A atriz Giovanna Tomatis encerrou a primeira temporada do musical “Wandinha e Os Addams”, em São Paulo. O espetáculo, que ficou em cartaz no Teatro Eva Wilma até o último domingo, 30 de julho, teve produção da Klin Eventos e direção geral de Adriano Klingelbert. Sucesso de público, a peça tem como foco a filha da família que se tornou queridinha no Brasil após o seriado da Netflix. Interpretando a personagem principal, Tomatis conta que se sentiu muito feliz em dar voz a uma jovem tão empoderada, mas também apaixonada.
“Ela é muito objetiva no que fala e essa é uma das minhas grandes identificações nesta personagem. Ela gosta de tomar as iniciativas. Apesar de nem tudo nela combinar comigo, sei que é importante ser um pouco individualista e não depender tanto de outras pessoas. Gosto muito de como ela é corajosa e do empoderamento, de como ela sabe se impor”, pontua Giovanna Tomatis sobre a personagem que apesar de determinada, acaba sofrendo bloqueios emocionais em sua vida.
“O que eu aprendi em relação à personagem, Wandinha não é só aquela coisa séria, ela acaba sendo assim porque tem um problema de bloqueio emocional. Por isso, acaba entrando em desespero ao sentir alguma coisa. Na verdade, ela é inconformada com algumas coisas. Acho que tudo isso faz parte da nossa idade. Inclusive, para a Wandinha, assim como para mim, Giovanna, ela apresenta um certo distanciamento para com os relacionamentos. Mas, quando ela começa a se apaixonar, o pensamento muda”, coloca a atriz.
Aclamação do público
Sucesso nas telinhas, Wandinha agradou a vários públicos. Até mesmo crianças, que acabam não entendendo a complexidade da personagem, mas se afeiçoam por ela. No teatro, não foi diferente. “Muitas pessoas comentaram que o musical está ótimo e super divertido. O mais legal foi ver que além dos adultos, muitas crianças estiveram presentes. Tem música, é agitado, tem a dança da Wandinha e apesar dos pequeninos não saberem direito o contexto do musical, eles amam ver a personagem ficando cada vez mais forte”, relata Tomatis.
“Já para os adolescentes, acho que o que mais encanta é o romance dela. Esse musical não é só sobre a Wandinha, mas também sobre como os pais ficam preocupados com a mudança de humor da filha, com o comportamento em questão de relacionamento. Já para os adultos, uma mensagem importante é que eles precisam dar mais atenção para seus filhos, além de questionar o que é ser ‘normal’, levando uma reflexão sobre respeitar as pessoas do jeito que elas são. Afinal, a família é a base de tudo, independente de como ela seja”, complementa Giovanna Tomatis.
Processo de ensaio
Ainda de acordo com a atriz, os ensaios de “Wandinha e Os Addams” foram desafiadores, mas sempre recheados de muito companheirismo dos colegas de trabalho. “A gente teve aula de sapateado e trabalhamos muito o coletivo. Tínhamos uma relação com todos alí. Era uma conexão tão forte, um ajudava o outro e se preocupava também. Não apenas sobre o espetáculo, mas durante a semana também. Foi engrandecedor ter esse trabalho de forma coletiva”, coloca.
Conheça mais sobre a atriz Giovanna Tomatis
Tudo começou com um sonho aos 5 anos. “Mãe, é isso que eu quero fazer”, disse Giovanna Tomatis ao ver um dos seus programas de TV favoritos. Desde então, iniciou nos estudos de arte dramática. Hoje, aos 13 anos, ela é atriz, cantora, modelo e apresentadora de um podcast chamado “Conta Pra Gloss”, transmitido no YouTube. Além de amar interpretar, é muito dedicada e apaixonada por sua carreira artística.
Atualmente, faz parte da FiveSchool Arts, CN Artes, Klin Eventos, Dagnus Produções, Espaço Falabella de Criação e Dubrasil. Faz aulas de dança, espanhol e dublagem. Em seu currículo também há passagens pela arte circense, por meio da Fábrica de Cultura, além do ballet e street dance (Ballet Adriana Assaf). Mas, as habilidades de Giovanna Tomatis não acabam por aqui. Ela também estudou música, violino e coral (Guri), além de ter habilidades nos seguintes esportes: Taekwondo, Natação e Capoeira.
Nos palcos, ela iniciou por meio da escola Teatrarte, sob a direção de Leandro Alves. No teatro, já esteve em cartaz com as peças e musicais “A Floresta Encantada”, “Mágico de Oz”, “Pockets da Broadway”, “Princesas Disney”, “Meu Brasil Brasileiro”, além de “Chicago”, “Encantado”, “Flashdance”, “Cyberbullying” e “Rebeldes, o Musical”. Também participou de “O Auto da Compadecida” e “E a Morte Vai Para.. “.
Em 2019, iniciou os estudos de dramaturgia para TV e cinema, com diversos diretores e diretores de novelas e séries. Gravou cinco curtas: “Inseparáveis”, “O Livro Mágico 1”, “Fuga Perigosa”, “O Livro Mágico 2” e “Haker”, sendo protagonista em parte desta lista. Os projetos foram dirigidos pelos diretores Edu Salles e Pedro Murad.