Barra
Connect with us

Entretenimento

Estudo da Universidade de Nova Iorque contribui para a tese do pesquisador Murilo Postiglioni Neme de que bactérias envolvidas na doença gengival estão associadas ao aumento do risco de câncer de cabeça e pescoço

Published

on

Estima-se que para cada ano do triênio 2023-2025, ocorrerá 704 mil casos novos de câncer no Brasil, conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Os destaques vão para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência. 

O pesquisador e especialista no assunto, Murilo Postiglioni Neme, que estuda tumores bucais há mais de 20 anos, reforça a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento na luta contra o câncer. 

Considerada uma doença grave e de alta mortalidade, o câncer pode ter cura quando diagnosticado precocemente. Por isso, para Murilo Postiglioni Neme, promover a conscientização da sociedade sobre os cuidados com a doença, informando a população sobre a importância de consultar sempre o médico, e o cirurgião dentista, pode salvar vidas.

“O câncer de boca pode se desenvolver nos lábios, gengivas, bochechas, céu da boca ou na língua. No Brasil, a doença atinge atualmente cerca de 15 mil pessoas todos os anos.” 

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), entre 35 mil e 40 mil brasileiros são diagnosticados com câncer de cabeça e pescoço a cada ano. Essa condição é o segundo tipo de câncer mais comum em homens, o quinto em mulheres e o sétimo no ranking geral de incidência no Brasil. Os tumores podem surgir na boca, tireoide, na garganta, na laringe, na faringe, nas glândulas salivares e na região de seios paranasais. Segundo o Inca, o diagnóstico de quase 60% dos casos de câncer de cabeça e pescoço ainda é realizado tardiamente.

Mais de uma dúzia de espécies bacterianas entre as centenas que vivem na boca das pessoas foram associadas a uma chance coletiva 50% maior de desenvolver carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço, mostra um novo estudo. Alguns desses microrganismos já haviam demonstrado contribuir para a doença periodontal, infecções gengivais graves que podem corroer o maxilar e os tecidos moles que circundam os dentes. 

Murilo Postiglioni Neme, reforça que especialistas há muito tempo observam que aqueles com saúde bucal precária são estatisticamente mais vulneráveis do que aqueles com bocas mais saudáveis ao carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço, um grupo que inclui os cânceres mais comuns da boca e da garganta. Embora pequenos estudos tenham vinculado algumas bactérias nessas regiões (o microbioma oral) aos cânceres, os tipos exatos de bactérias mais envolvidos até agora permaneceram obscuros.

Lideradas por pesquisadores da NYU Langone Health e seu Perlmutter Cancer Center, as novas análises observaram a composição genética de micróbios orais coletados de homens e mulheres saudáveis. Das centenas de bactérias diferentes que são rotineiramente encontradas na boca, 13 espécies mostraram aumentar ou diminuir o risco de carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço. No geral, esse grupo foi associado a uma probabilidade 30% maior de desenvolver cânceres. Em combinação com cinco outras espécies que são frequentemente vistas em doenças gengivais, o risco geral foi aumentado em 50%. 

“Nossas descobertas oferecem uma nova visão sobre a relação entre o microbioma oral e os cânceres de cabeça e pescoço”, disse o autor principal do estudo, Soyoung Kwak, PhD. “Essas bactérias podem servir como biomarcadores para especialistas sinalizarem aqueles em alto risco”, acrescentou Kwak, um bolsista de pós-doutorado no Departamento de Saúde Populacional da NYU Grossman School of Medicine.  

Investigações anteriores revelaram certas bactérias em amostras de tumores de pessoas já diagnosticadas com esses cânceres, diz Kwak. Então, em uma pequena avaliação de 2018, a atual equipe de pesquisa explorou como os microorganismos em participantes saudáveis podem, ao longo do tempo, contribuir para o risco futuro de carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço. 

O último relatório, publicado on-line em 26 de setembro no periódico JAMA Oncology , é a maior e mais detalhada análise desse tipo até o momento, diz Kwak. Ele também está entre os primeiros a examinar se fungos comuns, organismos como levedura e mofo que, junto com bactérias, compõem o microbiota oral, podem desempenhar um papel no carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço. Os novos experimentos não encontraram tal papel para organismos fúngicos.

Para a pesquisa, a equipe analisou dados de três investigações em andamento rastreando 159.840 americanos de todo o país para entender melhor como dieta, estilo de vida, histórico médico e muitos outros fatores estão envolvidos no câncer. Os dados foram coletados para o Estudo de Prevenção do Câncer II da American Cancer Society; o Estudo de Rastreamento do Câncer de Próstata, Pulmão, Colorretal e Ovário; e o Estudo de Coorte da Comunidade do Sul. 

Logo após a inscrição, os participantes enxaguaram a boca com enxaguante bucal, fornecendo amostras de saliva que preservaram os números e espécies de micróbios para teste. Os pesquisadores então acompanharam por aproximadamente 10 a 15 anos para registrar qualquer presença de tumores. 

No estudo atual, Murilo Postiglioni Neme revela que os pesquisadores analisaram o DNA bacteriano e fúngico das amostras de saliva. Então, eles identificaram 236 pacientes que foram diagnosticados com carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço e compararam o DNA de seus micróbios orais com o de 458 indivíduos do estudo selecionados aleatoriamente que permaneceram livres do câncer. Em sua pesquisa, a equipe levou em conta fatores conhecidos por desempenhar um papel, como idade, raça e com que frequência eles fumavam cigarros ou bebiam álcool. 

“Nossos resultados oferecem mais um motivo para manter bons hábitos de higiene oral”, disse o coautor sênior do estudo Richard Hayes, DDS, MPH, PhD. “Escovar os dentes e usar fio dental pode não apenas ajudar a prevenir doenças periodontais, mas também pode proteger contra câncer de cabeça e pescoço”, acrescentou Hayes, professor do Departamento de Saúde Populacional da NYU Grossman School of Medicine e membro do Perlmutter Cancer Center. 

Para Murilo Postiglioni Neme, os pesquisadores enfatizaram que seu estudo foi projetado para identificar correlações entre risco de câncer e certas bactérias na boca, mas não para estabelecer uma ligação direta de causa e efeito. Isso exigirá mais pesquisas.

“Agora que identificamos as principais bactérias que podem contribuir para essa doença, planejamos explorar os mecanismos que permitem que elas o façam e de que maneiras podemos intervir melhor”, disse o coautor sênior do estudo Jiyoung Ahn, PhD. Ahn é professor nos Departamentos de Saúde Populacional e Medicina da NYU Grossman School of Medicine e é o diretor associado de pesquisa populacional no Perlmutter Cancer Center. 

Murilo Postiglioni Neme acredita que o estudo contribuirá para a prevenção dos cânceres de cabeça e pescoço, pois infecções crônicas levam à inflamação crônica. Em um tecido inflamado, as células morrem e nascem de uma forma muito mais acelerada. Quando isso acontece de forma crônica, aumenta a chance de haver algum erro na replicação celular. 

“Geralmente, o desequilíbrio da microbiota oral é causado por fatores como má higiene oral, próteses mal adaptadas, antigas e sem manutenção podem provocar lesões crônicas na língua, gengivas, bochechas e outras partes da boca, levando a um aumento dos micro-organismos patógenos, que pode desencadear mutações nas células, originando câncer de boca”, explica. 

Continue Reading
Advertisement

Entretenimento

Keila Lima comemora o sucesso do “20 e PRONTO” e o impacto da atração na carreira e dá spoiler da 2ª edição

Published

on

Na festa de premiação da campeã, quita, 04/12, a jornalista e apresentador Keila Lima, falou da experiência única de criar, produzir, dirigir e apresentar , o 1º reality 100% ao vivo da tv, o “20 E PRONTO”.

A atração foi transmitida em rede nacional pela Rede Gospel e em todas as plataformas, dentro do programa Tudo de Bom pra Você, que ela conduz há quase quatro anos.


O formato eletrizante, totalmente inédito, sem cortes e sem edição, 100% ao vivo, representou um dos maiores desafios de sua trajetória na televisão.

“Fazer ao vivo já é estar em estado de presença absoluta, sem repetições, sem garantias, mas com verdade. Agora, fazer ao vivo um reality que nunca ninguém fez, é a audácia que nos conduz à novos patamares profissionais e reforça nossa conexão com as pessoas, suas histórias e sonhos!


A grande festa de premiação , foi marcada justamente por realização de sonhos para todos os envolvidos! Embalados pelo hit “Em busca da minha sorte” na voz do próprio autor, o cantor Billy SP, todas as participantes foram homenageadas sob olhar de uma plateia repleta de convidados, patrocinadores e familiares.

Os jurados, Chefs João Bispo, Renato Chiantelli e Rodolpho Queiroz, justificaram a escolha da cozinheira Kelly Oliveira para faturar o prêmio de R$5.000,00!


Keila Lima destacou a importância do envolvimento profundo no projeto dos jurados, da equipe técnica e de produção e do event planner Wellington Oliveira, ajudou na seleção das participantes.

“Sem o comprometimento deles, nada disso teria sido possível. Por isso digo que, o que mais me marcou, não está apenas no que mostramos ao telespectador, mas no que aprendi nos bastidores, nas decisões em tempo real, na dedicação total, na união de todos”, explicou.


Essa vivência reposicionou sua carreira como comunicadora, reforçando sua capacidade de conduzir narrativas com sensibilidade e segurança.

Keila Lima conta que se entregou ainda mais ao trabalho, assumindo múltiplos papéis: de apresentadora a idealizadora, de criadora a mulher em movimento, se reinventando e inovando após quase três décadas de profissão. “Eu me orgulho profundamente desta minha faceta profissional que se revelou ali”, disse.


Keila também ressaltou que criar algo novo exige mais do que técnica; requer confiança, repertório, coragem, amor ao trabalho e sintonia com a equipe. “Quando juntamos tudo isso, o inédito se torna possível, e o sucesso vem, e já nos prepara para a 2ª edição! anunciou.


Ao encerrar a entrevista, a jornalista expressou sua empolgação. “Que venham os próximos “20 e PRONTO” e novos projetos também, vamos realizar tudo sempre com ainda mais coragem, criatividade e conexão”, concluiu, mostrando que sua jornada na televisão segue em movimento, num ritmo acelerado, e ela está pronta para continuar a inovar e inspirar.

(Fotos: EF Produtora Audiovisual)

Continue Reading

Entretenimento

TIMBALADA INICIA TEMPORADA 25/26 DE SEUS ENSAIOS DE VERÃO COM CASA CHEIA NO CANDYALL GUETHO SQUARE

Published

on

 

_Show de estreia reuniu fãs, convidados especiais e celebrou mais de três décadas de história da banda_

A Timbalada deu início, neste domingo (7), à aguardada temporada 25/26 dos seus tradicionais ensaios de verão, no Candyall Guetho Square, em Salvador. Sob o comando de Denny Denan e Buja Ferreira, a banda estreou com ingressos esgotados, casa cheia e um clima de celebração à chegada do verão e aos mais de trinta anos de trajetória.
No repertório, não faltaram sucessos que marcaram gerações, como “Minha História”, “Beija-Flor”, “Mimar Você”, “Água Mineral”, entre outros clássicos que marcaram a história da Timbalada. A noite também contou com as participações especiais da cantora Rachel Reis e do cantor Tomate, que aproveitou o palco da banda para lançar, em primeira mão, sua nova aposta para o carnaval, “Acarajé”, gravada em parceria com a Timbalada.
A celebração ficou completa quando Carlinhos Brown, fundador do grupo, não apenas prestigiou o ensaio, mas também subiu ao palco e cantou com a Timbalada, arrancando aplausos e emocionando o público.
Emocionado com o início de mais uma temporada, Denny Denan celebrou o momento:
_“Cada estreia é como se fosse a primeira. Ver o Guetho lotado, sentir a energia dos nossos fãs e perceber que a Timbalada segue viva no coração de tanta gente é muito emocionante. É uma honra abrir mais um verão soteropolitano cercado de música, histórias e muita vibração boa.”_ revelou.

Lembrando que a segunda edição dos ensaios de verão da Timbalada acontece no dia 21 de dezembro e os ingressos já estão à venda na loja Bora Tickets – 2º piso do Shopping da Bahia – ou através do site www.boratickets.com.br
Corra e garanta já o seu!

Créditos: @mascarenhasvictor_ e @leawry

Continue Reading

Entretenimento

O Gângster do Arrocha está de volta: J. Eskine apresenta “Resenha 4.0”; assista ao clipe

Published

on

Single celebra um ano do sucesso que projetou o artista internacionalmente

O arrocha ganhou mais um capítulo nesta quarta-feira (26/11). J. Eskine, uma das figuras centrais da nova geração do gênero, lançou “Resenha do Arrocha 4.0”, faixa que dá sequência ao hit que o apresentou ao grande público e se tornou um fenômeno nacional. O single já está disponível em todas as plataformas digitais, e o clipe oficial pode ser assistido aqui( https://www.youtube.com/watch?v=VV9Rg-Cl2hs&list=RDVV9Rg-Cl2hs&start_radio=1). O lançamento também celebra um ano do sucesso de “Resenha do Arrocha”, marco que consolidou o artista no cenário musical.

Conhecido por unir estética de rua, linguagem popular e alcance digital, Eskine se consolidou após o impacto de “Resenha do Arrocha”, que chegou ao TOP 1 Brasil, ao TOP 50 Global no Spotify e ao primeiro lugar no Viral Global. A faixa ainda alcançou um feito raro: conquistou o TOP 1 em Portugal, ampliando o alcance internacional do artista. Ele repetiu o desempenho com “Mãe Solteira”, que também figurou entre as 50 músicas mais ouvidas do mundo, superando artistas como Bad Bunny e Bruno Mars.

Agora, o artista retoma o universo que o consagrou. “A ‘Resenha’ nunca foi só uma música pra mim. Ela virou parte da minha história, algo que o Brasil inteiro abraçou. A versão 4.0 é a continuidade natural disso”, afirma J. Eskine.

Com mais de seis minutos de duração, a nova faixa mescla diferentes composições numa narrativa contínua, mantendo as letras explícitas e batidas marcantes características do trabalho do cantor. A proposta reforça a identidade construída desde 2024, quando ele começou a sair do circuito regional para ocupar definitivamente o cenário nacional.

“Eu vim de um lugar onde desistir parecia a opção mais fácil, mas eu só tinha uma escolha: continuar. Hoje, ver meu som crescendo assim mostra que valeu a pena acreditar. A 4.0 é exatamente isso. Minha verdade em mais um capítulo”, completa.

O lançamento marca uma nova fase da carreira de J. Eskine que, em parceria com o selo HitLab e a Laizzao Produções, se prepara para expandir ainda mais o universo criado em torno da “Resenha do Arrocha”, enquanto finaliza o calendário de lançamentos que antecedem seu primeiro álbum, previsto para o início de 2026.

Fotos: Eduardo Serra/HitLab

Link para assistir ao clipe: J. ESKINE – RESENHA DO ARROCHA 4.0 (CLIPE OFICIAL)

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Entretenimento15 horas ago

Keila Lima comemora o sucesso do “20 e PRONTO” e o impacto da atração na carreira e dá spoiler da 2ª edição

Na festa de premiação da campeã, quita, 04/12, a jornalista e apresentador Keila Lima, falou da experiência única de criar,...

Negócios15 horas ago

Setenta por cento das empresas continuam presas ao antivírus como principal ferramenta de defesa

Maioria das tecnologias utilizadas não protege de ataques cibernéticos, alerta especialista O avanço das ameaças digitais têm pressionado empresas de...

Saúde16 horas ago

Neurotech, marca B3, lança indicador que monitora indícios de abusos e fraudes na saúde suplementar

Ferramenta construída em parceria com o IESS – Instituto de Estudos de Saúde Suplementar estima tendências de aumento ou redução...

Saúde16 horas ago

Poltronas para locação de pós-cirúrgico em São Paulo Alphaville garantem conforto e recuperação de qualidade

As poltronas para locação de pós-cirúrgico em São Paulo Alphaville tornaram-se uma alternativa indispensável para quem busca um período de...

Moda16 horas ago

As noivas estão reescrevendo o futuro do vestido de casamento — e o Brasil começa a liderar uma tendência global

A ascensão do second-life bridal, os números que explicam o fenômeno e por que estilistas já criam vestidos pensando na...

Negócios16 horas ago

Condomínios redobram atenção: decisão do STJ afasta honorários a inadimplentes, não é vinculante e pode redistribuir custos entre moradores

Pareceres e análises de especialistas destacam riscos, impactos e a necessidade de alinhamento jurídico após debates recentes no STJ e...

Negócios17 horas ago

João Brasio recebe a mais alta comenda da Câmara por sua atuação na proteção às instituições brasileiras

O especialista em segurança digital João Brasio, CEO da Elytron CyberSecurity, foi agraciado na manhã desta quarta-feira, dia 3, com...

Negócios17 horas ago

Iox Broker: Mais opções no mundo, mais liberdade para o seu dinheiro

Transformando investimento em autonomia e crescimento real Na era digital, investir deixou de ser apenas uma forma de acumular patrimônio:...

Saúde17 horas ago

Uma nova leitura sobre saúde emocional: como Lianny Grimm integra racionalidade científica e discernimento espiritual

Em um cenário em que debates sobre saúde mental frequentemente se fragmentam entre visões puramente técnicas e discursos religiosos sem...

Negócios17 horas ago

Wagner Lima: O Brasileiro Reconhecido por uma das Instituições Educacionais Mais Respeitadas da Índia

Há momentos na trajetória de um líder que ultrapassam a própria biografia e se transformam em marcos institucionais. Para Wagner...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed