Barra
Connect with us

Empreendedorismo

Como uma franquia de self-service de açaí conseguiu crescer 30% mesmo com restrições de funcionamento

Published

on

Como uma franquia de self-service de açaí conseguiu crescer 30% mesmo com restrições de funcionamento

Açaí da Barra desenvolveu novos produtos para delivery e inaugurou lojas ainda com as portas fechadas, mas fundador credita resultado à preparação do negócio antes da pandemia

Quando Everaldo Putti decidiu largar a tecnologia para empreender com açaí, em 2015, a ideia era recriar uma sorveteria do interior, com atendimento self-service, na qual o próprio cliente monta o que vai consumir. A empresa nasceu em Barra Bonita, no interior de São Paulo, e ganhou o nome de Açaí da Barra. Em apenas quatro meses, ele chegou a abrir uma segunda unidade, comandada por um casal de conhecidos.

Hoje, a rede de franquias tem cerca de 90 unidades em funcionamento e faturou R$ 59 milhões em 2020. No ano passado, a Açaí da Barra conseguiu crescer 30% em número de unidades, mesmo com as restrições de funcionamento. As razões para isso, de acordo com o empreendedor, foram plantadas desde antes da pandemia.

Com apenas um ano de existência, por volta de 2016, a empresa já tinha se expandido para onze unidades, comandadas em regime de parceria com outros empreendedores, até que Putti decidiu formalizar o negócio como franquia, e foi buscar o auxílio de uma consultoria especializada no setor. As lojas já existentes aceitaram a transição no modelo do contrato e ele passou a abrir novas unidades sob o novo formato de expansão.

Um ano depois de transformar o negócio em franquia, por volta de 2017, Putti conta que começou a perceber uma “diminuição da qualidade” e aumento de preços dos produtos nos fornecedores. Assim, o empreendedor decidiu trazer tudo para dentro de casa e investiu cerca de R$ 500 mil, parcelados em dez vezes, para montar a própria fábrica em Igaraçu do Tietê, próximo a Barra Bonita.

O objetivo era ter o controle total sobre a matéria-prima da rede, mas ele também conseguiu ampliar o portfólio de produtos vendidos nas lojas. “Com isso, conseguimos abrir o leque de opções e hoje oferecemos 14 tipos diferentes de açaí”, conta. O aporte também incluiu um sistema próprio de logística. A verticalização do processo trouxe uma economia de 15% a 20% para as unidades franqueadas.

No terceiro ano de operação da rede, a franqueadora decidiu modificar a forma de remuneração e começou a cobrar royalties sobre compras, em vez do faturamento bruto. Putti diz que isso ajudou a margem das unidades crescer em torno de 3%, o que ele considera um dos pontos fundamentais para que a rede tenha conseguido passar pela primeira fase da pandemia.

Em março de 2020, no início da primeira quarentena imposta para diminuir a transmissão de Covid-19, a rede tinha 89 lojas em funcionamento. Cerca de oito já estavam instaladas na Grande São Paulo. Todas as unidades são de rua, dessa forma, conseguiram continuar com serviços de take away (retirada), durante a maior parte do tempo, mesmo com as portas fechadas, e Putti implementou um serviço de delivery, que ajudou as unidades a aumentarem o faturamento.

Neste canal, o cliente escolhe a base do açaí e os complementos para montar em sua própria casa. Além disso, é estimulado a postar uma foto da “obra de arte” nas redes sociais. Com o tempo, a rede criou novas embalagens para os produtos, para atender diferentes necessidades de consumo. A Açaí da Barra também criou uma linha de picolés vendida em combos de 30 unidades por R$ 25. Putti calcula que o investimento feito na modernização da fábrica, para automatizar e triplicar o ritmo de produção, ao longo de 2020, tenha sido de R$ 4 milhões.

O delivery passou a representar cerca de 10% do faturamento dos franqueados, e hoje bate na casa dos 20% na receita da marca como um todo. Isso ajudou a conter o prejuízo das franquias com a pandemia. Putti estima que a marca tenha tido uma queda de 30% no faturamento. A receita total da rede em 2020 foi de R$ 59 milhões. “A queda foi bem menor do que imaginávamos, dado o cenário. Aprendemos a trabalhar com o delivery, vamos manter. Inclusive, temos uma plataforma própria já em desenvolvimento.”

A rede sofreu duas baixas de lojas ao longo do ano. De acordo com o empreendedor, eram pontos que já não iam bem até mesmo antes da pandemia. Em contrapartida, a partir de agosto, com a flexibilização, conseguiu vender mais de 35 novas unidades. Algumas abriram as portas ainda em 2020 e a rede terminou o ano com um saldo positivo no número de lojas, cerca de 90. “Inauguramos lojas só com o delivery, com um forte trabalho em redes sociais, que tiveram bons resultados. Mas não é o cenário ideal.”

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor fechou cerca de 4 mil unidades de franquia em 2020, acarretando uma queda de 2,6% em relação ao total existente em 2019. Dessa forma, o resultado da Açaí da Barra foi fora da curva. “Fomos muito requisitados por pessoas que estavam capitalizadas e perceberam que ter uma franquia é mais rentável do que manter em investimentos, altos executivos que perderam o emprego e também por multifranqueados”, afirma Putti.

O franqueado não precisa preparar os produtos: tudo é entregue pela fábrica. Dessa forma, Putti acredita que a simplificação do processo e a economia com produção própria e outras taxas tenham tornado a marca mais competitiva durante o cenário de crise.

O alto número de novas unidades demandou, inclusive, uma ampliação da fábrica, que deve ser entregue nos próximos 60 dias, a tempo de atender os novos pontos de venda. Atualmente, o centro de produção da Açaí da Barra multiplicou o valor investido por dez e conta com R$ 5 milhões em equipamentos. Também está nos planos de Putti o desenvolvimento de uma linha exclusiva para venda no varejo, que será diferente do produto fornecido hoje para as franquias. Dessa forma, a fábrica também terá outras fontes de receita.

Para 2021, o empreendedor decidiu manter a meta de crescimento de 30%. No entanto, ele pretende aproveitar os eventuais espaços vagos em shopping centers para a expansão, e levar a Açaí da Barra também para espaços fechados. “O varejo vai se transformar e os shoppings se tornarão espaços cada vez mais centrados na experiência, e o nosso negócio tem total aderência com isso.”

Atualmente, a Açaí da Barra trabalha com quatro modelos de negócio, que exigem aportes diferentes para quem quiser ser um franqueado. A versão menor, Compact, com lojas de 5 a 30m², demanda um investimento a partir de R$ 90 mil. Há ainda o quiosque, por R$ 91 mil, e a loja Smart (entre 40 e 50m²), de R$ 130 mil. Já o modelo Premium, que prevê lojas maiores de 100m², custam mais de R$ 190 mil.

Continue Reading
Advertisement

Empreendedorismo

Lugar de Festas Locação Lança a Nova Coleção “Conexão”

Published

on

O Lugar de Festas Locação, referência em locações de mobiliário de alta qualidade no Ceará, lançou oficialmente sua nova coleção “Conexão”, em um evento exclusivo que promoveu a união de profissionais do setor de eventos e decoração.

O ambiente acolhedor e elegante da empresa foi o cenário perfeito para esse momento especial, que visou fortalecer ainda mais os laços entre fornecedores e clientes.

A nova coleção de lounges e poltronas foi apresentada com um design minimalista e sofisticado, refletindo a proposta de conexão entre as pessoas. Em um brunch cuidadosamente preparado, cerimonialistas, decoradores, parceiros e imprensa local puderam se inspirar e trocar ideias sobre as novas tendências do mercado de festas e eventos.

A CEO Socorro Trindade, à frente da empresa, destacou o propósito de fortalecer a cadeia produtiva do setor e promover uma experiência personalizada e de qualidade para cada cliente.

“A Coleção Conexão representa nossa missão de unir ainda mais os profissionais e proporcionar momentos inesquecíveis, com muito cuidado e carinho”, afirmou Socorro, que tem se destacado como pioneira na locação de móveis de luxo no Ceará.

O evento também contou com a presença de parceiros de destaque, como Adriana Chocolates, Kátia Bolos, Ilmar buffet, entre outros que se firmam como grandes nomes do setor ao oferecer serviços de alto padrão para celebrações memoráveis.

Serviços e Detalhes:
-Lançamento:

Apresentação da Coleção “Conexão”

-Data: 30 de setembro de 2025 (terça-feira)
-Local: Galpão – Rua Francisco das Chagas Mendes, 132 – G, Jardim das Oliveiras, Fortaleza/CE

-Assessoria de Imprensa: Lúcia Ribeiro
-Contato: (85) 99933-4112

Continue Reading

Business

Edição Fortaleza: Viva La Carne movimenta turismo, economia e cultura gastronômica do Ceará

Published

on

No dia 18 de outubro, o Aquaville Resort, em Aquiraz, receberá a edição Fortaleza do Viva La Carne (VLC), um dos maiores festivais de churrasco do Brasil. O evento, que acontece das 14h às 20h, deve reunir cerca de 2.500 pessoas em uma experiência que une gastronomia, turismo, música e empreendedorismo, consolidando o Ceará como destino para grandes iniciativas culturais e gastronômicas. (mais…)

Continue Reading

Empreendedorismo

Poderosa! Claudia Knutsson ganha honraria internacional em cerimônia especial

Published

on

Reconhecida e radicada há muitos anos em Nova York, a comunicadora conquistou distinções de prestígio e posou em momento marcante ao lado de Lilian Bomfim

Claudia Knutsson foi agraciada como doutora pela Academia Mundial de Letras e Empreendedorismo, além de conquistar o título de membro vitalício do International Council. A solenidade ocorreu no último dia 20, em território estadunidense, e reuniu convidados em clima festivo.

Em um dos registros, a paranaense aparece recebendo a homenagem das mãos de Lilian Bomfim, criadora do projeto “Mulheres que Brilham” e da publicação homônima. O gesto simbolizou a valorização de sua trajetória ligada à comunicação e à administração.

A jornalista e empresária, que já integrou um reality de negócios voltado ao público feminino nos Estados Unidos, direciona a jornada de outras profissionais e também é mãe da cantora e atriz dinamarquesa Emilia Pedersen. Lisonjeada, disse ao site: “Temos que lembrar de fazer algo por nós mesmos, acreditar e confiar em nossa capacidade de alcançar objetivos neste mundo repleto de oportunidades a serem exploradas“.

Claudia Knutsson e Lilian Bomfim Crédito: Dione Lopez Eliza Reis

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Saúde7 horas ago

Dra. Silvana Corrêia: Como a Placenta Pode Ajudar na Prevenção da Depressão Pós-Parto

A renomada Dra. Silvana Corrêia, reconhecida internacionalmente por seu trabalho inovador em saúde feminina e terapias naturais, tem se destacado...

Saúde7 horas ago

Clínica Pro-Result em Maringá: Fadiga Extrema pode ser sinal de Doença Reumatológica

Clínica Pro-Result O que é fadiga extrema? A fadiga extrema é um cansaço persistente, que não melhora com o repouso...

Saúde7 horas ago

Dr. Octávio Curi Frascareli: Redução de Mamas em Maringá: conforto, saúde e estética

A mamoplastia redutora, ou redução de mamas, é um dos procedimentos mais procurados por mulheres que sofrem com o excesso de...

Entretenimento7 horas ago

CIRILO TECLAS LEVANTA O PÚBLICO NA FESTA CENTENÁRIA DE HELVÉCIA COM SHOW INESQUECÍVEL

  _Apresentação fez parte da programação especial promovida pela Associação Quilombola de Helvécia com apoio do Governo do Estado, por...

Entretenimento8 horas ago

Nara Costa retorna a Candeias como atração da Semana da Cultura Evangélica

  Cantora retorna à cidade onde construiu sua história para apresentar seu novo momento na música cristã. Filha de Candeias,...

Celebridades11 horas ago

+Voice, no Disney+, recebe o cantor Gustavo Mioto

Após a transmissão simultânea no Disney+ e SBT, o The Voice Brasil continuou no streaming, onde os fãs puderam viver...

Entretenimento11 horas ago

Sucesso do ElectroFunk, Junim Dantes lança single pela Radar Records

A cena do ElectroFunk goiano ganha mais um hino de pista com o lançamento de “Chega de EX”, novo single...

Business2 dias ago

Reforma tributária: A importância da revisão fiscal na transição para CBS, IBS e IS

A reforma tributária estabelecida pela Emenda Constitucional 132/2023 e pela Lei Complementar 214/2025 está promovendo mudanças profundas no sistema de...

Entretenimento2 dias ago

Carina Batista, repórter esportiva, volta ao concurso Garoto e Garota Fitness após 11 anos e compartilha luta contra o lipedema

Apresentadora e influenciadora com passagens pela RedeTV! e Band lança canal no YouTube em outubro para falar sobre esporte, saúde...

Negócios2 dias ago

Dia do Empreendedorismo: Sheila Cintas inspira o Brasil com sua história de superação e inovação na moda

créditos: Sheila Cintas divulgação Da Amazônia para o mundo, empresária transforma autoestima em um império de shapewear e empoderamento feminino...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed