Barra
Connect with us

Business

Capim Dunamis se destaca como opção de melhor custo-benefício para o preparo de solos

Published

on

A brachiaria da Milagro Agro Brasil apresenta resultados melhores que os de concorrentes e eleva produtividade em culturas como soja e milho.

 

A qualidade do solo é um dos fatores mais importantes para o sucesso e a sustentabilidade das plantações de diversas culturas. Esse aspecto, atualmente, torna-se ainda mais importante diante das mudanças climáticas, da erosão acelerada e da escassez de recursos naturais em diversas regiões.

Para contornar esses desafios, uma prática amplamente adotada e comprovadamente eficaz é o cultivo de plantas “de serviço” antes da semeadura de outras espécies. Essas plantas, que não são exploradas comercialmente pelo agricultor, cumprem o papel de preparar o solo para potencializar o crescimento de produtos lucrativos, como soja e milho, por exemplo.

O agrônomo Dr. Orlando Martins, CEO da companhia de tecnologia agrícola Milagro Agro Brasil, explica a questão. “A produtividade está muito relacionada a um solo equilibrado dos pontos de vista químico, físico e biológico”, conta ele. “O aspecto químico, de fertilidade, tem avançado muito. Mas as qualidades físicas e biológicas ainda são pouco estudadas. Para trabalhá-las, as plantas de cobertura são a melhor opção.”

As brachiarias são algumas das espécies mais empregadas neste processo de preparo do terreno. Devido à facilidade de cultivo e à capacidade de descompactar o solo, essas espécies forrageiras, também usadas em pastagens, são capazes de oferecer uma alternativa com ótimo custo-benefício.

Ao formarem uma cobertura densa sobre o solo, as brachiarias protegem ele da erosão causada pelo vento e pela chuva, reduzindo a perda de nutrientes. Além disso, as raízes das brachiarias penetram profundamente no solo, quebrando camadas compactadas e melhorando sua estrutura, o que resulta em melhor infiltração de água e aeração, que depois serão aproveitadas pela cultura a ser plantada.

A decomposição de partes das brachiarias também adiciona matéria orgânica ao solo, aumentando sua fertilidade e capacidade de retenção de água. O controle de plantas daninhas é outro benefício importante do plantio de brachiarias, já que seu crescimento inibe o desenvolvimento de plantas invasoras.

As variedades de brachiaria mais usadas para o preparo do solo, no entanto, ainda apresentam um potencial limitado, já que têm dificuldades para se desenvolver em condições ambientais adversas e podem acabar fornecendo uma quantidade significativamente reduzida de massa vegetal.

Essas dificuldades, no entanto, já podem ser superadas graças ao capim Dunamis, desenvolvido e comercializado pela Milagro Agro Brasil. A Dunamis é um híbrido de duas das variedades de brachiaria mais cultivadas no país: a Decumbens e a Marandu. Entre suas características, estão a facilidade de enraizamento, o crescimento inicial vigoroso, a tolerância a períodos de seca ou encharcamento, bem como a adaptabilidade a solos de baixa fertilidade.

A Dunamis também se destaca por oferecer uma cobertura mais densa em comparação com outras variedades de capim. Seu grande volume de massa vegetal proporciona uma cobertura completa do solo, potencializando todos os benefícios do plantio de brachiarias no preparo de terrenos. Suas raízes grossas e profundas também conseguem penetrar no solo de forma mais eficiente, quebrando camadas compactadas que outras plantas não alcançam.

Devido a todos esses fatores, a Dunamis tem se mostrado uma excelente opção para os fazendeiros que desejam preparar o solo para soja, milho ou outras espécies. Dr. Orlando Martins conta, por exemplo, que produtores já têm elogiado a diferença expressiva na produção de massa vegetal. “Outras variedades de brachiaria geram 5 a 7 toneladas de massa vegetal por hectare. A Dunamis tem gerado o dobro”, afirma.

O preço das sementes de Dunamis é outro atrativo: apesar de parecer um pouco superior ao de algumas variedades, acaba compensando, já que são necessárias menos sementes e o custo por hectare permanece o mesmo, mas com muito mais benefícios que todas as outras alternativas. Para saber mais, acesse milagroagrobrasil.com.br

Business

Barbie autista reforça a importância da inclusão no brincar infantil

Published

on

Nova boneca amplia o debate sobre neurodiversidade e mostra como a representatividade pode transformar a infância

A chegada da Barbie autista ao mercado vai além de uma novidade no universo dos brinquedos. O lançamento reacende discussões sobre inclusão, diversidade e o impacto que o brincar tem na formação emocional e social das crianças. Em um cenário em que a representatividade ainda é limitada, a iniciativa chama atenção por colocar o tema da neurodiversidade no cotidiano das famílias e da infância, de forma simples e acessível.

Para a fonoaudióloga e analista do comportamento Leticia Sena, especializada em autismo, a boneca representa uma mudança importante de olhar. “O lançamento da Barbie autista representa um marco na forma como a sociedade passa a enxergar a neurodiversidade desde a infância. Quando uma boneca tão conhecida e querida traz características do autismo, a mensagem é clara: crianças autistas existem, pertencem e merecem ser vistas”, afirma.

Segundo Letícia Sena, o brincar não é apenas entretenimento, mas uma fase essencial do desenvolvimento, cheia de ferramentas para o amadurecimento pleno e integral de uma criança, tanto com relação as suas representações de linguagem, quanto sociais e emocionais. “A representatividade no brincar não é só simbólica. É durante as brincadeiras que a criança aprende, se expressa e elabora emoções. O brincar funciona como uma versão reduzida da vida real”, explica Leticia.

Para crianças autistas, a identificação com o brinquedo pode ter um efeito direto na autoestima. “Quando a criança se reconhece em uma boneca, ela se sente validada. Isso fortalece o senso de pertencimento e contribui para a construção da identidade e da segurança emocional”, destaca.

O impacto também se estende às crianças típicas. De acordo com Letícia Sena, o contato com a diversidade desde cedo ajuda a formar adultos mais empáticos. “Brincar com bonecas diferentes ensina, de forma natural, que as pessoas não se comunicam ou se comportam todas da mesma maneira. A exposição precoce à diversidade reduz preconceitos, amplia a empatia ao longo da vida e permite o aumento de consciência sobre como oferecer suporte e entender uma pessoa autista, como por exemplo: para que serve o abafador de ruído? Ou um comunicador? As crianças autistas vão para a escola com seus recursos e suportes e sem essas aproximações precoces e mais leves, como por um brinquedo, outras crianças podem não entender e não conseguir se aproximar, interagir e nem partilhar as interações com outra criança autista”, ressalta.

Leticia Sena lembra que representar o autismo é um desafio, já que não existe um aspecto físico que o defina. “O autismo não tem cara e é identificado por comportamentos e formas de interação. É claro que é impossível representar o espectro que ocorre no autismo e 3 níveis de suporte diferentes em uma mesma boneca, mas o fato desta Barbie vir com o corpo todo articulado para que ela faça o movimento que precisar, como estereotipias, dela vir com acessórios que funcionam como suportes para muitas pessoas autistas principalmente de suporte maior, como abafadores de ruído e pranchas de comunicação, coloca o autismo em pauta, de uma maneira inteligente e respeitosa. Isso também ajuda as crianças a entenderem, desde cedo, o que é e como oferecer suporte e acolhimento”, explica.

Para a especialista, iniciativas como essa ajudam a romper estigmas ainda muito presentes. “Quando o autismo é colocado em pauta, desde a infância, tudo muda. A narrativa e as interações passam a ser mais humanas e realistas. O autismo faz parte da diversidade humana e não define o valor ou o potencial de ninguém”, afirma.

Mais do que um brinquedo ou uma boneca, a Barbie autista se transforma em um ponto de partida para conversas importantes. “Ela abre espaço para diálogos dentro de casa, na escola e entre crianças e suas famílias. Falar sobre inclusão e respeito de forma cotidiana faz diferença. Quando o brincar se torna inclusivo, a sociedade também avança”, conclui Leticia Sena.

Continue Reading

Business

Logística: empresa de logística de veículos reforça parcerias e acelera investimentos em pessoas e tecnologia para 2026

Published

on

A logística brasileira inicia 2026 com sinais de reorganização estratégica e ênfase em produtividade, digitalização e governança. Em meio a esse cenário, a Br Logis,empresa de logística de veículos fortalece sua atuação com a combinação de parcerias e investimentos direcionados a pessoas e tecnologia.

A movimentação reflete uma leitura prática do mercado: crescer com consistência em um setor altamente competitivo exige gestão sólida, processos replicáveis e dados confiáveis para tomada de decisão.

Fortalecimento do time executivo

Como parte dessa agenda, a empresa incorporou ao corpo diretivo o Sr. Milton de Oliveira e Souza, profissional com mais de 25 anos de experiência no mercado logístico e pós-graduação em Administração Financeira e Mercado de Capitais. O reforço executivo se conecta à estratégia de 2026 focada em estrutura, controle e melhoria contínua, com o objetivo de elevar.

(Crédito da foto : Caique Roberto)

Continue Reading

Business

Bioinsumos e fertilizantes são alternativas viáveis para o déficit hídrico na safra de soja de 2026

Published

on

O uso desses produtos complementam mecanismos biológicos que aumentam raízes em 20-30%

Os bioinsumos são altamente eficazes contra déficit hídrico na soja, complementando fertilizantes com mecanismos biológicos que aumentam raízes em 20-30% e regulam hormônios de estresse. Microrganismos como Azospirillum, Bacillus e micorrizas melhoram absorção de água e nutrientes sob seca, recuperando 10-20% da produtividade perdida em florescimento

Para Douglas Vaz-Tostes, gerente técnico nacional da GIROAgro, a força da safra está diretamente ligada à qualidade dos insumos utilizados: “A escolha correta dos insumos, principalmente dos fertilizantes,  define a eficiência de todo o sistema produtivo. Quando o produtor investe em nutrientes adequados, na dose certa e no momento certo, ele reduz perdas, aumenta a rentabilidade e protege o potencial produtivo da cultura.”

Os fertilizantes foliares são uma das principais alternativas viáveis para a safra de soja 2026/27 no Brasil, especialmente sob chuvas irregulares no Centro-Oeste. A adoção já atinge 46,7% da área cultivada (soja 62% do total), com crescimento anual de 20%, comprovando eficácia prática em cenários climáticos adversos.

A previsão climática para 2026 no Rio Grande do Sul, por exemplo, indica um ano de transição: começa sob influência da La Niña, passa para neutralidade entre o fim do verão e o outono e pode evoluir para um episódio de El Niño entre o inverno e a primavera. Além disso, a meteorologista ressalta que fenômenos de curto prazo, menos previsíveis, podem ocorrer ao longo do ano e alterar temporariamente o padrão climático esperado, mesmo dentro desse cenário geral.

Apesar de ser um momento em que há muita adversidade climática, este não é um fator que irá determinar tanto o desempenho da safra de soja para o ano de 2026, que deve ser recorde no Brasil, superando 2025/26 apesar de chuvas irregulares localizadas. Abiove projeta 177,7 milhões de toneladas, um aumento de cerca de 3,4%  (172,1 milhões de toneladas) em relação a  2025.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Créditos da Foto: Divulgação Créditos da Foto: Divulgação
Negócios3 horas ago

Dra. Beatriz Bocchi apresenta modelo de advocacia trabalhista voltado à prevenção de riscos empresariais

Geral4 horas ago

Conexão que transforma vidas: o eletricista que venceu o medo das nuvens para salvar a própria história

Com 20 anos de jornada na Fundação Pró-Rim, Pedro Guida enfrentou a distância entre o Tocantins e Santa Catarina para...

Créditos da Foto: Divulgação Créditos da Foto: Divulgação
Saúde8 horas ago

Modelo Maria Cerqueira dá dicas de alimentação para o verão

Negócios9 horas ago

Indústria têxtil enfrenta avanço dos importados e risco crescente de desindustrialização no Brasil

Setor sofre perda de competitividade encarecimento produtivo e retração no emprego enquanto empresários buscam alternativas para manter operações A indústria...

Créditos da Foto: Divulgação Créditos da Foto: Divulgação
Empreendedorismo9 horas ago

Viviane Alves: A Conectora de Talentos que Está Redefinindo o Sucesso no Brasil

Geral12 horas ago

Leis de incentivo fiscal se tornam braço estratégico do marketing institucional em 2026

Com a alta do custo da mídia digital, empresas passam a usar o imposto devido como alavanca para ampliar alcance,...

Business1 dia ago

Barbie autista reforça a importância da inclusão no brincar infantil

Nova boneca amplia o debate sobre neurodiversidade e mostra como a representatividade pode transformar a infância A chegada da Barbie...

Business1 dia ago

Logística: empresa de logística de veículos reforça parcerias e acelera investimentos em pessoas e tecnologia para 2026

A logística brasileira inicia 2026 com sinais de reorganização estratégica e ênfase em produtividade, digitalização e governança. Em meio a...

Negócios2 dias ago

Bahia supera número de veículos usados vendidos em 2025 e segue na liderança do Nordeste

  Em todo o Brasil, setor de usados e seminovos comercializa mais de 18,5 milhões, registrando um recorde histórico _Fotos:...

Entretenimento2 dias ago

Usina Reggae lança música “Tela Preta” pela Radar Records

A banda Usina Reggae em parceria com a Radar Records, acaba de anunciar o lançamento da música “Tela Preta”. A...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed