Barra
Connect with us

Negócios

Juros altos, inadimplência e fraudes desafiam fintechs

Published

on

Instituições Digitais Financeiras precisam ser mais seletivas na conquista de clientes, modelo de negócios e na concessão de crédito

O cenário do segundo semestre tem se mostrado desafiador para as fintechs brasileiras. As perspectivas para a taxa de juros, que eram de queda nos primeiros meses do ano, se reverteram e agora as projeções são de que os juros passem dos atuais 10,75% ao ano para 11,75% até o final de 2024. O impacto de uma elevação de 1 ponto percentual na Selic tem impacto direto nas margens das instituições que precisam repassar o aumento do custo do dinheiro aos clientes, encarecendo o crédito.

Segundo Eduardo Silva, CEO do Edan Finance Group, o limite para absorver as altas em sua fintech fica ao redor de 1 p.p. em 12 meses. “O mercado brasileiro é cíclico quando se refere a taxa de juros. Por isso, é sempre importante olhar para uma tendência. Acima de um ponto, começa a ficar difícil, porque encarece a cadeia como um todo e torna-se naturalmente prejudicial absorver o aumento dos juros”, explica.

Outro ponto destacado por Silva está relacionado a forma de atuação, hoje muitas fintechs atuam no modelo bolsão, ou seja, contas gráficas de clientes criadas nas contas principais das próprias fintechs. “A conta bolsão representa um alto risco para o mercado, no caso do cliente é colocar todo o seu dinheiro em nome de terceiros e no caso das fintechs que atuam neste modelo é ocultar o verdadeiro beneficiário, o que é proibido. No EDAN cada cliente possui a conta em seu CNPJ e nunca adotamos o modelo bolsão, pois seguimos rigorosamente as regras do Banco Central”, enfatiza.

Dentro deste quadro mais complexo, cada instituição financeira se vê obrigada a adotar estratégias para mitigar a perda iminente de margem, o que passa por novas tecnologias, governança e eficiência operacional. “Não adianta repassar o aumento dos custos aos clientes sem olhar a realidade do cenário”, afirma Silva.

Além do encarecimento do crédito, as fintechs ainda precisam ser mais seletivas na seleção de clientes e concessão do crédito. Os níveis de inadimplência estão elevados e atingiram patamares recordes. Somente no mês de julho, o Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian registrou um total de 228 empresas que entraram com pedidos de recuperação judicial, 29% a mais do que no mês anterior e mais do que o dobro (123,5%) dos registros de um ano atrás. Este é o maior número de 2024 e o mais alto registrado na série histórica, que teve início em 2005. Nos primeiros sete meses deste ano, os pedidos somam 1.242.

“Nesses números, não temos apenas as pequenas e médias empresas, mas gigantes, como a Polishop, Coteminas, SideWalk, Casas Bahia, Supermercados Dia e por aí vai. O fato é que as dívidas milionárias dessas empresas não se limitam a fornecedores, mas também a obtenção de financiamentos de capital de giro junto ao mercado”, ressalta o gestor da Trópico Investimentos, Fernando Camargo Luiz. Ele lembra que o risco da concessão de crédito é binário, ou seja, enquanto a empresa está honrando os compromissos a rentabilidade é garantida, mas ao ficar inadimplente, o fluxo de pagamentos cessa e a instituição corre o risco de perder o principal.

Com o crédito mais escasso e seletivo, as fintechs ainda precisam tomar cuidado com as fraudes. Vitor Santos, CEO do Revizia – software especializado em gestão fiscal, financeira e tributária – alerta para um caso atendido recentemente pela empresa. A Instituição Financeira digital estava antecipando recebíveis para seu cliente, em volume constante mensal, quando estranhou um aumento significativo nas notas emitidas que eram objeto de antecipação. Na alegação do cliente, eles intensificaram as vendas em função da sazonalidade de fim de ano.

“Incomodada, a instituição financeira nos procurou e realizou o opt-in do certificado A1 do cliente no sistema, tendo constatado nos módulos de Documentos e de Inteligência Gerencial que o seu cliente passou a cancelar significativamente grande parte das notas fiscais emitidas que eram objeto da antecipação de recebíveis”, conta Santos.

Em outro caso, quando da análise das demonstrações financeiras para uma operação de crédito, essa mesma instituição financeira identificou um artifício contábil por parte de um potencial cliente, que tentava esconder no Patrimônio Líquido do Balanço Patrimonial um lançamento de mais de R$ 12 milhões de perda com clientes, com outro lançamento a crédito a pretexto de Ajuste de Avaliação Patrimonial. “Evidentemente que a Instituição Financeira não seguiu em frente com a operação de empréstimo com esse potencial cliente”, lembra.

Para Eduardo Silva do EDAN é muito importante uma adoção de um processo severo de Gestão de Risco de Crédito e KYC (expressão utilizada para o procedimento conhecido como Conheça seu Cliente) como mitigadores, “quanto mais informações e proximidade tiver do seu cliente menor será a probabilidade de perdas”, conclui.

Continue Reading
Advertisement

Famosos

Consult & Commerce se consolida como referência em transformação digital sob comando de Édy Líma

Published

on

By

O crescimento acelerado do mercado digital no Brasil tem impulsionado empresas a buscarem soluções mais robustas e estratégicas para competir no ambiente online. Nesse cenário, a Consult & Commerce, fundada pelo consultor de e-commerce e marketing Édy Líma, se destaca como uma das empresas mais experientes e completas do setor, atuando na criação de sites, lojas virtuais, portais de conteúdo e estratégias de performance com alto nível de profissionalismo e credibilidade.

 

Com mais de 18 anos de experiência no digital e três décadas de atuação comercial, Édy Líma — nome consolidado no mercado — lidera a empresa com uma visão técnica e estratégica que combina performance, experiência do usuário e resultados. Desde 2020, a Consult & Commerce já entregou mais de 200 projetos e acumula mais de 5.000 horas de consultoria, atendendo empresas que buscam não apenas presença digital, mas crescimento sustentável e aumento real de vendas.

 

A Consult & Commerce desenvolve soluções completas de e-commerce, incluindo sites institucionais, landing pages de conversão, lojas virtuais, diagnósticos técnicos, SEO, integrações com ERP e consultoria estratégica. A empresa trabalha com as principais plataformas do mercado — como UAPPI, VTEX, Nuvemshop, Shopify, WordPress e Magento — garantindo ao cliente flexibilidade, escalabilidade e alta performance. Além disso, atua na gestão de tráfego com Google Ads, Meta Ads e no suporte contínuo para evolução de cada projeto.

 

O papel da Inteligência Artificial no crescimento da Consult & Commerce

De forma prática e objetiva, a Consult & Commerce incorporou Inteligência Artificial em seus processos internos para ganhar velocidade, precisão e escala. Ferramentas como ChatGPT e recursos avançados de automação ajudam a otimizar análises, estruturar diagnósticos mais completos, acelerar entregas e melhorar a tomada de decisão. Isso permite que a equipe concentre mais energia na estratégia e na criatividade, enquanto a IA apoia etapas repetitivas e operacionais — garantindo respostas mais rápidas aos clientes e maior eficiência na execução dos projetos.

 

O público atendido inclui empresas de todos os portes, varejistas, indústrias, distribuidores, prestadores de serviço e empreendedores que buscam acelerar resultados, reestruturar operações digitais ou se preparar para oportunidades em M&A, área em que Édy também atua como Strategic Opportunities Affiliate na B8 Partners.

 

Entre seus diferenciais estão a metodologia própria, visão comercial apurada, atuação hands-on, transparência e foco total em resultados. “Nosso propósito é entregar muito além de um site bonito. Queremos performance, estrutura sólida e crescimento sustentável”, reforça Édy.

 

A lista de clientes atendidos reforça a credibilidade da empresa, incluindo nomes como Ferrero, Restaurante Mocotó, Casa Fleur, Camisaria Fascynios, Kusina Casa, Misha, Open Era, Color Print, BJL Flooring (EUA), LifeStyle Auto Help (EUA) e Detetive Ricardo Ferreira, entre muitos outros.

 

Com expertise técnica, experiência prática e uma abordagem orientada a resultados, a Consult & Commerce permanece como uma aliada estratégica para empresas que desejam se destacar, vender mais e alcançar relevância no universo digital.

Fonte: Édy Líma/Consult&Commerce | Foto: JP.Mubarah

Continue Reading

Negócios

MMAB Comercio e Representações apoia Primeiro Encontro de Crônicas do Gelo

Published

on

Atividade marcou aniversário de 6 anos do realizador do evento, o Instituto Gelo na Bagagem, ampliando o diálogo à agenda ESG

A iniciativa que reuniu em média 60 pessoas inaugurou uma jornada que une ciência, literatura e a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) para inspirar novas formas de pensar e comunicar as mudanças climáticas, sobretudo no ambiente corporativo e organizacional. A empresa MMAB Comercio e Representações
reforçou a parceria com a ONG Gelo na Bagagem com a participação de seu gestor
Marco Antônio Bueno, demonstrando o seu compromisso com a causa, a marca foi responsável, principalmente , pelo tecido do túnel na entrada do evento.

Com um formato híbrido e inovador, o encontro ofereceu um diálogo entre pesquisadores, comunicadores, gestores públicos, empresários e o público, revelando o lado humano por trás das descobertas científicas nos ambientes gelados. A programação incluiu mesas de conversa, debates, oficinas e o lançamento do livro Crônicas com Gelo na Bagagem, obra que reúne relatos emocionantes de cientistas e viajantes que vivenciaram o cotidiano das expedições polares.

A ideia nasceu do desejo de aproximar as pessoas da ciência feita em regiões remotas e de estimular a reflexão sobre os impactos globais das transformações climáticas. “As histórias contadas a partir do gelo têm o poder de derreter distâncias, entre países, disciplinas e sensibilidades humanas”, afirma a bióloga, doutora em ciência ambiental e fundadora do Instituto Gelo na Bagagem, Francyne Elias Piera.

Durante o evento, o público acompanhou transmissões diretas do continente antártico com os militares da Marinha brasileira, interagiu com pesquisadores em tempo real e participou de atividades que uniram dados científicos e narrativas pessoais, abrindo espaço para os cidadãos participarem de uma discussão necessária: como transformar conhecimento em ação concreta pelo clima. O encontro também marcou o Dia Internacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, reforçando a urgência de ações coletivas em defesa do planeta.

Continue Reading

Negócios

Mira Transportes apoia Primeiro Encontro de Crônicas do Gelo

Published

on

Atividade marcou aniversário de 6 anos do realizador do evento, o Instituto Gelo na Bagagem, ampliando o diálogo à agenda ESG

A iniciativa que reuniu em média 60 pessoas inaugurou uma jornada que une ciência, literatura e a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) para inspirar novas formas de pensar e comunicar as mudanças climáticas, sobretudo no ambiente corporativo e organizacional. A empresa Mira Transportes reforçou a parceria com a ONG Gelo na Bagagem com a participação de seus gestores Roberto Mira e Divaneide Mira, demonstrando o seu compromisso com a causa.

Com um formato híbrido e inovador, o encontro ofereceu um diálogo entre pesquisadores, comunicadores, gestores públicos, empresários e o público, revelando o lado humano por trás das descobertas científicas nos ambientes gelados. A programação incluiu mesas de conversa, debates, oficinas e o lançamento do livro Crônicas com Gelo na Bagagem, obra que reúne relatos emocionantes de cientistas e viajantes que vivenciaram o cotidiano das expedições polares.

A ideia nasceu do desejo de aproximar as pessoas da ciência feita em regiões remotas e de estimular a reflexão sobre os impactos globais das transformações climáticas. “As histórias contadas a partir do gelo têm o poder de derreter distâncias, entre países, disciplinas e sensibilidades humanas”, afirma a bióloga, doutora em ciência ambiental e fundadora do Instituto Gelo na Bagagem, Francyne Elias Piera.

Durante o evento, o público acompanhou transmissões diretas do continente antártico com os militares da Marinha brasileira, interagiu com pesquisadores em tempo real e participou de atividades que uniram dados científicos e narrativas pessoais, abrindo espaço para os cidadãos participarem de uma discussão necessária: como transformar conhecimento em ação concreta pelo clima. O encontro também marcou o Dia Internacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, reforçando a urgência de ações coletivas em defesa do planeta.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Business4 horas ago

Especialista revela como a Flórida virou o novo epicentro global do mercado imobiliário

A economia da Flórida continua avançando em ritmo acelerado. De acordo com dados da Florida Chamber Foundation, o estado já...

Business5 horas ago

BLCK: A Marca Brasileira que Rompeu o Ciclo das Modas Passageiras e se Consolida Há 10 Anos Como Referência Nacional em Headwear

Em um mercado onde marcas nascem, viralizam e desaparecem rapidamente, a BLCK se tornou uma exceção rara — e cada...

Famosos8 horas ago

Consult & Commerce se consolida como referência em transformação digital sob comando de Édy Líma

O crescimento acelerado do mercado digital no Brasil tem impulsionado empresas a buscarem soluções mais robustas e estratégicas para competir...

Saúde8 horas ago

Envelhecimento e avanço do câncer pressionam sistema de saúde brasileiro; Evodux alerta para risco de colapso financeiro

No Novembro Azul, especialistas reforçam: gestão inteligente de custos será decisiva para sustentar o cuidado oncológico nos próximos anos. O...

Negócios9 horas ago

MMAB Comercio e Representações apoia Primeiro Encontro de Crônicas do Gelo

Atividade marcou aniversário de 6 anos do realizador do evento, o Instituto Gelo na Bagagem, ampliando o diálogo à agenda...

Negócios9 horas ago

Mira Transportes apoia Primeiro Encontro de Crônicas do Gelo

Atividade marcou aniversário de 6 anos do realizador do evento, o Instituto Gelo na Bagagem, ampliando o diálogo à agenda...

Business9 horas ago

Reflexo Flexográfica apoia Primeiro Encontro de Crônicas do Gelo

Atividade marcou aniversário de 6 anos do realizador do evento, o Instituto Gelo na Bagagem, ampliando o diálogo à agenda...

Famosos10 horas ago

Jon Secada é entrevista por Dani Stolai para o “All Inclusive” da Record News

O programa “All Inclusive”, apresentado por Dani Stolai nas noites de sábado pela Record News, acaba de conquistar mais um...

Saúde10 horas ago

Pregabalina e Sertralina: o que a ciência realmente diz sobre o tema

Nas últimas semanas, a combinação de pregabalina e sertralina voltou ao centro do debate público após declarações que sugeriam possíveis...

Negócios13 horas ago

Mobilidade urbana: 5 curiosidades sobre o ônibus no Brasil que você (provavelmente) não sabia

Meio de transporte desempenha papel central na mobilidade brasileira, e nem sempre paramos para conhecer sua história, importância ambiental e...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed