Barra Assessor contábil Cláudio Lasso dá quatro dicas de contabilidade para você usar na rotina de sua empresa - Business Feed
Connect with us

Business

Assessor contábil Cláudio Lasso dá quatro dicas de contabilidade para você usar na rotina de sua empresa

Published

on

O especialista listou todos os principais pontos das rotinas contábeis

Ter uma boa contabilidade significa além de clareza na gestão, a própria sobrevivência do negócio. Isso porque a mortalidade de empresas é na maioria das vezes causada por problemas financeiros.

De acordo com o assessor contábil e CEO da Sapri Consultoria, Cláudio Lasso, todo mundo que trabalha em um escritório de contabilidade sabe que as rotinas contábeis são bastante atribuladas e lidam com diversos processos e etapas.

“São diversos papéis, documentos e listas com exigências individuais de cada cliente que fazem com que essa organização seja necessária. Em geral, as rotinas contábeis envolvem todas as análises financeiras que uma empresa possui, seja ela grande, média ou pequena. Alguns exemplos são resultados, controle de caixa, balanços e análise dos prejuízos e lucros. Dessa forma, tudo que envolve o funcionamento da empresa faz parte”, explica o contador.

Pensando nisso, ele listou todos os principais pontos das rotinas contábeis e deu quatro dicas de como organizar esse funcionamento para tornar sua empresa muito mais produtiva.

“1. Faça uma divisão dos departamentos

Com a alta demanda e ritmo intenso de trabalho, o ideal é que a sua empresa tenha uma divisão das tarefas para que a organização seja mais eficiente e as rotinas contábeis não saiam do controle.

Sejam para pequenas, médias ou grandes empresas, definir os departamentos é fundamental para que o colaborador entenda perfeitamente as suas atribuições e quais são as responsabilidades de cada setor. Além disso, é muito mais fácil mensurar o desempenho e produtividade dos funcionários.

2. Tenha um mapeamento dos processos

Quer identificar aquelas tarefas das rotinas contábeis de uma empresa que não estão fazendo sentido com o negócio? Faça um mapeamento dos processos. Fica muito mais fácil conseguir propor o que deve ser feito ou não pela equipe responsável.

Nesse caso, a principal vantagem é evitar com que o trabalho seja feito de uma forma que precise ser refeito. Ou seja, minimiza os retrabalhos e a execução acaba sendo ideal.

3. Classifique e delegue as tarefas

Sabe aquelas tarefas que acabam se tornando um dos desafios do contador moderno por serem extensas e acabam sobrecarregando os profissionais? Nesse caso, o ideal é identificar e classificar quais são as ações realizadas com frequência e delegar para alguém do time.

Para que isso saia dentro do previsto e que tenha o controle das rotinas contábeis, o ideal é fazer uma lista de todas as ações e classificá-las como: urgentes, importantes e não urgentes, urgentes mas não tão importantes se as que podem ser feitas com um tempo mais longo. A estratégia nesse caso é delegar o que é operacional e se concentrar nas que precisam de criatividade.

4. Capacite a sua empresa
Proporcionar cursos de rotinas contábeis para os colaboradores é uma excelente forma de deixar a sua equipe preparada e com aprendizagem contínua. Fornecer treinamentos e estabelecer um padrão para distribuir as metas e objetivos facilita o trabalho diário.

E por isso é importante que os funcionários saibam lidar com erros e aprender com eles para desenvolver e crescer a equipe. Além disso, feedbacks são ótimos momentos para expor o que precisa ser melhorado e evitar que os mesmos erros aconteçam no futuro”.

Continue Reading
Advertisement

Business

Ateliê Cristiane Bastos leva o poder da automaquiagem para empresas com o Automake Business

Published

on

By

O Ateliê Cristiane Bastos, comandado por Cristiane Lopes Bastos, acaba de lançar o Automake Business, um projeto inovador que leva cursos de automaquiagem diretamente para empresas. Com 10 anos de experiência no mercado da beleza, o ateliê é conhecido por seu serviço premium de maquiagem e penteado para noivas e debutantes, mas agora, Cristiane expande sua expertise para o mundo corporativo, oferecendo uma nova forma de empoderar mulheres no ambiente de trabalho.

O Automake Business oferece cursos práticos de automaquiagem ministrados diretamente nas organizações, proporcionando uma experiência personalizada e flexível para equipes de funcionárias. Com opções que vão desde workshops VIP para poucas alunas até palestras mais amplas, o serviço se adapta ao perfil e às necessidades de cada empresa.

“O objetivo é permitir que as mulheres se sintam confiantes e preparadas, seja no dia a dia ou em eventos importantes. A automaquiagem não é só uma ferramenta de beleza, mas também de autoconfiança”, explica Cristiane.

Segundo ela, o Automake Business vai além do reconhecimento profissional, impacta a autoestima e confiança da mulher, e consequentemente, sua postura e desempenho no trabalho. “Quando uma mulher se sente bem consigo mesma, ela se torna mais segura e isso reflete positivamente em sua comunicação e performance”, destaca.

Cristiane ainda acrescenta que “um sorriso bem maquiado faz toda a diferença na hora de receber clientes e comunicar uma mensagem”, ressaltando que o investimento na autoestima das colaboradoras pode se traduzir em resultados positivos no faturamento da empresa.

Além do Automake Business, o Ateliê Cristiane Bastos segue oferecendo um atendimento de excelência em seu espaço de 137 metros quadrados, cuidadosamente planejado por uma arquiteta renomada. Com suítes luxuosas e um ambiente exclusivo, o ateliê se destaca pela sofisticação e pelo conforto oferecido às noivas e debutantes que buscam um atendimento diferenciado.


Agora, com o Automake Business, Cristiane leva esse mesmo padrão de excelência para o ambiente corporativo, ajudando empresas a valorizar suas equipes femininas através de um aprendizado prático e enriquecedor.
Para conhecer mais sobre o Automake Business e os demais serviços oferecidos pelo Ateliê Cristiane Bastos, siga o Instagram: @ateliecristianebastos.

Serviço:
Ateliê Cristiane Bastos
Endereço: Rua Gabriel de Góis, 145 – Bairro Assunção – São Bernardo do Campo (SP)
Telefone: (11) 98191-7934
Instagram: @ateliecristianebastos

Crédito/Fotos: Rafaela Silva

Continue Reading

Business

Lótus BPO foi um dos destaques da Feira do Empreendedor Sebrae 2024

Published

on

A Lótus BPO brilhou na Feira do Empreendedor Sebrae 2024, destacando-se no pavilhão “Gerencie o seu Dinheiro”.

Com soluções inovadoras de terceirização financeira voltadas para micro e pequenas empresas, a Lotus BPO ajuda a aumentar o desempenho e a lucratividade dos negócios de seus clientes, proporcionando suporte especializado para tomada de decisões estratégicas na área financeira de seu negócio.

Foto: Divulgação

O estande, todo decorado e atraente, capturou a atenção de mais de 2 mil visitantes, que foram recebidos com brindes personalizados e sacolas recheadas de informações valiosas sobre terceirização do setor financeiro.

Esses materiais foram especialmente preparados para atender as necessidades de microempresas, oferecendo insights práticos e dicas eficazes para a gestão financeira.

Além disso, a Lotus BPO realizou diversas consultorias presenciais gratuitas na feira, demonstrando suas soluções e destacando a importância da terceirização financeira para que o cliente possa se dedicar à atividade fim de seu negócio e alavancar mais oportunidades de crescimento.

Os visitantes ainda tiveram a oportunidade de interagir com a equipe de profissionais qualificados da Lótus BPO, tirando dúvidas e demonstrando como a terceirização financeira pode transformar seus negócios.

“O evento para empreendedores Sebrae 2024 foi um grande sucesso, reforçando o compromisso da Lótus BPO em apoiar as micro e pequenas empresas com transparência e eficiência em seus desafios financeiros, para que a saúde financeira da empresa cresça de forma sustentável.”, comenta Daniela Tavares – CEO da empresa especializada em terceirização financeira.

Para mais informações sobre terceirização financeira com a Lotus BPO, visite: www.lotusbpo.com.br

Continue Reading

Business

Saiba como não ter o nome incluído na dívida ativa por débitos automotivos

Published

on

Desde setembro deste ano motoristas começaram a ser incluídos na dívida ativa pelo não pagamento do IPVA. Saiba se o seu nome está incluso e como evitar

Manter a documentação do veículo em dia é fundamental para o bolso e o bem-estar financeiro. A falta de pagamento de dívidas veiculares como IPVA (Imposto sobre a propriedade de veículos automotores) pode gerar a inscrição na dívida ativa e acúmulo de juros.

O CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) do proprietário do veículo sem pagamento estará incluso na dívida ativa e só será retirado após o valor em débito ser quitado.

O que é dívida ativa de veículos

O termo dívida ativa se refere aos valores devidos aos órgãos públicos de qualquer esfera: municipal, estadual e/ou federal. Então, se uma pessoa não paga o IPTU (Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana), que é um imposto municipal, contrai uma dívida com o município.

Se é o imposto de renda (IR) que um indivíduo fica devendo, por exemplo, sua dívida é com a União, ou seja, federal. E se o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) não for pago, a dívida é estadual.

“Na hipótese de a dívida não ser quitada dentro do prazo, o órgão competente pode inscrever o CPF, no caso de pessoa física, ou o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), no caso de pessoa jurídica, na chamada dívida ativa, que é um cadastro de devedores ao governo”, explica Paulo Loffreda, sócio e fundador da Zignet.

Consequências de ter o nome na dívida ativa de veículos

Em outras palavras, a dívida ativa é composta por créditos tributários e não tributários da Fazenda Pública que, depois de esgotado o prazo final para pagamento fixado pela lei ou por decisão final em processo administrativo regular, são remetidos para a Procuradoria municipal, estadual ou federal para inscrição e cobrança.

Porém, nem toda dívida é inscrita no cadastro, porque há custos para a abertura do processo judicial e a execução da cobrança. Por isso, cada esfera costuma ter um limite a partir do qual a inscrição é feita na dívida ativa.

“Esta cobrança, por sua vez, inicialmente é amigável, mas não havendo pagamento ou negociação, passa a ser judicial. Porém, antes mesmo da cobrança começar, a simples inscrição na dívida ativa já acarreta diversas penalidades”, conta e continua. “Assim, débitos de licenciamento, multas de trânsito, seguro obrigatório (SPVAT), IPVA e outras pendências financeiras relacionadas aos veículos e que forem inscritas na dívida ativa geram uma série de implicações legais e financeiras”, reforça.

Além disso, a inscrição na dívida ativa pode impedir o licenciamento do veículo, o que impede, por sua vez, que o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento Veicular) seja renovado.

E como este é um documento de porte e renovação anual obrigatórios, rodar sem ele é uma infração gravíssima, que gera 7 pontos na carteira, multa de R$293,47 e até apreensão do veículo em uma blitz, por exemplo.

Principais exemplos de dívida ativa de veículo

Dívida ativa do IPVA

O IPVA, como falamos anteriormente, é um imposto estadual. Cada estado tem liberdade para definir a alíquota cobrada, o calendário, a forma de pagamento e a destinação do dinheiro. Por isso, é importante consultar o Detran da sua região para conferir as informações todos os anos.

O valor arrecadado costuma ser direcionado para transporte, segurança, saúde e educação. Quando o imposto não é pago, as consequências são restrição no CPF ou CNPJ e o impedimento de licenciar o veículo.

Nesse caso, acaba ocorrendo também o impedimento de renovação do CRLV, documento de porte obrigatório e que precisa ser renovado anualmente. “Então, se o motorista for pego em uma blitz ou passar por uma fiscalização por qualquer motivo, como uma colisão, e o documento estiver atrasado, ele estará cometendo uma infração gravíssima, punida com multa e remoção do veículo”, alerta.

Loffreda ainda lembra que a apreensão do veículo por causa de IPVA atrasado foi renegada em 2016. Porém, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê uma medida administrativa chamada remoção. Esta medida prevê que se o veículo não estiver licenciado, deve ser removido para o pátio – não pelo atraso do IPVA em si, mas pelo veículo não estar licenciado. Essa medida foi julgada e considerada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Dívida ativa de licenciamento

O licenciamento anual é obrigatório e ele nada mais é do que a taxa para que o CRLV seja renovado. A falta de pagamento da taxa também impede que o veículo seja transferido.

“Mas não adianta pagar a taxa se o veículo tiver débitos em aberto, como multas, IPVA e seguro obrigatório, o SPVAT, porque o CRLV do não será emitido”, lembra.

Como consultar dívida ativa do IPVA

Para saber se o IPVA do seu veículo já está na dívida ativa do estado, basta acessar o site da Secretaria da Fazenda do seu estado e colocar os dados pedidos, que geralmente são o CPF ou CNPJ à qual a placa está vinculada e a placa do veículo. Em alguns estados, é pedido também o número do Renavam.

O boleto para pagamento geralmente pode ser impresso no próprio site ou com um direcionamento para o banco conveniado. Também é possível fazer a consulta presencialmente, em um posto da Secretaria estadual da Fazenda da cidade onde o seu veículo é emplacado.

Apesar de cada estado ter um sistema próprio para a consulta dos débitos inscritos na dívida ativa, de um modo geral, o procedimento costuma ser o mesmo para todos os tributos.

Dessa forma, na Secretaria de Fazenda estadual é possível fazer a consulta de tudo o que está inscrito na dívida ativa vinculado ao seu CPF ou CNPJ.

Como pagar uma dívida ativa de veículos

O pagamento de uma dívida ativa de veículo normalmente é feito através da própria página do sistema que dá acesso às informações da dívida ativa, mas isso também pode variar de um estado para outro.

Em São Paulo, por exemplo, o pagamento deve ser feito através da Procuradoria Geral do estado, colocando o Renavam do veículo e o CPF ou CNPJ vinculado à placa.

Depois é só selecionar o débito que você quer quitar e gerar o boleto para o pagamento integral.

Como parcelar dívidas ativas de veículos

Vários estados têm programas de parcelamento de dívidas ativas, com canais de negociação para escolha das parcelas. “Comumente há descontos generosos para o pagamento à vista, mas também pode encontrar descontos interessantes nas multas e nos juros de acordo com o parcelamento. Em alguns estados, como São Paulo, há um valor mínimo para as parcelas”, afirma.

Uma dica é aproveitar os maiores descontos para o pagamento à vista e parcelar o boleto no site da Zignet. “Assim você aproveita o melhor de ambos os lados: quita de uma vez a dívida ativa com um bom desconto e ainda faz o parcelamento em até 12X no cartão de crédito da sua escolha pela Zignet”, finaliza.

Sobre a Zignet:

A Zignet é uma fintech que surgiu para facilitar e inovar a forma de recebimento de contas, à vista ou parceladas, por meio de cartões ou outras modalidades de pagamentos eletrônicos. Além de oferecer os serviços tradicionais de recebimento de cartões, as maquininhas Zignet também têm como diferencial parcelar em até 12 vezes, no cartão de crédito, boletos e contas emitidos por empresas públicas e privadas.

Atendimento personalizado, tecnologia de ponta e o melhor custo-benefício são vantagens que a Zignet disponibiliza aos seus clientes, oferecendo maior agilidade e segurança nas transações de pagamentos. A Zignet é credenciada pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) para parcelamento de débitos de veículos em todo o território nacional.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Business5 horas ago

Ateliê Cristiane Bastos leva o poder da automaquiagem para empresas com o Automake Business

Saúde5 horas ago

Forbulário: Revolucionando o Cuidado com a Saúde e Beleza

A Forbulário, uma das farmácias de manipulação em ascensão no estado de São Paulo, vem se consolidando como referência em...

Saúde9 horas ago

Podcast Conexão Daniella homenageia o Dia do Dentista com participação de Rafael Decurcio

No episódio, Daniella Mendonça, com mais de 25 anos de experiência, debate com Rafael Decurcio os avanços e desafios da...

Negócios10 horas ago

O Plágio que Mudou a Carreira de Marcos Marafigo

Uma experiência negativa levou Marcos a se tornar um especialista respeitado na proteção de marcas A vida de Marcos Marafigo...

Geral10 horas ago

Plástico: necessidade ou escolha? Consumo consciente é essencial

Apesar das preocupações ambientais associadas ao uso contínuo do plástico, o consumo consciente desse produto é essencial em diversas situações....

Negócios10 horas ago

Quem é Erick Boniz e o que você precisa saber sobre ele!

Erick Boniz é um empresário, cineasta e mentor digital que tem chamado atenção no Brasil por sua atuação no mercado...

Negócios10 horas ago

A Mostra Kzulo de Arquitetura, Decoração, Design e Paisagismo retorna em 2024

Com o tema “Histórias”, explorando o rico legado cultural de Goiás e do Brasil. O evento acontecerá na Casa da...

unnamed (14) unnamed (14)
Geral10 horas ago

Geist, Além do Sobrenatural, são os caçadores de fantasmas que, visitam cemitérios e casas abandonadas no Brasil e, relatam casos sobrenaturais

Três amigos, um espelho negro, tarot, búzios, uma câmera e um aparelho que detecta energia eletromagnética para identificar os seres...

Geral11 horas ago

Valparaíso Adventure Park inaugura nova atração, ‘Vumbora’, e amplia sua oferta de atividades radicais

Com investimento de R$ 3 milhões, a nova atração terá 10 metros de altura, 65 metros de comprimento e pode...

Entretenimento12 horas ago

Nova Era das Medicações para o Emagrecimento: Como a Semaglutida e a Tirzepatida Transformam o Tratamento da Obesidade – Dra. Kelly Colombo Explica

Nos últimos anos, o tratamento da obesidade tem passado por uma verdadeira revolução, impulsionada por avanços farmacológicos que prometem resultados...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed