Barra
Connect with us

Negócios

Black Friday ou Fake Friday? Para 62% dos consumidores, preços aumentam antes das ofertas

Published

on

51% dos consumidores monitoram os preços meses antes para se proteger contra falsos descontos

Para a Black Friday 2024, os consumidores brasileiros adotaram uma postura mais crítica e cautelosa em relação às promoções. Uma pesquisa da Hibou, empresa especializada em monitoramento e insights de consumo, com 1.200 entrevistados em todo o Brasil, indica que 62% dos participantes enxergam a Black Friday como uma “Black Fraude”, suspeitando que os preços sejam manipulados por aumentos artificiais antes do evento. A pesquisa também revela tendências de aprendizados, incluindo planejamento de gastos, e ainda mostra categorias de produtos que os consumidores pretendem comprar.

Mais estratégia, menos impulso

Para os brasileiros, a Black Friday exige mais que um clique na última sexta-feira de novembro. 51% dos brasileiros anotam os preços previamente para comparar no dia do evento varejista. Além disso, 55% das pessoas buscam conteúdos previamente em sites com comparativos de preços. Já 23% dos consumidores preparam previamente listas de produtos e 13% usam alertas de preço para verificar descontos.

A desconfiança está em alta

Para 62% das pessoas, o varejo engana o consumidor subindo os preços dos produtos antes da data. Além disso, 4 em cada 10 pessoas alegam que tudo está muito caro e acreditam que durante a Black Friday não será diferente.

“O consumidor está mais exigente e informado. A Black Friday se tornou uma data de grandes expectativas, mas o brasileiro se mostra mais seletivo e prioriza marcas confiáveis,” afirma Lígia Mello, CSO da Hibou e coordenadora da pesquisa. “A ênfase este ano está no consumo consciente e em preços justos.”

Só se tiver vantagem

Para 61% dos consumidores, os melhores benefícios da Black Friday são os grandes descontos. 4 em cada 10 brasileiros acreditam que é a chance de comparar produtos, e 30% consideram o frete grátis um dos principais atrativos da data.

Responsabilidade ambiental

Os consumidores não estão só atentos aos preços, mas também com o cuidado das marcas com o meio ambiente. (63%) da população afirma que marcas que possuem iniciativas sociais e ambientais terão preferência de compra

Gastar, mas gastar pouco

Apesar do apelo da data, os consumidores pretendem manter os gastos sob controle: 26% planejam desembolsar entre R$500 e R$1.000. Já 23% pretendem gastar entre R$1.000 e R$3.000. Para 22%, o limite está entre R$250 e R$500, enquanto apenas 7% pretendem gastar mais de R$3.000.

“Mesmo com um controle maior de gastos por parte dos consumidores, das datas para o varejo nacional, a Black Friday é a que possui o maior ticket médio entre 500 e mil reais, até agora, em 2024” explica Ligia Mello.

Hora de se mimar

As compras têm foco pessoal: dos 44% que pretendem comprar durante a Black Friday e dos 38% que ainda não se decidiram, 92% vão investir em produtos para si próprios. As maiores motivações para a data são aproveitar boas oportunidades (51%) e adquirir produtos que ainda não possuem (30%), seguidas pela chance de substituir itens antigos (17%) e adiantar presentes de Natal (13%).

O que não vai faltar na lista de compras

40% dos entrevistados planejam comprar eletrodomésticos, 36% vestuário e 30% eletrônicos. Perfumes e cosméticos (26%) e alimentos (25%) também estão na lista de desejos. Quando questionados de maneira espontânea, entre os produtos mais desejados estão os celulares lideram com 20%, seguidos por Smart TVs (18%) e geladeiras (10%). Além disso, este ano, itens como tênis e máquinas de lavar cresceram mais de 5 pontos percentuais em comparação a 2023.

Fofoca familiar das ofertas

A troca de informações também faz parte da preparação: 60% dos brasileiros compartilham ou recebem ofertas de amigos e familiares, reforçando a busca por promoções de fontes próximas com o propósito final de boas oportunidades nas compras.

Compra por um clique ou por um passo?

Seguindo o comportamento online já inserido na rotina de compras dos brasileiros, os canais varejistas mais mencionados para este ano foram Amazon com 49% das intenções de compras e Mercado Livre com 60%. Outros 42% preferem plataformas como Shopee e Shein.

Já aqueles que preferem conferir presencialmente as ofertas, 49% preferem lojas de rua já conhecidas, enquanto 38% optam por lojas que frequentam em shopping center. Para outros 29%, o passeio no shopping pode virar oportunidade de compra. E 26% começam sua jornada digital olhando as promoções e assim decide onde quer ir comprar.

“Este ano notamos também uma preocupação maior do consumidor em priorizar pequenos comércios, sendo a decisão de 41% dos brasileiros.” diz Lígia Mello.
Sobre a Hibou

A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e insights de mercado e consumo, atuante há mais de 15 anos. A Hibou trabalha o tempo todo com informação e olhares inquietos sempre do ponto de vista do consumidor. A empresa produz conteúdo qualificado utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 25 anos de experiência. A Hibou oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; de profundidade; de campo; dublê de cliente; desk research; monitoramento de comportamento e insights; presença de marca; expansão de região; expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo.

Continue Reading
Advertisement

Negócios

Preta Brasileira e SEBRAE promovem 2º Encontro das Trancistas, em São Paulo

Published

on

Evento gratuito fortalece o empreendedorismo feminino negro e marca a nova fase do movimento Preta Brasileira Cultural

No próximo dia 27 de outubro, o SEBRAE Tatuapé recebe o 2º Encontro de Trancistas, promovido pelo Preta Brasileira Cultural, braço social e artístico do Salão Preta Brasileira, em parceria com o Sebrae Tatuapé. O evento, gratuito e voltado exclusivamente para trancistas e profissionais autônomas da beleza afro, tem como propósito formar, inspirar e fortalecer o empreendedorismo feminino negro, unindo capacitação, ancestralidade e tecnologia.

Idealizado por Léia Abadia, trancista, comunicadora e fundadora do Salão Preta Brasileira, o encontro faz parte de uma série de ações que vêm consolidando o Preta Brasileira Cultural como um movimento nacional de valorização da mulher preta e periférica. “A gente entendeu que o salão precisava ir além da estética. As tranças sempre foram cultura, e a formação das trancistas é também uma forma de resistência e de conquista de autonomia”, afirma Léia.

Durante o evento, as participantes terão acesso a conteúdos exclusivos sobre posicionamento de marca, estratégias com inteligência artificial e finanças para trancistas, sempre adaptados à realidade de mulheres que empreendem de forma autônoma nas periferias. O encontro contará ainda com uma palestra inspiracional sobre vida e trajetória, rodas de conversa sobre motivação e desenvolvimento pessoal.

Outro destaque será o lançamento oficial do Manifesto das Trancistas, documento histórico escrito em 2022 e lido pela primeira vez na Câmara Municipal de São Paulo, que reivindica reconhecimento, direitos e valorização para as profissionais da categoria. O manifesto será distribuído em formato impresso às participantes, reforçando o compromisso do movimento com a organização e fortalecimento da classe trancista no país.

Com apoio institucional da Baruk Tecnologia, Uniafro, CIVI-CO, Movimento Black Money, Matilha Comunica e Sebrae SP, o encontro reafirma o papel da Preta Brasileira como uma das principais forças do país no empoderamento e profissionalização de mulheres negras. “Queremos mostrar que ser trancista é ser empreendedora, artista e agente de transformação. A cada encontro, formamos novas líderes e fortalecemos uma rede de pertencimento e propósito”, destaca Léia.

A expectativa é reunir entre 70 e 80 trancistas nesta segunda edição. Além das palestras e atividades formativas, o evento contará com brindes, kits de beleza e coffee break oferecidos por marcas parceiras, fortalecendo o espírito colaborativo que marca o projeto desde sua criação.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do link: Ei, Trancista chegou a sua vez! em São Paulo – Sympla

Serviço:

2º Encontro das Trancistas

Data: 27 de outubro de 2025

Local: SEBRAE Tatuapé

Endereço: Rua Itapura, 270 – São Paulo, SP

Inscrições: Ei, Trancista chegou a sua vez! em São Paulo – Sympla

Apoiadores: Baruk Tecnologia, Uniafro, Movimento Black Money, Matilha Comunica e Sebrae SP

Continue Reading

Negócios

Fofuxa assina bolo do aniversário de Helen Ganzarolli e é destaque no eixo paulistano de festas

Published

on

Com apenas cinco anos de carreira como chef confeiteira, Fofuxa já é nome de referência quando o assunto é transformar doces em verdadeiras obras de arte

A empresária cuiabana  Fofuxa que conquistou São Paulo com seu talento na confeitaria, segue brilhando no eixo mais competitivo do comércio nacional. À frente de sua charmosa confeitaria em Moema,  Fxcake, especilaista em Bolos em Buttercream e Ganache Reais, está localizada em  um dos bairros mais sofisticados da capital paulista e vem se destacando no cenário de festas e casamentos, onde atende artistas e celebridades que se rendem ao sabor e à elegância de seus bolos.

O mais recente sucesso foi o bolo preparado para a apresentadora Helen Ganzarolli, que comemorou 46 anos em grande estilo. A estrela da televisão recebeu de Fofuxa um clássico italiano que está em alta no Brasil: massa de baunilha, recheio de morangos frescos e decoração com framboesas uma combinação delicada e sofisticada que arrancou elogios de todos os convidados.

Helen celebrou a data em um badalado bar, cercada por amigos, a aniversariante compartilhou os cliques da festa e não escondeu a alegria com a produção impecável, que teve no bolo assinado por Fofuxa um dos pontos altos da noite.

Com apenas cinco anos de carreira como  Cake Designer, Fofuxa já é nome de referência quando o assunto é transformar doces em verdadeiras obras de arte. Um talento cuiabano que brilha com força na vitrine paulistana!

Continue Reading

Negócios

Investimentos alternativos e diversificação internacional ganham força entre brasileiros, aponta Ricardo Guimarães

Published

on

Economista e CEO da AXT Proptech analisa o avanço da tokenização e a busca por ativos dolarizados como estratégia de proteção e performance em um cenário global de juros em queda

O aumento do acesso à informação financeira e o amadurecimento dos investidores brasileiros estão redefinindo o perfil da diversificação internacional. Segundo o economista Ricardo Guimarães, CEO da AXT Proptech, os investimentos alternativos, que incluem ativos tokenizados, fundos imobiliários internacionais e operações estruturadas lastreadas em imóveis ou dívidas nos Estados Unidos, deixaram de ser nicho para se tornar uma tendência de longo prazo na composição de portfólios de alta performance.

“Há uma mudança cultural em curso. O investidor brasileiro está entendendo que diversificação não é apenas comprar ações americanas, mas sim acessar ativos reais dolarizados com rentabilidade previsível e segurança jurídica”, afirma Guimarães, que acumula 25 anos de experiência no mercado financeiro, com passagens por instituições como XP Investimentos, Banco Inter e Hurst Capital.

A tese dos ativos alternativos tem crescido impulsionada pela queda gradual das taxas de juros nos Estados Unidos e pela busca por instrumentos descorrelacionados do mercado tradicional. De acordo com o economista, essa combinação cria um ambiente favorável para a realocação de capital global e abre espaço para produtos inovadores, especialmente os baseados em ativos tokenizados (RWAs – Real World Assets).

À frente da AXT Proptech, Guimarães coordena operações em quatro estados americanos, Geórgia, Alabama, Mississippi e Flórida, voltadas à aquisição e tokenização de Tax Liens e Tax Deeds, títulos ligados a imóveis com impostos atrasados. O segmento movimenta mais de US$ 22 bilhões por ano, segundo a National Tax Lien Association (NTLA), e vem atraindo investidores estrangeiros em busca de rentabilidade em dólar e proteção cambial.

“A tokenização democratiza o acesso a oportunidades antes restritas a grandes investidores. Com frações digitais de imóveis ou títulos, é possível participar de operações dolarizadas com valores menores, mantendo transparência e rastreabilidade em todas as etapas”, explica. “Além disso, ela traz liquidez para um mercado tradicionalmente ilíquido, tornando os investimentos mais dinâmicos e eficientes.”

O avanço da tokenização também reflete um movimento mais amplo de integração entre finanças tradicionais (TradFi) e finanças descentralizadas (DeFi). Na avaliação de Guimarães, essa convergência representa a próxima fronteira do mercado global. “Estamos caminhando para um ecossistema em que produtos financeiros serão híbridos, regulados, mas operando com a eficiência e a transparência da tecnologia blockchain. Isso muda a lógica da intermediação e amplia o alcance dos mercados de capitais”, diz.

Para o economista, a diversificação internacional via ativos alternativos não é apenas uma estratégia de proteção, mas uma forma de posicionar o investidor brasileiro no ciclo global de geração de riqueza. “Investir fora do país é uma maneira de reduzir a exposição ao risco doméstico, mas também de participar do crescimento de mercados mais maduros. Quando essa diversificação ocorre em ativos reais, como imóveis, há ainda o benefício adicional da previsibilidade e da valorização cambial”, conclui.

Sobre Ricardo Guimarães

Ricardo Guimarães é economista formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e possui mais de 25 anos de experiência no mercado financeiro brasileiro. Foi sócio da XP Investimentos, da Hurst Capital e do Banco Inter, onde participou da criação de produtos estruturados e fundos imobiliários inovadores. Atualmente, é CEO da AXT Proptech, empresa de tecnologia com atuação nos Estados Unidos e foco na originação, gestão e tokenização de ativos imobiliários oriundos de Tax Liens e Tax Deeds.

Com sólida trajetória no mercado de capitais e profundo conhecimento em finanças tradicionais (TradFi) e finanças descentralizadas (DeFi), Guimarães lidera iniciativas que conectam investidores globais ao mercado imobiliário norte-americano por meio da tokenização de ativos reais (RWAs). Sua atuação tem como propósito democratizar o acesso a investimentos dolarizados, com segurança jurídica, eficiência operacional e impacto positivo nas comunidades locais.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Negócios40 minutos ago

Preta Brasileira e SEBRAE promovem 2º Encontro das Trancistas, em São Paulo

Evento gratuito fortalece o empreendedorismo feminino negro e marca a nova fase do movimento Preta Brasileira Cultural No próximo dia...

Business50 minutos ago

Desenvolvimento de Aplicativos: Tendências no Mercado Brasileiro

O desenvolvimento de aplicativos se tornou um dos setores mais dinâmicos e estratégicos da economia digital brasileira. Em um país...

Saúde1 hora ago

Curso de Massagem Tântrica no Rio de Janeiro promete reconectar corpo, prazer e intimidade

Encontro conduzido por Dri Linares e Jivan Pramod acontece em Botafogo e oferece vivência para solteiros e casais O Rio...

Negócios1 hora ago

Fofuxa assina bolo do aniversário de Helen Ganzarolli e é destaque no eixo paulistano de festas

Com apenas cinco anos de carreira como chef confeiteira, Fofuxa já é nome de referência quando o assunto é transformar...

Negócios2 horas ago

Investimentos alternativos e diversificação internacional ganham força entre brasileiros, aponta Ricardo Guimarães

Economista e CEO da AXT Proptech analisa o avanço da tokenização e a busca por ativos dolarizados como estratégia de...

Negócios2 horas ago

Tecnologia e estratégia impulsionam uma nova era na gestão pública brasileira

A transformação digital chegou de vez ao setor público. Prefeituras de diferentes regiões do país têm buscado ferramentas e métodos...

Negócios13 horas ago

Um movimento inédito está prestes a nascer no mercado de influência

O Brasil abriga hoje mais de 10 milhões de criadores de conteúdo, mas menos de 10% conseguem viver de sua...

Geral16 horas ago

Eat Asia amplia cardápio e passa a oferecer pizzas da Hello Kitty

O restaurante Eat Asia, em parceria com a Sanrio, amplia seu cardápio e passa a oferecer pizzas da icônica personagem...

Entretenimento16 horas ago

Com Ana Castela, SBT apresenta Jequiti Live Show de Ofertas em celebração aos 19 anos da marca de cosmético

Apresentada pelas irmãs Patricia Abravanel e Rebeca Abravanel, a Jequiti Live Show de Ofertas celebra os 19 anos da marca e dá início a uma...

Entretenimento16 horas ago

TMC substitui Transamérica e confirma Daniela Lima, Jamil Chade e Luiz Felipe Pondé

A TMC, nova plataforma de conteúdo multimídia que integra rádio, portal de notícias e rede sociais, e que substitui a...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed