Barra
Connect with us

Negócios

Conheça empresários brasileiros que chegaram aos milhões com histórias de superação

Published

on

Veja o que eles esperam de 2024 e como estão os seus negócios atualmente

O cenário empresarial em 2024 parece ser promissor. Uma pesquisa recente de Panorama da Amcham revelou que 56% dos empresários projetam crescimento superior a 10% neste novo ano e que IA e ESG serão vetores importantes. Na avaliação do diretor da Mid Falconi, Rafael Silveira, 2024 será um ano de ajustes. A avaliação de Silveira está em sintonia com a projeção do economista-chefe da XP Investimentos, Caio Megale. “Não estamos falando de um cenário recessivo, mas é preciso atenção aos riscos”, afirmou. O economista destaca que apesar do ambiente não parecer sempre tão favorável, “o Brasil tem fortalezas importantes, como o fluxo de exportações, o tema da energia verde e de muitas empresas vindo para investir no país”.

Mas nem todas as histórias empresariais começam com este bom-humor ou com facilidades, independente das perspectivas brasileiras. Sem aportes financeiros, lidando com negócios falidos ou passando por diversas dificuldades impensáveis, existem empresários que mudaram cenários no mercado nacional em anos diferentes. Eles criaram soluções disruptivas e inovaram em áreas que poderiam parecer saturadas para muitos. Desde aplicativos de entregas revolucionários até marcas de cosméticos, vinhos e roupas, essas mentes criativas e insistentes mostram o quanto “o impossível é um emaranhado de pequenos possíveis”. Veja:

1. Filipe Martins (@girossapp)

Filipe Martins, aos 27 anos, teve seu primeiro contato com o termo startup durante uma conferência na faculdade de engenharia de produção. Morando em Brumado, interior da Bahia, ele se interessou pela possibilidade de usar a inovação para resolver problemas. Em 2016, teve a ideia do aplicativo Giross, lançado após dois anos de desenvolvimento, em 2018.

O app, que foi certificado pela Anvisa, faz hoje as entregas de produtos de marcas como Pague Menos, a Domino’s, a Arezzo, a Petz e a Schutz. Além de incluir taxas reduzidas para as empresas parceiras e seguros, Filipe garante que a marca está sempre recebendo inovações para facilitar o cotidiano dos negócios e dos entregadores.

Desde janeiro de 2023, a Giross ampliou seu alcance para 320 cidades, realizando mais de 170 mil corridas por mês, em comparação com 250 cidades e 60 mil corridas mensais anteriores. O faturamento mensal aumentou de R$ 600 mil para aproximadamente R$ 1,7 milhão, resultando em um número três vezes superior ao ano anterior.

Após o recebimento do certificado da APEX, a empresa planeja agora expandir suas operações para Portugal em maio de 2024, e tem como meta para o ano: atingir 120 mil entregadores cadastrados, expandir para 350 cidades e atingir 500 mil corridas por mês. Esses objetivos demonstram a trajetória de crescimento e expansão do aplicativo Giross.

2. Sônia Hess (@grupomulheresdobrasil)

Empresária brasileira notável, Sônia Hess é reconhecida por sua trajetória como ex-presidente da camisaria catarinense Dudalina e atualmente ocupa o cargo de vice-presidente do Grupo Mulheres do Brasil. Iniciando sua carreira na área de Marketing da Dudalina, empresa de seus pais, ela ascendeu a CEO em 2003, triplicando o faturamento e ampliando suas operações.

Ao assumir a liderança da Dudalina à beira da falência em 2003, Sônia Hess foi responsável por um crescimento anual de 30% na empresa até 2009. Sua influência foi tão significativa que, em 2013, a revista americana Forbes a destacou como a sexta empreendedora mais poderosa do Brasil.

Até 2024, Sônia segue como forte inspiração para novos empresários. Depois de vender o negócio, Sônia passou atuar de maneira incansável no terceiro setor, com maior ênfase ao apoio à mulher em situação de vulnerabilidade social e seu direcionamento profissional e empreendedor, como todo o suporte necessário. Uma escolha que tem feito a diferença na vida de milhares de famílias brasileiras.

3. Gustavo Caetano (@_sambatech)

Gustavo Caetano é o fundador da SambaTech, reconhecida como uma plataforma líder em distribuição de vídeos online na América Latina. Sua trajetória de sucesso está intrinsecamente ligada aos desafios iniciais enfrentados pela empresa. No início, Gustavo teve que lidar com a escassez de investimentos e recursos, além de enfrentar um mercado incipiente para plataformas de vídeo online.

A trajetória de Gustavo teve início quando ele tentou baixar um jogo para seu celular via internet WAP, sem sucesso. Identificando uma oportunidade no mercado, ele decidiu agir e entrou em contato com empresas desenvolvedoras. Sua persistência valeu a pena quando, em 2004, após várias tentativas de contato, obteve resposta de uma empresa sediada em Londres.

A empresa aceitou que ele fosse seu reseller local, desde que apresentasse um plano de negócios em Londres. Sem dinheiro, recorreu ao amigo de seu pai, Almir Gentil, que aceitou a ideia de investir em Gustavo, que hoje é um dos brasileiros mais influentes da internet, segundo o LinkedIn e a revista GQ. Ele lançou, anos depois, o livro Faça Simples: Um Guia Para Você Tirar a sua Ideia de Negócio do Papel.

4. Rogério Salume (@winevinhos)

Rogério Salume nasceu em Itabuna, interior da Bahia, e fundou a Wine.com.br, uma das principais empresas de comércio eletrônico de vinhos na América Latina. Ele iniciou o negócio em sua garagem e sua história de sucesso está ligada à busca por inovação e à capacidade de criar soluções únicas para o mercado de vinhos online.

Rogério começou desde cedo a atuar na área de vendas. Com 20 anos, rodava toda a região de Vitória de bicicleta vendendo balas e doces para padarias e estabelecimentos. Pediu demissão do seu emprego sólido anos depois para focar na sua ideia de negócio.

Enfrentando desafios logísticos e uma concorrência acirrada, Salume diferenciou a Wine.com.br por meio de estratégias de marketing criativas e um foco na experiência do cliente, conquistando uma posição relevante no mercado.

5. Luciano Machado (@mmfprojetos)

Luciano Machado é o irmão mais novo de uma família com quatro filhos, onde seu pai iniciou como pedreiro, servente e empreiteiro antes de abrir um negócio na área da construção. Influenciado pela experiência familiar, Luciano optou por seguir a carreira de engenheiro civil. Ingressou na faculdade em 1996 e logo conseguiu um estágio em uma construtora, impulsionando seu crescimento profissional. Nos anos seguintes, ganhou experiência trabalhando por sete anos nos setores administrativo e comercial do HSBC e do antigo Unibanco.

Com o propósito de empreender e estabelecer um empreendimento focado em construções e reformas, Luciano planejava deixar a empresa de infraestrutura em que trabalhava. Em 2014, concretizou seu plano ao fundar a MMF Projetos, formada pelos sobrenomes de Luciano e dos outros dois fundadores, Ricardo Mirisola e Igor Ferreira, além da sociedade atual com Fernanda Castells.

Ao longo dos últimos anos, a empresa desenvolveu projetos de infraestrutura para clientes notáveis, como Arteris, Eletrobras e o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), alcançando um faturamento de R$ 1,2 milhão em 2019.

6. Luiz Seabra (@naturabroficial)

Luiz Seabra, um dos fundadores da Natura, uma das empresas de cosméticos do Brasil, é reconhecido por sua história ligada à perseverança e à criação de uma empresa inovadora. Nos estágios iniciais, a Natura enfrentou desafios financeiros e de aceitação no mercado.

Aos 27 anos, especificamente em 28 de agosto de 1969, ele fundou a Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaout Ltda, em parceria com Jean Pierre Berjeaout. Em um curto período após sua criação, a empresa foi renomeada para Natura, devido à utilização de ativos vegetais na formulação dos produtos.

Seabra e seus parceiros mantiveram forte crença nos valores de sustentabilidade e na qualidade dos produtos, permitindo que a empresa superasse as dificuldades iniciais. Esse comprometimento impulsionou a Natura a se tornar uma referência global em cosméticos sustentáveis, conquistando posição no mercado internacional.

Continue Reading
Advertisement

Negócios

Cozinha organizada é sinônimo de mais vendas e menos desperdício

Published

on

Ferramentas adequadas criam fluxo funcional, aumentam a produtividade e influenciam diretamente na qualidade do atendimento nos negócios gastronômicos

A organização da cozinha é um dos pilares mais importantes para o funcionamento de bares, restaurantes e operações de delivery. Quando o ambiente é planejado com os utensílios certos, é possível reduzir o tempo de preparo, evitar desperdícios e garantir maior agilidade nos processos, refletindo em uma experiência mais eficiente para o cliente final. Quando cada segundo importa, a escolha de ferramentas apropriadas faz toda a diferença no resultado.

Panelas e frigideiras de alta durabilidade, utensílios de medição, recipientes empilháveis, bandejas adequadas e organizadores de bancada ajudam a construir um ambiente funcional, que permite ao time manter a fluidez entre as etapas do preparo e a finalização dos pratos. “Uma cozinha desorganizada compromete não apenas o desempenho da equipe, mas também a entrega ao cliente. Quando o ambiente está bem estruturado, tudo acontece com mais clareza, rapidez e segurança”, afirma Lidiane Bastos, administradora de empresas e CEO do Grupo Simão.

Eficiência e funcionalidade no centro da operação

Além da qualidade dos alimentos, a experiência do consumidor depende diretamente do tempo de espera, da apresentação e da consistência do atendimento. A eficiência operacional começa na escolha dos utensílios que compõem o dia a dia da equipe: desde facas com boa ergonomia até balanças de precisão e potes identificáveis, tudo influencia o ritmo e a segurança das atividades.

Para Mislene Lima, especialista em encantamento ao cliente e líder de vendas do Grupo Simão, a padronização das ferramentas também contribui para a produtividade. “Quando os utensílios são pensados para facilitar cada etapa do preparo, a equipe consegue trabalhar com mais foco e menos retrabalho. Isso melhora a performance do negócio como um todo e impacta diretamente a satisfação de quem consome”, destaca.

Outro ponto relevante está na manutenção da organização ao longo do expediente. Separadores de talheres, suportes para tampas e utensílios multiuso não apenas otimizam espaço, como evitam erros operacionais. Além disso, reduzem o cansaço da equipe ao eliminar deslocamentos desnecessários ou buscas demoradas por materiais essenciais.

Organização que gera resultados

A escolha consciente dos utensílios é um investimento na fluidez da operação. Negócios que mantêm uma estrutura bem pensada conseguem não apenas atender mais pedidos em menos tempo, mas também reduzir desperdícios de insumos, melhorar o controle de estoque e facilitar treinamentos para novos colaboradores.

“Equipar a cozinha com os itens corretos é mais do que uma questão de praticidade, é uma estratégia de gestão. Utensílios adequados garantem consistência na execução dos pratos e ajudam o time a manter o padrão mesmo nos horários de maior movimento”, comenta Lidiane.

Para Mislane, a organização deixou de ser apenas um diferencial e passou a ser uma ferramenta essencial para o crescimento. “Quando há método e clareza na rotina da cozinha, todo o restaurante se transforma. E o cliente percebe isso, mesmo que não veja o que acontece nos bastidores”, conclui.

Sobre o Grupo Simão

O Grupo Simão reúne as marcas Olaplastic e Simão Distribuidora  e tem como missão levar praticidade para o dia a dia, oferecendo uma ampla variedade de produtos, desde embalagens e utensílios de cozinha até descartáveis e equipamentos diversos. Com mais de 30 anos de tradição, integra nove empresas e mais de 100 funcionários.

Para mais informações, visite o site ou o Instagram.

Sobre Mislene Lima

Mislene Lima é especialista em encantamento ao cliente e  líder de vendas do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários. Para mais informações, visite o Instagram.

Sobre Lidiane Bastos

Lidiane Bastos é administradora de empresas e CEO do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários. Para mais informações, visite o Instagram.

Continue Reading

Negócios

Guy Peixoto Neto é destaque no Empreenday Mulher 360, promovido pela OAB-PE

Published

on

Com foco no fortalecimento da liderança feminina, do empreendedorismo jurídico e da inovação, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) promove, no dia 29 de maio, o Empreenday Mulher 360. O evento será realizado presencialmente no RioMar Trade Center (Torre 4/5), no Recife, e reunirá advogadas, empresárias e estudantes em uma programação intensa de painéis e palestras com especialistas de diversas áreas.

Segundo dados do Painel de Informações do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, o saldo de postos formais ocupados por mulheres em 2023 foi de 642.892, uma queda de 32% em relação a 2022. Embora os dados reflitam o mercado formal regido pela CLT, não contemplam a crescente movimentação do empreendedorismo feminino, que vem se consolidando como uma alternativa econômica e de protagonismo para milhares de brasileiras.

Diante desse cenário, o estrategista em negócios e mentor de alto crescimento Guy Peixoto Neto será um dos grandes destaques do Empreenday Mulher 360, evento que ocorre no dia 29 de maio. Com o tema “Mulheres que Transformam o Direito com Inovação e Propósito”, o encontro visa fomentar a liderança feminina, o empreendedorismo e o uso estratégico da inovação.

Para Guy, esse cenário de desafios também é um terreno fértil para o crescimento: “As mulheres, especialmente as empreendedoras, enfrentam obstáculos múltiplos no mercado de trabalho, como a sobrecarga de funções e a necessidade constante de provar seu valor. Mas acredito que, quando trabalhamos a mentalidade de crescimento e temos estratégias claras, podemos transformar esses desafios em oportunidades.”

De acordo com o estudo Empreendedorismo Feminino 2022, realizado pelo Sebrae, o número de mulheres donas de negócios no Brasil chegou a 10,3 milhões, um aumento de 30% em relação ao ano anterior, o maior índice desde 2016. A maioria dessas empreendedoras atua no setor de serviços e já representam 34,4% de todos os proprietários de negócios no país. Guy vê esse crescimento como um reflexo da resiliência e inovação das mulheres. “Elas estão não só ocupando mais espaço, mas trazendo soluções criativas e disruptivas para os negócios, o que impulsiona o mercado como um todo.”

Reconhecido por sua atuação na formação de líderes e no desenvolvimento de empresas em fase de expansão, Guy Peixoto Neto apresentará a palestra “Como nascem os empreendedores que mudam o mundo”, em que abordará estratégias práticas para potencializar resultados com propósito, visão de futuro e inovação aplicada à gestão feminina. Ele complementa:

“Mulheres no comando de negócios bem-sucedidos são a prova de que, com as estratégias corretas e uma mentalidade de crescimento, qualquer um pode ir além, quebrando barreiras e superando os limites que o mercado impõe.”

Continue Reading

Negócios

Em meio à guerra comercial, Indústria precisa acelerar digitalização e marketing para permanecer competitiva

Published

on

Digitalização amplia performance comercial e fortalece posicionamento de marcas B2B no setor industrial; especialistas da Agência Tipo explicam caminhos para conquistar resultados concretos

São Paulo, maio de 2025 – A transformação digital deixou de ser uma tendência e passou a ser uma alavanca real de crescimento para o setor industrial brasileiro. Com a aceleração das tecnologias e o avanço da Indústria 4.0, empresas que adotam estratégias digitais integradas ao marketing e vendas vêm alcançando resultados concretos. Um estudo recente da McKinsey mostra que empresas líderes em maturidade digital no Brasil cresceram financeiramente até três vezes mais que suas concorrentes.

Segundo a Agência Tipo, especializada em marketing para indústria e B2B, o digital tem o potencial de impactar diretamente o modelo de negócio das indústrias — desde a geração de demanda até a otimização do funil de vendas, com aumento de autoridade e relacionamento com o público-alvo.

“Ainda vemos muitas empresas industriais com potencial enorme, mas com estratégias de marketing ultrapassadas e desconectadas do comportamento atual dos consumidores e decisores de compra. É nesse ponto que o digital entra como diferencial competitivo, promovendo personalização, escala e dados para tomada de decisão”, afirma Fernando Andreozzi, diretor comercial da Agência Tipo.

De acordo com ele, empresas que integram táticas digitais ao núcleo do negócio tendem a gerar conexões mais significativas com decisores, crescer em performance de vendas e reduzir o ciclo de negociação. “Com estratégia bem estruturada e uma equipe dedicada ao marketing, é possível transformar a indústria em referência no setor”, completa.

Estratégias digitais assertivas para o B2B industrial

Para alcançar esses resultados, é essencial adotar estratégias que combinem produção de conteúdo técnico e relevante voltado ao B2B, campanhas segmentadas de mídia paga e integração com plataformas de CRM e automação. A presença digital precisa ser planejada com foco na experiência do usuário, entregando valor desde o primeiro contato até o fechamento da venda. Além disso, a sinergia entre marketing e vendas é indispensável para encurtar o ciclo comercial e ampliar o impacto no faturamento.

As indústrias que já vêm aplicando essas estratégias têm colhido resultados expressivos. Um dos destaques é a Acro Cabos, do setor de movimentação de cargas, que alcançou mais de 88% de aumento na geração de leads com apoio da Tipo. No setor de infraestrutura, a SP Tubos registrou mais de 36 mil visitantes únicos no site em 12 meses com SEO e conteúdo estratégico.
Já na indústria de cabos elétricos, a Cabomaq Forestieri teve, em apenas três meses de parceria, um aumento de 551% nos acessos únicos ao site e mais de 170% na geração de leads qualificados.

Com mais de 10 anos de atuação e especialistas com mais de 15 anos de experiência no setor industrial, a Agência Tipo já atendeu mais de 200 negócios no Brasil, estruturando estratégias de marketing e vendas capazes de posicionar marcas, acelerar o crescimento e tornar empresas industriais verdadeiras líderes de mercado.

Sobre a Agência Tipo

A Agência Tipo é a maior agência do Brasil especializada em marketing, vendas e tecnologia para indústria, oferecendo soluções inovadoras para marcas que buscam resultados e impacto no mercado. Com um time multidisciplinar e expertise no setor industrial, a agência atua no desenvolvimento de estratégias de marketing, com inteligência de vendas, para diversos setores dentro da indústria, utilizando dados para tomadas de decisões assertivas, gerando leads qualificados, fomentando novos negócios e aumento de receita.

Com um portfólio que inclui indústrias nacionais e globais, a Agência Tipo se destaca pela abordagem inteligente e orientada para resultados, desenvolvendo campanhas personalizadas que impulsionam negócios.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Moda1 hora ago

Experience Models desembarca em Joinville em busca de novos talentos da moda

Seletiva promovida pela agência Haut Models será realizada nos dias 23, 24 e 25 de maio, com inscrições gratuitas Joinville,...

Negócios1 hora ago

Cozinha organizada é sinônimo de mais vendas e menos desperdício

Ferramentas adequadas criam fluxo funcional, aumentam a produtividade e influenciam diretamente na qualidade do atendimento nos negócios gastronômicos A organização...

Negócios3 horas ago

Guy Peixoto Neto é destaque no Empreenday Mulher 360, promovido pela OAB-PE

Com foco no fortalecimento da liderança feminina, do empreendedorismo jurídico e da inovação, a Ordem dos Advogados do Brasil –...

Negócios3 horas ago

Em meio à guerra comercial, Indústria precisa acelerar digitalização e marketing para permanecer competitiva

Digitalização amplia performance comercial e fortalece posicionamento de marcas B2B no setor industrial; especialistas da Agência Tipo explicam caminhos para...

Entretenimento3 horas ago

Construções Populares: O que o Brasil pode aprender com os Estados Unidos, segundo Rodrigo Pinho de Mello

Com duas décadas de experiência na construção civil, gestor de obras de Itupeva analisa os contrastes entre os dois países...

Negócios3 horas ago

Conheça o Close Hub! O seu espaço de criação e crescimento. A Experiencia Close Fans mais perto de você

Você já imaginou ter um espaço pensado especialmente para criadores, com estrutura profissional, suporte estratégico e um ambiente que respira...

Famosos3 horas ago

De DJ a Musa do Close Fans: Bahala Sudan Quebra Tabus e Vira Fenómeno na Internet

Expulsa de Balada e Alvo de Assédio: Conheça a verdadeira história de Bahala Sudan
‍
De recepcionista em um posto de saúde...

Famosos4 horas ago

Virgínia Fonseca agita noite no Rancho Terra durante a Pecuária de Goiânia

Empresária prestigiou os shows de Gustavo Moura & Rafael e da DJ Diana Correa no espaço mais badalado da Pecuária...

Negócios4 horas ago

Connecting Club promove encontro internacional de liderança e empreendedorismo feminino em Orlando

Orlando, EUA — Entre os dias 10 e 15 de maio de 2025, o Connecting Club realizou um encontro exclusivo...

Famosos22 horas ago

Camila Silveira estreia na Rádio Mais FM e no Portal Cidade Sat ao lado de Gilvandro Oliveira

A especialista em marketing digital *Camila Silveira* inicia uma nova e promissora fase de sua carreira na comunicação. A partir...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed