Barra
Connect with us

Entretenimento

Cia Veneno de Teatro apresenta Hello Édipo na SP Escola de Teatro com entrada gratuita até 13 de outubro

Published

on

Na encenação, Hello, Édipo (Panóptico/Foucault), conta a genial tragédia grega Édipo Rei, de Sófocles, sob o ponto de vista do detetive, que é o próprio criminoso, vítima e também fará o papel de juiz.

Para montar a clássica tragédia grega Édipo Rei, escrita por Sófocles por volta de 427 a.C, a Cia Veneno do Teatro e o dramaturgo, adaptador e diretor Bartholomeu de Haro pautaram-se na temática do filósofo Michel Foucault (1926-1984). As tragédias de Sófocles são tão geniais que sempre retornam, elabora o grupo. A consciência dos atos e como se desdobram sem a devida percepção dos indivíduos que são vigiados permanentemente, pode desembocar no exercício do poder alienado.

Depois de algumas apresentações em 2023, parte de seu processo de montagem, o espetáculo estreou na última sexta-feira, na SP Escola de Teatro/ Sala Alberto Guzik – R1 – Praça Franklin Roosevelt, 210. A temporada vai até 13 de outubro de 2024, com sessões sexta e sábado, às 20h30, e domingo, às 18h. A entrada é franca.

Nas referências do encenador, têm lugar os principais pensadores do século 20: Sigmund Freud, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Foucault, “além de tantos importantes autores” que lançaram seus olhares sobre a obra e canalizaram para outros desdobramentos.

De Haro assistiu e se interessou pelas conferências proferidas por Foucault, inclusive no Brasil, sobre As Verdades e as Formas Jurídicas. A concepção para a primeira montagem da peça Hello Édipo foi idealizar um espaço de ação atemporal que acolhesse tanto o clássico quanto o contemporâneo.

“A tomada da palavra por parte do povo, dos anônimos, são alguns dos elementos fundantes nesta adaptação. Conspirando com a criação de autores como M. Yourcenar, R. M. Rilke e O. Bilac, pretendemos evocar os mitos, os arquétipos, disfarçados e/ou ocultos nas ‘encruzilhadas’ da cidade, em um contexto urbano e atual. Um ato violento e metafórico que nos faz refletir sobre a condição humana, suas ações e consequências”, afirma a atriz Elen Londero.
Sinopse – Édipo como fio condutor do inquérito – promotor, juiz, carrasco e réu de si mesmo

Todo o enredo da obra original está preservado, bem como os personagens. Édipo na rua… no meio do cruzamento. Um grupo de pessoas que tenta encenar uma peça (O Inferno é para quem se acha no Céu), se amotina e toma o público como refém. O grupo decide contar a sua versão de Édipo-Rei em meio a uma encruzilhada urbana, desrespeitando a faixa de segurança onde Foucault tenta consertar o semáforo que entrou em pane.

Todos estão em um confinamento (“pode ser em qualquer instituição, uma família, uma prisão, uma escola”), onde ocorre uma rebelião, um motim violento e metafórico; os atores “amotinados” capturam o público e seus personagens como reféns e os guardam dentro de si, clandestinamente. Vestidos e imbuídos dessa nova e poética insurreição nada mais resta a fazer senão percorrer o labirinto, os túneis; enfim, tentar fugir do cativeiro.

Medo, prazer, poesia – há um tribunal onde a verdade será revelada com o desdobramento dos inquéritos e testemunhos. O rescaldo caberá a todos. Após esta jornada, encontra-se alguma luz, um clarão que incentiva e anuncia: dias melhores já estão vindo. O complexo é simples.

Dramaturgia e encenação

A montagem focou como mote principal a “encruzilhada” existencial do personagem principal, “juntamente com a trajetória dos demais personagens, gerando assim um protagonismo dos atuantes para cada cena/situação.”, conta o diretor. Édipo foi o condutor do inquérito, o promotor, o juiz, o carrasco e o réu de si mesmo. Ele consegue ter êxito no inquérito, êxito esse que o destrói.

De Haro ressalta que “os testemunhos deveriam ser materializados e expressos na narrativa teatral trazendo a infância, a família, o totem, as muralhas, os territórios de inquéritos e aprisionamentos institucionais bem como corporais conectados com a temática de Michel Foucault e também com manifestações de outros autores e as minhas próprias realizando uma compilação poética e atual”.

A peça conta com o apoio do vereador Xexéu Tripoli, através de emenda parlamentar para a cultura na cidade de São Paulo.

SERVIÇO

Apresentações
De 20 de setembro a 13 de outubro de 2024

Sexta e sábado às 20h30
Domingo às 18h

SP Escola de Teatro
Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro
Sala Alberto Guzik – R1
Ingressos: Gratuito
Somente pela internet: Sympla SP Escola de Teatro – www.sympla.com.br/produtor/spescoladeteatro
Lotação: 70 lugares
Classificação indicativa: 12 anos

Continue Reading
Advertisement

Entretenimento

Fenômeno dos anos 90, grupo Toke Divinal lança single inédito em parceria com a Radar Records

Published

on

Considerado um dos fenômenos do pagode romântico dos anos 90, o grupo Toke Divinal apresenta seu novo single “Anos Luz”, uma composição inédita, lançada em parceria com a Radar Records.

Com uma melodia suave e interpretação carregada de sentimento, “Anos Luz” narra a história de alguém que, mesmo separado da pessoa amada, não desiste de reencontrá-la. Versos como “eu estou aqui, anos luz do teu olhar, mas a força é muito grande, mesmo estando distante, eu irei te encontrar” traduzem a intensidade de um sentimento que insiste em sobreviver à ausência.

A canção carrega o DNA do grupo: letras poéticas, arranjos clássicos do pagode tradicional e uma entrega emocional que conquista fãs há décadas. “Anos Luz” é mais uma prova da maturidade musical do grupo Toke Divinal, que segue emocionando os fãs e as novas gerações com sua arte.

O lançamento da musica “Anos Luz”, está disponível em todas as plataformas digitais como Spotify, Deezer, Amazon Music, entre outras.

Ouça e baixe em:

https://found.ee/tokedivinal_anosluz

Continue Reading

Entretenimento

Bluey e MasterChef Brasil se unem em campanha inédita com receitas inspiradas na série animada de sucesso

Published

on

Em uma colaboração inédita no mercado brasileiro, Bluey, série de desenho animado produzida pelo Ludo Studio e distribuída pela BBC Studios, e o MasterChef Brasil, formato de sucesso da Endemol Shine Brasil exibido pela Band, se unem para apresentar às famílias brasileiras receitas inspiradas em Bluey, combinando entretenimento infantil, gastronomia e experiências em família. Os vídeos serão publicados no canal oficial do MasterChef Brasil no YouTube, com estreias nos dias 16 e 23 de setembro.

Serão dois episódios com releituras culinárias recriadas pelos ex-participantes do MasterChef Brasil Larissa Porto e César Yukio. As criações incluem uma omelete decorada e uma pavlova, pratos que fazem referência a cenas marcantes da série e que, agora, ganham uma abordagem lúdica e acessível.

“Bluey vem crescendo de forma consistente no Brasil e estamos investindo na marca localmente por meio de parcerias, eventos e iniciativas no varejo que se conectam diretamente com as famílias. Essa colaboração com o MasterChef Brasil leva a diversão e a criatividade da série para dentro da cozinha”, afirma Murilo Hinojosa, VP de Produtos de Consumo e Parcerias Comerciais da BBC Studios para a América Latina.

“Buscamos construir colaborações que façam sentido para as marcas e gerem conversas relevantes com o público. Essa parceria com Bluey mostra que preparar uma receita pode ser uma experiência leve, divertida e cheia de afeto, capaz de enriquecer o cotidiano das famílias e criar memórias únicas”, completa Fernanda Abreu, VP de Licenciamento da Endemol Shine Brasil.

A iniciativa faz parte das ativações do segundo semestre da marca Bluey no Brasil, dentro da campanha temática da BBC Studios, Brincando de Chef, que incentiva o brincar e o fortalecimento dos laços familiares por meio da culinária. A campanha também conta com uma estratégia robusta de divulgação nas redes sociais, com influenciadores convidados a reproduzir as receitas e compartilhar suas próprias experiências com a marca.

Continue Reading

Entretenimento

Eat Asia lança box exclusivo inspirado no personagem Gudetama

Published

on

O Eat Asia acaba de anunciar uma novidade que promete encantar fãs da cultura pop e gastronomia: o Gudetama Egg Burger Box, inspirado no icônico personagem da Sanrio, conhecido por seu jeito preguiçoso e cansado. A edição especial chega a todas as unidades da rede e ficará disponível por tempo limitado.

O box inclui dois smash burgers de 100g cada, preparados com cheddar derretido, maionese cremosa, ovo frito e bacon crocante, acompanhados de batata frita e bebida gelada. Para ampliar a experiência do consumidor, cada compra garante ainda um botton colecionável exclusivo, disponível em seis modelos diferentes.

A escolha de Gudetama como protagonista da campanha não foi por acaso. Segundo com Monique Lopes, gestora de marketing do Eat Asia, os personagens licenciados têm forte apelo emocional e criam conexões imediatas com o público, ampliando a identificação com a marca e impulsionando o desejo de compra. “Com Gudetama, conseguimos unir inovação, entretenimento e gastronomia em uma experiência única, que dialoga tanto com crianças quanto com adultos”, afirma.

De acordo com Caroline Manha, gerente Comercial e Marketing da Sanrio no Brasil, “o personagem Gudetama traduz de forma divertida sentimentos e comportamentos do dia a dia, e vê-lo ganhar vida em uma experiência gastronômica reforça nosso objetivo de aproximação com o público em diferentes momentos de consumo e lazer”, declara.

A novidade será comercializada durante três meses e vendida nos restaurantes Eat Asia Praça da Liberdade, Eat Asia + Hello Kitty, Hello Kitty and Friends 2D by Eat Asia, exclusivamente no formato box, pelo valor de R$ 56,90.

Sobre a Sanrio:

A Sanrio é uma marca global que encanta o mundo com personagens icônicos como a Hello Kitty, criada em 1974, e muitas outras figuras amadas, como My Melody, Kuromi, Keroppi, Chococat, Badtz-Maru, Cinnamoroll, LittleTwinStars, Pompompurin, Pochacco, Gudetama e Aggretsuko. Fundada com a filosofia de que um pequeno presente pode trazer felicidade e amizade a todas as pessoas, a empresa inspira sorrisos e conecta corações desde 1960. Hoje, seus produtos e conteúdos estão presentes em mais de 130 países, levando alegria e experiências mágicas para fãs de todas as idades com o slogan de “One World, Connecting Smiles”. Para saber mais, visite o site sanrio.com.br e acompanhe os perfis @sanriobrasil e @hellokittybrasil no Instagram e Facebook; @hellokittybrasil no TikTok e Hello Kitty & Amigos Brasil e Sanrio Brasil no YouTube.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Negócios7 horas ago

Inteligência Artificial Generativa transforma a prática jurídica e inspira nova pós-graduação

A rotina do profissional do Direito sempre teve como matéria-prima o texto: ler, interpretar, argumentar e produzir documentos é parte...

Entretenimento8 horas ago

Fenômeno dos anos 90, grupo Toke Divinal lança single inédito em parceria com a Radar Records

Considerado um dos fenômenos do pagode romântico dos anos 90, o grupo Toke Divinal apresenta seu novo single “Anos Luz”,...

Entretenimento11 horas ago

Bluey e MasterChef Brasil se unem em campanha inédita com receitas inspiradas na série animada de sucesso

Em uma colaboração inédita no mercado brasileiro, Bluey, série de desenho animado produzida pelo Ludo Studio e distribuída pela BBC Studios,...

Entretenimento13 horas ago

Eat Asia lança box exclusivo inspirado no personagem Gudetama

O Eat Asia acaba de anunciar uma novidade que promete encantar fãs da cultura pop e gastronomia: o Gudetama Egg...

Geral1 dia ago

Fat Family surpreende ao se apresentar no show de Priscilla no The Town 2025

O grupo vocal Fat Family, formado em 1996 em Sorocaba, fez uma participação especial e emocionante no show da cantora...

Negócios2 dias ago

Heliporto CJ1 Aviation inaugura nova era no turismo regenerativo do Ceará com impacto social e inovação

No Lago Grande, Camocim, oeste do aeroporto de Jericoacoara, uma iniciativa inovadora da empresária Julie Carroll está conectando turismo de...

Entretenimento2 dias ago

Eat Asia lança coleção exclusiva de Hello Kitty and Friends em parceria com a Sanrio

O Eat Asia, restaurante oficial da Hello Kitty em parceria com a Sanrio, traz uma novidade super especial para os...

Geral2 dias ago

Isoladão’ estreia na Bahia com proposta ousada de preparação para o Enem

_Evento gratuito acontece no domingo (14), às 9h, no Cineflix (Shopping Bela Vista), e contará com a participação do professor...

Entretenimento2 dias ago

Restaurante Namazônia e Vitrine Filmes lançam ação com o premiado filme O Último Azul

Com o propósito de reforçar sua missão de dar voz e protagonismo à Amazônia, o restaurante Namazônia, idealizado pelo empresário...

Saúde3 dias ago

Dra. Carla Dias aponta situações que você precisa saber sobre câncer colorretal

Oncologista revela ainda quais são os sintomas mais comuns e as vantagens de um diagnóstico precoce. Conhecido popularmente como câncer...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed