Barra
Connect with us

Negócios

10 franquias para investir com o 13º salário e começar 2025 empreendendo

Published

on

Com o crescimento do mercado de franchising, transformar o dinheiro extra do final do ano em um negócio próprio nunca foi tão promissor.

O setor de franquias no Brasil continua em expansão acelerada, mostrando sua força e capacidade de adaptação às mudanças do mercado. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento registrou um aumento de 12,8% no faturamento em 2024. No segundo trimestre, a receita saltou de R$ 54,253 bilhões para R$ 61,205 bilhões, enquanto no acumulado do semestre o crescimento foi ainda mais expressivo: 15,8%, alcançando R$ 121.766 bilhões. Esses números refletem a resiliência do franchising e sua habilidade de atender às novas demandas dos consumidores, atraindo cada vez mais investidores em busca de negócios estruturados e seguros para empreender.

Para quem trabalha em regime CLT, o final do ano representa um dinheiro extra entrando na conta: o 13º salário. De acordo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) esse valor deve injetar na economia brasileira cerca de R$321,4 bilhões.

Para muitas pessoas, esse é o momento perfeito para investir no seu próprio negócio e começar 2025 sendo seu próprio patrão. Pensando nisso, listamos 10 franquias com modelos de negócio acessíveis e suporte completo, ideais para quem quer começar o ano novo empreendendo.

1- Jan-Pro
A Jan-Pro é uma empresa de limpeza dedicada a oferecer o mais alto padrão em serviços de limpeza comercial e a criar oportunidades de negócios rentáveis através de franquias. Nascida nos Estados Unidos e com mais de 30 anos de experiência, chegou ao Brasil em 1991, hoje está presente em 8 países e conta com mais de 10 mil clientes. Possui um conjunto completo de processos de limpeza, sistemas de suporte e padrões de atendimento ao cliente. A trajetória da rede é marcada por inovação e compromisso com a excelência.

Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
Prazo de retorno do investimento: 12 a 18 meses

2- Duo Gelatto
Fundada em 2017, a Duo Gelatto é uma rede de franquias especializada em sorvetes, açaís e picolés. A linha de produtos é diversificada com mais de 100 sabores exclusivos, com fabricação própria (incluindo uma linha zero açúcar), 70 opções de toppings, além de milk-shakes e o açaí do Pará, 100% natural. O modelo de negócio inclui sorveterias e açaiterias com espaços amplos de até 400 m² e mais de 100 assentos, focados na experiência do cliente com brinquedotecas, espaços pet friendly e ambientes instagramáveis, ideais para famílias. A Duo Gelatto entrou para o franchising em 2023 e, atualmente, já conta com 24 lojas em operação no estado de Goiás.

Investimento inicial: a partir de R$250 mil,
Retorno médio mensal: a partir de R$70 mil até R$150 mil
Prazo de retorno: de 16 a 18 meses.

3- Ixer

Fundada em 2018, a Ixer é uma intermediadora de benefícios na área de saúde e bem-estar com preços acessíveis e atuação nacional. Atualmente, a rede conta com 05 unidades pelo Brasil e oferece aos investidores um formato de microfranquia home based e que dispensa a contratação de funcionários. Seu modelo de negócio, que atende tanto o público B2B quanto B2C, requer o investimento inicial de apenas R$ 57.890 mil. Nele, o franqueado atua como um Gestor Comercial, sendo remunerado através de comissionamentos recorrentes pelos contratos fechados através da plataforma IXER, que oferece serviços de grandes parceiros como SulAmérica, Conecta Saúde, Total Pass e muito mais.
Investimento inicial: R$ 57.890
Faturamento médio mensal: R$ 120.000,00
Prazo de retorno: em até 12 meses

4- YES! IDIOMAS
Com mais de 50 anos de história e mais de 200 escolas em 16 estados e no Distrito Federal, a YES! Idiomas é uma rede especializada no ensino de idiomas. Atualmente, a marca oferece quatro modelos de franquias para os interessados em empreender no setor de educação, sendo dois deles como microfranquias. O primeiro é o Modelo Educacional, voltado para instituições de ensino que desejam incorporar o padrão YES! Idiomas em um espaço de até 50m². A rede ainda oferece a opção de investir em escolas nos tamanhos variados para atender a diferentes demandas populacionais, como o Soft (120m²/100mil habitantes). A marca possui um investimento inicial a partir de R$ 30 mil, com um faturamento estimado em R$ 40 mil.

Investimento inicial: Modelo Educacional: a partir de R$ 30 mil; Soft: a partir de R$ 98 mil.
Faturamento médio mensal: Modelo Educacional: R$ 40 mil; Soft: R$ 60 mil.
Prazo de retorno: de 18 a 24 meses para todos os formatos

5- FOLLOW ME Idiomas
A Follow Me Idiomas, que pertence ao Grupo BDC – holding detentora das redes de franquias YES! Idiomas e Cor e Unha, é uma escola de idiomas que aposta em franquias no modelo low cost, ou seja, com alta rentabilidade e baixo custo. O investimento para adquirir uma franquia da rede é a partir de R$ 58 mil, com projeção de receita mensal de R$25 mil mensal. A metodologia FOLLOW ME concilia visões de ensino tradicionais com técnicas modernas para eliminar a timidez dos alunos iniciantes e incentivar que ele participe de forma consciente do seu processo de aprendizado.

Investimento inicial: a partir de R$ 58 mil – Modelo Flex (duas salas), espaço médio de 80m²
Faturamento médio mensal: R$ 25 mil
Previsão de retorno: 18 a 24 meses

6- Maria Açaí
A Maria Açaí conta com uma operação dark kitchen da rede de franquias – um modelo voltado exclusivamente para o delivery, com 2 cozinhas de 12 a 15m² oferecidas na plataforma: uma disponível para a venda de açaís artesanais, e a outra com sucos, saladas de frutas, salgados, entre outros itens. A franquia é uma opção mais econômica para o franqueado, pois não conta com salão, comunicação visual e mobiliário.

Investimento inicial: R$ 89.000
Faturamento médio mensal: entre R$ 25.000 e R$ 30.000
Prazo de retorno do investimento: a partir de 24 meses

7- MUNDO DI CHOCOLATE
Fundada em 2021 na cidade de Joinville (SC), a Mundo Di Chocolate é uma rede de franquias que aposta no conceito inovador de fondue express. Além do seu carro chefe, que gira em torno dos produtos à base de cacau sustentável e livre de gorduras artificiais, a marca ainda oferece gelato natural, sorvete, açaí e salada de frutas. Com 50 unidades espalhados pelo país, a Mundo está no sistema de franchising desde o seu nascimento com o formato de quiosque para shoppings centers. O modelo de negócio requer o investimento inicial a partir de R$ 119 mil.

Investimento inicial: a partir de R$ 119 mil (modelo quiosque)
Faturamento médio mensal: R$ 45 mil
Prazo de retorno do investimento: a partir de 12 meses

8- Luah Semijoias

A Luah Semijoias, rede tocantinense especializada em acessórios banhados a ouro e prata, conta com 13 unidades em seis estados, todos na região Nordeste do país. A marca disponibiliza dois modelos de negócios para os interessados em investir em uma franquia de moda,entre eles, está o de microfranquia home office. Este formato permite que a franqueada trabalhe em casa por até 10 meses, até que consiga se capitalizar para inaugurar uma unidade física e aumentar os lucros.

Investimento inicial: a partir de R$ 120.000
Faturamento médio mensal: R$ 90.000
Prazo de retorno do investimento: de 9 a 15 meses

9- Porto do Sabor
O Porto do Sabor é uma rede especializada em alimentação saudável com 26 de hostória. A marca deu início as suas operações no sistema de franchisng em 2013 e hoje já conta com 37 unidades pelo Rio de Janeiro. O açaí e a torta integral de frango são os carros-chefes, mas além dos lanches rápidos, a rede também oferece um mix de produtos para as principais refeições do dia. O Porto do Sabor oferece o formato microfranquia, que requer um investimento inicial de R$ 135 mil, com faturamento médio mensal de R$ 40 mil.

Investimento inicial: a partir de R$ 135 mil
Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
Prazo de retorno do investimento: 28 a 36 meses

10- Aiqfome
O aiqfome é um aplicativo de delivery que atua principalmente em cidades do interior. A rede opera com um modelo de negócio home based, de baixo investimento, no qual o franqueado comercializa o aplicativo para os restaurantes da região. Foi o 1º app de delivery do Brasil, atualmente o 2º maior do país, líder no interior, com mais de 6 milhões de usuários e mais de 33 milhões de pedidos por ano. Desde 2020 integra a vertical food do Grupo Magalu. Período de implantação em até 2 meses.

Investimento inicial: a partir de R$ 41 mil
Faturamento mensal: em média R$60mil
Prazo de retorno: em média 18 meses

Continue Reading
Advertisement

Negócios

Um movimento inédito está prestes a nascer no mercado de influência

Published

on

O Brasil abriga hoje mais de 10 milhões de criadores de conteúdo, mas menos de 10% conseguem viver de sua influência. Em meio a um mercado que movimenta mais de 250 bilhões de dólares no mundo, a contradição é clara: nunca houve tanta produção, mas também nunca foi tão difícil transformar influência em estrutura, estabilidade e legado.

É nesse cenário que surge a Elev-C, um movimento coletivo que promete mudar as regras do jogo. Depois de mais de dois anos de estudos, desenvolvimento e construção estratégica com especialistas, a iniciativa se prepara para o seu lançamento oficial no dia 16 de outubro.

Sem revelar todos os detalhes, a Elev-C já antecipa sua proposta: elevar o mercado de influência, dando aos criadores a chance de atuarem como sócios de um modelo sustentável, regulado e com impacto social real. Não é sobre publis passageiras, nem sobre promessas vazias. É sobre estrutura, negócio e propósito.

O lançamento acontecerá simultaneamente em diversas plataformas digitais, com site oficial e abertura para que os primeiros criadores pioneiros possam integrar a chamada Elite de Conversão.

“A Elev-C nasceu apontando uma contradição de um mercado bilionário, em que a maior parte de seus protagonistas não são valorizados. Estamos diante de uma oportunidade histórica de transformar a Creator Economy em algo mais sólido e justo com quem o sustenta.”, afirma Bruna Parente, Head de Comunicação da Elev-C.

A iniciativa chega com uma combinação rara: inovação, credibilidade e impacto social. Mas mais do que um ecossistema de oportunidades, a Elev-C se apresenta como um movimento capaz de elevar a influência digital em seu verdadeiro valor: como ativo econômico e poder de transformação social.

A contagem regressiva já começou.
O mercado está prestes a conhecer o próximo capítulo da Creator Economy.

(Fotos : Bruna Parente)

Continue Reading

Negócios

Domingo das Crianças na CASACOR Ceará 2025: diversão, arte e experiências para toda a família

Published

on

A CASACOR Ceará 2025 preparou uma programação especial para celebrar o Dia das Crianças neste domingo, 12 de outubro, tornando a mostra ainda mais acolhedora para os pequenos e toda a família. Em parceria com o SESC, o evento apresenta a banda Cantakids (das 17h às 18h), garantindo um show musical alegre e interativo no coração da mostra. Na sequência, a energia segue com o set do DJ Fernando Levy, animando o espaço com hits para todas as idades.

Além da programação musical, as crianças têm à disposição ambientes especialmente pensados para brincar, aprender e explorar. Destaque para a Brinquedoteca Inclusiva Girassol, criada pelo escritório Estar Urbano para o projeto Girassol da Prefeitura de Fortaleza. O espaço promove o bem-estar infantil, estimulando a criatividade, a acessibilidade e a diversidade, em uma homenagem à arte de Espedito Seleiro e com a colaboração de designers, artesãs e artistas locais.

Outro destaque é o ambiente Anímica, assinado por Narcélio Grud. Um verdadeiro parque sensorial, o espaço convida meninos e meninas a desenvolverem habilidades cognitivas, emocionais e motoras por meio da exploração livre e interativa. Materiais naturais, brinquedos repaginados e dispositivos ópticos e sonoros criam uma experiência única, onde cada criança pode inventar sua própria brincadeira.

Enquanto os pequenos se divertem, pais e responsáveis podem aproveitar para visitar os 34 ambientes da mostra, incluindo as operações de gastronomia e lazer:
Casa Coar – Le Pain Le Café: cafeteria boutique que reúne sabores e arte em um ambiente de aconchego e sustentabilidade.
Restaurante Mayú (Senac): menu inspirado na culinária do Cariri, ambientação única e livraria Senac integrada.

Bodega Sebrae – Mel e Cachaça: sabores autênticos, produtos regionais e clima de nostalgia afetiva.

CEART – A Casa do Mestre: loja-galeria com curadoria do melhor do artesanato cearense, em homenagem a Espedito Seleiro.

A programação do domingo conta ainda com uma Oficina de Gastronomia SENAC na Cozinha Origem (ambiente de Diego Studart), das 18h às 20h, ensinando técnicas de preparo de pratos com peixes e frutos do mar frescos da Costa Cearense. A participação é aberta aos visitantes conforme a capacidade do ambiente.

SERVIÇO

• Data: Domingo, 12 de outubro de 2025
• Local: CASACOR Ceará – Rua Tibúrcio Cavalcante, 607, Meireles, Fortaleza
• Horário de funcionamento: 15h às 21h
• Shows e programação musical infantil: Banda Cantakids (17h às 18h) | DJ Plug Artistic (a partir das 18h)
• Oficina de Gastronomia SENAC: 18h às 20h, Cozinha Origem
• Ambientes interativos: Brinquedoteca Inclusiva Girassol e Anímica
• Gastronomia e lazer: Restaurante Mayú, Le Pain Le Café, Bodega Sebrae, Ceart – A Casa do Mestre
• Ingressos: R$ 96 (inteira) | R$ 48 (meia) | Passaporte para todos os dias: R$ 288
• Vendas: appcasacor.com.br/pt/events/ceara-2025
• Instagram: @casacorceara

Créditos Felipe Petrovisk

Continue Reading

Negócios

A empresa cearense FASI Consultoria, desenvolve o Programa MAIS em parceria com cliente.

Published

on

A empresa de consultoria FASI, liderada pelas cearenses Carla Pinheiro e Mariana Furtado, vem conduzindo o Programa +Dilly, da empresa gaúcha com sede em Brejo Santo, Dilly. O programa que tem um movimento contínuo visa focar no desenvolvimento das pessoas e na consolidação de práticas que sustentam a cultura organizacional da marca.

A iniciativa busca promover um ambiente de trabalho cada vez mais colaborativo, inovador e alinhado aos valores que definem a empresa.

Nos últimos dias, foram realizados treinamentos com o setor de RH, alinhamentos com a gestão, reuniões com o comitê do programa +Dilly e o treinamento Lego Learn to Learn – aprendendo a aprender, uma vivência que estimula novas formas de pensar, cooperar e encontrar soluções criativas para os desafios do cotidiano.

Cada etapa do programa é construída de forma estratégica e participativa, fortalecendo laços entre equipes e ampliando a consciência sobre o papel de cada colaborador na transformação organizacional. O processo reafirma o compromisso da Dilly com a formação contínua e com o fortalecimento de uma cultura que valoriza o aprendizado, engajamento, inovação e o trabalho em equipe.

A Fasi Consultoria é uma empresa que se destaca pela forma humanizada de conduzir estrategicamente a gestão empresarial, e atua há quase duas décadas na gestão de pessoas com foco em cultura.

Mais em @fasiconsultoria

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Negócios9 horas ago

Um movimento inédito está prestes a nascer no mercado de influência

O Brasil abriga hoje mais de 10 milhões de criadores de conteúdo, mas menos de 10% conseguem viver de sua...

Geral12 horas ago

Eat Asia amplia cardápio e passa a oferecer pizzas da Hello Kitty

O restaurante Eat Asia, em parceria com a Sanrio, amplia seu cardápio e passa a oferecer pizzas da icônica personagem...

Entretenimento12 horas ago

Com Ana Castela, SBT apresenta Jequiti Live Show de Ofertas em celebração aos 19 anos da marca de cosmético

Apresentada pelas irmãs Patricia Abravanel e Rebeca Abravanel, a Jequiti Live Show de Ofertas celebra os 19 anos da marca e dá início a uma...

Entretenimento12 horas ago

TMC substitui Transamérica e confirma Daniela Lima, Jamil Chade e Luiz Felipe Pondé

A TMC, nova plataforma de conteúdo multimídia que integra rádio, portal de notícias e rede sociais, e que substitui a...

Entretenimento12 horas ago

Rauls é nova série da Netflix em parceria com KondZilla e LB Entertainment

Mais nunca é demais. Netflix, KondZilla e LB Entertainment se unem novamente para lançar Rauls, nova série de ficção original brasileira,...

Entretenimento12 horas ago

Missão Gold: Australian Gold presenteia consumidores com produtos assinados por Gabriel Medina em farmácias de São Paulo e Rio de Janeiro

Australian Gold, referência em bronzeado protegido e lifestyle solar, dá início a mais uma Missão Gold, em uma ativação inédita...

Entretenimento12 horas ago

Alcione leva nova turnê à Vibra São Paulo

O show marca a terceira passagem da cantora pela casa e celebra mais um momento emblemático de sua trajetória. O...

Entretenimento12 horas ago

Caramelo entra no top 3 mundial de filmes mais assistidos da Netflix

O vira-lata mais amado do Brasil agora reina no topo do mundo. Em sua semana de estreia, Caramelo chegou à Netflix com...

Saúde15 horas ago

Aluguel de poltronas para pós-operatório em Maringá

Em Maringá, a busca por soluções que unem tecnologia e cuidado humano ganha força com o aluguel de poltronas para...

Saúde15 horas ago

Aluguel de poltronas para pós-operatório em Londrina

O aluguel de poltronas para pós-operatório em Londrina vem se consolidando como uma alternativa indispensável para quem passa por cirurgias...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed