Barra Luana Vitra apresenta novos projetos internacionais no centro de arte contemporânea Kunstinstituut Melly, na Holanda, e é um dos nomes confirmados para a 16ª Bienal de Sharjah, nos Emirados Árabes - Business Feed
Connect with us

Entretenimento

Luana Vitra apresenta novos projetos internacionais no centro de arte contemporânea Kunstinstituut Melly, na Holanda, e é um dos nomes confirmados para a 16ª Bienal de Sharjah, nos Emirados Árabes

Published

on

(Créditos – Matthieu Croizier)

A artista visual mineira é destaque dentro e fora do Brasil, com a circulação de projetos autorais entre o final de 2024 e início de 2025

Uma mescla de influências da dança, espacialidade e questões socioambientais é a forma mais simples de descrever uma trajetória tão plural e atenciosa como a de Luana Vitra. A artista visual de Contagem, Minas Gerais, tem se tornado uma das vozes mais proeminentes da arte contemporânea brasileira com seu olhar preciso e criativo, e, agora, chega a públicos internacionais. Reafirmando seu espaço no cenário global, Luana inaugura sua aguardada exposição solo, “As contas do meu rosário são balas de artilharia”, no Kunstinstituut Melly, em Roterdã (Holanda) – entre setembro de 2024 e abril de 2025 –, enquanto se prepara para debutar na 16ª Bienal de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos – entre fevereiro e junho de 2025 –, representando o país como uma das duas artistas brasileiras confirmadas. Sua agenda ainda prepara novidades para o próximo ano, que serão divulgadas em breve.

A mostra que apresenta a instalação “As contas do meu rosário são balas de artilharia” (em inglês “The beads of my rosary are artillery bullets”) chega ao centro de arte contemporânea de Roterdã, nos Países Baixos, após ser adquirida pela Hartwig Foundation para a Rijks Collection, a coleção nacional dos Países Baixos, por meio do Hartwig Art Production | Collection Fund. Esta obra explora a relação de Luana entre espiritualidade e trabalho manual, conectando sua herança de Minas Gerais com a experiência de uma residência na África do Sul. A artista se inspirou em técnicas tradicionais de tecelagem e miçangas aprendidas com a cultura Zulu, refletindo sobre o ato repetitivo de passar as mãos sobre as contas como uma forma de oração e conexão espiritual. Suas instalações, compostas por uma variedade de materiais, evocam as energias dos metais e mitologias, abordando questões de guerra espiritual e histórica, tanto no Brasil quanto globalmente.

Paralelamente à exposição (que acontece entre 20 de setembro de 2024, com duração até 27 de abril de 2025), Luana está produzindo um curta-documentário que acompanha o processo de criação das obras e a residência artística que ela realizou na África do Sul. O filme explora sua conexão com materiais e territórios, e revela a dinâmica por trás das suas instalações, que entrelaçam a corporalidade e o espaço.

Tal ocupação do local dedicado a exposições, projetos educativos e engajamento público com a arte contemporânea na Europa, antecipa uma segunda conquista importante na trajetória de Luana. A sua participação na 16ª Bienal de Sharjah, que acontece nos Emirados Árabes Unidos, de 6 de fevereiro a 15 de junho de 2025, amplifica sua voz dentro e fora do país. Como uma das duas brasileiras convidadas, a artista participa da prestigiosa Bienal – conhecida por sua relevância no circuito internacional – com uma obra inédita. Sob a curadoria de Natasha Ginwala, Amal Khalaf, Zeynep Öz, Alia Swastika e Megan Tamati-Quennell, a Bienal reunirá artistas globais para discutir temas urgentes do seu tempo, e a obra de Luana se destaca por sua sensibilidade às questões socioambientais e decoloniais.

“Essa exposição no Kunstinstituut Melly tem sido um acontecimento bem especial para mim, porque é a primeira vez que estou vendo todas as obras que produzi durante a residência na África do Sul juntas, e realmente consigo sentir a magnitude de tudo que aprendi nesse território em relação a espiritualidade das matérias e do gesto.  Dar continuidade a isso com esse novo projeto para a Bienal de Sharjah tem sido incrível, porque se na exposição na Holanda eu me voltei para a espiritualidade do reino mineral, em Sharjah volto minhas investigações para a afetividade, desenvolvendo um projeto onde penso o desejo da matéria como possibilidade de estrutura, pesquisa que iniciei durante minha residência em La Becque, na Suíça, e agora terá continuidade nos Emirados Árabes Unidos”, afirma Luana, que protagoniza uma história já aplaudida pelo Prêmio PIPA, o mais importante prêmio de arte contemporânea do Brasil, o Hartwig Art Production | Collection Fund Commissioning Committee (2021-23), na Holanda, e o Prince Claus Seed Award em Amsterdã no ano de 2022. 

SERVIÇO

Exposição “As contas do meu rosário são balas de artilharia” @ Roterdã

Datas: 20 de setembro de 2024 a 27 de abril de 2025

Local: Kunstinstituut Melly, Roterdã, Países Baixos  

16ª Bienal de Sharjah  

Datas: 6 de fevereiro de 2025 – 15 de junho de 2025

Local: Sharjah, Emirados Árabes Unidos  

SOBRE LUANA VITRA

Uma mescla de influências da dança, espacialidade e questões socioambientais é a forma mais simples de descrever uma trajetória tão plural e atenciosa como a de Luana Vitra. A artista visual de Contagem, Minas Gerais, que iniciou sua trajetória aos 13 anos tem se tornado uma das vozes mais proeminentes da arte contemporânea brasileira com seu olhar preciso e criativo. Formada pela Escola Guignard (UEMG), sua produção foca em escultura, cerâmica, desenho e instalação, conectando corpo, espaço e questões socioambientais. Suas obras exploram temas como mineração predatória e racismo ambiental. Luana descreve suas criações como “coreografias”, refletindo sua relação com o movimento e o espaço.

A artista tem participado de importantes exposições em instituições como o MASP, o MAR e o Instituto Inhotim, além de eventos internacionais em países como Reino Unido, França e Gana, e importantes residências internacionais como La Becque,na Suíça. Em 2023, recebeu o Prêmio PIPA, após indicações nos anos anteriores, e participou da 35ª Bienal de São Paulo com a obra “Pulmão da Mina”. Outros reconhecimentos incluem o Prince Claus Seed Award (2022) e o Hartwig Art Production (Holanda). Em 2025, Luana integrará a Bienal de Sharjah, reafirmando sua presença no circuito global.

Continue Reading
Advertisement

Entretenimento

Circo Spacial apresenta o espetáculo “Natal Mágico” na Zona Sul de São Paulo

Published

on

O Circo Spacial, o maior e mais famoso circo do país, vai encerrar a temporada 2024 em grande estilo. A trupe circense de Marlene Querubin, vai encerrar o ano com chave de ouro com o espetáculo “Natal Mágico”.

A trupe do Circo Spacial sabe que o Natal, é um momento verdadeiramente mágico, e em quase quatro décadas sempre fez apresentação neste período para o público sonhar. Este ano tem o orgulho de apresentar o seu espetáculo de Natal, que se inspira nas nobres virtudes do ser humano: Fé, Bondade, Compaixão, Coragem, Empatia, e Generosidade. Os talentosos artistas do circo se unem em uma jornada para refletir sobre cada uma dessas virtudes e como descobri-las dentro de si mesmos.

Serão momentos inesquecíveis, curtindo com toda família as apresentações de palhaços, acrobatas, equilibristas, malabaristas, contorcionistas, tudo com a magia e a emoção, que só o circo proporciona.

“Eu sempre amei o período de Natal, ele aproxima as pessoas de suas famílias, por isso produzi este show para tornar uma experiência inesquecível para as crianças e seus pais” diz Marlene Querubin, a presidente da companhia com brilho no olhar.

Outro ponto alto do espetáculo que chama bastante atenção do público, é o figurino impecável que encanta a todos pelas cores e design.

Serviço:

O que?: Natal Mágico no Circo Spacial
Quando?: 23 e 24 de novembro
Sábado 23/11: 16h, 18h e 20h
Domingo 24/11: 11h, 16h e 18h
Onde?: Avenida Atlântica, 2800 – Represa Guarapiranga – Zona Sul / SP
Classificação: Livre
Duração: 70 minutos com intervalo
Acessibilidade: Sim
Direção Artística: Margareth Querubin
Direção Geral: Marlene Querubin
Mais informações: www.spacial.com.br

Continue Reading

Entretenimento

“E agora, Pedrinho?” Livro infantil reflete sobre impacto da escravidão no Brasil

Published

on

E agora, Pedrinho? O livro é uma obra infantojuvenil que mistura narrativa histórica e emocional para tratar de temas como liberdade, luta e superação. O livro acompanha a jornada de Pedrinho, um menino negro e filho de mãe escravizada, no Brasil de 1888, durante o período de abolição da escravidão. Com um olhar infantil, mas perspicaz, Pedrinho narra suas vivências, seus desafios em busca de liberdade e educação, e suas reflexões sobre desigualdade e sonhos de um futuro melhor.

Com muita leveza e uma linguagem didática, a autora Deborah Ferrari retrata toda a problemática da época, mas sempre trazendo a conscientização e a importância da reflexão infantil em temas como preconceito, liberdade e educação. A ilustração da capa é assinada por Luyse Costa.

A história se passa entre a opressão das casas grandes, a esperança dos movimentos abolicionistas e as dificuldades enfrentadas pelos negros libertos na sociedade da época. A trama é enriquecida pela relação com Catarina, a filha rebelde de um senhor de engenho, que compartilha conhecimento e solidariedade, ajudando Pedrinho a vislumbrar um mundo diferente.

Com uma linguagem acessível, a autora Deborah Ferrari aborda questões sociais e históricas, instigando a curiosidade dos jovens leitores e promovendo reflexões profundas. Uma leitura imperdível para crianças e adolescentes, assim como para pais e educadores que desejam estimular diálogos sobre justiça, igualdade e o valor do aprendizado.

“Pedrinho representa a força transformadora da educação. É através dela que o menino descobre seu lugar no mundo e planta sementes de mudança para si e sua comunidade”, explica a autora.

O livro coloca em evidência uma realidade frequentemente negligenciada nas narrativas históricas tradicionais: o pós-abolição e a falta de uma estrutura de reparação histórica para os ex-escravizados. Pedrinho e sua família, apesar de conquistarem a liberdade, não têm as condições materiais ou sociais necessárias para viver em liberdade. Essa transição abrupta, sem apoio do Estado ou políticas públicas de inclusão, reflete uma falha histórica que impacta gerações.

“Espero que Pedrinho inspire crianças e adolescentes a acreditarem no poder de suas vozes, sonhos e na capacidade de transformar suas realidades, mesmo diante das adversidades”, finaliza Deborah.

Ficha Técnica
Livro: E agora, Pedrinho?
Editora: Paraquedas
Páginas: 86
Autora: Deborah Ferrari
Ilustração: Luyse Costa

Continue Reading

Entretenimento

Franz Ferdinand revela videoclipe de “Night Or Day”, última música de seu novo álbum The Human Fear

Published

on

NOVO DISCO CHEGA EM 10 DE JANEIRO VIA DOMINO

Assista aqui.

Franz Ferdinand compartilhou hoje um vídeo para “Night Or Day”, a última faixa do seu novo álbum de estúdio, The Human Fear, que será lançado em 10 de janeiro de 2025, pela Domino.

A faixa é acompanhada por um vídeo imaginativo, dramático e esteticamente impressionante em preto e branco, dirigido por Rianne White que afirmou:

 “Essa música emula a imensidão turbulenta e transcendente dos sentimentos que vivem e respiram entre quatro paredes. Nascida com o Franz Ferdinand em seu estúdio escocês, onde eles gravaram essa beleza, ‘Night or Day’ foi um encontro poderoso de visual e som, tudo capturado no olho do filme preto e branco de 16 mm. Essas são as tempestades em que dançamos!”

Alex Kapranos acrescentou:

 “A vida pode nunca ser fácil, mas, caramba, vamos nos certificar de que a viveremos noite ou dia. Da noite para o dia.  Colaboramos com a talentosa Rianne White para capturar o drama noir do ambiente em que gravamos esse e o restante do LP. Ela tem uma sensibilidade e uma energia que explodiram naquele espaço, dando um vislumbre do mundo onde fizemos a música. Uma tempestade sacode a sala e bum… o coração sombrio da Escócia bate forte. Filmado inteiramente no local, no AYR Studios.”

Produzido com Mark Ralph, que já trabalhou com eles em seu álbum de 2013, Right Thoughts, Right Words, Right Action, o álbum mostra o Franz em sua forma mais imediata, otimista e afirmativa, atacando o pop na jugular ao estilo clássico do Franz.

 Gravadas nos estúdios AYR, na Escócia, as 11 músicas de The Human Fear fazem alusão a alguns medos humanos profundos e a como a superação e a aceitação desses medos impulsionam e definem nossas vidas.

 Desde o início, quando davam festas ilegais em prédios de Glasgow, o Franz Ferdinand tem se caracterizado por uma perspectiva nova, imperecível e voltada para o futuro, uma perspectiva transgressora de escola de arte, mas com um amor por uma grande música e The Human Fear, sem dúvida, continua nessa tradição; distinto, porém novo, musicalmente e criativamente, é um disco ansioso para seguir em frente.

 O primeiro álbum de estúdio a contar com os membros Audrey Tait e Dino Bardot, o disco também mostra Julian Corrie dando um passo à frente para colaborar com Alex Kapranos e Bob Hardy na composição das músicas e nas tarefas criativas.

Tracklist:

  1.   Audacious
  2.   Everyday Dreamer
  3.   The Doctor
  4.   Hooked
  5.   Build It Up
  6.   Night Or Day
  7.   Tell Me I Should Stay
  8.   Cats
  9.   Black Eyelashes
  10. Bar Lonely
  11. The Birds

Além disso, tendo acabado de concluir uma turnê com ingressos esgotados na América Latina, a banda anunciou detalhes de uma pequena série de shows em lojas físicas para o lançamento do álbum. Esses shows serão seguidos por uma turnê principal no Reino Unido e na União Europeia.

Franz Ferdinand assinou contrato com a Domino em maio de 2003 e lançou seu primeiro single, “Darts Of Pleasure”, logo em seguida. O segundo single, “Take Me Out”, explodiu no cenário internacional, colocando a banda firmemente no mapa global e foi o precursor de seu álbum de estreia homônimo, que vendeu mais de 5 milhões de cópias em todo o mundo.

Artisticamente sempre avançando, seus álbuns seguintes, You Could Have It So Much Better (2005), Tonight: Franz Ferdinand (2009), Right Thoughts, Right Words, Right Action (2013) e Always Ascending (2018), todos ofereceram uma nova abordagem do modelo Franz e os viram trabalhar com alguns dos produtores pioneiros da indústria, incluindo Dan Carey, Joe Goddard e Alexis Taylor do Hot Chip, Todd Terje e Philippe Zdar.

Sua música continua a repercutir globalmente e, ao longo de quase duas décadas, eles se tornaram, comercial e criticamente, uma das maiores bandas britânicas do mundo, vendendo mais de 10 milhões de álbuns, 2.5 bilhões de streams até hoje, 14 álbuns de platina, ganhando prêmios Brit, Ivor Novello e Mercury Prize, indicações ao Grammy e 6 milhões de ingressos vendidos para seu incendiário show em todo o mundo, sendo headliner em festivais como Reading & Leeds, Rock En Seine, Primavera e All Points East. Uma compilação de grandes sucessos, Hits To The Head, lançada em 2022, foi um potente lembrete de como muitas de suas músicas são universais e amadas, e a série de shows no Reino Unido os fez esgotar o Alexandra Palace em Londres.

 Franz Ferdinand é formado por: Alex Kapranos (vocal / guitarra), Audrey Tait (bateria), Bob Hardy (baixo), Dino Bardot (guitarra, backing vocals) e Julian Corrie (teclas, guitarra, backing vocals).

Sobre a ForMusic:

Fundada no ano de 2016 por Nando Machado e Daniel Dystyler, a ForMusic é uma agência de marketing e promoção focada em projetos de música que conecta marcas, empresas, artistas e gravadoras de todo o mundo que querem ver o seu público crescer dentro do Brasil. Desde o início, ganhou destaque por trabalhar com as principais gravadoras e selos independentes do mercado, e hoje, representa artistas de nomes como Beggars Group, Domino Records, [PIAS], Nettwerk, Big Loud, entre muitas outras. 

ForMusic nas redes:

Website | Facebook | Instagram

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Crédito da Foto: Pixabay Crédito da Foto: Pixabay
Negócios18 minutos ago

Inovara Consultoria: Excelência em consultoria empresarial para Clínicas, Consultórios e Hospitais

Transformando a gestão no setor de saúde com soluções inovadoras e resultados mensuráveis A Inovara Consultoria é uma empresa especializada...

Geral1 hora ago

Vantagens e o conforto de viajar de ônibus entre São Paulo e Curitiba

unnamed (86) unnamed (86)
Geral2 horas ago

Produtos Mais Vendidos e Inovadores em Sex Shops que Você Precisa Conhecer – Segredo do Prazer Sex Shop

No mundo dos sex shops, a variedade de produtos disponíveis é impressionante. No entanto, além dos campeões de vendas, existem...

Saúde2 horas ago

8 Mitos e Verdades sobre Câncer de Próstata

Aumento na incidência da doença exige conscientização e desmistificação. No Brasil, esse tipo de câncer é o segundo mais comum...

Negócios2 horas ago

SP recebe evento com renomados profissionais do mercado financeiro

(Na capa: Fabio Louzada, economista, fundador da Eu me banco e idealizador do evento Conexão EMB) Encontro reúne grandes nomes...

Negócios3 horas ago

Como a inteligência emocional transformou Denise Barros em uma referência de autoconhecimento

Denise Barros construiu uma trajetória que vai além dos números e metas corporativas. Especialista em Administração, Finanças e Vendas, ela...

Empreendedorismo4 horas ago

Media Braza conquista indicação ao Prêmio Estrela do Atlântico

Empresa foi indicada na categoria “Empreendedorismo Criativo” no prêmio que é o maior evento destinado a comunidade brasileira na Europa....

Empreendedorismo4 horas ago

VICSAN Transportes conquista indicação ao Prêmio Estrela do Atlântico

Empresa tem se tornado referência no segmento de transportes e conquista primeira indicação a um dos maiores prêmios destinados à...

Entretenimento15 horas ago

Circo Spacial apresenta o espetáculo “Natal Mágico” na Zona Sul de São Paulo

O Circo Spacial, o maior e mais famoso circo do país, vai encerrar a temporada 2024 em grande estilo. A trupe...

Geral16 horas ago

Sinara Foss: uma escritora de horror que emociona e transforma com suas palavras

De uma infância no interior do Rio Grande do Sul ao reconhecimento no cenário literário contemporâneo, Sinara Foss construiu uma...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed