Barra
Connect with us

Entretenimento

Cantor mineiro Alysson explora ancestralidade no novo EP Iroko

Published

on

O lançamento que celebra toda sua musicalidade contemporânea chega hoje às plataformas digitais

[ouça aqui]

Iroko, orixá que rege o tempo, é um dos mais antigos nas tradições religiosas de matriz africana. No início de tudo, Iroko habitava a primeira árvore plantada na Terra e por meio dela os outros orixás desceram do céu. Não à toa algo tão potente como isto foi escolhido pelo cantor e compositor mineiro Alysson para nomear o seu novo EP. Iroko representa na trajetória artística do músico todas as reflexões que o rodearam no caminho de sua relação com a própria ancestralidade e o tempo, em forma de música. Ao longo de cinco faixas, o EP Iroko conta a história da nova fase de Alysson – e chega hoje às plataformas (ouça aqui). 

Após ser delineado pelos singles “São Jorge Ogum”, “Borda do Tempo”, “Misere Nobis” e “Fio do Blefe”, apresentados ao longo do ano, o UAIFROBEAT que guia o EP agora apresenta a inédita canção “Águas do Tempo”, que sintetiza os principais conceitos do projeto ao abordar o amor, o tempo e o conhecimento ancestral. “Essa música fala de amor e do tempo, não só como algo linear, mas como uma sabedoria ancestral que permeia o disco”, afirma Alysson.

Iroko, cujo processo de produção começou há dois anos, marca uma fase madura na trajetória do artista. Foi a partir de uma  primeira conexão com o produtor musical Júlio Fejuca que Alysson compreendeu que aquela parceria captava tanto a essência de sua música quanto as características que rodeavam os planos futuros de sua carreira. “’Miserere Nobis’ foi a primeira canção que gravamos juntos, e o resultado foi tão impactante que decidimos expandir o projeto e criar o EP”, relembra Alysson. Dando continuidade ao projeto do EP, eles convidaram Ricardo Gama, produtor premiado no Grammy Latino assim como Fejuca – ambos concorrem novamente ao Grammy Latino deste ano. A dupla de produtores, ao lado de Alysson e Willian Navarro, assinam a produção musical do projeto. 

Entre o leque de influências, a pluralidade é protagonizada por nomes como Milton Nascimento, Djavan, Gilberto Gil, além de sons contemporâneos de Luedji Luna, Russo Passapusso e Kendrick Lamar. “As minhas músicas saem brutas, mas meu violão e voz sempre indicam o caminho. O Willian, meu grande parceiro musical, participa disso de forma totalmente orgânica e o Fejuca e o Gama souberam lapidar nossas experimentações e ideias com maestria, trazendo uma sonoridade atual”, comenta o artista. 

O mote de Iroko aborda o conceito de um tempo não linear, inspirado nas tradições africanas, listando as faixas: “São Jorge Ogum”, uma homenagem do artista à fé, seja aquela que o acompanha desde sua criação católica até quando se conecta  às religiões de matriz africana; “Fio do Blefe”, uma reflexão sobre as incertezas e angústias da vida, guiada pelo tom de esperança e conexão com a ancestralidade; e “Borda do Tempo”, em que Alysson versa sobre o lugar dentro de cada um em que se pode lidar com o eu mais íntimo, sendo dono do próprio tempo. “Queríamos que este primeiro EP fosse uma amostra pura do compositor, cantor e multi-instrumentista que sou. Era importante, nesse momento, mostrar o artista Alysson em sua totalidade”, finaliza.

OUÇA O EP IROKO AQUI

TRACKLIST 

  1. Águas do Tempo 
  2. Fio do Blefe 
  3. Miserere Nobis
  4. Borda do Tempo 
  5. São Jorge Ogum

FICHA TÉCNICA 

  1. “ÁGUAS DO TEMPO”

Percussão – Dennys Silva

Baixo – Fejuca

Teclados – Ricardo Gama

Guitarra – Alysson

Violão – Alysson

Voz – Alysson

Produção – Brazuk (Fejuca e Ricardo Gama) e Alysson

Arranjo – Fejuca, Ricardo Gama, Alysson e Willian

Téc. Gravação – Ricardo Gama, Fejuca e Lincoln Gonçalves

Mixagem/Master – João Milliet

  1. “FIO DO BLEFE” (intro incidental Maurício Tizumba)

Bateria – Pé Beat

Percussão – Dennys Silva

Baixo Synth – Ricardo Gama

Teclados – Ricardo Gama

Guitarra – Alysson

Violões – Alysson

Viola de 10 cordas – Alysson

Flauta – Richard Fermino

Flugel Horn – Richard Fermino

Coro – Alysson

Voz – Alysson

Voz (intro incidental) – Maurício Tizumba

Produção – Brazuk (Fejuca e Ricardo Gama) e Alysson

Arranjo – Fejuca, Ricardo Gama, Alysson e Willian

Téc. Gravação – Ricardo Gama, Fejuca e Lincoln Gonçalves

Mixagem/Master – João Milliet

  1. “MISERERE NOBIS”

 

Arranjo, Programação, Guitarra, Baixo – Fejuca

Acordeon – Cosme Vieira 

Programações e Guitarra – Cleiton Marcos de Miranda

Violão e Percussão – Alysson

Tambor – Josy.anne 

Produção – Brazuk (Fejuca e Ricardo Gama)

Arranjo – Fejuca

Mix e Master – João Milliet

  1. “BORDA DO TEMPO”

Bateria – Pé Beat

Percussão – Dennys Silva

Baixo – Fejuca

Teclados – Ricardo Gama

Violão – Alysson

Flauta – Richard Fermino

Flugel Horn – Richard Fermino

Coro – Eloíza Paixão e Estela Paixão

Voz – Alysson

Produção –  Brazuk (Fejuca e Ricardo Gama) e Alysson

Arranjo – Fejuca, Ricardo Gama, Alysson e Willian

Téc. Gravação – Ricardo Gama, Fejuca e Lincoln Gonçalves

Mixagem/Master – João Milliet

  1. “SÃO JORGE OGUM”

Bateria – Pé Beat

Percussão – Dennys Silva

Baixo Synth – Vitor Arantes

Baixo – Fejuca

Teclados – Vitor Arantes

Violão – Alysson

Violoncelo – Gabriel Alvico

Violinos – Pedro Esche e Igor Dutra

Viola – Dimas Venâncio

Voz – Alysson

Produção – Brazuk (Fejuca e Ricardo Gama) e Alysson

Arranjo – Vitor Arantes, Fejuca, Ricardo Gama, Alysson e Willian

Arranjo de cordas – Vitor Arantes

Estúdio Gravação Cordas – Estúdio Aris

Téc. Gravação – Adonais Junior, Ricardo Gama, Fejuca e Lincoln Gonçalves

Mixagem/Master – João Milliet

Continue Reading
Advertisement

Entretenimento

Centro Cultural Olido se torna o epicentro do hip hop paulista com shows gratuitos

Published

on

Yannick Hara, Phantom DK, Deejazz e Olímpico são as atrações do evento que integra o Mês do Hip Hop 2025 e promete uma noite de rimas, poesia e resistência.

O Hall Cultural do Centro Cultural Olido será tomado pela força do hip hop na quinta-feira, 30 de outubro. Dentro da programação oficial do Mês do Hip Hop 2025, o espaço recebe uma sequência de shows gratuitos que destacam a pluralidade do movimento urbano na capital paulista.

O evento é uma das ações que integram o Mês do Hip Hop, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo. Desde o início do ano, o projeto vem incentivando a cena hip hop local, contratando mais de 1.500 artistas via edital e ocupando diferentes espaços culturais públicos.

Flayer/Divulgação

No Olido, a programação reunirá nomes de peso. Yannick Hara apresenta seu projeto Terra em Transe, unindo performance, letras afrofuturistas e sonoridades experimentais. Na sequência, Phantom DK sobe ao palco com seu rap de discurso afiado, seguido por Deejazz, que funde batidas urbanas e improviso instrumental no espetáculo “Do Hip Hop ao Jazz”. O encerramento será com Olímpico — parceria explosiva entre SPVic, do Haikaiss, e o grupo Síntese.

Mais que uma noite de shows, o evento simboliza o fortalecimento de uma cultura que transforma a cidade e seus territórios por meio da arte.

Serviço: Mês do Hip Hop 2025 – Centro Cultural Olido Data: 30 de outubro Horário: Das 17h às 22h Endereço: Av. São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo Entrada gratuita

Continue Reading

Empreendedorismo

GRUPO RAMARIM anuncia oficialmente seu novo Presidente e inicia nova fase com foco em inovação e tecnologia

Published

on

Marçal Müller assume o comando da empresa calçadista, sucedendo Marco Müller, e promete manter o legado familiar com foco no futuro digital

O Grupo Ramarim, um dos maiores e mais tradicionais do setor calçadista brasileiro, anuncia oficialmente Marçal Müller como seu novo presidente. A transição iniciou no ano de 2018, com Marçal assumindo a Vice-presidência do Grupo e representa a continuidade da gestão familiar, agora com a liderança da nova geração na Presidência, e sinaliza uma nova fase estratégica para a empresa, com foco em inovação, tecnologia e expansão digital.

Marçal sucede seu pai, Marco Müller, que liderou a companhia por décadas (1988 – 2025), e consolidou o Grupo Ramarim como referência nacional em calçados femininos, com presença em todo o país e forte reconhecimento de marca. A mudança de liderança foi cuidadosamente planejada, respeitando a cultura da empresa e seu compromisso com colaboradores, clientes e parceiros.

“Assumir a presidência do Grupo Ramarim é um desafio e ao mesmo tempo, uma honra. Carrego comigo os valores construídos por gerações, mas com um olhar voltado para o futuro: com mais inovação, digitalização e proximidade com a consumidora moderna”, afirma Marçal Müller.

Entre as prioridades da nova gestão estão o fortalecimento de marca, a automação industrial, o investimento em design e tecnologia de conforto e a ampliação dos canais de relacionamento com o consumidor.

Marco Müller seguirá atuando como Presidente do Conselho Consultivo, apoiando a transição e contribuindo com sua experiência. “Estamos vivendo uma passagem de bastão segura, madura e inspiradora. Marçal representa a continuidade dos nossos princípios, com energia para liderar os próximos ciclos de crescimento do Grupo Ramarim”, destaca Marco.

Fundada em 1962, a Ramarim tem sede em Nova Hartz (RS) e é reconhecida por unir moda, qualidade e conforto em suas coleções. A marca é presença constante nos pés das brasileiras e distribui seus produtos em milhares de pontos de venda em todo o território nacional e internacional.

Continue Reading

Entretenimento

Instituto Mauricio de Sousa entrega 1.700 kits de livros no interior de SP

Published

on

A campanha “Contar Histórias na Primeira Infância é Para a Vida Toda”, fruto da parceria entre o Instituto Mauricio de Sousa e a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV), dá mais um passo importante em sua missão de estimular a leitura durante a primeira infância, classificada de 0 a 6 anos de idade. Ao todo, serão entregues 1.700 kits de leitura, cada um composto por cinco gibis, que foram destinados para parceiro no interior de São Paulo.

Os territórios selecionados integram a campanha “Territórios do Cuidado”, uma iniciativa da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, que conta com a parceria da Gerando Falcões e, no caso do Jardim Lapena, também com o apoio da Fundação Tide Setubal. Nessas regiões, as ações de mobilização aconteceram entre os dias 11 e 12 de outubro, em celebração ao Dia das Crianças, com foco na promoção da leitura e no fortalecimento do vínculo entre cuidadores e crianças pequenas.

A campanha, que estreou ainda em 2025 com o personagem Nelson Neto, o Nenê, redesenhado com os traços da Turma da Mônica Baby, tem como propósito sensibilizar cuidadores sobre a importância da leitura e contação de histórias desde os primeiros anos de vida, e reforça o compromisso social do Instituto com a alfabetização. O personagem simboliza a importância do cuidado, do afeto e da escuta ativa na primeira infância.

Criado em 2020, Nelson Neto nasceu para chamar a atenção dos pais e cuidadores para a promoção do desenvolvimento infantil em suas múltiplas dimensões (saúde, nutrição, educação, segurança e cuidados responsivos).

“Acreditamos no poder das histórias para transformar a infância e fortalecer os vínculos familiares. Trazer o cuidado com a infância como centro da campanha é essencial para ampliar a atenção social sobre o tema e inspirar mais famílias a criarem momentos de leitura com seus filhos”, afirma Marina Sousa, diretora-executiva do Instituto Mauricio de Sousa.

“Parcerias como esta mostram a força que nasce quando diferentes instituições se unem em torno de um mesmo propósito: garantir que cada criança tenha um início de vida repleto de afeto, cuidado e oportunidades. Ao lado do Instituto Mauricio de Sousa, conseguimos somar expertises e alcançar mais famílias, promovendo a leitura como um gesto de vínculo, desenvolvimento e amor na primeira infância”, finaliza Mariana Luz, CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.

Sobre o Instituto Mauricio de Sousa

O Instituto Mauricio de Sousa tem como missão perpetuar o legado tangível e intangível do desenhista Mauricio de Sousa, apoiando a alfabetização e estimulando a leitura através de seus personagens, transformando realidades e promovendo valores como respeito, justiça e solidariedade.

Sobre a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Em 2025, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal completa 60 anos de história. Criada em 1965, a Fundação nasceu em memória de Maria Cecilia, filha do banqueiro Gastão Eduardo de Bueno Vidigal – vítima de leucemia aos 12 anos – com intuito de fomentar pesquisas no campo da hematologia. Em 2007, a instituição abraçou a causa da primeira infância com a certeza de que as experiências vividas no começo da vida são fundamentais para o desenvolvimento não só da criança, mas de toda a sociedade.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Business3 dias ago

Com presença de autoridades e medalhistas olímpicos, empresa brasileira de infraestrutura esportiva reinaugura sede em São Paulo

Recoma investiu R$ 1,5 milhão no novo espaço e aposta em tecnologia de ponta e novos projetos no futebol Líder...

Negócios3 dias ago

MBW Advocacia terá estande próprio em estreia em feira do setor supermercadista no litoral do Rio Grande do Sul

(Da esq para a direita, Pedro Pandolfo, Mozarth Wierzchowski e Roberto Beninca, sócios da MBW Advocacia) Escritório patrocina o evento...

Negócios3 dias ago

Aumenta a fiscalização sobre investidores com ativos no exterior: como se preparar sem cometer erros

Com o avanço dos acordos internacionais e o cruzamento de dados via CRS, Receita Federal amplia o cerco a brasileiros...

Business3 dias ago

Grupo Fynza: Transformamos planejamento em patrimônio.

O Grupo Fynza oferece soluções completas em crédito e investimento, com foco em planejamento financeiro inteligente e personalizado. Atuamos com...

Business3 dias ago

A Síndrome da Mulher Boazinha: o silêncio que adoece o amor e aprisiona a alma – Dra Maria Fernanda Amaral

Ela é gentil, compreensiva e está sempre disposta a ajudar. Vive para agradar — o parceiro, os filhos, os amigos,...

Negócios3 dias ago

Obra Limpa: 7 Estratégias Essenciais para uma Reforma com Menos Sujeira

Planejamento, tecnologia e profissionais qualificados podem transformar qualquer reforma em um processo mais organizado e menos estressante. Reformar ou construir...

Negócios3 dias ago

A revolução digital nos leilões: Rogério Menezes e a transformação do setor

Leiloeiro pioneiro no Brasil destaca os avanços tecnológicos nos leilões e alerta para a segurança nas transações online Leiloeiro oficial...

Negócios3 dias ago

Holding: mais do que proteger o patrimônio, é sobre crescer com estratégia e segurança

A estrutura de holding vem ganhando espaço entre empresas e famílias que desejam proteger bens, pagar menos impostos e planejar...

Saúde3 dias ago

Postura digital: o impacto do uso de telas no corpo e o papel do movimento na prevenção da dor

Estudos mostram que não é a postura em si, mas o tempo parado e a falta de movimento variado que...

Saúde3 dias ago

Os 3 Cs que estão adoecendo as mulheres — e o alerta por trás do comportamento cotidiano

Sobrecarga emocional, autocrítica excessiva e desconexão corporal formam um ciclo silencioso que compromete a saúde física e mental de mulheres...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed