Barra
Connect with us

Gestão

Aline Shadevenne dá dicas preciosas de empreendedorismo e gestão

Published

on

Quando se fala em eventos, o mercado de casamentos é um dos mais rentáveis, mas infelizmente esse setor sofreu uma grande queda por conta da pandemia de Covid-19.

Conversamos com a empresária Aline Shadevenne, dona da Boutique e Ateliê de alta costura Shadevenne, para saber mais sobre sobre o que ela espera do mercado de noivas para este ano e quais as dicas ela tem para dar aos nossos leitores, confiram a entrevista:

 

  1. Você como mulher empreendedora e estudante de direito, já sentiu preconceito por parte de algum fornecedor homem, cliente ou parceiro de negócio?

Sim, é muito comum, vivemos um país em que o machismo é velado e infelizmente acontecem situações em que somos subestimadas e nossa missão é surpreender com bons resultados e negócios de sucesso.   

Incentivar outras mulheres a realizarem seus sonhos é o que procuro fazer, mostrando a elas que seu eu posso, elas também podem. Existem muitas empresas no setor e de diferentes posicionamentos, para mim, a questão é sempre tratar com respeito e educação todas as pessoas dialogando de forma civilizada. O que acontece é que temos situações de bastante desrespeito à todas nós mulheres como profissionais e elas estão presentes em todos os ambientes:  

Na Faculdade: além dos homens que são machistas, temos mulheres que também responsabilizam outras mulheres para proteger os homens. É um problema histórico e cultural.  

No Mercado de trabalho: apesar da grande massa de mulheres atuando ainda vemos atitudes sem o mínimo de cordialidade, afinal, eventos são projetos coletivos: o sucesso de um, é o sucesso de todos. O tom ríspido, mal-educado e hostil de alguns profissionais porque entendem que pertencem a um grupo especial e que por isso podem destratar não só fornecedores como eu, mas já ouvimos reclamações de Noivas também sobre a postura de alguns.  

  1. Qual dica você dá para jovens mulheres que querem abrir seu próprio negócio?

Estudem e trabalhem duro, não existe atalho. Faça um bom planejamento, pesquisas, utilize boas referências, crie soluções que ajudam o seu cliente na sua jornada de compra.   

A diferença entre os que estão no topo e a média do mercado é a maneira como entendem seus clientes, sua empresa e o impacto que ela causa para a sociedade.   

Todos vão te dar dicas, mas você vai ter que descobrir por experiência própria e precisa ter em mente o posicionamento da sua marca que é o seu maior tesouro.  

  1. Quais são as dificuldades em empreender no ramo de festas e eventos?

O mercado de eventos existe há muitos anos, mas somente depois da pandemia houve uma necessidade de profissionalização, organização, planejamento e especialização que antigamente só existia apenas nas empresas mais conceituadas.   

Educar: no topo da lista eu colocaria que nós fornecedores de casamento, pois precisamos “educar” nossos clientes, fazendo-os entender qual é a nossa proposta de serviço para que eles tenham certeza se realmente é o que buscam, e se o perfil do casal é compatível com a proposta da sua empresa.  

Comunicação, União e Aprendizado: existem algumas associações, uma legislação limitada em termos e práticas de mercado que precisam ser revisitadas, afinal estamos em 2022. O mercado como um todo e as empresas precisam dialogar mais, compartilhar dificuldades, criar métodos de trabalho que fortaleçam os fornecedores e que ajude os casais a encontrarem as suas empresas dos sonhos.  

Posicionamento: a falta de posicionamento é um dos pecados capitais do mercado de eventos que costuma confundir muito os noivos.   

É necessário que a empresa tenha um posicionamento claro, uma comunicação transparente para que não restem dúvidas de como a empresa trabalha, para que os casais possam saber o máximo possível sobre a empresa, antes mesmo de fazer o primeiro agendamento. Essa comunicação vai além de fotos lindas no Instagram, eu falo de processos, contratos, regras e responsabilidades que são via de mão dupla e ajudam a entender a seriedade como cada empresa trata seus clientes.  

  1. Você começou trabalhando com o mercado de vestidos de noiva de luxo ou seu produto foi aprimorando com o tempo?

Antes de abrir o Shadevenne, fui para Barcelona que é o coração da moda noiva no mundo, e depois New York para estudar o mercado de vestidos de noiva de luxo.  

O Shadevenne se tornou representante do Pronovias Fashion Group e nossa Boutique tem Coleções de uma das empresas mais respeitadas do mundo que é expert em Vestidos de Noiva de Luxo, isso desde 2009. Além disso desenvolvemos um ateliê que carrega a missão de criar uma moda adaptada ao estilo da mulher brasileira, valorizando seu biotipo e sua beleza natural.  

  1. Como você consegue oferecer tantas opções de vestidos e trazer um toque especial para cada peça deixando a identidade da cliente impressa nelas?

Nossa missão é criar modelos de Vestidos de Noivas que se conectem ao desejo das Noivas e é um processo que vai desde a escolha de cada tecido, decote, caimento, modelagem, acessórios e recursos que juntos façam o coração da Noiva bater mais forte. Eu posso te dizer que todas as empresas fazem o mesmo processo, é parecido, mas é a energia, o propósito que criam essa marca que mistura sensualidade, ousadia e esse desejo que nossas clientes têm dos nossos vestidos. Tudo isso fica muito claro quando elas dizem “Não encontrei nada parecido com o meu vestido em nenhum lugar”.  

  1. Sabemos que todo empreendimento de sucesso conta com uma equipe gigantesca que faz a roda do negócio girar, você como proprietária considera imprescindível a sua presença em cada etapa do funcionamento do ateliê, desde atendimento, confecção até administrativo?

Temos processos bem definidos e atuo sim em alguns pontos para garantir que o resultado final será o que está no nosso Planejamento Estratégico. Minha formação de Administração e Marketing e experiência, oferecem um olhar clínico e bastante crítico para criar, otimizar, ajustar e melhorar constantemente a operação. É um trabalho diário.  

  1. Quais são as suas expectativas para o mercado de casamentos no ano de 2023?

Grandes Festas  

2023 é o ano em que vamos ter festas grandes e muitas festas até o casamento que prometem quebrar alguns protocolos. Por exemplo: desde 2021 já tivemos casamentos que duraram 1 final de semana com vários eventos e este perfil vai crescer. Obviamente os recursos para agradar este público amplia bastante o entretenimento e para nós que trabalhamos com Vestidos de Noiva, teremos mais de um Vestido ou muitos vestidos.  

Petite Comité 

Para casais mais reservados também vemos crescer o número de festas íntimas, porém regadas a muito luxo e serviços diferenciados. Neste caso os vestidos de noiva também aparecem em cerimônias, pós-Wedding, festas e outros requintes.  

Durante a Semana  

Uma prática comum na Europa e EUA é a de casar-se durante a semana, este estilo de casamento já está ocupando a agenda dos espaços. Acredito que teremos muitos casamentos este ano neste estilo, tudo com muita classe, requinte e ao que parece, com poucos convidados, quem opta por este tipo de evento, prefere algo mais intimista.   

Gestão

Base Company anuncia inauguração de selo e estúdio com nova sede em São Paulo

Published

on

A BASE.CO acaba de entrar em uma nova fase. Fundada em 2020 como um estúdio de produção musical durante a pandemia, a empresa hoje se reposiciona no mercado como uma produtora artística e selo musical completo, proporciona uma estrutura ampla para o desenvolvimento de carreiras na música. Com uma nova sede recém-inaugurada, a BASE, liderada pelos sócios Gustavo Siqueira, Ariel Borges, Bruno Gelmini, Fran Marcondes e Claudio Brio, passa a distribuir seus próprios artistas e oferece serviços que vão da produção musical à gestão de carreira, passando por marketing, direção visual, vendas de shows, entre outros.

Os sócios carregam uma trajetória de destaque no setor: Gustavo Siqueira é produtor musical e engenheiro de áudio com sólida formação na Belas Artes e passagens por projetos de psytrance como Sifer e Kayros, além de ter fundado o estúdio SF Music, onde colaborou com mais de 150 artistas; Ariel Borges é produtor musical e engenheiro de áudio, trabalhou em mais de 200 fonogramas, já atuou ao lado de grandes nomes da música brasileira, como Jorge e Matheus, Thalles Roberto, Paulo Miklos e Chitãozinho e Xororó; Bruno Gelmini é produtor musical influenciado pelo punk e rap desde a adolescência, se destacou com o álbum “Maria Esmeralda” e contribuiu com produções para artistas como Recayd Mob e Don Cesão.

Fran Marcondes, produtor que traz versatilidade em estúdio e ao vivo, que já dirigiu shows e atuou na sonorização de grandes festivais como o Universo Paralello e trabalhou com nomes como Jovem Dionísio, Jup do Bairro e Glue Trip; e Claudio Brio, um dos pioneiros da cena eletrônica no Brasil, tendo se apresentado em palcos nacionais e internacionais desde os anos 80 e atuado como DJ, produtor e agitador cultural, mantendo sua influência no cenário como sócio da BASE e da Spectrum Acústica.

Diferentemente de selos que atuam apenas com distribuição ou marketing pontual, a BASE aposta em uma estrutura integrada inspirada em grandes gravadoras, mas com a liberdade criativa e estética que marcam o mercado independente. A empresa oferece aos seus artistas serviços de gestão artística e de carreira, assessoria de imprensa, planejamento de marketing, tráfego pago, direção e venda de shows, produção de merchs, direção visual e mais – tudo operando a partir de um espaço próprio equipado para atender às necessidades de qualquer projeto musical.

Após anos de trabalho ao lado de artistas nos quais acreditavam profundamente, os empresários e sócios da BASE.CO entenderam que a expansão era um caminho natural para o projeto. “Para poder potencializar a carreira de nossos artistas do jeito que gostaríamos, era necessário ter uma infraestrutura e equipe que pudessem catalisar esse crescimento e dar todo o suporte que eles precisam”, afirma o sócio Gustavo Siqueira.

“Ser independente exige que o artista desempenhe muitos papéis de uma vez, vendendo shows, fazendo conteúdos para redes sociais, planejando a carreira e o marketing. Com a BASE.CO, não queremos que eles se sintam mais independentes, vão ter todo o amparo necessário para obter sucesso em suas carreiras! A ideia é que consigam focar no criativo e artístico, e a BASE.CO cuide do resto para que, juntos, cheguemos onde desejamos”, ele completa.

Entre os nomes que fazem parte do casting atualmente estão: Banana Kush, banda de rock groove brasileiro que consiste na mistura da energia do rock com o swing brazuca; Dupoint, uma banda de rock formada em São Paulo, que com linguagem direta e autêntica, busca transmitir ideias e vivências de forma intensa e verdadeira; e Pirlo, artista influenciado pelo punk e rap desde a adolescência, que se destacou recentemente com o álbum “Maria Esmeralda”.

O novo espaço

A nova sede foi fundamental para a expansão e o reposicionamento da marca e é um dos diferenciais da empresa. A estrutura atual conta com o Studio A, uma sala voltada para produção e mixagem, equipada com uma cabine de gravação e uma acústica impecável, que proporciona alta qualidade sonora aliada ao conforto. Além disso, há o Studio B, que dispõe de uma ampla sala técnica equipada com uma mesa Yamaha analógica dos anos 70, além de pré-amplificadores Neve, SSL e outros recursos que possibilitam uma exploração criativa de equipamentos analógicos durante as gravações. Esse estúdio também conta com uma espaçosa live room, capaz de acomodar uma banda inteira para gravações ao vivo, live sessions, ensaios e outras finalidades. Há ainda uma segunda cabine, o que permite diferentes configurações de uso, adaptando-se às necessidades específicas de cada projeto.

Também oferece áreas de convivência, como uma varanda, uma área social, cozinha e um jardim agradável com duas jabuticabeiras. Esses espaços são usados para eventos como lançamentos, audições, shows e happy hours. Esse novo ambiente não apenas possibilita a gravação e produção de qualquer tipo de projeto, como também consolida a BASE.CO como um verdadeiro alicerce na trajetória dos artistas, funcionando como um ponto de encontro e conexão entre criadores e profissionais da indústria fonográfica.

“Nosso objetivo é ser um ponto de encontro real entre artistas e profissionais da indústria musical. Queremos que a BASE seja, literalmente, a base da carreira de quem passa por aqui”, pondera Gustavo.

A BASE está de portas abertas para novos talentos — o selo está recebendo materiais para análise pelo e-mail records@basecompany.studio. Sem um recorte específico de gênero musical, a curadoria é guiada por atitude, criatividade e visão. “Temos como objetivo nos associar a artistas que não querem fazer mais do mesmo e que buscam questionar a vida que levamos, explorar novas sonoridades associados a um estilo alternativo, que trazem uma atitude disruptiva, ousada e inovadora. Hoje temos artistas mais focados em rock e rap, mas estamos abertos e procurando novas parcerias sempre”, explica.

Com a nova fase, as expectativas são ambiciosas: “Vemos algumas cenas culturais que nos identificamos acreditamos muito e queremos nos tornar a base dessas cenas, o ponto de encontro e o catalisador destes artistas, sendo também uma referência para o público que se identifica e passa a conhecer novos artistas e rolês a partir da base. Temos grandes planos e muitas novidades por vir”, finaliza o sócio.

Continue Reading

Gestão

O cooperativismo apresenta solução para o desenvolvimento econômico e para a redução do impacto ambiental

Published

on

Em 2023, 31,9% dos municípios brasileiros utilizavam lixões como unidade de disposição final de resíduos sólidos

Os catadores e as cooperativas de reciclagem são imprescindíveis para as questões ambientais mais urgentes na atualidade. Não pode estar à parte a participação ativa do consumidor na revalorização desses materiais, que é fundamental para reduzir impactos ecológicos. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, até 2023, 31,9% dos municípios brasileiros ainda utilizavam lixões como unidade de disposição final de resíduos sólidos. 

Esta é a pior destinação que se pode dar ao resíduo. Em 28,6%, ela era feita em aterros sanitários. Enquanto 18,7% utilizavam aterros controlados. É por isso que a sociedade, isto inclui as empresas, deve se mobilizar para que o descarte seja cada vez mais consciente.  É urgente promover a educação ambiental. A necessidade de haver políticas públicas é iminente. Só assim, a participação cidadã poderá ser incentivada quanto à gestão de resíduos e práticas sustentáveis. 

E se todo o conjunto social trabalhasse junto para conseguir um objetivo em comum? Esta é a premissa do cooperativismo. Esta é uma prática que pode mudar a maneira pela qual os negócios são percebidos e também o meio pelo qual interagimos um com o outro. Em vez de priorizar o lucro individual, o cooperativismo valoriza o bem-estar coletivo. Desta forma, cada membro tem uma voz ativa. Esta é uma postura horizontal, fazendo com que todos os integrantes se beneficiem da ação.  

Augusto Freitas, presidente executivo da Cristalcopo e fundador do projeto Recicla Junto, afirma que o cooperativismo é a única maneira pela qual o mundo sanará os problemas climáticos: “Os catadores de resíduos sólidos compõem a principal mão de obra quando o assunto é economia circular. Cada vez mais, torna-se necessário contar com os esforços individuais para que o lixo tenha uma destinação adequada. Somente com o empenho de pessoas para que cada vez mais mudemos uma circunstância que atinge todo o planeta poderemos alterar o rumo das adversidades climáticas”

A reunião de catadores de resíduos sólidos promove uma atividade que é de todos. Pensar na coletivização de certas funções é uma maneira de humanizar certas práticas, cujo principal objetivo muitas vezes é o lucro. Quando o assunto é meio ambiente, as instituições têm de dar as mãos e vestir a mesma camisa, que é a da preservação climática. O mesmo deve ocorrer individualmente. Cada um deve estar consciente de que cada passo nesse sentido é um avanço em prol de um mundo mais sustentável. 

As cooperativas de reciclagem também funcionam como propagadoras de oportunidades, gerando empregos em diversas etapas da cadeia de produção de produtos descartáveis, desde coleta e triagem até a produção de novos produtos a partir de materiais recicláveis. 

Pensando nisso, projetos como o Recicla Junto são fundamentais para promover a conscientização e a economia circular. Desde 2019, reciclaram-se mais de 400 toneladas de resíduos, que foram retirados do meio ambiente e reutilizados. 

Durante os jogos do Brasileirão no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, o projeto, em parceria com ACAFOR (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Forquilhinha), reciclou aproximadamente 12.848 toneladas de plástico, papel e vidro; isso representa um aumento de 35% em relação ao ano anterior. 

“O Recicla Junto busca transformar a realidade por meio do exemplo, mostrando que é possível reduzir os impactos ambientais por meio da economia circular. Nosso objetivo é promover a educação e a conscientização socioambiental, e o esporte tem se mostrado uma grande ferramenta para essa transformação”, destaca Augusto Freitas.

Continue Reading

Gestão

Sobe* amplia escopo da Corteva Agriscience com área de licenciamento e agrupa novas marcas: Cordius, Enlist e Tratamentos de Sementes

Published

on

Ampliação fortalece a importância da agência na atuação do agronegócio; a marca assume ainda a comunicação institucional da Sumitomo Chemical

A Sobe* Comunicação & Negócios anuncia mais um caso de sucesso em sua trajetória de crescimento ao expandir seus contratos com a Corteva Agriscience, parceira há 9 anos. A parceria reforça a aliança entre as instituições; isso é fundamental para melhorar as demandas de comunicação das gigantes do setor de agronegócio.

 

Anteriormente, o escopo de Corteva era 360º, e atendia os seguintes negócios: Pioneer Sementes e Boas Práticas Agrícolas. Agora, com as novas atribuições, o contrato de Corteva se expande à área de licenciamento, abrangendo as marcas: Cordius, Enlist e Tratamento de Sementes.

 

Já Sumitomo Chemical, que acaba de completar seu primeiro ano como cliente da Sobe*, tinha seu contrato focado na área de soluções para Pastagem, envolvendo esforços de planejamento e criação de campanhas comerciais. E agora, a agência celebra a conquista de outro marco: a gestão de todo o escopo de comunicação institucional da Sumitomo Chemical no Brasil.

 

Essas expansões consolidam o comprometimento da empresa em atender às necessidades do setor agrícola, que é um dos mais relevantes para a economia nacional.

 

“Estamos orgulhosos por fortalecer ainda mais o nosso vínculo com Corteva Agriscience. Assim, daremos continuidade a essa parceria com a Sumitomo Chemical, duas empresas de enorme relevância no cenário global. Essas movimentações internas reforçam a nossa estratégia de crescimento e fidelização, o que resulta na entrega de valor real para os nossos clientes”, destaca Camilo Moraes, Diretor de Estratégia e Negócios.

 

A partir dessas novas frentes de trabalho, a Sobe* reforça sua missão de conectar marcas e públicos com soluções criativas e alinhadas às tendências do mercado. A instituição segue empenhada em contribuir para o desenvolvimento e inovação da comunicação no agronegócio, setor essencial para o futuro sustentável do país e do mundo.

 

“Embora atualmente o agronegócio continue sendo um pilar fundamental para nossa atuação, estamos empolgados em explorar novas oportunidades em diferentes segmentos de mercado. Acreditamos que diversificar é essencial para nosso crescimento e para a inovação nas soluções que oferecemos”, conclui Camilo.

 

 

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Negócios2 horas ago

Base reforça estratégias de live commerce com integração de TikTok Shop

Luciano Basile, Head de Operações LATAM , Base A plataforma de integração e automação para e-commerces está entre as primeiras...

Negócios2 horas ago

Após abertura de escritório em São Paulo, Elir Andrade mira expansão no mercado de eventos e celebridades

Renomado por seu trabalho como relações-públicas de influenciadoras, celebridades e nomes fortes do entretenimento, Elir Andrade celebra uma nova fase...

Moda2 horas ago

SUI Ateliê: A marca brasileira queridinha das celebridades que começa a conquistar a Europa

A empresária e designer Sui Sáh, conhecida por sua atuação no segmento infantil com a Sui Accessoria Piccola, dá um...

Negócios2 horas ago

Adventure Studio, uma produtora especialista em conteúdo digital, recebe a cantora Duda Bertelli em podcast exclusivo

A Adventure Studio, uma Produtora Especialista em Conteúdo Digital, segue se consolidando como referência em produções audiovisuais de alto nível....

Entretenimento2 horas ago

Filhos do Coração: Até Onde Vai o Direito Quando o Amor É por um Boneco?

Você conseguiria imaginar um boneco sendo objeto de disputa judicial? E se esse boneco representa um filho perdido, um luto...

Negócios3 horas ago

Área 44 Academia, a academia para toda a família, agora oferece aulas de Kickboxing em Maringá

A Área 44 Academia, conhecida como a academia para toda a família, acaba de expandir seu leque de modalidades com...

Entretenimento20 horas ago

Juliano Roque lança sua primeira canção solo e celebra trajetória musical marcada por conquistas e emoção

Com uma história que começou ainda na adolescência, quando ganhou seu primeiro violão do pai aos 16 anos, o cantor...

Negócios20 horas ago

Victor Hugo Torres de Oliveira: o jovem empresário que transformou a paixão pelo empreendedorismo em inspiração para milhares

Existem empresários que constroem empresas. Existem empresários que transformam vidas. Victor Hugo Torres de Oliveira é, sem dúvidas, parte do...

Saúde21 horas ago

Aluguel de poltrona para pós-operatório em Campo Grande é a solução prática e confortável oferecida pela Conforte-se

Aluguel de poltrona para pós-operatório em Campo Grande é uma alternativa cada vez mais procurada por quem deseja se recuperar...

Negócios22 horas ago

Nova modalidade de investimento sem risco direto faz brasileiros lucrarem em dólar

Com atuação de empresas como a ConnectFunds, modelo de mesas proprietárias cresce no Brasil e permite que investidores operem com...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed