Quando se fala em eventos, o mercado de casamentos é um dos mais rentáveis, mas infelizmente esse setor sofreu uma grande queda por conta da pandemia de Covid-19.
Conversamos com a empresária Aline Shadevenne, dona da Boutique e Ateliê de alta costura Shadevenne, para saber mais sobre sobre o que ela espera do mercado de noivas para este ano e quais as dicas ela tem para dar aos nossos leitores, confiram a entrevista:
- Você como mulher empreendedora e estudante de direito, já sentiu preconceito por parte de algum fornecedor homem, cliente ou parceiro de negócio?
Sim, é muito comum, vivemos um país em que o machismo é velado e infelizmente acontecem situações em que somos subestimadas e nossa missão é surpreender com bons resultados e negócios de sucesso.
Incentivar outras mulheres a realizarem seus sonhos é o que procuro fazer, mostrando a elas que seu eu posso, elas também podem. Existem muitas empresas no setor e de diferentes posicionamentos, para mim, a questão é sempre tratar com respeito e educação todas as pessoas dialogando de forma civilizada. O que acontece é que temos situações de bastante desrespeito à todas nós mulheres como profissionais e elas estão presentes em todos os ambientes:
Na Faculdade: além dos homens que são machistas, temos mulheres que também responsabilizam outras mulheres para proteger os homens. É um problema histórico e cultural.
No Mercado de trabalho: apesar da grande massa de mulheres atuando ainda vemos atitudes sem o mínimo de cordialidade, afinal, eventos são projetos coletivos: o sucesso de um, é o sucesso de todos. O tom ríspido, mal-educado e hostil de alguns profissionais porque entendem que pertencem a um grupo especial e que por isso podem destratar não só fornecedores como eu, mas já ouvimos reclamações de Noivas também sobre a postura de alguns.
- Qual dica você dá para jovens mulheres que querem abrir seu próprio negócio?
Estudem e trabalhem duro, não existe atalho. Faça um bom planejamento, pesquisas, utilize boas referências, crie soluções que ajudam o seu cliente na sua jornada de compra.
A diferença entre os que estão no topo e a média do mercado é a maneira como entendem seus clientes, sua empresa e o impacto que ela causa para a sociedade.
Todos vão te dar dicas, mas você vai ter que descobrir por experiência própria e precisa ter em mente o posicionamento da sua marca que é o seu maior tesouro.
- Quais são as dificuldades em empreender no ramo de festas e eventos?
O mercado de eventos existe há muitos anos, mas somente depois da pandemia houve uma necessidade de profissionalização, organização, planejamento e especialização que antigamente só existia apenas nas empresas mais conceituadas.
Educar: no topo da lista eu colocaria que nós fornecedores de casamento, pois precisamos “educar” nossos clientes, fazendo-os entender qual é a nossa proposta de serviço para que eles tenham certeza se realmente é o que buscam, e se o perfil do casal é compatível com a proposta da sua empresa.
Comunicação, União e Aprendizado: existem algumas associações, uma legislação limitada em termos e práticas de mercado que precisam ser revisitadas, afinal estamos em 2022. O mercado como um todo e as empresas precisam dialogar mais, compartilhar dificuldades, criar métodos de trabalho que fortaleçam os fornecedores e que ajude os casais a encontrarem as suas empresas dos sonhos.
Posicionamento: a falta de posicionamento é um dos pecados capitais do mercado de eventos que costuma confundir muito os noivos.
É necessário que a empresa tenha um posicionamento claro, uma comunicação transparente para que não restem dúvidas de como a empresa trabalha, para que os casais possam saber o máximo possível sobre a empresa, antes mesmo de fazer o primeiro agendamento. Essa comunicação vai além de fotos lindas no Instagram, eu falo de processos, contratos, regras e responsabilidades que são via de mão dupla e ajudam a entender a seriedade como cada empresa trata seus clientes.
- Você começou trabalhando com o mercado de vestidos de noiva de luxo ou seu produto foi aprimorando com o tempo?
Antes de abrir o Shadevenne, fui para Barcelona que é o coração da moda noiva no mundo, e depois New York para estudar o mercado de vestidos de noiva de luxo.
O Shadevenne se tornou representante do Pronovias Fashion Group e nossa Boutique tem Coleções de uma das empresas mais respeitadas do mundo que é expert em Vestidos de Noiva de Luxo, isso desde 2009. Além disso desenvolvemos um ateliê que carrega a missão de criar uma moda adaptada ao estilo da mulher brasileira, valorizando seu biotipo e sua beleza natural.
- Como você consegue oferecer tantas opções de vestidos e trazer um toque especial para cada peça deixando a identidade da cliente impressa nelas?
Nossa missão é criar modelos de Vestidos de Noivas que se conectem ao desejo das Noivas e é um processo que vai desde a escolha de cada tecido, decote, caimento, modelagem, acessórios e recursos que juntos façam o coração da Noiva bater mais forte. Eu posso te dizer que todas as empresas fazem o mesmo processo, é parecido, mas é a energia, o propósito que criam essa marca que mistura sensualidade, ousadia e esse desejo que nossas clientes têm dos nossos vestidos. Tudo isso fica muito claro quando elas dizem “Não encontrei nada parecido com o meu vestido em nenhum lugar”.
- Sabemos que todo empreendimento de sucesso conta com uma equipe gigantesca que faz a roda do negócio girar, você como proprietária considera imprescindível a sua presença em cada etapa do funcionamento do ateliê, desde atendimento, confecção até administrativo?
Temos processos bem definidos e atuo sim em alguns pontos para garantir que o resultado final será o que está no nosso Planejamento Estratégico. Minha formação de Administração e Marketing e experiência, oferecem um olhar clínico e bastante crítico para criar, otimizar, ajustar e melhorar constantemente a operação. É um trabalho diário.
- Quais são as suas expectativas para o mercado de casamentos no ano de 2023?
Grandes Festas
2023 é o ano em que vamos ter festas grandes e muitas festas até o casamento que prometem quebrar alguns protocolos. Por exemplo: desde 2021 já tivemos casamentos que duraram 1 final de semana com vários eventos e este perfil vai crescer. Obviamente os recursos para agradar este público amplia bastante o entretenimento e para nós que trabalhamos com Vestidos de Noiva, teremos mais de um Vestido ou muitos vestidos.
Petite Comité
Para casais mais reservados também vemos crescer o número de festas íntimas, porém regadas a muito luxo e serviços diferenciados. Neste caso os vestidos de noiva também aparecem em cerimônias, pós-Wedding, festas e outros requintes.
Durante a Semana
Uma prática comum na Europa e EUA é a de casar-se durante a semana, este estilo de casamento já está ocupando a agenda dos espaços. Acredito que teremos muitos casamentos este ano neste estilo, tudo com muita classe, requinte e ao que parece, com poucos convidados, quem opta por este tipo de evento, prefere algo mais intimista.