Barra
Connect with us

Negócios

Bahia segue líder em vendas de seminovos no Nordeste; Gol, Palio e Uno são os mais vendidos

Published

on

Levantamento da Fenauto aponta que as vendas de março no estado superaram os números de fevereiro em 13%; Brasil soma mais de 3,5 mi de veículos comercializados no primeiro trimestre de 2024

O balanço mensal divulgado pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) registrou um aumento no comércio de veículos seminovos em todo o país com mais de 3,5 milhões (3.525.531) de unidades vendidas nos três primeiros meses de 2024, superando em 4,9% os números do mesmo período em 2023.

De acordo com a entidade, a Bahia liderou o ranking de vendas no Nordeste, em março, superando fevereiro em 13%. O levantamento indica que 37.300 veículos foram comercializados em território baiano apenas no terceiro mês do ano. Pernambuco ocupa a segunda posição com 33.833 veículos vendidos, seguido por Ceará (23.372), Rio Grande do Norte (16.322) e Paraíba (12.927).

Ainda segundo o relatório da Fenauto, os carros populares mais vendidos em março foram VW Gol (8,27%), Fiat Palio (6%), Fiat Uno (5,14%), GM Onix (4,51%) e Hyundai HB20 (4,32%).

O sonho da compra do primeiro veículo ou a troca do antigo por um seminovo tem se transformado em uma realidade para os brasileiros, dentre outras coisas, por causa das frequentes reduções da taxa Selic pelo Banco Central. Conforme decisão da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), realizada no dia 20 de março, a taxa básica de juros chegou aos 10,75% ao ano, a mesma praticada em fevereiro de 2022.

Especialistas da Bolsa de valores brasileira (B3), sediada em São Paulo, afirmam que a queda na taxa de juros pode ser atribuída, também, à estabilidade nos índices de inadimplência nos contratos de financiamento. A facilidade de acesso ao crédito tem estimulado a compra do veículo financiado e contribuído, consequentemente, para o avanço das vendas no setor de seminovos.

Conforme dados da B3, em janeiro e fevereiro, o número de veículos seminovos financiados foi maior que o dobro dos 0km. O estudo aponta que os seminovos foram a preferência dos consumidores com 733 mil financiamentos, contra 355 mil compras parceladas de novos veículos.

Duelo de Seminovos 21 – Começa nesta sexta (5) e vai até o domingo (7) a 21ª edição do “Duelo de Seminovos”, feirão promovido pela Associação dos Revendedores de Veículos da Bahia (Assoveba). Segundo os organizadores, mais de mil veículos estarão disponíveis para compra com preços atrativos, entre R$ 20 mil e R$ 300 mil.

Nesta edição da feira, as 27 revendas credenciadas à Assoveba prometem surpreender os clientes com condições especiais de negociação. Financeira oficial do evento, o Banco BV garante taxas a partir de 1,08% ao mês, compra sem entrada ou pagamento da primeira parcela só no mês de agosto. Todas condições especiais dependem do perfil financeiro do cliente.

O presidente da Assoveba, Ari Pinheiro Júnior, demonstra confiança em mais um evento com boas vendas. Segundo ele, “a sexta redução seguida da taxa de juros pelo Banco Central revela um momento importante para a economia e o setor, que tem acumulado meses com boas vendas e fechou 2023 com alta de 8,7%, na comparação com o ano anterior, no Brasil”. “Uma excelente oportunidade para escolher entre as mil opções disponíveis no pátio e deixar o feirão de carro novo”, afirma.

Diretor da Pé Quente Publicidade e um dos organizadores do evento, Cleiton Ramos ressalta que esta primeira edição do feirão, em abril, é um abre alas para o mercado de seminovos no estado. “Com o sucesso de vendas dos últimos eventos temos organizado cada edição apostando todas as fichas, orientando que os lojistas ofereçam o melhor com o menor custo para manter o setor aquecido, gerando fluxo e perenidade ao mercado”, finalizou.

Mais informações em https://www.assoveba.com.br


SERVIÇO
O quê: Feirão Duelo dos Seminovos 21
Quando: sexta (5), sábado (6) e domingo (7)
Onde: Estacionamento do Assaí, antigo Extra Paralela
Quanto: Acesso Gratuito
Informações: https://www.assoveba.com.br

Continue Reading
Advertisement

Negócios

Reforma Tributária pode desidratar Simples Nacional, ampliar arrecadação e reduzir rombo da Previdência

Published

on

Women Leaders in Fintech debate efeitos do novo sistema no Split Payment Talks

A comunidade Women Leaders in Fintech (WLF) realizará hoje (20) o debate Split Payment Talks e Reforma Tributária, que contará com especialistas abordando as melhores maneiras de as empresas se adaptarem às exigências da Reforma Tributária. Um dos destaques da iniciativa será a participação do CEO da Omnitax, Paulo Zirnberger. De acordo com ele, a Reforma Tributária pode ter efeitos colaterais perigosos na forma de uma desidratação do Simples Nacional e das empresas de serviços. Neste sentido, ela pode tanto ampliar quanto acelerar a mortalidade de micros, pequenas e médias empresas por todo o país.

Baseado em sua experiência à frente da Omnitax, startup que atua por meio de uma plataforma de inteligência tributária que opera desde o pedido de compra até a contabilização da venda em tempo real, o especialista afirma que a principal fonte para este raciocínio é a busca desesperada por atingir as metas do Arcabouço Fiscal. Neste sentido, segundo ele, existe uma verdadeira guerra declarada e nesta batalha, aumentar a arrecadação e diminuir os gastos são as únicas armas disponíveis. Diante deste quadro, a desidratação do Simples Nacional implica tanto a redução da renúncia quanto a diminuição do rombo previdenciário ao longo do tempo, o que viabiliza a concretização do ditado popular: ‘matar dois coelhos com uma cajadada só’.

O debate terá a coordenação da presidente do WLF, Kalieane Abreu e acontecerá às 19h30 pelo YouTube. Também participarão das avaliações o CEO da Woovi, Rafael Turki e a VP Tributária da Revizia, Alessandra Vieira.

Zirnberger argumenta que só para ter uma ideia do que significaria a migração de empresas do Simples para os outros regimes, basta analisar as fontes de renúncias e incentivos fiscais brasileiros acima da casa dos R$10 bilhões. Essa lista apresenta na liderança absoluta o Simples Nacional, com R$101,8 bilhões. Na sequência, mas muito distantes, aparecem a Zona Franca de Manaus (ZFM), com R$ 36,3 bilhões, a Desoneração da Folha de Pagamento, com R$ 26,5 bilhões, a Cesta Básica de Alimentos (Desoneração de PIS/Cofins), com R$ 23,5 bilhões e, finalmente os Incentivos para a Agricultura e Pecuária (Desoneração de PIS/Cofins) com R$ 10,4 bilhões.

Já uma análise da questão pela ótica do rombo previdenciário também coloca o Simples Nacional no papel de um ofensor. Isso porque, apesar de contribuírem com alíquotas menores ao INSS em relação às empresas do Lucro Presumido e do Lucro Real, os trabalhadores das empresas do Simples, tanto dos MEIs, quanto das pequenas e médias empresas, têm direito integral à aposentadoria e a todos os demais serviços oferecidos pela previdência.

“Os dois cenários transformam o Simples Nacional numa espécie de vilão e o ataque a este sistema se manifestaria na Reforma Tributária em primeiro lugar na forma de uma promessa de desoneração das cadeias produtivas. Ao aplicar o recolhimento de IBS e CBS no conceito de crédito tributário, a Reforma produzirá naturalmente uma migração das empresas do Simples para o Lucro Real ou Presumido. Isso acontecerá porque as grandes empresas praticamente exigirão isso de seus fornecedores”, afirma
O problema, segundo ele, é que essa migração será prejudicial às empresas do Simples que não terão vantagem nenhuma com isso. Pelo contrário, elas terão que aprender a trabalhar com esse regime de créditos e débitos tributários. Para isso, terão despesas maiores com seus contadores e escritórios de contabilidade para gerenciar toda essa mecânica. Sem mencionar que seus preços de venda terão de subir para compensar as maiores alíquotas, parece um círculo vicioso e perigoso para a sobrevivência.

O CEO da Omnitax ressalta que atualmente, as empresas cadastradas pelo regime do Simples Nacional na modalidade MEI registram uma mortalidade entre 29% e 35 % a cada cinco anos. Já as pequenas e médias companhias também do Simples possuem uma taxa menor, mas ainda grande, de 21% a 25% no mesmo período. Segundo ele, caso a migração de regimes se confirme, é natural esperar que estes índices de mortalidade se tornem ainda maiores e mais rápidos ao longo dos anos com o agravante de que o Simples abriga 84% das empresas instituídas no país, consolidando o regime como o maior empregador dos trabalhadores nacionais.

“Por conta de tudo isso, é muito importante que as empresas do Simples entendam o que elas têm de fortalezas e competências para que elas consigam se reorganizar e buscar formas de saírem fortalecidas e não enfraquecidas desta transformação que exige estratégia inteligente de adaptação a esse novo sistema”, conclui.

Sobre a Omnitax

A Omnitax é a mais moderna plataforma para tratamento das complexas questões impostas pela digitalização e pela omnicanalidade nas relações tributárias, além dos requerimentos e obrigações acessórias trazidas pela Reforma Tributária.

A inteligência tributária oferecida pela empresa opera em todas as etapas, desde o pedido de compra, de venda, na emissão dos documentos eletrônicos, na rastreabilidade e conciliação dos eventos financeiros, dos pagamentos até a contabilização em tempo real.

Para saber mais acesse: https://www.omnitax.ai/

Continue Reading

Negócios

O futuro dos eventos na era digital

Published

on

(Foto: Matheus Leite)

Artigo por Potyra Lavor, Fundadora e CEO da IDW, hub de criação e produção de conteúdos e experiências que traduzem a essência do Brasil, entrelaçando cultura, memória e inovação

Em um oceano de informações, a qualidade do conteúdo é apenas o ponto de partida. Palco de ideias inovadoras sobre o futuro da tecnologia e dos negócios, o Web Summit Rio 2025 fomentou reflexões sobre temas que ressoam profundamente com o trabalho que desenvolvemos na IDW, agência criativa de negócios focada em conteúdo e entretenimento. Dos inúmeros painéis, vozes influentes como Kaique Alves (KondZilla), Lukas Ruiz (Vintage Culture), Guga Trevisani (Entourage) e Adriana Barbosa (PretaHub) enfatizaram a importância da visão e da estratégica criativa para o conteúdo alcançar seu potencial máximo.

A verdade é que em um mundo saturado de informação, a criatividade precisa de um alicerce sólido de planejamento e visão estratégica para realmente ressoar e gerar impacto. Além da ideia inicial, é preciso antecipar cenários, entender o público e construir narrativas reais, plurais e com propósito. A preparação é a base que sustenta a estratégia criativa, o diferencial essencial para a relevância e o sucesso de um evento. Entretanto, é um olhar humanizado e diverso que traz propósito, diferentes perspectivas e que amplia o real impacto de uma marca.

Na IDW a experiência reforça isso e projetos como AFROPUNK e Club Renaissance com Beyoncé comprovam que ideias inovadoras prosperam com objetivos claros antes, durante e após eventos. A visão requer preparo para transformar criatividade em resultados únicos e duradouros.

Vivemos um momento de onipresença online e, diante deste tsunami que é a era digital, o elo entre criatividade e estratégia é ainda mais crucial. A forma como consumimos música e entretenimento transformou-se radicalmente, assim como a concepção e a experiência de eventos. Manter o fator “UAU” em um mundo digitalizado exige reinvenção constante

Não se trata apenas de transmitir um show online ou de replicar o presencial no virtual, mas de explorar o potencial da tecnologia para criar imersão e interação, transcendendo a tela. Como podemos então usar as ferramentas digitais não como um substituto, mas como um catalisador, um agregador que pode ampliar conversas e públicos?

Não existe apenas uma bússola para navegar. Aqui, a resposta reside em uma criatividade estratégica que não teme a inovação e que agrega propósitos plurais. É ousar experimentar novos formatos, integrar narrativas em multiplataforma e até extrapolá-las. Ao aliar a visão com a paixão pela criação, podemos moldar o futuro de eventos e experiências ao vivo, numa fusão inteligente e criativa entre o físico, o digital e o humano, proporcionando vivências memoráveis e impactantes na era digital.

Continue Reading

Negócios

Saber Imobiliário 2025 reúne mais de 8 mil corretores e é aberto com palestra de Sophia Martins sobre mentalidade milionária

Published

on

Começou na última segunda-feira, 19 de maio, o Saber Imobiliário VI, considerado o maior evento online do mercado imobiliário brasileiro. Com patrocínio nacional do SEBRAE, realização do Sistema COFECI-CRECI e apoio do CRECI-PR, o evento gratuito e online reuniu, logo em sua abertura, mais de 8 mil corretores conectados simultaneamente, além de uma plateia presencial em Curitiba, composta por autoridades, lideranças e profissionais do setor.

A noite de abertura foi marcada pela presença e palestra de Sophia Martins, empresária, especialista em vendas de alto padrão e referência nacional em performance no setor. Com o tema “Mentes Milionárias: o segredo dos empreendedores de sucesso”, Sophia abordou pilares fundamentais como mentalidade, foco, disciplina, vendas com estratégia e inteligência emocional.

“Mentalidade é o primeiro imóvel que precisamos conquistar internamente. Corretores de alta performance são, antes de tudo, donos da própria mente e do próprio destino”, afirmou Sophia, recebendo aplausos calorosos da plateia e reações entusiasmadas do público online.

A palestra foi acompanhada presencialmente por grandes autoridades do setor, entre elas:
João Teodoro da Silva, presidente do COFECI, que reforçou o papel da educação como eixo estruturante da profissão:

“O corretor de imóveis que estuda, que se atualiza, está sempre um passo à frente. O Saber Imobiliário é a prova de que o conhecimento é a chave da valorização profissional.”

Luiz Celso Castegnaro, presidente do CRECI-PR, anfitrião da edição, destacou:

“Curitiba tem orgulho de sediar um evento que promove, com tanta força, o crescimento da nossa categoria. A educação técnica e estratégica é o melhor caminho para elevar o mercado como um todo.”

A programação segue até quarta-feira, 21 de maio, com dois grandes nomes:
Marc Tawil (20 de maio) — especialista em branding pessoal e comunicação de alto impacto;
Thiago Concer (21 de maio) — um dos principais nomes em treinamento de vendas no Brasil.

Com certificação gratuita e transmissão nacional, o Saber Imobiliário 2025 reforça o compromisso das entidades com a capacitação de qualidade, acessível e estratégica para os mais de 600 mil profissionais ativos em todo o país.

“Nosso objetivo é democratizar o saber. E quando o corretor aprende, ele transforma sua carreira, seus resultados e o próprio mercado ao seu redor”, reforçou a coordenação do evento.

As inscrições seguem abertas em: https://www.projetosaberimobiliario.com.br

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Saúde4 minutos ago

Autoestima além da estética: especialista explica como a forma de se ver impacta autoconfiança e posicionamento na vida

Conheça a Dra. Fernanda Ferreira, especialista em dermatologia estética que transforma vidas resgatando autoestima e autoconfiança Em tempos de redes...

Negócios8 minutos ago

Reforma Tributária pode desidratar Simples Nacional, ampliar arrecadação e reduzir rombo da Previdência

Women Leaders in Fintech debate efeitos do novo sistema no Split Payment Talks A comunidade Women Leaders in Fintech (WLF)...

Geral15 minutos ago

Veja o que os Chefs preparam para o Bárbaros BBQ

Bárbaros BBQ São Paulo 2025 reúne grandes chefs, open bar premium e marcas consagradas em um novo cenário ao ar...

Tiger Odontologia Digital - Dr. Luiz Fernando Coli e Dr. Daniel Sene - Crédito da Foto: Divulgação Tiger Odontologia Digital - Dr. Luiz Fernando Coli e Dr. Daniel Sene - Crédito da Foto: Divulgação
Saúde44 minutos ago

Tiger Odontologia Digital se consolida como um dos maiores cases de crescimento da odontologia no Brasil

Com três unidades em São Paulo e faturamento mensal de R$ 1,5 milhão, rede aposta em tecnologia, gestão de excelência...

Negócios2 horas ago

O futuro dos eventos na era digital

(Foto: Matheus Leite) Artigo por Potyra Lavor, Fundadora e CEO da IDW, hub de criação e produção de conteúdos e...

Negócios2 horas ago

Saber Imobiliário 2025 reúne mais de 8 mil corretores e é aberto com palestra de Sophia Martins sobre mentalidade milionária

Começou na última segunda-feira, 19 de maio, o Saber Imobiliário VI, considerado o maior evento online do mercado imobiliário brasileiro....

Negócios5 horas ago

Método de diagnóstico patrimonial criado por especialista em gestão ganha adesão entre famílias e empresas de alta renda

Em meio ao aumento da judicialização de heranças e à desorganização patrimonial mesmo entre famílias com grandes ativos, planejadora desenvolve...

Famosos5 horas ago

Entrevista | Jovem influenciador e empresário, Byel fala sobre carreira e o impacto da internet nos negócios

Nos últimos anos, o crescimento das redes sociais abriu espaço para uma nova geração de empreendedores digitais. Entre eles está...

Geral5 horas ago

Estratégias avançadas no tratamento de melasma: do clareador aos procedimentos clínicos

O melasma é uma condição desafiadora que afeta muitas pessoas, principalmente as mulheres, e exige abordagens terapêuticas eficazes. Nesse contexto,...

Negócios5 horas ago

5 erros comuns nos reembolsos de despesas corporativas

Com processos manuais e sem política clara para despesas, empresas sofrem com erros, fraudes e insatisfação dos colaboradores. Em tempos...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed