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Gestão

Aline Shadevenne dá dicas preciosas de empreendedorismo e gestão

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Quando se fala em eventos, o mercado de casamentos é um dos mais rentáveis, mas infelizmente esse setor sofreu uma grande queda por conta da pandemia de Covid-19.

Conversamos com a empresária Aline Shadevenne, dona da Boutique e Ateliê de alta costura Shadevenne, para saber mais sobre sobre o que ela espera do mercado de noivas para este ano e quais as dicas ela tem para dar aos nossos leitores, confiram a entrevista:

 

  1. Você como mulher empreendedora e estudante de direito, já sentiu preconceito por parte de algum fornecedor homem, cliente ou parceiro de negócio?

Sim, é muito comum, vivemos um país em que o machismo é velado e infelizmente acontecem situações em que somos subestimadas e nossa missão é surpreender com bons resultados e negócios de sucesso.   

Incentivar outras mulheres a realizarem seus sonhos é o que procuro fazer, mostrando a elas que seu eu posso, elas também podem. Existem muitas empresas no setor e de diferentes posicionamentos, para mim, a questão é sempre tratar com respeito e educação todas as pessoas dialogando de forma civilizada. O que acontece é que temos situações de bastante desrespeito à todas nós mulheres como profissionais e elas estão presentes em todos os ambientes:  

Na Faculdade: além dos homens que são machistas, temos mulheres que também responsabilizam outras mulheres para proteger os homens. É um problema histórico e cultural.  

No Mercado de trabalho: apesar da grande massa de mulheres atuando ainda vemos atitudes sem o mínimo de cordialidade, afinal, eventos são projetos coletivos: o sucesso de um, é o sucesso de todos. O tom ríspido, mal-educado e hostil de alguns profissionais porque entendem que pertencem a um grupo especial e que por isso podem destratar não só fornecedores como eu, mas já ouvimos reclamações de Noivas também sobre a postura de alguns.  

  1. Qual dica você dá para jovens mulheres que querem abrir seu próprio negócio?

Estudem e trabalhem duro, não existe atalho. Faça um bom planejamento, pesquisas, utilize boas referências, crie soluções que ajudam o seu cliente na sua jornada de compra.   

A diferença entre os que estão no topo e a média do mercado é a maneira como entendem seus clientes, sua empresa e o impacto que ela causa para a sociedade.   

Todos vão te dar dicas, mas você vai ter que descobrir por experiência própria e precisa ter em mente o posicionamento da sua marca que é o seu maior tesouro.  

  1. Quais são as dificuldades em empreender no ramo de festas e eventos?

O mercado de eventos existe há muitos anos, mas somente depois da pandemia houve uma necessidade de profissionalização, organização, planejamento e especialização que antigamente só existia apenas nas empresas mais conceituadas.   

Educar: no topo da lista eu colocaria que nós fornecedores de casamento, pois precisamos “educar” nossos clientes, fazendo-os entender qual é a nossa proposta de serviço para que eles tenham certeza se realmente é o que buscam, e se o perfil do casal é compatível com a proposta da sua empresa.  

Comunicação, União e Aprendizado: existem algumas associações, uma legislação limitada em termos e práticas de mercado que precisam ser revisitadas, afinal estamos em 2022. O mercado como um todo e as empresas precisam dialogar mais, compartilhar dificuldades, criar métodos de trabalho que fortaleçam os fornecedores e que ajude os casais a encontrarem as suas empresas dos sonhos.  

Posicionamento: a falta de posicionamento é um dos pecados capitais do mercado de eventos que costuma confundir muito os noivos.   

É necessário que a empresa tenha um posicionamento claro, uma comunicação transparente para que não restem dúvidas de como a empresa trabalha, para que os casais possam saber o máximo possível sobre a empresa, antes mesmo de fazer o primeiro agendamento. Essa comunicação vai além de fotos lindas no Instagram, eu falo de processos, contratos, regras e responsabilidades que são via de mão dupla e ajudam a entender a seriedade como cada empresa trata seus clientes.  

  1. Você começou trabalhando com o mercado de vestidos de noiva de luxo ou seu produto foi aprimorando com o tempo?

Antes de abrir o Shadevenne, fui para Barcelona que é o coração da moda noiva no mundo, e depois New York para estudar o mercado de vestidos de noiva de luxo.  

O Shadevenne se tornou representante do Pronovias Fashion Group e nossa Boutique tem Coleções de uma das empresas mais respeitadas do mundo que é expert em Vestidos de Noiva de Luxo, isso desde 2009. Além disso desenvolvemos um ateliê que carrega a missão de criar uma moda adaptada ao estilo da mulher brasileira, valorizando seu biotipo e sua beleza natural.  

  1. Como você consegue oferecer tantas opções de vestidos e trazer um toque especial para cada peça deixando a identidade da cliente impressa nelas?

Nossa missão é criar modelos de Vestidos de Noivas que se conectem ao desejo das Noivas e é um processo que vai desde a escolha de cada tecido, decote, caimento, modelagem, acessórios e recursos que juntos façam o coração da Noiva bater mais forte. Eu posso te dizer que todas as empresas fazem o mesmo processo, é parecido, mas é a energia, o propósito que criam essa marca que mistura sensualidade, ousadia e esse desejo que nossas clientes têm dos nossos vestidos. Tudo isso fica muito claro quando elas dizem “Não encontrei nada parecido com o meu vestido em nenhum lugar”.  

  1. Sabemos que todo empreendimento de sucesso conta com uma equipe gigantesca que faz a roda do negócio girar, você como proprietária considera imprescindível a sua presença em cada etapa do funcionamento do ateliê, desde atendimento, confecção até administrativo?

Temos processos bem definidos e atuo sim em alguns pontos para garantir que o resultado final será o que está no nosso Planejamento Estratégico. Minha formação de Administração e Marketing e experiência, oferecem um olhar clínico e bastante crítico para criar, otimizar, ajustar e melhorar constantemente a operação. É um trabalho diário.  

  1. Quais são as suas expectativas para o mercado de casamentos no ano de 2023?

Grandes Festas  

2023 é o ano em que vamos ter festas grandes e muitas festas até o casamento que prometem quebrar alguns protocolos. Por exemplo: desde 2021 já tivemos casamentos que duraram 1 final de semana com vários eventos e este perfil vai crescer. Obviamente os recursos para agradar este público amplia bastante o entretenimento e para nós que trabalhamos com Vestidos de Noiva, teremos mais de um Vestido ou muitos vestidos.  

Petite Comité 

Para casais mais reservados também vemos crescer o número de festas íntimas, porém regadas a muito luxo e serviços diferenciados. Neste caso os vestidos de noiva também aparecem em cerimônias, pós-Wedding, festas e outros requintes.  

Durante a Semana  

Uma prática comum na Europa e EUA é a de casar-se durante a semana, este estilo de casamento já está ocupando a agenda dos espaços. Acredito que teremos muitos casamentos este ano neste estilo, tudo com muita classe, requinte e ao que parece, com poucos convidados, quem opta por este tipo de evento, prefere algo mais intimista.   

Gestão

Hospitais podem reduzir gastos e manter qualidade em cirurgias”, afirma Alex Romanosk, CEO da Ottima Tecnologia em Saúde

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Com um faturamento anual de R$ 415 bilhões no Brasil, de acordo com dados do IPC Maps, a saúde privada está entre os setores mais aquecidos na busca por profissionais, segundo o Panorama Setorial da Saúde da Robert Half, consultoria global de soluções em talentos, lançado em março de 2024. Após a crise que o confinamento proporcionou já que cirurgias eletivas foram canceladas por um longo período, o segmento comemora sua evolução. Os números não mentem: no primeiro semestre deste ano, as operadoras médico-hospitalares de grande porte registraram um melhor desempenho, registrando um lucro líquido de R$ 5 bilhões a mais que o mesmo período do ano anterior. Já as operadoras de pequeno porte tiveram um aumento de lucro de R$ 66,7 milhões. E quem pensa que os objetivos param por aí, engana-se: de acordo com o Panorama das Clínicas e Hospitais, a principal meta de 73% dos gestores de saúde é aumentar o faturamento hospitalar.

De olho nessa movimentação, a Ottima Tecnologia em Saúde, empresa especializada na comercialização e distribuição de materiais médicos para ginecologia, urologia e cirurgia geral/gastro, insere-se nesse contexto e leva aos clientes não apenas a alta qualidade nos produtos, mas também um serviço que busca otimizar ainda mais os protocolos dentro das unidades de atendimento. “Assim que assumimos qualquer serviço, já fazemos um trabalho de ‘auditoria’ junto a uma rede de médicos com os quais trabalhamos e, com isso, conseguimos ajudar os hospitais no aconselhamento sobre os materiais necessários para cada caso. Somente isso já pode trazer uma economia de 50% em casos cirúrgicos”, ressalta Alex Romanosk, CEO da empresa.

O Boletim Econômico da Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS) aponta um crescimento de 7,9% no consumo de produtos médico-hospitalares no Brasil nos primeiros seis meses do ano. Romanosk salienta que um programa de otimização estrutural não traz apenas capitalização nesse sentido. “Não podemos apenas focar no quanto de economia irá gerar, até porque esta contribuição é difícil de mensurar. A qualidade e o profissionalismo melhoram o nome da instituição, ou seja, não se trata somente de economia e agilidade”, pontua.

E não são apenas grandes empresas que podem refazer a sua reestruturação. A Ottima disponibiliza sistemas de vídeo cirurgia, instrumentadores 24 horas, instrumentais cirúrgicos e tudo que for necessário para o conforto do cirurgião e do paciente em um custo competitivo. “O que nós fazemos é levar tecnologia para hospitais menores, tendo a mesma qualidade de grandes hospitais, fazendo um atendimento personalizado que visa solucionar as necessidades de cada cliente”, finaliza o empresário.

Mas se a meta é crescer cada vez mais, assim como esse nicho permite, o CEO aponta como alcançar esse objetivo. “Uma vez que iniciamos nosso atendimento, fazemos um estudo de como funciona o CME (Centro de Material e Esterilização) e todos os processos de nosso cliente. Com isso, fazemos treinamentos, o que ajuda na educação dos profissionais, na agilidade no centro cirúrgico, muitas vezes, o resultado é uma melhora de até 30% do fluxo”, finaliza.

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Gestão

keeggo recebe Dev Referências 2024 em São Paulo. Evento aborda as tendências tecnológicas e de desenvolvimento de software

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Referências no setor, Larissa Azevedo, Giovanni Bassi, Denis Petri, Jonathan Arend e outros palestrantes abordarão temas como desenvolvimento, hacking, IA e segurança da informação

No dia 23 de novembro de 2024, a keeggo, consultoria de tecnologia end to end, com 30 anos de atuação no mercado nacional, será anfitriã juntamente com o Pogcast – podcast sobre tecnologia e transformação digital – do “Dev Referências 2024”, evento dedicado a desenvolvedores e profissionais da área de TI. Com um formato dinâmico e imersivo, o encontro ocorrerá na sede da empresa, em São Paulo, oferecendo aos participantes uma programação repleta de palestras de especialistas, workshops práticos e painéis dedicados.

 

Durante a imersão, os integrantes terão a oportunidade de explorar temas fundamentais para o setor, como desenvolvimento, hacking, inteligência artificial, segurança da informação e inovação. Entre os confirmados, destacam-se: Larissa Azevedo, Front-end Developer, abordando “Clean Code no Front- End: Escrevendo o código JavaScript de alta qualidade”. Ela é Front-end Software Engineer no Ifood, Microsoft MVP, mentora de desenvolvedores há quase 10 anos, palestrante e criadora de conteúdo.

 

Giovanni Bassi, arquiteto e desenvolvedor, traz ao evento o tema “Desconstruindo o .NET”. O profissional é reconhecido pela Microsoft MVP há mais de quinze anos, dos 25 que atua no mercado. Ele é considerado um dos pioneiros da agilidade no país.

 

Renato Groffe da Microsoft MVP abordará a Observabilidade e Monitoramento de Aplicações com OpenTelemetry + Stack Grafana. A lista traz ainda nomes como Denis Petri, Head of Technology na goFlux e CEO na Code Fortres, que falará sobre “DevSecOps para Devs”; Daniel Reis, Developer Advocate na ScyllaDB; e Rafael Ferreira, Programador Phyton Sênior, que vai abordar o tema “Necessário para Entender Arquitetura de Software”.

Jonathan Arend, Head de Cybersecurity & Privacidade da keeggo, soma-se ao time de profissionais confirmados para palestrar no dia. O tema escolhido pelo especialista aborda como a inteligência artificial está transformando a mitigação de vulnerabilidades no desenvolvimento seguro com o software Mobb. O material da palestra será focado em três pilares importantes, são eles: a análise de vulnerabilidades, contextualização de correções e aceleração da remediação.

 

Este evento é ideal para desenvolvedores, equipes de DevSecOps e líderes de tecnologia que desejam integrar práticas de segurança mais eficazes em seus processos de desenvolvimento.

 

“Desde iniciantes até os mais veteranos, o evento é perfeito para desenvolvedores e profissionais da tecnologia de todos os níveis e áreas, porque além dos aprendizados, o objetivo é também compartilhar conhecimento e experiências, além de ampliar o networking com outros profissionais da área”, comemora Vitor Roma, CEO da keeggo.

 

O evento será realizado em formato híbrido, com ingressos limitados tanto no presencial como no online.

 

Para conferir a programação e os palestrantes, basta acessar o site oficial: https://devreferencias.com.br

 

SERVIÇO

Data: 23/11/2024

Horário: das 09 às 17h

Local: Sede da keeggo em São Paulo.

Endereço: Rua Butantã, 194, 10º andar – Pinheiros, São Paulo

Valor do investimento: R$ 130,00 – presencial

Site oficial: https://devreferencias.com.br/ 

Inscrições:https://www.eventbrite.com/e/dev-referencias-tickets-1055914331189?aff=oddtdtcreator

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Business

Descubra como a inovadora metodologia de Palloma Torres está transformando empresas e líderes em todo o país

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A liderança no mundo corporativo está em constante transformação, e, em meio a esse cenário, Palloma Torres se destaca com sua abordagem única. À frente do Instituto que leva seu nome, ela desenvolveu uma metodologia de liderança humanizada que combina inteligência de dados com estratégias focadas no desenvolvimento humano de alto impacto. Essa abordagem tem ajudado líderes a não apenas melhorar seus negócios, mas também transformar suas equipes e culturas organizacionais.

O que torna essa metodologia tão impactante é a sua visão integradora e sistêmica, utilizando a ciência de forma prática, baseada em 3 pilares:
1. Clareza que gera estratégia,
2. Consciência que gera intencionalidade,
3. Os 10 mandamentos da liderança transformacional.

Esses elementos capacitam líderes a tomarem decisões mais conscientes e a engajarem suas equipes de forma eficaz, desenvolvendo processos bem estruturados, fit cultural estratégico e inteligência de dados.

Com uma trajetória de destaque internacional, Palloma Torres consolidou sua experiência em multinacionais, representando o Brasil em projetos na Europa e acumulando conquistas como a gestão de R$ 180 milhões em receita e a recuperação de R$ 14,5 milhões para a companhia. Palloma aprimorou sua formação com especializações em controladoria pela FGV e em liderança sistêmica, além de estudar com Tony Robbins em Los Angeles, um dos maiores especialistas em desenvolvimento pessoal e liderança. Unindo suas vivências e formações, Palloma desenvolveu uma metodologia que capacita CEOs e gestores a enfrentarem desafios complexos, promovendo eficiência operacional e engajamento profundo entre colaboradores, o que gera impacto direto no crescimento e na transformação cultural das empresas.

Além dos resultados financeiros, o Instituto Paloma Torres também está ajudando a moldar uma nova geração de líderes comprometidos com o bem-estar de suas equipes. Para Palloma, liderar é servir, e essa mentalidade se reflete diretamente no sucesso de seus clientes, que aprendem a aplicar uma liderança mais conectada às necessidades humanas, sem renunciar a uma visão empresarial assertiva. “Quando o líder se conecta genuinamente com sua equipe, ele não apenas gerencia, mas inspira”, afirma Palloma.

Com mais de R$ 60 milhões geridos sob sua metodologia, o Instituto prova que é possível gerar resultados extraordinários ao combinar negócios e propósito. “A missão do Instituto Paloma Torres é preparar pessoas e negócios para transformar a nação. Construir um ecossistema onde pessoas e empresas se fortaleçam mutuamente, impulsionando o sucesso e a realização em todos os níveis.” Essa missão é um convite para uma mudança profunda na forma como o Brasil e o mundo podem prosperar com propósito, liderança humanizada e uma visão de desenvolvimento que coloca o ser humano no centro”, destaca a empresária, reforçando seu compromisso com um ciclo contínuo de evolução e prosperidade sustentável.

O Instituto tem sido uma força motriz por trás do sucesso de diversas empresas no Brasil, através de treinamentos de liderança, consultorias empresariais, palestras e mentorias para todos os níveis hierárquicos.

Para saber mais sobre como o Instituto Paloma Torres está redefinindo a liderança no Brasil e transformando empresas com uma abordagem humanizada, visite o site oficial www.institutopalomatorres.com.br e siga o perfil no Instagram @institutopalomatorres.

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