Josy Fernandes é a responsável por trás do grande sucesso das Pipocas Palomithas. Campeã de venda no Rio de Janeiro, a empresária quer agora expandir as vendas para nível nacional. Queridinha dos famosos, as pipocas de Josy são sucesso em todo Estado, mas chegar ao topo, a loira precisou ralar muito. Conheça sua trajetória.
É difícil encontrar um famoso no Rio de Janeiro que não tenha experimentado, e adorado, as pipocas de Josy. Mas seu sucesso não foi do dia para a noite. A ideia de vender pipocas surgiu durante uma fase difícil de sua vida quando ainda morava em Duque de Caxias, cidade da Baixada Fluminense do Rio. Ela, que vivia de bicos, decidiu vender as pipocas depois que viu em uma cantina da escola de tio de seu sócio, que os produtos vendia bastante.
Segundo Josy, no dia em que decidiu arregaçar as mangas, tinha apenas dinheiro para comprar comida para o almoço, só R$ 5, mas falou com sua mãe que naquele dia todos iriam comer pipoca, deixando ela sem entender nada. Foi até o supermercado e com o pouco dinheiro que tinha, comprou uma lata de óleo, meio quilo de milho de pipoca e saquinhos para embalar. Pensou que se em uma escola vendia muito, nos outros colégios da cidade também iriam vender e foi à luta.
As primeiras vendas
Josy passou em um dos colégios da região e ofereceu a pipoca para a dona da cantina, que não acreditou muito que fosse melhor das que já tinha à venda. A empresário então acordou com a comerciante que deixaria lá em forma de consignado, caso ela vendesse a pagaria, caso não, ela levaria os produtos de volta, e a dona da cantina concordou.
Depois de deixar o produto na cantina, voltou para casa a pé, pois não tinha dinheiro para a passagem e ficou surpresa quando recebeu uma ligação 30 minutos depois da dona da cantina dizendo que tinha vendido tudo. “Uns 30 minutos depois recebi uma ligação. Era da Dona Regina, a dona da cantina, falando que não sabia como tinha sido, mas que todas as pipocas foram vendidas no primeiro recreio”, contou Josy.
Ela não poderia ter ficado mais feliz e desse dia em diante não parou mais. Passou a vender para todos os colégios da região e quando viu já tinha expandido seu negócio também para a capital. “Contei para minha mãe feliz da vida e disse que ‘estávamos ricas’ e de lá para cá não parei mais de vender. Hoje vendo para todo o Rio de Janeiro, não só para os colégios, mas também para mercados, depósitos de doces, etc”, relembrou.
A vida de Influenciadora Digital e novos produtos
Josy não parou por aí. Com o sucesso a nível estadual, agora pretende alcançar o país inteiro. “Pretendemos vender para todo Brasil. Para isso, estamos nos estruturando para alcançar esse objetivo”, contou a empresária.
Mas ela também ganhou sucesso nas redes sociais. Com mais de 69 mil seguidores no Instagram, Josy usa as plataformas digitais para conversar diretamente com clientes e admiradores da marca. Conta histórias de sucesso e fica feliz em poder influenciar as pessoas a acreditarem em si mesmas. “Sou muito grata a Deus por me permitir isso. Confesso que é muita responsabilidade, mas tento sempre ter todo cuidado. Como alcanço também um público infantil, a responsabilidade fica ainda maior”, explica Josy.
A empresária também cria receitas em suas redes sociais que não são necessariamente focadas em pipoca. A pouco tempo, Josy dividiu com seus seguidores uma receita de brownie fit feito com colágeno. Ela começou a usar diariamente o produto da ‘Larah Bárbara’ e notou a diferença em sua vida, e como ama cozinhar, resolveu inserir o colágeno em tudo que faz para ver se dava certo, e deu.
“Eu amo cozinhar” É uma das coisas que mais amo fazer na vida e confesso que me apaixonei demais por esse produto que está mudando minha pele, meu cabelo, minhas unhas, minha vida. Uso todos os dias, então tive a ideia de fazer esse brownie fit, que é delicioso, e colocá-lo na receita. Não é que deu certo?”, contou Josy.
Ela fez um vídeo mostrando como fez a delícia de banana e chocolate, e publicou em seu Instagram. “Resolvi fazer um vídeo no IGTV. Foi um sucesso e a marca do colágeno, Larah Bárbara, ficou muito Feliz com a ideia”, explicou.
Se reinventando na quarentena
Assim como muitos empresários, Josy também foi afetada com a pandemia do novo coronavírus. A necessidade do isolamento social para evitar o contágio da doença, fez com que todos tivesse que mudar suas rotinas, e a Pipocas Palomithas não ficou fora dessa. “Infelizmente a pandemia virou minha vida de cabeça para baixo, minha rotina mudou completamente me pegou desprevenida total”, explicou.
Josy contou que nas três primeiras semanas da quarentena ficou meio desorientada, sem saber o que fazer. A produção das pipocas estava a todo vapor e ela tinha acabado de começar as obras de expansão na empresa, mas tudo teve que ser paralisado de uma hora para outra. “As 3 primeiras semanas fiquei arrasada, pois estávamos a todo vapor em nossa empresa fazendo obra para deixar o local quatro vezes maior. Estava trabalhando muito e de repente tudo parou”, disse a empresária.
Ela contou que as vendas foram paralisadas e ficou um pouco desorientada, mas que agora, aos poucos tudo está voltando ao normal. “Graças a Deus estamos conseguindo prosseguir na medida do possível, estamos com fé que está perto do fim”, desabafou.
Josy acredita que na vida há males que vem para o bem e crê que tudo que estamos passando agora tem que servir para tomarmos consciência de que precisamos ter mais empatia e menos ódio. “Estávamos muito acelerados, não estávamos mais dando valor a coisas que hoje fazem toda a diferença. que é o amor ao próximo, o carinho, o abraço, o beijo entre outras coisas que hoje faz tanta falta. Sou fã da frase que Diz assim ‘Há males que vem para o bem’”, finalizou.