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Comunicação assertiva é essencial para sucesso no exercício do Direito

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Especialista dá dicas para profissionais alcançarem seus objetivos com diferentes públicos

Estabelecer uma comunicação sucinta, específica e empática é um dos instrumentos dos advogados para lidar com as diferenças, principalmente entre os atores do Direito e da Justiça. Essa é a dica principal da fonoaudióloga Leny Kyrillos, personal coach de Comunicação, que comandou workshop na manhã da terça-feira (27/6), na sede da AASP – Associação dos Advogados, em São Paulo. O evento, que reuniu cerca de 50 pessoas, faz parte da programação em comemoração aos 80 anos da entidade e que segue ao longo de 2023 com encontros de temáticas variadas.

O dia a dia dos advogados leva-os a uma comunicação por vezes excessiva e indireta, com contextualizações que podem exceder o timing na transmissão da informação, na opinião da especialista. Por isso, é necessário atentar-se aos elementos verbais e não-verbais da comunicação, sem perder de vista a importância da escuta ativa no cotidiano. “A escuta nos permite entender o processo, e se abrir para o conhecimento é essencial para avançarmos”, afirma Leny.

Nesse sentido, a fonoaudióloga destacou que dispor de uma fala que tenha os elementos suficientes, com foco e empatia é fundamental para saber lidar com promotores, juízes, clientes e outras partes que os advogados encontram durante o exercício da profissão. Já na parte escrita, Leny orienta a “eliminar excessos” nos documentos, buscando clareza e especificidade, pois a escrita é mais limitada do que a fala oral. “Prefira palavras que sejam de uso mais habitual, com frases mais curtas e diretas”, diz.

Comunicar bem passa por entender o público, afirma presidente

Tão importante quanto moldar a mensagem, o cuidado com o público que a recebe é uma peça-chave para estabelecer uma boa comunicação, opina o presidente da AASP – Associação dos Advogados, Eduardo Mange. “Se você está falando para promotores, desembargadores e, eventualmente, para ministros, deve usar uma linguagem técnica, correta e adequada. Mas se está numa reunião com um cliente que não é advogado, é necessário esquecer o ‘juridiquês’ e ser prático, com uma linguagem mais simples”, pontua.

Mange destaca que a Comunicação é um dos pilares da atuação da AASP e, por isso, o tópico não poderia passar em branco durante a comemoração dos 80 anos da entidade. “Especialmente hoje em dia, com os tribunais cada vez mais abarrotados, as nossas petições precisam ser mais curtas, com frases diretas. Podemos usar de outros recursos, como gráficos, mas sem perder a linguagem objetiva, sucinta e direta, que acaba sendo muito mais eficiente”, conclui.

A gravação completa do Workshop estará disponível em breve a todos os associados no streaming jurídico da associação, AASP Flix.

AASP

Fundada há 80 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da advocacia. A entidade é experiente, visionária e está, cada vez mais, disruptiva. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando aos seus milhares de associados (aproximadamente 75 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um programa de gestão de processos.

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Barulho no condomínio: o que fazer quando o vizinho ultrapassa o limite do sossego?

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Levantamento da uCondo mostra que reclamações por barulho lideram queixas nos condomínios brasileiros; especialista orienta como agir sem agravar o conflito

Quem nunca se incomodou com barulhos vindos do vizinho? Em condomínios de todo o Brasil, esse é um dos conflitos mais comuns do dia a dia, e também um dos mais delicados de lidar. De acordo com o Censo Condominial Brasil 2024/2025, realizado pela uCondo, startup de tecnologia para gestão condominial, as reclamações mais frequentes dos moradores têm relação direta com barulho excessivo, seja por som alto, festas, gritos, uso de instrumentos musicais ou barulho de animais. A uCondo aconselha que o morador afetado saiba seus direitos e como agir antes de perder a paciência.

Mas uma busca rápida por notícias mostra que desentendimentos entre vizinhos causados por barulho são recorrentes no país, e, em alguns casos, a situação escalona para agressões físicas. “Barulho é o principal ponto de atrito nos condomínios. O que começa como um incômodo pode rapidamente virar uma briga séria, e é isso que deve ser terminantemente evitado para a segurança de todos”, comenta Marcus Nobre, cofundador e CEO da uCondo. Ele argumenta que muitos desses conflitos poderiam ser evitados com diálogo, regras claras e uma boa gestão condominial. Por isso, é importante saber como lidar em caso de vizinho barulhento.

Inteligência Artificial para uma boa convivência

Para facilitar a rotina de síndicos e moradores, a uCondo desenvolveu uma Inteligência Artificial que atua de forma prática nessas situações, auxiliando o síndico na formulação de comunicados oficiais, redigindo mensagens claras e alinhadas ao regimento interno para notificar moradores sobre regras de convivência e evitar conflitos diretos. A IA atua como um canal de consulta imediata ao regimento interno e às legislações aplicáveis, permitindo que qualquer condômino verifique, a qualquer hora, os limites de horários e penalidades previstas, reduzindo dúvidas e prevenindo desentendimentos.

Para isso, a pessoa pode subir um arquivo ou mensagem com as informações do regulamento interno, de maneira que suas dúvidas serão respondidas de acordo com o que vale no condomínio, considerando que cada um pode ter regras diferentes.  A IA da  uCondo é pública, ou seja, não é necessário cadastro na plataforma para utilizar suas funcionalidades. Basta contatá-la pelo WhatsApp, de forma gratuita

Conheça a legislação

Primeiramente, é bom conhecer a legislação. Popularmente chamada de Lei da Perturbação do Sossego, a Lei nº 3.688/1941 estabelece, no Art. 42, punição para as seguintes ações:

“Perturbar alguém, o trabalho ou o sossego alheios:

I – com gritaria ou algazarra;

II – exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;

III – abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;

IV – provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem a guarda:

Pena – prisão simples, de quinze dias a três meses, ou multa, de duzentos mil réis a dois contos de réis.”

Atualmente, o valor da multa corrigido fica entre R$ 20 e R$ 200 mil. Diversas cidades brasileiras possuem legislações próprias, como a chamada Lei do Silêncio, que impõe limites de horário e decibéis em zonas residenciais. Além dos próprios condomínios, que têm seu regulamento interno e podem estabelecer regras específicas (o horário de silêncio costuma ser de 22h às 7h), com possibilidade de multa ao infrator. A uCondo recomenda que os condomínios mantenham seu regimento interno atualizado, prevendo limites objetivos para ruídos, horários permitidos e penalidades. “Onde não há regra clara, há espaço para conflito. É preciso pensar em uma gestão preventiva”, diz o executivo.

Marcus Nobre elenca quatro etapas para quem precisa lidar com a perturbação do sossego:

  1. Tente resolver amigavelmente

O primeiro passo deve ser sempre o diálogo. Converse com o vizinho de forma cordial e peça que o volume seja reduzido. “Em muitos casos, o morador nem percebe que está incomodando. Uma conversa educada costuma resolver”, aconselha.

  1. Peça a intervenção do síndico

Se o barulho persistir, o morador deve acionar o síndico. “O síndico é o responsável legal por zelar pela harmonia no condomínio. Ele pode notificar o morador e aplicar multa conforme o regimento”, afirma o CEO da uCondo. Para condomínios que utilizam aplicativos de gestão e comunicação, é possível enviar comunicados preventivos sobre barulho, evitando um confronto direto. “O ideal é que o síndico use esses canais para reforçar as regras antes de tomar medidas punitivas”, acrescenta.

  1. Acione uma autoridade pública

Caso o problema persista e extrapole a esfera condominial, a orientação é procurar a polícia militar ou a prefeitura, dependendo das normas locais. Antes disso, é importante reunir provas, como gravações de áudio ou vídeo, e, se possível, contar com testemunhas. “Com esses registros, você pode fazer um boletim de ocorrência, inclusive online, e abrir caminho para uma ação formal”, explica Marcus.

  1. Busque apoio jurídico

Se o barulho for recorrente ou gerar transtornos contínuos, é indicado procurar um advogado. A depender do caso, é possível entrar com uma ação judicial pedindo indenização por danos morais e, em situações extremas, o afastamento do vizinho do condomínio. “Claro que é um grande estresse para o condômino quando a situação chega a esse ponto, por isso eu reforço as primeiras medidas e um regimento interno atualizado : o ideal é nunca chegar à polícia ou à Justiça”, conclui.

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“Casa nas Nuvens”: o quarto infantil que encantou na CasaCor SP 2025 com afeto, estética e propósito

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Um dos espaços mais sensíveis e surpreendentes da CasaCor São Paulo 2025 é assinado pela arquiteta Marta Martins, em sua estreia na mostra. O quarto “Casa nas Nuvens – onde a infância mora” tem encantado o público pela combinação rara entre sofisticação, afeto e funcionalidade.

O ambiente de 25 m² foi pensado para duas irmãs, inspirado no conceito de uma “Casa Doce” — um lugar onde a infância pode morar com liberdade, leveza e imaginação. O projeto aposta em curvas suaves, marcenaria personalizada, tons neutros e uma iluminação poética, com nuvens suspensas no teto que criam a sensação de um céu íntimo e lúdico.

“A infância é o solo mais fértil para semear sonhos. Meu desejo foi criar um espaço que acolhe, inspira e permanece na memória afetiva dessas crianças para sempre”, afirma Marta Martins.

O quarto conta com área de leitura elevada, pufes em formato de flor, uma cadeira suspensa e um cantinho de descanso com dossel. Tudo pensado para equilibrar beleza, funcionalidade e sensorialidade — sem cair no óbvio. Materiais sustentáveis, como tecidos reciclados e madeira certificada, completam a proposta com consciência.

Entre os nomes que visitaram o ambiente, chamou atenção a leitura feita por Sophia Martins, especialista em mercado imobiliário de alto padrão, autora de 50 Tons de Luxo e presença estratégica na mostra.

“O verdadeiro luxo é sentir. Quando um espaço te toca de forma silenciosa e emocional, ele se transforma em memória. O quarto da Marta faz isso: traduz um afeto que não é decorativo — é essencial”, afirmou Sophia Martins, ao visitar o espaço.

A frase ecoa o movimento crescente de humanização da arquitetura, onde o design deixa de ser apenas estético para se tornar emocionalmente inteligente — algo cada vez mais valorizado em empreendimentos de alto padrão.

O projeto de Marta Martins reforça que o futuro do morar começa desde cedo: com beleza, propósito e sensibilidade.

(Créditos : CasaCor São Paulo)

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Estoques de grandes marcas ganham novo valor com inteligência B2B

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Plataforma BackChannel movimenta R$ 200 milhões em produtos e oferece solução discreta e eficiente para indústrias protegerem posicionamento e impulsionarem vendas

Fabricantes e varejistas lidam com o desafio de grandes volumes de mercadorias paradas, o que representa não apenas perdas financeiras significativas, mas também um impacto considerável na cadeia de produção e na sustentabilidade do setor. Para enfrentar esse gargalo, a BackChannel, startup criada pelos fundadores da Trocafone, conecta marcas a revendedores de forma estratégica, inteligente e sigilosa, transformando estoques parados em oportunidades comerciais com valor estratégico. Com mais de 1,5 milhão de produtos disponíveis na plataforma, provenientes de mais de 50 marcas, a empresa acumula um valor aproximado de R$ 200 milhões em mercadorias listadas. A tecnologia da startup permite segmentar compradores por perfil, região e canal de venda, garantindo que as marcas mantenham controle estratégico sobre a distribuição e evitem saturar o mercado com grandes descontos. “Nosso objetivo é permitir que as marcas escoem produtos de maneira estratégica, sem comprometer sua imagem ou seus canais de venda. Fazemos isso de forma discreta, inteligente e com impacto positivo em toda a cadeia”, explica Guillermo Freire, cofundador e CEO da BackChannel.

Aos compradores, a startup oferece uma nova forma de acesso ao mercado, com mais previsibilidade, escala e poder de decisão. Com a plataforma orientada por dados, eles deixam de depender exclusivamente de grandes volumes de compra ou de oportunidades pontuais. Em vez disso, passam a contar com um canal estruturado com amplo portfólio de produtos, condições comerciais exclusivas e a autonomia para planejar o crescimento do negócio com segurança.

A plataforma começou atendendo marcas de moda. Atualmente, conta com novos segmentos, como calçados, cosméticos e itens de decoração. A solução foi pensada para que as marcas possam definir os descontos, selecionar os perfis de compradores ideais e garantir a conexão ideal com revendedores alinhados ao posicionamento do negócio. Com uma operação positivadesde o início do ano, a BackChannel já conta com uma equipe de 40 colaboradores, 15 deles dedicados à tecnologia.

O próximo passo da empresa é realizar uma nova rodada de captação para acelerar ainda mais a expansão nacional, com foco em novas indústrias e funcionalidades da plataforma. A primeira rodada, no valor de R$ 17 milhões, foi liderada pela Cathay Latam, com participação de Preface Ventures, Latitud Ventures, Positive Ventures, Silence VC e Norte Ventures.

Discrição, inteligência e impacto

A BackChannel nasceu da experiência dos fundadores Guillermo Freire e Guillermo Arslanian à frente da Trocafone, marketplace líder na compra e venda de eletrônicos seminovos no Brasil. À frente da operação, eles desenvolveram um negócio que ultrapassou R$ 400 milhões em receita anual, lidando diretamente com grandes players como Samsung e Motorola e seus desafios recorrentes de trocas, devoluções e estoques que perdiam valor com o tempo. “Na Trocafone, vivenciamos as dores de operar em um mercado fragmentado e percebemos a enorme oportunidade de criar uma solução para atender às necessidades das marcas e dos consumidores da América Latina. A BackChannel é a materialização dessa visão”, sintetiza Freire.

A experiência revelou uma lacuna: mesmo grandes marcas não têm canais formais e eficientes para resolver a questão do inventário parado. Na plataforma, os produtos são listados de forma anônima, e a visibilidade é controlada pelas marcas, que escolhem quem pode acessar cada lote disponível.

A BackChannel cobra uma taxa de aproximadamente 12% sobre as vendas realizadas e também estuda oferecer soluções de crédito com fintechs parceiras para facilitar as compras. “Existe uma enorme ineficiência nesse mercado. As empresas não querem que seus descontos em excesso de estoque se tornem públicos, porque isso desvaloriza a marca e gera conflitos com distribuidores. Criamos uma solução para resolver isso com inteligência e sem comprometer a imagem da marca”, finaliza Freire.

A BackChannel tem como foco atender grandes fabricantes nacionais e internacionais, conectando estoques a uma base qualificada de compradores, como outlets, e-commerces e redes de varejo de todos os portes.

Sobre a BackChannel

É uma startup inovadora dedicada a transformar a comercialização de estoques na América Latina. Seu marketplace B2B privado conecta produtos de grandes marcas a compradores, promovendo a economia circular. https://www.backchannel.com.br

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