Texto e entrevista Michele Marreira
“Espelho, espelho meu, existe alguém mais belo do que eu?”. Quem nunca se preocupou com a aparência física, que atire a primeira pedra. É uma constatação que transcende a questão estética, influencia na autoestima do ser humano, conforme reforçam os especialistas. Dados da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) mostram que o Brasil desempenha um papel de destaque no assunto, tornando-se o terceiro maior da área no mundo no segmento de beleza, perdendo apenas para os Estados Unidos e China.
Para entender melhor sobre os números crescentes do mercado, que fatura bilhões no Brasil, a Revista Economia S/A compareceu ao Cosmo Estética, considerado um dos principais eventos de beleza do País, que reuniu diversos profissionais, no último domingo, 1º de outubro, em um conhecido hotel da capital paulista.
Nossa reportagem bateu um papo com a idealizadora da cerimônia, a farmacêutica bioquímica Fernanda Sanches, CEO da Cosmobeauty. Reconhecida como um dos principais nomes deste nicho de negócio, a empresária que alçou uma bonita carreira de sucesso, contou detalhes de sua trajetória com muita animação e simpatia, nesta entrevista exclusiva.
Economia S/A: Qual o sentimento de realizar mais uma edição do Cosmo Estética?
Fernanda Sanches: Meu sentimento é de gratidão, estamos aqui para crescer e contribuir. A cada edição do Cosmo Estética adicionamos novas ferramentas, para encantar e transformar nosso mercado da estética. A edição 2023 trouxe vários conceitos diferenciados, na questão de gestão de ferramentas empresariais, por exemplo. Elas fizeram treinamentos para triplicar seu faturamento, técnicas de marketing digital; como se posicionar no Instagram, ser influente no próprio negócio, lotar sua agenda de trabalho. Tudo isso foi pensado num trabalho em conjunto de tecnologia, inovação, gestão, empreendedorismo, inteligência emocional para o nosso segmento.
Economia S/A: Você é a personificação do sucesso em seu nicho de atuação. Como é ser referência de empoderamento, inspirando milhares de mulheres?
Fernanda Sanches: Eu me sinto uma pessoa extremamente honrada, são 23 anos de trabalho. Eu comecei com cinco funcionários, e hoje, temos 268 [em regime] CLT (carteira profissional registrada). Então, quando as pessoas me param e dizem que eu as inspiro, agradeço. Quero estar de mãos dadas com toda a minha equipe, os profissionais do segmento da estética, nascei para isso, e quero contribuir cada vez mais!
Economia S/A: Quais são os principais conselhos para os que desejam chegar ao topo do êxito empresarial?
Fernanda Sanches: Primeiro ponto é ter foco, segundo, atitude, e terceiro, precisa querer. Eu vou querer estar sempre um passo além de onde já estou. É subir a escada todos os dias de sua vida, acreditando que você pode fazer ainda mais coisas positivas, transformando pessoas.
Economia S/A: Conte-nos sobre os planos envolvendo suas duas marcas de beleza: Cosmobeauty e a Biomarine.
Fernanda Sanches: Nosso próximo projeto agora é levar a Cosmobeauty para todos os Estados do Brasil. Vamos inaugurar, ainda neste ano, mais duas lojas conceitos, e para 2024, teremos mais 11 unidades lançadas. Estamos muito felizes, chegando a Rondônia, Acre… É um momento de prosperidade. E com a Biomarine, eu garanto para vocês cobertura das franquias. Até dezembro de 2024, cinquenta franquias estarão instaladas nos principais shoppings do nosso lindo Brasil.