Barra Últimos dias: Exposição Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência se encerra dia 27 de agosto - Business Feed
Connect with us

Entretenimento

Últimos dias: Exposição Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência se encerra dia 27 de agosto

Published

on

Instalada no Memorial da Resistência, a mostra condensa mais de um século da história da população negra no Estado de São Paulo

Quem ainda não visitou a exposição Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistênciainstalada no Memorial da Resistência de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, tem até o dia 27 de agosto para conhecer gratuitamente os registros que revelam a vida cotidiana da população negra no Estado de São Paulo, a partir de 1888 até os dias atuais. A mostra reconta diferentes experiências subjetivas e coletivas que formaram conexões de lutas por direitos, solidariedade antirracista e afirmação da vida negra, com cultura e lazer, como forma de resistência. A curadoria foi realizada pelo escritor e sociólogo Mário Medeiros, com o apoio da historiadora Pâmela de Almeida Resende e da pesquisadora Carolina Junqueira Faustini.

A instalação ocupa 689 m² do museu e reúne 450 itens, divididos entre fotografias, cartazes, revistas, jornais, documentos da repressão e manifestações artísticas. Tem a participação de artistas e fotógrafos como Bruno Baptistelli, Geraldo Filme, João Pinheiro, Moisés Patrício, No Martins, Renata Felinto, Sidney Amaral, Wagner Celestino, Jesus Carlos, Mariana Ser, Monica Cardim e Tiago Alexandre e Soberana Ziza.

Antes mesmo de adentrar ao museu, os visitantes são impactados com um grande painel chamado “Fio da Memória”, que mede 21m x 4,60m, e foi criado pela multiartista e grafiteira paulistana Soberana Ziza. A obra, que convida a conhecer a exposição completa, foi inspirada pela frase “Afinal, o século XXI é negro, feminino e nosso. Basta apenas tomá-lo em nossas mãos”, publicada no Gelefax, jornal do Geledés (Instituto da Mulher Negra), em 1997.

Segundo o idealizador Mário Medeiros, a motivação central é contar como a experiência negra, frequentemente ocultada, caminhou em conjunto com a construção da cidadania brasileira e compôs a luta por direitos. A cidade de São Paulo colonial, por exemplo, teve em sua construção a participação de muitas pessoas escravizadas, libertas ou cidadãos negros, como Joaquim Pinto de Oliveira (Tebas), ex-escravizado e arquiteto. Em uma metrópole na qual só se olhava para o futuro, houve um apagamento da história dos lugares e da presença negra, mostrando na prática que enquanto houver racismo, não haverá democracia.

“Em todos esses períodos, os associativismos e movimentos negros sempre estiveram lá e é importante reconhecê-los, homenageá-los e aprender com essas vidas negras impressionantes. São pessoas que lutaram para existir em um tempo melhor. Ao fazer isso, pensaram em si e em seus descendentes. A luta por direitos é incessante, justa, pública e encontrará a sua vitória, através de nossas ações e nossos compromissos antirracistas públicos com relação ao passado, presente e ao futuro”, diz o curador da mostra.

Para Ana Pato, Coordenadora do Memorial da Resistência, a realização da exposição, que foi inaugurada em junho de 2022 e teve o seu encerramento prorrogado, representa um marco histórico. ”Reforçamos a missão que o Memorial tem com a luta pela valorização dos princípios democráticos, pelo exercício da cidadania e pela educação em direitos humanos. Entendemos que é urgente nos indagarmos enquanto cidadãos sobre a nossa responsabilidade na perpetuação do racismo e como podemos nos engajar na luta antirracista para construir uma sociedade verdadeiramente democrática. Esta exposição é um convite para seguirmos os fios tecidos por mulheres e homens negros em torno de suas memórias e fabulações por um futuro.”

A exposição se divide em oito eixos: Territórios negros e memórias em disputa: a persistênca no espaço | Associativismo, Clubes, Entidades e Irmandades: a força do coletivo | Imprensa negra paulista e circulação das ideias: a comunicação como meio de luta | Literatura negra: o direito à imaginação | Espaços de sociabilidade e resistência: as ruas, os salões e os palcos como lugares de direitos | Repressão, vigilância e resistência, 1930-1980 | Redemocratização e Nova República: a democracia é uma luta negra | Enfrentando a tripla opressão – O século XXI é negro, feminino e nosso.

Conheça mais detalhes de cada eixo clicando aqui

 *A mostra, lançada em 4 de junho de 2022, ficará em cartaz no Memorial da Resistência de São Paulo até 27 de agosto de 2023. Foi criada em colaboração com organizações e coletivos convidados, como a Coalização Negra por Direitos, a revista O Menelick 2º Ato, a Capulanas Cia de Arte Negra e o Ilú Obá de Min, em parceria com os arquivos e acervos de cultura negra no AEL – Unicamp, o Arquivo Público do Estado de São Paulo, o Museu da Imagem e do Som, a Pinacoteca do Estado, e o Condephaat.

 Sobre o Memorial da Resistência de São Paulo

O Memorial da Resistência de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, tem como missão a valorização e a preservação das memórias da repressão e da resistência políticas no Brasil republicano, especialmente no período da Ditadura Civil-Militar (1964-1985). Este trabalho é realizado por meio da educação, da pesquisa, além da organização de exposições temáticas norteadas pela defesa da cidadania, da democracia e dos direitos humanos. Entre 1940 e 1983, funcionou no edifício que hoje abriga o Memorial o Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops-SP), uma das polícias políticas mais truculentas do país, fazendo do espaço museu um local com enorme valor histórico e simbólico.

Sobre Mário Augusto Medeiros da Silva

Docente na UNICAMP, possui graduação em Ciências Sociais (2003), mestrado em Sociologia (2006) e doutorado em Sociologia (2011) pela mesma Universidade. É Diretor Adjunto do Arquivo Edgar Leuenroth – AEL/Unicamp (2020-). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica, atuando sobretudo com as temáticas Pensamento Social Brasileiro, Literatura e Sociedade e Intelectuais Negros. Recebeu, em 2013, o Prêmio para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa, do Centro de Estudos Sociais, da Universidade Coimbra. É autor do livro “Gosto de Amora” (Editora Malê, 2019), finalista da 62ªedição do Prêmio Jabuti; e de “Numa Esquina do Mundo (Editora Kapulana, 2020), semifinalista do Prêmio Oceanos de Língua Portuguesa”

Serviço

Exposição: Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência

Período: até 27 de agosto de 2023 (domingo)

Faixa etária: Livre

Entrada: Grátis

Local: Memorial da Resistência de São Paulo

Endereço: Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia

Horário: quarta a segunda, das 10h às 18h (fecha às terças)

Os ingressos do Memorial estão disponíveis no site e na bilheteria do prédio.  Reservas aqui.

Acompanhe as redes do Memorial: Site | Facebook | Instagram | Twitter | Youtube

Continue Reading
Advertisement

Entretenimento

Fandom Box: marca promete “novidades de arrepiar” para o Dia das Bruxas

Published

on

Na noite da última quarta-feira (16/10), Marcelo Silva, gerente de Marketing da Fandom Box, e Amanda Zinato, diretora da Lider Brinquedos, participaram do programa Quem Não Faz Toma, da 89 FM, e trouxeram diversas novidades para animar os colecionadores de todo o Brasil.

Com a chegada do Halloween, a marca já anuncia que tem “novidades de arrepiar” para os colecionadores até o fim do mês, mas para aqueles que já querem entrar no clima de terror, já estão disponíveis colecionáveis exclusivos da série Wandinha, com duas versões da protagonista, Enide e Mãozinha, e também o lançamento que chegou junto com seu novo filme, Beetlejuice.

image 7 24

E não para por aí: ainda no mês de outubro, a Fandom Box anuncia participação na Corrida do Bob Esponja que acontecerá no dia 26/10, e também na exposição do Castelo Rá-Tim-Bum, com inauguração já  nesta semana (16/10). A marca estará presente nos dois eventos com os produtos para venda e os já conhecidos Fandoms instagramáveis para os fãs registrarem o momento.

image 7 22

Sobre a Fandom Box

Criada em 2023, a marca nasceu do desejo da Fabricante Lider Brinquedos em inovar e oferecer para os fãs a possibilidade de eternizar grandes personagens, que fizeram ou fazem parte da história do imaginário coletivo, trazendo os selos Fandom com características únicas, Classic com reproduções fieis dos personagens, e Baby com traços mais delicados. Apresentando bonecos de Turma da Mônica, Harry Potter, Friends, Bob Esponja, Snoopy, Silvinho, Castelo Rá-Tim-Bum e muitos outros, com a exclusiva box transparente, a Fandom traz toda a magia do colecionismo para os fãs desses personagens.

image 7 25

Continue Reading

Entretenimento

Radar Records apresenta volume 2 da série “As 10 Mais” do cantor Marciano

Published

on

Radar Records acaba de anunciar o lançamento do volume 2 da série “As 10 Mais”, do cantor Marciano.

Um dos maiores nomes da música sertaneja o cantor Marciano, por muitos anos fez sucesso ao lado do companheiro João Mineiro na dupla João Mineiro e Marciano, e depois seguiu em carreira solo.

O cantor que nos últimos anos usava o título de “O inimitável”, nos deixou no ano de 2019, e suas músicas fazem o maior sucesso até hoje nas plataformas digitais.

A série “As 10 Mais”, apresenta as 10 melhores faixas de alguns dos artistas mais amados
e icônicos do cenário musical brasileiro.

O single já está disponível nas principais plataformas digitais como Spotify, Deezer e Amazon Music. Ouça agora em: https://found.ee/as10mais_marciano

Continue Reading

Entretenimento

Nova Era das Medicações para o Emagrecimento: Como a Semaglutida e a Tirzepatida Transformam o Tratamento da Obesidade – Dra. Kelly Colombo Explica

Published

on

Nos últimos anos, o tratamento da obesidade tem passado por uma verdadeira revolução, impulsionada por avanços farmacológicos que prometem resultados duradouros. Duas das medicações mais comentadas neste cenário são a Semaglutida e a Tirzepatida, que têm mostrado grande eficácia na perda de peso e no controle dos sintomas relacionados à obesidade. Mas como elas funcionam, e será que estamos diante de uma solução definitiva para o tratamento dessa doença crônica?

Para começar, é importante entender que a obesidade é uma condição complexa e multifatorial, que exige um tratamento contínuo e integrado. A Dra. Kelly Colombo, explica que “mesmo quando o paciente alcança o peso desejado, o tratamento deve continuar, pois a obesidade é uma doença que, se não controlada, pode levar ao reganho de peso e outros problemas de saúde”.

Essas novas medicações trazem uma abordagem mais eficiente ao atuar não apenas na redução do peso, mas também no controle de hábitos alimentares e na manutenção da saúde a longo prazo.

A chegada de novos medicamentos como o Wegovy, à base de Semaglutida, e o Mounjaro, composto por Tirzepatida, trouxe uma nova era no tratamento da obesidade. “A Semaglutida, já conhecida por ser o principal componente do Ozempic, agora também é usada em doses mais altas para o tratamento da obesidade no Wegovy. Esse medicamento age no controle do apetite e no aumento da saciedade, levando a uma perda de peso significativa”, explica a Dra. Kelly.

O Wegovy, na dosagem de 2,5 mg semanal, pode proporcionar uma perda de peso de 12% a 17% do peso corporal total. No entanto, muitos pacientes relatam dificuldades em lidar com os efeitos colaterais, como constipação intestinal, náuseas e sensação de plenitude gástrica, o que pode tornar o uso prolongado inviável. “É um tratamento eficaz, mas algumas pessoas encontram dificuldades em manter o uso devido ao desconforto causado pelas doses mais elevadas”, ressalta a especialista.

A grande novidade no tratamento da obesidade, segundo a Dra. Kelly, é a Tirzepatida, aprovada em 2023 e comercializada como Mounjaro. Essa medicação simula a ação de dois hormônios intestinais, promovendo maior saciedade e uma queima de gordura acelerada, independentemente da ingestão calórica diária. “A Tirzepatida proporciona uma perda de peso ainda mais expressiva, em torno de 27%, o que significa que uma pessoa com 100 kg pode perder até 30 kg durante o tratamento”, destaca.

Além disso, o Mounjaro oferece uma vantagem significativa em termos de tolerabilidade. “A medicação tem menos efeitos colaterais incômodos, como as náuseas intensas e a constipação, tornando possível o uso prolongado sem grandes desconfortos. Isso possibilita que o paciente continue o tratamento por mais tempo, garantindo uma manutenção adequada do peso perdido”, explica Dra. Kelly.

Apesar dessas inovações, a Dra. Kelly reforça que nenhuma medicação é uma solução mágica. “A obesidade é uma doença multifatorial e crônica, e o sucesso do tratamento depende de uma abordagem integrada. O uso de medicamentos como a Semaglutida ou a Tirzepatida deve ser acompanhado de mudanças no estilo de vida, como a adoção de uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos. O tratamento médico e o seguimento nutricional são essenciais para garantir resultados duradouros”, afirma.

A Dra. Kelly Colombo também lembra que a escolha entre a Semaglutida e a Tirzepatida deve ser feita individualmente, levando em consideração as necessidades de cada paciente. “Ambos os medicamentos têm seu lugar no tratamento da obesidade, mas é fundamental que o paciente esteja sob orientação médica. O acompanhamento regular é necessário para ajustar as doses, monitorar os efeitos colaterais e garantir que o tratamento esteja sendo eficaz e seguro”, finaliza.

Com a chegada dessas medicações inovadoras, estamos entrando em uma nova era no tratamento da obesidade, onde é possível obter resultados semelhantes aos de procedimentos cirúrgicos, como a bariátrica, sem a necessidade de cirurgia. Para quem enfrenta o desafio do excesso de peso, essas opções trazem uma nova esperança, mas a Dra. Kelly Colombo lembra: “A chave do sucesso está no equilíbrio entre medicação, alimentação e atividade física. O cuidado contínuo com a saúde é o verdadeiro caminho para vencer a obesidade

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Entretenimento28 minutos ago

Fandom Box: marca promete “novidades de arrepiar” para o Dia das Bruxas

Na noite da última quarta-feira (16/10), Marcelo Silva, gerente de Marketing da Fandom Box, e Amanda Zinato, diretora da Lider Brinquedos,...

Negócios39 minutos ago

Inovação e maturidade caminham juntas numa aposta de inclusão e diversidade etária no mercado de trabalho

Miner contrata jovens criativos e idosos experientes para impulsionar o crescimento de projetos estratégicos da empresa. No atual cenário de...

Entretenimento52 minutos ago

Radar Records apresenta volume 2 da série “As 10 Mais” do cantor Marciano

A Radar Records acaba de anunciar o lançamento do volume 2 da série “As 10 Mais”, do cantor Marciano. Um dos maiores nomes da...

Empreendedorismo1 hora ago

Beleza e ciência em harmonia. Estética regenerativa para cada essência

Com tratamentos personalizados e tecnologia de ponta, o Espaço Garcia Mendes utiliza ativos regeneradores para potencializar a sua beleza única,...

Business2 horas ago

Inteligência artificial impacta criação de conteúdo no Brasil e no mundo

Oito em cada dez usuários de IA já a utilizam para produzir artigos e outros conteúdos criativos, aponta pesquisa Nos...

Business13 horas ago

Ateliê Cristiane Bastos leva o poder da automaquiagem para empresas com o Automake Business

Saúde14 horas ago

Forbulário: Revolucionando o Cuidado com a Saúde e Beleza

A Forbulário, uma das farmácias de manipulação em ascensão no estado de São Paulo, vem se consolidando como referência em...

Saúde18 horas ago

Podcast Conexão Daniella homenageia o Dia do Dentista com participação de Rafael Decurcio

No episódio, Daniella Mendonça, com mais de 25 anos de experiência, debate com Rafael Decurcio os avanços e desafios da...

Negócios18 horas ago

O Plágio que Mudou a Carreira de Marcos Marafigo

Uma experiência negativa levou Marcos a se tornar um especialista respeitado na proteção de marcas A vida de Marcos Marafigo...

Geral19 horas ago

Plástico: necessidade ou escolha? Consumo consciente é essencial

Apesar das preocupações ambientais associadas ao uso contínuo do plástico, o consumo consciente desse produto é essencial em diversas situações....

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed