Barra
Connect with us

Negócios

Black Friday – Cuidados para evitar problemas e fraudes nas compras

Published

on

Vanessa Laruccia, especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil do Massicano Advogados

O período da Black Friday é sempre muito aguardado, pois promete grandes oportunidades de descontos, aumentando ainda mais as chances de compras que antecedem o Natal.

No entanto, tanto os consumidores quanto os lojistas devem adotar medidas preventivas para evitar problemas comuns e práticas abusivas que se intensificam nesse período.

Em relação às fraudes, algumas lojas são criadas por golpistas com ofertas extremamente atrativas e que destoam muito da média de mercado, com opções de pagamentos somente via transferência bancária, PIX ou boleto, todavia, após a realização do pagamento, os golpistas desaparecem, sem entregar os produtos, ou seja, são os golpes em sites falsos.

Não há qualquer fundamento para limitar a forma de pagamento, principalmente fora do âmbito seguro das plataformas de vendas, sendo viável priorizar pagamento por cartão de crédito, permitindo contestar a compra em caso de fraude, proporcionando maior segurança.

Para se proteger, a apuração acerca da Reputação da Loja é fundamental, mediante pesquisas em sites como Reclame Aqui, ações distribuídas e até mesmo consultas à lista “Evite Esses Sites” do Procon/SP – “Lista de sites que devem ser evitados, pois tiveram reclamações de consumidores registrada no Procon-SP, foram notificados, não responderam ou não foram encontrados. O consumidor que tiver dúvidas pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação.”, conforme orientações do órgão (https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php).

Ademais disso, também existem algumas práticas que violam as proteções consumeristas, vejamos:

Falsos descontos: Algumas lojas aumentam os preços antes da Black Friday para simular descontos maiores, devendo monitorar e registrar os preços praticados antes da Black Friday, para comprovar eventuais abusos e denunciar, se necessário.

Cobrança de frete excessivo: Em algumas promoções, o frete pode ser tão alto que elimina qualquer economia real, sendo viável simular o custo do frete com antecedência.

Problemas em sites e aplicativos de compras com produtos indisponíveis: mesmo anunciados com desconto que “esgotam rapidamente”, ou que não possui estoque suficiente, mesmo indicando grande quantidade, com o fito de atrair para outras compras.

Instabilidade e mudanças de preço anunciado na finalização da compra: Os preços alteram automaticamente no fechamento da compra ou inviabilizam a venda por constantes problemas técnicos.

Para amenizar os impactos, as regras consumeristas devem ser estritamente observadas, senão vejamos:

Direito à Informação específica, completa e clara – artigo 6º, III, do Código de Defesa do Consumidor (CDC): garantindo ao consumidor o direito à informação adequada e clara sobre produtos e serviços, especificando características, qualidade, quantidade, composição, preço e riscos.

Vedação à publicidade enganosa: artigo 37, § 1º, do CDC, mediante a proibição de qualquer forma de comunicação que contenha informações falsas ou com omissões de dados essenciais sobre o produto. A prática de falsos descontos (aumento de preços antes da promoção para simular uma redução) é considerada propaganda enganosa, sujeita a sanções.

Direito ao arrependimento em compras fora do estabelecimento comercial (artigo 49 do CDC), o qual estabelece o direito de arrependimento para compras feitas fora do estabelecimento comercial (e-commerce ou por telefone), permitindo que o consumidor desista da compra em até 07 (sete) dias a partir do recebimento do produto, com direito à devolução integral do valor pago, inclusive o frete.

Responsabilidade pelo cumprimento da oferta (artigo 30 do CDC) devendo assegurar que toda oferta de produto ou serviço realizada pelo fornecedor, seja em publicidade, e-commerce ou qualquer outro meio, obriga o cumprimento do que foi prometido. Assim, o consumidor pode exigir o produto nas condições oferecidas, incluindo descontos e benefícios anunciados.

Prática abusiva na alteração de preços (artigo 39, V e X, do CDC), destoando das ofertas anunciadas.

Garantia de qualidade e segurança dos produtos e serviços (artigos 18 e 26 do CDC) – o consumidor tem assegurado o direito de reclamar acerca de defeitos e vícios de qualidade ou quantidade que tornem o produto impróprio ao consumo. O prazo para reclamação é de 30 dias (bens não duráveis – de consumo imediato) e 90 dias para bens duráveis (como eletrodomésticos, móveis, veículos, eletrônicos e outros).

Se acaso o fornecedor não solucionar o problema em até 30 (trinta) dias, o consumidor pode optar pela troca, devolução do valor pago ou abatimento proporcional do preço.

As medidas judiciais cabíveis também consistem na reparação por dano moral e material, em caso de fraude, falhas no cumprimento da oferta/prestação de serviços, publicidade enganosa, práticas abusivas, dentre outros, o consumidor pode exigir indenização, seja através de reparação de dano material (decorrente de prejuízo financeiro) ou moral (transtornos, abalos psicológicos e até mesmo pela perda do tempo útil), decorrentes. (Artigos 6º, VI, do CDC e 927 do Código Civil)

Ademais, sem prejuízo das indenizações, penalidades são aplicadas para coibir práticas abusivas e ilegais, conforme o artigo 56 do CDC, em caso de descumprimento das normas de proteção ao consumidor, incluindo multa, interdição de estabelecimento e até cassação de licença. Em práticas abusivas como fraudes e falsos descontos, o fornecedor pode ser punido conforme a gravidade da infração.

Qualquer situação que possa violar os direitos do consumidor deve ser denunciada aos órgãos competentes, as quais ajudam a coibir práticas ilegais e protegem outros consumidores, gerando penalidades aos infratores.

Por outro lado, o consumidor também deverá adotar as cautelas cabíveis, pois se tiver culpa exclusiva diretamente pelo ocorrido (como mau uso, compras através de links suspeitos fora do ambiente da loja oficial, pagamento que não condiz com a efetiva compra/beneficiário diverso), podendo perder o direito à reparação civil.

Continue Reading
Advertisement

Negócios

Oásis em Casa: Lago ornamental une bem-estar, valorização imobiliária e sustentabilidade

Published

on

Elemento paisagístico ganha força em projetos residenciais por unir estética, equilíbrio ambiental e aumento do valor das propriedades.

Criar um refúgio dentro de casa deixou de ser tendência passageira e se tornou prioridade para muitas famílias brasileiras. Entre as soluções que mais crescem está a instalação de lagos ornamentais, elementos de design que vão além da estética e passaram a ser vistos como investimentos em qualidade de vida e valorização patrimonial.

Quem explica é o químico Adélcio Luiz Kraitlow, especialista em lagos ornamentais e proprietário da Alfa Lagos, no Brasil, e da Alpha Lagoons, em Orlando, nos Estados Unidos. Com mais de 20 anos de experiência no setor, ele afirma que o lago bem planejado funciona como “um santuário particular, que alia beleza, funcionalidade e benefícios para a saúde”.

Segundo o especialista, a instalação de um lago pode elevar imediatamente o valor de mercado de uma residência. “Além de diferenciar a propriedade, cria-se um ambiente de natureza sofisticada, que impacta diretamente na atratividade do imóvel”, destaca Kraitlow.

Mas os ganhos não se restringem ao campo estético. Estudos apontam que o contato com a água em movimento ajuda a reduzir os níveis de estresse e promove sensação de bem-estar. Para Kraitlow, esse é um dos principais motivos que explicam a procura crescente. “As pessoas buscam cada vez mais espaços que tragam tranquilidade dentro do lar. O lago cumpre esse papel, tornando-se um aliado da saúde mental”, afirma.

Outro aspecto ressaltado é a criação de um ecossistema equilibrado. Lagos ornamentais podem abrigar plantas aquáticas, peixes como as carpas koi, anfíbios e insetos benéficos. Esse microambiente contribui para a biodiversidade, além de ajudar na regulação da temperatura local, tornando o entorno mais agradável.

O movimento acompanha uma tendência global. Nos Estados Unidos, especialmente em regiões como Orlando, os lagos artificiais fazem parte da infraestrutura urbana, atuando tanto na estética quanto na gestão hídrica. Eles auxiliam no controle de enchentes e na filtragem de poluentes, além de captarem águas pluviais em áreas impermeáveis. “Isso mostra que não se trata apenas de luxo, mas de uma solução técnica com benefícios ambientais concretos”, reforça o empresário.

Sobre os custos, Kraitlow desmistifica a ideia de manutenção cara e complexa. Ele explica que lagos modernos são projetados para serem ecossistemas autossustentáveis. “Com sistemas de filtragem biológica eficientes e escolha correta de espécies, o lago exige pouca intervenção humana. A manutenção se resume a limpezas pontuais e monitoramento simples da água”, diz.

Com a experiência de quem atua no setor desde a adolescência, Kraitlow aposta no crescimento contínuo da demanda. “O lago ornamental é mais que uma peça decorativa. É um investimento em bem-estar, convívio familiar e valorização do patrimônio. Em tempos de rotina acelerada, ter esse espaço de conexão com a natureza faz toda a diferença”, conclui.

Sobre Adélcio Luiz Kraitlow

Adélcio Luiz Kraitlow é químico e atua há mais de 20 anos no mercado de lagos ornamentais. Especialista na criação de lagos, piscinas naturais, lagos para pesca e açudes para contenção de água, é proprietário da Alfa Lagos e Serviços, no Brasil, e da Alpha Lagoons, em Orlando (EUA). Sua trajetória começou ainda na infância, quando desenvolveu paixão pela área e aprimorou suas técnicas ao longo dos anos. Hoje, lidera projetos que unem estética, sustentabilidade e bem-estar em residências e empreendimentos.

Instagram: @alfalagoseservicos 🇧🇷 | @alphalagoons 🇺🇸

Continue Reading

Negócios

Contador Cláudio Lasso conta como o esporte ajudou a melhorar a melhor sua vida profissional

Published

on

Triatleta e o influenciador do mundo contábil mudou o estilo de vida, perdeu 20 kg e transformou sua vida pessoal e profissional

Acordar às 4h30 da manhã, treinar, trabalhar mais de dez horas por dia, cuidar da alimentação e ainda liderar duas marcas de impacto no mercado contábil e de performance. Essa é a rotina de Cláudio Lasso, empresário, contador e triatleta que se tornou referência em uma nova geração de profissionais que integram corpo, mente e gestão.

Em 2024, Lasso decidiu transformar completamente sua vida — pessoal e profissional. Após o término de um relacionamento, optou por não retornar à vida noturna e seguir o plano de reestruturação pessoal que já havia iniciado. O processo começou com ajustes de rotina e ambiente, buscando leveza, foco e coerência entre o que vivia e o que projetava.

“Eu precisava reorganizar minha vida, não apenas o meu trabalho. A reestruturação começou pelo corpo, passou pela mente e chegou naturalmente aos negócios”, afirma.

Com acompanhamento psicológico e um treinador especializado em triathlon, iniciou um trabalho de reprogramação mental, aprendendo a controlar impulsos e desenvolver resiliência. O esporte foi o ponto de virada. A corrida deu ritmo. A rotina se tornou um método. E o resultado foi uma transformação completa — de dentro para fora.

Hoje, Cláudio Lasso segue uma rotina de 10 horas e 30 minutos de treino por semana, com dieta específica para triatletas, adaptada à alta demanda do mercado financeiro e de gestão. Acorda diariamente às 4h30 e mantém-se ativo até às 21h30, alternando entre treinos, reuniões e tempo com a família. O impacto físico foi evidente: reduziu o percentual de gordura corporal de 28% para 12,5% e o peso de 102 kg para 82 kg. Mas, para ele, o maior ganho foi mental.

“A disciplina física me ensinou a dominar o tempo. Hoje, minha energia e foco são os mesmos no treino e no escritório.”

A transformação pessoal veio acompanhada de uma virada profissional, com a proposta de atender empresários que buscam clareza, controle e visão de longo prazo, indo além da contabilidade tradicional. O modelo reflete o estilo do fundador: direto, técnico e sem espaço para ruído.

Em apenas 12 meses de treinamento, Cláudio Lasso participou de sete provas de corrida de rua, incluindo uma meia maratona realizada em Cascavel (PR), em julho de 2025, e sua participação em um dos maiores eventos de corrida do país, a Maratona do Rio de Janeiro, onde correu os 10 km e integrou o staff de atletas no dia principal da maratona.

Agora, o foco está voltado ao triathlon, com treinos de natação, ciclismo e corrida integrados à sua rotina de empresário. A transformação de Cláudio também passa pela imagem. Hoje, ele se posiciona como influenciador do mercado contábil e do triathlon, com uma estética limpa, clássica e coerente com seu discurso.

“Imagem não é vaidade, é coerência visual com a postura que se defende. Quem quer ser levado a sério precisa parecer sério”, destaca.

O propósito de Cláudio é claro: viajar o mundo praticando triathlon e corrida, enquanto continua trabalhando com performance empresarial e transformação de pessoas.

Em um cenário em que muitos ainda buscam atalhos, Cláudio Lasso se destaca por seguir a linha mais exigente — a do método, da constância e da disciplina. O corpo virou extensão da empresa. A rotina virou estratégia. E o resultado é a síntese do que ele ensina e vive: sem atalhos, sem ruído, com direção e estrutura.

Continue Reading

Negócios

Preta Brasileira e SEBRAE promovem 2º Encontro das Trancistas, em São Paulo

Published

on

Evento gratuito fortalece o empreendedorismo feminino negro e marca a nova fase do movimento Preta Brasileira Cultural

No próximo dia 27 de outubro, o SEBRAE Tatuapé recebe o 2º Encontro de Trancistas, promovido pelo Preta Brasileira Cultural, braço social e artístico do Salão Preta Brasileira, em parceria com o Sebrae Tatuapé. O evento, gratuito e voltado exclusivamente para trancistas e profissionais autônomas da beleza afro, tem como propósito formar, inspirar e fortalecer o empreendedorismo feminino negro, unindo capacitação, ancestralidade e tecnologia.

Idealizado por Léia Abadia, trancista, comunicadora e fundadora do Salão Preta Brasileira, o encontro faz parte de uma série de ações que vêm consolidando o Preta Brasileira Cultural como um movimento nacional de valorização da mulher preta e periférica. “A gente entendeu que o salão precisava ir além da estética. As tranças sempre foram cultura, e a formação das trancistas é também uma forma de resistência e de conquista de autonomia”, afirma Léia.

Durante o evento, as participantes terão acesso a conteúdos exclusivos sobre posicionamento de marca, estratégias com inteligência artificial e finanças para trancistas, sempre adaptados à realidade de mulheres que empreendem de forma autônoma nas periferias. O encontro contará ainda com uma palestra inspiracional sobre vida e trajetória, rodas de conversa sobre motivação e desenvolvimento pessoal.

Outro destaque será o lançamento oficial do Manifesto das Trancistas, documento histórico escrito em 2022 e lido pela primeira vez na Câmara Municipal de São Paulo, que reivindica reconhecimento, direitos e valorização para as profissionais da categoria. O manifesto será distribuído em formato impresso às participantes, reforçando o compromisso do movimento com a organização e fortalecimento da classe trancista no país.

Com apoio institucional da Baruk Tecnologia, Uniafro, CIVI-CO, Movimento Black Money, Matilha Comunica e Sebrae SP, o encontro reafirma o papel da Preta Brasileira como uma das principais forças do país no empoderamento e profissionalização de mulheres negras. “Queremos mostrar que ser trancista é ser empreendedora, artista e agente de transformação. A cada encontro, formamos novas líderes e fortalecemos uma rede de pertencimento e propósito”, destaca Léia.

A expectativa é reunir entre 70 e 80 trancistas nesta segunda edição. Além das palestras e atividades formativas, o evento contará com brindes, kits de beleza e coffee break oferecidos por marcas parceiras, fortalecendo o espírito colaborativo que marca o projeto desde sua criação.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do link: Ei, Trancista chegou a sua vez! em São Paulo – Sympla

Serviço:

2º Encontro das Trancistas

Data: 27 de outubro de 2025

Local: SEBRAE Tatuapé

Endereço: Rua Itapura, 270 – São Paulo, SP

Inscrições: Ei, Trancista chegou a sua vez! em São Paulo – Sympla

Apoiadores: Baruk Tecnologia, Uniafro, Movimento Black Money, Matilha Comunica e Sebrae SP

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Business40 minutos ago

Brasileiro Maix Nascimento se destaca no setor automotivo nos Estados Unidos

Engenheiro de formação, ele investiu em diversos cursos para ter um atendimento de excelência Engenheiro de formação no Brasil, Maix...

Entretenimento10 horas ago

Ex-Exalta, Jeffinho prepara super show para gravação do “#DéndaQuebrada2”, na quadra do Império Serrano

Cantor retorna às origens com um evento grandioso, repleto de samba, emoção e participações especiais “O meu lugar é sorriso,...

Geral14 horas ago

‘Direito Tributário Digital’ de Faustino Júnior estreia como best-seller na Amazon e consolida uma nova mentalidade milionária fiscal para o marketing digital

Os dois volumes da coleção Direito Tributário Digital, escritos pelo advogado tributarista, empreendedor digital e investidor imobiliário, Dr. Faustino Júnior,...

Famosos17 horas ago

Pele radiante, leveza e autenticidade dominam a NYFW Bridal 2025

Naturalidade com acabamento impecável, peles luminosas e uma elegância que valoriza a essência feminina marcaram presença nas passarelas da New...

Saúde18 horas ago

Prevenção Renal: cuidados simples podem evitar doenças graves

Hidratação, alimentação equilibrada e exames periódicos estão entre as principais medidas para preservar a saúde dos rins Silenciosos e essenciais,...

Famosos18 horas ago

Dra. Marianna Magri e Brunno Ramos acompanham amistosos na Ásia e fortalecem conexões entre saúde e esporte

A médica Dra. Marianna Magri e o empresário Brunno Ramos estão em viagem pela Ásia, onde acompanham amistosos internacionais que...

Moda19 horas ago

Alta-costura para além da idade: os vestidos de Patrícia Granha na Netflix

Na temporada 50+ de Casamento às Cegas Brasil – Nunca é Tarde, a estilista transformou entrevistas individuais em vestidos sob...

Tecnologia19 horas ago

Gargalo de mão de obra em tecnologia: edtech com IA quer formar 10 mil brasileiros até 2027

Projeto-piloto em Salvador forma jovens do subúrbio com apoio da Prefeitura e do Instituto Localiza e cria modelo inédito de...

Entretenimento19 horas ago

Jayne comemora nova fase musical com lançamento de novo single pela Radar Records

A inconfundível voz de Jayne, consagrada como a “Rainha do Rodeio”, ganha mais um capítulo em sua trajetória musical com...

Negócios19 horas ago

Oásis em Casa: Lago ornamental une bem-estar, valorização imobiliária e sustentabilidade

Elemento paisagístico ganha força em projetos residenciais por unir estética, equilíbrio ambiental e aumento do valor das propriedades. Criar um...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed