Barra
Connect with us

Business

Especialista em gestão de negócios Rogerio Vargas fala sobre os desafios da sucessão familiar e como se planejar

Published

on

A dinâmica do processo sucessório deve ser guiada pela sustentabilidade e perenização da companhia e não pela necessidade ou vaidade de empregar filhos ou parentes” afirma empresário

De acordo com o IBGE, cerca de 90% das companhias nacionais pertencem às famílias. Porém, por causa dos conflitos entre os parentes, somente 30% chegam na sua segunda geração e apenas 15% na terceira. E os principais motivos dos desentendimentos são: o excesso de protecionismo, a falta de profissionalismo e preparo dos membros e o não planejamento do processo sucessório.

Em entrevista, o especialista em planejamento, modelo, negócio e gestão Rogerio Vargas, sócio da Auddas, empresa que também promove mentorias para falar sobre o assunto, revela que é um desafio orientar as famílias no processo sucessório de negócios familiares.

“É importante que os sócios da família se dediquem ao aspiracional ou à visão empresarial, já que o papel de gestão deve ser realizado por gestores com o perfil adequado seguindo a estratégia, o modelo do negócio e o momento da empresa. Outro ponto importante é que uma vez que a pessoa está no contrato social ou pertença à família, ela é vista como sócio e portanto não conseguirá exercer o papel de gestão de forma isenta, pois será considerada como dona do negócio ou seja família como de fato o é”, comenta Rogério Vargas, da Auddas.

Confira a entrevista completa na íntegra:

Quais são os principais desafios no processo sucessório de negócios familiares?
Os principais desafios que existem no processo sucessório são a eficácia entre a estratégia com o modelo de negócio, a adaptação dos sócios a dinâmica de gestão com os gestores e a expectativa de resultados.

Você acredita que a sucessão familiar se não for um processo bem articulado, pode se transformar numa herança maldita?
Acredito que sim, pois se você não evolui a dinâmica de gestão entre sócios / gestores, alinhados com estratégia do negócio que é desenvolvida pelo modelo do negócio e que assegura a entrega de valor, com o tempo, a empresa poderá ser afetada nos resultados e até vir a deixar de existir.

Como evitar ou lidar com os conflitos familiares nas empresas?
Para evitar ou lidar com os conflitos, é necessário, na minha opinião, ter regras de governança, por exemplo: 1. Contratar ou promover pessoas da família via um processo de seleção e/ou plano de desenvolvimento – capacitação que pode passar por ter experiências em outras atividades / empresas / segmentos. 2. Ter regras para distribuição de dividendos que contemple a reserva de capital de giro, o acordo do pagamento do mútuo aos sócios que aportaram no passado, destinar os recursos para os planos de investimentos necessários para o negócio e só então, distribuir os dividendos. Dentre outros regras.

Qual a importância da profissionalização no processo sucessório?
No momento que os sócios buscam continuamente a eficácia na estratégia & modelo de negócio & estrutura de gestão (dinâmica de gestão) e governança, eles estão tornando a empresa robusta, sustentável em resultados – consistentes e tudo isto está no que o mercado chama de “profissionalização”, ou seja, o negócio tem que estar acima de tudo e de todos.

A empresa evolui, cresce e, por vezes, pode não conseguir resultados futuros para suportar a entrada ou até mesmo a divisão de resultados que possa atender as gerações futuras. Como o profissional pode se planejar/preparar para “este futuro”?
O Brasil está entre as 10 maiores economias do mundo. Na moda somos o 5º maior mercado, na saúde o 8º maior. No agronegócio, lideramos ou estamos nas primeiras posições, dentre outros destaques, incluindo nosso modelo de franquia / legislação. Portanto, é possível crescer. Existe muita oportunidade. A empresa deve colocar a sua energia para fora e não ter questões internas que tire o foco. Isto assegurará o crescimento dos resultados que sustentarão a entrada de novos integrantes / distribuição de dividendos.

Para você, qual, o papel de um Conselho na jornada da evolução de uma empresa?
O Conselho é uma ferramenta de gestão para sócios e gestores, importante de acordo com o momento da empresa para continuar se desenvolvendo e assegurando que o “norte” traçado está sendo desenvolvido e retroalimentado, bem como identificando novas oportunidades no mercado.

E para finalizar, tem alguma mensagem que você quer deixar para as pessoas que estão passando por esse processo?
O empreender, na realidade, é um espírito, uma filosofia de vida. A pessoa não acorda com essa vontade hoje. É algo que continuamente existe na pessoa. Por isso é que os sócios nunca foram gestores, porque eles não se identificaram com aquela dinâmica. Quando o empreendedor inicia um negócio, no momento zero, a receita é zero. Ele começa sozinho, testando modelos, MVP, fazendo “pilotos”, e começa a entender que aquela jornada parece promissora. É nesse momento que ele começa a fazer as primeiras contratações, já vai estar em algum local físico ou remoto, depende do negócio. E aí sim começa a validar a estratégia, o modelo retroalimentado do negócio, buscando essa consistência. Como consequência o negócio vai evoluindo e crescendo. Em algum momento desta jornada o sócio se vê numa “encruzilhada”, ou ele estrutura o negócio, evolui com todas as regras de gestão / governança, e continua se dedicando mais ao aspiracional e trazendo níveis de gestão adequados para o momento de negócio. Ou dá esse passo, ou, de fato, terá dificuldades. Em algum grau, até começa a desconstruir o negócio. Realmente, é fantástico empreender. Não há limites. Temos um grande mercado no Brasil. O empreendedor deve canalizar essa energia externamente, acompanhando feiras, congressos, revisitando tendências. A sua estrutura de gestão deve ser capaz e tem as habilidades de fazer isso acontecer enquanto ele está no aspiracional, identificando novas oportunidades. O sucesso do negócio deve estar nessa sinergia entre sócios e gestores.

Rogerio Vargas já impactou com seu trabalho milhares de pessoas, juntamente com seus sócios na Auddas, realizam, mensalmente, Webinars gratuitos onde explicam sobre a importância da governança corporativa na sucessão familiar, planejamento, gestão, estruturação de empresas, M&A, governança, capital, dentre outros assuntos.

Continue Reading
Advertisement

Business

Sindialimentos Promove Encontro Técnico na Serra da Ibiapaba para Fortalecer Setor de Alimentos e Rações

Published

on

Visita exclusiva para 30 associados acontece entre 7 e 9 de agosto com foco em inovação e networking.

O setor de alimentos e rações balanceadas do Ceará, que faturou R$ 17 bilhões em 2024 e representa 7,1% do PIB estadual, ganha novo impulso com as iniciativas do Sindicato das Indústrias da Alimentação e Rações Balanceadas (Sindialimentos). Com mais de 100 empresas associadas vinculadas à FIEC, o sindicato promoverá entre os dias 7 e 9 de agosto uma visita técnica exclusiva à Serra da Ibiapaba, levando 30 empresários para conhecer referências nacionais do agronegócio.

A iniciativa faz parte das ações de fortalecimento do associativismo no setor, que tem contribuído significativamente para o crescimento industrial cearense de 6,9% em 2024, o maior dos últimos 11 anos e mais que o dobro da média nacional.

Experiência Única de Aprendizado
O roteiro técnico incluirá visitas à Reijers, uma das maiores produtoras de flores do Brasil reconhecida por inovação e sustentabilidade, e à Itaueira, referência nacional na produção de pimentões com práticas modernas de cultivo e gestão. As visitas permitirão aos participantes conhecer tecnologias avançadas e modelos de gestão aplicáveis ao setor de alimentos e rações balanceadas.

“A importância da indústria se reflete no beneficiamento e processamento desses produtos, agregando valor e contribuindo para o desenvolvimento do agronegócio nessas regiões, gerando emprego e renda”, destaca Isaac Matos Bley, presidente do Sindialimentos, que estará presente durante toda a visita para momentos de interação direta com os associados.

Diversidade do Setor

O Sindialimentos representa um universo diversificado que vai desde o processamento de alimentos até a produção de rações balanceadas. Entre as empresas associadas destacam-se a Big Massa, a Comercial Boama de Alimentos, empresas especializadas em rações como a CM Rações e a Matsuda Rações, além de processadoras de frutas e polpas como a Agropar e a Bessa Polpas.

Expansão para o Interior

Complementando as ações na Serra da Ibiapaba, o Sindialimentos realizará no dia 8 de agosto, às 19h30, o encontro “Oportunidades do Associativismo” no Auditório do Hotel Neblina Park, em Ubajara. A iniciativa é direcionada para empresários do setor de alimentos e rações da região.

A região da Serra da Ibiapaba possui características climáticas favoráveis e proximidade com centros produtores de matérias-primas, representando potencial significativo para o desenvolvimento da indústria de alimentos e rações balanceadas.

Serviço:

Evento em Ubajara: 8 de agosto, 19h30 – Auditório do Hotel Neblina Park
WhatsApp (85) 9 8967-9786 / (85) 99299-7623
Site: sindialimentos.org.br | Instagram: @sindialimentos

Inscrições:
https://www.sympla.com.br/evento/encontro-sindialimentos-ubajarace/3056366

Continue Reading

Business

De Porto Alegre à Flórida: Tales Henrique leva sua paixão por tecnologia e soluções criativas para o mundo

Published

on

Com uma trajetória marcada por reinvenções e um olhar prático para resolver problemas, Tales se destaca no cenário de eventos e projetos especiais com tecnologia aplicada

Algumas das pessoas que mais dominam a tecnologia não aprenderam isso em cursos ou faculdades aprenderam tentando, errando e resolvendo problemas no dia a dia. Tales Henrique é um desses casos. Aos 45 anos, ele já trabalhou com informática, projeção, áudio, vídeo, suporte técnico e integração de sistemas em eventos de grande porte. Mas sua história começou muito antes de qualquer evento corporativo ainda na infância, com um computador ligado a uma TV de tubo.

Na virada dos anos 1990, poucos sabiam sequer o que era um computador pessoal. Em casa, Tales aprendeu a lidar com um TK90X que usava fita K7 para rodar os programas. A partir dali, tudo se transformou. Ainda na escola, passou a ajudar colegas e professores, até ser convidado a atuar como auxiliar no laboratório de informática. “Eu já resolvia problemas que os adultos não sabiam explicar. Sempre tive essa vontade de entender como as coisas funcionam”, lembra.

A tecnologia seguiu sendo o eixo central da sua vida. Mesmo sem uma formação acadêmica tradicional, ele construiu uma carreira sólida como técnico e operador. Passou anos atendendo empresas e residências com suporte técnico, sempre com o foco em oferecer soluções personalizadas e funcionais. Um exemplo marcante foi quando atendeu uma pizzaria que enfrentava falhas graves no sistema de pedidos, internet e impressoras. “Eles estavam perdendo vendas e recebendo críticas. A dona me contou que chorava indo pra casa. Consertei tudo, e o negócio voltou a rodar direito. Nunca esqueci disso.”

Em 2009, a trajetória tomou um rumo inesperado: Tales se mudou para a Austrália. Lá, depois de passar por diferentes trabalhos, descobriu uma nova paixão e também um talento  no adestramento de cães. Atuou como dog walker e dog trainer, ofício que exerceu por grande parte do tempo em que viveu no país. A experiência fora do Brasil não apenas o tornou fluente em inglês, mas também ampliou sua capacidade de adaptação e comunicação.

De volta ao Brasil em 2014, ele entrou com tudo no mundo dos eventos, unindo sua bagagem técnica a demandas cada vez mais complexas de projeção, LED, transmissão ao vivo e integração de sistemas. Com o tempo, passou a ser requisitado em outras cidades e estados, sendo contratado para trabalhar em eventos de grandes marcas como Honda, Volvo, Mercedes, John Deere e muitas outras.

Sua capacidade de traduzir ideias técnicas em soluções práticas, aliada à fluência no inglês e ao olhar detalhista, o colocaram em posição de destaque em eventos que exigem excelência operacional. E agora, em mais um movimento importante, Tales vive nos Estados Unidos, onde se prepara para iniciar os estudos em uma universidade americana em agosto de 2025. “A vontade de aprender nunca parou. Sempre que posso, estudo algo novo, testo, mexo, desmonto, reconecto. Esse é o meu jeito.”

A história de Tales não é sobre títulos, e sim sobre consistência, interesse e entrega. Em um mundo que valoriza certificados, ele mostra que o conhecimento de verdade também pode nascer na prática e que saber fazer continua sendo um diferencial poderoso. Mais do que acompanhar as mudanças tecnológicas, ele aprendeu a usá-las como ferramenta para criar, resolver e transformar.

Para acompanhar essa trajetória e conhecer os bastidores dos projetos de Tales Henrique, siga no Instagram:@wisetech23. Entre em contato pelas redes sociais para parcerias e colaborações.

Escrito por: Nathalia Pimenta.

Continue Reading

Business

De invisível a referência: as estratégias de Lê Frannco para transformar posicionamento em autoridade

Published

on

Mentora mostra como unir imagem, comunicação e mentalidade pode virar a chave de mulheres empreendedoras no digital

Ela sabe fazer, tem experiência, entrega com excelência. Ainda assim, ninguém enxerga. Essa é a realidade de muitas mulheres empreendedoras que se sentem presas no bastidor: boas no que fazem, mas invisíveis para o mercado. Não é por falta de talento, e sim por não conseguirem transformar o que sabem em uma mensagem que realmente as represente.

“Ser boa não garante ser lembrada. Se o mercado não entende o seu valor, você vira uma opção barata, ou nem chega a ser considerada”, afirma a publicitária e mentora de marca pessoal Lê Frannco, que há anos orienta mulheres a se posicionarem com intenção e consistência no digital.

Com uma trajetória consolidada na comunicação e passagem por grandes projetos, Lê desenvolveu um método exclusivo que já impactou centenas de empreendedoras. Seu foco é transformar mulheres que se escondem atrás da entrega impecável em figuras reconhecidas, seguras e bem pagas pelo que oferecem.

Marca pessoal não é maquiagem, é construção de identidade

Construir uma marca pessoal vai muito além de ter um feed bonito. Trata-se de alinhar essência, visão de futuro e linguagem de forma coerente. Envolve clareza, estratégia e coragem para ocupar o espaço que se deseja.

No processo que Lê conduz, a transformação começa dentro. Ela ajuda suas mentoradas a resgatar a própria história, identificar o que as torna únicas e construir uma presença que seja, ao mesmo tempo, autêntica e estratégica. Tudo isso com foco em resultados concretos, como autoridade, valorização e vendas.

“Trabalho com mulheres reais, que cansaram de fazer conteúdo por obrigação e de sentir que estão sempre aquém. O que entrego é direção. Um caminho claro para sair da invisibilidade e ocupar o lugar de liderança que elas já merecem, mas ainda não acessaram”, explica.

Créditos: Matheus Pasini

Resultados que começam de dentro para fora

O impacto das mentorias vai além das redes sociais. Mulheres que antes hesitavam em aparecer começaram a gravar vídeos, estruturar seus produtos e criar conteúdos que comunicam com clareza. Muitas passaram a vender mentorias, lançar seus cursos e, em alguns casos, dobrar o faturamento com menos esforço e mais confiança.

A simbologia disso aparece também nos eventos presenciais dos quais Lê participa. Em suas palestras, ela encerra com a entrega de pequenas chaves douradas, um gesto que representa a virada de chave que tantas mulheres vivem após decidir se posicionar.

Ela também é criadora da comunidade Boss Protagonista, um espaço seguro e ativo onde empreendedoras compartilham avanços, enfrentam bloqueios e aprendem a se comunicar com estratégia. Lá, o medo de julgamento é substituído por clareza e direção.

Quem não se posiciona, fica para trás

Para Lê Frannco, o maior erro de uma empreendedora é acreditar que o reconhecimento vem apenas pelo esforço técnico. Em um mercado ruidoso, ser excelente no que faz não é suficiente. É preciso comunicar com clareza, intenção e propósito.

A virada acontece quando a mulher decide parar de esperar ser notada e começa a construir, de forma estratégica, sua autoridade. “Toda mulher que empreende carrega uma história potente. O que falta, muitas vezes, não é conteúdo, é direção. E é isso que transforma uma boa profissional em uma referência”, conclui.

Se você também sente que está pronta para sair da invisibilidade e assumir seu espaço com mais estratégia, Lê Frannco compartilha diariamente conteúdos práticos e reflexões profundas sobre posicionamento, marca pessoal e liderança feminina.

Créditos: Matheus Pasini

Acompanhe no Instagram: @le.frannco e faça parte dessa rede de mulheres que estão deixando de apenas fazer bem feito para serem, de fato, reconhecidas e bem pagas por isso.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Negócios10 horas ago

Catalão recebe primeira edição do Encontro Regional de Líderes Supermercadistas

No próximo dia 13 de agosto, Catalão será palco da primeira edição do Encontro Regional de Líderes Supermercadistas, promovido pela...

Saúde11 horas ago

Planos de saúde ainda negam exames e procedimentos; especialista alerta para direitos dos pacientes

Mesmo com a lei que amplia a cobertura mínima da ANS, negativas continuam e podem ser consideradas práticas abusivas, passíveis...

Negócios13 horas ago

Pousada Caeira: charme, conforto e exclusividade pé na areia na Terceira e Quarta Praia de Morro de São Paulo

Com localização privilegiada entre a Terceira e a Quarta Praia, a Pousada Caeira é um dos refúgios mais charmosos e...

Negócios13 horas ago

Sophia Martins leva visão estratégica sobre imagem e performance ao Diva Boss Day Experience

Alphaville, SP — O Diva Boss Day Experience, criado por Brenda Campos, reuniu mulheres executivas em uma imersão transformadora que...

Negócios14 horas ago

Rodrigo Bernardi aposta em demanda oculta na Flórida para levar alfaiataria brasileira aos EUA

Empresário de Jundiaí prepara expansão da Bernardi Alfaiataria com foco em eventos de alto padrão e atendimento personalizado para público...

Saúde15 horas ago

Dra. Ariane Marinho: Referência em Harmonização Facial & Estética Integrativa em Piracicaba

(Dra Ariane Marinho | Autoridade em harmonização facial) Em tempos em que a estética facial ganha cada vez mais espaço,...

Geral1 dia ago

Gilberto Gil fala no Fantástico sobre despedida de Preta Gil e destino das cinzas

O cantor Gilberto Gil emocionou o público ao falar, em entrevista ao Fantástico, sobre a morte da filha Preta Gil,...

Famosos1 dia ago

Sandy homenageia Xororó, Lucas Lima e Junior Lima no Dia dos Pais

No Dia dos Pais, comemorado neste domingo (10), Sandy usou o Instagram para prestar homenagem a três homens importantes em...

Famosos1 dia ago

Mônica Benini celebra Dia dos Pais com raro registro de Junior Lima e os filhos

Neste domingo (10), em comemoração ao Dia dos Pais, Mônica Benini surpreendeu seus seguidores ao compartilhar um clique raro do...

Geral1 dia ago

Rodrigo Faro surpreende na Dança dos Famosos ao revelar uso de enchimento na cueca

O apresentador Rodrigo Faro protagonizou um momento inusitado no Dança dos Famosos, quadro do Domingão com Huck, da TV Globo,...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed