“Europa, Nunca É Green Demais. Maçãs Da França, Boas Para A Terra, Boas Para Você” É O Nome Da Campanha Desta Nova Temporada De Maçãs
A nova temporada de maçãs francesas no Brasil começa agora com a campanha “Europa, nunca é Green demais”. “Maçãs da França, boas para a terra, boas para você”. Uma iniciativa da União Europeia e Interfel, a campanha promove o consumo de maçãs no país, destacando a oferta de um produto de qualidade excepcional aos brasileiros, contribuindo significativamente para o bem-estar e saúde da população.
O MERCADO BRASILEIRO E A IMPORTÂNCIA DAS MAÇÃS IMPORTADAS
Mesmo o Brasil sendo um dos maiores produtores de maçãs do mundo, uma grande parte do consumo nacional é a partir de safras importadas. Apenas em 2023, as importações de maçãs frescas somaram U$165 milhões, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior. As maçãs estrangeiras têm um papel de destaque no mercado brasileiro da fruta, ajudando a suprir a demanda brasileira e trazendo variedades com qualidade excepcional.
A PRODUÇÃO DE MAÇÃS NA FRANÇA E SEU IMPACTO NO BRASIL
Com uma colheita de 1,463 milhões de toneladas em 2024, a produção de maçãs na França manteve-se estável em comparação com o ano anterior (1,508 milhões de toneladas). Essa estabilidade garante o fornecimento contínuo dessas frutas para mercados internacionais, como o brasileiro, colombiano e equatoriano. A seguir, compartilhamos os números de produção das principais variedades francesas que agora estão disponíveis no Brasil:
- Gala: Com uma produção de 251.000 toneladas, houve uma redução de 7% em relação a 2023. No entanto, ainda é uma das variedades mais versáteis e populares.
- Granny Smith: Com 101.000 toneladas produzidas, apresenta uma diminuição de 26,3% e é conhecida pelo seu sabor ácido característico.
- Pink Lady: Com 164.000 toneladas, teve uma queda de 5% em comparação ao ano passado, mas continua a ser apreciada por sua doçura e textura crocante.
- Fuji: Com 47.000 toneladas produzidas, a safra teve uma redução de 27% quando comparada com o ano anterior dessa variedade grande e de polpa densa e doce.
- Golden: Chegando a 346.000 toneladas neste ano, a colheita dessa variedade que se destaca pela cor dourada, textura aveludada e aroma de fruta amadurecida se manteve praticamente estável, com redução de somente 2%.
Cada uma dessas variedades oferece aos consumidores brasileiros a oportunidade de desfrutar de maçãs de alta qualidade, adaptando-se a diferentes gostos e necessidades culinárias, desde um lanche saudável até um ingrediente essencial em receitas gourmet.
DESAFIOS CLIMÁTICOS E SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO
Apesar das condições climáticas adversas que afetaram grande parte da Europa Oriental em 2024, a colheita francesa continua sólida. No entanto, a colheita europeia como um todo será a segunda menor da década (com 10,2 milhões de toneladas, ou 1,3 milhão de toneladas a menos que no ano passado), impactada principalmente pelas geadas. Mesmo com esse desafio, Daniel Sauvaitre, Produtor de maçãs e Presidente da Interfel, destacou:
“O fornecimento francês está estável para a colheita de 2024, o que nos permitirá atender às nossas necessidades de exportação, e será um ator importante este ano em um contexto de baixas colheitas de nossos vizinhos europeus.”
QUALIDADE E RASTREABILIDADE DA FRANÇA ATÉ O BRASIL
As maçãs francesas são produzidas sob os rigorosos padrões da Associação Nacional de Maçãs e Peras (ANPP), o que garante sua qualidade e rastreabilidade. Desde os pomares na França até os pontos de venda no Brasil, cada maçã segue um processo rigoroso que assegura métodos de produção que respeitam o meio ambiente, assim como a rastreabilidade da fruta. Esse compromisso com a qualidade permite que os consumidores brasileiros confiem na origem dos produtos que consomem.
As maçãs francesas são produzidas respeitando o meio ambiente e a biodiversidade, para preservar os recursos naturais, criando um modelo de produção agrícola sustentável.
A ANPP foi pioneira na implementação de boas práticas nos pomares no final dos anos 90, e a Charte Vergers Écoresponsables, reconhecida pelo Ministério da Agricultura francês em 2013, garante que a produção de maçãs é realizada de maneira responsável. O rótulo Vergers Écoresponsables, que identifica produções sustentáveis, está presente desde 2010 e se expandiu para outras frutas, como pêssegos, nectarinas e, em breve, ameixas.
Em conclusão, a chegada desta nova temporada de maçãs francesas ao Brasil não só reforça os laços comerciais entre os dois países, mas também oferece aos consumidores brasileiros acesso a produtos de alta qualidade, cultivados com uma abordagem sustentável. Assim, “Europa, nunca é green demais. Maçãs da França, boas para a terra, boas para você” se torna muito mais do que um simples lema; é um compromisso real com o bem-estar do consumidor e a proteção do meio ambiente, impactando positivamente tanto a nível local quanto global.
Sobre a Interfel. “Europa, nunca é Green demais”. “Maçãs da França, boas para a terra, boas para você” é uma iniciativa da União Europeia e da Interfel (Associação Francesa do Comércio de Frutas e Hortaliças). Criada em 1976, a Interfel reúne diversas atividades e profissionais dos setores de frutas, legumes e arboricultura. Seu objetivo é promover o consumo mais inteligente de frutas e hortaliças francesas no mundo todo. A organização representa 75.000 empresas, que proporcionam 450.000 empregos diretos, dos quais 250.000 são sazonais.
Nota: Financiado pela União Europeia. No entanto, as posições e opiniões expressas pertencem aos seus autores e não refletem necessariamente as da União Europeia e da FranceAgrimer. Nem a União Europeia, nem a autoridade responsável pela atribuição poderão ser consideradas responsáveis por elas.