A regulamentação das IAs e a necessidade de responsabilizar os agentes desenvolvedores - Business Feed
Connect with us

Negócios

A regulamentação das IAs e a necessidade de responsabilizar os agentes desenvolvedores

Published

on

Por Alexandre Pegoraro *

Do ponto de vista tecnológico, uma das maiores revoluções registradas na era recente diz respeito à Inteligência Artificial. Mesmo não sendo algo totalmente novo, os avanços obtidos no desenvolvimento desta ferramenta tecnológica neste período histórico contemporâneo têm gerado expectativas positivas dos especialistas e estudiosos no que tange a diversos fatores sociais e econômicos, os quais, é certo, tendem a resultar em benefícios para a sociedade. Entretanto, do mesmo modo que tem causado frisson, o artifício tem gerado um sinal de alerta nos peritos da área em razão de sua enorme complexidade, expansão e, o mais importante, seus respectivos riscos.

Não à toa tem se apontado o fator “regulamentação” como uma das possíveis formas de controle para a ferramenta disruptiva, especialmente após a chegada do ChatGPT. Isso porque as novas e sofisticadas IAs estão anos-luz à frente do que a humanidade conhecia até então, fato que tem proporcionado celeumas no que se refere à estruturação e controle de seu processo tecnológico. Questões como ética e moral, legalidade, defesa de minorias, padrões sociais adequados, direitos fundamentais, bem como uma análise criteriosa da base de dados construtiva das IAs são essenciais e imprescindíveis para mitigar erros no processo de formação, e primordiais para buscar o equilíbrio, a inovação, responsabilidade, segurança e proteção.

Todo este cuidado é necessário e premente, uma vez que já há a constatação por parte de analistas diretamente ligados à tecnologia, que referidos instrumentos, que desenvolvem aprendizados, têm a possibilidade de gerar informações distorcidas, isto é, inverdades que não só comprometem a validade e realidade dos processos, mas que propiciam negativas reações em cadeia. Por isso a urgência da regulamentação.

O problema é global. Entidades como MIT Technology Review tem classificado o cenário como um “velho oeste”, em uma clara alusão a um espaço virtual anômico, onde é tudo muito complexo e nebuloso. Por esta razão, países como China, Estados Unidos, bem como toda a União Europeia, estão em processo de desenvolvimento de regras para estabelecer parâmetros adequados para regulamentar algoritmos, controlar a publicidade, proteger os dados, responsabilizar os desenvolvedores e criar marcos legais que garantam o estabelecimento de regras em âmbitos federais.

A Comunidade Europeia também está atuando para se tornar um super-regulador do tema, aos moldes do que outrora foi realizado no que alude à questão de proteção dos dados. Assim, o Parlamento Europeu publicou um artigo sobre as oportunidades oferecidas pela IA aos serviços públicos, dentre as quais classificou o reforço da democracia, proteção e segurança, prevenção da criminalidade e no sistema de justiça penal, e na área militar, estratégias de defesa e ataque.

De acordo com o estudo, a atividade laboral associada à Inteligência artificial pode aumentar de 11% a 37% até 2035, 32% dos empregos nos países da OCDE podem vir a enfrentar mudanças substanciais, 14% dos empregos nas nações do mesmo grupo serão significantemente automatizáveis e a redução das emissões de gases com efeito de estufa tem uma queda estimativa de 1,5 a 4% até 2030.**

Em terras tupiniquins, mesmo não existindo, todavia, uma regulamentação específica, há o PL 2.338/2023, do senador e atual presidente da Câmara Alta, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e na Câmara dos Deputados o PL 21/2020, de autoria do deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE). No caso do primeiro, sua elaboração se deu sob o comando do Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Ricardo Villas Bôas Cuevas, tendo sido elaborado por um grupo de especialistas em direito digital. No que tange ao segundo, estariam previstos os princípios, direitos e deveres para uso da IA no Brasil.

Temas como limites para atuação do poder público por meio das IAs, uso de câmeras para identificação dos membros do corpo social, avaliações individuais de riscos, fiscalização, segurança e responsabilidade, tráfego, abastecimento de água, eletricidade, educação, bem como as autoridades competentes que farão o controle dos sistemas estão entre os que serão tratados nos referidos PLs.

A busca por equilíbrio torna-se, desse modo, mais do que necessária. Por essa razão é fundamental que a regulamentação acompanhe todas as transformações que têm ocorrido com as IAs. Afinal, tanto os benefícios dessa tecnologia, quanto o progresso financeiro e social resultantes destes, só serão alcançados pela sensatez.

* Alexandre Pegoraro é CEO da Kronoos

Continue Reading
Advertisement

Negócios

Quem é Tatiane Forte, a advogada que enfrenta os casos mais complexos do Brasil

Published

on

Com mais de 25 anos de atuação no setor de Comércio Exterior, Tatiane Forte se destaca como uma das advogadas mais influentes no Brasil, especialmente no setor empresarial. Fundadora e CEO do Grupo Forte, sua organização está presente em todos os estados brasileiros e em 11 países, com um faturamento de dezenas de milhões de reais. O Grupo Forte já foi o maior parceiro do Serasa no Brasil e também se sobressai no mercado de certificação digital, atendendo mais de 350 mil empresas nos últimos dez anos.

Além disso, Tatiane Forte é conhecida por sua forte atuação em processos envolvendo grandes conglomerados empresariais e sua capacidade de representar empresas em disputas de alto valor. Ela também possui uma abordagem inovadora, sempre buscando soluções rápidas e eficazes para seus clientes, utilizando métodos que combinam tecnologia e inteligência jurídica.

Tatiane Forte, movida por seu interesse no Direito, atua exclusivamente para empresários, gerenciando casos de grande impacto e complexidade. Sua experiência permite que ela conduza pessoalmente a estratégia jurídica de seus clientes, além de oferecer consultoria empresarial e manter contato com autoridades. Seu foco principal é o Comércio Internacional e o Direito Criminal, áreas em que construiu uma carreira sólida e respeitada. Recentemente, ela também passou a atuar em áreas emergentes, como o Direito Digital, em resposta às novas demandas do mercado.

Sua habilidade em equilibrar o Direito e o mundo empresarial torna Tatiane uma referência no mercado. Além de sua competência técnica, ela é conhecida por lidar diretamente com os desafios que surgem em cada processo, trazendo soluções eficazes. Seu compromisso com a ética e a transparência é um diferencial reconhecido por seus pares e clientes, o que lhe garante credibilidade e confiança em todos os setores onde atua.

Tatiane Forte também é escritora do best seller Líderes do Século XXI, onde discute temas de liderança empresarial. Ela compartilha mais sobre sua rotina profissional e conquistas no Instagram (@tatyforte), oferecendo uma visão prática de seu trabalho. Fora do mundo jurídico, Taty se envolve em causas sociais e é uma defensora ativa da educação e capacitação de mulheres no setor empresarial.

Ao longo de sua carreira, Taty Forte segue influenciando o setor jurídico brasileiro, proporcionando soluções diretas para seus clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Comércio Exterior no país. Sua trajetória é marcada pela inovação constante e pela busca de resultados concretos que fazem diferença na vida

Continue Reading

Negócios

Instituto Bichomania recebeu reconhecimento oficial como uma entidade de Utilidade Pública Estadual

Published

on

A Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei proposto pelo Deputado Danniel Oliveira, que reconhece o Instituto Bichomania de Proteção Animal e Preservação Ambiental como uma entidade de Utilidade Pública Estadual. Para Felipe Ribeiro, presidente do Isntituto, essa aprovação é motivo de grande felicidade, pois representa o reconhecimento do trabalho realizado pelo Instituto.

O Instituto Bichomania atua tanto na proteção dos animais quanto na preservação ambiental, incluindo a realização de reflorestamento na APA Serra do Maranguape. Além disso, estão desenvolvendo um projeto de revitalização de nascentes e planejam transformar uma área em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Na causa animal, o Instituto realiza diversos serviços, como eventos de adoção, doação de castrações e apoio a organizações que trabalham em prol dos animais.

Um dos destaques é o evento de adoção Bichomania e Sana, realizado em parceria com a Fundação Cultural Nipônico Brasileira, que é considerado um dos maiores do Brasil. Além disso, mantêm o site Adotapetce.com.br, dedicado à adoção permanente de animais. O Instituto também promove projetos de controle de natalidade por castrações e atendimento veterinário para animais carentes e sob os cuidados de protetores, ONGs e pessoas de baixa renda. Felipe Ribeiro destaca a importância dessas ações e agradece o apoio do Deputado Danniel Oliveira na proposição e aprovação do projeto de lei.

Continue Reading

Negócios

Fortaleza celebra Dia Mundial do Turismo com evento gratuito e aberto ao público

Published

on

Com o tema “Turismo e Paz”, evento promove debates sobre o papel transformador do turismo na construção de um futuro mais sustentável e inclusivo.

Fortaleza se prepara para sediar a celebração do Dia Mundial do Turismo 2024 e o Dia do Turismólogo, que acontece no próximo dia 25 de setembro, das 8h30 às 12h, no Auditório do SEBRAE Ceará, localizado na Av. Monsenhor Tabosa nº 777. Com o tema “Turismo e Paz”, o evento, promovido pela Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo Seccional Ceará (ABBTUR) em parceria com a Amorim Eventos, é gratuito e aberto ao público, e visa discutir como o turismo pode ser um fator decisivo na promoção da paz, da reconciliação e do desenvolvimento sustentável.

A abertura do evento ficará a cargo da cantora Debora Lee, ex-vocalista de renomadas bandas de forró como Zanzibar, Catuaba com Amendoim e Cavalo de Pau, que agora segue em carreira solo. Com sua simpatia e talento, Débora promete encantar o público presente e dar um tom especial ao início das celebrações, combinando sua voz vibrante com a temática do evento, reforçando o papel da cultura e da arte na promoção da paz e na construção de pontes entre diferentes povos e tradições.

A programação incluirá painéis, apresentações culturais e exposições que abordarão a convergência entre turismo e paz, destacando como viagens, intercâmbios culturais e práticas sustentáveis podem contribuir para a resolução de conflitos e para o fortalecimento de laços entre nações e culturas. Entre os palestrantes confirmados estão Daiana Macuxi, que apresentará o painel “Turismo como Ferramenta de Paz e Preservação Cultural: A Visão Indígena”, Marcelo Uchôa, que discutirá “Turismo, Paz e Direitos Humanos: A Preservação da Memória como Pilar da Justiça Social”, e Martír Silva, com o tema “Afroturismo, Direitos Humanos e Igualdade Racial: Caminhos para a Paz.”

Outro destaque da programação será a cerimônia de entrega do troféu Patativa, concedido pela ABBTUR desde 2003 para personalidades e entidades que têm contribuído significativamente para o desenvolvimento do turismo no Ceará. Os troféus são criados pela artesã Avany Oliveira em vidro e preenchidos com areias coloridas das falésias de Beberibe, simbolizando a rica cultura e a beleza natural da região.

Sílvia Guimarães, presidente da ABBTUR Ceará, destacou a importância do evento para consolidar Fortaleza como um dos principais destinos turísticos do Brasil. “O Dia Mundial do Turismo 2024 é uma oportunidade única para a comunidade de Fortaleza se reunir, compartilhar conhecimento e promover discussões fundamentais sobre o futuro do setor. Fortaleza tem experimentado um crescimento expressivo, especialmente como hub aéreo, recebendo cerca de 440 mil turistas apenas em julho deste ano, um aumento de 10,9% em relação ao mesmo período do ano anterior,” afirma Silvia, citando dados da Secretaria de Turismo do Ceará.

Ela ainda acrescenta, conforme os dados do Ipece, que “O turismo no Ceará registrou o maior crescimento no índice de atividades turísticas do Brasil em janeiro de 2024, com um aumento de 11,9%, superando o desempenho nacional, que teve uma queda de 0,8% no mesmo período. Em abril, o Ceará novamente alcançou o melhor resultado do país, com um crescimento de 6,8% nas atividades turísticas, muito acima da média nacional de 2,3%. Esses dados refletem a força do nosso estado como um destino turístico dinâmico e em crescimento constante. Além disso, o impacto econômico do turismo no estado é significativo. Em julho de 2023, a receita direta do turismo no Ceará alcançou aproximadamente R$ 1 bilhão, um aumento de 14% em relação ao mesmo mês de 2022. O setor também é responsável pela geração de cerca de 120 mil empregos diretos e indiretos, demonstrando seu papel essencial na economia local e na valorização da diversidade e identidade cultural do Ceará,” conclui Sílvia.

O evento é uma iniciativa da ABBTUR, com correalização da Amorim Eventos, e conta com o apoio do SEBRAE, Visite Ceará, ABEOC, SINDEVENTOS e UNI7. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através da plataforma Sympla ou pelo Instagram da ABBTUR.

Serviço:

– Evento: Dia Mundial do Turismo Ceará – gratuito e aberto ao público
– Data: 25 de setembro de 2024
– Horário: 8h30 às 12h
– Local: Auditório do SEBRAE CEARÁ, Av. Monsenhor Tabosa nº 777, Fortaleza, CE
– Inscrições: [Sympla](https://www.sympla.com.br/dia-mundial-do-turismo-dmt–2024__2629113)
– Instagram: @abbturce @amorimeventoseproducoes

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Negócios11 minutos ago

Quem é Tatiane Forte, a advogada que enfrenta os casos mais complexos do Brasil

Com mais de 25 anos de atuação no setor de Comércio Exterior, Tatiane Forte se destaca como uma das advogadas...

Business46 minutos ago

Três casos em que converter o negócio em franquia pode ser uma boa decisão

Com dificuldades para competir com gigantes, solução para pequenos empreendimentos passa por união com marcas estruturadas e consolidadas Entre abril...

Tecnologia1 hora ago

A história de um líder visionário por trás de projetos tecnológicos de grande escala

No mundo dinâmico e desafiador da tecnologia da informação, Alexandre Leal Calgaro se destaca não apenas por sua vasta experiência...

Saúde2 horas ago

Crianças em silêncio na terapia: O Especialista explica no seu novo livro: Katia Papala

A psicóloga infantil Katia Papala, com mais de 10 anos de experiência no atendimento de crianças, acaba de lançar seu...

Negócios10 horas ago

Instituto Bichomania recebeu reconhecimento oficial como uma entidade de Utilidade Pública Estadual

A Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei proposto pelo Deputado Danniel Oliveira, que reconhece o Instituto Bichomania de Proteção...

Negócios10 horas ago

Fortaleza celebra Dia Mundial do Turismo com evento gratuito e aberto ao público

Com o tema “Turismo e Paz”, evento promove debates sobre o papel transformador do turismo na construção de um futuro...

Business16 horas ago

Quer tirar o Visto de Nômade Digital para Portugal?

O visto de nômade digital para Portugal é uma excelente oportunidade para profissionais remotos que desejam viver e trabalhar no...

Negócios21 horas ago

De olho no atacado, Mega Moda antecipa campanha especial para o Dia das Crianças com promoções e desfile infantil

Ação inclui promoção com brinde para compras acima de R$1.000 e um desfile infantil com mais de 40 influenciadores mirins,...

Famosos21 horas ago

Sophia Eldo Prepara-se para um Projeto Inovador Inspirado no K-pop

Nos bastidores do cenário artístico, Sophia Eldo tem se destacado por sua dedicação e empenho em aprimorar suas habilidades. A...

Negócios22 horas ago

Salões ‘Fast Beauty’ são os novos amores das mulheres em Goiânia

Bem Fast Oeste oferece praticidade, conforto e preços acessíveis com serviços de beleza sem agendamento O mercado de beleza no...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed