Barra
Connect with us

Saúde

Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos: entenda a importância do cuidado com a automedicação

Published

on

Especialista da Farmácia Artesanal fala sobre conscientização a respeito do tema e explica os mitos e verdades sobre o uso indiscriminado de remédios

O dia 5 de maio foi instituído como o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, com objetivo de alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação. O intuito é ressaltar os perigos do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por medicamentos.

De acordo com os dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações Tóxico Farmacológicas, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a automedicação ou o mau uso de medicamentos intoxica três pessoas por hora no Brasil. A cada ano, 27 mil brasileiros passam mal ao ingerir medicamentos de forma errada e, em média, 73 acabam morrendo. O país registrou 138.376 intoxicações e 365 mortes causadas por medicamentos entre 2008 e 2012, seja por acidente, tentativa de suicídio, uso terapêutico ou erro de administração.

O uso irracional de medicamentos tornou-se um problema de saúde pública decorrente da medicação por conta própria. Sete entre dez brasileiros costumam ingerir remédios sem orientação médica, confiando antes na própria avaliação ou na opinião de parentes e amigos. Os fármacos respondem por 27% das intoxicações, à frente da intoxicação por agrotóxicos e animais peçonhentos, por exemplo. O cenário é preocupante, dado um mau hábito do brasileiro. As classes terapêuticas mais consumidas no Brasil são analgésicos (18%), anti-hipertensivos (15%), anticoncepcionais (7%), anti-inflamatórios (6%), vitaminas (6%), remédio para colesterol (5%) e antidepressivo (5%).

Com o objetivo de promover o uso racional de medicamentos, o farmacêutico especialista da Farmácia Artesanal, Mário Abatemarco, um dos maiores grupos de franquias de farmácias de manipulação do Brasil, preparou uma sequência de mitos e verdades sobre o tema, que certamente vai ajudar a esclarecer muitas dúvidas da população. Confira!

1) Mito ou verdade: toda doença requer o uso de medicamentos para tratamento!
Mito. Alguns problemas de saúde são de duração muito curta e podem desaparecer mesmo sem o uso de medicamentos. Dores de cabeça leve e esporádicas, por exemplo, não requerem tratamento medicamentoso para a maioria dos casos. Basta fazer repouso e ter um pouquinho de paciência que ela vai passar.

2) Mito ou verdade: medicamentos devem ser sempre tomados de estômago cheio!
Mito. Alguns medicamentos são melhor absorvidos pelo organismo quando ingeridos de estômago cheio, enquanto outros são mais bem aproveitados de estômago vazio. Vitaminas oleosas, como a vitamina D, por exemplo, é mais bem absorvida pelo organismo quando ingerida junto às refeições, pois a gordura presente nos alimentos ajuda muito na sua absorção. Em contrapartida, o omeprazol, um medicamento utilizado para o tratamento da úlcera gástrica, possui melhor ação quando tomado de estômago vazio, de jejum, ao acordar. Sempre procure orientação com o médico e o farmacêutico para receber orientações sobre a melhor forma de utilizar medicamentos. Isso pode fazer toda a diferença para o sucesso do tratamento.

3) Mito ou verdade: alguns medicamentos devem ser tomados com água enquanto outros devem ser tomados com leite!
Mito. Todo medicamento deve ser tomado com água e, numa quantidade mínima de 200mL ou mais, para facilitar o deslizamento do comprimido ou da cápsula pela garganta, evitando os engasgos e para criar no estômago, um meio favorável para sua dissolução. Tomar medicamentos com leite pode diminuir a sua absorção pelo organismo, o que poderá comprometer o tratamento. É o que acontece, por exemplo, quando a tetraciclina, um antibiótico muito utilizado por adolescentes para o tratamento da acne, é ingerida com leite. O cálcio presente no leite forma um complexo insolúvel com a tetraciclina, o que diminui (e muito) a sua absorção pelo organismo.

4) Mito ou verdade: os melhores locais para o armazenamento dos medicamentos em casa são a cozinha e o banheiro!
Mito. Os medicamentos devem ser sempre armazenados protegidos da luz, do calor e da umidade. A cozinha é o local com maior produção de calor da casa devido a presença do fogão e o banheiro o de maior umidade devido a formação de vapor d’água durante o banho. Assim, esses são os piores locais para a guarda de medicamentos. Os quartos costumam ser bons locais para a conservação dos medicamentos, pois geralmente são bem arejados, protegidos do calor excessivo e da umidade. Lembre-se ainda de mantê-los em sua embalagem original e longe do alcance das crianças.

5) Mito ou verdade: partir um comprimido é a melhor opção para ter metade da dose.
Mito. A partição de um comprimido para ter metade da dose é um hábito que, embora seja corriqueiro, deve ser desencorajada. Não há garantias de que as duas metades terão quantidades iguais. O mesmo acontece quando um bombom é partido ao meio, sempre uma metade fica maior que a outra. Em se tratando de medicamentos, pequenas variações nas quantidades do princípio ativo ingeridas, podem comprometer o tratamento. A melhor opção para ter a quantidade exata da dose é a manipulação do medicamento.

6) Mito ou verdade: o local correto para descarte de medicamentos vencidos é o lixo da cozinha ou do banheiro.
Mito. Embora seja muito comum, esses locais não são adequados para o descarte de medicamentos (vencidos ou não). Muitas pessoas utilizam também o vaso sanitário ou a pia para o seu descarte, o que também não é adequado.

7) Mito ou Verdade: o descarte de medicamentos da maneira incorreta afeta diretamente o meio ambiente?
Verdade. Medicamentos são considerados poluentes ambientais e quando descartados no lixo doméstico serão encaminhados para aterros sanitários, o que vai gerar contaminação no solo. Quando descartados na pia ou no vaso sanitário, serão drenados pela rede de esgoto comum, o que vai gerar contaminação na água. Para jogar fora o medicamento, o mais indicado é que você encaminho para um posto de coleta. Muitas farmácias de manipulação e drogarias também oferecem esse serviço de coleta gratuitamente.

8) Mito ou verdade: prevenir é sempre o melhor remédio.
Verdade. Previna o adoecimento adotando bons hábitos de vida. Praticar atividade física regular, se alimentar de forma equilibrada, evitar o cigarro, o excesso de bebida alcoólica, estar com as vacinas em dia e consultar regularmente o seu médico são hábitos que farão você viver mais e melhor.

Continue Reading
Advertisement

Saúde

Conforte-se Brasília com solução inovadora em locação de poltronas para pós-operatório

Published

on

Brasília agora conta com uma nova aliada no cuidado com a saúde e o bem-estar de pacientes em recuperação: a Conforte-se, empresa especializada na locação de poltronas ergonômicas e reclináveis para o pós-operatório, acaba de iniciar suas atividades na capital. Com foco no conforto, segurança e praticidade, a chegada da Conforte-se Brasília marca um avanço importante no atendimento domiciliar e na humanização do período pós-cirúrgico.

As poltronas oferecidas pela empresa são projetadas especialmente para proporcionar conforto e segurança durante a recuperação. Equipadas com um mecanismo que inclina até 90 graus, elas facilitam o ato de levantar e sentar, reduzindo o esforço físico e prevenindo complicações. Além disso, oferecem a posição ideal para descanso e sono, favorecendo a circulação sanguínea e o relaxamento muscular — fatores essenciais em qualquer pós-operatório.

A Conforte-se Brasília já está em pleno funcionamento, oferecendo planos de locação flexíveis e atendimento personalizado em toda a região do Distrito Federal. A empresa aposta na combinação entre tecnologia, ergonomia e cuidado humano para transformar a experiência de recuperação de seus clientes.

Continue Reading

Saúde

Conforte-se Foz do Iguaçu com solução confortável e segura para o pós-operatório

Published

on

Foz do Iguaçu acaba de receber um reforço importante no cuidado com a saúde e a recuperação de pacientes: a Conforte-se, empresa especializada na locação de poltronas ergonômicas e reclináveis para o pós-operatório, acaba de iniciar suas atividades na cidade. A chegada da Conforte-se Foz do Iguaçu representa mais conforto, autonomia e segurança para quem precisa de apoio no processo de reabilitação após cirurgias.

As poltronas oferecidas são projetadas especialmente para proporcionar o máximo de conforto e segurança. Com um sistema que inclina até 90 graus, elas facilitam o ato de levantar e sentar, sendo ideais para pacientes com mobilidade reduzida. Além disso, sua estrutura ergonômica oferece a posição ideal para descanso e sono, promovendo uma recuperação mais tranquila e eficaz.

Com atendimento domiciliar e planos flexíveis de locação, a Conforte-se Foz do Iguaçu se destaca pela praticidade e pelo cuidado com cada detalhe. “Nossa missão é humanizar o pós-operatório, oferecendo um serviço que realmente faz a diferença na rotina dos pacientes. Estamos muito felizes em trazer essa solução para Foz”, afirma a direção da empresa.

A expectativa é que a Conforte-se Foz do Iguaçu se torne referência regional nesse segmento, unindo tecnologia, conforto e atenção à saúde em um só serviço.

📞 Entre em contato e saiba mais como reservar sua poltrona

🌎 Acesse: https://www.conforte-se.com/fozdoiguacu

📧 E-mail: fozdoiguacu@conforte-se.com

📱 WhatsApp: 45991471623

Continue Reading

Saúde

Quais são as principais doenças no couro cabeludo e como tratá-las? Mais de 40 milhões de brasileiros sofrem com patologias capilares

Published

on

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), cerca de 30% das mulheres terão algum problema relacionado à alopecia após os 50 anos e 80% dos homens com mais de 80 anos sofrerão de calvície. Essas são apenas algumas das irritações que podem geradas pelo corpo, mas existem condições mais complexas, como psoríase, alopécia e foliculite, que têm impacto significativo na qualidade de vida.


O couro cabeludo desempenha um papel fundamental na proteção do crânio e na saúde dos fios. No entanto, assim como qualquer outra área da pele, está sujeito a uma infinidade de condições dermatológicas que podem afetar sua saúde e aparência. Compreender as principais condições que afetam essa região é essencial para poder detectar qualquer intercorrência capilar, a fim de buscar o tratamento apropriado para a condição.


De acordo com Dra. Cecilia Bello, diretora médica na Mais Cabello, rede líder de transplantes e tratamentos capilares dedicada a prevenir e tratar qualquer questão de saúde do couro cabeludo e fios, “quanto mais cedo o problema for reconhecido, melhores são as perspectivas de recuperação da saúde dos folículos e fios e na melhoria da qualidade de vida, sem que seja necessário sacrificar a autoestima”.


Para auxiliar na compreensão, identificação e melhor tratamento para cada caso, a especialista explica sobre cada uma das principais patologias capilares a seguir, mas ressalta que “é muito importante consultar um médico que lide com tricologia para um diagnóstico preciso e uma  recomendaçãode tratamento personalizado”:

Dermatite seborreica

A dermatite seborreica, conhecida como caspa, é uma condição inflamatória crônica da pele que afeta principalmente o couro cabeludo, mas também pode ocorrer em áreas oleosas como rosto, sobrancelhas, orelhas ou tórax. Suas causas exatas não são completamente conhecidas, mas fatores como produção excessiva de sebo, presença do fungo Malassezia e resposta inflamatória do sistema imunológico são importantes. Os sintomas incluem descamação, coceira intensa, vermelhidão e irritação na pele.

O tratamento geralmente envolve o uso de shampoos medicamentosos contendo ingredientes como piritionato de zinco, cetoconazol ou ácido salicílico, além de manter uma boa higiene capilar e evitar o estresse. Em casos graves, um dermatologista pode prescrever medicamentos tópicos ou orais mais potentes, além de indicar tratamentos em clínicas especializadas.

Foliculite

A foliculite é uma condição comum da pele em que os folículos pilosos ficam inflamados, podendo ser causada por infecções bacterianas, fúngicas ou virais em qualquer área onde haja pelos, como couro cabeludo, rosto, costas, pernas ou região genital. No couro cabeludo, aparecem pequenas protuberâncias vermelhas ao redor dos folículos, acompanhadas de coceira, sensação de ardor, inchaço, sensibilidade, descamação da pele e, em casos mais graves, secreção de pus.

O tratamento inclui medidas para reduzir a inflamação e controlar a infecção, como o uso de shampoos para controle da oleosidade, aplicação tópica de cremes ou loções medicamentosas e, em casos mais severos, antibióticos orais prescritos por um médico. Procedimentos a laser também podem ser utilizados para reduzir a inflamação em casos persistentes.
 
Foliculite decalvante

A foliculite decalvante é uma forma crônica e rara de inflamação do folículo piloso que pode resultar em cicatrizes permanentes e perda de cabelo irreversível. Caracteriza-se por pústulas, crostas e áreas de alopecia (queda de cabelo) que se expandem progressivamente.

Suas causas ainda não são totalmente compreendidas, mas acredita-se que estejam relacionadas a uma resposta autoimune, com fatores bacterianos e genéticos desempenhando papéis importantes. O tratamento é desafiador e geralmente envolve o uso de antibióticos, corticosteróides e imunossupressores para controlar a inflamação e prevenir a progressão da doença. Terapias adicionais, como laser e tratamento tópico, também podem ser recomendadas para ajudar a manter a condição sob controle.

Foliculite dissecante

É uma alopecia que, inicialmente, pode lembrar uma foliculite simples, mas que evolui com nódulos que supuram e podem se interligar, fazendo fístulas na pele. Pode estar associada a acne grave e hidradenite supurativa.

A fisiopatologia da doença está associada à obstrução folicular, um aumento de queratina nos folículos, com aumento local de bactérias, secundariamente. O tratamento, quando instituído rapidamente e é bem sucedido, consegue replicar parte dos fios. Ele pode ser à base de retinóide oral, antibióticos, corticoide tópico ou infiltrativo, dentre outros medicamentos.

Para prevenir o aparecimento de tais patologias capilares, existem diversas clínicas especializadas com tratamentos ideais para cada tipo de caso. A rede Mais Cabello é pioneira nacional  em transplantes e tratamentos capilares dedicada a prevenir e tratar qualquer questão de saúde do couro cabeludo e fios. Com unidades em todas as capitais brasileiras, a Mais Cabello tem como objetivo promover a democratização e o fácil acesso a cuidados para o cabelo, barba, sobrancelha e body hair para todos, desde crianças até idosos.

Eflúvio telógeno

O eflúvio telógeno é um tipo de queda de cabelo em que mais folículos capilares do que o normal entram na fase de repouso do ciclo de crescimento do cabelo, chamada fase telógena. Isso resulta em uma queda excessiva de fios, geralmente três meses após algum evento como estresse, infecções, cirurgias, partos ou mudanças na dieta. Essa condição geralmente é reversível, com o cabelo voltando a crescer dentro de seis meses a um ano.

O tratamento visa tratar a causa subjacente do evento e pode incluir gerenciamento do estresse, ajustes na dieta, suplementos vitamínicos e cuidados com o cabelo e couro cabeludo. Em alguns casos, medicamentos tópicos ou orais podem ser prescritos para estimular o crescimento capilar, além de procedimentos em clínicas especializadas.

Alopecia areata

A alopecia areata é uma condição autoimune que causa a queda repentina e imprevisível de cabelo em áreas específicas do couro cabeludo e/ou do corpo. Nesta condição, o sistema imunológico ataca erroneamente os folículos pilosos, interrompendo o ciclo de crescimento do cabelo. A pele nessas áreas fica lisa e brilhante e os pelos ao redor podem ser facilmente removidos. Embora a causa exata não seja totalmente conhecida, fatores genéticos e ambientais podem desempenhar um papel no seu desenvolvimento.

Apesar de não ser grave ou dolorosa, pode ter um impacto emocional significativo, especialmente quando a perda de cabelo é visível e afeta a autoestima. O tratamento pode incluir terapias tópicas, corticóides injetáveis, medicamentos orais, fototerapia com luz ultravioleta ou inibidores da Jak em casos mais graves.

Alopecia androgenética

Também conhecida como calvície, a alopecia androgenética é a forma mais comum de queda de cabelo que afeta homens e mulheres. É hereditária e está relacionada à sensibilidade dos folículos capilares aos hormônios sexuais masculinos, especialmente a diidrotestosterona (DHT). Os sintomas incluem perda gradual de cabelo, começando nas áreas frontais, temporais ou no topo da cabeça em homens, e no topo da cabeça em mulheres, além de afinamento progressivo dos fios, deixando o couro cabeludo mais visível.

O tratamento visa estimular o crescimento do cabelo e retardar a progressão da queda, e pode incluir medicamentos tópicos, orais e terapias de luz com laser de baixa potência (LLLT) para estimular os folículos capilares. Em casos avançados, o transplante capilar é uma opção eficaz a longo prazo. No entanto, os resultados variam e o tratamento requer acompanhamento contínuo para manter os resultados.

Alopecia fibrosante frontal

A alopecia fibrosante frontal é uma forma de alopecia cicatricial que afeta principalmente mulheres pós menopausa, embora também possa ocorrer em homens e em mulheres mais jovens. A condição é caracterizada por uma perda progressiva e irreversível de cabelo na linha frontal do couro cabeludo, que pode se estender para a perda de sobrancelhas e alterações na pele da face.

Acredita-se que a patologia esteja relacionada a uma resposta autoimune, em que o sistema imunológico ataca os folículos capilares. O tratamento visa controlar a progressão da doença e pode incluir o uso de medicamentos e terapias tópicas e orais.

Além disso, possuem protocolos personalizáveis, como:
 
Transplante capilar
Procedimento cirúrgico que envolve a transferência de folículos capilares saudáveis de áreas do couro cabeludo com cabelo para áreas afetadas pela calvície, permitindo o crescimento de cabelo permanente nessas regiões.

Hair Spa
Tratamento que consiste em reparar e revitalizar a saúde do couro cabeludo e dos fios.

Soroterapia
Tratamento intravenoso de reposição das vitaminas, minerais e aminoácidos conforme a necessidade individual. Para cuidar do cabelo de dentro para fora.

Revitalize Barba
Terapia de revitalização e estímulo de barba.

Purify scalp
Peeling feito no couro cabeludo  que ajuda na regeneração do couro cabeludo.

SOBRE MAIS CABELLO
Mais Cabello, rede líder de transplantes e tratamentos capilares dedicada a prevenir e tratar qualquer questão de saúde do couro cabeludo e fios. Com uma missão centrada na excelência médica e terapêutica, a empresa combina técnicas manuais especializadas e tecnologia de ponta para proporcionar tratamentos e transplantes abrangentes para o couro cabeludo, fios, sobrancelha e barba. Com mais de 35 unidades localizadas em todo o país, conta com Malvino Salvador e Deborah Secco como sócios embaixadores. Comprometidos em oferecer soluções personalizadas e eficazes para cada necessidade dos pacientes, a empresa conta com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada e experiente, empenhada em fornecer cuidados individualizados, entregando  resultados surpreendentes.

Site: https://www.maiscabello.com.br/

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Geral12 horas ago

Dr. Faustino Júnior constrói um império multissetorial como advogado e empresário visionário

Sucesso nos negócios exige mais do que apenas boas ideias. Requer dedicação, perseverança e a disposição para sacrificar até finais...

Saúde12 horas ago

Conforte-se Brasília com solução inovadora em locação de poltronas para pós-operatório

Brasília agora conta com uma nova aliada no cuidado com a saúde e o bem-estar de pacientes em recuperação: a...

Saúde12 horas ago

Conforte-se Foz do Iguaçu com solução confortável e segura para o pós-operatório

Foz do Iguaçu acaba de receber um reforço importante no cuidado com a saúde e a recuperação de pacientes: a...

Saúde13 horas ago

Quais são as principais doenças no couro cabeludo e como tratá-las? Mais de 40 milhões de brasileiros sofrem com patologias capilares

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), cerca de 30% das mulheres terão algum problema relacionado à alopecia após os...

Dra. Luanna Perea Dra. Luanna Perea
Business13 horas ago

Rejuvenescimento Íntimo Feminino: Uma Tendência Muito Além da Estética – Dra. Luanna Perea

Com o avanço das tecnologias e dos procedimentos médicos, a busca por soluções que promovam a saúde íntima se tornou...

Famosos14 horas ago

Michele Cristina brilha em em Milão no “Milan Fashion Tour”

A modelo, influenciadora e empresária Michele Cristina segue conquistando espaço no cenário internacional da moda. Desta vez, ela brilhou no...

Negócios14 horas ago

Moda Fitness em expansão: GiraFit lança sua primeira franquia a partir de Araxá

A GiraFit, marca de moda fitness criada pela influenciadora e empresária Flávia Roberta Gira, inicia uma nova fase de crescimento...

Famosos14 horas ago

Israel Novaes apareceu de surpresa em festa universitária com tema do Festival Villa Mix, em Goiânia

O cantor Israel Novaes surpreendeu os estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG) ao fazer uma participação especial na festa...

Business14 horas ago

BiS SiGMA Americas 2025: O Maior Evento de iGaming da América Latina Acontece em São Paulo

São Paulo se prepara para sediar o BiS SiGMA Americas 2025, o maior e mais influente evento de iGaming da...

Famosos14 horas ago

Michelle Heiden é coroada Miss Woman Brasil 2025 e se prepara para representar o país na final internacional

A modelo Michelle Heiden foi eleita Miss Woman Brasil 2025 e já se prepara intensamente para a grande final do...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed