O Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati realizou a sua 7ª edição e se consolidou como um dos maiores do Nordeste e um motor da economia local.
Durante os três dias de festividades, O 7º Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati bateu recordes. Em um levantamento feito pela Secretaria de Desenvolvimento revelou que quase 90% dos empreendedores locais compraram seus ingredientes principais e insumos na própria cidade, além de contratar mão de obra temporária da região. Só um dos dos mais de 100 empreendimentos que participaram do evento chegou a contratar 27 colaboradores para atender à demanda.
A força de trabalho local é outra marca registrada. Entre os 103 empreendimentos consultados, 58% dos colaboradores eram mulheres, destacando a presença feminina nos postos de trabalho de prestação de serviços e evidenciando a igualdade de oportunidades na economia da cidade.
Na área cultural, o festival se destacou com uma programação rica e diversificada. Além de grandes nomes da música como Vanessa da Mata, Marcelo de Holanda, Matheus Farias, Waldonys, Eliane do Forró e Marcos Lessa, o evento contou com 46 atrações musicais e 55 apresentações culturais, todas locais, que aconteceram em espaços como o Teatro Francisca Clotilde, a Rua Grande, o Espaço das Artes, o Aracaty Club, o palco alternativo e o palco principal, além das exposições que encantaram o público. Mais de 200 artistas, a grande maioria de Aracati e arredores, se apresentaram durante o evento, reforçando a rica diversidade cultural da cidade.
Outro destaque foi a Feira de Artesanato, que atraiu um grande público para conhecer e adquirir peças exclusivas feitas por artesãos locais. Com 20 expositores, a feira destacou trabalhos em palha, labirinto, macramê, madeira, entre outras tipologias, mostrando a arte e o talento de Aracati.
Quanto às bebidas, apenas dois, dentre os mais de 120 estabelecimentos credenciados, venderam mais de quatro mil cervejas de variadas marcas. Dois outros empreendimentos de drinks venderam, juntos, mais de dois mil drinks nos três dias de festival e um distribuidor de bebida vendeu mais de 300 garrafas de vinho, quantidade que costuma vender em três meses.
A segurança também foi uma prioridade durante o evento, com o apoio da Guarda Municipal, Bombeiros e Polícia Militar, garantindo que o festival fosse realizado sem incidentes. As equipes de saúde também estiveram presentes e não registraram ocorrências graves, oferecendo tranquilidade aos participantes.
O Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati une a família, os turistas, os empreendedores e os artistas, promovendo o desenvolvimento econômico e a valorização da cultura local.