Protocolo de Broncoaspiração em UTI foi o tema da palestra do Fonoaudiólogo Henrique Porto, na manhã do dia 09 de maio, para equipes de enfermagem do Hospital Espanhol, como parte da programação da Semana da Enfermagem que é realizada no mês de maio, em função de duas datas: 12 – Dia do Enfermeiro e 20 – Dia do Técnico de Enfermagem.
“Este é um tema muito importante para abordagem numa Unidade Hospitalar com o perfil epidemiológico como o do Espanhol que é um Centro de Tratamento para Covid. Tanto pelo lado da idade, já que os pacientes idosos são maioria aqui, e eles são grupo de risco para broncoaspiração;
quanto pelo perfil clínico, porque são pacientes positivos para a Covid, com comprometimento respiratório que pode dificultar a articulação pneumofonoarticulatória, aumentando o risco de broncoaspiração.” – destacou o fonoaudiólogo Henrique Porto, especialista em fonoaudiologia hospitalar.
Cerca de 40 profissionais de enfermagem do HE participaram da palestra que teve momentos de trocas e esclarecimentos.
O Enfermeiro Adson Montes, Gerente Operacional do HE e responsável pelo convite ao fonoaudiólogo, considerou o tema muito válido para a equipe de enfermagem, pela demonstração dos riscos da broncoaspiração e o que pode e deve ser feito para evitar a situação.
O HE tem um Núcleo de Educação Permanente em Saúde que realiza treinamentos mensais sobre diferentes assuntos de assistência hospitalar, promovendo a atualização e reciclagem da sua equipe assistencial.
E o que é broncoaspiração?
Muita gente que não atua na área da saúde, principalmente, pode não saber do que se trata. A broncoaspiração é a entrada de substâncias estranhas, tais como alimentos e saliva, na via respiratória. Isto pode ocorrer pelo enfraquecimento dos músculos usados na deglutição, o que pode causar a dificuldade no ato de engolir, também conhecida como disfagia. Pronto, entendido.
Não somente o paciente idoso pode apresentar esta situação, mas pessoas com comprometimentos motores de diferentes origens e pacientes submetidos à intubação de vias aéreas por muito tempo – como ocorre com frequência no Hospital Espanhol.
O palestrante da Semana no HE, Henrique Porto, comentou: “Muitos pacientes daqui permanecem sob intubação orotraqueal, precisam de traqueostomia, fazem uso de sonda nasogástrica por determinado período, sem oferta de alimentação via oral. Tudo isso agrava a retomada da deglutição, aumentando o risco da broncoaspiração”.
Saadia Rêgo é enfermeira do HE, participou da palestra e a considerou muito boa. “O assunto é fundamental para a enfermagem que cuida dos pacientes na extubação e readaptação da sua rotina alimentar. Além dos idosos que precisam de vigilância durante as refeições. O palestrante tem muito conhecimento teórico e prático o que facilita à explanação. Eu adorei!”
As trocas multidisciplinares embasam e enriquecem os cuidados multidisciplinares, trazendo melhorias para a capacitação das equipes de assistência. E quem ganha com isso, além dos profissionais qualificados? Os pacientes, razão dos serviços de saúde.
O último slide da palestra foi uma imagem do Pequeno Príncipe com a citação do seu autor, Antoine de Saint-Exupéry: “O essencial é invisível aos olhos”. E o palestrante Henrique Porto completou: “a broncoaspiração também!”