Barra
Connect with us

Negócios

Conheça empresários brasileiros que chegaram aos milhões com histórias de superação

Published

on

Veja o que eles esperam de 2024 e como estão os seus negócios atualmente

O cenário empresarial em 2024 parece ser promissor. Uma pesquisa recente de Panorama da Amcham revelou que 56% dos empresários projetam crescimento superior a 10% neste novo ano e que IA e ESG serão vetores importantes. Na avaliação do diretor da Mid Falconi, Rafael Silveira, 2024 será um ano de ajustes. A avaliação de Silveira está em sintonia com a projeção do economista-chefe da XP Investimentos, Caio Megale. “Não estamos falando de um cenário recessivo, mas é preciso atenção aos riscos”, afirmou. O economista destaca que apesar do ambiente não parecer sempre tão favorável, “o Brasil tem fortalezas importantes, como o fluxo de exportações, o tema da energia verde e de muitas empresas vindo para investir no país”.

Mas nem todas as histórias empresariais começam com este bom-humor ou com facilidades, independente das perspectivas brasileiras. Sem aportes financeiros, lidando com negócios falidos ou passando por diversas dificuldades impensáveis, existem empresários que mudaram cenários no mercado nacional em anos diferentes. Eles criaram soluções disruptivas e inovaram em áreas que poderiam parecer saturadas para muitos. Desde aplicativos de entregas revolucionários até marcas de cosméticos, vinhos e roupas, essas mentes criativas e insistentes mostram o quanto “o impossível é um emaranhado de pequenos possíveis”. Veja:

1. Filipe Martins (@girossapp)

Filipe Martins, aos 27 anos, teve seu primeiro contato com o termo startup durante uma conferência na faculdade de engenharia de produção. Morando em Brumado, interior da Bahia, ele se interessou pela possibilidade de usar a inovação para resolver problemas. Em 2016, teve a ideia do aplicativo Giross, lançado após dois anos de desenvolvimento, em 2018.

O app, que foi certificado pela Anvisa, faz hoje as entregas de produtos de marcas como Pague Menos, a Domino’s, a Arezzo, a Petz e a Schutz. Além de incluir taxas reduzidas para as empresas parceiras e seguros, Filipe garante que a marca está sempre recebendo inovações para facilitar o cotidiano dos negócios e dos entregadores.

Desde janeiro de 2023, a Giross ampliou seu alcance para 320 cidades, realizando mais de 170 mil corridas por mês, em comparação com 250 cidades e 60 mil corridas mensais anteriores. O faturamento mensal aumentou de R$ 600 mil para aproximadamente R$ 1,7 milhão, resultando em um número três vezes superior ao ano anterior.

Após o recebimento do certificado da APEX, a empresa planeja agora expandir suas operações para Portugal em maio de 2024, e tem como meta para o ano: atingir 120 mil entregadores cadastrados, expandir para 350 cidades e atingir 500 mil corridas por mês. Esses objetivos demonstram a trajetória de crescimento e expansão do aplicativo Giross.

2. Sônia Hess (@grupomulheresdobrasil)

Empresária brasileira notável, Sônia Hess é reconhecida por sua trajetória como ex-presidente da camisaria catarinense Dudalina e atualmente ocupa o cargo de vice-presidente do Grupo Mulheres do Brasil. Iniciando sua carreira na área de Marketing da Dudalina, empresa de seus pais, ela ascendeu a CEO em 2003, triplicando o faturamento e ampliando suas operações.

Ao assumir a liderança da Dudalina à beira da falência em 2003, Sônia Hess foi responsável por um crescimento anual de 30% na empresa até 2009. Sua influência foi tão significativa que, em 2013, a revista americana Forbes a destacou como a sexta empreendedora mais poderosa do Brasil.

Até 2024, Sônia segue como forte inspiração para novos empresários. Depois de vender o negócio, Sônia passou atuar de maneira incansável no terceiro setor, com maior ênfase ao apoio à mulher em situação de vulnerabilidade social e seu direcionamento profissional e empreendedor, como todo o suporte necessário. Uma escolha que tem feito a diferença na vida de milhares de famílias brasileiras.

3. Gustavo Caetano (@_sambatech)

Gustavo Caetano é o fundador da SambaTech, reconhecida como uma plataforma líder em distribuição de vídeos online na América Latina. Sua trajetória de sucesso está intrinsecamente ligada aos desafios iniciais enfrentados pela empresa. No início, Gustavo teve que lidar com a escassez de investimentos e recursos, além de enfrentar um mercado incipiente para plataformas de vídeo online.

A trajetória de Gustavo teve início quando ele tentou baixar um jogo para seu celular via internet WAP, sem sucesso. Identificando uma oportunidade no mercado, ele decidiu agir e entrou em contato com empresas desenvolvedoras. Sua persistência valeu a pena quando, em 2004, após várias tentativas de contato, obteve resposta de uma empresa sediada em Londres.

A empresa aceitou que ele fosse seu reseller local, desde que apresentasse um plano de negócios em Londres. Sem dinheiro, recorreu ao amigo de seu pai, Almir Gentil, que aceitou a ideia de investir em Gustavo, que hoje é um dos brasileiros mais influentes da internet, segundo o LinkedIn e a revista GQ. Ele lançou, anos depois, o livro Faça Simples: Um Guia Para Você Tirar a sua Ideia de Negócio do Papel.

4. Rogério Salume (@winevinhos)

Rogério Salume nasceu em Itabuna, interior da Bahia, e fundou a Wine.com.br, uma das principais empresas de comércio eletrônico de vinhos na América Latina. Ele iniciou o negócio em sua garagem e sua história de sucesso está ligada à busca por inovação e à capacidade de criar soluções únicas para o mercado de vinhos online.

Rogério começou desde cedo a atuar na área de vendas. Com 20 anos, rodava toda a região de Vitória de bicicleta vendendo balas e doces para padarias e estabelecimentos. Pediu demissão do seu emprego sólido anos depois para focar na sua ideia de negócio.

Enfrentando desafios logísticos e uma concorrência acirrada, Salume diferenciou a Wine.com.br por meio de estratégias de marketing criativas e um foco na experiência do cliente, conquistando uma posição relevante no mercado.

5. Luciano Machado (@mmfprojetos)

Luciano Machado é o irmão mais novo de uma família com quatro filhos, onde seu pai iniciou como pedreiro, servente e empreiteiro antes de abrir um negócio na área da construção. Influenciado pela experiência familiar, Luciano optou por seguir a carreira de engenheiro civil. Ingressou na faculdade em 1996 e logo conseguiu um estágio em uma construtora, impulsionando seu crescimento profissional. Nos anos seguintes, ganhou experiência trabalhando por sete anos nos setores administrativo e comercial do HSBC e do antigo Unibanco.

Com o propósito de empreender e estabelecer um empreendimento focado em construções e reformas, Luciano planejava deixar a empresa de infraestrutura em que trabalhava. Em 2014, concretizou seu plano ao fundar a MMF Projetos, formada pelos sobrenomes de Luciano e dos outros dois fundadores, Ricardo Mirisola e Igor Ferreira, além da sociedade atual com Fernanda Castells.

Ao longo dos últimos anos, a empresa desenvolveu projetos de infraestrutura para clientes notáveis, como Arteris, Eletrobras e o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), alcançando um faturamento de R$ 1,2 milhão em 2019.

6. Luiz Seabra (@naturabroficial)

Luiz Seabra, um dos fundadores da Natura, uma das empresas de cosméticos do Brasil, é reconhecido por sua história ligada à perseverança e à criação de uma empresa inovadora. Nos estágios iniciais, a Natura enfrentou desafios financeiros e de aceitação no mercado.

Aos 27 anos, especificamente em 28 de agosto de 1969, ele fundou a Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaout Ltda, em parceria com Jean Pierre Berjeaout. Em um curto período após sua criação, a empresa foi renomeada para Natura, devido à utilização de ativos vegetais na formulação dos produtos.

Seabra e seus parceiros mantiveram forte crença nos valores de sustentabilidade e na qualidade dos produtos, permitindo que a empresa superasse as dificuldades iniciais. Esse comprometimento impulsionou a Natura a se tornar uma referência global em cosméticos sustentáveis, conquistando posição no mercado internacional.

Continue Reading
Advertisement

Negócios

Leve Saúde é a nova patrocinadora do projeto Arena no Rio de Janeiro

Published

on

A Arena Leve, espaço que oferece modalidades esportivas gratuitas a qualquer pessoa, promove o acesso à saúde de maneira democrática em quatro pontos do Rio de Janeiro

A Leve Saúde, operadora de planos de saúde com preços mais acessíveis, é a nova patrocinadora da rede Arena, projeto que recupera espaços e estimula a vida saudável oferecendo aulas gratuitas de modalidades esportivas e atividades físicas. Com a novidade, as unidades do projeto na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Aterro do Flamengo, na Praia da Barra da Tijuca e no Parque Madureira agora passam a se chamar Arena Leve pelos próximos dois anos.

O CEO da empresa, Ulisses Silva, explica que o projeto será uma ferramenta de acesso e promoção da saúde, com o objetivo de oferecer uma vida mais saudável a todas as pessoas. “A Leve sempre priorizou os cuidados com a Atenção Primária à Saúde e essa ação veio ao encontro do nosso propósito. A Arena Leve será um espaço democrático de lazer, convivência e bem-estar, elementos que também são essenciais para a saúde”, ressalta ele.

A ação é totalmente gratuita e já está disponível a públicos de todas as idades no Rio de Janeiro de segunda a sábado. Os espaços da Arena Leve também promovem os ideais de preservação do meio ambiente, convivência social e de cuidado de espaços públicos icônicos da cidade que foram restaurados para promover as atividades. As aulas de 2025, já com o nome Arena Leve, iniciaram em 21 de janeiro. Até o dia 29 do mesmo mês, os espaços já contaram com 79 aulas, 1896 inscrições, sendo 592 usuários únicos, e uma taxa de 76% de ocupação das aulas. Um evento oficial de lançamento para convidados será realizado em 22 de fevereiro. O espaço conta ainda com o patrocínio da fabricante de colchões Ortobom.

Em 2024, os espaços receberam 13 mil pessoas que realizaram 3200 aulas de 19 modalidades e atividades (Funcional, HIIT, Ritbox, Dance Mix, Yoga, Charme Dance, Corrida, Alongamento, Meditação, Pilates, Futebol, Boxe, Muay Thay, Tenis, Futevolei, Altinha, Crosstraing). Há ainda ações especiais em datas comemorativas, como dias das mães, pais e crianças, semana do meio ambiente e semana da saúde, grupos de corrida e aulas especiais de Ritbox. Mais de 70 mil inscrições foram realizadas ao longo do ano. Ao todo, mais de 100 profissionais, incluindo 70 professores, trabalham nas instalações. Para além de toda a estrutura esportiva presente no espaço, os alunos têm acesso a serviços de saúde, vestiários, água, colchonetes, internet, materiais de treino e instalações modernas para as práticas esportivas.

“Esperamos com a chegada da Leve, um crescimento de 20 a 25% na base de alunos, além de 15% mais aulas. Para os próximos meses, lançaremos um novo e moderno aplicativo de inscrições, quando esperamos chegar à casa de 100.000 inscrições por ano”, explica Thiago Goes, sócio da Arena.

A Leve Saúde também promoverá ações especiais nas quatro unidades, com a apresentação dos planos de saúde para o público, auxílio na contratação de planos de acordo com as necessidades de cada pessoa e eventos para os corretores e suas famílias.

Para participar, basta se inscrever pelo site arenaleve.com.br e escolher o dia, horário e atividade desejada. Não é preciso ser cliente Leve para participar. Todas as aulas são gratuitas, mas a inscrição é necessária, pois há um limite de 20 a 30 alunos por aula, a depender da modalidade. As aulas começam em janeiro de 2025.

Sobre a Leve Saúde

A Leve Saúde é uma operadora de planos de saúde do Rio de Janeiro que oferece qualidade de vida a preços acessíveis, com opções de planos para pessoas físicas (individual ou familiar) e jurídicas (incluindo MEI). A empresa acredita que Longevidade Mais Saudável é um direito de todos e um objetivo absolutamente realizável. Seu Modelo de Atuação com Digital Health, Atenção Primária à Saúde e Rede Própria promete revolucionar o futuro da saúde carioca.
Para mais informações. acesse: https://www.levesaude.com.br

Continue Reading

Negócios

Fundação Abrinq vai reconhecer gestores municipais comprometidos com a infância

Published

on

A Fundação Abrinq abriu as inscrições para a nova edição do Programa Prefeitas e Prefeitos Amigos da Criança (PPAC), que será implementado durante a gestão 2025-2028. A iniciativa busca reconhecer gestores municipais comprometidos com a promoção dos direitos da infância e adolescência, oferecendo suporte técnico para fortalecer políticas públicas essenciais.

Desde 1996, o programa já envolveu mais de 11 mil prefeitos e prefeitas em todo o Brasil, contribuindo para avanços significativos, como a redução da mortalidade infantil, a ampliação do acesso à educação infantil e o aprimoramento das políticas voltadas à proteção e ao bem-estar das crianças e adolescentes.

Apoio técnico e monitoramento

O PPAC oferece suporte técnico aos municípios, avaliando a realidade local e orientando a implementação de ações nas áreas de saúde, educação e proteção social. Além disso, incentiva o intercâmbio de boas práticas entre as cidades participantes e monitora os resultados ao longo do mandato.

Benefícios do programa

Os municípios que aderem ao programa têm a oportunidade de fortalecer suas políticas públicas, priorizando ações voltadas à infância e adolescência, além de qualificar a gestão municipal com o desenvolvimento de estratégias mais eficientes. Além disso, os gestores que alcançam resultados expressivos podem receber o reconhecimento nacional com o título de Prefeita ou Prefeito Amigo da Criança.

Como funciona a adesão

A participação no PPAC é gratuita, voluntária e aberta a todas as prefeitas e prefeitos do Brasil. Para aderir, os gestores devem realizar a inscrição até o mês de abril no site oficial do programa (https://ppac.org.br/adesao), preenchendo um formulário online e enviando o Termo de Adesão assinado.

Continue Reading

Negócios

Inflação e Transporte Rodoviário: Estratégias para Reduzir Custos e Manter a Eficiência

Published

on

O aumento dos preços dos combustíveis e outros insumos pressiona o setor de transporte rodoviário de cargas. Quais são as alternativas para mitigar esses impactos sem comprometer a eficiência operacional?

A inflação tem sido uma constante preocupação no Brasil, afetando diversos setores da economia. No transporte rodoviário de cargas (TRC), os efeitos são particularmente significativos, uma vez que o aumento dos custos operacionais, especialmente do diesel, impacta diretamente o preço dos fretes e, consequentemente, o custo final dos produtos para o consumidor.

Aumento recente no preço do diesel

Em 31 de janeiro de 2025, a Petrobras anunciou um reajuste de R$ 0,22 no preço médio do diesel para as distribuidoras, elevando o valor para R$ 3,72 por litro, representando um aumento de aproximadamente 6,3%. Além disso, a partir de 1º de fevereiro, houve um incremento no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que adicionou R$ 0,06 por litro de diesel. Esses reajustes combinados podem elevar o preço do diesel nas bombas em até R$ 0,25 por litro.

Impacto nos custos operacionais e no valor do frete

O diesel é responsável por uma parcela significativa dos custos operacionais no TRC, representando entre 40% a 50% do custo total de uma viagem. Por exemplo, em um frete de R$ 100, até R$ 50 podem ser destinados apenas ao combustível. Com o recente aumento, um caminhão que percorre, em média, 8.000 quilômetros por mês, enfrentará um custo adicional de aproximadamente R$ 2.640 mensais. Esse acréscimo tende a ser repassado ao valor do frete, encarecendo o transporte de mercadorias e pressionando a inflação.

Cargas fracionadas como alternativa para redução de custos

Uma estratégia para mitigar os efeitos dos aumentos é a utilização de cargas fracionadas. Nesse modelo, diferentes embarcadores compartilham o mesmo veículo para transportar mercadorias de menor volume, otimizando a capacidade de carga e diluindo os custos operacionais entre vários clientes. Isso permite que pequenas e médias empresas acessem serviços de transporte a preços mais competitivos, além de contribuir para a redução do número de veículos nas estradas, diminuindo o consumo de combustível e as emissões de poluentes.

Diante do cenário inflacionário e dos constantes aumentos no preço do diesel, é fundamental que as empresas de transporte rodoviário busquem alternativas para manter a eficiência operacional sem repassar integralmente os custos aos clientes. A adoção de estratégias como a utilização de cargas fracionadas pode ser uma solução viável para equilibrar os custos e manter a competitividade no mercado.

“É essencial que o setor de transporte rodoviário de cargas busque soluções inovadoras para enfrentar os desafios impostos pela inflação e pelos aumentos nos custos operacionais, garantindo a sustentabilidade do negócio e a satisfação dos clientes”, afirma Célio Martins, especialista em logística e transporte.

A implementação de tecnologias de otimização de rotas, manutenção preventiva dos veículos e treinamentos para motoristas visando a condução econômica são outras medidas que podem auxiliar na redução de custos e na manutenção da eficiência operacional no TRC.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Negócios30 minutos ago

Leve Saúde é a nova patrocinadora do projeto Arena no Rio de Janeiro

A Arena Leve, espaço que oferece modalidades esportivas gratuitas a qualquer pessoa, promove o acesso à saúde de maneira democrática...

Negócios33 minutos ago

Fundação Abrinq vai reconhecer gestores municipais comprometidos com a infância

A Fundação Abrinq abriu as inscrições para a nova edição do Programa Prefeitas e Prefeitos Amigos da Criança (PPAC), que...

Tecnologia1 hora ago

Internet Segura: Pesquisa alerta para o perigo de perfis abertos de crianças no Brasil

Uma em cada três possuem perfis totalmente abertos e 47% não controlam seguidores adicionados às suas redes    Recentes pesquisas...

Negócios2 horas ago

Inflação e Transporte Rodoviário: Estratégias para Reduzir Custos e Manter a Eficiência

O aumento dos preços dos combustíveis e outros insumos pressiona o setor de transporte rodoviário de cargas. Quais são as...

Famosos2 horas ago

Hadassa Santiago: A jovem que brilhou no Prêmio GLP4 na categoria “Destaque Teen”

Hadassa, com apenas 13 anos, já é um dos nomes mais promissores no mundo da moda e dos concursos de...

Negócios3 horas ago

O Segredo dos Profissionais com Inteligência Emocional e Comunicação Estratégica: Explica Ligia Morassi

Em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, não basta ter conhecimento técnico. Profissionais que dominam a inteligência emocional...

Saúde3 horas ago

Descubra como vencer suas crises emocionais e transformar sua vida com as dicas do terapeuta Raphael Tarso

Especialistas apontam caminhos para transformar dor em propósito A vida moderna impõe desafios cada vez mais intensos à saúde mental....

Saúde3 horas ago

Como Superar Crises Emocionais e Reconstruir a Vida Explica Terapeuta Raphael Tarso

Especialistas apontam caminhos para transformar dor em propósito A vida moderna impõe desafios cada vez mais intensos à saúde mental....

Entretenimento3 horas ago

iWill Brasil e Coca-Cola anunciam lançamentos de novos produtos da collab

Em 2024, a iWill Brasil e a Coca-Cola uniram forças para oferecer qualidade e estilo aos usuários de iPhone, MacBook, smartwatch e outros dispositivos....

Negócios3 horas ago

Dra. Thaís Soleira, Fisioterapeuta de Piracicaba, é Reconhecida por Sua Abordagem Humanizada e Dedicação no Atendimento Domiciliar

(Dra Thaís Soleira tem sido destaque constante em sua área) Dra. Thaís Soleira Rodrigues, fisioterapeuta neurofuncional e respiratória, é uma...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed