Barra
Connect with us

Entretenimento

Últimos dias: Exposição Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência se encerra dia 27 de agosto

Published

on

Instalada no Memorial da Resistência, a mostra condensa mais de um século da história da população negra no Estado de São Paulo

Quem ainda não visitou a exposição Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistênciainstalada no Memorial da Resistência de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, tem até o dia 27 de agosto para conhecer gratuitamente os registros que revelam a vida cotidiana da população negra no Estado de São Paulo, a partir de 1888 até os dias atuais. A mostra reconta diferentes experiências subjetivas e coletivas que formaram conexões de lutas por direitos, solidariedade antirracista e afirmação da vida negra, com cultura e lazer, como forma de resistência. A curadoria foi realizada pelo escritor e sociólogo Mário Medeiros, com o apoio da historiadora Pâmela de Almeida Resende e da pesquisadora Carolina Junqueira Faustini.

A instalação ocupa 689 m² do museu e reúne 450 itens, divididos entre fotografias, cartazes, revistas, jornais, documentos da repressão e manifestações artísticas. Tem a participação de artistas e fotógrafos como Bruno Baptistelli, Geraldo Filme, João Pinheiro, Moisés Patrício, No Martins, Renata Felinto, Sidney Amaral, Wagner Celestino, Jesus Carlos, Mariana Ser, Monica Cardim e Tiago Alexandre e Soberana Ziza.

Antes mesmo de adentrar ao museu, os visitantes são impactados com um grande painel chamado “Fio da Memória”, que mede 21m x 4,60m, e foi criado pela multiartista e grafiteira paulistana Soberana Ziza. A obra, que convida a conhecer a exposição completa, foi inspirada pela frase “Afinal, o século XXI é negro, feminino e nosso. Basta apenas tomá-lo em nossas mãos”, publicada no Gelefax, jornal do Geledés (Instituto da Mulher Negra), em 1997.

Segundo o idealizador Mário Medeiros, a motivação central é contar como a experiência negra, frequentemente ocultada, caminhou em conjunto com a construção da cidadania brasileira e compôs a luta por direitos. A cidade de São Paulo colonial, por exemplo, teve em sua construção a participação de muitas pessoas escravizadas, libertas ou cidadãos negros, como Joaquim Pinto de Oliveira (Tebas), ex-escravizado e arquiteto. Em uma metrópole na qual só se olhava para o futuro, houve um apagamento da história dos lugares e da presença negra, mostrando na prática que enquanto houver racismo, não haverá democracia.

“Em todos esses períodos, os associativismos e movimentos negros sempre estiveram lá e é importante reconhecê-los, homenageá-los e aprender com essas vidas negras impressionantes. São pessoas que lutaram para existir em um tempo melhor. Ao fazer isso, pensaram em si e em seus descendentes. A luta por direitos é incessante, justa, pública e encontrará a sua vitória, através de nossas ações e nossos compromissos antirracistas públicos com relação ao passado, presente e ao futuro”, diz o curador da mostra.

Para Ana Pato, Coordenadora do Memorial da Resistência, a realização da exposição, que foi inaugurada em junho de 2022 e teve o seu encerramento prorrogado, representa um marco histórico. ”Reforçamos a missão que o Memorial tem com a luta pela valorização dos princípios democráticos, pelo exercício da cidadania e pela educação em direitos humanos. Entendemos que é urgente nos indagarmos enquanto cidadãos sobre a nossa responsabilidade na perpetuação do racismo e como podemos nos engajar na luta antirracista para construir uma sociedade verdadeiramente democrática. Esta exposição é um convite para seguirmos os fios tecidos por mulheres e homens negros em torno de suas memórias e fabulações por um futuro.”

A exposição se divide em oito eixos: Territórios negros e memórias em disputa: a persistênca no espaço | Associativismo, Clubes, Entidades e Irmandades: a força do coletivo | Imprensa negra paulista e circulação das ideias: a comunicação como meio de luta | Literatura negra: o direito à imaginação | Espaços de sociabilidade e resistência: as ruas, os salões e os palcos como lugares de direitos | Repressão, vigilância e resistência, 1930-1980 | Redemocratização e Nova República: a democracia é uma luta negra | Enfrentando a tripla opressão – O século XXI é negro, feminino e nosso.

Conheça mais detalhes de cada eixo clicando aqui

 *A mostra, lançada em 4 de junho de 2022, ficará em cartaz no Memorial da Resistência de São Paulo até 27 de agosto de 2023. Foi criada em colaboração com organizações e coletivos convidados, como a Coalização Negra por Direitos, a revista O Menelick 2º Ato, a Capulanas Cia de Arte Negra e o Ilú Obá de Min, em parceria com os arquivos e acervos de cultura negra no AEL – Unicamp, o Arquivo Público do Estado de São Paulo, o Museu da Imagem e do Som, a Pinacoteca do Estado, e o Condephaat.

 Sobre o Memorial da Resistência de São Paulo

O Memorial da Resistência de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, tem como missão a valorização e a preservação das memórias da repressão e da resistência políticas no Brasil republicano, especialmente no período da Ditadura Civil-Militar (1964-1985). Este trabalho é realizado por meio da educação, da pesquisa, além da organização de exposições temáticas norteadas pela defesa da cidadania, da democracia e dos direitos humanos. Entre 1940 e 1983, funcionou no edifício que hoje abriga o Memorial o Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops-SP), uma das polícias políticas mais truculentas do país, fazendo do espaço museu um local com enorme valor histórico e simbólico.

Sobre Mário Augusto Medeiros da Silva

Docente na UNICAMP, possui graduação em Ciências Sociais (2003), mestrado em Sociologia (2006) e doutorado em Sociologia (2011) pela mesma Universidade. É Diretor Adjunto do Arquivo Edgar Leuenroth – AEL/Unicamp (2020-). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica, atuando sobretudo com as temáticas Pensamento Social Brasileiro, Literatura e Sociedade e Intelectuais Negros. Recebeu, em 2013, o Prêmio para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa, do Centro de Estudos Sociais, da Universidade Coimbra. É autor do livro “Gosto de Amora” (Editora Malê, 2019), finalista da 62ªedição do Prêmio Jabuti; e de “Numa Esquina do Mundo (Editora Kapulana, 2020), semifinalista do Prêmio Oceanos de Língua Portuguesa”

Serviço

Exposição: Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência

Período: até 27 de agosto de 2023 (domingo)

Faixa etária: Livre

Entrada: Grátis

Local: Memorial da Resistência de São Paulo

Endereço: Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia

Horário: quarta a segunda, das 10h às 18h (fecha às terças)

Os ingressos do Memorial estão disponíveis no site e na bilheteria do prédio.  Reservas aqui.

Acompanhe as redes do Memorial: Site | Facebook | Instagram | Twitter | Youtube

Continue Reading
Advertisement

Entretenimento

Cris Wahlus é eleita “Melhor do Ano” em Biomedicina no Paraná e se destaca na área de estética avançada

Published

on

Dra. Cris Wahlus

A biomédica Cris Wahlus foi consagrada como “Melhor do Ano” em Biomedicina no estado do Paraná, em uma premiação que reconhece profissionais que se destacaram por sua excelência técnica, impacto social e inovação dentro da área biomédica. O reconhecimento, que é considerado um dos mais importantes da categoria, reforça a trajetória de sucesso de Cris e sua contribuição crescente para a biomedicina estética.

Com uma atuação sólida e respeitada, Cris Wahlus tem se tornado referência na aplicação de técnicas avançadas de harmonização facial e glútea, conquistando clientes não só no Paraná, mas também de outros estados. Seu trabalho é pautado pela ética, segurança, resultados naturais e personalização no atendimento, o que a diferencia em um mercado cada vez mais exigente.

A harmonização facial realizada por Cris é um de seus principais serviços, e vai muito além de estética: ela busca realçar a beleza individual, respeitando a simetria e os traços naturais de cada paciente. Já a harmonização glútea, técnica cada vez mais procurada, é feita com alta precisão e responsabilidade, proporcionando resultados visíveis e seguros, com foco na autoestima e no bem-estar dos pacientes.

Além da atuação clínica, Cris também é conhecida por compartilhar conhecimento com colegas de profissão e por participar ativamente de eventos e congressos da área. Seu compromisso com a formação continuada e a atualização constante em novas técnicas e tecnologias é um dos pilares do seu sucesso.

“Esse prêmio é o reconhecimento de anos de dedicação, estudo e amor pelo que faço. A biomedicina me permitiu transformar vidas, não apenas pela estética, mas pela autoestima e saúde emocional dos meus pacientes”, afirmou Cris durante seu discurso de agradecimento na cerimônia de premiação.

Com um trabalho que une ciência, cuidado e estética de forma ética e moderna, Cris Wahlus se consolida como um dos grandes nomes da biomedicina paranaense. Sua conquista como “Melhor do Ano” representa não apenas um marco em sua carreira, mas também um incentivo à valorização da profissão e à excelência no atendimento em saúde e beleza.

Com um olhar atento às tendências e uma abordagem humanizada, Cris Wahlus continua expandindo sua atuação, sempre em busca de aperfeiçoamento e inovação. Sua missão vai além de oferecer procedimentos estéticos — ela busca transformar a relação das pessoas com a própria imagem, promovendo autoestima, autoconfiança e bem-estar. Em um cenário onde a estética caminha lado a lado com a saúde emocional, profissionais como Cris se tornam essenciais, mostrando que a verdadeira beleza está no equilíbrio entre técnica, ética e cuidado com o ser humano.

Continue Reading

Entretenimento

Menopausa sem tabu: médica Gabriela Azevedo reforça a importância do acolhimento e informação para mulheres nessa fase

Published

on

médica Gabriela Azevedo

Durante décadas, a menopausa foi tratada com silêncio ou medo. Para muitas mulheres, ela ainda é sinônimo de desconforto, envelhecimento e perda de vitalidade. No entanto, profissionais como a médica Gabriela Azevedo vêm trabalhando para transformar essa narrativa e trazer luz a um tema essencial: o cuidado com a saúde da mulher durante e após a menopausa. 

Especialista em saúde da mulher, Gabriela Azevedo tem se destacado por sua abordagem acolhedora e atualizada. Em suas consultas e palestras, ela reforça que a menopausa é uma fase natural da vida feminina e deve ser encarada com informação, apoio e autocuidado. 

“A menopausa não é o fim de nada. É uma nova fase que pode ser vivida com equilíbrio, saúde e plenitude, desde que a mulher esteja amparada e bem orientada”, afirma a médica. 

A transição para a menopausa, geralmente entre os 45 e 55 anos, pode vir acompanhada de sintomas como ondas de calor, alterações de humor, insônia e diminuição da libido. Gabriela destaca que, embora esses sintomas sejam comuns, eles não precisam ser ignorados ou normalizados como um sofrimento obrigatório. 

Ela defende uma abordagem individualizada, que pode incluir mudanças no estilo de vida, acompanhamento psicológico e, quando necessário, terapias hormonais seguras e bem indicadas. Mais do que tratar os sintomas, seu foco está em proporcionar bem-estar físico e emocional. 

Além da atuação em consultório, Gabriela Azevedo também tem se dedicado a ampliar o debate sobre menopausa nas redes sociais e eventos. Ela acredita que o conhecimento é o principal aliado da mulher nessa fase. “A informação liberta. Quando a mulher entende o que está acontecendo com seu corpo, ela se sente mais segura para fazer escolhas e buscar ajuda.” 

Com sua voz firme e empática, a médica tem ajudado a romper estigmas e mostrar que a menopausa não precisa ser um período de perdas, mas sim de transformação e renovação. “É hora de parar de temer a menopausa. Ela pode ser o começo de uma das fases mais livres da vida da mulher”, conclui. 

Em tempos em que a saúde feminina ganha cada vez mais espaço, iniciativas como as da Dra. Gabriela Azevedo são fundamentais para garantir que nenhuma mulher passe por essa fase sozinha ou desinformada. 

Continue Reading

Entretenimento

Bruno & Barretto comemoram 10 anos de carreira com “Sistemão”

Published

on

(crédito para Guilherme Santos)

Na semana em que lançam uma nova faixa em parceria com CountryBeat, dupla registra o revolucionário audiovisual em Londrina (PR), revivendo os tempos áureos das violadas universitárias

10 anos de carreira e um legado de extrema importância no sertanejo. Representantes do grave, Bruno & Barretto detêm a chancela de precursores do agronejo, movimento que mudou o curso da indústria fonográfica nacional, dando voz ao homem do campo, valorizando suas conquistas e exaltando a força extraordinária do agro. Dando início às comemorações de uma marca tão emblemática, gravaram na noite de ontem (9), um novo projeto batizado “Sistemão Bruno & Barretto”.

Na cidade de Londrina (PR), em meio a amigos e convidados especiais, registraram 12 faixas divididas entre cinco inéditas e sete releituras. Com a produção musical assinada por Cleiton Pekois, direção de vídeo da Calazans Records e direção geral de Chico Silva, os cantores retornaram à época memorável do universitário, outro movimento revolucionário do sertanejo, para eternizar canções que atingiram o topo do ranking no Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Obras de Kleo Dibah & Rafael, Eric & Matheus, Pedro Henrique & Fernando, Brenno Reis & Marco Viola, João Márcio & Fabiano, e das estrelas Chitãozinho & Xororó, Jads & Jadson e Cristiano Araújo, receberam arranjos especiais para, agora, também pertencerem ao repertório bruto de Bruno & Barretto.

As inéditas, atribuídas ao setlist de “Sistemão Bruno & Barretto”, já nasceram com destino certo. Modas que navegam entre o country e as derramadas chegam para integrar a galeria de sucessos ao lado de tantos hits, já consolidados nas vozes dos artistas. Anteriormente, Bruno & Barretto disponibilizaram as guias nas redes sociais e canal do YouTube. “Me Joga no Mato” ganhou destaque ao performar com excelência, dando indícios de uma nova preferida entre os fãs.

Reconhecidos pelo pioneirismo ao fundir ritmos diferentes às canções interpretadas, em “Sistemão Bruno & Barretto” eles deram adeus às influências diretas do trap, rap e funk, mas sem deixar de ousar na modernidade e sofisticação.

Mais do que um novo projeto, “Sistemão Bruno & Barretto” é conceitual e chega para celebrar os 10 anos de carreira e reviver os tempos áureos da popularização definitiva do gênero, que ultrapassou barreiras inimagináveis, tornando-se febre no público mais jovem, principalmente os universitários.

O audiovisual foi bem à moda Bruno & Barretto. O Paraná, sempre inspirador, foi pano de fundo para o belíssimo palco, rico em elementos modernos, mas que honrou a cultura e tradição com fenos e madeira. E como não poderia ser diferente, em comemoração de sertanejo, além da moda da melhor qualidade, é preciso ter churrasco, cerveja e amigos. A ideia é replicar o “Sistemão Bruno & Barretto” em todo o Brasil. O DVD ganha força ao ser fortemente avaliado como label e, desta forma, entrar na prateleira de apresentações memoráveis e diferenciadas.

Donos de marcas e números surpreendentes, com mais de 180 apresentações realizadas em 2024 e vídeos que superam 164 milhões de views, Bruno & Barretto continuam a percorrer a trajetória vitoriosa na música sertaneja. Na semana em que foram anunciados na grade da Festa do Peão de Barretos, com show confirmado em 26 de agosto, onde esperam milhares de pessoas fiéis à cultura da bota, chapéu e fivela, os cantores lançam “Gerente da Sicredi” feat. CountryBeat.

O encontro entre eles literalmente parou a cidade de Maringá (PR). Amigos, Bruno, Barretto, Mateus Félix e Leo Souzza (CountryBeat), se reuniram no tradicional ‘Seu Petrônio Bar’ (e de surpresa) para registrar o filme que promete colecionar milhões de visualizações no canal do YouTube. O tiro certeiro e inesperado movimentou as redes sociais, já que “Gerente da Sicredi” une o talento de Félix e Souzza na composição divertida e os timbres incomparáveis de Bruno & Barretto.  ASSISTA!

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Dra. Cris Wahlus Dra. Cris Wahlus
Entretenimento1 dia ago

Cris Wahlus é eleita “Melhor do Ano” em Biomedicina no Paraná e se destaca na área de estética avançada

A biomédica Cris Wahlus foi consagrada como “Melhor do Ano” em Biomedicina no estado do Paraná, em uma premiação que...

Negócios1 dia ago

David Arty é escolhido para elaborar trilha de UX Design em programa do Grupo Boticário

(Créditos: Arquivo Pessoal – Divulgação Épik Comunicação) No Brasil, o acesso à tecnologia ainda é uma questão que atinge um...

Famosos2 dias ago

Pai William de Oxóssi inspira jovens em sua missão de promover a tolerância e o respeito entre crenças

Com 24 anos de vivência no Candomblé, Pai William de Oxóssi tornou-se uma figura de respeito e influência no cenário...

blog2 dias ago

Marcelo Feliciano Nicolau: Uma Vida Dedicada à Educação e ao Serviço Público

Compromisso e Paixão na Construção de uma Educação Transformadora A trajetória de Marcelo Feliciano Nicolau é um testemunho eloquente de...

Negócios2 dias ago

Especialista Nayara Peixoto critica falência da ressocialização penal no Brasil: “O Estado tem punido, mas não reeducado”

O discurso da ressocialização ainda é amplamente usado pelo sistema penal brasileiro, mas para quem conhece de perto a realidade...

Geral2 dias ago

Gerson Fogaça: Arte contemporânea além das fronteiras

Artista investiga a fluidez dos espaços urbanos e as relações humanas com o ambiente em constante transformação Nascido na Cidade...

Celebridades2 dias ago

Evento social com Pe. Reginaldo Manzotti busca arrecadar toneladas de alimentos

Nesta sexta-feira, 11 de abril, a partir das 19h, o Padre Reginaldo Manzotti promove mais uma edição do Especial Compromisso...

médica Gabriela Azevedo médica Gabriela Azevedo
Entretenimento2 dias ago

Menopausa sem tabu: médica Gabriela Azevedo reforça a importância do acolhimento e informação para mulheres nessa fase

Durante décadas, a menopausa foi tratada com silêncio ou medo. Para muitas mulheres, ela ainda é sinônimo de desconforto, envelhecimento...

Saúde2 dias ago

Dr. Ivan Rollemberg leva a TOUR HUMAN CLINIC para quatro cidades em abril

Referência em procedimentos estéticos com resultados naturais e foco na autoestima, o renomado especialista Dr. Ivan Rollemberg inicia neste mês...

Negócios2 dias ago

Antigos Maringá: onde a paixão por carros clássicos se transforma em experiências inesquecíveis

Maringá, PR – Em um cenário onde a memória se mistura com a elegância do design automotivo, a empresa Antigos...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed