Brasil hoje tem quase um milhão de criativos empregados - Business Feed
Connect with us

Business

Brasil hoje tem quase um milhão de criativos empregados

Published

on

Denilson Shikako, CEO da Fábrica de Criatividade, explica que os profissionais criativos estão em alta porque possuem visão macro (SUBTITULO)

Uma nova edição do Mapeamento da Indústria Criativa realizada pela Firjan apontou que o número de profissionais criativos cresceu 11,7% em relação à última edição lançada em 2019.
A pesquisa analisou o setor entre 2017 e 2020 e revelou que hoje, o Brasil conta com 935 mil profissionais criativos formalmente empregados, o que equivale a 70% da mão de obra que atua na indústria metal mecânica brasileira.

O mapeamento foi separado em quatro áreas criativas: tecnologia, consumo, mídia e cultura e, de acordo com o estudo, as duas primeiras áreas representam mais de 85% dos vínculos empregatícios dos profissionais, com aumentos de 20,0% e 12,8%, respectivamente. Já Cultura e Mídia, que representam os 15% restantes, registraram uma queda de 7,2% e 10,7%.

Para o especialista em criatividade, Denilson Shikako, CEO da Fábrica de criatividade, os números representam que a inovação traz lucro, traz Roi e traz resultado. “Estão contratando mais as pessoas criativas. No Fordismo, a gente foi treinado para entregar resultado baseado em operação, baseado em produção. E agora as empresas e as indústrias estão percebendo que esse número aumenta muito mais quando você traz gente do mercado criativo. Penso que esses são os motivos desses dois números estarem aumentando. Em relação aos números que estão diminuindo, referente aos profissionais de cultura e mídia, penso que são dois motivos. O primeiro deles foi a pandemia que diminuiu os cargos formais e tiveram menos atividades culturais acontecendo e a segunda é que as pessoas estão “terceirizando” mais as atividades nesses setores. Com certeza se tivesse uma pesquisa baseada no mercado informal, esse número teria crescido porque as empresas dessas áreas estão contratando freelancers, terceiros ou as próprias empresas estão desenvolvendo capacitações internas nestas temáticas com pessoas “multifunções” o que diminui o número de vagas “formais” afirma Shikako.

Nesta edição, o Mapeamento da Indústria Criativa também realizou as quatro análises com as temáticas Soft Power e desenvolvimento com base na cultura e identidade dos territórios; Desafios à valoração de intangíveis nas Indústrias Criativas; Aspectos da Proteção à Propriedade Intelectual e Problematizando a definição de Economia Criativa, para entender a Indústria Criativa no Brasil e seus impactos sobre cidades e estados.

De acordo com o mapeamento, São Paulo e Rio de Janeiro seguem sendo os estados mais representativos no mercado de trabalho criativo, com 50,9% dos empregos registrados em 2020. Até 2020, havia cerca de 380,3 mil vínculos em SP e, no RJ, 95,7 mil.

O especialista revela ainda que as ocupações são fruto de modificações estruturais nas relações de trabalho, não somente dentro dos setores criativos, como também da economia como um todo. “Antigamente as pessoas eram contratadas por período, por tempo. A mudança nas relações estruturais, penso que na pós pandemia, que é a base dessa pesquisa, se refere às pessoas que estão sendo contratadas para fazer o tempo delas. O mercado como um todo tem trabalhado por projetos. Se eu vou demorar 1h, 10h se vou fazer a entrega com uma pessoa que sabe só sabe fazer a operação e não sabe fazer a gestão, o problema é meu. Entendo que a economia criativa vai trazer muito mais a visão do processo como um todo e não aquele trabalho específico de apertar parafuso, apertar um botão ou até mesmo o que o robô consegue fazer. Hoje em dia o mercado criativo traz a demanda de entregar por entregas e não pelo tempo. O tempo que vai fazer muda a relação estrutural de trabalho”, detalha.

Ainda de acordo com a pesquisa da Firjan, as profissões criativas que estão em alta no Brasil são as seguintes: Analista de Negócios, Analista de Pesquisa de Mercado
Programadores/Desenvolvedores, Biomédico,Visual Merchandising,Gerentes de Tecnologia da Informação,Designer Gráfico, Pesquisadores em geral,Gerente de Marketing e Engenheiros da área P&D.

“Se você olhar todas essas atividades, sempre envolve algo que eu sempre brinco: o que um robô não consegue fazer? O robô consegue fazer uma análise, ele consegue olhar os dados, mas só que fazer essa análise básica cruzando esses dados e trazendo impressões que não estão nos números, é uma coisa que a inovação e a criatividade trazem. As 13 profissões que envolvem um pensamento de inovação, o pensamento macro, a visão do todo é sempre melhor do que a visão da soma das partes. O profissional criativo possui a visão de várias áreas, possui repertório criativo”, conclui.

Continue Reading
Advertisement

Business

Crescimento do mercado de produtos licenciados: tendências do segmento infantil no Brasil

Published

on

O segmento infantil é fundamental para o mercado de licenciamento por diversos motivos. As crianças são grandes consumidoras e influenciam fortemente as decisões de compra de suas famílias. Além disso, a construção de um relacionamento com uma marca desde a infância pode gerar consumidores fiéis por toda a vida. As empresas que investem nesse segmento têm a oportunidade de criar conexões emocionais duradouras com seus clientes e fortalecer sua marca. O potencial de crescimento desse mercado é enorme, impulsionado pelo constante desenvolvimento de novos personagens, produtos e experiências que capturam a imaginação das crianças.

Mercado global e seus segmentos

O mercado global de produtos licenciados têm apresentado um crescimento significativo, com as vendas no varejo alcançando US$ 340,8 bilhões em 2022, representando um aumento de 8,02% em relação ao ano anterior. Esse crescimento é impulsionado, principalmente, pela força do setor de Entretenimento/Personagens, que sozinho responde por US$ 138,1 bilhões, ou 40,5% do mercado global. Marcas e personagens populares, especialmente no segmento infantil, continuam a ser os principais motores desse crescimento, com produtos como brinquedos, vestuário e acessórios se destacando.

O setor de Entretenimento/Personagens consolidou sua posição como o maior segmento do mercado, respondendo por mais de 40% do faturamento total. Além disso, setores como Música e Desporto apresentaram um crescimento expressivo, com aumentos de 26,1% e 19,5%, respectivamente. Em relação às categorias de produtos, vestuário, brinquedos e acessórios de moda se destacaram, representando juntas mais de 36% do mercado. Esses resultados demonstram a força e a diversidade do mercado de licenciamento global, impulsionado pela crescente demanda por produtos e serviços relacionados a marcas e personagens populares.

E no Brasil?

No Brasil, essa tendência global se reflete de forma significativa, com o segmento infantil desempenhando um papel central no mercado de produtos licenciados. Personagens de filmes, séries e desenhos animados têm grande apelo entre as crianças, impulsionando as vendas de produtos como roupas, mochilas e material escolar. De acordo com projeções da Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral–Licensing International), o faturamento do setor no varejo praticamente dobrou, saindo de R$ 12 bilhões em 2012 para R$ 23,2 bilhões no ano passado.

Além disso, o mercado brasileiro se beneficia da popularidade crescente de plataformas de streaming, que introduzem novos personagens e franquias ao público infantil, expandindo ainda mais as oportunidades de licenciamento.

Como as empresas estão utilizando o licenciamento para fortalecer suas marcas?

O licenciamento de marcas tem se mostrado uma estratégia eficaz para que as empresas ampliem seu alcance, fortaleçam seu posicionamento de mercado e gerem novas fontes de receita. Algumas das principais formas como as empresas estão utilizando o licenciamento incluem:

• Expansão para novos mercados: ao licenciar sua marca para produtos em diferentes categorias, as empresas podem alcançar novos públicos e expandir sua presença em mercados onde ainda não atuam diretamente;

• Aumento da visibilidade da marca: o licenciamento permite que a marca seja associada a uma variedade de produtos e serviços, aumentando sua visibilidade e reconhecimento entre os consumidores;

• Criação de conexões emocionais: ao licenciar sua marca para produtos que os consumidores amam, as empresas podem criar conexões emocionais mais fortes;

• Geração de novas receitas: o licenciamento é uma fonte de receita adicional para as empresas com outras frentes de negócios, permitindo que elas monetizem o valor de sua marca;

• Fortalecimento da identidade da marca: ao controlar o uso de sua marca em diferentes produtos, as empresas podem garantir que a identidade da marca seja consistente e coesa.
Quais são as tendências futuras do mercado de licenciamento?

Impulsionado por novas tecnologias, mudanças no comportamento do consumidor e a busca por experiências mais personalizadas, o mercado de licenciamento segue crescendo. Algumas das principais tendências futuras incluem:

• Licenciamento digital: o crescimento do comércio eletrônico e a popularidade de plataformas digitais estão impulsionando o licenciamento de marcas para produtos digitais, como aplicativos, jogos e conteúdo online;

• Experiências imersivas: as empresas estão buscando criar experiências imersivas, como realidade virtual e aumentada, que podem ser integradas ao licenciamento de marcas. O metaverso oferece novas oportunidades neste sentido;

• Sustentabilidade: a preocupação com o meio ambiente está levando as empresas a buscar parcerias com marcas que compartilham seus valores de sustentabilidade.

• Personalização: os consumidores estão cada vez mais buscando produtos personalizados e o licenciamento pode ser uma forma de atender a essa demanda;

• Influenciadores digitais: desde a ascensão das redes nas últimas décadas, a colaboração com influenciadores digitais é uma estratégia importante para as empresas. E existem grandes nomes no universo infantil;

• Inteligência Artificial: A IA pode ser utilizada para personalizar as experiências de licenciamento, criar novos produtos e otimizar as operações. Além de ajudar na melhor utilização de dados para desenvolvimento de produtos;

• NFTs (tokens não fungíveis): estão revolucionando a forma como as marcas interagem com seus fãs, permitindo a criação de produtos digitais exclusivos e colecionáveis.

Diante de um mercado em forte expansão, há uma expectativa de que o setor de licenciados continue em alta nos próximos anos, influenciado pelo potencial de produtos voltados ao público infantil, que vêm ganhando cada vez mais espaço, sobretudo no varejo brasileiro. E essa crescente demanda promete travar uma disputa acirrada.

Fonte: Mercado e Consumo

Continue Reading

Business

Somos Young anuncia novo gerente de marketing para o segmento de esportes

Published

on

Jorge Duarte acumula passagens por empresas do setor e pelo Santos FC

A Somos Young anuncia a chegada de Jorge Duarte como Gerente de Marketing e Esportes da empresa. Referenciado pelo extenso relacionamento B2B, o novo gestor terá como missão fortalecer a marca no cenário de esportes, onde destacam-se os projetos da companhia relacionados aos programas de sócio-torcedor de clubes como Cruzeiro, Vasco, Coritiba e Bahia.

“É com grande entusiasmo que aceito este desafio na Somos Young. Agradeço imensamente pela confiança depositada em mim para liderar essa equipe em um momento tão dinâmico e promissor para ambos os setores. O marketing tem passado por constante desenvolvimento, transformações que têm moldado a maneira como nos conectamos com os consumidores e clientes. O avanço das tecnologias digitais, a ascensão das mídias sociais e a crescente importância da personalização são apenas algumas das mudanças que têm redefinido nossas estratégias e abordagens”, afirma.

Jorge possui MBA em Marketing pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e formação em comunicação social, publicidade e propaganda pela UNIFACS (Universidade de Salvador).

Nos últimos anos, o profissional trabalhou como Líder de Projetos na agência End to End, foi Head de Relacionamento no Santos Futebol Clube e Gerente de Marketing na FutebolCard.

 

Sobre a Somos Young

Fundada no final de 2021, a Somos Young é uma empresa que atua na captação de clientes, relacionamento, cobrança e oferta de crédito. Sua abordagem compreende a integração prática e intuitiva de todos os canais de atendimento e utiliza-se de IA para atender 100% da base em real time.

Sua principal atuação está no mercado educacional, onde detém 35% do share do setor, tendo no portfólio as principais instituições do país. Além do ramo de educação, a Somos Young expandiu suas atividades para o âmbito do futebol em 2022, passando a atuar no atendimento aos sócios-torcedores de clubes. Entre os clientes já atendidos pela empresa estão Cruzeiro, Coritiba, Bahia e Vasco.

Continue Reading

Business

Gizelle Vicentini – Traçando caminhos na educação inclusiva e nas artes

Published

on

Gizelle Vicentini

Gizelle Almeida Barbosa Vicentini é uma figura central no panorama da educação inclusiva e no ensino da arte na educação infantil. Com uma carreira robusta, dedicada à regência de aulas e ao desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, Gizelle tem deixado sua marca tanto em sala de aula quanto nas páginas de prestigiosas publicações acadêmicas.

Inovação na educação inclusiva

Em seu artigo “A Inclusão de Alunos com Deficiência em Escolas Regulares”, publicado em janeiro de 2021, Gizelle discute a evolução e os desafios da inclusão de alunos com deficiências nas escolas regulares. “Nos últimos anos, enfrentamos grandes mudanças no que diz respeito à educação”, diz Gizelle. Ela argumenta que, com o processo de inclusão, é fundamental que as escolas se reinventem, adaptando suas práticas e infraestruturas para atender à diversidade de necessidades dos alunos.

Gizelle enfatiza que a inclusão traz benefícios extensivos não apenas para os alunos com deficiências, mas para toda a comunidade escolar, promovendo um ambiente de respeito e aceitação das diferenças. “Conviver com a diferença ensina a comunidade escolar a aceitar e respeitar as limitações de cada um, o que é essencial para o desenvolvimento social de todos”, explica ela.

Contribuições para o ensino da arte

No campo das artes, Gizelle destaca-se pelo seu artigo “A Contribuição da Arte para o Desenvolvimento e Aprendizagem na Educação Infantil”, publicado em fevereiro de 2020. Neste estudo, ela explora como o ensino de diversas formas de arte — como poesia, teatro, dança, artes visuais e música — pode ser integrado de maneira eficaz ao currículo escolar para enriquecer a experiência de aprendizado das crianças.

“A arte é uma ferramenta poderosa que desperta sentimentos, imaginação e criatividade nas crianças”, afirma Gizelle. Ela defende que a escola deve considerar o ensino da arte não apenas como lazer ou entretenimento, mas como um meio fundamental de aprendizagem e conhecimento.

Gizelle Vicentini

Carreira e Qualificações

Ao longo de sua carreira, Gizelle trabalhou em diversas instituições, como evidenciado em seu currículo detalhado. Ela começou como agente educacional e mais tarde se tornou professora, especializando-se em educação especial. Gizelle possui graduações em Pedagogia e Arte, além de uma pós-graduação em Educação Especial.

Além de sua experiência prática, Gizelle é conhecida por sua capacidade de colaborar efetivamente com famílias e especialistas, buscando estratégias pedagógicas que promovam a autonomia e o desenvolvimento integral dos alunos. “Apostando no potencial de cada um dos estudantes atendidos, busco sua autonomia na escola e fora dela”, diz ela sobre sua abordagem pedagógica.

Gizelle Vicentini continua a ser uma líder influente na educação, cuja obra e ensinamentos moldam as práticas educacionais contemporâneas tanto na inclusão quanto no ensino das artes. Sua carreira é um testemunho do impacto duradouro que um educador dedicado pode ter no sistema educacional e na vida dos alunos.

Para saber mais acesso a rede social do Linkedin.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Entretenimento7 horas ago

Novo fenômeno da música gospel, Maria Marçal grava DVD em Salvador com mega estrutura e milhares de fãs

Fenômeno gospel de apenas 15 anos, Maria Marçal escolheu Salvador para receber a gravação de seu primeiro DVD, batizado de “Cura”, na...

Entretenimento8 horas ago

Canto pela Paz: Nicoli Francini é destaque em famoso festival de música gospel

A apresentação da cantora Nicoli Francini foi destaque na 15ª edição do festival “Canto pela Paz”, um dos mais tradicionais do segmento gospel...

Famosos11 horas ago

Dr. André Araújo Inaugura Instituto de Cirurgia Plástica Avançada em São Paulo

Na última sexta-feira (13), o renomado cirurgião plástico Dr. André Araújo inaugurou o Instituto André Araújo, em São Paulo. A...

Entretenimento12 horas ago

Niterói: Praça da Cantareira recebe show de rap de graça

  No dia 19/09, a partir das 20h, São Domingos será ‘palco’ de um grande show, independente e gratuito. O...

Saúde13 horas ago

Famosos buscam cada vez mais a perfeição estética com a cirurgia de Lipo Laser

A busca pelo corpo escultural e a perfeição estética tem se tornado cada vez mais comum entre celebridades. A técnica...

Moda14 horas ago

Seletiva para talentos chega a Volta Redonda; saiba como participar

Max Fashion Tour é realizado pela agência de modelos Max Fama e acontece nos dias 21 e 22 de setembro...

Saúde14 horas ago

Inovações no Tratamento do Melasma: Formulações Personalizadas e Avanços da Farmácia Magistral

Fabíola Faleiros, diretora executiva e farmacêutica responsável da La Pharma, compartilha como a personalização de tratamentos magistral pode trazer resultados...

Negócios15 horas ago

Consultoria Financeira para Médicos se destaca pela independência

A MedInvest, liderada por Luca Ruiz, consultor financeiro, se destaca no mercado pela sua abordagem independente e voltada especificamente para...

Negócios16 horas ago

Ímãs de Neodímio revolucionam o mercado com tecnologia de alta performance e sustentabilidade

Essenciais para indústrias tecnológicas e atividades sustentáveis, os ímãs de neodímio oferecem eficiência, durabilidade e uma ampla gama de aplicações,...

Negócios16 horas ago

Como Marcos Marafigo se Tornou um Especialista em Gestão de Marcas e Patentes

Transformando Adversidades em Oportunidades: A História de Marcos Marafigo Marcos Marafigo é um nome que se destaca no cenário da...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed