A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) lançou a campanha “Agenda Institucional” para promover a edição 2025 do documento que consolida as principais demandas do setor terciário junto ao poder público. Criada e produzida pela agência Calia | Y2, a campanha reforça o papel estratégico da CNC na defesa de um ambiente de negócios mais justo, menos burocrático e com maiores oportunidades para empresários e trabalhadores do setor.
A Agenda Institucional do Sistema Comércio 2025 foi entregue ao presidente da República em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, além de ministros, lideranças do Executivo e parlamentares. O documento apresenta uma série de propostas para a regulamentação da reforma tributária, desburocratização, incentivo ao setor, legislação trabalhista e empresarial, além de medidas voltadas à inovação, qualificação profissional e transformação digital da economia.
Com linguagem acessível e direta, a campanha destaca a importância da atuação da CNC na defesa do setor terciário, representando mais de 7 milhões de empresas e 43 milhões de empregos. O conceito criativo ressalta os desafios enfrentados pelos empresários brasileiros e como a Confederação trabalha para reverter esse cenário, promovendo um ambiente de negócios mais estável e competitivo.
A campanha entrou no ar no dia 28 de março e permanecerá em veiculação até o dia 6 de abril, com ampla distribuição em televisão aberta, televisão fechada, internet e redes sociais. Mais informações sobre a Agenda Institucional estão disponíveis no site agendadocomercio.org.br
FICHA TÉCNICA
Cliente: CNC (Confederação Nacional do Comércio)
Agência: Calia
Campanha: Agenda Institucional 2025
Direção de Arte: Ricardo Chaves
Redatora: Daniele Faria Lopes
Atendimento: Claudia Lassance, Cláudio Abreu e Lucas Matos
Mídia: Mayko Chaves, Gabriella Silva e Alaine Oliveira
O Brasil segue no topo das posições mais desafiadoras no cenário econômico global quando o assunto é ambiente de negócios e competitividade tributária.
O problema não se resume apenas à alta carga de impostos, mas sobretudo ao custo oculto da burocracia envolvida no cumprimento das obrigações e entrega de informações, um fardo que, somado às atuais pressões de custo como o ‘tarifaço’, amplia os desafios para as empresas brasileiras.
De acordo com um levantamento da PwC, o Brasil lidera, entre 183 países, o ranking do tempo gasto com obrigações tributárias: são necessárias 2.600 horas por ano apenas para manter-se em conformidade com o fisco. Para se ter uma ideia do tamanho do gargalo, Camarões, que aparece em segundo lugar, demanda cerca de 1.400 horas, quase metade do tempo brasileiro. Essa complexidade afeta diretamente a rentabilidade das empresas, desestimula investimentos externos e cria uma desvantagem competitiva global. A máquina burocrática tributária não apenas consome tempo e recursos, mas também freia a inovação e o crescimento em todos os setores da economia.
Com a aprovação da Reforma Tributária, muito se falou em mudanças. No entanto, é preciso esclarecer que o foco principal da reforma não é a redução da carga tributária. Pelo contrário, diversos setores poderão até sentir um aumento, conforme as novas regras forem implementadas. O verdadeiro objetivo da reforma é simplificar o sistema, tornando-o mais claro, previsível e eficiente, substituindo um emaranhado de tributos (PIS, Cofins, ICMS, ISS, IPI, entre outros) por um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) composto pela somatoria do IBS (Estadual/Municipal) e CBS (Federal).
Contudo, essa simplicidade é uma meta a ser atingida a longo prazo. A transição para o novo modelo de tributação começa em 2026 e se estende até 2033, totalizando oito anos de convivência entre o sistema tributário atual e o novo sistema da Reforma. Durante esse período, empresas de todos os portes terão que lidar com dois sistemas tributários ao mesmo tempo, gerenciando cálculos distintos, obrigações duplas e impactos estratégicos variados. Ou seja, a complexidade não apenas continua, como é significativamente ampliada no curto e médio prazo, adicionando uma nova camada de desafio ao já oneroso “Custo Brasil” e às pressões econômicas recentes.
É justamente para enfrentar este cenário de complexidade e incertezas que o mercado cobrou de Plínio Reis uma solução robusta. Foi assim que nasceu o Simulador Oficial da Reforma Tributária, idealizado pelo tributarista e especialista em gestão tributária Plínio Reis, fundador da bart. A ferramenta foi desenvolvida para auxiliar empresas e profissionais da contabilidade a entenderem, com facilidade e clareza, quais serão os impactos da reforma sobre suas operações durante e após a transição.
Com o Simulador, será possível prever cenários, comparar o custo tributário atual com o novo modelo, identificar riscos e oportunidades, e, sobretudo, planejar-se com inteligência e antecedência. Em um momento de transformação profunda, onde a dupla burocracia se soma a um ambiente econômico desafiador, a informação confiável e estratégica será o maior ativo das empresas.
A transição já começou, e a partir de janeiro de 2026, as empresas sentirão os primeiros reflexos dessa mudança. Estar preparado não será um diferencial, mas sim uma medida obrigatória para não perder mercado para a concorrência.
*Sobre Plínio Reis:*
Plínio Reis é tributarista empresarial, idealizador do Simulador Oficial da Reforma Tributária, estrategista e heaf of tax na bart Gestão Tributária, escritório com atuação nacional reconhecido pelo uso de tecnologia própria, visão multidisciplinar e soluções inovadoras em projetos de Compliance, Auditoria e Planejamento Tributário.
Fortaleza ganha mais uma grande opção no universo fitness: a Academia Porão inaugura sua oitava unidade neste sábado, 2 de agosto, às 15 horas, localizada na Avenida Bezerra de Menezes, 1210, no bairro São Gerardo. A nova academia, batizada como Porão Norte, traz uma estrutura diferenciada, com funcionamento 24 horas e um conceito inovador de integração dos espaços.
Fundada em Fortaleza, a Academia Porão rapidamente conquistou destaque pela qualidade dos serviços. Com mais de 15 mil alunos ativos, a marca já conta com unidades distribuídas por toda a cidade.
A expansão da Porão reflete a visão estratégica de seus sócios João Iran e Gustavo Coutinho, que apostam na inovação constante e na adaptação às demandas do mercado. João Iran, com uma trajetória empreendedora diversificada, acredita que a parceria estratégica com Gustavo, especialista em marketing digital, impulsionou o crescimento da academia.
“A gente sempre busca sócios que agreguem algo além do financeiro. Ter alguém como Gustavo, que traz expertise em marketing e vendas online, foi fundamental para acelerarmos nosso crescimento”, explica João Iran.
A nova unidade Porão Norte será a maior unidade e possui cerca de 2.400 m², com amplas áreas de treino, maquinário moderno e inovador, além de espaços diferenciados como sala de pose, área de convivência com sofás e mesas, e ambientes adaptáveis para treino livre e aulas coletivas.
Gustavo Coutinho complementa: “O foco da Porão é oferecer o que há de mais atual no universo fitness, com equipamentos modernos, estrutura de ponta, sala de pose e um ambiente completo, sempre com um custo acessível. Nosso propósito é claro: tornar o acesso à saúde possível para mais pessoas, com estilo e qualidade”.
Durante o evento de inauguração, os visitantes poderão conhecer a nova estrutura, participar de aulas experimentais e aproveitar condições exclusivas de adesão, como o plano anual por R$ 99,00 mensais, disponível somente durante o dia da inauguração, de forma presencial.
Serviço:
Inauguração da Academia Porão Norte
Data: Sábado, 2 de agosto de 2025
Horário: 15 horas
Endereço: Avenida Bezerra de Menezes, 1210 – São Gerardo, Fortaleza (CE)
Redes sociais: @poraoacademia
Site: poraoacademia.com.br
Contato para imprensa: Rebeca Saboia 85988101212 e Fernanda Leite 85 9714-8251
Empresa alia geração de empregos, valorização humana e projetos de alto padrão à frente do novo Villa Prabhu.
Mais do que levantar empreendimentos imobiliários, a Bianchi Urbanismo está erguendo oportunidades. Atuando com força no litoral do Ceará, a empresa passou por um reposicionamento estratégico para atender o mercado de médio e alto padrão, com foco em condomínios fechados. Hoje, se destaca não apenas pela qualidade dos projetos, mas principalmente pelo impacto social gerado a cada novo lançamento.
A cada mês, a Bianchi é responsável por movimentar a economia com a geração de centenas de empregos, diretos e indiretos. “O que mais nos orgulha é ver que, a cada novo projeto, não apenas transformamos terrenos em investimentos sólidos, mas também ajudamos a transformar vidas”, afirma Caio Bianchi, fundador da empresa.
O compromisso com o desenvolvimento vai além da estrutura física dos empreendimentos. A empresa oferece benefícios internos a seus colaboradores, como acesso facilitado a lotes e programas de incentivo, promovendo um verdadeiro sentimento de pertencimento e crescimento conjunto.
*Villa Prabhu: um novo capítulo*
O mais recente capítulo dessa nova fase da Bianchi Urbanismo é o lançamento do Villa Prabhu, condomínio fechado localizado em uma das regiões mais promissoras do litoral cearense. Com arquitetura sofisticada, foco em sustentabilidade e infraestrutura moderna, o empreendimento se integra de forma orgânica à natureza e oferece condições especiais de aquisição.
A diretora administrativa Luana Falcão destaca que a empresa também avançou no campo da gestão, com adoção de novas plataformas e integração total entre os sistemas administrativos e comerciais. “Essa integração trouxe mais agilidade e confiabilidade às informações, o que gera muito mais segurança para a gestão, investidores e para a diretoria. Com isso, Caio passa a ter acesso a dados mais rápidos e íntegros, otimizando a tomada de decisões.”
O sócio terrenista do Villa Prabhu, Nazareno Feitosa, lembra com emoção da relação familiar com o local onde será construído o condomínio: “Passamos aqui nossa infância. Brincávamos, pescávamos, nadávamos nesse lago maravilhoso. As praias, as árvores, os cavalos, os encontros em família, o pôr do sol, o céu estrelado, os passeios nas dunas e nos lençóis paracuruenses… Tudo faz parte da nossa história. É um lugar encantador.”
Para ceder esse espaço tão carregado de afetos, a família de Nazareno fez questão de escolher a parceria certa: “Conversamos com várias empresas, mas só a Bianchi reunia todos os critérios que buscávamos. E ainda fizemos uma exigência: que fosse reservado um lote para cada um dos filhos do meu pai. Assim, todos nós teríamos um pedacinho desse paraíso que tanto amamos. Estamos muito felizes com essa parceria. A Bianchi é uma referência no setor e tem nos atendido com excelência. Tenho certeza de que será um grande sucesso”, conclui Nazareno Feitosa.
Com propósito claro e atuação cada vez mais sólida, a Bianchi Urbanismo segue avançando com inteligência e inovação. Em um mercado que exige mais do que entrega de imóveis, a empresa aposta no urbanismo consciente e na valorização humana para entregar futuros.
SERVIÇO
Bianchi Urbanismo e Villa Prabhu
Endereço: torre II – R. Ary Barroso, 70 – Sala 1812 – Papicu, Fortaleza/CE