Published

on

O grupo Liga da Alegria que está fazendo o maior sucesso com as crianças na internet, com suas músicas alegres e educativas, acaba de anunciar o lançamento de seu novo single “Melancia”, que conta com distribuição da Radar Records.

A música traz uma batida contagiante e uma letra divertida que celebra essa fruta tão amada, destacando seus benefícios e sabor irresistível.

Com um ritmo animado e um refrão que gruda na cabeça, “Melancia” promete colocar todo mundo para dançar e cantar junto com os super-heróis da Liga: Ligeiro, Impossível, Gatão e Alegria.

Cada personagem possui sua personalidade marcante, características físicas e psicológicas, e super poderes, comprometida em resgatar os valores e a essência da afetividade, do calor humano, da alegria simples e espontânea.

Prepare-se para cantar: “Ela é a melancia, vamos comer dia e noite, noite e dia!…”

O lançamento está disponível em todas as plataformas digitais como Spotify e Deezer, e virá acompanhado de um clipe musical e também um desenho animado.

Ouça agora em: https://found.ee/ligadaalegria_melancia

Continue Reading

Entretenimento

Unicirco Marcos Frota celebra o Dia do Circo com três dias de espetáculos gratuitos

Published

on

(O novo show faz um paralelo entre a construção de um cortiço e a sociedade atual. Foto: Renzo Gostoli)

Programação especial inclui apresentações em Duque de Caxias e na Quinta da Boa Vista

O Instituto Unicirco Marcos Frota preparou uma programação especial de três dias para comemorar o Dia do Circo (27/3). As atividades começaram na quarta-feira (26), no Teatro Municipal Raul Cortez, em Duque de Caxias, com o espetáculo “O Cortiço Chegou!”, apresentado em duas sessões gratuitas. Na quinta-feira (27), a lona do Unicirco, na Quinta da Boa Vista, recebe alunos de escolas públicas previamente agendadas para duas sessões de “Alegrai”. No fim de semana, o espetáculo retorna ao palco para o grande público, com apresentações no sábado e domingo (29 e 30), às 15h e 17h, também com entrada gratuita.

O Projeto Unicirco Arte Educação e Comunidade VI tem patrocínio do Governo do Estado, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, e Governo Federal.

Segundo Marcos Frota, ator, fundador e presidente do Instituto, o Dia do Circo ganha mais relevância a cada ano. “É um privilégio observar a evolução das artes circenses ao longo do tempo. O circo se reinventa constantemente, marcando presença na TV, na ópera, na música e na dança. Hoje, vemos uma arte renovada, que preserva suas raízes, mas se projeta para o futuro”, destaca.

Com 14 anos de atuação na Quinta da Boa Vista, o Unicirco é uma das mais importantes escolas de circo e trapézio do Brasil, promovendo arte, cidadania e cultura de paz. Nas últimas fases do projeto, mais de 200 mil pessoas já assistiram aos espetáculos gratuitos.

Quinta-feira (27), na Quinta da Boa Vista

No Dia do Circo, a festa é destinada a alunos de escolas públicas previamente agendadas para assistir ao espetáculo Alegrai, na lona da sede do Instituto. O acolhimento a estudantes do ensino público é também faz parte do Projeto Unicirco, Arte, Educação e Comunidade. Os agendamentos podem ser feitos pelo e-mail contato@unicirco.org.br.

(O espetáculo Alegrai é realizado aos sábados, domingos e feriados, na sede do Instituto Unicirco. Foto: Renzo Gostoli)

Sábado e domingo (29 e 30), na Quinta da Boa Vista

O Unicirco fecha a programação comemorativa com o espetáculo Alegrai, um sucesso de público no picadeiro do Instituto. As sessões, sempre gratuitas, acontecem aos sábados, domingos e feriados às 15h e 17h, sendo preciso retirar as cortesias na bilheteria a partir das 14 horas do dia escolhido sempre gratuito.

Serviço

Instituto Unicirco na Quinta da Boa Vista

Local: Sede do Instituto Unicirco – Parque Municipal da Quinta da Boa Vista, em gramado em frente ao BioParque do Rio. Rua Catalão S/N – São Cristovão – RJ

Patrocínio: Governo do Estado, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Petrobras, através do Programa Petrobrás Socioambiental, e Governo Federal.

https://www.unicirco.org.br

Instagram: @unicircomarcosfrota

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Business7 horas ago

CNC lança campanha “Agenda Institucional” com criação da Calia | Y2

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) lançou a campanha “Agenda Institucional” para promover a edição...

Negócios8 horas ago

Como os ímãs de neodímio estão redefinindo a experiência de embalagem e PDV

Do luxo silencioso ao impacto no ponto de venda, o pequeno ímã virou aliado estratégico do marketing sensorial Na era...

Famosos9 horas ago

Chiara Pingitore: Entre Passarelas, Câmeras e Grandes Sonhos

Quando as luzes se acendem e as câmeras começam a rodar, Chiara Pingitore entra em cena. Modelo formada pelo workshop...

Negócios10 horas ago

Preâmbulo Tech e Pessoa & Pessoa promovem evento sobre inovação e eficiência na gestão jurídica em Salvador

Evento discute como Legal Operations podem otimizar processos, reduzir custos e fortalecer a estratégia jurídica das empresas A Preâmbulo Tech,...

Negócios12 horas ago

A Loira do Gesso: A trajetória de Rivania Campos, pioneira na construção a seco no Brasil

Como uma ex-enfermeira se tornou referência no setor da construção civil, inovando com técnicas de steel frame e drywall. Rivania...

Negócios12 horas ago

São Gabriel EC bate o martelo com M3 Agency e profissionaliza gestão do clube mirando elite do futebol de MS

Com o objetivo de alcançar a elite do futebol sul-mato-grossense e nacional, o São Gabriel Esporte Clube anunciou a assinatura...

Famosos12 horas ago

De Caxias do Sul Para o Mundo: Como Andry Silva Saiu do Interior e Conquistou a Web

De Operadora de Caixa a Sensação da Internet – A Sensação do Close Fans Que Não Para de Crescer! Desde...

Famosos12 horas ago

Marília Tavares: “Um diamante raro brilhando em alto-mar” no OnBoard Festival 2025

A estrela do sertanejo, Marília Tavares, está pronta para brilhar e fazer história a bordo do OnBoard Festival 2025! Já...

Famosos12 horas ago

MC J Mito passa por cirurgia de ginecomastia na clínica das estrelas em São Paulo

O funkeiro MC J Mito, que vem conquistando espaço no cenário do funk no Brasil e no mundo, acaba de...

Negócios12 horas ago

ABC EVO apresenta novidades que revolucionarão o segmento fitness no país

A maior plataforma de gestão de academias da América Latina estará no Arnold Sports Festival South America, em São Paulo...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed