Barra Círio de Nazaré 2024 deve injetar R$ 189 milhões na economia paraense e oferece oportunidades para empreendedores locais - Business Feed
Connect with us

Business

Círio de Nazaré 2024 deve injetar R$ 189 milhões na economia paraense e oferece oportunidades para empreendedores locais

Published

on

Capacitação de negócios para a COP 30 já impacta positivamente a recepção das mais de 80 mil pessoas esperadas em Belém no mês de outubro


As festividades do Círio de Nazaré, realizadas em outubro, fazem de Belém um destino de destaque nacional e internacional. Considerado um bem imaterial do Patrimônio Cultural do Brasil, além de ser a maior festa religiosa do país e uma das maiores do mundo, o Círio de Nazaré deverá movimentar, em 2024, cerca de R$ 189 milhões na economia local, conforme dados da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese PA). Essa é uma oportunidade para micro e pequenas empresas da região, com impactos significativos em setores como hospedagem, comércio, alimentação e serviços.

A cada ano, o número de turistas que visitam Belém durante o Círio cresce. Em 2024, estima-se que 89 mil pessoas passarão pela capital paraense, um aumento de mais de 10% em relação às 80,5 mil registradas em 2023. De olho na COP 30, que ocorrerá em Belém no próximo ano, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae/PA) tem capacitado empreendedores locais para aproveitar as oportunidades geradas por grandes eventos. Essa qualificação já beneficiará o público presente no Círio deste ano, contribuindo para um fortalecimento duradouro da recepção turística na região.

“Desde o ano passado, estamos trabalhando na qualificação dos empreendedores paraenses com vistas a preparar a cidade para a conferência do clima da ONU, que acontece em Belém no ano que vem. Isso já trará impactos positivos no Círio deste ano, destacando para o mundo a hospitalidade e a riqueza da cultura local. Muitos negócios que estão se preparando para a COP 30 já poderão aplicar esses conhecimentos agora”, explica o diretor-superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno. “O sucesso na recepção dos 89 mil turistas esperados para o Círio demonstra que Belém estará preparada para acolher as mais de 60 mil pessoas aguardadas para a COP 30, especialmente com uma estrutura ainda mais robusta em 2024”, completa.

O Círio também movimenta a rede hoteleira da cidade. A poucos dias do evento, 80% das vagas já estão ocupadas, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Pará (ABIH/PA). No entanto, muitos turistas se hospedam em casas de parentes e amigos, costume local que também está sendo profissionalizado. Em parceria com o Airbnb, o Sebrae/PA está capacitando anfitriões para a COP 30, com o objetivo de garantir a melhor experiência possível para os visitantes. “Essa qualificação já está em andamento e poderá ser percebida pelos turistas que vierem ao Círio deste ano”, acrescenta Rubens Magno.

Outro destaque do Círio é a Feira de Artesanato do Círio (FAC), que se firmou como um dos maiores eventos do segmento na região Norte e no Brasil. Em sua 12ª edição, a feira será realizada de 10 a 16 de outubro, no Parque Urbano Porto Futuro, com 120 estandes e 113 artesãos confirmados, além de espaço gastronômico e uma rica programação cultural. Este ano, cinco indígenas artesãos paraenses, de várias etnias, vão expor suas peças ao público no espaço “Mundo Amazônia”.

Pará se destaca no turismo religioso brasileiro

O turismo religioso nacional merece atenção: é um segmento que, segundo o Ministério do Turismo, gera aproximadamente R$ 15 bilhões por ano. Anualmente, mais de 8 milhões de viagens domésticas são motivadas pela fé, além dos 50 mil turistas internacionais que visitam o Brasil para participar de eventos religiosos. O Pará se destaca nesse cenário. Além de Belém, mais de 100 cidades paraenses realizam seu próprio Círio, e eventos como a Marujada de São Benedito, em Bragança, e o Festival do Sairé, em Santarém, atraem milhares de turistas todos os anos.

Sobre a COP 30 – Promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU),  a Conferência das Partes (COP) é o maior e mais importante evento sobre clima e meio ambiente do mundo. A expectativa do Sebrae/PA é que toda a mobilização gerada para a COP 30, em Belém, deixe um legado importante para a capital paraense, consolidando-a como um novo polo turístico receptivo no Brasil.

Sobre o Sebrae – O Sebrae é uma entidade privada, sem fins lucrativos. Em nível nacional, a instituição existe desde 1972. No Pará, foi criada dois anos depois, em 10 de maio de 1974. Atualmente, o Sebrae/PA está presente em todos os municípios paraenses, por meio de 13 agências regionais, sediadas em municípios polo, e por meio de pontos de atendimento e das Salas do Empreendedor, em parceria com entidades de classe e prefeituras municipais, respectivamente.

fotos: Carlos Borges

Continue Reading
Advertisement

Business

Dia do Empreendedor (5/10): confira dicas de empresários bem sucedidos em suas áreas

Published

on

By

País ultrapassa 20 milhões de empresas ativas e empreendedores compartilham suas estratégias

Neste sábado (05/10) é comemorado o Dia do Empreendedor, uma homenagem ao Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, instituído pela Lei nº 9.841, em 1999. De acordo com o indicador de criação de novas empresas, um levantamento realizado pelo Serasa Experian, o Brasil registrou cerca de 3,9 milhões de novos negócios somente em 2023. Atualmente, o país possui mais de 20 milhões de empreendimentos ativos, uma consequência do aumento de lançamentos de empreitadas que vêm acontecendo desde 2020. Apesar do cenário positivo, empresários afirmam que é necessário definir algumas estratégias para manter o negócio rentável.


Beatriz Scher www.lojabiabetica.com.br
Para Beatriz Scher, empresária e fundadora da loja Biabética, especializada na venda de produtos para melhorar a rotina de diabéticos, entender a necessidade do seu público é um passo fundamental para ter um negócio de sucesso. “Quem busca entrar no ramo de saúde, pesquisar e estudar é essencial, é necessário ter um conhecimento básico sobre a questão de saúde que a empreitada vai alcançar. Dessa forma é possível saber quais itens são considerados necessários e básicos para a rotina de seus futuros clientes, gerando uma proximidade ainda maior com eles, e consequentemente, bons resultados de vendas. Estar sempre atento em relação a novidades na área que vai atuar também é uma estratégia importante”, recomenda a carioca.

Grupo Conaes Brasilwww.conaesbrasil.com.br
João Paulo Cristofolo, sócio-fundador da startup Grupo Conaes Brasil, afirma que a inovação é o melhor caminho. “É importante ressaltar que acompanhar as novidades do mercado é uma das melhores estratégias que empresários do setor de saúde podem adotar. Isso porque, recentemente, inúmeros tratamentos e medicamentos novos estão sendo descobertos, sendo esses adicionados na rotina de pacientes, o novo empreendedor pode se tornar uma referência por ter sido o pioneiro”, ressalta. Não à toa, sua empreitada conquistou seu primeiro R$1 milhão em 2023, após investir no ensino médico sobre prescrição de cannabis medicinal para profissionais da saúde, o tratamento alternativo que está conquistando cada vez mais espaço entre a área médica.
“Empreender na área médica é um desafio que poucos estão dispostos a enfrentar, mas que traz consigo um imenso potencial para transformar realidades. Acredito profundamente que a educação fornece a base necessária para o conhecimento técnico e científico, enquanto o empreendedorismo impulsiona a inovação e a aplicação prática desse conhecimento. Juntos, eles são forças transformadoras que podem revolucionar a área médica, melhorando não apenas os serviços de saúde, mas também a qualidade de vida das pessoas”, afirma Arthur Melo, sócio do Grupo Conaes Brasil.


Rodrigo Giraldelliwww.chinagate.com.br
Para Rodrigo Giraldelli, CEO da China Gate, empresa especializada em consultoria e educação sobre importação que fatura R$ 18 milhões, a base para o crescimento e sucesso de uma empresa depende de três fatores: entender o que o cliente precisa, cuidar das pessoas e compreender que o concorrente não é uma empresa ou produto. “Escutar o cliente é muito importante, esse é o começo da jornada, porém mais do que isso, é necessário entender o momento do cliente, o que precisa e desenvolver a solução para ele. O segundo é cuidar dos colaboradores e parceiros. Pois, os colaboradores estando bem, cuidam melhor dos clientes, com isso eles retornam e compram mais produtos. A empresa bem cuidada pelos clientes cresce, constrói-se um círculo muito virtuoso entre a companhia, funcionários e clientes. E por último, é muito importante estar conectado e entender a necessidade do cliente para não focar nas ações erradas. Às vezes, o seu concorrente é uma empresa, uma solução, um aplicativo ou uma tecnologia que não tem nada a ver com o produto que você vende”, orienta Giraldelli.

Mariana Tortella – @radiestesiaterapeutica
Mariana Tortella, terapeuta holística fundadora do maior grupo de radiestesia do Brasil, a Comunidade Radiestesia Terapêutica, diz que o segredo em ter um negócio de sucesso, é estar aberto a mudanças e enfrentar o medo. “As mudanças geram medo. Mas, se passar por uma transformação fosse algo ruim, o universo não estaria em constante evolução. Por isso, reflita todas as vezes antes de achar que não pode ou não consegue, que quem é bom em dar desculpas, não é bom em mais nada”. Foi com esse lema na cabeça que Tortella resolveu apostar suas fichas na terapia holística, que até então era apenas um hobby, e largar seu emprego de carteira assinada em uma multinacional. Só em 2023, ela faturou R$ 12 milhões ensinando vários outros alunos a serem terapeutas de si mesmos e a ajudar também outras pessoas.

Continue Reading

Business

Lançamento: Huggies® Supreme Care XXXG é pensada para bebês maiores e pode colaborar em fase de desfralde

Published

on

Nos primeiros anos de vida, deixar as fraldas é um marco crucial no desenvolvimento infantil. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda iniciar o desfralde quando a criança mostra sinais de prontidão, geralmente entre 18 e 24 meses. Mas essa pode não ser a realidade de todas as famílias. O conceito de desfralde gentil está se destacando como uma abordagem mais flexível e adaptada ao ritmo individual da criança, tornando essa transição mais suave e positiva para toda a família.

Para Huggies®, marca da Kimberly-Clark com solução completa de cuidados infantis, todas as fases da jornada de parentalidade são importantes. Por isso, a marca anuncia a chegada do tamanho XXXG, da linha Huggies Supreme Care. Desenvolvida especialmente para atender às necessidades de bebês maiores, com peso entre 18 e 25kg, a nova fralda foi projetada para proporcionar conforto e proteção superior, reafirmando o compromisso da marca em oferecer produtos que acompanham o crescimento e o desenvolvimento das crianças.

Para Bruno Sparapani, gerente de marketing de cuidados infantis e de experiência do consumidor no ambiente digital, a marca está atenta aos pedidos dos consumidores.

 “Na Kimberly-Clark, nosso compromisso é criar soluções que atendam às necessidades reais das famílias, alinhando nossos produtos aos desafios diários. Ao acompanhar cada etapa do desenvolvimento infantil, reconhecemos a importância de respeitar o tempo de cada criança, como exemplificado pelo movimento do desfralde gentil. Essa abordagem reflete como nossos consumidores buscam alternativas práticas e respeitosas, e estamos aqui para oferecer o suporte necessário em cada fase dessa jornada”, afirma.

Atributos e benefícios do lançamento

  •       Pensado para bebês de 18 a 25 kg: o novo tamanho oferece um ajuste adequado graças ao comprimento e cintura maiores, que garantem um ajuste melhor na barriguinha dos bebês maiores.
  •       2x proteção noturna com até 12 horas de proteção para bebês maiores*: Mesmo durante a noite, permitindo que os bebês e os pais tenham uma noite tranquila de sono. Com a qualidade e os atributos da linha Huggies Supreme Care, conhecida pelas famílias por mais conforto e absorção dia e noite, a edição XXXG contempla benefícios como capacidade de absorção superior comparada a fralda convencional Supreme Care XXG. *Desempenho da fralda pode variar com os hábitos, alimentação e características do bebê.
  •       Com canais em X que se adaptam aos movimentos, sem acúmulo do líquido ou incômodo entre as perninhas, evitando que a fralda fique caída.
  •   Cintura, barreiras e orelhas elásticas: Máxima flexibilidade e conforto.

Esse lançamento busca contemplar uma demanda crescente dos consumidores por fraldas em tamanhos maiores. “São dezenas de pedidos em nossas redes sociais e canais oficiais e, agora, estamos felizes em poder compartilhar que estamos atendendo esse público, buscando garantir que as famílias que buscam produtos confiáveis e de alta qualidade para seus filhos sigam confiando em Huggies”, completa Bruno Sparapani.

Para promover a novidade, Huggies® conta com uma série de conteúdos em canais oficiais da marca, com estratégia de conteúdo e mídia assinada pela FCB e ações de PR e relacionamento com influenciadores pela agência PROS. A nova Huggies Supreme Care XXXG pode ser encontrada na Amazon, com entrega em todo o território nacional, além de farmácias e varejo de todo o país. O lançamento contempla embalagens com 42, 46, 70 e 128 tiras.

Continue Reading

Business

Mercedes-Benz GLA 200: potência, estilo e economia em um SUV completo

Published

on

By

O Mercedes-Benz GLA 200 é a nova aposta da marca alemã para quem busca um SUV compacto de luxo, mas sem abrir mão da praticidade, conforto e economia. A versão 2024 traz atualizações que reforçam seu apelo visual e tecnológico, mantendo sua essência como um modelo movido 100% a combustão, ou seja, nada de híbrido ou elétrico. O desempenho está garantido com o motor 1.3 turbo, que entrega até 163 cv de potência.

No exterior, o GLA 2024 se destaca por um visual ainda mais agressivo e esportivo. As mudanças incluem um para-choque dianteiro robusto, nova grade redesenhada, e faróis e lanternas com assinatura luminosa em LED. Na versão AMG Line, o SUV conta com para-choques e rodas AMG de 20 polegadas, assentos esportivos e acabamentos que simulam fibra de carbono, o que adiciona um toque refinado ao interior.

Ao entrar no GLA 200, o motorista é recebido por duas telas de 10,25 polegadas, que compõem o painel e o sistema de entretenimento. A Mercedes-Benz trouxe para o modelo a versão mais recente do MBUX, a inteligência artificial que aprimora a experiência multimídia, permitindo controle por voz e integração com dispositivos via Apple CarPlay e Android Auto. Conexão sem fio, portas USB-C adicionais e iluminação nas entradas USB são algumas das comodidades oferecidas. Tudo isso resulta em uma cabine moderna e intuitiva, que reflete a proposta tecnológica da marca.

Outro destaque importante são as atualizações nos sistemas de segurança. O assistente de manutenção de faixa agora conta com um controle ainda mais preciso, graças ao aprimoramento do controle de direção ativo. Isso proporciona maior segurança e confiança para quem está ao volante, especialmente em estradas e situações de tráfego intenso.

Apesar de o GLA 200 não ser um veículo elétrico ou híbrido, sua eficiência é surpreendente. Sob o capô, o motor 1.3 turbo, acoplado a um sistema híbrido-leve de 48 volts, é capaz de fornecer até 14 cv adicionais em momentos de aceleração. Com câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 210 km/h.

Para testar esse desempenho na prática, a editora-chefe das Revistas Economia SA e Viajar SA, Alessandra Astolphi, colocou o SUV à prova em um teste de consumo. Após rodar muitos quilômetros, Alessandra ficou impressionada com a economia do carro. “A Mercedez-Benz é maravilhosa. Tive a oportunidade de dirigir o GLA 200 por um período considerável e, mesmo após longos percursos, o nível de combustível se manteve surpreendentemente alto. O veículo se mostrou extremamente econômico, o que é um ponto importante para qualquer motorista”, relatou. Essa eficiência em um veículo movido a combustão demonstra como o GLA 200 é capaz de unir potência e baixo consumo de combustível, um dos grandes atrativos do modelo.

Para quem deseja um SUV elegante, tecnológico e com a confiabilidade da Mercedes-Benz, o GLA 200 é a escolha ideal. Com um design sofisticado, recursos inovadores e performance impecável, o modelo se destaca no segmento e justifica o investimento a partir de R$ 369.900.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Entretenimento6 segundos ago

MrBeast, o maior youtuber do mundo, chega ao Brasil com linha exclusiva de brinquedos através da Candide

MrBeast, o maior youtuber do mundo, não para. Depois de abrir uma hamburgueria no Brasil, assinar contrato com a Prime...

Business2 horas ago

Círio de Nazaré 2024 deve injetar R$ 189 milhões na economia paraense e oferece oportunidades para empreendedores locais

Geral6 horas ago

Fran Sasso: O Poder do Posicionamento e a Palestra em Paris

Fran Sasso, uma renomada especialista em Design Gráfico,  Estratégias de posicionamento e especialista em psicanálise e auto conhecimento se destaca...

WhatsApp Image 2024-10-08 at 11.46.54 WhatsApp Image 2024-10-08 at 11.46.54
Geral6 horas ago

Liderança e Determinação: A História de Laura Isabelle no Topo do Imobiliário de Brasília

Laura Isabelle, corretora de imóveis em Brasília, DF, tem uma carreira marcada pela versatilidade e determinação. Formada em Administração de...

Saúde7 horas ago

GF Centro Auditivo consolida-se como referência em tratamentos auditivos em SP

Negócios7 horas ago

Legacy School expande presença e inaugura nova unidade em São João de Meriti

A Legacy School, conhecida por oferecer uma educação cristã de qualidade e valores sólidos, acaba de inaugurar sua nova unidade...

Negócios8 horas ago

Verticalização da armazenagem e preparação de pedidos são temas de webinar da ULMA Handling Systems

A ULMA Handling Systems (https://www.ulmahandling.com.br), integrador especialista em soluções de armazenagem e preparação de pedidos, promoverá, em 15 de outubro,...

Moda8 horas ago

Roe Sports Lança Linha Runner: Desempenho e Conforto para Mulheres que Correm

Cós 360° e bolsos práticos: segurança nas corridas A Roe Sports, renomada por suas linhas de vestuário fitness e casual...

Negócios8 horas ago

Nova Era Centro Automotivo: Revolucionando o Atendimento com Conforto e Inovação

O Nova Era Centro Automotivo está prestes a inaugurar uma nova sede que promete transformar a experiência de seus clientes....

Negócios8 horas ago

Área44 Academia: Transformando Vidas e Conectando Pessoas em Maringá

Localizada na Avenida Carlos Borges, 247, Zona 05, em Maringá – PR, a Área44 Academia, sob a liderança de Maichel...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed