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Negócios

10 tendências que estão revolucionando o e-commerce brasileiro

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56% dos consumidores preferem comprar online e a previsão de que 95% das compras serão digitais até 2040, o e-commerce brasileiro segue em crescimento acelerado

Nos últimos anos, o e-commerce no Brasil passou por uma transformação significativa, impulsionada pelo avanço tecnológico, mudanças nos hábitos de consumo e inovações logísticas. O país se tornou um dos mercados mais promissores para o comércio eletrônico, com crescimento expressivo em diversos segmentos.

O relatório E-Commerce Trends 2025, promovido pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, revela que 56% dos consumidores compram mais pela internet do que em lojas físicas. Além disso, 88% compram online pelo menos uma vez por mês. Dados da Nasdaq indicam que 95% das compras serão online até 2040.

Em 2024, o e-commerce brasileiro registrou 395 milhões de pedidos e o faturamento pode ultrapassar R$ 250 bilhões até 2027, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

“O crescimento do e-commerce brasileiro reflete uma mudança estrutural no comportamento do consumidor. A conveniência aliada a novas tecnologias, como a Inteligência Artificial e métodos de pagamento instantâneos, fortalece a experiência de compra digital. Além disso, vemos um aumento significativo na confiança do consumidor em compras online, o que impulsiona esse crescimento de forma sustentável”, explica o CEO da IDK, consultoria com foco em tecnologia, design e comunicação, Eduardo Augusto.

O impacto da digitalização no consumo

A digitalização acelerada dos últimos anos modificou profundamente a relação entre consumidores e marcas. Segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua sobre o módulo de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC realizada pelo IBGE, indicou que em 2023, 92,5% dos domicílios brasileiros possuíam acesso à internet, totalizando 72,5 milhões de residências conectadas. Nas áreas urbanas, esse percentual foi de 94,1%, enquanto nas áreas rurais alcançou 81,0%. ​

Adicionalmente, a facilidade de acesso a plataformas de compra, a personalização das ofertas e a agilidade nos pagamentos tornaram as compras online parte do cotidiano dos brasileiros. “A conectividade permitiu que pequenos e médios empreendedores também entrassem no jogo, ampliando a diversidade de produtos e serviços disponíveis na internet em conjunto com o uso das redes sociais”, completa Eduardo.

O papel da inovação na evolução do e-commerce

A evolução do e-commerce no Brasil não aconteceu apenas por conta da maior adesão dos consumidores, mas também devido a investimentos massivos em inovação.

“Estratégias como IA, social commerce e o fortalecimento da logística ajudaram a consolidar o setor como um dos mais dinâmicos da economia digital”, afirma Eduardo Augusto.

Como esse mercado evoluirá?

Segundo o E-Commerce Trends 2025, os consumidores percebem que aumentaram a sua frequência de compras quando comparada ao ano anterior e não dão indícios de que querem diminuir a quantidade de vezes que compram pela internet.

Para 50% dos entrevistados, eles continuarão comprando mais do que já compram atualmente pelos próximos 12 meses. Diante desses números, vale destacar alguns marcos do e-commerce que moldaram o cenário atual e podem inspirar novas estratégias para fidelizar clientes no futuro. O CEO da IDK, comentou algumas, confira:

1) Boom do mobile commerce

De acordo com o estudo, 73% dos consumidores preferem realizar suas compras via celular ou smartphone, enquanto apenas 25% optam por computadores ou notebooks, e 2% usam tablets.

“A crescente preferência pelos celulares não é uma tendência casual, mas sim uma alteração estrutural nos hábitos de consumo, impulsionada pela conveniência e conectividade instantânea que esses dispositivos oferecem. Com isso, as compras feitas por dispositivos móveis já representam mais de 60% das transações no e-commerce brasileiro”, destaca o profissional.

2) PIX e novas formas de pagamento

O PIX revolucionou os meios de pagamento no Brasil, tornando-se uma das opções preferidas dos consumidores devido à sua praticidade e ausência de taxas. Conforme a  pesquisa, publicada pelo Banco Central, esta ferramenta já se tornou o meio de pagamento mais difundido entre os brasileiros, utilizado por 76,4% da população. Além disso, carteiras digitais e o buy now, pay later (BNPL) vêm ganhando força.

3) Frete como diferencial competitivo

Conforme o E-commerce Trends 2025, para 72% dos brasileiros o frete grátis é o que mais influencia na hora de escolher onde comprar. As taxas extras podem acabar com a compra.

Diante desse cenário, muitas empresas estão investindo fortemente em logística para reduzir prazos de entrega.

“O conceito de same-day delivery, pedidos feitos até determinado horário tenham o frete no mesmo dia e no dia útil seguinte quando concluído após esse horário limite, já é uma realidade em grandes centros urbanos. Os  marketplaces, por sua vez, ampliam suas redes de distribuição para alcançar consumidores em regiões mais remotas”, ressalta o especialista.

4) Influência do social commerce

 Dados da “Retrospectiva Digital 2024 – Definindo o rumo para 2025”, promovido pela Comscore, apontou que em 2024, os brasileiros passaram, em média, 103,9 horas por mês utilizando aplicativos móveis, contrastando com apenas 5,5 horas mensais em navegadores.

Além disso, as redes sociais como Instagram, TikTok e WhatsApp desempenham um papel fundamental no comércio eletrônico. Segundo o estudo, 14% das compras são feitas pelas redes sociais. “As vendas diretas por meio dessas plataformas cresceram significativamente, e o live commerce (transmissões ao vivo para vendas) tem ganhado popularidade”, acrescenta.

5) Expansão do e-commerce de nicho

Setores como moda sustentável, produtos para pets e itens personalizados cresceram consideravelmente. 65% dos consumidores compram produtos que até algum tempo atrás não imaginavam que comprariam em lojas virtuais. Dentre esses, 34% são medicamentos, 32% viagens e 18% artigos de petshop, segundo o levantamento. Ou seja, o consumidor busca cada vez mais experiências exclusivas e produtos diferenciados.

6) A ascensão dos marketplaces

Plataformas como Mercado Livre, Shopee e Amazon Brasil dominam o cenário do e-commerce, oferecendo variedade de produtos, preços competitivos e soluções logísticas eficientes.

“A Amazon, por exemplo, mudou o jogo no varejo e na tecnologia criando novas regras para o mercado e transformando a forma como consumimos. O Amazon Prime, com entrega rápida e fidelização dos clientes por serviços de assinatura – com mais de 200 milhões de membros no mundo -, à AWS, que domina a computação em nuvem. A empresa não só inovou, ela reinventou setores inteiros. O Marketplace abriu portas para milhões de vendedores, enquanto a Alexa colocou a inteligência artificial na rotina de milhões de pessoas”, relembra Eduardo.

7) Uso da inteligência artificial

 IA e machine learning estão revolucionando o atendimento ao cliente e a personalização das compras. Segundo a Nielsen, 75% das lojas virtuais no Brasil já utilizavam algum tipo de IA para otimizar vendas. “Chatbots, recomendações inteligentes e análise de comportamento do consumidor são algumas das tendências que vieram para ficar”, comenta.

8) Sustentabilidade no e-commerce

 O consumidor está mais atento ao impacto ambiental das suas compras. Empresas estão adotando embalagens sustentáveis, logística reversa e iniciativas de compensação de carbono para atrair consumidores preocupados com o meio ambiente.

Conforme a McKinsey & Company, 60% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis, evidenciando a importância de integrar a técnica aos modelos de negócios.

9) Black Friday e datas sazonais como impulsionadores

Promoções sazonais, como a Black Friday e o Dia do Consumidor, continuam a ser grandes propulsores do e-commerce. Estratégias como cashback, descontos progressivos e cupons exclusivos mantêm a alta demanda nessas datas.

De acordo com a MindMiners, 60% dos consumidores se sentem motivados a adquirir produtos ou serviços ao receber cupons, ou códigos de desconto. Além disso, 49% dos entrevistados preferem esperar por promoções e ofertas expressivas, enquanto outro grupo de 49% escolhe lojas que oferecem cashback ou programas de pontuação.

10) O impacto do metaverso e da realidade aumentada

Com a evolução do metaverso e o avanço das tecnologias de realidade aumentada (RA), a experiência de compra online está prestes a mudar drasticamente. Empresas já testam ambientes imersivos para que os consumidores possam experimentar produtos virtualmente antes da compra. “O futuro do e-commerce será marcado pela fusão entre o digital e o físico, permitindo que os consumidores tenham experiências mais interativas e personalizadas”, destaca o CEO da IDK.

O futuro do e-commerce no Brasil

O comércio eletrônico brasileiro continua em plena expansão, impulsionado por inovações tecnológicas e mudanças nos hábitos de consumo. A ascensão do metaverso, a consolidação da inteligência artificial e a personalização avançada da experiência do usuário prometem transformar ainda mais o setor nos próximos anos.

Além disso, a personalização proporcionada pela IA pode aumentar as taxas de conversão em até 30%, conforme estudo da McKinsey, evidenciando o impacto positivo dessa tecnologia na decisão de compra dos consumidores

“Empresas que investirem nessas tendências estarão à frente da concorrência, oferecendo experiências de compra cada vez mais imersivas e personalizadas. O futuro do e-commerce no Brasil não é apenas promissor — ele já está em construção”, finaliza Eduardo Augusto.

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IDK
IDK
é uma renomada consultoria no Brasil, que  oferece soluções que unem tecnologia, design e comunicação. A junção dessas três áreas na IDK é o que resulta na qualidade das entregas, na inovação e na alta performance de seus clientes. O objetivo é ajudar empresas que desejam transformar suas aspirações em realidade, construindo conexões reais e aprendizados por meio da análise de dados e personalização do atendimento. A IDK auxilia grandes empresas nas frentes de branding, mídia, dados, gaming content, produção de vídeo, digital development, service release, experiência do cliente, UI, UX/CX research e CRM). A tecnologia não é o fim, é apenas o meio, essa é a IDK, seja muito bem-vindo!

MindMiners
A MindMiners é uma empresa de tecnologia que atua desde 2013 comprometida com a inovação para trazer soluções disruptivas para o mercado de consumer insights. Ao combinar pesquisa, tecnologia e inteligência de dados, auxilia grandes marcas dos mais diversos segmentos a tomar decisões de negócio de forma eficiente a partir de dados confiáveis que traduzem o comportamento do consumidor. A companhia conta com um painel de respondentes proprietário e exclusivo, o MeSeems, que reúne mais de 5 milhões de pessoas de todo o país, elas compartilham ideias, preferências e rotinas, gerando um valioso banco de informações. Dentre os clientes que hoje integram a carteira da MindMiners estão Itaú, Renner, Vivo, Nestlé, Diageo e TikTok. Saiba mais: https://mindminers.com/

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Negócios

Indústria mineira aposta na parceria estratégica de vendas para fidelizar o cliente

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Croques Alimentos: tradição, inovação e parceria que geram resultados

A Croques Alimentos está finalizando a construção de uma nova fábrica em Coronel Xavier Chaves (MG), um investimento que ampliará significativamente sua capacidade produtiva. A estrutura moderna e automatizada permitirá atender desde o desenvolvimento das embalagens até a produção e entrega de produtos 100% personalizados, garantindo que cada cliente receba um item com sua identidade visual e qualidade de ponta a ponta.

Com 35 anos de trajetória no setor alimentício, a empresa, sediada em São João Del-Rei (MG), consolida-se como uma das principais fabricantes de batata palha, batata chips e batata pré-frita congelada do país. O negócio, que começou com foco no mercado mineiro, expandiu operações para o Espírito Santo e Rio de Janeiro e projeta crescimento em novos estados.

Desde 2009, a indústria aposta na produção para marca própria, modelo em que produtos são fabricados com a identidade visual de varejistas, atacadistas e distribuidores. A estratégia representa atualmente cerca de 30% da produção nas linhas de batata palha e chips e 40% na batata pré-frita congelada.

Segundo a CEO Amanda Resende, a marca própria oferece benefícios que vão além da terceirização. “É uma oportunidade de geração de valor e competitividade para empresas de diferentes portes e segmentos”. Hoje, a companhia mantém 15 clientes ativos, atendendo desde redes do varejo alimentar e farmacêutico até indústrias de alimentos.

A estrutura de produção é moderna e automatizada, com rigoroso controle de qualidade em todas as etapas — da seleção das matérias-primas ao empacotamento e entrega. Esse padrão, aliado à capacidade de personalização, permitiu estabelecer parcerias de longo prazo com nomes como o Grupo Martins Atacadista, que comercializa a linha Maitá, e o Grupo Frigolemos, que expandiu de um único SKU para uma linha completa de congelados.

O portfólio de produtos da Croques em marca própria abrange atualmente três categorias: batata-palha, batata chips e batata pré-frita congelada. Todas são desenvolvidas com foco em sabor, crocância e segurança alimentar, reforçando a reputação da empresa no mercado nacional.

Com a combinação de experiência, tecnologia e visão estratégica, a Croques Alimentos segue ampliando sua presença e fortalecendo marcas parceiras. Mais informações estão disponíveis em https://www.croques.com.br

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Negócios

Arena de palestras: SuperAgos 2025 abre com grandes nomes e palestras de impacto sobre liderança, superação e influência

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Temas devem inspirar supermercadistas a pensar além dos negócios e se fortalecerem como líderes capazes de transformar o setor

A SuperAgos 2025, maior evento anual supermercadista do Centro-Oeste e uma das maiores do País, realizada pela Associação Goiana de Supermercados (Agos), abre sua programação de conhecimento com uma sequência de palestras de alto impacto que prometem inspirar, transformar e potencializar o setor. O evento acontece de 16 a 18 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia, com o tema “Mais que negócios: inovação, liderança e sustentabilidade”.

Logo no primeiro dia, 16 de setembro, às 15h, a Arena de Palestras recebe o ex-jogador, comentarista e palestrante Diego Ribas, com o tema “Do risco à glória”. Ídolo do Flamengo, com passagens pelo Santos, clubes europeus e pela Seleção Brasileira, Diego é reconhecido não apenas pela alta performance em campo, mas pela postura de liderança que marcou sua trajetória. Desde que pendurou as chuteiras em 2022, se consolidou como palestrante em gestão de pessoas, liderança e empreendedorismo. Sua fala é um convite à coragem para enfrentar riscos, à resiliência, à persistência e à gestão de equipes de alta performance.

Às 18h, é a vez de Rafael Haddad, supermercadista à frente do Supermercado Katucha, trazer a palestra “Como Desenvolver Líderes Extraordinários no seu Supermercado”. Com abordagem prática e direta, Haddad mostra como a liderança é capaz de construir culturas vencedoras, reduzir a rotatividade e engajar equipes, transformando a rotina dos supermercados em ambientes de alta performance e resultados sólidos.

Encerrando a programação do dia, às 19h, a influenciadora e empresária Karol Babadeira sobe ao palco com o tema “Business Influencer – Como se Tornar Influenciador do Seu Próprio Negócio”. Primeira influenciadora de supermercados do Brasil e uma das vozes mais irreverentes e autênticas do varejo, Karol compartilhará sua trajetória à frente do Grupo Royal, no Rio de Janeiro, e sua experiência em transformar redes sociais em vitrines poderosas para empreendedores. A palestra traz estratégias práticas de posicionamento, criação de conteúdo e uso das redes para gerar conexão, construir autoridade e fidelizar clientes.

“É uma programação de peso, que une superação, liderança prática e inovação em comunicação. Queremos inspirar supermercadistas a pensar além dos negócios e se fortalecerem como líderes capazes de transformar o setor”, afirma o superintendente da Agos, Augusto Almeida.

Com essa abertura, a SuperAgos 2025 reafirma seu papel como palco de grandes debates e experiências que ultrapassam as gôndolas, preparando o setor para os desafios e oportunidades de um mercado em constante evolução.

Serviço:
SuperAgos 2025
16 a 18 de setembro de 2025
Centro de Convenções de Goiânia – GO
Inscrições gratuitas: https://www.superagos.com.br

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7 anos de MY BEE SUNGLASS

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A marca de óculos de sol MY BEE SUNGLASS celebra, em grande estilo, seus 7 anos de existência. Criada em Goiânia-GO, a empresa nasceu com o propósito de unir elegância, autenticidade e inovação, oferecendo óculos de sol de qualidade tanto em vendas presenciais quanto online.

Com o passar dos anos, o sucesso e a credibilidade conquistados abriram caminho para a expansão da marca, que hoje também conta com uma filial no Rio de Janeiro-RJ, consolidando a MY BEE como referência no setor.

À frente do negócio está a CEO Priscila Pontes, que transformou sua visão empreendedora em um nome respeitado no mundo da moda. Além de atender ao grande público, a marca também conquistou o reconhecimento de celebridades brasileiras, fornecendo modelos exclusivos para nomes como Belo, Dudu Nobre, Xande de Pilares, entre outros artistas que estampam estilo com o brilho MY BEE.

Ao longo dessa trajetória, a marca comemora a confiança de mais de 100 mil clientes que fizeram da MY BEE SUNGLASS uma empresa sólida, admirada e desejada.

Porque, afinal, o brilho está no seu olhar – e é nele que a MY BEE encontra inspiração para continuar crescendo e iluminando histórias.

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